quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Técnicos preveem vazões ainda mais reduzidas no São Francisco: prioridade é a geração de energia.

Apesar do cenário projetado pelos técnicos, o governo federal evita projeções que levem a racionamento. Nova reunião acontece no dia 22 em Salvador.

Em nova reunião de avaliação sobre as defluências praticadas na bacia do rio São Francisco, realizada na sede da Agência Nacional de Águas – ANA, em Brasília, nesta quinta-feira (9.10), ficou decidido que tanto o setor elétrico (Cemig, Chesf, ONS) como os órgãos governamentais, incluindo a ANA, devem se reunir no próximo dia 22 em Salvador (BA), para apresentar aos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco o planejamento para os próximos meses em relação ao nível do rio São Francisco. Os técnicos dos órgãos federais vislumbram um cenário mais conservador que o atual para os próximos meses, em virtude da atual estiagem, segundo dizem, pior até mesmo do que a verificada no período que provocou o racionamento de energia, no ano de 2003.

REDUÇÃO - Com relação à represa de Sobradinho, na Bahia, a defluência atual de 1.100 m3 por segundo deve permanecer até o final de outubro, mas existe a proposta de reduzir o nível do rio para apenas 900 m3 por segundo nos períodos de carga leve, de 0h às 7h, entre novembro e dezembro, e aumentá-la para 1.700 m3 por segundo, com média de 1.500 m3, nos períodos de maior demanda. O objetivo seria aliviar o reservatório de Tucuruí, no rio Tocantins, de forma a atender ao aumento da necessidade de maior geração de energia. Além disso, ficou definido que a represa de Três Marias, em Minas Gerais, terá a defluência reduzida de 150 m3 para 140 m3 por segundo até o final de outubro, podendo chegar a 120 m3 após esse prazo.

Diante da nova proposta de redução, confirmada pelos técnicos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – Ibama, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, avisou que o colegiado não irá participar de qualquer aprovação nesse sentido e permanecerá vigilante. Para ele, é a parte interessada, ou seja, o setor elétrico, quem deve dar a notícia. "Entendemos as dificuldades, mas é necessária uma discussão com todos os usuários da bacia. O setor elétrico não pode impor, goela abaixo, suas opiniões e decisões. Essa variação tem consequências gravíssimas na questão ambiental", alerta Miranda.

No Ibope e no Datafolha, Aécio tem 46% e Dilma, 44%


Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas nesta quinta-feira (9) mostram que o candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 46% das intenções de voto e a candidata do PT, Dilma Rousseff, 44%, no segundo turno da disputa para a Presidência da República. A margem de erro das duas pesquisas é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Por isso, os dois estão empatados tecnicamente.Em votos válidos, Aécio tem 51% e Dilma, 49%, em ambas as pesquisas. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Confira todos os números:
Ibope (veja a pesquisa completa)
Aécio Neves (PSDB) - 46%
Dilma Rousseff (PT) - 44%
Branco/nulo - 6%
Não sabe/não respondeu - 4%

VOTOS VÁLIDOS
Aécio – 51%
Dilma – 49%

Datafolha (veja a pesquisa completa)
Aécio Neves (PSDB) - 46%
Dilma Rousseff (PT) - 44%
Em branco/nulo/nenhum - 4%
Não sabe - 6%

VOTOS VÁLIDOS
Aécio – 51%
Dilma – 49%

Petrolândia: Espaço Trupé Cultural tem coordenação da gestora cultural Necy Nascimento, do Mãe da Mata de Juazeiro-BA

Necy Nascimento do Bistrô Mãe da Mata já é gestora cultural do Espaço Trupé Cultural

A gestora cultural e curadora Necy Nascimento está de volta a Petrolândia. De volta de Juazeiro da Bahia, onde estabeleceu o Bistrô Cultural Mãe da Mata. No dia 6, Necy divulgou sua mudança em seu perfil na rede social Facebook.

"Deixando Juazeiro-BA. Depois de 8 anos de muito trabalho e dedicação a ARTE e CULTURA nesta cidade e região. Me sentir sem espaço, enquanto a CRIATIVIDADE, a PAIXÃO e a intensidade da minha entrega me consumia. Fiz amigos, aprendi muito com meus erros e acertos e por alguns motivos também cheguei a ser incompreendida. Isso faz parte, não levo magoa, pq to segura da minha capacidade e consciência. Na politica estou em SILÊNCIO, assistindo, tirando minhas conclusões e fazendo a minha parte como cidadã brasileira. O BISTRÔ CULTURAL MÃEDAMATA fica aqui, na responsabilidade de Eliude Bezerra. SINTO Q MUITO GANHEI E NADA PERDI, obrigada a todos q fizeram parte desse capitulo da minha história.
Aviso aos meus amigos que (...) estarei em Petrolândia-PE dando inicio a um novo trabalho, falo novo no sentido de cidade, região, artistas e amigos, pq na realidade meu trabalho vai ser o mesmo q sonhei fazer aqui ( INTEGRAR E VALORIZAR A ARTE E A CULTURA REGIONAL). To levando comigo, uma pagina em branco, a mesma PAIXÃO e a mesma entrega. Mãedamata
Em Petrolândia-PE: ESPAÇO TRUPÉ CULTURAL, na orla da cidade, um espaço de amor a arte e a cultura, do empresário Jadilson Ferraz, filho da cidade assim como EU e os parceiros Ricardo de Morais, Solange Araujo e Berg Drink's, entre outros."

Blog de Assis Ramalho
Informações/foto: Reprodução Facebook Necy MãedaMata Nascimento

Boletim da ANA divulga Itaparica com 17,75% de volume útil na quarta-feira (08)

 
Lago de Itaparica (Foto: Assis Ramalho)

Novo boletim sobre a situação da Bacia do rio São Francisco foi disponibilizado nesta quinta-feira (09) no site da ANA-Agência Nacional de Águas. A medição de Sobradinho e Itaparica, realizada ontem, apontava volume útil de 27,79% e 17,75%, respectivamente.

A represa de Três Marias, sacrificada para geração de energia, continha 4,44% na mesma data.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da ANA

Poeta Ferreira Gullar é eleito para a Academia Brasileira de Letras


Por votação quase unânime, a Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu hoje (9) o poeta Ferreira Gullar para a cadeira 37 da Casa, vazia desde 3 de julho, com a morte do poeta e tradutor Ivan Junqueira. Gullar recebeu 36 dos 47 possíveis e foi eleito em primeiro escrutínio. Um voto foi em branco. Votaram 18 acadêmicos presentes e 18 por cartas.

O maranhense Ferreira Gullar, cujo verdadeiro nome é José de Ribamar Ferreira, nascido em São Luís, em 10 de setembro 1930, é o terceiro poeta a ocupar sucessivamente a cadeira 37. Antes de Ivan Junqueira, ela pertenceu ao pernambucano João Cabral de Melo Neto. A cadeira teve como fundador Silva Ramos, que escolheu como patrono o poeta Tomás Antonio Gonzaga. Seus ocupantes anteriores foram Alcântara Machado, Getúlio Vargas e Assis Chateaubriand.

Nascido em uma família de classe média pobre, Gullar passou a infância entre a escola e a vida de rua, jogando bola e pescando no Rio Bacanga. Aos 18 anos, começou a frequentar os meios literários da capital maranhense. Um ano mais tarde descobriu a poesia moderna, ao ler os poemas de Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira.

Prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, divulga nota à imprensa sobre a situação do Lago de Itaparica

Lago de Itaparica (Foto: Tony Xavier/Blog de Tony Xavier)

Reproduzimos nota do prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, a respeito do esvaziamento do Lago de Itaparica para geração de energia. Muitos estão preocupados com a situação, já que muitas pessoas necessitam das águas do Itaparica para sobreviver.

SITUAÇÃO CRÍTICA DO LAGO DE ITAPARICA

Observando a situação do Lago de Itaparica nos últimos anos, vemos com preocupação o momento atual, estando apenas com 17,23% da sua capacidade total, onde o Reservatório de Sobradinho, com apenas 27,79%, onde se libera 1.100 m3/s de Sobradinho e se passa pela Hidrelétrica Luiz Gonzaga 1.200 m3/s, ainda onde as cidades ribeirinhas tanto de Pernambuco como da Bahia vão consumindo água, os perímetros irrigados também o utilizam.

Vejo hoje em Petrolândia os quase 5.000 hectares de área irrigadas terem de funcionar no rodízio de bombeamento, comunidades já prejudicadas como o Brejinho de Fora sem que se consiga bombear água para consumo humano. Todas as tentativas de diálogos com CHESF, ONS e ANA a resposta tem sido a mesma: “Temos de garantir a produção elétrica porque esta crise energética somada a seca, estamos à beira de um colapso”. Não consigo entender como se é mais importante produzir energia, do que manter água para a vida das pessoas. E o que me causa mais revolta é saber que tudo se deu por uma opção de operação da ONS para se esvaziar o Lago de Itaparica para volumes críticos visto apenas na Seca de 2001.

Essa medida operativa de esvaziamento do Lago de Itaparica é duvidosa do ponto de vista de otimização energética, dada a situação atual de nível de água dos reservatórios do Brasil, grau de geração eólica e térmica na região nordeste. O mais surpreendente é que, nesse final de semana (sábado), há a confirmação de se ligar 02 (duas) das 04 (quatro) bombas no Canal da Transposição do Eixo Leste (Floresta) para testes, não sei se de repente vamos assistir nos guias eleitorais que o Canal da Transposição esta funcionando para enrolar os sulistas, sei que essa ligação consumirá 1% do Lago, onde a CHESF já nos informou que se ele funcionar já iremos ter apenas 16,5% na próxima segunda feira. Só me pergunto para que ligar se não há destino para essa água e onde nós estamos em beira de um colapso.

É no mínimo estranho tirar algo onde se está precisando e levando para onde não se tem o que abastecer. Que se pese o interesse em se levar água aos irmãos do sertão brasileiro, porém o momento não é adequado porque nós não temos nem para nós mesmos. O perímetro irrigado as fruteiras já estão abortando seus frutos, teremos uma queda muito grande na produção e aqui não se trata de grandes empresários, se tratam de pequenos agricultores como tantos e tantos outros espalhados por esse Brasil afora. Que se mude a estratégia de esvaziamento do Lago de Itaparica para produção de energia. A CHESF sabe o que tem de fazer porém ela esta de pés e mãos atadas pela ONS e por conseguinte pela ANA. Já fizemos comunicados, trocamos e-mail, reuniões porém a resposta seca esta na ponta daqueles que estão distantes de nós e que olham simplesmente números: “Nossa preocupação maior é a geração de energia”. Chega! Gente é mais importante.

LOURIVAL SIMÕES
Prefeito de Petrolândia

Assessoria de Imprensa

ESMP e Caravana da Pessoa Idosa realizam II Encontro sobre os Direitos da Pessoa Idosa no dia 31


A Escola Superior do Ministério Público (ESMP) abriu as inscrições para o II Encontro do MPPE sobre os Direitos da Pessoa Idosa: Diagnóstico Municipal e Curatela, que será realizado no dia 31 de outubro, para membros, servidores e estagiários de nível superior do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), além de secretários municipais e profissionais que atuam nas áreas de Saúde e Assistência Social, e representantes dos Conselhos Municipais da Pessoa Idosa. O evento será no Centro de Formação dos Servidores do Estado de Pernambuco, na rua Tabira, bairro da Boa Vista, Recife.

O encontro, que está sendo promovido pela ESMP com o apoio da Caravana da Pessoa Idosa, objetiva apresentar a metodologia para a realização de um diagnóstico municipal da situação dos idosos e esclarecer aspectos da intervenção do MPPE na interdição e curatela.

O diagnóstico municipal será apresentado pela coordenadora de projetos do Banco Santander, Eloisa Helena Martins Canquerini, e sua aplicação prática será demonstrada pelo secretário de Desenvolvimento Social de Serra Talhada, Josenildo Barboza. Ele vai falar sobre a experiência realizada no município sertanejo, onde o levantamento serviu para auxiliar a formulação de políticas públicas para a pessoa idosa. Ao final de cada palestra, serão dados 20 minutos para perguntas do público.

PSDB rebate críticas de Dilma sobre salário mínimo


A campanha do candidato à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), divulgou nota na tarde de hoje (9) em que rebate declarações da candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), de que uma das propostas do partido é reduzir o poder de compra do salário mínimo.

"Trata-se de um absurdo, que repilo com veemência. Ela [Dilma Rousseff] está mal informada ou distorce os fatos. Defendo que qualquer política econômica digna do nome tem que ter por objetivo aumentar o salário e a renda das pessoas, especialmente os mais pobres, que se beneficiam de aumentos reais no salário mínimo. Mencionei no passado inclusive que há muito espaço para os salários crescerem, especialmente se a economia crescer, o que não vem ocorrendo", diz a nota, assinada pelo coordenador da área econômica da coligação Muda Brasil, Armínio Fraga.

Em ato político em Salvador, na manhã de hoje (9), a candidata Dilma Rousseff criticou a ideia de se reduzir o poder de compra do salário mínimo para compensar outros problemas da economia. “Eles implicam com salário mínimo. Implicar com o salário mínimo é a maior característica desse senhor [Armínio Fraga] que foi presidente do Banco Central durante o [governo de] Fernando Henrique e que agora é aquele que aparece como sendo o eventual futuro ministro da Fazenda, que não vai ser. Ele acha que para resolver os problemas, eles têm que diminuir o salário mínimo. Isso é um escândalo. É a típica proposta que fez com que esse país quebrasse três vezes”, disse.

Petrolândia: Produtores rurais reúnem-se com superintendente regional da Codevasf para discutir problemas dos perímetros irrigados

João Bosco, Superintendente da Codevasf, foi entrevistado por Assis Ramalho

Escavadeira hidráulica iniciou os trabalhos de desobstrução na EB 1 Bloco 02, nesta quinta-feira (09) 

Produtores rurais dos perímetros irrigados de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, reuniram-se na tarde de ontem (08) com o Superintendente da 3ª Regional da Codevasf/Petrolina, Dr. João Bosco Lacerda de Alencar. O encontro aconteceu na sede do STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) de Petrolândia. O objetivo foi discutir os problemas que os agricultores enfrentam nas agrovilas, entre eles, a falta de manutenção nos canais de irrigação das agrovilas. A obstrução dos canais por assoreamento é creditada pelos agricultores à falta de manutenção pela empresa Plena Consultoria e Projetos, contratada pela Codevasf para dar assistência aos produtores de Petrolândia.

Além do Superintendente da Codevasf, estiveram presentes o gerente regional de Irrigação da 3ª Superintendência da Codevasf, José Costa Barros, o chefe do escritório de apoio técnico de Jatobá, Alessandro, o fiscal de contrato, Fabrício, além de José Mauricio, presidente do STR de Petrolândia, e Natanael Caetano, Secretário de Políticas Agrícolas do STR-Petrolândia.

Durante a reunião, José Maurício e os produtores rurais fizeram reclamações ao gerente executivo da Plena Consultoria e Projetos, Dr. Sérgio. Segundo eles, o gerente não vem mantendo um diálogo esclarecedor com os agricultores dos perímetros irrigados.

'"O erro está em Dr. Sérgio, que quer fazer as coisas sem ouvir ninguém", desabafou o presidente do STR, acrescentando que tem gente dentro da Chesf que não tem interesse em resolver os problemas dos assentados porque se beneficia com o fato. "A verdade é que a Chesf nunca quis resolver os problemas existentes porque, eu acho, que tem alguém ganhando com isso", disse ele, sem citar nomes dos supostos interessados pelo descaso. José Maurício também disse não ter dúvidas de que, depois da limpeza do canal, tudo vai funcionar normalmente.

Natanael Caetano, por sua vez, também criticou o gerente executivo da Plena. "Os agricultores, eu tenho certeza, que até concordariam se a água fosse diminuída, mas desde que a Plena cumprisse com os seus deveres, com as suas obrigações. Mas, infelizmente, Dr. Sérgio não está tendo boa vontade nem diálogo com os agricultores", disse.

O Fiscal de Contrato, Fabrício, disse já ter feito alerta a Dr. Sérgio para que tenha um melhor diálogo com os agricultores. "Eu já alertei a Dr. Sérgio sobre a falta de diálogo, mas eu prometo que vou voltar a conversar com ele. Também é bom que se diga que a Plena está desde julho sem receber repasse financeiro. Provavelmente o proprietário da empresa está bancando esses meses com recursos do seu próprio bolso", ponderou Fabrício.

Para o agricultor Rogério Novaes, vereador de Petrolândia, é importante que seja feita a desobstrução do canal, mas só isso não é o bastante. "A desobstrução é sem dúvida muito importante e vai beneficiar muito os produtores, mas só isso não é o bastante. Nós precisamos de algo mais concreto", frisou.

O produtor rural Bila Ferraz lamentou a Chesf afirmar que não tem mais compromisso com a Codevasf, e fez ameaças de paralisar uma obra da empresa, caso os problemas não sejam resolvidos. "Se a Chesf diz que não tem mais compromisso com a Codevasf, e se Codevasf não tiver as condições de resolver os nossos problemas, a gente está disposto, até mesmo, de parar uma obra da Chesf, seja em Itaparica, em Paulo Afonso ou no Recife", desabafou Bila Ferraz.

Em entrevista ao Blog de Assis Ramalho, o Superintendente da 3ª Regional da Codevasf, Dr. João Bosco Lacerda, analisou o resultado da reunião com os produtores rurais. O Superintendente garantiu que os problemas serão resolvidos.

Perguntamos ao Superintendente sua opinião sobre a reunião realizada com os produtores rurais.

"Foi uma reunião muito boa e muito produtiva, em que a gente trouxe a proposta de unir as forças, fazendo uma parceria com todos os agricultores aqui da região de Itaparica, Isso porque nós precisamos nivelar esses entendimentos para que a gente possa fazer com que as ações que os produtores mais necessitam, possam chegar aqui o mais rápido possível. Nós temos um projeto emergencial, que é o de resolver os problemas dos canais, e a gente já está fazendo uma emergência, em cima da própria emergência. Nós já estamos fazendo uma licitação, mas a gente veio aqui para verificar essa situação dos canais que os agricultores tanto reclamam aqui na região de Itaparica. Sabemos que o problema, hoje, se estende a toda a área do rio São Francisco, porque a dificuldade maior é a água, mas com essa união que a gente firmou aqui hoje, a gente vai tentar e eu tenho certeza que a gente vai criar a solução para resolver esses problemas que aqui existem."

Perguntamos se a Chesf tinha realmente encerrado convênio com a Codevesf 

''Isso é mais uma questão burocrática, porque a Chesf realmente, como você falou, encerrou o convênio com a Codevasf em maio deste ano e está sendo realizada essa transição. Mas, a partir de agora, a Codevasf vai trabalhar diretamente com recursos do orçamento geral da União, e isso é mais um problema burocrático, que está se resolvendo. Todas as empresas prestadoras de serviços dessa região estão sofrendo com essas dificuldades, mas o problema já está sendo resolvido. Acho que nestes dez, quinze dias, essa situação já deve estar normalizada."

Perguntamos se os trabalhos de desobstrução dos canais serão feitos com urgência

"Sim, vamos desobstruir esses canais de acessos de água de todos esses projetos aqui da região de Itaparica e, como você presenciou na reunião, as lideranças sindicais e os produtores são conscientes de que fazendo essa ação, os problemas serão resolvidos. Então, após a gente concluir essa etapa emergencial, vamos fazer a outra etapa, que são as ações mais definitivas, para que quando voltar a acontecer situações como essa, de o nível da represa baixar acima do normal, a gente não volte a ter essas problemas."

Perguntamos a Dr. João Bosco se a escavadeira hidráulica já tinha sido providenciada

"Sim, já está a caminho. A escavadeira hidráulica está vindo de Petrolina. É uma uma máquina grande que tem um braço que estende em torno de 20 metros, com um alcance muito maior do que essas máquinas comuns. É por isso que demorou um pouco, porque não é toda empresa que tem uma máquina dessa. Então, essa máquina tem condições de resolver os problemas existentes aqui na região de Itaparica."

Também perguntamos sobre o prazo estipulado para resolução do problema

''A máquina vai ficar à disposição durante o período que possa ser resolvido os problemas. Pode ser dez, quinze dias, o importante é que ela só vai sair daqui, quando resolver os problemas existentes nos canais", finalizou João Bosco.

Na manhã desta quinta-feira (09), a nossa reportagem dirigiu-se à estação de bombeamento EB1 Bloco 2, lá constatando que realmente uma escavadeira hidráulica de braço longo está sendo usada para dragagem do canal naquela localidade. Segundo o Coordenador de Operação e Manutenção, Thiago Moraes, com quem conversamos, a escavadeira hidráulica veio diretamente do distrito de irrigação Nilo Coelho, em Petrolina, e deve ficar em torno de dois dias executando os serviços na EB1 Bloco 2. Depois a máquina será deslocada para execução dos serviços na estação de bombeamento 07 do Bloco 1, e em seguida no Icó Mandantes, no canal da EB 4 e EB 5.

Carro explode em colisão contra ônibus na BR-282 e homem morre carbonizado


Um homem morreu carbonizado na manhã desta quinta-feira (9) ao colidir de carro contra um ônibus em Xaxim, no Oeste catarinense. O automóvel explodiu no momento da batida. O Instituto Médico Legal (IML) de Xanxerê recolheu o corpo do condutor, única vítima fatal do acidente, para identificação.

O acidente ocorreu na BR-282, próximo ao trevo da Vila Diadema, por volta das 9h. O Honda Civic seguia em direção a Xanxerê e o ônibus estava na direção contrária, no sentido Chapecó. Depois da batida, um terceiro veículo, um caminhão, colidiu na traseira do ônibus e foi projetado a 50 metros do local da primeira colisão.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Xanxerê, o motorista do Civic já estava morto quando a equipe chegou ao local. Cinco das doze pessoas que estavam no ônibus, entre elas uma gestante, foram atendidas no local pela equipe do Samu. Eles tinham ferimentos leves. O condutor do caminhão e ônibus não se feriram.

De acordo com os bombeiros, o Civic tinha placas de Palhoça e o caminhão de Presidente Getúlio. O ônibus, com placas de Caçador, vinha de São Paulo e seguia em direção a Santa Rosa, no Rio Grande do Sul.

G1 Santa Catarina

Humberto lembra que Aécio foi contra fábrica da Fiat em PE e diz que PSDB só olha “para o próprio umbigo”


Coordenador da campanha à reeleição da campanha de Dilma Rousseff (PT) em Pernambuco, o senador Humberto Costa (PT), criticou, hoje, a postura do candidato o PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, que recentemente deu declarações criticando a vinda da fábrica da Fiat para o Estado. Aécio defendia que a indústria fosse para Minas Gerais.

“Essa é exatamente uma demonstração da visão que eles (do PSDB) têm, de uma concentração de renda e do desenvolvimento. Eles só olham para o próprio umbigo... Ou seja: é só para o Sul e para o Sudeste. Pernambuco que conquistou com Lula e com Dilma um investimento importante como este, além da Refinaria, do Estaleiro, da Hemobrás e do Polo Petroquímico, precisa reafirmar a sua posição e votar naqueles que têm o compromisso com o Estado e com o Nordeste”, afirmou.

Humberto, que foi relator no Senado da Medida Provisória que garantiu a vinda da fábrica para Pernambuco, fez questão de lembrar a importância do empreendimento para o Estado. “O PSDB e o senador Aécio Neves veem no Nordeste apenas um papel secundário. Para nós, a vinda da Fiat para Pernambuco representou a possibilidade de um novo tipo de indústria, com um grande valor agregado, capaz de criar milhares de empregos, não somente na própria fábrica, mas também uma série de indústrias que chegaram por causa da Fiat, além de incrementar também que outras atividades como o comércio e o setor de serviço pudessem se ampliar”, afirmou.

Felipy Siqueira, de Petrolândia, apresenta sua nova música "Mil Motivos"


O jovem Felipy Siqueira apresenta sua nova música, Mil Motivos, composta em parceria com Gleydson Cruz. Felipy deixa aqui seu agradecimento a todos que curtem o seu trabalho.

"Queria agradecer a todas as pessoas que vem me ajudando divulgando essa musica no WhatsApp e Facebook, fico muito feliz em saber que vocês gostaram muito da musica. Prazer imenso ver trechos da música em status do Whatsapp, Facebook, pessoas me marcando dizendo que estão ouvindo a musica. Isso me deixa muito feliz, queria agradecer pelo carinho, e por sempre acompanhar o meu trabalho."

Contato com Felipy Siqueira: (87) 9637-7793. Facebook: https://www.facebook.com/felipy.siqueira

Escute a música: Mil Motivos (Composição: Felipy Siqueira e Gleydson Cruz).


Compartilhe e divulgue o trabalho de nossos artistas.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Vídeo: Felipy Siqueira YouTube

Deputado Rodrigo Novaes solicita audiência pública para debater baixo nível de água no Lago de Itaparica

Vereador Fabiano, Isaque Almeida e Rodrigo Novaes na orla do Lago de Itaparica em Petrolândia

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) solicitou, na tarde de hoje (09), uma audiência pública na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa para debater a utilização e o baixo nível de água no Lago de Itaparica, uma das maiores reservas aquíferas do Estado.

Diante da estiagem que vem atingindo o sertão pernambucano nos últimos anos, o nível de água do lago baixou consideravelmente, pondo em risco a agricultura, pecuária e o consumo humano.

De acordo com Novaes, o problema reside na utilização da água para a produção de energia elétrica. As usinas, seus distribuidores e órgãos de controle estão preocupados com a geração de energia e ainda não visualizaram o problema do abastecimento humano e da produção rural.

A partir da audiência pública, que ainda será marcada, vai ser possível obter soluções para a utilização da água na geração de energia e para as necessidades da produção e consumo humano.

Assessoria de Imprensa - Deputado Rodrigo Novaes

Anvisa suspende medicamentos e produtos irregulares



Em resoluções publicadas na edição de hoje (9) do Diário Oficial da União, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a distribuição e o comércio de diversos medicamentos por razões como a falta de registro e resultados insatisfatórios em testes.

Foi determinada a suspensão da distribuição, do comércio e do uso dos lotes do medicamento Arcalion (sulbutiamina) 200 mg fabricados entre 13 de setembro de 2012 e 7 de fevereiro de 2014. De acordo com a Anvisa, a empresa fabricante do produto, Laboratórios Servier do Brasil Ltda, comunicou que os lotes apresentaram resultados fora de especificação, no estudo de estabilidade de longa duração.

Também foi determinada a suspensão da distribuição, comercialização e do uso de todos os lotes do medicamento Usmedina (dipirona sódica) 500 miligramas por mililitro (mg/ml), solução oral, fabricados a partir de 1º de dezembro de 2011pelo Laboratório Usmed. Foi comprovado que o medicamento citado estava sendo fabricado e comercializado mesmo após ter sido interditado cautelarmente pela agência.

CBHSF realiza seminário de inicio de obra no Médio São Francisco


No próximo dia 15 de outubro, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF realiza, em Santa Maria da Vitória / BA, no Médio São Francisco, seminário inicial do projeto de recuperação hidroambiental do riacho Brejão. O objetivo do evento é apresentar as propostas técnicas do projeto, bem como validar, com a comunidade local, os serviços para recuperação e revitalização de nascentes que serão realizados na região, como a construção de barraginhas e paliçadas para conter a velocidade das águas da chuva e o avanço de voçorocas, além de cercamento, dentre outros.

As intervenções que beneficiarão o riacho Brejão vão durar 20 meses e estão orçadas em cerca de R$ 500 mil. A obra será financiada pelo Comitê através da cobrança pelo uso da água.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Tacaratuense João César traz amigos de São Paulo para a 6ª Festa da Criança em Tacaratu, que será realizada neste domingo (12)

 
 


Neste domingo, 12 de outubro de 2014, acontece em Tacaratu, Sertão de Pernambuco, a 6ª Festa das Crianças, no Tacaratu Social Clube, a partir das 14 horas.

A Festa das Crianças foi idealizada por João César para homenagear sua mãe, Benedita Joaquina dos Santos, parteira e benzedeira conhecida como Mãe Santa, que prestimosamente serviu a comunidade de Tacaratu durante toda sua vida.

João César chegou da capital paulista de onde trouxe mais quatro amigos para fazer parte dos festejos da 6ª festa das crianças de Tacaratu, e consequentemente conhecer a região do sertão de Itaparica.

Nesta quinta-feira(10), João César, filho de Tacaratu, mas que há 27 anos reside em São Paulo, esteve em Petrolândia onde fez visita ao amigo Paulo Saravá. Lá, junto com os amigos paulistas se divertiram jogando sinuca, e se deliciarem com peixe assado e cerveja gelada no Bar ''Água na Boca'' do amigo Paulo Saravá, que fica localizado na Quadra 02 da cidade.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Notícia relacionada (clique para ler)
>Tacaratu: 5ª Festa das Crianças, em memória de Mãe Santa, é realizada no Tacaratu Social Clube
>Tacaratu: 5ª Festa das Crianças homenageia Mãe Santa no dia 13 de outubro

Petrolândia realiza II Semana do Bebê de 11 a 17 de outubro



CONVITE


É com grande prazer e satisfação que convidamos a participar das atividades em alusão a II Semana do Bebê de Petrolândia, que acontecerá de 11 a 17 de Outubro de 2014. O Objetivo da II Semana do Bebê e tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de 0 até 6 anos de idade prioridade , mobilizando gestores públicos e a sociedade . Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. Durante esta semana, a população em geral (Adultos e Crianças), gestores e profissionais das áreas da saúde, educação, desenvolvimento social, cultura e indígena, as instituições integrantes do sistema de garantia de direitos, igrejas, comércio e empresários estarão envolvidos e participando de uma serie de ações que acontecerão simultaneamente, com atendimentos na saúde, oficinas, seminários, rodas de diálogos, atividades lúdicas, assistenciais, esportivas, educativas, artísticas e culturais.

Tudo isso a ser executado contando com a mobilização, força de vontade das pessoas que executaram as ações e principalmente pelo compromisso com a vida, desde a gestação. Esta será uma grande oportunidade de atualizar, e expandir nossos conhecimentos sempre assegurando o direito da primeira infância.

Certos de podermos contar com a disseminação das atividades propostas por esta semana, sugerimos que se desenvolvam ações direcionadas as famílias, crianças e adolescentes.

Atenciosamente,

Maria Andreza Carvalho Leite
Articuladora da II Semana do Bebê de Petrolândia

Adriana Souza
Articuladora do Selo UNICEF

Petrolândia: Nova coleção da grife Lança Perfume já chegou à Dzarmy


A loja Dzarmy de Petrolândia comunica que já recebeu a nova coleção da grife Lança Perfume, em modelos deslumbrantes para vestir a mulher ousada nas festas que se aproximam.

Na Dzarmy, de Mery e Fábio Bila, calçados masculinos Democrata e linha completa de acessórios, além de confecções das marcas M. Polo e Maresia.

A Dzarmy está localizada na Rua Regente Feijó, n° 83 (rua dos Correios), em frente ao Centro Comercial de Petrolândia (Mercado Público).

Dzarmy
O convidado vip aqui é você!
Org. Mery e Flávio Bila
Rua Regente Feijó, 83 - Centro
Petrolândia
Fone (87) 3851-2373

Redação Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Mais conservador, Congresso eleito pode limitar avanços em direitos humanos


Levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) mostra um aumento, na nova composição do Congresso Nacional, do número de parlamentares ligados a segmentos mais conservadores – entre eles, militares, policiais, religiosos e ruralistas.

Na avaliação do analista político do Diap, Antônio Augusto de Queiroz, este será “o Congresso mais conservador desde a redemocratização”.

Para o especialista, “algumas conquistas do processo civilizatório, como a garantia dos direitos humanos, podem ser interrompidas ou mesmo regredir com a eleição de uma bancada extremamente conservadora”.

O Diap mostra crescimento do número de parlamentares policiais ou próximos desse segmento, como apresentadores de programas de cunho policialesco. Ao todo, esse setor contará com 55 deputados, parte dos quais defendeu, na campanha, a revisão do Estatuto do Desarmamento, a redução da maioridade penal e a criação de leis mais rígidas para punir crimes.

Com foco no discurso sobre segurança, o delegado da Polícia Federal Moroni Torgan (DEM) foi o candidato a deputado federal mais votado do Ceará, com 277.774 votos. Em seus programas no horário eleitoral gratuito, ele pedia uma legislação mais rígida. “Já estamos cansados dessa história, o bandido comete um crime e não passa um dia na cadeia. Isso acontece por que a lei é fraca. Isso tem que mudar. Quem deve ter medo das leis é o bandido e não a população.”

Polícia Militar de Pernambuco ganha nova ferramenta de patrulhamento e novas viaturas

Segway: modelos testados em Nova Jerusalém

O Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social ? SDS realiza nesta quinta-feira (09), às 16h, no Quartel do Derby, a entrega de 30 Segways, nova ferramenta de patrulhamento que será utilizada pela Polícia Militar, além de 20 veículos tipo Spin, caracterizados no padrão GATI/PMPE.

O valor total investido na aquisição dos Segways foi de aproximadamente R$ 704 mil e de quase R$ 48 mil, mensais, na locação das novas viaturas para o GATI. Os Segways são equipamentos diciclos elétricos, não poluentes, próprios para serem utilizados em ambientes externos como parques, praças, ciclovias e também em ambientes fechados como terminal marítimo, aeroporto e terminal de passageiros.

Para utilizá-los, a SDS capacitou 120 policiais militares, que terão maior mobilidade e abrangência durante o patrulhamento. Eles serão empregados nas áreas com grande fluxo de pessoas e em áreas turísticas, entre elas Recife Antigo, orlas de Boa Viagem, Piedade e Olinda e nos grandes parques do Recife como 13 de Maio, Jaqueira e Parque da Macaxeira.

As unidades contempladas serão: 1º BPM, 6º BPM, 11º BPM, 12º BPM, 13º BPM, 18º BPM, 19º BPM e Companhia Independente de Apoio ao Turista - CIATur. As viaturas no padrão GATI serão distribuídas entre unidades operacionais da Região Metropolitana do Recife.

SDS-PE

Dividida, coligação Unidos pelo Brasil sinaliza apoio a Aécio Neves


Terceira colocada no primeiro turno na disputa presidencial, com mais de 20% dos votos, a coligação Unidos pelo Brasil (PSB, PHS, PRP, PPL, PPS e PSL) não terá uma posição unitária em relação à disputa do segundo turno. As duas maiores siglas da coligação [PSB, PPS] já manifestaram apoio formal ao candidato do PSDB, senador Aécio Neves. Os demais partidos declaram independência.

A Rede Sustentabilidade - grupo político da ex-candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva – já havia anunciado na madrugada de hoje (9) que manteria posição de “independência ao próximo governo”. No entanto, indicou à militância pela possibilidade de voto em Aécio, nulo ou branco.

Há pouco, após reunião com representes de todos os partidos, o PHS e o PSL condicionaram o apoio formal à candidatura de Aécio Neves à resposta do tucano a documento com série de propostas que ainda está sendo redigido. Já o PPL anunciou que permanecerá neutro, por entender que nenhuma das duas chapas (PT e PSDB) são referência para sua posição.

Inocêncio Oliveira cancela anúncio oficial do PR, mas confirma seu apoio a Aécio

Alberto Feitosa, presidente do PR em Recife (Foto: Rinaldo Marques)

Inocêncio Oliveira não realizará mais o ato em sua residência para anunciar quem apoiará no 2º turno para Presidência da República. Porém, o deputado federal, presidente do Partido da República em Pernambuco, afirma seu apoio ao candidato do PSDB, Aécio Neves.

Alberto Feitosa, deputado estadual e presidente do PR no Recife, estará disponível para entrevistas sobre a posição do partido.

Assessoria de Imprensa do PR

Após visita à Chesf, prefeito de Petrolândia desabafa: "A preocupação é a produção de energia e não o consumo humano"

Captação da Compesa em Petrolândia

Na noite dessa quarta-feira (7), o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, visitou a sede da Chesf em Recife para tratar sobre a situação crítica da represa de Itaparica, reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, construída neste município. No Facebook, o prefeito compartilhou o resultado da reunião.

"Novas informações, saindo agora da Chesf, o Lago (Itaparica) está com 17,50%, Sobradinho está soltando 1.000 m3/seg e pela Usina Hidrelétrica (Luiz Gonzaga) está saindo 1.200m3/seg... Calcule o consumo das cidades que margeiam de lá para cá... A previsão é que se caia para 16,5% da capacidade até o final de semana, e mais uma vez ouvi que a preocupação é a PRODUÇÃO DE ENERGIA e não o CONSUMO HUMANO! É uma preocupação que dói!"

Um pouco mais tarde, Lourival postou as fotos, acima reproduzidas, com informações sobre a situação do abastecimento da Compesa em Petrolândia. "Esta é a caixa de Captação da COMPESA, e eis a situação dela... A marca da lama mostra a situação crítica com as bombas funcionando... Amanhã (hoje, dia 8) é ANA e ONS e COMPESA Recife de quebra! Está à beira do colapso!"

A construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, foi realizada pela CHESF do final dos anos 70 até meados de 1980. A sede e vários distritos e povoados foram submersos para a criação da represa de Itaparica, com a transferência da sede do município para outra área, o mesmo acontecendo no município de Itacuruba. Cidades baianas também foram afetadas. O perder das raízes no êxodo interno, forçado para a instalação do desenvolvimento, ainda hoje cobra seu preço.  

No momento, parece que perdemos nossas cidades a troco de um progresso ilusório, tão fugaz quanto uma boa temporada de chuvas neste Sertão, cada ano mais castigado pelos desatinos do homem. Arrancaram nosso povo de suas terras e águas e parte de nossa história se perdeu no fundo dessas águas, crescentemente contaminadas por agrotóxicos. Em troca, sequer o direito fundamental à vida - porque água é vida - à dignidade nos são garantidos, porque a produção de energia é mais importante do que a manutenção do mínimo de qualidade de vida das milhares de pessoas aqui residentes. Que os céus mandem logo chuva, antes que a represa nos devolva, coberto de lama, tudo aquilo que nos foi tirado.

Notícia relacionada:

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e foto: Reprodução Facebook Lourival Simões

Em SP, Marina decide apoio depois de reunião da Unidos pelo Brasil em Brasília


A Rede Sustentabilidade – grupo político da ex-candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, terceira colocada no primeiro turno – não declarará apoio formal ao candidato do PSBD na disputa do segundo turno, Aécio Neves. No entanto, de acordo com o porta-voz do grupo, deputado Walter Feldman, há a recomendação para que seus militantes votem “pela mudança”. Uma reunião decide hoje (9), em Brasília, as propostas da coligação Unidos pelo Brasil que serão levadas ao PSDB. Marina aguarda em São Paulo o resultado.

“Há setores da Rede que entendem que a polarização [entre PT e PSDB] que há no Brasil é prejudicial e ainda devemos manter a proposta de não apoiar nenhum membro dessa polarização. Mas a maioria acredita que votar em Aécio [Neves] significa uma parcela da mudança. Portanto, acreditamos que a mudança significa voto em Aécio, nulo ou branco”, disse Feldman à Agência Brasil.

Segundo Feldman, a postura da Rede, contudo, pode ser diferente do posicionamento a ser anunciado por Marina Silva. “Ela tem a liberdade para fazer sua própria síntese”, frisou. Ele ressaltou que o único consenso da Rede é o de não apoiar a candidata do PT, Dilma Rousseff. "Neste segundo turno está claro que a continuidade não deve acontecer e representa um risco para a democracia.”

Projeto Innovate realiza mais uma reunião com AGB Peixe Vivo sobre a bacia do São Francisco

Foto: Ricardo Coelho

Modelos e cenários futuros para a bacia do São Francisco foram apresentados na manhã de terça-feira passada (07), em Belo Horizonte (MG), por pesquisadores alemães e brasileiros que desenvolvem o projeto batizado de Innovate. O estudo faz parte do calendário de atividades do projeto interdisciplinar de cooperação científica entre universidades e instituições técnicas do Brasil e da Alemanha, que ocorre desde 2012, principalmente na região da Usina Hidrelétrica de Itaparica, localizada na parte pernambucana da bacia. O objeto central é entender as relações entre as mudanças climáticas e as formas de uso da terra e da água na bacia hidrográfica do rio São Francisco.

Na oportunidade, foram exibidos temas relacionados às modelagens da disponibilidade e do manejo da água no reservatório de Itaparica, bem como de emissões e cargas de nutrientes no rio São Francisco. Além disso, os técnicos discutiram a economia e gestão da qualidade da água nas UHE’s, em especial na de Itaparica.

Participaram do encontro representantes do CBHSF, AGB Peixe Vivo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Postdam Institute for Climate Impact Reasearch, Leibniz-Institute of Freshwater Ecoly and Inland Fisheries, além da Universidade Técnica de Berlim. A próxima reunião está agendada para hoje (9), em Brasília (DF).

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Mensagem de agradecimento do deputado Rodrigo Novaes pela votação recebida

Vereadores de Petrolândia, Fabiano, presidente da Câmara, José Luiz (Zé Pezão), deputado Rodrigo Novaes e ex-vereador Ribeiro (Belezinha) (Foto: Lúcia Xavier)

Amigas e amigos,

Passada a eleição, pus-me a refletir sobre a mensagem das urnas.
Ter obtido a maior votação de um deputado estadual de Itaparica de toda a história, e ter sido o deputado sertanejo mais votado deste pleito, traz-me enorme alegria e também o sentimento de grande responsabilidade na defesa de nossa região.
Fico feliz de ter conquistado a confiança das pessoas e de ter nosso trabalho reconhecido por mais de 64 mil cidadãos pernambucanos.
Ao lado do governador Paulo Câmara vou cumprir um segundo mandato ainda mais produtivo, próximo das pessoas e lutando com garra por avanços para nossa região.
Conheço bem nossa pauta de reivindicações. Sei de nossos problemas nas áreas da saúde, segurança, agricultura, educação; conheço de perto nossas potencialidades. Enfrentarei todos os obstáculos para conseguir melhorar a vida de nosso povo.
Somente com muito trabalho e esforço irei retribuir o carinho de todos comigo nessas eleições.
Peço aos amigos que acompanhem nosso mandato nas redes sociais. Opinem. Critiquem. Vamos trabalhar juntos por um Estado mais justo com o desenvolvimento chegando a todas as regiões.
Muito obrigado por tudo! Em frente!

Rodrigo Novaes 
Deputado Estadual

Petrolândia: Vendem-se filhotes da raça pastor alemão capa preta


Vendem-se filhotes de cão da raça Pastor Alemão. Os filhotes nasceram no dia 15 de setembro. São 3 fêmeas e 2 machos, todos capa preta e 100% puro.

O Pastor Alemão é um cão muito inteligente e obediente. Este cão, muito dócil, está sempre vigilante, é o ideal cão de guarda e companheiro de toda família. Sua lealdade inabalável e grande capacidade de aprendizado o tornam um dos cães mais populares de hoje em dia.

Os filhotes só poderão ser entregues com 45 dias de idade, no mínimo, vacinados e vermifugados. Interessados, por favor, ligar para os fones (87) 9991-7785 e 3851-0456.

O inquietante ‘fenômeno Bolsonaro’


É a caricatura do político de extrema direita, o non plus ultra do reacionário, o fustigador público das liberdades civis, mas também a voz de centenas de milhares de eleitores que o escolheram em grande número como deputado federal para defender os interesses do Rio de Janeiro no Congresso de Brasília. Jair Bolsonaro (Campinas, 1955) colheu mais de 460.000 votos coroando-se como o deputado mais votado no estado do Rio. Embora, ironicamente, defenda as siglas do Partido Progressista (PP) – nada mais longe da realidade –, suas permanentes investidas contra tudo aquilo que se pareça com modernidade o consagram como o paladino do conservadorismo mais recalcitrante.Bolsonaro obteve nas eleições de 2010 quase 120.000 votos, de forma que seu eleitorado se multiplicado por quatro nos últimos quatro anos.

A reportagem é de Francho Barón, jornalista, em artigo publicado pelo jornal El País, 07-10-2014.

A pergunta inevitável é: o que arrastou quase meio milhão de pessoas a elegê-lo como seu representante na Câmara dos Deputados? “A eleição de Bolsonaro mostra claramente que no Brasil existe uma parcela crescente da população, principalmente nas classes médias e altas, que têm uma visão muito conservadora do mundo. São os mesmos que atacam o Partido dos Trabalhadores, porque consideram que só governa para os pobres”, opina o analista político Felipe Borba.

Militar aposentado e católico fervoroso, Bolsonaro não é um político conservador comum com um cavalo de batalha claramente definido, mas o conservador elevado a sua máxima potência. Em suas frequentes manifestações públicasataca com o mesmo ímpeto os homossexuais, aos quais insulta e ridiculariza sistematicamente, ou contra os consumidores de cannabis e dependentes de drogas, sobre os quais diz que poderia colocar na linha na base da paulada. Quando se trata de opinar sobre a necessidade de endurecer as penas para delitos graves, o deputado se transforma então no paladino da pena de morte. Quando o tema do debate é a tortura, denunciada por diversas organizações como um problema que continua existindo nas delegacias e prisões brasileiras, Bolsonaro opina que “se o objetivo é que o cara abra a boca, então é preciso arrebentá-lo”. Mas nada do anterior pode competir com seus delirantes comentários sobre a ditadura brasileira (1964-1985), considerada pelo deputado como um período de “20 anos de ordem e progresso”.

China registra mais de 27 mil casos de dengue, com seis mortes confirmadas


Um total de 27.219 casos de dengue foram registrados este ano na China, deixando seis mortos, informa a Agência Xinhua.

Song Shuli, porta-voz da Comissão de Saúde Nacional e Planejamento Familiar, disse que este ano foi verificado um aumento dos casos de dengue, 99% nas regiões do Sul da China, como Guangdong, Fujian, Yunnan e Guangxi.

Shuli acrescentou que foi estabelecido um "mecanismo conjunto com Hong Kong e Macau para a troca de informações diárias" sobre a evolução da doença no país.

Agência Lusa em Agência Brasil

Dilma e Lula vão intensificar campanha em Pernambuco


Segundo maior colégio eleitoral do Nordeste e fundamental para a vitória de Dilma Rousseff no 2º turno das eleições, Pernambuco virou um dos principais centros de atenção do PT nessa disputa. O líder do partido no Senado e coordenador estadual da reeleição de Dilma, Humberto Costa, passou esta quarta-feira (8) em reunião em Brasília para acertar a retomada da campanha presidencial no Estado.

Humberto reuniu-se com a executiva nacional do partido, num encontro onde foram repassados os resultados nacionais das eleições e discutidas novas estratégias para os 26 Estados e o Distrito Federal. Em Pernambuco, o senador relatou as vitórias expressivas de Dilma no Sertão e no Agreste, à exceção de alguns municípios como Caruaru, e ressaltou que as ações serão intensificadas na Zona da Mata e Recife e Região Metropolitana, onde a presidenta teve menos votos que a candidata derrotada Marina Silva (PSB).

No início da noite, o líder do PT esteve na sede do comitê eleitoral para um encontro com o comando da campanha. “A coordenação nacional está absolutamente convencida do peso simbólico e político de Pernambuco. Há uma total disposição para que Dilma e Lula, nesses pouco mais de 15 dias que nos separam do 2º turno, intensifiquem a campanha no Estado, visitando Pernambuco mais de uma vez”, afirmou Humberto.

TRE de Pernambuco convoca treinamento para evitar novos erros


O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) convocará um novo treinamento para os presidentes de mesa que atuarão no segundo turno das eleições em virtude das denúncias protocoladas pelos eleitores que não conseguiram votar no último domingo (5) porque os seus votos já haviam sido computados. A Corregedoria garante que o ocorrido foi consequência de um erro operacional. Os mesários responsáveis pelo equívoco já foram identificados, mas não haverá punição.

O registro de reclamações formais na ouvidoria do tribunal, com o indicativo dos números da zona e da seção dos eleitores, resultou na identificação dos mesários que cometeram o engano. A denúncia foi enviada ao cartório eleitoral responsável, que deverá reforçar as orientações sobre a conferência dos dados. Entretanto, não existe reparação prevista para o eleitor.

“O TRE-PE me tirou o direito de votar, de expressar minha vontade nas urnas. Acho ótimo que eles tenham convocado o treinamento para que outros eleitores não sejam prejudicados como eu fui. No domingo, solicitei que houvesse o registro em ata e me informaram que nem isso seria possível. Eu considero o ocorrido muito grave”, afirmou Sandra.

Conforme o TRE-PE, os eleitores que não conseguiram votar devem solicitar uma certidão de quitação eleitoral, no site da Justiça Eleitoral, para substituir o comprovante de votação. A data do novo treinamento dos presidentes de mesa será definida na próxima sexta-feira (10).

Pesquisa Datafolha sobre corrida presidencial do 2º turno sai hoje

Sai hoje, pelo Datafolha, a primeira pesquisa sobre a corrida presidencial do segundo turno. Em Brasília, os tucanos previam ontem que Aécio deve sair na frente. Um instituto do Paraná, em levantamento postado ontem no site da revista Época, apontou o tucano na liderança. Resta saber se os números serão confirmados hoje pela Datafolha.

Fonte: Blog do Magno Martins

Prefeito de Paulo Afonso assina decreto determinando demissões na prefeitura

Anilton informou que município de Paulo Afonso vem acumulando uma perda em sua arrecadação total que até o ano que vem poderá a chegar a 30% de sua receita total.

Decreto de nº 4.609 de 08 de outubro de 2014, assinado pelo prefeito Anilton Bastos Pereira (PDT), “determina a todos os secretários municipais, controlador, e procurador, apresentem com a máxima urgência um plano de cortes de despesas de pessoal”, ou seja, autoriza a demissão de servidores do quadro da prefeitura de Paulo Afonso.

Em suas considerações, o prefeito Anilton explica que está cumprindo uma determinação legal por imposição da Lei de Responsabilidade Fiscal, uma vez que a folha de pagamento está ultrapassando o chamado “limite prudencial” de 51,3% da receita corrente líquida, e port esse motivo é necessário promover corte de pessoal.

Ainda não se sabe quantos serão demitidos, mas isso vai acontecer já nos próximos dias, com urgência como pontuou o prefeito Anilton em seu decreto.

Operação prende oito vereadores e ex-secretário em Alagoas

Promotor Carlos Davi Lopes disse que começou a investigar o grupo no início de setembro (Foto: Morena Melo)

Uma operação realizada pelo Ministério Público Estadual (MPE) e as polícias Civil e Militar de Alagoas, na tarde desta quarta-feira (8), resultou na prisão de oito - de um total de 11 - vereadores da Câmara Municipal de Joaquim Gomes, na Zona da Mata alagoana.

Os parlamentares são acusados de receber dinheiro público para integrar a base aliada do prefeito afastado Antônio de Araújo Barros (PSDB), conhecido como "Toinho Batista", e de não fiscalizar as supostas irregularidades praticadas pelas secretarias. Além dos vereadores, o ex-secretário de Saúde do município, Ledson da Silva, também foi detido.

Foram presos os vereadores Edivan Antônio da Silva, Antônio Gonzaga Filho, Edvaldo Alexandre da Silva Leite, Cícero Almeida Lira, Adriano Barros da Silva, Antônio Márcio Jerônimo da Silva, Antônio Emanoel de Albuquerque Moraes e Teresa Cristina de Almeida.

De acordo com o coordenador do Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), Alfredo Gaspar de Mendonça, as investigações tiveram início depois que vídeos chegaram até o Ministério Público, no qual os vereadores apareciam recebendo dinheiro.

Policial civil morre em capotamento durante perseguição em Alagoas

Viatura ficou completamente destruída após acidente (Foto: Waldson Costa/G1)
Três policiais estavam no Voyage que acabou colidindo com a viatura que capotou

Um policial civil morreu e outros seis ficaram feridos, na noite desta quarta-feira (8), após um capotamento seguido de colisão onde estiveram envolvidos dois veículos da Polícia Civil de Alagoas. O acidente ocorreu na BR-101, nas imediações de São Miguel dos Campos, quando o grupo, que estava dividido em três carros - dois deles descaracterizados -, participava de uma perseguição policial a suspeitos de tráfico de drogas.

Segundo informações da polícia, três policiais estavam em um Voyage descaracterizado e outros quatro realizavam a operação em uma viatura da Polícia Civil, modelo Pálio Weekend, quando a viatura capotou ao sobrar na pista em um ponto sem sinalização. Em seguida, o veículo Voyage, que seguia atrás, não teve tempo de frear e acabou colidindo com o Pálio. Outros três policiais, que estavam em um terceiro carro, conseguiram evitar a colisão.

O condutor da viatura, o policial civil identificado apenas como Dael morreu no local do acidente. Seguiam com ele dentro da viatura que ficou mais destruída os também agentes da Polícia Civil identificados como: Diego Farias, Alex e Adgerson, que foram socorridos e encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

Corinthians bate o Cruzeiro no Mineirão e diminue vantafem do líder; veja resultados desta quarta-feira e os jogos desta quinta pelo Brasileirão da Série da Série A


O Corinthians é o único time a vencer o líder Cruzeiro duas vezes no Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, no Mineirão, o time de Mano Menezes repetiu o placar do jogo no segundo turno: 1 a 0. O gol foi marcado por Luciano. Com a derrota, a equipe mineira segue com 56 pontos, sete a mais que o São Paulo. Já o elenco do Parque São Jorge chegou aos 46 pontos, na quinta colocação.

Confira os demais jogos da 27ª rodada do Brasileirão da Série A, e classificação

Resultado dos jogos desta Quarta-feira (08)
Botafogo 0x1 Palmeiras
São Paulo 1x0 Atlético-PR
Coritiba 1x0 Criciúma - 18h30- Couto Pereira
Vitória 2x2 Goiás - 20h- Barradão
Cruzeiro 0x1 Corinthians - 21h- Mineirão
Grêmio 2x0 Sport - 21h- Grêmio Arena
Figueirense 1x2 Flamengo - 21h- Orlando Scarpelli

Jogos desta Quinta-feira- dia 9 de outubro
Fluminense x Atlético-PR - 18h30- Maracanã
Santos x Bahia - 18h30- Vila Belmiro
Chapecoense x Internacional - 19h30- Arena Condá

Clique e veja classificação do Campeonato Brasileiro