terça-feira, agosto 07, 2018

Tacaratu e Petrolândia: Enel Green Power promove sessões de cinema ao ar livre nesta quinta e sexta


Projeto CineSolar, que utiliza energia solar como fonte de energia nas projeções, faz parte das iniciativas de Responsabilidade Social da companhia. Iniciativa foi criada para oferecer atividades diferenciadas para trabalhadores e comunidades próximas aos parques da empresa nas regiões (Foto: Divulgação/CineSolar)

A Enel Green Power promove, nos dias 8 e 9 de agosto, o CineSolar, projeto itinerante de cinema ao ar livre que utiliza energia solar como fonte de energia. As exibições serão realizadas próximas à usina de Fontes, no município de Tacaratu, na região do Médio São Francisco. Serão promovidas sessões de cinema gratuitas, entre longas e curtas metragens, além de oficinas e uma exposição, unindo arte, cinema e sustentabilidade.

O projeto prevê, ainda, a realização de atividades culturais e de educação ambiental em escolas e comunidades locais, abordando aspectos econômicos, sociais, ecológicos, éticos e estimulando a consciência ambiental, em especial, frente aos desafios específicos de cada região. “O CineSolar nos permite compartilhar atitudes em prol da preservação ambiental, já realizadas em nossos empreendimentos, para as comunidades vizinhas, que muitas vezes estão localizadas em áreas remotas. Pouco a pouco a nossa presença é percebida como um agregador de valor na região", destaca Márcia Massoti, Diretora de Sustentabilidade da Enel Brasil.

Além da exibição dos filmes, serão realizadas oficinas de estímulo à construção de fogões solares, que reduzem o consumo de gás e de lenhas. O projeto também oferecerá oficinas audiovisuais nas comunidades, abordando temas da permacultura (criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos), bioconstrução e os objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

A iniciativa é realizada em parceria com a Brazucah Produções que, acreditando no potencial brasileiro de geração de energias renováveis, tem o objetivo democratizar o acesso à cultura com ações como o CineSolar. “Além de possibilitar o acesso à produção audiovisual nacional, queremos trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem no país”, comenta Cynthia Alario, diretora da produtora.

Sobre o CineSolar

É o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável – a solar – para funcionar. Além da projeção de filmes, o projeto promove arte e sustentabilidade por meio de oficinas e atividades artísticas e lúdicas. A iniciativa conta com um furgão equipado com um sistema de captação de energia solar, capaz de gerar a própria energia para alimentar toda sua estrutura de funcionamento.

Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou cerca de 670 sessões com a exibição de mais de 50 longas e 100 curtas-metragens com a temática socioambiental em 260 cidades. A iniciativa percorreu mais de 70 mil km pelo país e ofereceu cerca de 180 oficinemas, com 5,5 mil participantes, aproximadamente. Nesse período, foram economizados mais de 1.777,6 kW de energia elétrica, o que equivale a cerca de 5,1 mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções.

Sobre a Enel Green Power

A Enel Green Power, divisão de Energias Renováveis do Grupo Enel, dedica-se ao desenvolvimento e operação de energias renováveis em todo mundo, com presença na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. A Enel Green Power é um líder global no setor de energia verde, com uma capacidade gerenciada de cerca de 40 GW através de um mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica, biomassa e hidroelétrica, e está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras, nas plantas renováveis de energias.

Sobre a Brazucah

A Brazucah é uma produtora cultural e uma agência de comunicação que tem como objetivo a formação de público para o cinema brasileiro. Desde 2002 no mercado, a Brazucah desenvolve projetos culturais com foco no cinema nacional e sua democratização, em parceria com organizações, empresas e marcas. Em seus projetos Cinesolar, Cinesolarzinho, Cine Autorama e CineB, em conjunto, a Brazucah realizou mais de 1.500 eventos para um público superior a 200 mil espectadores.

Programação:
Tacaratu – PE
Data: 09 de agosto – quinta-feira

Sessão Cinesolar
Horário: às 19h
Endereço: Pátio da Casa da Cultura, Centro

Oficinema e Oficina Forno Solar
Horário: 14h30 às 17h
Endereço: Escola Sérgio Magalhães, Centro

Petrolândia - PE
Data: 10 de agosto – sexta-feira

Sessão Cinesolar
Horário: às 19h
Endereço: Em frente à Escola Estadual Lagoinha, Comunidade Lagoinha

Oficinema e Oficina Forno Solar
Horário: 14h30 às 17h
Endereço: Escola Estadual Lagoinha, Comunidade Lagoinha

Gerência de Comunicação Enel Green Power

Nenhum comentário:

Postar um comentário