quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Petrolândia: Em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia, Major Lenildo pede confiança da população na polícia: "daqui a uns dias todos verão que a paz voltou a reinar na cidade"

Comandante da 4a.CIPM-Petrolândia, Major PM Lenildo em entrevista a reportagem do Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia (Fotos: Lúcia Xavier)

Na última sexta feira (30), a comunidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, realizou a Caminhada pela Paz, manifestação da sociedade em prol da redução dos crimes violentos no município, após serem registrados quatro homicídios entre os dias 19 e 25 do mês de outubro. 

Ao final do movimento, em entrevista a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, o Comandante da 4ª.CIPM-Petrolândia, Major PM Lenildo falou sobre o assunto.

A entrevista, na íntegra, será reprisada na manhã desta quinta-feira (05) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia, apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 05h30 às 08h30.

Acompanhe abaixo o resumo da entrevista.

Sobre os últimos homicídios acontecidos em Petrolândia

''Eu acredito que o que aconteceu na semana passada, com os quatros homicídios foi uma coisa trágica, mais foi uma situação atípica, onde o município vinha muito bem durante o ano e, de repente, aconteceu isso. Mas a gente pode tirar proveito destas coisas ruins. Hoje, por exemplo, já teve a caminhada da paz, onde houve uma mobilização social, e a gente sabe que não é isso que vai resolver o problema, mas já é um passo que foi dado, onde a população está dizendo que não concorda com essa questão do crime, das drogas, da violência e do roubo. A gente tem feito um trabalho proativo, onde eu tenho tentado corrigir as falhas, porque ninguém é perfeito, para que essas falhas sejam corrigidas. É preciso que a sociedade seja ouvida, e eu tenho buscado ouvir a sociedade e todos os segmentos, sejam eles da imprensa, da Igreja, dos políticos e de pessoas individualmente, que procuram a minha pessoa no Comando (da 4ª CIPM).''

Sobre a falta de efetivo policial para tomar de conta de quatro cidades

''Eu fui impactado. eu trabalhava em Santa Maria da Boa Vista com 170 policiais para tomar de conta de duas cidades, que eram Santa Maria e Lagoa Grande. Então, quando eu cheguei aqui eu encontrei um efetivo de 100 policiais, ou seja, 70 policiais a menos para eu tomar de conta de quatro cidades. Eu senti essas dificuldades, mas a gente não pode, como em qualquer coisa na vida da gente, ficar apenas se lamentando. A gente tem que encontrar alternativas para se superar e ir adiante. Então, isso a gente tem procurado fazer com os meios escassos que temos, mas eu tenho dito que com esses meios e com a participação de outras pessoas, que têm ajudado a PM, a gente vai reagir positivamente. É claro que se, no futuro, a Companhia receber mais policiais, será melhor para a população. Mas, enquanto isso não chegar, não quer dizer que a população deixará de ser guarnecida, pelo contrário, será bem guarnecida. Hoje, nós temos aqui dentro da cidade de Petrolândia um foco de atuação de patrulhamento, de abordagem, e eu creio que daqui a uns dias todos verão que a paz voltou a reinar aqui na cidade.''

Sobre o trânsito caótico na cidade e em torno do Mercado Público

''Eu acho que estão corretos em reclamar. Hoje (sexta-feira, dia da feira livre), às 4h30 da manhã, eu estava pessoalmente no Mercado Público, para fazer com que a sinalização fosse obedecida, com o estacionamento de motos em local adequado, descarregos de caminhões em locais adequados e de veículos estacionados em locais adequados, Então, fizemos uma parceria junto com o município, no sentido de os Guardas Municipais apoiarem. Inclusive, aproveito a ocasião para dizer que não só no mercado, mas na cidade como um todo, já iniciamos um trabalho de orientação em relação às motos. Todas as motos serão altamente fiscalizadas, mas antes terão um trabalho de orientação até, mais ou menos, a primeira quinzena de novembro e depois os trabalhos vão continuar, até dezembro, mas só que de uma outra forma. Aqueles que transgredirem, passarão a ter o veículo retido por 24 horas e liberaremos em seguida, sem qualquer notificação. Mas, depois disso, em dezembro, qualquer situação serão notificados, ou  apreendidos e encaminhados para Arcoverde.''

Avaliação sobre recente reunião que teve com os vereadores da cidade, a convite do Presidente da Câmara, Fabiano Marques

''Eu fiquei muito feliz, inclusive eu externei isso durante a reunião. Eu gosto muito do diálogo, e não gosto quando as pessoas atacam sem antes dialogar, sem antes buscar uma alternativa. Isso me deixa chateado. Fiquei muito satisfeito porque fui convidado pelo presidente da Câmara (Fabiano Marques), e fizeram algumas perguntas pertinentes a respeito de como andava a segurança, e aí eu pude explicar para eles quais as angústias que eu vivencio, junto com o meu efetivo. Pude dizer o que temos feito, inclusive pude falar de algumas falhas que cometemos, e que também aprendemos com essas falhas, e que estamos dispostos a ouvi-los e dar explicações. Então, foi uma reunião muito positiva onde todos entenderam e se solidarizaram a nossa realidade em termo de angústia, com dificuldade de viaturas, de comunicação e outras coisas mais. Mas eu disse que vai melhorar, e é o que eu tenho dito em todos os lugares, que vai melhorar. Não que eu seja um super homem, mas porque eu confio em Deus e confio no trabalho.''

Mensagem de otimismo e aviso aos pais para que orientem os filhos, que conduzem motos dando cavalo de pau nas ruas da cidade


''Que a população continue tranquila, como eu tenho visto que está, e dizer que esse fato [assassinatos] que aconteceu é um fato pontual. Realmente, foi uma coisa trágica, espero que não se repita, isso me angustia, mas as pessoas procuraram também atrair a violência para si. E eu espero que outras pessoas que tenham situação semelhante a essas [que foram assassinadas], na cidade, que mudem a postura e ajudem a polícia, que informem à polícia como é que estão se sentindo, em termo de coisas do passado, coisas que podem atrair essa violência, para eu poder, também, orientar ou planejar de forma que eu possa dar uma proteção melhor nesse local ou a essa pessoa. Então, na verdade, eu quero deixar a minha palavra dizendo que confie em Deus, confie na polícia, faça a sua parte. Oriente a sua família, os seus filhos, porque o grande problema, Assis, é que eu percebo que muitas motos que dão cavalos de pau, que são apreendidas, e aí chega lá o responsável pela moto e diz que o filho pegou sem ele saber, e tal. Então, é preciso que o pai, que a mãe estejam atentos a esses detalhes para que isso não aconteça. Que orientem o filho para que uma tragédia (acidente, atropelamento) não aconteça, porque depois que acontecer as pessoas pensam que é um caso de polícia, mas não é só um caso de polícia. É um caso social, é um caso de família, e que precisa ser trabalhado. Então, a minha mensagem é de paz. e lhe agradeço por você ter aberto esse espaço. Obrigado e um abraço.''

A entrevista, na íntegra, vai ao ar na manhã desta quinta-feira (05) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia, apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 05h30 às 08h30.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais,

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu celular ou tablet, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

Notícia relacionada
>Petrolândia: Caminhada pela Paz é realizada em clima de alegria e ecumenismo


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Sociedade de Urologia unifica diretrizes para tratamento de câncer de próstata

No Brasil, cerca de 68,8 mil novos casos de câncer de próstata surgem a cada ano, dos quais 10% são diagnosticados em estágio avançado, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) indicam também que 51% dos homens nunca consultaram um urologista.

O coordenador do Departamento de Uro-Oncologia da SBU, Lucas Nogueira, disse à Agência Brasil que de cinco anos para cá houve progressos no tratamento da fase de câncer de próstata mais avançado que, em geral, leva o paciente à morte. “Não havia droga efetiva que prolongasse a vida do paciente. De cinco anos para cá, a gente tem uma gama gigante de tratamentos nessa área, com novas medicações, inclusive orais”.

Como a questão do tratamento está em discussão em todo o mundo no momento, a SBU e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) decidiram unificar as diretrizes sobre como orientar os médicos no melhor caminho a ser seguido, em benefício dos pacientes. “As duas especialidades juntas têm que falar a mesma língua para beneficiar os pacientes”, disse.

Petrolândia: Padre Nando, homenageado com festa surpresa em seu aniversário, é entrevistado do 'Acordando com as Notícias' nesta quinta-feira (05)



Na noite desta terça-feira (03) a Comunidade Católica de Petrolândia celebrou o aniversário do pároco local, padre Edson Fernando Novaes Ferraz, mais conhecido como padre Nando, da Paróquia de São Francisco de Assis.

No evento, organizado de surpresa na Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia (AVEPE), localizada na Avenida Milvernes Cruz Lima, na Orla de Petrolândia, padre Nando recebeu o carinho dos paroquianos que se reuniram para desejar-lhe parabéns.

Na Paróquia de Petrolândia há oito meses, Padre Nando conquistou os fiéis com o excelente trabalho desenvolvido com as pastorais, movimentos e grupos do município.

Ver fotos, clique>Festa surpresa no aniversário de padre Nando, na sede da AVEPE

Durante a comemoração, padre Nando foi entrevistado pela reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia. A entrevista completa vai ao ar na manhã desta quinta-feira (05), pela Web Rádio Petrolândia, no programa "Acordando com as Notícias". Acompanhe abaixo trechos da entrevista

Sobre a emoção de ser homenageado, com uma festa surpresa, no dia do seu aniversário.

''É uma emoção muito grande essa que eu estou sentindo agora. Estou aqui em Petrolândia há apenas oito meses, e pra mim é um momento especial essa festa surpresa que fizeram para mim. A presença de cada um demonstra o carinho que tenho esperimentado aqui nesta cidade, onde na verdade eu já me sinto sendo desta terra, até porque ela é tão perto de Floresta, minha terra natal. Então, eu me sinto também sendo de Petrolândia, graças a Deus.''

Sobre o porque do carisma conquistado em tão pouco tempo de Petrolândia

''Eu sempre coloquei em prática um pedido que a minha mãe fazia, minha tia-mãe, que foi quem me criou - faleceu o ano passado - e ela sempre dizia assim: 'seja amigo de todos, procure fazer boas amizades, sempre amando, sempre servindo e ajudando as pessoas', então eu aprendi isso desde quando eu fui morar com ela, aos 4 anos de idade. Ela insistiu muito e eu acho que escutei tanto, que o o meu caminho não poderia ser diferente do que estar sendo até agora.''

A importância da família na vida das pessoas

''A família é a base. São João Paulo II dizia que a família é o santuário da vida e é a base da sociedade. Então, a sociedade precisa acreditar na família, porque a família é tudo.''

O que representa Petrolândia, hoje, para padre Nando

''Petrolândia representa um lugar de missão, onde pra cá eu fui enviado por Deus e pelo bispo (dom Gabriel) e cada leigo que aqui trabalha, cada fiel que aqui se encontra, cada colaborador desta Igreja, da qual eu faço parte, e eu me sinto em um lugar onde podemos, com certeza, propagar o Evangelho de Jesus, com cada um assumindo o seu compromisso.''

O pároco diz que a humildade, a solidariedade e a caridade devem estar acima de tudo.

''A humildade é uma das virtudes que não pode faltar no coração de nenhum ser humano. Cristo foi humilde, não se importou com a sua condição divina e se tornou um de nós e isso já foi o maior exemplo de humildade. E lavando os pés dos discípulos, ele nos ensinou que este é o caminho, onde temos que ter como base a humildade, o amor, a solidariedade, e tendo como pano de fundo a caridade, que é a maior das virtudes.''

Agradecemos a entrevista ao Padre Nando

"Obrigado a você Assis, pelo carinho, obrigado Petrolândia e que Deus abençoe a todos."

A entrevista, completa, vai ao ar na manhã desta quinta-feira (05 de novembro) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia.

O programa ''Acordando com as Notícias'' apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, entrevistas, utilidade pública e muito mais,

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, através do site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu smartphone ou tablet, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho

Advogados têm novo Código de Ética e Disciplina


O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) publicou o novo Código de Ética e Disciplina do advogado. Segundo a entidade, uma das principais inovações é a advocacia pro bono, que possibilita a advocacia gratuita aos necessitados, o que era proibido no código antigo.

As normas estabelecem maior rigor ético para os dirigentes da OAB. E, caso haja um processo disciplinar, o caso deve ser aberto no prazo máximo de 30 dias, para agilizar as punições.

Para a OAB, outro avanço é a permissão de publicidade dos serviços dos advogados por meios eletrônicos, como redes sociais, desde que de forma moderada e sem tentativa de captação de clientela.

Modelo de Gestão de PE é destaque em evento sobre governança realizado no Rio Grande do Norte


O Governo de Pernambuco, através de convite feito à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), se fez presente, nesta quarta-feira (4), no painel sobre experiências de planejamento em estados brasileiros. O evento foi realizado pelo Governo do Rio Grande do Norte em parceria com o Instituto Publix. O secretário executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão da Seplag, Maurício Cruz, e a ex-secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais Renata Vilhena, apresentaram detalhes do trabalho de Governança realizado em Pernambuco e Minas Gerais, respectivamente.

“É uma honra ser convidado pelo Governo potiguar e pelo Instituto Publix para apresentar nossa experiência de Modelo de Gestão. O convite já é o reconhecimento de que, apesar das dificuldades, nosso modelo é referência e considerado uma iniciativa exitosa. Tivemos a oportunidade, após as apresentações, de realizar um valioso debate com 100 gestores públicos do Rio Grande do Norte envolvidos no processo”, afirma Maurício.

TCE lamenta a morte do ex-deputado Osvaldo Coelho



A morte do ex-deputado Osvaldo Coelho, ocorrida no Recife, domingo passado, aos 84 anos de idade, vítima de um infarto no miocárdio, foi lamentada nesta quarta-feira (04) no Tribunal de Contas pelos conselheiros Teresa Duere, Ranilson Ramos e Carlos Porto. Dirceu Rodolfo, Marcos Loreto, Ruy Ricardo Harten, Marcos Nóbrega e Adriano Cisneiros se solidarizaram com a homenagem, assim como o procurador geral Cristiano da Paixão Pimentel.

HISTÓRICO - Teresa Duere, autora do voto de pesar que foi aprovado por unanimidade, lembrou a trajetória política de Osvaldo Coelho, o seu parentesco (irmão) com Nilo Coelho que empresta o nome ao edifício-sede do TCE, e sobretudo o que ele representou para o povo do Sertão na luta que empreendeu durante mais de meio século em prol da melhoria da educação e da implantação de projetos de irrigação do vale do rio São Francisco.

Segundo ela, nem mesmo os adversários políticos de Osvaldo desconhecem o seu lado “guerreiro”, o seu espírito público e sua capacidade de luta pelos projetos em que acreditava.

Guilherme Afif quer mais crédito para micro e pequenas empresas


O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif Domingos, defendeu hoje (4) mais acesso ao crédito para micro e pequenas empresas. “Temos uma distância muito grande a percorrer para fazer o crédito chegar, porque temos muito crédito para consumo e pouco crédito para a produção.”

Durante a abertura do Fórum de Cidadania Financeira, Afif ressaltou que o crédito no país se concentra nas médias e grandes empresas e ainda é voltado para serviços financeiros envolvendo pessoas físicas e o consumo.

“Quando falamos em financiar a produção, temos um longo caminho pela frente, pois as instituições são grandes demais para atender o pequeno produtor”, acrescentou Afif.

Marca Fortaleza sugere receita que suja pouca louça e ajuda a economizar água

Informe publicitário

Com a seca e a crise hídrica afetando o país, as famílias começam a pensar em como economizar cada gota de água. Ao mesmo tempo, ninguém quer abrir mão de uma alimentação completa e com qualidade nutricional. Por sua versatilidade, as massas podem ser grandes aliadas das donas de casa: junto com alguma proteína e vegetais, se transformam em uma refeição completa, e necessitam de poucas louças e panelas.

A Fortaleza, marca de massas da M.Dias Branco, selecionou uma receita deliciosa que utiliza apenas uma panela e uma travessa para servir: o Parafuso ao Molho de Laranja com Agrião e Uva.

A nutricionista Fabiana Fontes, da Equilibrium, consultoria da marca, explica que o macarrão é a base perfeita para uma refeição em que apenas uma travessa de comida vai para a mesa. “A massa contém carboidratos essenciais, que saciam e dão energia. Basta adicionar pelo menos uma proteína, dois vegetais e o molho de sua escolha que o resultado é um almoço ou jantar prático, delicioso e nutricionalmente completo”, ela explica.

Bom apetite e economize água!

Parafuso Fortaleza ao Molho de Laranja com Agrião e Uva

Trágico acidente deixa quatro mortos na BR-104, em Alagoas


Um acidente registrado no início da tarde desta quarta-feira (04), no quilômetro 47 da BR-104, no município de Branquinha, Zona da Mata de Alagoas, deixou quatro pessoas mortas, além de uma ferida. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima que sobreviveu ao capotamento foi socorrida ao Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Seu estado de saúde ainda não foi informado.

Segundo agentes da PRF acionados à ocorrência, o condutor de um veículo modelo Corsa Classic, de cor preta e placa não informada, teria perdido o controle do automóvel, que deixou a pista e capotou várias vezes.

Petrolândia: Comandante da 4ª CIPM anuncia que, após trabalho educativo, a partir de dezembro pode haver tolerância zero, "se deixarem de vir os resultados necessários"

Major PM Lenildo, Comandante da 4ª CIPM: "Junto à prefeitura e outros segmentos da sociedade temos conseguido cooperação. Parcela da população é que teima em desobedecer normas postas, que servem para harmonizar o convívio social". 

O Comandante da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, sediada em Petrolândia, Major Lenildo, manifestou à comunidade do Grupo Polícia Amiga sua preocupação com a teimosia de uma parcela de condutores de veículos, mototaxistas e comerciantes que insistem em desobedecer à sinalização de trânsito, desrespeitar e até confrontar as autoridades constituídas para o trabalho de fiscalização do tráfego na cidade.

O Major PM informa, como exemplo, que tem acompanhado a fiscalização de trânsito na rua Regente Feijó, ao lado do Mercado Público. Segundo ele, "condutores de veículos insistem em ter acesso à referida via pela contramão de direção, comerciantes, mototaxistas e condutores em geral. Existem aqueles que se acham proprietários da via e não querem aceitar o cumprimento das regulamentações para via (tanto sinalização vertical quanto horizontal)". O Oficial informa também que houve ameaça à Guarda Municipal, incidente ao qual a PM foi chamada e, mas apesar da rapidez em chegar ao local, o infrator não estava mais no local.

Major Lenildo informa que "a parceria com os Guardas Municipais tem sido exitosa, mas falta a população entender a necessidade e participar desse processo de transformação. Creio que todos querem visualizar um cenário de maior organização e segurança, porém alguns querem ver, mas não querem dar as respectivas parcelas de contribuições".

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcos Rogério Viana, sugeriu a regulamentação dos horários de carga e descarga nos comércio, além de tempo máximo de estacionamento, para eliminar pontos críticos que tornam o trânsito da cidade caótico. "Acredito que em alguns pontos da cidade deveriam ser estabelecidos horários e dias para carrego e descarrego. É um assunto para ser discutido com participação da CDL, Prefeitura e PM. Tem comerciante que faz a privatização dos estacionamentos por necessidade de guardar o espaço justamente para carregar e descarregar. Isso deixa os clientes sem espaço para estacionar. Talvez instituir o tempo de estacionamento em determinados pontos também pode ajudar".

Luiz Antonio lembrou a obstrução de calçadas, comum em todas as ruas da cidade, inclusive no centro comercial. "Há também que desobstruir as calçadas. Por mais que queira, não conseguimos andar pelas calçadas, estreitas, irregular e obstruídas por uma série de objetos". As calçadas são transformadas em estacionamento, canteiros de obras, pontos de comércio, depósitos de lixo ou de mercadorias. Há alguns meses, o Ministério Público chegou a determinar a desobstrução de vias e calçadas, em Recomendação ao Município de Petrolândia, porém, pouco se fez valer em efeitos, além da retirada dos toldos dos quiosques da Orla, que cobriam parte da calçada. 

O Oficial informou todas as questões levantadas estão sendo objeto de ação da PMPE. "Estamos trabalhando essas questões, e necessário tempo e muito trabalho, além do apoio da população".

Fabiano Jaques, presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, elogiou a atuação do novo comandante da 4ª CIPM. "Parabéns, Major, pelo empenho. Acho que essas problemáticas apresentadas aqui no grupo tem que ser feito em parceria com a Prefeitura. A Câmara está à disposição". Major Lenildo agradeceu o reconhecimento e afirmou que tem recebido apoio da Prefeitura de Petrolândia e de alguns segmentos da sociedade. "Junto à prefeitura e outros segmentos da sociedade temos conseguido cooperação. Parcela da população é que teima em desobedecer normas postas, que servem para harmonizar o convívio social". 

Major Lenildo antecipou que a Polícia Militar tem divulgado o que está sendo feito junto à sociedade, pedindo apoio e soluções, e que, a partir de dezembro, a PM vai "arrochar o nó", ou seja, empregar as medidas necessárias para coibir infrações. "Vamos precisar que a sociedade entenda que buscamos fazer as coisas de forma singela", para referir-se ao trabalho educativo, na base do diálogo. "Mas se deixarem de vir os resultados necessários, aplicaremos a TOLERÂNCIA ZERO, mas dentro dos ditames da lei e nos princípios humanitários".

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Grupo Polícia Amiga

Prefeitura de Petrolândia inaugura ampliação da Escola Aroeira na Agrovila 02 do Bloco 01


A Prefeitura de Petrolândia realizou, no final da tarde desta terça-feira (03), a inauguração da obra de ampliação da Escola Municipal Aroeira, na Agrovila 02 do Bloco 01. A escola foi totalmente reformada, inclusive com a instalação de sala de informática.

Com a participação do prefeito Lourival Simões. secretária interina de Educação, Bernadete Matias, vereadores Eudes Fonseca, Juarez Patriota, dona Santa e Silvio Rogério, além de secretários municipais e o Comandante da 4a.CIPM-Petrolândia, Major PM Lenildo, o evento contou com a presença de dezenas de pais e alunos daquela comunidade.

No cerimonial conduzido por Cida Rodrigues, o primeiro a falar foi o  vereador Silvio Rogério. 
Silvio Rogério

''Essa é uma obra planejada, que ao olhar a gente percebe que foi feito um trabalho de qualidade onde não se pensou em apenas tapar um buraco, e sim, fazer uma reforma com qualidade para trazer conforto para todos os alunos desta Escola. Embora o momento de crise árdua em que vivemos, e ser motivos de inquietação por parte de tantas, e tantas pessoas, digo que não será apenas mais uma (obra), e que muitas outras virão'' disse Silvio.

A vereadora dona Santa (foto) destacou o bom nível nas Escolas do município, afirmando que Petrolândia tem uma educação invejável.

'' Nós temos que agradecer a Deus, e depois ao nosso prefeito que tanto se empenhou em fazer essas reformas, não só nessas Escolas das Agrovilas 02 e 01 (Bl. 01), mas também em outras Agrovilas. O município de Petrolândia tem um número invejável de boas Escolas que tem bons professores, bons coordenadores de núcleos e boa Secretaria de Educação. Nós, que fazemos parte da Educação, estamos muitos felizes e ninguém pode estar mais felizes do que os pais destas crianças, em saber que os filhos, a partir de agora, vão receber uma Escola toda arrumada, e isso é o desejo de todos os que fazem o governo municipal''

Em curtas palavras, o vereador Dr. Eudes disse que apesar da crise o município não tem sofrido tanto, graças a boa gestão de Lourival Simões

''Eu quero deixar aqui registrado, e dar os meus parabéns ao prefeito Lourival pelo seu comprometimento, em um momento de crise em que o nosso país vem passando, mas graças a Deus  o nosso município não vem sofrendo tanto, graças a boa gestão que o prefeito vem desenvolvendo em nosso município''. 

Por sua vez, o vereador Juarez Patriota afirmou que apesar das criticas (por parte da oposição) o gestor tem feito muito pela zona rural, e que se orgulha de fazer parte do grupo Simões

''Eu sempre falo que polítia é vida. Ou desenvolve, ou atrofia. E nós, do grupo Simões,  desenvolvemos o nosso município com honestidade e trabalho. sabendo das nossas dificuldades, de nosso país e de nosso Estado. Quando eu falava que nós se planejamos, alguns amigos nosso nos criticaram, Mas hoje, nós estamos inaugurando mais uma obra, entre muitas obras que vem por aí. Isso por que se planejamos para essa crise que estar assolando, não só o Estado, como o Brasil inteiro. Essa, é mais uma obra feita pelo nosso gestor dentro da zona rural, onde muitos criticam que nós não trabalhamos pela zona rural. Lourival é um gestor que com a sua sabedoria, com a sua inteligência e sua honestidade está trabalhando muito pelo nosso município. Eu me orgulho de fazer parte deste grupo''.

Fazendo uso da palavra, o Comandante da 4a.CIPM-Petrolândia, Major PM Lenildo anunciou a criação do aplicativo whatsapp 'Escola Segura'' onde o gestor da Escola vai poder falar diretamente com o comando da PM, em relação segurança da rede de ensino. 

''Ter uma Escola como essa é preciso que as famílias e os alunos preserve, e eu queria dizer que a polícia militar não vai ficar de fora deste processo. Estaremos cada vez mais trabalhando para estar próximo a gestão escolar e as famílias. Tanto é, que, estaremos criando um whatsapp 'Escola Segura' para a gente estar sentindo o termômetro nas Escolas, em termo de segurança, onde o gestor vai estar falando conosco em tempo real e a gente vai poder estar atendendo demandas. Quero dizer que eu já estive em alguns municípios trabalhando, mas realmente o que eu vejo aqui em Petrolândia é uma coisa diferente. Eu vejo a cidade crescendo, escuto cobranças, mas eu nunca vi uma cidade para pensar na população como um todo. Seja na parte de saúde, de segurança, de educação, ter aquela preocupação com todos os setores, com todas as demandas e com todos os líderes sociais. Com isso, o meu desafiu é maior por eu sei também que vocês estarão vendo uma polícia militar cada vez mais acompanhando os passos desta gestão, e os passos deste povo''.

Por último falou o prefeito Lourival Simões que destacou a importância da reforma e ampliação da Escola, e prometeu que mais obras serão inauguradas, em breve.

''A gente liga a televisão e só temos visto notícias ruins. A gente ver desvios de recursos, crise econômica, o desemprego aumentando, obras paralizadas pelo país, e a gente quebrando, justamente aquilo que estamos vendo lá fora e estamos entregando obras. Daqui a alguns dias, podem se preparar, também estaremos entregando a reforma e a ampliação da Escola Lino Manoel Viana que já está pronta para a gente fazer a entrega. Tudo isso, em um compromisso que não é do prefeito. É um compromisso de uma gestão, de todos que fazem a prefeitura de Petrolândia''. 

O áudio da cerimônia vai ser reprisada na manhã de sábado (07) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia. apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 05h30 às 08h30.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho

Petrolândia: AMS Saúde em Casa realiza atendimento em domicílio com serviços de Enfermagem Especializada


De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde é o completo estado de bem-estar físico, mental e social de uma pessoa. E é pensando nesse bem estar e comodidade dos pacientes, que chega em Petrolândia a AMS SAUDE EM CASA, que conta com um serviço de ENFERMAGEM ESPECIALIZADA na área de curativos e avaliação de feridas em geral, com estomaterapeuta com formação pela Universidade de São Paulo, com registro no conselho regional da profissão, prestando um atendimento diferenciado e de qualidade, usando o que tem de mais novo no mercado para o tratamento de feridas.

A Estomaterapia é uma especialidade (pós-graduação latu sensu) da prática da enfermagem, voltada para o cuidado dos pacientes colostomizados, feridas agudas e crônicas em geral, fístulas, drenos, cateteres e as incontinências urinária e anal.

Dentre as feridas estão as úlceras venosas, úlceras por Pressão, feridas operatórias, feridas do Pé diabético, entre outras, com realização diária de curativos especiais, indicação de meia de média compressão, terapia compressiva e bota de unna, prestando também orientação aos familiares sobre práticas e cuidados necessários para prevenção, tratamento, adaptação e a reabilitação do paciente.

Encontro debaterá os desafios para a modernização da Cartografia em Pernambuco

Nesta quinta-feira (5), representantes de entidades ligadas à temática da modernização da cartografia estadual estarão reunidos, a partir das 9h, no auditório da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem. No local será realizado o II Encontro anual da Comissão Estadual de Cartografia de Pernambuco - Comcar/PE, com foco nos “Desafios e Oportunidades para a Cartografia do Estado”. 

Está prevista, na programação, a realização de diversas palestras com especialistas no assunto. Um dos objetivos do encontro é o de apontar os caminhos para a construção de uma base digital cartográfica atualizada e moderna, permitindo, por exemplo, a identificação precisa das divisas estaduais e municipais e o conhecimento de toda a infraestrutura.

A abertura do evento será realizada pelo presidente da Agência Condepe/Fidem, Flávio Figueiredo. O encontro contará com a participação de técnicos e especialistas de entidades ligados à cartografia estadual e nacional entre elas o IBGE, além de representantes do poder executivo estadual e municipal.

Petrolândia: 1º Seminário de Piscicultura e Mostra Tecnógica de Produtos e 1º Workshop Interdisciplinar acontecem nesta sexta e sábado

Informações: Ivson Lucas Dantas/Facebook

Segunda fase da campanha contra febre aftosa em Pernambuco acontece até dia 30 de novembro

Em Petrolândia, a vacina já está à venda na Agroshop Farmácia e Petshop

A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa acontece em todo o Estado de 1º a 30 de novembro e todo o rebanho de bovinos e bubalinos deve ser imunizado para manter o status de área livre de febre aftosa com vacinação. A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), por meio da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro), espera vacinar mais de 90% do rebanho pernambucano, que hoje é de cerca de dois milhões de animais.

Desde 2014, Pernambuco está certificado pela Organização Internacional de Epizootias (OIE) como área livre de aftosa com vacinação, fato que permite o comércio dos rebanhos pernambucanos com todos os estados da federação e com outros países. Para manter o status os mais de 103 mil produtores devem adquirir as vacinas nas casas agropecuárias e declarar a vacinação nos escritórios da Adagro. A vacina só é eficaz se conservada no gelo e deve aplicada nas horas mais frias do dia, pela manhã ou no fim da tarde, para evitar o estresse dos animais.

Todo o rebanho deve ser imunizado, inclusive os recém-nascidos. "O criador que não vacina e nem declara fica impedido de tirar a Guia de Trânsito Animal - GTA e não pode se cadastrar em programas do Governo, além de pagar multa de no mínimo R$ 60,00” declarou a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo.

Mesmo na escola, mais de 50% das crianças de 8 anos continuam analfabetas, diz estudo

Anuário Brasileiro da Educação Básica, apresentado à Comissão de Educação, também mostra que apenas 9% dos alunos sabem matemática adequadamente ao fim do ensino médio (Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados)

A diretora executiva da entidade da sociedade civil Todos pela Educação, Priscila Cruz, informou, nesta quarta-feira (4), que mais da metade das crianças permanecem analfabetas ao fim do 3º ano do ensino fundamental. Ela apresentou à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2015. Este é a quarta edição do anuário e a primeira após a promulgação do Plano Nacional de Educação (PNE – Lei 13.005/14), sancionado em junho de 2014.

“O que está acontecendo no Brasil é que as crianças que frequentam a escola não estão se alfabetizando. Sem alfabetização, não há aprendizagem mais pra frente. É muito difícil recuperar esse aluno depois. O direito básico à alfabetização está sendo negado a essas crianças”, afirmou Priscila.

Para ela, um dos fatores que gera isso é a má formação dos professores. “Não existe educação de qualidade sem professores de qualidade”, disse. A diretora defendeu o aumento dos salários dos professores, para que os melhores alunos do ensino médio possam ser atraídos para a carreira de docente. “Hoje os bons alunos são desencorajados para seguir essa carreira”, ressaltou.

Recife sedia Encontro Nacional sobre Governança da Água em Rios Intermitentes de 18 a 20 deste mês


A Associação Águas do Nordeste (ANE) promove o Encontro Nacional sobre Governança da Água em Rios Intermitentes (ENGARI), nos dias 18 a 20 de novembro, em Recife, conforme a programação em anexo.

O objetivo do evento é compartilhar conhecimentos técnicos e experiências sobre os rios e riachos intermitentes do semiárido nordestino, com ênfase nos usos e conservação da água, visando a governança hídrica. Tem como público-alvo técnicos governamentais e não governamentais, professores, lideranças e tomadores de decisão, envolvidos com as questões do nosso semiárido.

O Encontro está estruturado para gerar informações e propostas em relação aos três temas centrais escolhidos, sendo estes, referências focais para as apresentações dos palestrantes convidados e para as discussões previstas.

Petrolândia: Prefeitura convoca contribuintes inadimplentes com IPTU para quitar dívida sem juros e evitar cobrança judicial

AVISO 

SENHORES CONTRIBUINTES DE PETROLÂNDIA 

A Prefeitura Municipal comunica a todos que, em virtude do controle exercido pelo Tribunal de Contas e em razão da Lei Federal de Responsabilidade Fiscal, o Município fica obrigado a realizar a cobrança judicial da Dívida Ativa, ou seja, dos débitos de contribuintes em atraso. Portanto, a Prefeitura, visando em ajudar neste momento, resolveu editar um Decreto que dá desconto de até 100% nas multas e juros do IPTU.

Assim, compareça o mais breve possível à Prefeitura para regularizar-se. Essa é mais uma oportunidade que está sendo dada para que todos se regularizem. Compareça à Prefeitura, regularize seus imóveis e estabelecimentos e converse com os nossos atendentes.

EXIJA BONS SERVIÇOS, MAS TAMBÉM FAÇA A SUA PARTE.

Petrolândia agradece.
INFORMAÇÕES: SECRETARIA DE NEGÓCIOS E FINANÇAS
DEPARTAMENTO DE RECEITA MUNICIPAL

Fonte: Mauro Marques/Secretaria de Negócios e Finanças - Depto. de Receita Municipal

Pernambuco 2016 e 2018: bastidores socialistas por Marisa Gibson, do Diário Político

Assis Ramalho entrevista Armando Monteiro (foto/arquivo: Lúcia Xavier; A dúvida é se o ministro Armando Neto (PTB) permanecerá no governo Dilma até o fim, se vai disputar a reeleição para o Senado ou voltará a concorrer à sucessão estadual em 2018

Em compasso de banho-maria, imposto pela crise, a sucessão municipal entrou naquela fase perigosa de que “quem tem prazo, não tem pressa”. Mas nem sempre quem chega no tempo aprazado tem sucesso. Por exemplo, há muita conversa da oposição em torno da eleição no Recife mas, até agora, não há candidatos que empolguem o eleitorado, deixando a Frente Popular, sob o comando do PSB, sozinha com a candidatura de Geraldo Julio à reeleição em 2016, e com grande visibilidade devido à sua condição de prefeito da cidade.

Quase que diariamente, Geraldo Julio tem agenda de rua, o que é um achado num ano pré-eleitoral. O PSB está tão à vontade no Recife, que alguns integrantes do partido se dão o luxo de começar a pensar na batalha que será a definição dos candidatos da Frente Popular para as duas vagas do Senado em 2018.

Há pelo menos cinco socialistas na relação de candidatos potencias ao Senado, com destaque para duas mulheres: Ana Arraes e Renata Campos. Uma ou outra daria um peso muito especial à chapa majoritária do PSB. Bem, pela oposição, o senador Humberto Costa (PT), há muito se movimenta em função de uma eventual reeleição em 2018.

Chimbinha grava novo disco no Recife; 'Nunca pensei que faria algo sem ela', diz ao gravar novo álbum

Chimbinha começa a gravar CD do Calypso em estúdio do Recife (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Chimbinha elogia Thábata Mendes, nova cantora da Banda Calypso: 'artista pronta'

O novo álbum da banda Calypso começou a ser gravado na noite de terça-feira (3), em um estúdio da região central doRecife. O repertório ainda é mantido em segredo. Em conversa com G1, Chimbinha afirmou que essa é uma nova fase na sua vida, uma que não imaginava que iria viver.

"Estamos ainda vendo o repertório, entrando agora no estúdio para gravar o novo CD do Calypso. Essa é uma nova fase da minha carreira, da minha vida. Nunca pensei que ia fazer algo da minha vida sem ela [Joelma]", contou, pouco antes de entrar para a gravação, que não pode ser acompanhada.

O novo disco vem com a perspectiva de volta aos palcos, algo que o artista afirma sentir muita falta. O ritmo dos últimos 15 anos foi interrompido com a separação e posterior pedido de Joelma na Justiça para que ele não se apresentasse com a banda. O último show com a Calypso e Joelma foi emTeresina (PI), quando ele saiu do palco após a ex-mulher se recusar a dançar.

Paulo Afonso: Homem mata a ex-esposa na frente das filhas e comete suicídio


A doméstica Cristiana Dama Rocha, 37 anos, foi morta pelo ex-marido na frente das filhas na manhã de domingo (1º), no bairro São Braz, em Curitiba. Zenaido Evangelista dos Santos, 35 anos, se matou logo em seguida. Segundo informações do site da cidade, bandab.com.br, o casal que era de Paulo Afons-BA, estava separado há cerca de um ano, no entanto ele era visto constantemente arrombando a residência para levar comidas e outros objetos para sustentar o vício de entorpecentes. As meninas de 6 e 8 foram acolhidas pelos vizinhos.

Junto com as filhas, Cristiane morava de aluguel no mesmo terreno que a dona da casa, na rua Oscar Capeline. Ela trabalhava como doméstica e não tinha auxílio do ex-marido. Pelo contrário, segundo o filho da dona da casa. Santos tinha envolvimento com as drogas e era visto constantemente arrombando a casa para furtar comidas e outros objetos. “Ela é inquilina da minha mãe, morava aqui em torno de dois anos e há um estava separada dele, mas era um inferno, coitada. Ele vivia ameaçando ela e pegando dinheiro e comida”, contou Fábio Rogério Mendes, em entrevista à Banda B.

Começa o período da piracema no Rio São Francisco

O pescador que for flagrado pescando de forma irregular poderá pagar uma multa que varia de R$ 700 a R$ 100 mil e terá o seguro pesca suspenso.

Desde o dia 1º de novembro começou o período do defeso, no Rio São Francisco, a piracema. Nesta época em que é preservado o período de reprodução dos peixes, fica proibida a pesca com rede. O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já intensifica as fiscalizações e prevê multa e outras sanções aos pescadores que forem flagrados pescando de forma irregular.

A piracema vai até o dia 28 de fevereiro nos rios da bacia do São Francisco e até dia 30 de abril nos lagos marginais. “São quatro meses no rio e seis meses nas marginais para garantir a sobrevivência do filhote do peixe”, destacou o engenheiro de pesca e analista do Ibama, Vanderlei Pinheiro.

Segundo o engenheiro de pesca do Ibama, a proibição é contra o uso de rede de malha miúda. “Eles usam malha até de 70mm para capturar espécies menores, o que é proibido”, destacou Vanderlei. Durante o período do defeso, os pescadores cadastrados recebem um salário mínimo, que é o seguro pesca.

Rivotril, a droga da paz química


Segundo a Anvisa, o consumo brasileiro do princípio ativo do Rivotril, o clonazepam, em 2007 era de 29 mil caixas por ano. Em 2015, este número atingiu os 23 milhões, de acordo com a IMS Health. O crescimento significativo em pouco tempo desperta as suspeitas de uso excessivo e desnecessário por parte de especialistas.

Com a promessa de aliviar as pressões e as ansiedades cotidianas, psiquiatras e médicos em geral receitam o remédio tarja preta, ou seja, que pode causar dependência física e psíquica, mesmo que o paciente não apresente um caso clínico de ansiedade.

Agravando a situação, o medicamento tem um valor relativamente baixo. A reportagem de CartaCapital chegou a encontrar caixas a R$ 4. As mais caras são vendidas por cerca de R$ 20.

A reportagem é de Ingrid Matuoka, publicada por CartaCapital, 04-11-2015.

O clonazepam, princípio ativo do medicamento Rivotril, do laboratório farmacêutico Roche, pertence à classe farmacológica das benzodiazepinas, que agem diretamente sobre o sistema nervoso central, afetando a mente e o humor.

Os ansiolíticos à base de clonazepam são as substâncias mais consumidas no Brasil entre os 166 princípios ativos de remédios tarja preta segundo o Boletim do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados da Anvisa, entre 2007 e 2010.

Tecnologias de Israel podem chegar através do ProRural às regiões mais secas de Pernambuco

Em Israel, quase 80% da água é tratada e reutilizada (Fotos: Reprodução Facebook SARA/PE)

 Um convite do Banco Mundial ao ProRural, levou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e o diretor geral do Programa, Anselmo Pereira, para missão no Oriente Médio. Junto com a delegação do Bird para Água e Agrotecnologia, os representantes pernambucanos estão visitando entidades e programas responsáveis pelo sucesso da política hídrica de Israel, e podem trazer as tecnologias do país para as regiões mais secas de Pernambuco.

Apesar de ser um pequeno país, com poucos recursos naturais e com 60% do seu território localizado na região do deserto, o Estado de Israel é exemplo e referência mundial em soluções inovadoras em tecnologias de água. São soluções em economia dos recursos hídricos, reutilização e reciclagem da água, além de política contra perda, distribuição e técnicas de uso na agricultura. O encontro acontecerá até a próxima sexta-feira (06).

Para o diretor geral do ProRural, Anselmo Pereira, a visita a Israel é uma oportunidade para conhecer as melhores experiências do mundo no que diz respeito às soluções de abastecimento. "Israel passou 67 anos de escassez e conseguiu resolver a sua crise hídrica. Vivemos um momento de grande estiagem no Agreste e Sertão e vislumbrar soluções para a seca em Pernambuco é muito motivador". Comenta Anselmo, que é natural do Agreste e conhece bem a realidade da região semiárida.