sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Petrolândia: Família de Anselmo Lino Viana anuncia local do velório e do sepultamento

Sepultamento do corpo de Anselmo será realizado às 10h00

É com imenso pesar que a familia Viana comunica o falecimento do Sr Anselmo Lino Viana. Sua mãe Nina Maria Viana, sua esposa Genésia Nery, seus irmãos, sobrinhos, enteados e cunhados sentem muito essa grande perda e comunicam que o velório está sendo realizado na Igreja Adventista do Sétimo Dia, próximo à Praça da Quadra 07,  e que o enterro será neste sábado (03), às 10:00, no Cemitério São Francisco, em Petrolândia.

"Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós."

Informações da Família Lino Viana


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 05 a 09 de setembro de 2016

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Confira abaixo as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação no período de 05 a 09 de setembro de 2016, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, em frente ao Supermercado + Barato, no centro da cidade.

Segunda-feira (05): Nutricionista, Ortopedista, Dentista, Canal Dentário, Raio X, Exames Laboratoriais
Terça-feira (06): Cirurgião, Pediatra, Neurologista, Nutricionista, Raio X, Exames Laboratoriais
Quarta-feira (07): FERIADO
Quinta-feira (08): Cirurgião, Nutricionista, Clínico Geral, Eletrocardiograma, Raio X, Exames Laboratoriais 
Sexta-feira (09): Nutricionista, Ginecologista, Eletrocardiograma, Preventivo, Raio X, Exames Laboratoriais.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Paulo Jr/Secretaria de Saúde de Petrolândia


Jovem é assassinado a tiros em Serra Talhada, no Sertão de PE


Na tarde desta sexta-feira (02), por volta das 15h00, um jovem de 18 anos, identificado como Jeferson Gomes da Silva, vulgo “Zequinha”, foi assassinado a tiros, no Projeto Cachoeira II, próximo à linha férrea da Transnordestina, zona rural do município de Serra Talhada, Sertão do Pajeú.

Segundo informações de populares, a vítima era residente do bairro Vila Bela, em Serra Talhada. A mesma foi atingida por seis disparos de arma de fogo, os quais o atingiram no tórax, braço e queixo. A vítima ainda foi socorrida por papulares para o Hospital Professor Agamenon Magalhães (HOSPAM), porém não resistiu aos ferimentos e veio a óbito naquele nosocômio.


Petrolina: Miguel comanda bicicletada no Centro e carreata nos núcleos irrigados

​Foto: Ivaldo Reges​

Um grande passeio ciclístico com militantes e apoiadores e uma carreata são as principais agendas de Miguel Coelho neste sábado (03). O candidato a prefeito de Petrolina ainda participa de reuniões com moradores e caminhada no bairro Palhinhas.

​CONFIRA A AGENDA DA COLIGAÇÃO PETROLINA COM A FORÇA DO POVO:

8h – Conversa com moradores na Avenida Souza Filho

9h30 – P​edal 40 com militantes e apoiadores
Local: ​Concentração no Parque Josefa Coelho


Humberto aciona MPF para garantir manifestações contra Temer

Foto: Alessandro Dantas/Liderança PT no Senado

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), entrou com uma representação no Ministério Público Federal (MPF), nesta sexta-feira (2), para garantir o direito de manifestação dos cidadãos contra o governo do presidente Michel Temer (PMDB) em São Paulo. Mais de 34 mil pessoas já confirmaram presença em um dos atos “contra o golpe”, que será realizado na Avenida Paulista no domingo.

A iniciativa de acionar o MPF foi tomada em conjunto com os deputados petistas Paulo Pimenta (RS), Wadih Damous (RJ) e Paulo Teixeira (SP), depois que o Governo do Estado de São Paulo proibiu o protesto na avenida por conta da passagem da tocha paralímpica na via e após Temer ter assinado um decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas a fim de reforçar a segurança e os trabalhos da operação.


Paróquia de Petrolândia divulga programação religiosa da Festa do Padroeiro São Francisco de Assis

Resultado de imagem para assis ramalho + procissão de são francisco de assis
Procissão de abertura sairá da frente do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima (Foto: Assis Ramalho)

A Paróquia de Petrolândia divulgou a programação religiosa dos festejos em louvor do Santo Padroeiro, São Francisco de Assis, realizada de 24 de setembro a 04 de outubro.

A Missa dos Vaqueiros será celebrada no dia 25 de setembro, no Parque João Pernambuco e a Procissão nas Águas do Lago de Itaparica acontecerá no sábado, 1º de outubro.

Confira abaixo.




Redação do Blog de Assis Ramalho
Reprodução Ilga Carvalho/Artes do Sertão


Petrolândia: Partidos assinam TAC com MPPE para regularizar propaganda e atos da eleição

O derrame de santinhos nas ruas, no dia da eleição é crime eleitoral. Material impresso não pode ser jogado nas durante a campanha e as vias públicas deverão ser mantidas limpas mesmo após o término da votação, no dia 02 de outubro.

O Ministério Público Eleitoral, representado em Petrolândia pelo Promotor Rodrigo Altobello Angelo Abaytaguara, firmou Termo de Ajustamento de Conduta com os responsáveis pelas coligações partidárias do Município de Petrolândia, nesta sexta (02), com a finalidade de os partidos realizarem a propaganda e atos eleitorais dentro da legislação. 

Confira abaixo a reprodução do TAC, enviado à nossa redação pelo MPPE. 





Petrolândia: PROCURA-SE cadelinha desaparecida da Quadra 09; tem recompensa

A proprietária informa que a cadelinha está menos peluda do que nesta foto

Maria Elza, residente da Quadra 09, em Petrolândia, pede a quem encontrou ou encontrar a sua cadelinha poodle, desaparecida desde a manhã dessa quinta-feira (1º), por gentileza, entrar em contato pelo celular (87) 9.96364623 ou 9.99389962 . Fixo: 3851-1744. Oferece gratificação.

De acordo com informações colhidas pela proprietária, a cachorrinha teria sido vista próximo ao Hospital Municipal.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Maria Elza


Petrolândia: Material para sistema de distribuição de água do Loteamento Nova Esperança começa a ser entregue na cidade


Foi entregue nesta sexta (02) em Petrolândia, no Sertão do Estado, a primeira remessa de material para construção da rede de abastecimento de água no Loteamento Nova Esperança. A tubulação foi depositada no pátio do Parque de Exposições João Pernambuco (Xodó do Vaqueiro), na manhã de hoje, localizada junto ao Loteamento Nova Esperança.

Segundo informações da Compesa, o empreendimento deverá ficar pronto em 12 meses e irá contemplar 20% da população da cidade que ainda não contam com água de qualidade nas torneiras. A obra será realizada pela Compesa, por meio de convênio de cooperação no valor de R$ 4 milhões, assinado com a Prefeitura no dia 22 de junho deste ano. O Município de Petrolândia irá dividir as despesas da obra, com uma contrapartida de R$ 652 mil, ficando responsável pelos serviços de escavação e reaterro das áreas onde a Compesa implantará as tubulações.

O sistema de distribuição de água do Loteamento Nova Esperança será composto por uma adutora de três quilômetros de extensão, um reservatório com capacidade para armazenar 350 mil metros cúbicos de água, implantação de 25 quilômetros de rede de distribuidora e instalação de 900 ligações domiciliares.  O Sistema de Abastecimento de Água do Loteamento Nova Esperança será alimentado pela captação de água da Compesa no Rio São Francisco, que já atende aos demais moradores da área urbana da cidade.

Matérias relacionadas
>Petrolândia: Audiência pública no Bairro Nova Esperança discute a falta de abastecimento de água na comunidade
>Audiência Pública sobre abastecimento de água no Bairro Nova Esperança é realizada na Câmara Municipal
>Município de Petrolândia e Compesa assinam convênio para ampliação do abastecimento de água no Bairro Nova Esperança

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Compesa
Fotos: Reprodução Facebookt/WhatsApp


Lei que facilita abertura de crédito suplementar sem autorização do Congresso é aprovada


Foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (2) a Lei 13.332/2016, que flexibiliza as regras para abertura de créditos suplementares sem necessidade de autorização do Congresso.

Crédito suplementar é um reforço a uma despesa já prevista na lei orçamentária.

A lei tem origem no Projeto do Congresso Nacional (PLN) 3/16, aprovado no Congresso em 23 de agosto.

O texto autoriza o governo a reforçar, por decreto, até 20% do valor de uma despesa (subtítulo, no jargão orçamentário) prevista no orçamento de 2016, mediante o cancelamento de 20% do valor de outra despesa.


Petrolândia: Coligação do 22 realiza adesivaço na manhã e inaugura comitê na noite desta sexta


Adesivaço aconteceu na manhã desta sexta-feira (02) na Avenida dos Três Poderes (Fotos; Assis Ramalho)



Na manhã desta sexta-feira (02), militantes da Coligação  A Esperança se Renova, que apoia a chapa Ricardo e Jane para a Prefeitura, reuniram-se na Avenida dos Três Poderes para a realização de adesivaço, em trecho bastante movimentado, nas imediações do Mercado Público. Com empolgação, a militância colou adesivos em veículos e fez panfletagem para divulgação dos candidatos.

Ainda nesta sexta-feira (02), a partir das 17h30, teve início na Praça da Quadra 17, em Petrolândia, a concentração para a Grande Caminhada do 22, ato que antecipa a inauguração do Comitê da campanha de Ricardo e Jane.

O comitê vai funcionar na rua Dom Pedro II, por trás da Câmara de Vereadores do Centro Cultural. O Debate Jovem, comitê da juventude, funcionará na avenida Prefeito José Gomes de Avelar, próximo ao Ket's Buffet e Restaurante.

Ver fotos>Adesivaço do 22 realizado nesta sexta-feira (2)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho


Colisão entre duas motos deixa morto e feridos na PE-300 em Manari, no Sertão de PE


Um acidente entre duas motos deixou um morto e duas pessoas feridas ontem (1º) em Manari, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, testemunhas informaram que um agricultor de 28 anos tentou fazer uma ultrapassagem quando colidiu frontalmente com outra motocicleta na PE-300 - que vinha em sentido contrário. O homem morreu no local.

Os ocupantes da outra moto - um homem de 28 anos e uma jovem, de 20 - ficaram feridos. Eles foram socorridos para o hospital local e transferidos para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, e não correm risco de morrer, conforme informou a polícia.

O corpo do agricultor foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

G1  Caruaru


Petrolândia: Coligação Muda Petrolândia visita moradores da Quadra 03


O candidato a prefeito, Dr. João Lopes, da Coligação Muda Petrolândia, fez, na noite desta quinta-feira( 1º), uma caminhada em visita aos moradores da Quadra 03, na zona urbana da cidade. inde foi bem recebido pela população.

Entre os abraços nos moradores, Dr. João ouvio demandas e falou de propostas incluidas no plano de seu governo. A passeata também contou com o candidato a vice, Atônio Bila, lideranças políticas e a animada militância da coligação.

Ver fotos > Coligação Muda Petrolândia visita moradores da Quadra 03

Por: Assessoria Colidação Muda Petrolândia


PM à paisana mata suspeito após assalto a cartório na Zona Norte do Recife

Caso aconteceu em frente a um cartório na Estrada de Belém, no bairro da Encruzilhada (Foto: Wagner Andrade/WhatsApp)

Um tiroteio no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, deixou uma pessoa morta na tarde desta sexta-feira (2). De acordo com a Polícia Militar (PM), o caso aconteceu após um assalto a um cartório na Estrada de Belém. Os disparos foram efetuados por um policial militar à paisana que estava no local no momento do crime.

Segundo pessoas que presenciaram o fato, a dupla chegou até o cartório em uma moto "cinquentinha". "Eles não demonstraram violência e pediram calmamente os pertences das pessoas. Solicitaram carteiras, relógios, celulares e alianças. Quando estavam saindo, o policial foi atrás deles", contou o engenheiro elétrico Antônio Fernando Neto, uma das vítimas do assalto.


Petrolândia: Morre Anselmo Lino Viana, irmão do vereador Jorge Viana

Postagem às 13:00 - Atualização às 16:00

Morreu na manhã desta sexta-feira (02), no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, em Petrolândia, o senhor Anselmo Lino Viana, irmão do vereador Jorge Viana e de Afonsina, esposa do ex-prefeito de Petrolândia, Dr. José Dantas de Lima.

De acordo com informações recebidas por este Blog, após se sentir mal, ele teria dado entrada na unidade de saúde na quarta-feira (31), tendo recebido alta médica ontem. Hoje de manhã, após sentir novo mal estar, Anselmo volttou ao Hospital, onde faleceu.

De acordo com informações do Hospital Municipal, Anselmo deu entrada naquele estabelecimento, foi submetido a exames que não constataram problemas e foi liberado, para ser levado a Garanhuns no dia seguinte (hoje), pela família.

Ainda segundo a coordenação do Hospital, provavelmente após sentir dor, Anselmo voltou a dar entrada na instituição nesta sexta e seria acompanhado à outra cidade pelo Dr. Cícero, mas faleceu antes da viagem.

Velório e sepultamento

Conforme informações de familiares, o velório está sendo realizado na Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada próximo à Praça da Quadra 07. O sepultamento do corpo de Anselmo acontecerá neste sábado (03), às 10 horas da manhã, no Cemitério São Francisco, em Petrolândia.

À família enlutada, nossos pêsames.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Arquivo da família



Petrolândia Classificados: VENDE-SE uma moto Honda Titan 150 ano 2008. Interessados devem procurar Euclides Modas


VENDE-SE uma moto Honda Titan 150 (foto acima), ano 2008. Preço a combinar. Interessados devem procurar Euclides Modas pelos telefones: (87) 3851-1212 ou 3851-2160 Celular: (87) 9992-6350.

Euclides compra e vende motos, novas ou usadas, com garantia de procedência.
Ao ser efetuada a compra, Euclides entrega os documentos do veículo, já em nome do cliente, sem nenhuma despesa por parte do comprador.

A loja Euclides Modas, que também negocia com calçados e confecções, está localizada no centro de Petrolândia, na Rua 15 de Novembro, por trás do Supermercado Rodolfo, do empresário Chiquinho.



Impactos da vazão reduzida voltam a ser debatidos pela ANA no dia 12

Represa de Itaparica, em Petrolândia-PE (Foto: Lúcia Xavier)

Está marcada para as 10h do próximo dia 12 de setembro, em Brasília (DF), nova reunião na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), para discutir os efeitos da vazão reduzida do rio São Francisco nos reservatórios de Três Marias, em Minas Gerais e Sobradinho, na Bahia. No ultimo encontro, realizado na segunda-feira (29.08), ficou definido o aumento da defluência em Três Marias, para o patamar de 430 metros cúbicos por segundo (m³/s).

Na reunião de monitoramento dos impactos provocados pela vazão reduzida, a expectativa é que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emita um posicionamento oficial sobre o pedido do setor elétrico, que pretende reduzir a vazão do nível atual, de 800 m³/s, para 700 m³/s, a partir do reservatório de Sobradinho. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, deverá acompanhar a reunião no escritório do colegiado, em Maceió (AL), através de videoconferência.


Nesta sexta-feira (2), termina prazo para o preenchimento de vagas remanescentes para as eleições


De acordo com o Calendário Eleitoral 2016, nesta sexta-feira (2), se encerra o prazo para os órgãos dos partidos políticos preencherem as últimas vagas para as eleições proporcionais. São levados em consideração os percentuais mínimo e máximo para candidaturas de cada sexo, caso nas convenções não tenham sido designadas o número máximo previsto no caput do art. 10 da Lei 9.504/97, das Eleições.

Títulos Eleitorais

Também é encerrado hoje o prazo para a entrega dos títulos eleitorais resultantes dos pedidos de inscrição ou de transferência.

TRE-PE


Guga Lins: porta a porta no bairro da Cerâmica em Sertânia

Valdemar Siqueira, Rio da Barra e Algodões recebem visita do candidato neste fim de semana

No bairro da Cerâmica, nessa quinta-feira (1), o prefeito Guga Lins participou de mias um porta a porta organizado pela frente “Sertânia no rumo certo”, que vai reeleger Guga prefeito e o vice Sinval Siqueira. A celebração junto ao sertaniense foi permeada por muitas sugestões dos moradores durante as visitas às residências.

Entre os destaques das benfeitorias da sua gestão na região, Guga Lins destacou a abertura de um Programa da Saúde Familiar (PSF). “Ainda não existia um PSF aqui e nós abrimos um. Ainda está funcionando em local alugado, mas já estamos com o recurso na conta e o terreno escolhido para montar uma base à altura do projeto”, ressaltou o prefeito e candidato à reeleição.


Revista Gestão Pública PE nº 12 já está no ar

Publicação trimestral é editada pelo Instituto de Gestão Pública de Pernambuco Governador Eduardo Campos, vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-PE)

Recife, 1º de setembro de 2016 – A 12ª edição da Revista Gestão Pública PE já está no ar. O novo número traz um especial sobre os dez anos da Lei Maria da Penha, que tem sido o principal balizador de políticas públicas que visam à coibição da violência contra a mulher. O artigo, ilustrado com as belas esculturas da artista plástica Nené Cavalcanti, destaca a experiência da Secretaria da Mulher de Pernambuco, criada em 2007, e dá voz à própria Maria da Penha, a mulher que deu nome à lei. Em seu testemunho, ela reforça a ideia de que a lei não pune o homem e sim o homem agressor e fala sobre a importância da mulher se informar sobre seus direitos e denunciar qualquer tipo de violência.

Além disso, a revista entrevistou o novo secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Márcio Stefanni, que fala sobre o novo pacto federativo. “O ex-governador Eduardo Campos falava desse pacto e sobre a necessidade de discutir a distribuição de recursos pela União, estados e municípios. E o governador Paulo Câmara também vem tendo esse olhar federativo”, diz o secretário, destacando iniciativas do governo pernambucano no sentido de fortalecer os municípios, como o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) e o Escritório de Projetos.


TCE-PE publica cartilha para orientar gestores municipais sobre encerramento de mandato


O Tribunal de Contas publicou um manual com orientações aos gestores municipais quanto à correta administração das contas públicas no último ano de seus mandatos.

Regulamentado pela Resolução TC nº 27/2016, o Manual de Encerramento e Transição de Mandato Municipal surgiu da necessidade de melhor orientar os agentes públicos municipais para as boas práticas a serem adotadas nesse período de encerramento e transição de mandato, especialmente aquelas estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, pela Lei das Eleições e pela Lei Complementar Estadual nº 260/2014.

Além de abordar as regras de transição municipal, a publicação procura esclarecer questões como proibições legais para o período, a exemplo da vedação ao aumento de despesa com pessoal nos últimos 180 dias do mandato, contrair dívida sem disponibilidade de caixa nos dois últimos quadrimestres e exceder o limite da dívida pública consolidada. Destacam-se ainda as restrições quanto aos gastos com publicidade, realização de shows, doação de bens públicos, concessão de reajustes de vencimentos e admissão de servidores.


Morte de onças é considerada pelo Ibama a maior caça ilegal de grandes felinos já registrada desde a criação do Instituto


Reprodução/TV Globo

Foi encontrada no Pará, durante uma operação do ICMBio, a maior quantidade de grandes felinos caçados que se tem conhecimento no Brasil. O suspeito do crime ambiental, que surpreendeu até os agentes de fiscalização, está preso.

Imagens dos animais mortos foram exibidas no Bom Dia Brasil desta sexta-feira, 2 de setembro.

Leia a nota do ministro Sarney Filho sobre o caso:

Estou chocado com as imagens, divulgadas hoje, daquela que foi considerada pelo Ibama como a maior quantidade de grandes felinos caçados já encontrada em uma operação, desde a criação do Instituto. O tráfico de animais silvestres é um crime que atinge a cada um de nós, pois fere nosso direito a um meio ambiente equilibrado. O perigo de extinção da onça pintada aponta, de forma dramática, para a necessidade urgente de aumentarmos, em quantidade e qualidade, a proteção de nossa biodiversidade. O Ministério do Meio Ambiente entende que essa proteção passa, necessariamente, pelo fortalecimento da estrutura de fiscalização do Ibama e do ICMbio, e pela conscientização, através da educação ambiental. Trabalhamos nesse sentido, de forma prática e objetiva, mas guiados pela convicção de que homem, planta e bicho são irmanados na natureza.

Sarney Filho, Ministro do Meio Ambiente


Governo exclui participação da sociedade civil na Empresa Brasil de Comunicação

Medida provisória e decretos modificam estrutura e trocam comando da EBC. Conselho Curador, formado por 22 membros, incluindo representantes da sociedade civil, com o papel de "zelar pelos princípios e autonomia da EBC" foi extinto.

Decreto publicado hoje (2) no Diário Oficial da União (DOU) altera o Estatuto Social da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). De acordo com o texto, a empresa passa a ser vinculada à Casa Civil e não mais à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Outra alteração trata do Conselho de Administração da empresa, que passa a ser composto por: um membro indicado pelo ministro-chefe da Casa Civil, que vai exercer a presidência do colegiado; pelo diretor-presidente; por um membro indicado pelo Ministério da Educação; por um membro indicado pelo Ministério da Cultura; por um membro indicado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; por um membro indicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; e por um representante dos empregados da EBC.

Ainda segundo o decreto, a Diretoria Executiva da empresa será composta por um diretor-presidente, um diretor-geral e quatro diretores, sendo que todos os membros serão nomeados e exonerados pelo presidente da República.


Humberto diz que Ministério da Educação virou cemitério de políticas públicas

"Fica cada vez mais claro que esse golpe não é só contra a presidente eleita com 54 milhões de votos, mas contra todo o povo brasileiro”, afirma senador pernambucano (Foto: Alessandro Dantas/ Liderança do PT)

Os Institutos Federais (IFs) estão prestes a sofrer mais um duro golpe dado pelo governo de Michel Temer (PMDB). Segundo relatório do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a falta de recursos pode implicar no corte de vagas nos Institutos Federais e impedir o funcionamento das unidades de ensino já no próximo ano.

Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), os cortes reforçam a política de sucateamento do ensino aplicada pela gestão peemedebista. “Uma a uma, as políticas públicas de ensino estão sendo enterradas por este governo temerário e golpista. Seria mais coerente o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), mudar o nome da pasta para cemitério da educação. Porque a única coisa que ele está fazendo naquele ministério é acabar com tudo que foi feito de bom no setor até agora”, afirmou Humberto.


Temer vai mudar regras de acesso ao Bolsa Família


O governo Temer finaliza um decreto para mudar regras de acesso e permanência no Bolsa Família. Haverá cruzamento com seis bases de dados oficiais no momento da inscrição no programa para evitar declarações falsas de renda; todos os integrantes das famílias terão de ter CPF e será reduzida a duas vezes a tolerância para que participantes que caiam na “malha fina” do programa sejam desligados. Hoje, o benefício é perdido na terceira ocorrência.

Na prática, as medidas dificultarão o acesso ao Bolsa Família, que hoje atende a cerca de 50 milhões de pessoas. O governo defende as mudanças apontando a necessidade de colocar regras mais consistentes de checagem dos critérios exigidos pelo programa. Uma fiscalização mais rigorosa, já determinada pela nova gestão, levará ao desligamento de 600 mil famílias somente na folha de pagamento de setembro. Desde maio, quando Temer assumiu, foram 916 mil cancelamentos, ante 1,3 milhão feitos em 2015.


PRF inicia 'Operação Romarias' em PE e fiscaliza BRs do Sertão e Agreste

Operação Romarias 2016
(Foto: Divulgação/Polícia Rodoviária Federal)

Começa a partir desta quinta-feira (1º), a 'Romarias 2016' da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Com isso, será intensificada a fiscalização nas BRs 407, 116 e 232, que cortam os municípios pernambucanos de Petrolina e Salgueiro, no Sertão e Caruaru, no Agreste do estado. As ações serão executadas até o dia 2 de novembro, quando encerram as principais romarias da região.

De acordo com a PRF, 33% dos romeiros que seguem para as cidades de Canindé e Juazeiro do Norte, no Ceará, têm como origem cidades pernambucanas. Eles fazem a peregrinação como penitência e o pagamento de promessas. Nesta época, tornou-se comum o uso de transportes irregulares como caminhões paus de arara e ônibus sem condição de circulação.



Morre professor Clóvis Gomes, diretor do Multicampi Garanhuns da UPE


O Magnífico Reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Henrique de Barros Falcão, vem a público informar, e lamentar, a morte prematura do professor Clóvis Gomes da Silva Júnior, diretor do Multicampi Garanhuns (Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Caruaru), ocorrido nesta quinta-feira (1º), em Caruaru, onde residia, e acontecerão velório e funeral.

"A perda de professor Clóvis abre uma lacuna no Campi Garanhuns, pela dinâmica de sua gestão, mas principalmente por sua presença e a amizade, e tantas ideias e objetivos que estavam ainda em construção, e que serão motivo de muito orgulho dar continuidade com a nossa Comunidade Acadêmica. Perco mais que um colega, mais que um amigo, perco um irmão que a vida e a Universidade me deram. Meus sinceros sentimentos a Euélia e demais família enlutada" - Pedro Falcão.


Pesquisa revela relação entre o vírus Zika e perda auditiva em bebês


Estudo feito por pesquisadores de Pernambuco e publicado no último dia 30 na revista científica Morbidity and Mortality Weekly Report, vinculada ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças, maior órgão de doenças infecciosas dos Estados Unidos, revela que, dos 70 bebês avaliados com confirmação da síndrome pelo vírus Zika congênito, houve ocorrência de perda auditiva em 6% dessas crianças.

“Essa prevalência de perda auditiva de 6% é uma ocorrência maior do que na população geral”, disse nesta quinta (1º) à Agência Brasil a coordenadora da pesquisa, Mariana Leal, chefe do serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Estadual Agamenon Magalhães (HAM) e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em uma população geral, a prevalência estimada é de uma a duas crianças em mil nascidas vivas.

Mariana Leal avaliou que essa é uma ocorrência bem maior e coloca a infecção congênita pelo vírus Zika como um fator de risco para a perda auditiva. “É mais uma afecção que pode acometer esses bebês”.


Campanha de Guga Lins tem noite de discursos marcantes e arrastão em Sertânia


A noite dessa quarta-feira (31) foi marcada por alguns dos discursos mais intensos da frente "Sertânia no rumo certo", na campanha que busca reeleger Guga Lins, prefeito, e Sinval Siqueira, vice. Diante dos sertanienses, que encheram as ruas de Pedra Grande, Sinval abriu caminho com uma fala inspirada. "Aqui não tem baixaria, tem trabalho. Baixaria é arma da oposição. Nós temos educação e simpatia com o nosso eleitor, para conversar com eles. Escutá-los. Mas também para mostrar o que já conseguimos fazer por Sertânia", declarou.

Depois foi a vez de Guga Lins, muito aplaudido em sua entrada, iniciar a sua fala aos sertanienses. "Quebramos uma sequência de 16 anos de um grupo político. De um grupo que teve várias oportunidades, mas pouco fez pela população. Temos que continuar no rumo certo. Com muita dificuldade, alcançamos vários objetivos, conquistamos melhorias para o povo nesse primeiro mandato. Eles nos atacam porque sabem que não iremos ficar nessa troca de agressões, nossas ações falam por nós. E Sertânia sabe disso", arrematou Guga.

Assessoria Coligação "Sertânia no rumo certo"