quinta-feira, outubro 09, 2014

Projeto Innovate realiza mais uma reunião com AGB Peixe Vivo sobre a bacia do São Francisco

Foto: Ricardo Coelho

Modelos e cenários futuros para a bacia do São Francisco foram apresentados na manhã de terça-feira passada (07), em Belo Horizonte (MG), por pesquisadores alemães e brasileiros que desenvolvem o projeto batizado de Innovate. O estudo faz parte do calendário de atividades do projeto interdisciplinar de cooperação científica entre universidades e instituições técnicas do Brasil e da Alemanha, que ocorre desde 2012, principalmente na região da Usina Hidrelétrica de Itaparica, localizada na parte pernambucana da bacia. O objeto central é entender as relações entre as mudanças climáticas e as formas de uso da terra e da água na bacia hidrográfica do rio São Francisco.

Na oportunidade, foram exibidos temas relacionados às modelagens da disponibilidade e do manejo da água no reservatório de Itaparica, bem como de emissões e cargas de nutrientes no rio São Francisco. Além disso, os técnicos discutiram a economia e gestão da qualidade da água nas UHE’s, em especial na de Itaparica.

Participaram do encontro representantes do CBHSF, AGB Peixe Vivo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Postdam Institute for Climate Impact Reasearch, Leibniz-Institute of Freshwater Ecoly and Inland Fisheries, além da Universidade Técnica de Berlim. A próxima reunião está agendada para hoje (9), em Brasília (DF).

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário