terça-feira, 7 de agosto de 2018

Petrolândia: Ex-vereador Rogério Novaes diz que se até o dia 31 de outubro a Chesf/Codevasf não apresentar solução definitiva, os perímetros vão parar

''Já que eles querem uma guerra, terão uma guerra. Se eles querem que a gente paralise o Brasil, como fizeram os caminhoneiros, podem ter a certeza de que a gente vai parar''. Disse Rogério Novaes em entrevista ao Acordando com as Notícias, programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia
 ''O Icó-Mandantes vai parar tudo. O Icó-Mandantes já decidiu e a gente está tentando
essa articulação com todos os perímetros''

O produtor rural e ex-vereador de Petrolândia Rogério Novaes (PSD) foi entrevistado por Assis Ramalho, no programa Acordando com as Notícias, transmitido pela Web Rádio Petrolândia. Na entrevista, ao vivo, Rogério comentou a situação dos perímetros irrigados do Sistema Itaparica, os problemas enfrentados no Distrito Icó-Mandantes e outros temas.

De acordo com Rogério, por meio do Ministério Publico de Pernambuco (MPPE) está sendo articulada audiência pública, com a participação de representantes da Chesf e Codevasf, para discutir a realidade do Sistema Itaparica e o futuro das famílias assentadas nos Perímetros Irrigados da região.

Segundo o ex-vereador, se até o dia 31 de outubro o governo federal, por meio de Chesf e Codevasf, não apresentar solução, o perímetro irrigado do Icó-Mandantes vai parar, e o mesmo pode acontecer com os demais projetos de Itaparica. Ele disse ainda que, assim como os caminhoneiros pararam o país, os agricultores também podem.

''Estamos articulando para que a gente possa mexer com essas cerca de 30 mil famílias dos perímetros irrigados de Itaparica. Já que eles querem uma guerra, terão uma guerra. Se eles querem que a gente paralise o Brasil, como fizeram os caminhoneiros, podem ter a certeza de que a gente vai parar.. A partir do dia 31 de outubro, o governo pode esperar, seja ele qual for. Não existe dinheiro no orçamento do próximo ano para operacionalizar e revitalizar os perímetros, para que a gente possa fazer a nossa parte. Se a gente não conseguir nada com o Ministério Público Federal, o prazo é até o dia 31 de outubro. O Icó-Mandantes vai parar, pára tudo. O Icó-Mandantes já decidiu e a gente está tentando essa articulação com todos os perímetros. Não posso lhe dizer, neste momento, que já tenho esta sinalização, porém, quando a gente falou eles disseram que a decisão que a gente tomasse, iriam
tomar da mesma forma para que a gente possa decidir'', desabafou. Em seguida, complementou que o governo ainda não procurou os irrigantes para uma possível negociação.

''Até o momento nem presidente de Codevasf, nem ninguém ainda nos convidou para que a gente pudesse discutir o assunto''. 

Na entrevista, Rogério respondeu a ouvintes e comentou outros assuntos de interesse da comunidade.

Provocado, o ex-vereador também falou sobre as eleições deste ano. Questionado se pretende disputar as eleições municipais de 2020, ele disse que o povo é quem vai decidir, mas que não pretende mais ser vereador.

''Está tudo nas mãos de Deus. Se o povo achar que a gente tem [que voltar], que Rogério Novaes tem que retornar, a gente vai retornar. Agora, deixar claro o seguinte: para vereador eu não quero não, por que eu tive quatro anos de mandato e o que pude fazer, eu fiz. Mas saí decepcionado por muitas vezes, por querer fazer as coisas acontecer para o nosso município, e chegar lá dentro você não conseguir maioria. Então, de você mandar uma situação para o prefeito e ele não chegar nem a ler e rasgar.  Quando diziam que era do gabinete de fulano, ele rasgava. Não tinha resposta alguma.  O papel de vereador é muito restrito, é cobrado pela população muito mais do que o prefeito, e restrito a fazer o que a população precisa'', frisou.

Perguntado se a dobradinha Fabiano [Marques, do PTB] e Rogério poderá ser repetida nas eleições de 2020, ele disse que quem vai dizer é o povo, mas que estão preparados para caso isso venha  a acontecer.

''O que eu posso dizer de Fabiano é que eu confio em Fabiano e acho que ele seria um bom administrador para o município, mas se vai voltar essa dobradinha eu não sei. Se Fabiano é candidato, também não sei. Não posso afirmar aqui de jeito nenhum. Primeiro, que não é Fabiano querer ser, nem Rogério querer ser. Quem tem que dizer é o povo. Se o povo achar que Rogério e Fabiano seria a melhor solução para o nosso município, aí eu tenho certeza que todos os dois estão prontos, como estávamos prontos na eleição passada, para fazer uma administração diferente e crescente para o nosso município voltar a desenvolver.

Assista à entrevista completa nos vídeos abaixo:



Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Prefeita Jane comemora chegada do Iterpe para regularização fundiária de assentamentos do município



Prefeita de Petrolândia, Jane Souza, comemora junto com lideranças dos assentamentos Miguel Arraes, Januário Moreira e Vila Nova, a chegada da equipe do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) para conclusão de cadastros dos assentados para a regularização da posse das terras.

A presença do Instituto de Terras de Pernambuco em Petrolândia de hoje (7) até a próxima sexta-feira (10) é fruto de uma articulação das associações dos assentamentos junto à Prefeitura de Petrolândia, do INCRA, do Vereador Sílvio Rogério, dos Deputados Augusto Coutinho e Alberto Feitosa, realizada no dia 19/07/2018 com o Presidente do Iterpe, André Negromonte, em Recife, e visa realizar o sonho de centenas de famílias em receberem os títulos de posse de suas propriedades.



“O trabalho dos técnicos do Iterpe, órgão do Governo de Pernambuco, conta com a parceria total da Prefeitura de Petrolândia, das associações dos assentamentos e do INCRA, e faz parte do início da estratégia do nosso governo em firmar parcerias para regularização fundiária em toda área rural e urbana de nosso município”, afirma a Prefeita Jane Souza.
Assessoria da Prefeitura de Petrolândia


Discurso de ódio na internet tem mulheres negras como principal alvo

Conclusão é de pesquisa de doutorado defendida em universidade inglesa. Nas fotos, alunas de engenharia da USP em manifesto contra o preconceito.

Um estudo recém-concluído mostra que as mulheres negras são o principal alvo de comentários depreciativos nas redes sociais. Os dados estão na tese de doutorado defendida na Universidade de Southampton, na Inglaterra, pelo pesquisador brasileiro e PHD em Sociologia Luiz Valério Trindade. Ele analisou mais de 109 páginas de Facebook e 16 mil perfis de usuários.

O levantamento também incluiu 224 artigos jornalísticos que abordaram dezenas de casos de racismo nas redes sociais brasileiras entre 2012 e 2016. Luiz Valério constatou que 65% dos usuários que disseminam intolerância racial são homens na faixa de 20 e 25 anos. Já 81% das vítimas de discurso depreciativo nas redes sociais são mulheres negras entre 20 e 35 anos.

De acordo com Luiz Valério, as mulheres negras causam muito incômodo em um modelo de construção social machista e racista. As principais vítimas de agressões nas redes são médicas, jornalistas, advogadas e engenheiras negras.


Programa de Fiscalização Preventiva Integrada realiza vistorias em lixões de seis municípios do Pajeú


Realidade difícil dos catadores e ausência do poder público foram constatadas. Em Iguaraci, quatro pessoas que moravam em lixão terão outra realidade (Foto: Divulgação FPI-PE)

Catadores que retiram seu sustento de um trabalho em condições desumanas, sem equipamentos de segurança, em meio ao material descartado de forma inadequada em lixões a céu aberto nas zona rurais de Iguaraci, Tabira, Carnaíba, Tuparetama, Ingazeira e Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. Esta foi a realidade encontrada pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI/PE) nas seis cidades fiscalizadas, na primeira etapa do programa em Pernambuco.

Contrariando o que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), nos municípios visitados são insuficientes as iniciativas do poder público para a gestão adequada dos resíduos sólidos. Tudo é gerado e destinado integralmente aos lixões, onde o lixo que se acumula é separado pelos catadores, que se expõem a riscos de saúde, uma vez que lidam com diversos tipos de resíduos, como restos de animais, lixo eletrônico contendo metais pesados, resíduos de serviços de saúde, vidro, metais e pneus. Os lixões não são cercados e nem possuem controle de acesso de pessoas ou de animais.


Liberação de saques do PIS/Pasep começa amanhã para todas as idades


Os pagamentos do Fundo PIS/Pasep voltam a ser realizados aos cotistas a partir desta quarta-feira (8). No total, cerca de 23,8 milhões de pessoas de todas as idades, que trabalharam com carteira assinada entre 1971 e 1988, têm direito a acessar os recursos até 28 de setembro, quando se encerra a janela do novo cronograma permitido pela legislação.

Após essa data, o benefício volta a ser concedido exclusivamente ao público habitual, formado por cotistas maiores de 60 anos, aposentados, pessoas em situação de invalidez (inclusive seus dependentes) ou acometidas por enfermidades específicas, participantes do Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e herdeiros de cotistas falecidos. O benefício tem potencial para injetar R$ 35,7 bilhões na economia do país, considerando o rendimento de 8,97% do último exercício anual do Fundo.

Os cotistas que tiverem conta corrente na Caixa Econômica Federal (PIS) ou no Banco do Brasil (Pasep) e que estiverem com o cadastro do Fundo atualizado receberão o depósito automaticamente, sem necessidade de se dirigir às agências. De acordo com o cronograma vigente, Caixa e Banco do Brasil começarão a efetuar os depósitos automáticos a partir de amanhã. Devido à compensação noturna, os correntistas desses bancos poderão verificar os valores em suas contas no dia seguinte (9). Somente esse público soma cerca de 6,3 milhões de pessoas e garante a injeção direta de R$ 5,5 bilhões na economia.

Saque nas agências


ESA-PE recebe homenagem na Alepe, nesta quarta, 08

A proposição é do deputado Rodrigo Novaes pelos 25 anos de atuação da Escola na promoção da formação continuada na área da advocacia. Na foto, presidente da OAB-PE, Ronnie Preus Duarte, e o presidente da ESA-PE, Carlos Neces (Foto: Divulgação)

A Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), braço educacional da OAB-PE, vai receber homenagem da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), pelos seus 25 anos de atuação na pós-formação dos advogados pernambucanos, do Recife e do interior do estado. O evento acontece, nesta quarta, 08 de agosto, às 18h, na Alepe, durante sessão solene proposta pelo deputado estadual Rodrigo Novaes. O presidente da OAB-PE, Ronnie Preus Duarte, e o presidente da ESA-PE, Carlos Neves, receberão a homenagem.

A ESA-PE se destina ao aprimoramento profissional e cultural dos advogados e estagiários, oferecendo pós-graduação em diversas áreas do direito, além de congressos, palestras, workshops e cursos de educação à distância, já tendo atendido mais de 6,5 mil alunos em diversos cursos. A escola também elabora convênios com entidades culturais e de ensino para ministrar cursos de extensão universitária, pesquisas e seminários. Hoje, a ESA-PE possui um dos maiores programas de pós-graduação do país, no âmbito das OABs, tendo beneficiado cerca de cinco mil alunos.

EXECUTIVA Comunicação


Auditoria aponta ilegalidade na contratação de servidores em Paulo Afonso; Cabe recurso da decisão



O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (07/08), considerou procedente relatório de auditoria que apontou irregularidades na contratação de centenas de servidores, no município de Paulo Afonso, pelo ex-prefeito Anilton Bastos Pereira, no exercício de 2013. As contratações foram realizadas sem o devido processo seletivo simplificado e custaram R$52.743.432,54.

O relator do processo, conselheiro Mário Negromonte, multou o gestor em R$50 mil e determinou o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$32.214,47, com recursos pessoais, em razão do pagamento de subsídios acima do teto. Também foi encaminhada cópia da decisão à 6ª Promotoria de Justiça de Paulo Afonso, que manifestou interesse no relatório técnico para substanciar denúncia à Justiça, por improbidade administrativa, contra o ex-prefeito.

A relatoria considerou ilegais 282 contratações temporárias, vez que foram realizadas sem qualquer processo seletivo ou critério conhecido, e em detrimento ao concurso público. Alguns dos contratos de trabalho não foram sequer apresentados pelo gestor em sua manifestação de defesa, e aqueles que o foram indicavam um prazo de vigência indeterminado e estava sem assinatura do contratado ou foram assinados em datas posteriores.


Petrolândia Classificados: VENDE-SE um Fiat Uno 2011 e quatro motos Honda; Interessados devem procurar Euclides Modas

Fiat uno 2011 way
 
BIZ EX 125 ( ANO 2014 )
FAN ES 125 ( ANO 2012 )
TITAN 150 ESD, ano 2014
Bros 150 ESD,  ano 2014  preto

VENDEM-SE um Fiat uno 2011 way, e quatro motos (fotos acima). Interessados devem procurar Euclides Modas pelos telefones: (87) 3851-1212 ou 3851-2160 Celular: (87) 9.9992-6350.

Euclides compra e vende motos, novas ou usadas, e automóveis, com garantia de procedência.

Ao ser efetuada a compra, Euclides entrega os documentos do veículo, já em nome do cliente, sem nenhuma despesa por parte do comprador.


Petrolândia: Saúde & Sorriso Consultórios Especializados informa calendário de atendimento para quarta, quinta e sexta-feira


Saúde & Sorriso Consultórios Especializados, localizado em Petrolândia, divulga o calendário de atendimento para esta quarta, quinta e sexta-feira, dias 8 a 10 de agosto.

Agende seu atendimento pelos números (87) 3851-2596 ou 99669-7052.

Quarta-feira dia 08
Dra Daniela (cirurgia dentista)
Dra Roberta (cirurgia dentista/Orofacial)

Quinta dia 09
Dr Enéas (cirurgião dentista/ Implantodontia/protético)

Sexta-feira dia 10
Dr Enéas (cirurgião dentista/implantodontia/protético)


Divulgação/Saúde & Sorriso Consultórios Especializados


MEC repassa R$ 296 mi para pagamento de bolsas da Capes


O Ministério da Educação (MEC) liberou ontem (6) R$ 296,61 milhões para o pagamento de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo o MEC, o montante liberado para o Capes corresponde à segunda maior cota dos recursos financeiros liberados pela pasta, que totaliza R$ 1,7 bilhão.

Desse total R$ 634,07 milhões são destinados para as instituições federais, sendo R$ 458,9 milhões repassados para as universidades e R$ 175,58 milhões para os institutos federais.

Em evento realizado ontem em São Paulo, o ministro da Educação, Rossieli Soares, reafirmou que as bolsas de estudos de pós-graduação da Capes serão mantidas em 2019.

Ao todo o MEC anunciou a liberação de R$ 2,5 bilhões em recursos financeiros e orçamentários para diversos programas e ações da pasta, além do custeio e investimento das instituições federais de ensino.


Pastora evangélica morta no Recife foi ameaçada por homem preso pelo crime, diz família de testemunha


A pastora evangélica Josefa Maria da Silva, morta a tiros na noite de segunda (6), no Ipsep, na Zona Sul do Recife, havia sido ameaçada por José Luiz da Silva, preso em flagrante pelo crime, segundo a família da mulher que estava com a vítima no momento do assassinato e não teve o nome divulgado. De acordo com a polícia, as duas mulheres — a vítima e a testemunha — eram namoradas. (Veja vídeo acima)

José Luiz da Silva, de 37 anos, era casado, mas manteve um relacionamento amoroso com a mulher que presenciou o crime, que está grávida. Após passar por audiência de custódia, ele teve a prisão preventiva decretada e foi encaminhado ao Centro de Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife.

Um irmão da testemunha do crime, que preferiu não se identificar, afirmou que José Luiz da Silva tinha ciúmes dela com a pastora, mas a família da grávida nega que as duas sejam namoradas.
Os dois se conheceram quando ela trabalhou na lanchonete dele, mas a mulher foi demitida após engravidar. Após demiti-la da lanchonete, José Luiz chegou a pagar um mês do aluguel da casa onde ela mora, mas parou de ajudá-la financeiramente por causa do ciúme da grávida com a pastora.


Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta quarta-feira (08) a partir das 8 horas


Ortopedista Dr. Érico Herbert 

A Policlínica de Petrolândia (Clínica de Dr. Amiltom Viana), situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta quarta-feira (08) a partir das 8h00 da manhã.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica


População ainda desconhece perigos do diabetes

“O cuidado é sempre colocado em segundo plano. Enquanto as consultas são cada vez mais rápidas. Nós médicos ficamos falando de tecnologias avançadas, mas o paciente não está sabendo do básico”, diz especialista.


Uma doença que provoca uma morte a cada oito segundos e uma amputação a cada 20 segundos. É a terceira causa de mortes no Brasil e o principal desencadeador de cegueira e insuficiência renal. Mesmo assim, é negligenciada e subestimada. Para a população brasileira, enfermidades como Aids e febre amarela são mais perigosas que o diabetes, ainda que tenham índice de mortalidade e prevalência menor. A pesquisa O que os brasileiros sabem (e não sabem) sobre o diabetes evidenciou uma urgência: é preciso disseminar informação sobre o diabetes.

Em todo o país, estima-se que existam 12 milhões de diabéticos. Em 2045, esse número saltará para 20,3 milhões, um aumento de 69%. A pesquisa - realizada pela Abril Inteligência e AstraZeneca - mostra que parte desse crescimento poderá ocorrer por desconhecimento da população sobre as formas de prevenção e cuidado. Cerca de 25% dos brasileiros não acreditam que o diabetes possa matar, ainda que nos últimos seis anos a mortalidade tenha crescido 12%. Quando questionados sobre a gravidade, o diabetes é apenas a sexta doença citada pelos entrevistados.


FPI do São Francisco estimula entrega voluntária de animais silvestres criados como de estimação


Ação preventiva abre possibilidade para pessoas entregarem os animais e ficarem livres de possíveis multas (Foto: Divulgação Equipe FPI/PE)

Dentro do primeiro Programa de Fiscalização Preventiva Integrada que está sendo realizado em Pernambuco (FPI/PE), em municípios do Sertão do Pajeú, agentes ambientais de órgãos públicos e entidades não-governamentais estão visitando moradores, em suas casas, num trabalho educativo de conscientização sobre a importância de manterem os animais silvestres livres em seus habitats naturais, e não presos em gaiolas. Este trabalho de convencimento às vezes não é fácil, mas tem tido sucesso. Na mais recente investida, na segunda-feira (6), em Tuparetama, 29 aves de diversas espécies e quatro jabutis foram entregues para serem reabilitados e, posteriormente, devolvidos à natureza. Entre as aves, algumas de espécies ameaçadas de extinção: um papagaio da caatinga, um maracanã verdadeiro e cinco periquitos da caatinga.

Com o termo de entrega espontânea, pessoas que criam animais silvestres não oriundos de criadouros legalizados evitam possíveis multas de R$ 500 a R$ 5 mil por indivíduo, esta última no caso de espécies ameaçadas de extinção, caso sejam flagrados em fiscalizações, além de terem os animais apreendidos. Até o fim da FPI/PE, na próxima sexta (10/08), a campanha de conscientização seguirá na região, tendo à frente a equipe de Fauna do programa. Na segunda (6), participaram da visita a Tuparetama integrantes da CPRH, Ibama, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco e da ONG Animalia.


Tacaratu e Petrolândia: Enel Green Power promove sessões de cinema ao ar livre nesta quinta e sexta


Projeto CineSolar, que utiliza energia solar como fonte de energia nas projeções, faz parte das iniciativas de Responsabilidade Social da companhia. Iniciativa foi criada para oferecer atividades diferenciadas para trabalhadores e comunidades próximas aos parques da empresa nas regiões (Foto: Divulgação/CineSolar)

A Enel Green Power promove, nos dias 8 e 9 de agosto, o CineSolar, projeto itinerante de cinema ao ar livre que utiliza energia solar como fonte de energia. As exibições serão realizadas próximas à usina de Fontes, no município de Tacaratu, na região do Médio São Francisco. Serão promovidas sessões de cinema gratuitas, entre longas e curtas metragens, além de oficinas e uma exposição, unindo arte, cinema e sustentabilidade.

O projeto prevê, ainda, a realização de atividades culturais e de educação ambiental em escolas e comunidades locais, abordando aspectos econômicos, sociais, ecológicos, éticos e estimulando a consciência ambiental, em especial, frente aos desafios específicos de cada região. “O CineSolar nos permite compartilhar atitudes em prol da preservação ambiental, já realizadas em nossos empreendimentos, para as comunidades vizinhas, que muitas vezes estão localizadas em áreas remotas. Pouco a pouco a nossa presença é percebida como um agregador de valor na região", destaca Márcia Massoti, Diretora de Sustentabilidade da Enel Brasil.

Além da exibição dos filmes, serão realizadas oficinas de estímulo à construção de fogões solares, que reduzem o consumo de gás e de lenhas. O projeto também oferecerá oficinas audiovisuais nas comunidades, abordando temas da permacultura (criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos), bioconstrução e os objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).


Petrolândia: 316 Hamburgueria Artesanal e Sueli Conveniência unem-se para oferecer refeições com sabor de tempero caseiro


Fotos: Lúcia Xavier


Incansável, batalhadora, guerreira, ela não desiste nunca e não recua diante das dificuldades. Esta é Maria Sueli, da Sueli Conveniência, conhecida também como a mãe do bailarino Iverson Ferreira, que a ajuda no atendimento. Para alegria de quem aprecia uma gostosa comida caseira, ela voltou a servir almoços e lanches no centro da cidade de Petrolândia, com a saborosa união da Sueli Conveniência com a 316 Hamburgueria Artesanal, que funciona na Av. Prefeito José Gomes de Avelar, 77, esquina com a clínica Neurocordis.

De segunda a sábado, a partir das 7h00, Suely serve lanches doces e salgados, sobremesas e sucos de frutas. O almoço tem gostinho de comida feita em casa, com cardápio variado durante a semana. Os preços são populares, com quentinhas de R$ 6,00 (pequena) ou R$ 10,00 (grande), com direito a duas opções de carne. 

À noite, os clientes podem degustar os criativos e deliciosos hambúrgueres artesanais da 316, inclusive com opção de entrega em domicílio (Pedidos p/Whatsapp: 99967-0815).

Sueli também atende encomendas de refeições para eventos e faz doces e salgados para festas. 

316 Hamburgueria Artesanal e Sueli Conveniência
Av. Prefeito José Gomes de Avelar, 77 - Centro - Petrolândia (PE)
Contatos:
Sueli Conveniência (Sueli e Iverson Ferreira): 99603-5441
316 Hamburgueria Artesanal (Diana e Jésus Silva): 87 99967-0815 (Whatsapp)





Notícia relacionada
>Suely Lanches é ótima opção para refeições no centro da cidade

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier


Petrolândia: AVEPE realiza no próximo domingo (12) festa de Confraternização em homenagem ao dia dos pais, e comemora 30 anos de fundação



A diretoria da AVEPE (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) irá realizar festa de confraternização em homenagem ao dia dos pais neste domingo 12 de agosto/2018.

Na oportunidade a Associação da Avepe também estará dando início as comemorações dos 30 anos de fundação da entidade que foi fundada em 13 de agosto de 1989.

O evento será realizado a partir das 11 horas na sede da AVEPE, e terá a animação dos cantores Zé Epifânio e Zelminha.

A AVEPE foi fundada com o objetivo de levar descontração e lazer para os ex- atletas de futebol da cidade e região, e hoje dispõe de sede própria, sendo uma das associações referência entre as cidades da região do médio São Francisco.

A AVEPE fica localizada de frente para a orla fluvial da cidade, com mais de trezentos metros de área coberta, piso de granito, bar, sinuca churrasqueira etc.

Todos os sócios desfrutam de lazer nos finais de semana, com direito à tradicional pelada de futebol, bebidas e tira-gostos.

Atualmente a associação é administrada pelo presidente Louro do Vidro.

O blog parabeniza a diretoria e os sócios. AVEPE, orgulho de todos nós.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR


Jessier Quirino é a grande atração do primeiro dia da 3ª Fenagreste nesta quarta (8), em Caruaru

O poeta apresenta o espetáculo “Juntando os Cacarecos”, nesta quarta, às 20h, no palco principal da feira literária. Evento recebe o público a partir das 9h (Foto: Divulgação)

Começa nesta quarta-feira (8), em Caruaru, às 9h, e segue até domingo (12), a terceira edição da Feira Nacional do Livro do Agreste – Fenagreste, sob o tema “Toda família tem histórias”, que promete destacar as variadas configurações familiares.

Mais uma vez, o evento ocupa o Espaço Cultural Tancredo Neves e oferece, gratuitamente, aos moradores do Agreste, palestras, sessões de autógrafos, shows, contação de histórias, concurso de cosplays e lançamentos de livros. A Fenagreste é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Editora de Pernambuco – Cepe, e a Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), com apoio da Prefeitura de Caruaru.

A grande atração da primeira noite do evento é o poeta Jessier Quirino, que apresenta o espetáculo “Juntando os Cacarecos”, a partir das 20h. O show tem como pano de fundo a história de dois sertanejos, que decidem se casar.


Em Petrolândia, Iterpe conclui cadastramento de assentados para regularização da posse de terras


Servidores do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) iniciaram nesta terça-feira (7), em Petrolândia, a conclusão do cadastramento de beneficiários de assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no município. O atendimento segue até sexta-feira (10), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia (STR), no centro da cidade.

Os beneficiários do Assentamento Januário Moreira são os primeiros atendimentos no processo que tem como objetivo regularizar a posse da terra, com emissão de títulos de propriedade.

O Iterpe realiza entrega de títulos a trabalhadores rurais como parte do programa de reforma agrária do Governo Federal, em parceira com o Estado de Pernambuco, e o título de propriedade é a última etapa no processo de regularização fundiária. O primeiro passo é a medição e demarcação da terra, com elaboração da planta do imóvel. Todos os imóveis são georreferenciados através de uma tecnologia via-satélite, que demarca, com exatidão, a quantidade de hectares de cada propriedade. Esse processo permite ao Estado conhecer, em cada imóvel rural, os nomes e o número de ocupantes da terra, as atividades agrícolas por eles desenvolvidas, o potencial hídrico, dentre outras informações. Através desses dados, é possível desenvolver melhor planejamento de ações e políticas públicas direcionadas ao meio rural e proporcionar desenvolvimento social e econômico para o homem do campo.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: STR Petrolândia
Informações: STR-Petrolândia e Iterpe


Integração do Rio São Francisco poderá usar fontes de energias renováveis

Estudos avaliam viabilidade de opções sustentáveis para o funcionamento das estruturas que levarão água a 12 milhões de pessoas (Foto: EBC)

Equipes do Ministério da Integração Nacional e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) têm se dedicado a estudos de viabilidade para o uso de energias renováveis - solar, eólica ou hídrica - para o Projeto de Integração do Rio São Francisco. O objetivo é reduzir o consumo de energia elétrica do sistema, que corresponde a cerca de 80% dos custos da operação do empreendimento, e adotar o uso de fontes sustentáveis e menos poluentes.

Os estudos incluem análises das tendências de mercado em energias renováveis e o levantamento dos aspectos técnicos da região de implantação, como geologia, acesso, restrições ambientais, além da hidrografia e clima. Isso porque a maior obra de infraestrutura hídrica do País atravessa três estados nordestinos (Pernambuco, Ceará e Paraíba) e passa por 17 cidades. Também serão observados custos de investimento e de operação das novas tecnologias.

Uma das possibilidades em estudo é a geração de energia solar sobre espelho d’água (ou seja, cobrindo parte dos canais). Este método é utilizado em outros locais do mundo e possibilita que a evaporação seja bastante reduzida, já que os painéis solares montados em canais bloqueiam a radiação do sol.



Aspa define os 15 finalistas do concurso de incentivo à leitura Ler Bem

Representantes de Tamandaré, Jaboatão dos Guararapes e Itapissuma participam da final do concurso, no dia 4 de outubro (Foto: Divulgação)

Foram definidos os 15 representantes para a final do Concurso Ler Bem, projeto social de incentivo à leitura da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa). Os estudantes de diversos municípios pernambucanos foram escolhidos para a fase final da competição literária, que acontecerá dia 4 de outubro, após a leitura do livro Florestania, a cidadania dos povos da floresta (Ed. Saraiva), da escritora Maria Tereza Maldonado.

A última semifinal aconteceu no Cabo de Santo Agostinho, na sexta-feira (3). Os últimos selecionados a participar da etapa derradeira do Ler Bem foram as estudantes da Escola Municipal Professor Marcos de Barros Freire, Ana Lívea Souza, de Itapissuma; a jaboatonense Anna Katarina de Andrade, da Escola Municipal Cecília Brandão, e a aluna da escola Luiz Bezerra, Ana Yasmin da Silva, de Tamandaré.


Belém do São Francisco: Polícia Militar apreende armas, munições, explosivos e veículo clonado


Equipes da 1ª CIPM durante o serviço no dia de ontem (06), recebeu por volta das 10:40h, a informação do Núcleo de Inteligência no intuito de combater o CVLI E CVP, que um grupo de assaltantes suspeitos de terem participado dos assaltos ocorridos nas instituições financeiras das cidades de Abaré-BA e Itacuruba-PE, estariam rondando na área de atuação da 1ª CIPM.

No intuito de desarticular essa quadrilha, foram feitas incursões na estrada da Agrodan e o efetivo se deparou com uma moto e um carro branco, onde estava todo o material que foi apreendido, ao dar voz de parada, os mesmos saíram em disparada atirando contra o efetivo, no intuito de se defender os policiais reagiram à injusta agressão, disparando contra os mesmos que se evadiram na caatinga, conseguindo capturar o imputado, que pilotava a moto, foi dada voz de prisão ao imputado e conduzido o mesmo com todos os materiais apreendidos para a DPC de Floresta para serem tomadas as medidas cabíveis.

Produtos apreendidos:


Convenção do PSB oficializa candidatura de Lucas Ramos á reeleição


A convenção do PSB, realizada no último domingo (05) no Clube Internacional do Recife, reuniu uma multidão de mais de 20 mil pessoas para acompanhar ao anúncio da chapa liderada pelos socialistas que irá disputar as eleições de outubro. O governador Paulo Câmara (PSB) buscará a vitória ao lado de Luciana Santos (PCdoB) como vice-governadora, além de Jarbas Vasconcelos (MDB) e Humberto Costa (PT) na disputa pelo Senado. Também foi oficializada a candidatura do deputado estadual Lucas Ramos (PSB) à reeleição. O parlamentar concorrerá para o seu segundo mandato na Assembleia Legislativa.

Ao chegar no evento, Lucas foi recebido por familiares, amigos e militantes que o acompanharam até o palco do clube onde eram realizados os discursos. “É a recepção que ele merece, o povo o abraça porque sabe que é um deputado que trabalha com seriedade e busca sempre o melhor para quem mais precisa”, disse Jean Pierre, que veio de Olinda em uma caravana de apoiadores do parlamentar. “Essa energia é contagiante, nos move e nos anima para continuarmos a dar nossa contribuição para o estado fazendo Pernambuco avançar”, enfatizou Lucas Ramos.


Suspeito de matar pastora evangélica a tiros por ciúmes é preso no Recife

Maria Josefa, pastora da Igreja Rompendo em Fé  - Foto: Edson Araújo - TV Jornal

Uma pastora evangélica de 43 anos foi assassinada a tiros, na noite de segunda-feira (6), no bairro do Ispep, na Zona Sul do Recife. A Polícia Civil apontou, nesta terça-feira (7), que o autor do crime foi preso em flagrante e que o homicídio ocorreu na frente da casa da suposta namorada da vítima, que era ex-companheira do criminoso. O crime teria sido motivado por ciúmes.

Em entrevista à TV Globo, a delegada Ana Luísa Mendonça afirmou que a polícia trabalha com a hipótese de a pastora, identificada como Maria Josefa da Silva, ter sido morta por José Luiz da Silva, de 37 anos, por causa do relacionamento homoafetivo com a testemunha ocular do assassinato, que não teve o nome divulgado.

Segundo a policial, a testemunha encontrava-se no carro com a vítima no momento do assassinato. “A mulher que estava com Maria Josefa está grávida do homem que atirou”, afirmou a delegada.

A delegada contou que Maria Josefa, pastora da Igreja Rompendo em Fé, em Boa Viagem, também na Zona Sul do Recife, saiu do culto, pegou a amiga e deu uma carona para uma terceira pessoa até uma residência no bairro.


Pelas oitavas da Libertadores, Estudiantes e Grêmio reeditam duelo histórico nesta terça (07)

Atual campeão, Grêmio abre as oitavas de final da Libertadores

Estudiantes e Grêmio se enfrentam nesta terça-feira, às 21h45 (de Brasília), no Estádio José Luis Meizner, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores da América. Os argentinos estão com um grupo reduzido que atualmente possui 25 jogadores. Focado em terminar as obras do Ciudad de La Plata, o time argentino está mandando os seus jogos para a cidade de Quilmes. Depois de 35 anos, as duas equipes voltam a duelar pela competição.
Dentro de campo, o técnico Leandro Benítez não terá mais o zagueiro Desábato que se aposentou do futebol. Já Otero foi vendido ao futebol francês e Lucas Melano retornou para os Estados Unidos. A novidade fica por conta de Gáston Fernandez que ano passado atuou no Tricolor Gaúcho, mas está na reserva porque se recupera de uma cirurgia no pé.

Por sua vez, o Grêmio terá o desfalque do atacante Everton que não se recuperou de dores na coxa direita que ocorreu no empate diante do Flamengo pela Copa do Brasil. Na sua vaga concorrem Jaílson, Alisson, Pepê e Marinho. Em compensação, o lateral-esquerdo Bruno Cortez que jogou no último sábado pelo Brasileiro tem volta confirmada a equipe titular.