terça-feira, 29 de maio de 2018

Caminhoneiros encerram bloqueio na BR-316 e PE-360 em Floresta, PE


Após 8 dias, os caminhoneiros que organizavam um bloqueio na BR-316 e PE-360 em Floresta, no Sertão de Pernambuco, autorizaram a passagem de veículos pesados nesta terça-feira (29). O manifesto na Terra dos Tamarindos iniciou na terça-feira (22), mas seguia uma paralisação nacional.

Apesar do fim do bloqueio, vários caminhoneiros vão permanecer parados em acostamento e no pátio de postos de combustíveis.

As informações são do Blog do Elvis


UPE divulga nova errata do edital de seleção do Prevupe 2018



A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou nova errata do edital do processo seletivo do curso Pré-vestibular da UPE (Prevupe), destinado aos estudantes da rede pública de ensino. Ao todo, são oferecidas 11.520 vagas para 41 municípios do Estado. As inscrições devem ser feitas presencialmente no dia 02/06, das 8h às 12h, nos municípios e locais de funcionamento do cursinho.

O curso, gratuito, tem o objetivo de reforçar e ampliar os conhecimentos dos alunos das escolas da rede pública de ensino e egressos que pretendem concorrer às vagas dos programas de graduação, cursos técnicos e tecnológicos, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibulares ou de outros processos seletivos.

A taxa de inscrição, que custa R$ 35,00, deverá ser paga através de depósito bancário. Os candidatos que possuem Número de Inscrição Social (NIS) puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição nos dias 26 e 27/05, no ato da inscrição para o Prevupe. O resultado com os nomes dos contemplados com a isenção será divulgado no dia 01 de junho no endereço eletrônico: www.upenet.com.br.


Em nota, FETRACAN e SETCE-PE afirmam que não há motivo para continuidade da paralisação dos caminhoneiros


NOTA À IMPRENSA

Com relação à paralisação dos caminhoneiros, a Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística do Nordeste - FETRACAN considera que as negociações mantidas com o Governo Federal já alcançaram as demandas dos mesmos, não havendo motivação legitimada para a continuidade do movimento. Após mais de 8 dias de protesto, o quadro de colapso instalado em decorrência da paralisação precisa ser revertido com urgência, inclusive com a liberação imediata dos caminhões de propriedade das transportadoras retidos compulsoriamente nos bloqueios, a fim de que voltem a circular normalmente. A FETRACAN tem buscado atuar junto ao Governo no sentido de viabilizar a referida liberação, promovendo assim a segurança e normalização das atividades em consonância com todos os setores.

Atenciosamente,

NILSON ALFREDO GIBSON DUARTE RODRIGUES SOBRINHO
Presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste – FETRACAN

MOACYR RIBEIRO COSTA
Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado de Pernambuco - SETCEPE



Confederação de caminhoneiros denuncia infiltração e pede fim da greve

Segundo CNTA, motoristas estão sendo forçados a permanecerem parados (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) divulgou nota hoje (29) em que acusa a presença de infiltrados na paralisação dos caminhoneiros e pede o fim do movimento. Segundo a entidade, integrantes da categoria “estavam sendo forçados e ameaçados a permanecerem parados e que grupos estranhos ao movimento da categoria se infiltraram na paralisação com outros objetivos do que foi apresentado na pauta inicial”.

No texto, a CNTA avalia a paralisação como bem sucedida e critica a continuidade do movimento. Segundo a entidade, os caminhoneiros conseguiram diversos avanços na negociação com o governo e apoio da sociedade. Mas, a partir de agora a permanência dos bloqueios, estaria trazendo prejuízos ao movimento.


Kaio Maniçoba amplia presença no Recife com apoio de Romerinho Jatobá

Foto: Assessoria/Divulgação

Natural do Sertão, o deputado federal Kaio Maniçoba (SD) caminha para ampliar sua base eleitoral no Estado e vem crescendo na Região Metropolitana do Recife (RMR). Prova disso, é o apoio que recebeu do vereador Romerinho Jatobá (PROS), parlamentar com espaço na capital e conhecimento no meio político. Romerinho está no segundo mandato e obteve 9.088 votos em 2016. É conhecido no poder público, onde atuou na Secretaria Especial de Juventude e Emprego, foi vice-presidente da Empetur e secretário de Habitação do Recife.

"Considero de grande valor o apoio de uma liderança como Romerinho Jatobá ao nosso projeto, pois com parcerias da importância política de Romerinho a gente consegue fazer mais pela população", destacou Kaio Maniçoba. O deputado federal é pré-candidato à reeleição e vem aglutinando diversos apoios no Estado, principalmente em regiões como Sertão, Zona da Mata e Grande Recife.

Assessoria de Imprensa deputado federal Kaio Maniçoba


Tribunal devolve a Lula prerrogativas de ex-presidente da República


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá restabelecidos os direitos e as prerrogativas garantidos aos ex-presidentes da República. Os benefícios incluem dois motoristas, quatro seguranças e dois assessores, além de dois carros oficiais. Os direitos são garantidos pela Lei 7.474/86. Há 12 dias, uma decisão anterior da Justiça suspendeu esses direitos de Lula.

Porém, hoje (29) o Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região atendeu ao pedido da defesa do ex-presidente e assegurou o retorno dos benefícios. A decisão foi proferida pelo desembargador federal André Nabarrete Neto.

“A simples leitura dos dispositivos mencionados evidencia que aos ex-presidentes da República são conferidos direitos e prerrogativas [e não benesses] decorrentes do exercício do mais alto cargo da República e que não encontram nenhuma limitação legal, o que obsta o seu afastamento pelo Poder Judiciário, sob pena de violação ao princípio da separação dos Poderes”, diz a decisão judicial.


Armando culpa governo pela greve e diz que “crise estava contratada”

Foto: Ana Luiza Sousa/Divulgação

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) culpou, nesta terça-feira (29), o governo pela alta de preços do óleo diesel que provocou a crise da greve dos caminhoneiros. Em debate com o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o petebista disse que o governo adotou uma política de choque de preços dos combustíveis num momento absolutamente inoportuno, de desaceleração da economia.

“Esta crise já estava contratada. Para resolver o problema do endividamento da Petrobras, que era dramático, o governo endereçou à sociedade uma política de preços maluca do reajuste dos combustíveis, absolutamente imprevisível, numa conjuntura econômica de baixa demanda. Houve imprudência e insensibilidade, que desaguaram na crise aguda pela qual está passando o país inteiro”, declarou.


Dia Mundial da Saúde Digestiva: como prevenir as principais doenças do aparelho digestivo



No Dia Mundial da Saúde Digestiva (29/05), o médico gastroenterologista do CIES Global Gilson Kamyiama orienta sobre as doenças mais comuns do aparelho digestório e os principais cuidados para evitá-las e trata-las. A data foi instituída pela Organização Mundial de Gastroenterologia para mobilizar os países do mundo à prática da prevenção de doenças dessa área.

Os problemas mais comuns são gastrites, úlceras, câncer de esôfago, câncer de estômago e câncer colorretal. Esse último é o tumor mais prevalente do aparelho digestivo e está entre os mais frequentes em homens e mulheres de todo o mundo.

O médico ressalta que os hábitos podem ajudar a prevenir muitos dos problemas. “Várias doenças do aparelho digestivo podem ser evitadas se a pessoa tem uma vida saudável, com uma alimentação balanceada, se pratica exercícios físicos regularmente e se faz acompanhamento médico com frequência”, afirma.

Em relação à alimentação, Gilson também informa que é importante manter horários padrões para as principais refeições dia e indica fazer pelo menos quatro: café da manhã, almoço, lanche e jantar.


Petrolândia: Em meio ao congresso do Povo Brasileiro, PT reafirma pré-candidatura de Lula


O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou, em diversos municípios do país, o pré-lançamento da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, neste domingo (27), data em que completam 50 dias de sua prisão política.

Em Petrolândia aconteceu no sábado (26) em meio ao congresso do Povo Brasileiro:

“O povo brasileiro mais pobre sabe em que momento do país teve melhores condições e oportunidades: foi nos governos de Lula e Dilma. E mesmo com todas as pedras e ataques que sofremos de todos os lados, conseguimos forjar nossa luta por justiça social e compromisso pela democracia (...). Em Petrolândia recebi a missão, com muita honra, de presidir o diretório municipal do partido em uma de suas mais duras fases. E é com o mesmo sentimento de orgulho que comunico oficialmente a vocês a pré-candidatura de Luís Inácio Lula da Silva à presidência da república. Não é porque Daniel quer, porque o PT assim deseja, mas porque a maioria do povo brasileiro quer votar nele. No PT não falamos em plano B, C ou Z, nós só temos o plano L de LULA. Compreendemos que ele é preso político, portanto anunciar sua candidatura é demonstrar resistência às injustiças e defender a democracia.”


Secretário de Saúde reúne hospitais com foco na manutenção da assistência à população

Objetivo é a garantia da troca dos plantões de profissionais de Saúde (Foto: SES-PE/Divulgação)

Na manhã desta segunda-feira (28/05), o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, reuniu, na sede da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), os diretores das 6 grandes emergências do Estado (hospitais da Restauração, Getúlio Vargas, Agamenon Magalhães, Barão de Lucena, Otávio de Freitas e Regional do Agreste), além do Hemope e complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE). O objetivo do encontro foi apresentar as ações do Governo de Pernambuco para garantir o funcionamento dos serviços essenciais à população em meio à paralisação nacional dos caminhoneiros, além de ouvir as demandas das unidades para assegurar a manutenção das atividades dentro da normalidade. No início da tarde, será a vez de reunir as unidades do Interior do Estado, por meio de webconferência.

Neste momento, após garantir o abastecimento de combustível dos geradores, ambulâncias e veículos que prestam serviços essenciais às unidades de saúde e também o abastecimento de insumos, as ações da SES-PE são no sentido de viabilizar a troca de plantões nas unidades de saúde.


Petrolândia: 15º São João da Paróquia será realizado no dia 09 de junho

Blog de Assis Ramalho
Informação: Paróquia São Francisco de Assis


Paralisação de caminhoneiros acabou, diz ministro

Padilha disse ter ouvido de representante de entidades de caminhoneiros que os trabalhadores querem retomar as atividades e existem “infiltrados” que tem imposto dificuldades.

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse hoje (29) que representantes das entidades de caminhoneiros que negociam com o Palácio do Planalto afirmam que a paralisação por parte deles acabou. Segundo Padilha, existem agora predominantemente manifestações de cunho político envolvendo "populares".

“Estamos tendo hoje manifestações que envolvem populares, outras pessoas que não caminhoneiros, em alguns casos caminhoneiros, e que o cunho da manifestação já extravasa as revindicações dos caminhoneiros e ganha corpo de manifestações políticas”, disse Padilha, ao destacar que o governo segue em diálogo com a categoria: “Temos que tratar e estamos tratando desse assunto de forma a não prejudicar os caminhoneiros que estão retornando ao trabalho”.

Padilha disse ter ouvido de representante de entidades de caminhoneiros que os trabalhadores querem retomar as atividades e existem “infiltrados” que tem imposto dificuldades. Para garantir os retorno dos caminhoneiros às estradas, eles estão formando comboios escoltados. Segundo Padilha, não há mais bloqueio de estradas, existem concentrações de caminhoneiros e quando o comboio passa, elas se dissolvem.


População procura cédulas após explosão de carro-forte espalhar dinheiro em via no Ceará

Cédulas de R$ 50 e R$ 100 ficaram espalhadas por via e matagal à magens da BR-222 (Foto: Reprodução)

A explosão de um carro-forte em Umirim, no interior do Ceará, gerou uma corrida pela busca das cédulas que ficaram espalhadas na na BR-222. Imagens compartilhadas em redes sociais mostram dezenas de pessoas em busca das cédulas de R$ 50 e R$ 100.

A explosão do veículo ocorreu na manhã de segunda-feira (28), quando um bando armado trocou tiro com os seguranças que faziam transporte de valor em um carro-forte, renderam os profissionais e explodiram o veículo. A força da explosão espalhou as notas pela via e um matagal às margens da pista.

A quadrilha recolheu parte do dinheiro e fugiu em três veículos em direção à cidade de São Luís do Curu.


Petrolândia: Motoristas continuam formando filas no Posto Rical; mais de 60% do estoque já foi comercializado

No início da tarde desta terça-feira (29) a situação era essa (Fotos: Assis Ramalho/BlogAR)
Retrato do Brasil: Revoltado, o condutor deste veículo mandou recado para o presidente Michel Temer (Veja vídeo abaixo)


Casal Geraldo e Cida - proprietários do Grupo Rical

Assim como a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia mostrou em postagem na manhã de hoje, desde a madrugada desta terça-feira (29), motoristas fazem filas no Posto Rical na tentativa de abastecimento. Segundo o proprietário do estabelecimento, Geraldo Manoel de Lima (Geraldo do Posto Rical), do estoque do combustível, que chegou nesta madrugada, ainda estaria em torno de 40%, no início da tarde.

''Trouxemos esse combustível e nos comprometemos que uma parte seria para atender a área de segurança e saúde das regiões de Belém do São Francisco, Itacuruba, Floresta, Inajá, Tacaratu, Jatobá e Petrolândia. Acho que, neste momento, temos em torno de 40% do estoque que chegou. Mas, para a área da saúde e educação, ainda estamos com um estoque em torno de 80%'', explicou Geraldo, acrescentando que o estoque destinado a área de saúde e segurança, não poderá ser comercializado com os demais clientes. ''Foi acordo firmado e temos que cumprir'' disse.

Devido ao grande número de clientes, o Posto Rical está contando com o apoio da Guarda Municipal, e da Polícia Militar. Até o fechamento deste reportagem, tudo transcorria na mais absoluta tranquilidade.

Nossa reportagem percorreu a longa fila, que por volta do meio dia chegou à garagem do setor de transportes da prefeitura, local bastante distante do Posto Rical.

Conversamos com os condutores de veículos, muitos de cidades vizinhas - a exemplo de Floresta e Serra Talhada. Entre outros comentários, houve críticas a políticos de Brasília.

Assista vídeo abaixo


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Assis Ramalho/BlogAR


Petrolândia: Prefeitura realiza audiência pública para prestação de contas do 1º quadrimestre


Buscando fortalecer o compromisso com a transparência da administração municipal, a Prefeitura de Petrolândia realiza, nesta quarta-feira (30), a Audiência Pública de Prestação de Contas do Município do primeiro quadrimestre de 2018.

O evento será realizado a partir das 8h, no auditório da Câmara Municipal de Petrolândia, e a gestão municipal convida todos os moradores e moradoras da cidade a participar do evento.

Assessoria da Prefeitura Municipal de Petrolândia


Caminhoneiros liberam rodovias após orientação da PRF em Caruaru

Caminhoneiros liberaram trecho da BR-104, em Caruaru, na manhã desta terça-feira (29) (Foto: Lafaete Vaz/G1)

Os caminhoneiros que realizaram protestos nas BRs 232 e 104, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, liberaram as rodovias após orientação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no início da tarde desta terça-feira (29).

De acordo com a PRF, alguns motoristas não quiseram seguir as orientações e deixaram os veículos no acostamento. A Polícia Militar também está no local.

A terça-feira (29) começou com longas filas em postos de combustíveis de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, no nono dia de paralisação dos caminhoneiros.

Por G1 Caruaru


Ministro recua e nega subir impostos para compensar o diesel

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia (primeiro à esquerda), diz agora que não considera elevar tributos para compensar diesel mais barato. (Foto: Alexandro Martello/G1)

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, afirmou nesta terça-feira (29) que o governo não considera mais a possibilidade de aumento de tributos para compensar a redução da Cide e do PIS-Cofins sobre o diesel.

No domingo (27), o presidente Michel Temer anunciou novas medidas para tentar pôr fim à geve dos caminhoneiros, que chegou ao nono dia. Entre as medidas está a redução de R$ 0,46 no valor do litro de diesel, sendo que parte desse desconto (R$ 0,16) virá do corte da Cide e redução do PIS-Cofins.

Entenda: impacto das medidas do governo para pôr fim à greve dos caminhoneiros

Na segunda (28), em entrevista coletiva, Guardia disse que o governo poderia elevar outros tributos para compensar a queda da arrecadação com a redução da Cide e do PIS-Cofins sobre o diesel.


Menos de 7% das áreas quilombolas no Brasil foram tituladas


Menos de 7% das terras reconhecidas como pertencentes a povos remanescentes de quilombos estão regularizadas no Brasil. Nos últimos 15 anos, 206 áreas quilombolas com cerca de 13 mil famílias foram tituladas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), órgão que executa a titulação das terras já identificadas e reconhecidas.

Desde 1988, o Estado já reconheceu oficialmente cerca de 3,2 mil comunidades quilombolas. Quase 80% delas foi identificada a partir de 2003, quando foi editado o Decreto 4887, que traz os procedimentos de identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por quilombolas.

Sem a certificação, os territórios que remontam ao período colonial e que serviram de refúgio para negros escravizados ficam inacessíveis para políticas públicas básicas e se tornam alvos de conflitos.
Para lideranças quilombolas, o decreto foi eficiente no reconhecimento das comunidades existentes no país e na garantia de que as famílias tenham acesso a direitos. Os ativistas lamentam, entretanto, que na etapa final de titulação os processos não avancem.


Mais de 1,5 toneladas de maconha são erradicadas no Sertão de PE

Ninguém foi localizado no terreno que abrigava as plantações ilegais, mas a polícia instaurou um inquérito do caso para encontrar o dono do terreno. Foto: Divulgação/Polícia Federal

Em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, a Polícia Federal, juntamente com a Polícia Militar de Pernambuco, conseguiram localizar um plantio de maconha com cerca de 4,8 mil unidades, o equivalente a 1,6 toneladas da erva. Os pés foram incinerados no último domingo (27).

Ninguém foi localizado no terreno que abrigava as plantações ilegais, mas a polícia instaurou um inquérito do caso para encontrar o dono da área. A pessoa responsável poderá perder a propriedade para a reforma agrária e ser indiciado por tráfico de drogas, com penas que podem chegar aos 15 anos de reclusão.

Números da erradicação em PE



Tacaratu: Lions Clube homenageia as mães tacaratuenses




Neste mês de maio comemora-se o mês das mães e para homenagear essas mulheres tão especiais, o Lions Club de Tacaratu, no Sertão do São Francisco, realizou nesse domingo (27) um dia especial para as rainhas dos lares tacaratuenses.

O evento contou com a presença de dezenas de mães, que foram totalmente envolvidas por um dia especial com brincadeiras, brindes e sorteios.

No fim, todas saíram felizes e satisfeitas com o dia especial dedicado a elas pelo Lions Clube de Tacaratu.

Ver fotos>Lions Clube homenageia às mães tacaratuenses


Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Lions Clube de Tacaratu


Lula lidera pesquisa do Ibope em São Paulo; Jair Bolsonaro é o segundo


Pesquisa do Ibope mostra os índices de intenção de voto no estado de São Paulo para o primeiro turno da eleição para Presidência da República em 2018. Entre os eleitores paulistas, o resultado, é:

1º cenário

Lula (PT): 23%
Jair Bolsonaro (PSC): 19%
Geraldo Alckmin (PSDB): 13%
Marina Silva (Rede): 9%
Ciro Gomes (PDT): 3%
Álvaro Dias (Podemos): 2%
Fernando Collor de Mello (PTC): 1%
Henrique Meirelles (MDB): 1%
João Goulart Filho (PPL): 1%
Rodrigo Maia (DEM): 1%
Aldo Rebelo (SD): 0%
Flávio Rocha (PRB): 0%
Guilherme Boulos (PSOL): 0%
João Amoêdo (Novo): 0%
Levy Fidelix (PRTB): 0%
Manuela D'Ávila (PCdoB): 0%
Paulo Rabelo de Castro (PSC): 0%
Branco/nulo: 21%
Não sabe/não respondeu: 5%

2º cenário


Petrolândia: Combustível chega ao posto Rical; fila é enorme e há limite de abastecimento por cliente

Geraldo, proprietário do Posto Rical falou dos detalhes da chegada de combustível ao seu estabelecimento em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia (veja vídeo abaixo)
Filas enormes de automóveis para abastecer no Posto Rical, na manhã desta terça-feira (29)


O posto Rical, em Petrolândia, amanheceu com uma fila de carros e motos na manhã desta terça-feira (29). O motivo da fila, que se estendeu até o Batalhão da 4ª CIPM, na Avenida Djalma Wanderley, foi a chegada de combustível ao estabelecimento. A fila teve início, ainda na madrugada.

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, o proprietário do estabelecimento, Geraldo (veja vídeo da entrevista mais abaixo), disse que a chegada do combustível só foi possível graças ao apoio da polícia militar, que fez a escolta.

Também disse que o abastecimento está sendo feito com limite para os clientes.

''Colocamos um limite por cliente de até R$ 40,00 para motos, R$ 140,00 para veículos pequenos e R$ 150,00 para óleo diesel''  disse Geraldo, acrescentando que em caso de urgência essa quantidade pode ser negociada.

Geraldo disse que o combustível chegou na madrugada desta terça-feira (29), graças a parceria com a polícia militar, que escoltou o caminhão de combustível do Recife para Petrolândia.

''O combustível chegou hoje de madrugada graças ao grande apoio da polícia militar, que fez a escolta da capital. Isso por que a gente atende muito a área de segurança, a polícia militar, área de saúde e isso não podia travar, e em reunião com a polícia militar eles acharam que deveria ser feito esse trabalho'' disse.

Veja vídeo da entrevista (completa) abaixo, e o movimento no Posto Rical na manhã desta terça-feira (29)



Fotos: Barbara Thairra





Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Assis Ramalho/BlogAR)


Cerveja pode faltar por causa da greve de caminhoneiros


A greve dos caminhoneiros tem atrapalhado a distribuição de cerveja pelo país. Duas das maiores cervejarias em operação no Brasil dizem passar dificuldades na logística do produto na última semana.

A Heineken Brasil confirmou ao UOL que suas operações foram afetada por causa da paralisação dos caminhoneiros. A filial da gigante holandesa é hoje a segunda maior player do mercado cervejeiro do país, dona de marcas como Amstel, Sol, Kaiser e Schin, Eisenbahn e Devassa, adquiridas no ano passado com a compra da Brasil Kirin.

“A companhia informa que está trabalhando para minimizar os impactos da greve para seus fornecedores e clientes e, assim, evitar o impacto no fluxo de seus negócios”, declarou a empresa, por meio de nota.


No 9º dia de greve, caminhoneiros mantém protestos em ao menos 18 estados, inclusive em Pernambuco


Pelo menos 18 estados brasileiros têm manifestações no nono dia de paralisação dos caminhoneiros contra o preço do combustível. Apesar do acordo anunciado pelo governo, que se comprometeu a baratear o diesel em R$ 0,46 por 60 dias, motoristas ainda mantém protestos em vias do país. A polícia e as Forças Armadas escoltam veículos com alimentos e insumos, que já chegam ao maior quantidade aos centros de distribuição e centros comerciais.

Protestos seguem nesta terça em CE, DF, ES, GO, MA, MG, PB, PE, PR, RS, SC, SE, SP e TO.

G1