segunda-feira, março 16, 2015

Petrolândia:Audiência Pública sobre abastecimento de água no bairro Nova Esperança é realizada na Câmara Municipal

Luciano André - Gerente Regional da Compesa em Serra Talhada  (Fotos: Assis Ramalho)

Na noite de quinta-feira passada (12), foi realizada na Câmara Municipal de Petrolândia audiência pública para tratar sobre o abastecimento de água para o Bairro Nova Esperança.

Compuseram a mesa de abertura dos trabalhos, além do presidente da Câmara, Fabiano Marques, o Vice-Presidente Carlos Alberto, 1º Secretário Juarez Patriota, os Vereadores José Luiz (Zé Pezão), Rogério Novaes, Silvio Rogério, Eudes Fonseca, Jorge Viana, Maria do Socorro (Dona Santa), Raimundo Paulo (Noca) e João Vicente (João Enfermeiro). Luciano André (Gerente Regional da Compesa em Serra Talhada) e a senhora Eladir, representantes da Compesa e Deputado Estadual Rodrigo Novaes.

A Audiência teve início com apresentação, pelo sr. Luciano André, de anteprojeto para abastecimento de água encanada no Bairro Nova Esperança, conforme conforme acertado na primeira Audiência, realizada no final do ano de 2014. O projeto foi exibido em vídeo para facilitar a explanação e compreensão de todos.

Em seguida, o deputado Rodrigo Novaes, presente também à primeira Audiência, agradeceu o convite para nova audiência que o trouxe a participar de mais um evento voltado para ações a atuações em benefício dos petrolandenses. O deputado ressaltou a necessária união dos vereadores e gestor municipal para conseguir do Presidente da Compesa a ordem de serviço para iniciar a obra, no entanto, posicionou-se contra a executação da obra pelo Prefeito do Município, enfatizando ser de grande importância a agilidade no andamento dos serviços e comprometendo-se a ajudar na busca pelos recursos necessários para essa ação.
 
''A gente não é contra a prefeitura, nem a favor da prefeitura. O que a gente quer é que o povo receba o benefício. A prefeitura teve a oportunidade de realizar o projeto e não fez. Então isso deixa a gente de orelha em pé, sem saber se a prefeitura, se for feita essa parceria (com a Compesa), se ela será capaz de realizar a obra. A gente tem receio que seja igual ao Mercado Público, onde se levou oito anos para que fosse concluído, e até mesmo a situação das creches não concluídas no município. Então, a gente quer que seja feito o mais rápido possível, porque ninguém aguenta mais esperar", disse Rodrigo Novaes.

Após o pronunciamento do deputado, todos os vereadores fizeram uso da palavra, com sugestões e ideias, bem como relataram o histórico a urgência de de sanar esse problema que tanto tem prejudicado as famílias do Bairro Nova Esperança, causando sofrimento e um grande desgaste a todos. 

Ausente ao evento, o prefeito do município, Lourival Simões, mais uma vez foi alvo de críticas por parte das lideranças.

''O prefeito diz que tem um projeto, mas eu pergunto: Se ele tem esse projeto, por que ele não veio aqui mostrar esse projeto? Ele tinha a obrigação de vir aqui, de estar aqui hoje",  disse o vereador Jorge Viana, que ainda afirmou que, anos atrás, a prefeitura teria recebido dinheiro para realizar o serviço no Bairro Nova Esperança, mas que a quantia foi devolvida por falta de projeto. "É lamentável esse problema já não ter sido resolvido, porque a prefeitura recebeu um milhão e setecentos mil reais, e esse dinheiro foi devolvido por falta de um projeto, que não foi feito", sob aplausos.

Por sua vez, o vereador Rogério Novaes endossou o discurso de Jorge e lembrou que, na reunião realizada em novembro do ano passado, no Bairro Nova Esperança, o representante da Compesa (Dr. Augusto César, Gerente Regional) disse que a Compesa tinha a competência de elaborar e executar o projeto.

Rogério encerrou seu discurso tecendo críticas ao prefeito Lourival Simões, por sua ausência na reunião, e disse que se acontecer a parceria com a prefeitura o serviço não será concluído na sua gestão. Acrescentou que, se por acaso o atual gestor eleger o seu sucessor em 2016, mesmo assim, a obra não será concluída durante a gestão de um possível sucessor.

"Eu quero dizer que eu também sou contra essa parceria de entregar esse plano nas mãos do prefeito, porque se entregar vai ser igual à creche, que está aí destruída e até agora não saiu", disse Zé Pezão, bastante aplaudido.

A vereadora Dona Santa disse estar feliz com a realização do projeto, feito  por parte da Compesa, mas lembrou que o prefeito Lourival Simões também tinha elaborado um outro projeto, e que seria bom que se comparasse um com o outro.
''O que importa é que o povo do Bairro Nova esperança receba a água de qualidade e com abundância, para que todos tenham uma vida digna, sem que fiquem sofrendo atrá de um carro-pipa", disse.

Alguns moradores do bairro também deram seus relatos sobre a situação.

Ao encerrar a audiência, Fabiano Marques afirmou que deposita grande expectativa de que a audiência possa ter ótimos resultados, uma vez que o projeto deve ser considerado um grande avanço, e que o próximo passo seja dado, a ordem de serviço e realização da obra.

Logo após, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho, o presidente da Câmara fez um amplo relato sobre a Audiência Pública e criticou o prefeito Lourival Simões por sua ausência na reunião. "Eu entendo que um gestor, um prefeito, é o prefeito de toda Petrolândia. No Bairro Nova Esperança existe uma população que, durante as eleições, eles são procurados, não só por ele (Lourival Simões) como por todos os políticos. Então por que ele não vir aqui, dar uma satisfação a esse povo sofrido? Será que ele vai deixar para aceitar uma convocação só quando for ano político? Então, a gente lamenta porque se ele pensa que (com sua ausência) desrespeitou os vereadores, inclusive os da situação, ele não desrespeitou a nós vereadores, ao deputado Rodrigo Novaes, ele desrespeitou a população de Petrolândia, porque ele não é menino, ele é de maior e sabe o que está fazendo." A entrevista completa será postada em breve neste veículo de comunicação.

Para ver fotos, clique>Audiência Pública na Câmara Municipal sobre Abastecimento de água no Bairro Nova Esperança

Blog de Assis Ramalho e Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário