terça-feira, agosto 07, 2018

Em Petrolândia, Iterpe conclui cadastramento de assentados para regularização da posse de terras


Servidores do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) iniciaram nesta terça-feira (7), em Petrolândia, a conclusão do cadastramento de beneficiários de assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no município. O atendimento segue até sexta-feira (10), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia (STR), no centro da cidade.

Os beneficiários do Assentamento Januário Moreira são os primeiros atendimentos no processo que tem como objetivo regularizar a posse da terra, com emissão de títulos de propriedade.

O Iterpe realiza entrega de títulos a trabalhadores rurais como parte do programa de reforma agrária do Governo Federal, em parceira com o Estado de Pernambuco, e o título de propriedade é a última etapa no processo de regularização fundiária. O primeiro passo é a medição e demarcação da terra, com elaboração da planta do imóvel. Todos os imóveis são georreferenciados através de uma tecnologia via-satélite, que demarca, com exatidão, a quantidade de hectares de cada propriedade. Esse processo permite ao Estado conhecer, em cada imóvel rural, os nomes e o número de ocupantes da terra, as atividades agrícolas por eles desenvolvidas, o potencial hídrico, dentre outras informações. Através desses dados, é possível desenvolver melhor planejamento de ações e políticas públicas direcionadas ao meio rural e proporcionar desenvolvimento social e econômico para o homem do campo.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: STR Petrolândia
Informações: STR-Petrolândia e Iterpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário