quarta-feira, 27 de março de 2019

Petrolândia: Secretário de Turismo Rodrigo Novaes é o entrevistado do "Acordando com as Notícias" nesta quinta (28) na Web Rádio Petrolândia


A cidade de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, sediou nesta quarta-feira (27) o 51º encontro do Conselho Estadual de Turismo de Pernambuco (Contur-PE). A primeira reunião ordinária de 2019 aconteceu na casa de Show Velho Chico. Em breve esse meio de comunicação vai postar matérias sobre o evento que contou com várias lideranças de Petrolândia e cidades vizinhas.

Para falar sobre o importante encontro, na manhã desta quinta-feira (28) o Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, será entrevistado pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

Posteriormente a entrevista será transformada em reportagem no Blog de Assis Ramalho.
Assis Ramalho apresenta o programa 'Acordando com as Notícias' de segunda a sábado, das 6h30 às 8h30. As notícias que serão notícias durante o dia, você sabe primeiro no 'Acordando com as Notícias'.

Escute a Web Rádio Petrolândia - 24 horas no ar - no seu computador no site Web Rádio Petrolândia, ou no smartphone e tablet com os aplicativos para Android e iPhone (iOS). Para instalar apps, escolha a opção abaixo:
>app Android
>app iOS (iPhone)

A Web Rádio Petrolândia também está disponível nos apps Android e iOs da Rádios Net.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Bolsonaro já teria decidido demitir Vélez Rodriguez, diz jornalista

Planalto teria chegado á conclusão que permanência do ministro da Educação causaria ainda mais desgaste ao presidente da República

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) já bateu o martelo: o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, está fora do governo. A informação foi antecipada pela jornalista Eliane Cantanhêde, na noite desta quarta-feira (27/3), no programa Em Pauta, da GloboNews.

Segundo ela, a decisão de demitir o ministro já está tomada. O Palácio do Planalto teria concluído que não dá mais para ter o MEC do jeito que está. “Entrando no terceiro mês, já caíram 12 pessoas, houve 6 recuos, Vélez Rodriguez não tem comando sobre a pasta, não sabe o que está acontecendo e isto está causando muito desgaste ao governo e ao próprio presidente”, disse a jornalista.

CNJ registra reclamação disciplinar contra a juíza que condenou Lula

Ação ocorre após parlamentares e senadores do PT irem ao órgão para questionar conduta da magistrada ao homologar acordo da Força-Tarefa da Lava-Jato no PR

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) registrou na última sexta-feira (22/3), a pedido de parlamentares e senadores do Partido dos Trabalhadores (PT), uma reclamação disciplinar contra a juíza Gabriela Hardt, substituta do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, na 13ª Vara Federal do Paraná. Os requerentes acusam a magistrada de conluio na "Força-Tarefa da Lava-Jato".

A decisão de Hardt, segundo a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), tornou sigiloso o acordo entre o Ministério Público Federal (MPF) e a Petrobras, onde previa criação de um fundo de R$ 2,5 bilhões com recursos da estatal, para ser administrado por membros do MPF de Curitiba. O despacho têm o objetivo de declarar ilegal a conduta da magistrada e efetuar sanções disciplinares, caso seja comprovada a ilegalidade.

Ampliação do prazo da concessão da terra aos assentamentos de Pernambuco é aprovada pelo Conselho de Administração do Iterpe



Nessa terça-feira (26), os membros do Conselho de Administração do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) participaram da reunião para a apresentação da prestação de contas do exercício de 2018 do órgão. Durante a ocasião, os membros do conselho debateram sobre a alteração do prazo de concessão do direito real de uso da terra de cinco para dez anos, proposta discutida e aprovada por unanimidade.

A pauta da ampliação do prazo de concessão do uso da terra foi apresentada após a aprovação da prestação de contas do exercício de 2018 e tem como fundamento os instrumentos jurídicos de normatização das ações fundiárias em Pernambuco. Entre eles, os argumentos consideram a lei 13.900/2009, que cria o Instituto, e o art 30 da Lei Estadual de Terra - N.º 12.235/2002, que delibera sobre a concessão por meio de prévia aprovação do Conselho Superior do órgão.

Publicação educativa da CPRH será usada em escolas de Itamaracá, Itapissuma e Goiana


Livro aborda questões ambientais e todo o histórico da Área de Proteção Ambiental. Distribuição nas escolas começa em abril (Foto: CPRH/Divulgação)

A publicação educativa “Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Cruz: (re) conhecendo o valor ecológico, histórico-cultural e econômico”, lançada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) em dezembro, começa a ser distribuída em abril em escolas municipais de Itamaracá, Itapissuma e Goiana, municípios que compõem a Unidade de Conservação estadual. Professores das unidades escolares receberão exemplares e terão reuniões com gestores da APA, com foco nas atividades que serão desenvolvidas com os alunos. Distribuição e atividades em comunidades dos três municípios também serão agendadas.

O processo de distribuição do livro foi definido na última terça-feira (26), durante reunião ordinária do Conselho Gestor da APA de Santa Cruz. Editada com recursos da compensação ambiental (edital público CPRH 2016), sob a coordenação do Instituto Siades – Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável, vencedor do edital –, e da Agência, a publicação teve um processo de construção colaborativo, com oficinas que tiveram a participação da própria comunidade inserida no território da APA. Trata do histórico e das características ecológicas, culturais e econômicas da Área de Proteção Ambiental.

Câmara aprova divórcio imediato em casos de violência doméstica


A Câmara dos Deputados aprovou hoje (27) um projeto de lei que permite à vítima de violência doméstica solicitar ao juiz a decretação imediata do divórcio ou do rompimento da união estável. A matéria segue para apreciação do Senado.

O texto aprovado prevê a necessidade de a vítima ser informada sobre o direito de pedir imediatamente o divórcio e a possibilidade de o juizado decidir sobre esse divórcio sem tratar da partilha de bens, que poderá ser feita posteriormente.

A relatora do texto aprovado, deputada Erika Kokay (PT-DF), destacou que atualmente a lei já permite o divórcio ou a dissolução da união estável em qualquer hipótese, sem a necessidade de que a vítima comprove violência doméstica para que o vínculo seja rompido.

Danilo Cabral pede que ministro da Educação entregue cargo


Em audiência pública com a participação do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, realizada nesta quarta-feira (27), o deputado federal Danilo Cabral (PSB) pediu que ele entregue o cargo. “O próprio governo tem atacado diariamente sua dignidade como ministro. Avalie, em nome de sua dignidade pessoal e dos interesses do Brasil, se não está na hora de Vossa Excelência entregar o cargo”, afirmou.

Durante a audiência o ministro fez referências aos resultados positivos de Pernambuco na educação, citando as escolas técnicas e a redução da evasão escolar. E disse que o modelo de Pernambuco poderia ser levado para todo país. Danilo Cabral, em sua participação, destacou que, para estar entre os estados com melhor Ideb no Brasil, o estado tornou a educação uma política pública central na primeira gestão do ex-governador Eduardo Campos, em 2007 e isso não foi descontinuado nas gestões seguintes.

Silvio Costa Filho e Rodrigo Maia discutem pauta municipalista


A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Novo Pacto Federativo e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, participaram de uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e outros parlamentares da Frente, nesta terça-feira (26). O objetivo do encontro foi entregar ao democrata a pauta legislativa dos municípios deste ano. As reivindicações apresentadas ao presidente foram construídas com a CNM e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Os projetos discutidos visam fortalecer os municípios, além de aumentar a arrecadação.

Entre os pleitos que foram entregues pela Confederação e pelos parlamentares está projeto de lei que garante o acréscimo de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de setembro, a Lei Kandir, que trata da compensação financeira da União aos estados e municípios em razão da perda decorrente da desoneração de ICMS sobre exportações, novas regras para consórcio, e de modernização das licitações com simplificação e aprimoramento dos controles, além da opção de reestruturação e abertura ao setor privado para prestação de serviço de saneamento, entre outros.

Juíza dá 5 dias para Bolsonaro se manifestar sobre celebração do golpe


A juíza federal Irani Silva da Luz, da 6ª Vara Cível emBrasília, deu cinco dias de prazo para que a União e o presidente Jair Bolsonaro se manifestem sobre ação que tenta proibir quartéis, em caráter liminar, de festejar o aniversário de 55 anos do golpe de 1964.

O processo foi movido nesta terça (26) pelo advogado Carlos Alexandre Klomfahs e o pedido é idêntico ao feito, algumas horas depois, pela Defensoria Pública da União: obrigar as unidades militares a se absterem de celebrar o movimento golpista, que deu início à ditadura militar (1964-1985).

Diante do prazo aberto pela juíza, é improvável que uma decisão seja tomada antes do próximo domingo, 31 de março, aniversário do golpe que depôs o então presidente João Goulart e implantou o governo autoritário.

Em despacho nesta terça (26), a magistrada determinou a intimação dos requeridos para que se pronunciem em cinco dias, a partir da notificação.

Segundo ela, é "imprescindível a oitiva preliminar dos réus, em homenagem aos princípios do contraditório e da ampla defesa".

A juíza ainda não despachou no processo aberto pela Defensoria Pública da União. Nesta quarta, integrantes do órgão vão pedir a ela que decida com mais celeridade, antes do domingo, para que não haja "prejuízo ao objeto da ação".

O defensor público Alexandre Mendes argumenta que a União já está ciente da ação, tanto que apresentou uma petição na terça (26) com pedido para se manifestar.

Consultada pela reportagem, a AGU (Advocacia-Geral da União) não se pronunciou sobre o caso.

As ações na Justiça foram apresentadas após o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, afirmar na segunda (25) que o presidente, capitão reformado do Exército, determinou ao Ministério da Defesa que seja comemorado o 31 de março nos quartéis.

Por: Folhapress

Inajá recebe atendimentos odontológicos gratuitos

Município vai receber o OdontoSesc, clínica móvel que vai atender adultos e crianças até junho. Informações sobre o agendamento acontece na Secretaria de Saúde do município


Seja pela dificuldade de acesso ao tratamento dentário ou pouco conhecimento sobre saúde bucal, o hábito de ir ao dentista e cuidar da boca tende a não ser uma prioridade para grande parte dos brasileiros. No último levantamento da Pesquisa Nacional de Saúde, em 2013, o cenário mostrava que mais de 16 milhões de pessoas vivem sem dentes de forma parcial ou total. Com o objetivo de levar serviços e também orientar para cuidados de higiene bucal, o OdontoSesc vai iniciar, de forma gratuita, atendimento no município de Inajá, no Sertão de Pernambuco. A Unidade vai funcionar na Av. Cícero Torres, S/N, Centro, em frente à Unidade mista de Saúde Santa Rita.

A solenidade de inauguração vai acontecer nesta sexta-feira (29/03), às 11h, com a presença do prefeito da cidade, Adilson Timóteo Cavalcante, da vice-prefeita, Maria de Serafim, e da coordenadora de Clínica Odontológica e Projetos OdontoSesc, Polyana Santiago. O atendimento ao público terá início na segunda-feira (1º de abril) e seguirá até junho no local. Nesses três meses de operação, serão oferecidos tratamentos odontológicos, como restaurações, remoção de tártaro, pequenas cirurgias orais e aplicação de flúor, além de ações de Educação em Saúde Bucal nas escolas, creches e setores vinculados ao município. O agendamento da consulta acontece via Secretaria de Saúde de Inajá e, por semana, serão realizados 220 atendimentos, de segunda a sexta-feira.


“Em 2019, Inajá será a primeira cidade a receber o Projeto OdontoSesc, cujo objetivo é oferecer tratamento odontológico e deixar o legado de conscientização quanto aos cuidados em saúde bucal e melhora na qualidade de vida dos cidadãos do município”, explica Polyana. Por isso, durante a atuação em Inajá, o Projeto vai capacitar os agentes comunitários de saúde e realizar palestras sobre doenças bucais e atividades lúdicas e recreativas nas escolas públicas, além dos atendimentos clínicos na Unidade Móvel.

Contando com duas unidades do OdontoSesc, o Sesc realizou em 2018 mais de 10 mil atendimentos gratuitos e orientou aproximadamente 9 mil pessoas nas ações educativas nos municípios de Surubim, Ilha de Itamaracá, Floresta, Itaíba e Tabira.

Projeto - O OdontoSesc funciona em Pernambuco desde 2001 e já esteve em mais de 60 cidades. Atende a população dos grandes centros urbanos e de cidades do interior, em parceria com as Prefeituras. O objetivo do projeto é promover a saúde bucal, inclusão social, resgate da cidadania, elevação da autoestima e qualidade de vida da população. Cada unidade móvel é formada por quatro consultórios, sala de raio-X, central de esterilização e escovódromo. A equipe de profissionais do projeto é composta por quatro dentistas, cinco auxiliares de saúde bucal, um recepcionista e um apoio de manutenção.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 5 de março de 1947. Oferece para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços acessíveis ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social para jovens e idosos. Atualmente, existem 20 unidades operacionais do Sesc do Litoral ao Sertão do estado. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Por Fabiano Barros

Ibama nega que Rio São Francisco foi afetado por lama de barragem de Brumadinho


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou nota técnica desmentindo a informação de que o Rio São Francisco foi afetado pela lama de rejeitos da barragem da Mina do Córrego do Feijão, da Vale, que se rompeu em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A possível contaminação foi divulgada pela Fundação SOS Mata Atlântica, que monitora o Rio Paraopeba desde o rompimento, em 25 de janeiro. No documento, o Ibama afirma que os rejeitos não ultrapassaram a Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo, entre Curvelo e Pompeu, e que não houve tempo hábil para o material chegar no Velho Chico.

Os dados divergem das informações divulgadas pela SOS Mata Atlântica. Em 22 de março, Dia Mundial da Água, a fundação afirmou que foi detectada a contaminação por metais pesados do Rio São Francisco, via Lago de Três Marias, em Felixlândia, na Região Central de Minas. Foi constatada, nas medições da entidade, turbidez no centro do reservatório acima do aceitável (248 NTU), elevada concentração de metais pesados (manganês, ferro, cobre e cromo), “também muito acima do limite legal”, e diminuição da vida aquática, informou a coordenadora do Projeto Água da entidade, Malu Ribeiro.

Tacaratu: Secretaria de Educação emite Nota de Pesar pelo falecimento da funcionária Tatiana Nunes; sepultamento será nesta quinta no Cemitério de Petrolândia


Nota de Falecimento

É com pesar que a  Secretaria Municipal de Educação de Tacaratu comunica o falecimento da funcionária Tatiana Nunes da Cruz Melo, ocorrido na manhã desta quarta-feira (27), na cidade do Recife. O corpo está previsto para chegar às 20 horas de hoje na sede da Secretaria de Educação, onde será velado.

Na manhã desta quinta (28) o corpo seguirá para a residência de sua mãe, em Petrolândia, onde será sepultado no Cemitério local.

Secretaria Municipal de Educação de Tacaratu

Petrolândia: Ações do Março Mulher continuam sendo realizadas no Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima


Nessa terça-feira, 26 de março, o Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima (HMFSL) deu sequência às ações do Março Mulher, quando foram realizados inúmeros exames e consultas em uma programação vasta incluindo ainda palestra, vacinação e atendimento odontológico.

Corrida em comemoração ao encerramento do Mês da Mulher/2019 acontece nesta sexta (29)

Petrolândia: Clínica Mais Saúde informa atendimento de 28 a 30 de março; Confira e marque sua consulta

Dra. Gracenilda Moura - Psicóloga, atende nesta quinta-feira na Mais Saúde
Dr. Waldir Tenório - Cardiologista, atende nesta quinta na Mais Saúde

A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para essa quinta-feira, sexta e sábado, 28, 29 e 30; confira abaixo!

Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9659-3298.

Quinta-feira (28)
Dr. Waldir Tenório - Cardiologista
Dra Rayssa Autelia - Cirurgião Dentista
Dr. Stephano Kelps - Clínico Geral
Dra. Gracenilda Moura - Psicóloga
Dra Priscylla Quirino (Fonoaudióloga)

Sexta - feira (29)
Dra Silvia Karla - Terapeuta Ocupacional
Dra Talita Novaes (Clínica Geral)
Dra. Núbia Lopes - Ginecologista e Ultrassonografia

Sábado (30)
Dr Alexandre Torres (Endocrinologista e Ultrassonografia)
Dra. Kelciany Carvalho - Cirurgiã Dentista e Prótese


Confira lista de especialistas médicos que atendem na Mais Saúde.

Dr. Victor Laert - Cirurgião Dentista / Implantes Dentários / Endodontia e Ortodontia

Dra. Ilka Novaes - Cirurgiã Dentista

Dr. Kleber Cantarelli - Cirurgião Dentista e Ortodontia

Dra. Kelciany Carvalho - Cirurgiã Dentista e Prótese

Dr. Waldir Tenório - Cardiologista

Dr. Stephano Kelps - Clínico Geral

Dr. Paulo Elísio - Dermatologista

Dra. Yara Marques - Fisioterapia e Estética

Dr. Leirson Magalhães - Gastroenterologista

Dra. Núbia Lopes - Ginecologista e Ultrassonografia

Dra. Bruna Bastos - Ginecologista Obstetra

Dra. Joélia Magalhães - Nutricionista

Dra. Gracenilda Moura - Psicóloga

Dra. Lidiane Menezes - Psicopedagoga

Dr. Atayde Júnior - Psiquiatra

Dra. Mariana Bezerra - Odontopediatra

Dr. Robson Oliveira - Otorrinolaringologista

Dr. Felipe Guimarães - Reumatologista

Dr. Weslley Bezerra - Urologista

Dra Talita Novaes (Clínica Geral)

Dr Alexandre Torres (Endocrinologista, Clínico Geral e Ultrassom)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Clínica Mais Saúde

São Paulo vence concorrência de rivais e acerta retorno de Alexandre Pato

Alexandre Pato está de volta ao São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Alexandre Pato está de volta ao São Paulo. O Tricolor venceu a disputa com Palmeiras e Santos pelo atacante e conseguiu viabilizar, nesta quarta-feira, o retorno do jogador para uma segunda passagem pelo Morumbi.

O contrato será válido até dezembro de 2022. No primeiro ano, Pato receberá um valor mais baixo de salário. Depois, para as temporadas seguintes, o salário será reajustado. O clube fará ao jogador o ressarcimento dos 2,5 milhões de euros que ele desembolsou para rescindir seu vínculo na China – esse valor será diluído ao longo do contrato.

Em 2014, Pato chegou ao Tricolor depois de uma troca feita por Jadson com o Corinthians. Embora não tenha sido campeão, o atacante fez sucesso no Morumbi, com 38 gols marcados.

Alexandre Pato está de volta ao São Paulo. O Tricolor venceu a disputa com Palmeiras e Santos pelo atacante e conseguiu viabilizar, nesta quarta-feira, o retorno do jogador para uma segunda passagem pelo Morumbi.

O contrato será válido até dezembro de 2022. No primeiro ano, Pato receberá um valor mais baixo de salário. Depois, para as temporadas seguintes, o salário será reajustado. O clube fará ao jogador o ressarcimento dos 2,5 milhões de euros que ele desembolsou para rescindir seu vínculo na China – esse valor será diluído ao longo do contrato.

Em 2014, Pato chegou ao Tricolor depois de uma troca feita por Jadson com o Corinthians. Embora não tenha sido campeão, o atacante fez sucesso no Morumbi, com 38 gols marcados.


Por Marcelo Hazan e Leandro Canônico — São Paulo


Petrolândia: QUINZENA MALUCA no Magazine Paulinelly vai até o dia 06 de abril; aproveite!


Já começou a QUINZENA MALUCA no Magazine Paulinelly. Produtos selecionados com 50% de desconto à vista, ou em 5x nos cartões de crédito sem juros. Guarda roupa, cômodas, beliche, Estofados, rack, mesa centro, aparador, estante, home e muito mais! Mais corra logo, só serão 15 dias! Magazine paulinelly - as lojas das melhores e grandes promoções.

Informação: Magazine Paulinelly

Prefeito de Cabrobó entrega mais de 5 mil fardas a crianças do município


Hoje (27/03) o Governo do Município de Cabrobó distribui aos estudantes da rede municipal de ensino cerca de 5.100 (cinco mil e cem) fardamentos escolares.

Mais uma iniciativa do gestor municipal, Marcílio Cavalcanti, que através de recursos próprios, adquiriu os uniformes buscando a garantia de uma educação de qualidade, padronizando o corpo estudantil da rede. O mesmo está fazendo questão de acompanhar todas as entregas nas escolas.

A Secretária de Educação, Lorenna Sampaio, enfatiza a importância da aquisição destes fardamentos e agradece pelo carinho e atenção do prefeito sempre dada a Educação. “nós que fazemos a secretaria de educação de Cabrobó, só temos a agradecer o empenho e dedicação do prefeito, pois ele não mede esforços para garantir uma educação de qualidade para nosso município“.

“Hoje estamos aqui para entregar essas fardas e dar meios para que nossas crianças possam se tornar grandes profissionais, nosso compromisso com esses pequenos é tremendo, temos como obrigação proporcionar o melhor ensino possível para todas eles, e quero também dizer que ainda buscamos mais melhorias para as escolas”, disse o prefeito.

Marcílio disse que ao destravar fundos e obras do FNDE e do MEC, Cabrobó hoje está se tornando referência em educação pública de qualidade, “nós fomos a Brasília e destravamos tudo que estava travado lá, Cabrobó é uma das quatro cidades de Pernambuco que conseguiu fazer isso, e isso é motivo de nos orgulhar, pois nossa educação é boa, é de qualidade, e será muito melhor daqui pra frente, temos grandes obras para os próximos meses, e já temos obras que serão inauguradas ainda no mês de abril, é uma satisfação receber o carinho dessas crianças e saber que estamos ofertando o que há de melhor para elas, seja em material escolar, seja em merenda e também na qualificação profissional, pois estamos ofertando os melhores professores para essas crianças”, finalizou o prefeito de Cabrobó, Marcílio Cavalcanti.

Pela manhã foram entregues as escolas, Brígida de Alencar, Evandro Ferreira dos Santos, Joaquim André Cavalcanti, Nivaldo de Oliveira Barros e a Creche Ansberto Júlio Vidal Ferraz.

No período da tarde, seguem as entregas nas demais escolas do setor urbano e semana que vem as fardas serão entregues na zona rural.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cabrobó

Índios bloqueiam rodovias federais no Agreste e Sertão de PE em protesto contra municipalização da saúde

Grupos indígenas protestam em rodovias do Agreste e Sertão de Pernambuco nesta quarta-feira (27) — Foto: WhatsApp TV Globo/Reprodução

Grupos de índios bloquearam os dois sentidos de rodovias do Agreste e Sertão de Pernambuco na manhã desta quarta-feira (27) em protesto, entre outros, contra a proposta de municipalização dos serviços de saúde a indígenas por parte do Governo Federal.

A mobilização aconteceu às 8h30 nas Brs 423, em Águas Belas; 110, em Ibimirim (acabou às 10h40); e 232, em Pesqueira e São José do Belmonte. Os manifestantes atearam fogo em pneus para bloquear o trânsito nas rodovias e carregam cartazes com frases como "Prioridade à saúde indígena" e "Nenhum direito a menos".

Nenhuma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi até o local, portanto ainda não há informações da quantidade de pessoas que participa dos atos.

Nota do Ministério da Saúde

"O Ministério da Saúde esclarece que a realização de ações na Atenção à Saúde Indígena desenvolvidas pela Secretaria Especial de Saúde indígena (SESAI) é uma das atribuições da pasta e que as eventuais mudanças no desenvolvimento dessas ações de vigilância e assistência à saúde aos povos indígenas ainda estão sendo objeto de análise e discussão.

É importante deixar claro que não existe, no momento, medida provisória do governo federal que modifica a política indigenista do país e municipaliza os serviços de saúde de indígenas.

Cabe ressaltar que não haverá descontinuidade das ações. Para isso, o Ministério tem se pautado pela garantia da continuidade das ações básicas de saúde, a melhoria dos processos de trabalho para aprimorar o atendimento diferenciado à população indígena, sempre considerando as complexidades culturais e epidemiológicas, a organização territorial e social, bem como as práticas tradicionais e medicinais alternativas a medicina ocidental."

Por G1 Caruaru

Vídeo mostra momento em que radialista é assassinado em Santa Cruz no Capibaribe, no Agreste de PE


A Polícia Civil divulgou nesta quarta-feira (27) as imagens do momento em que o radialista Claudemir Nunes é assassinado, na quinta-feira da semana passada, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco.

O radialista foi assassinado por trás de uma igreja do município, após sair de uma das rádios que trabalhava no bairro São Cristóvão. Ele foi atingido por seis disparos. Ainda não há informações sobre o que motivou o crime. O retrato falado do suspeito também foi divulgado. Quem tiver qualquer informação sobre ele pode denunciar através do número da delegacia (81) 9.9488.7041 ou pelo Disque Denúncia: (81) 3719.4545. O anonimato é garantido.

No vídeo, é possível ver que o assassino pede para o radialista retirar o capacete. A vítima tira e entrega para o executor, que deixa o capacete no chão antes de atirar contra a vítima e fugir. O capacete, que poderia ser utilizado para ajudar nas investigações, não foi encontrado no local. O delegado ressaltou na coletiva que não iria mais tolerar a violação do local de crime, pois isto acarreta na destruição de provas importantes.

Veja no vídeo:


Por NE10 Interior

Campeã de surfe morre atingida por raio em praia no Ceará

Vítima foi atingida por raio enquanto surfava em Fortaleza. — Foto: Reprodução/Instagram Luzimara Souza
Surfistas são atingidos por raio em praia de Fortaleza

A surfista cearense Luzimara Souza, 23 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (27), após ser atingida por um raio enquanto surfava na praia da Leste-Oeste, em Fortaleza. Um outro surfista que estava no mar também foi atingido e, após ser resgatado por banhistas, foi levado ao hospital em estado grave. (veja o resgate no vídeo acima)

De acordo com o vendedor Gerardo Júnior, que ajudou no salvamento dos surfistas, Luzimara recebeu a descarga elétrica enquanto estava dentro da água. Luzimara Souza foi encaminhada para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), no Bairro Centro, mas não resistiu e morreu após dar entrada na unidade.

“Infelizmente aconteceu essa fatalidade. Eu cheguei aqui no momento em que a nossa atleta profissional recebeu a descarga elétrica em cima dela”, disse Gerardo Júnior.

A surfista cearense Luzimara Souza, 23 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (27), após ser atingida por um raio enquanto surfava na praia da Leste-Oeste, em Fortaleza. Um outro surfista que estava no mar também foi atingido e, após ser resgatado por banhistas, foi levado ao hospital em estado grave. (veja o resgate no vídeo acima)

De acordo com o vendedor Gerardo Júnior, que ajudou no salvamento dos surfistas, Luzimara recebeu a descarga elétrica enquanto estava dentro da água. Luzimara Souza foi encaminhada para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), no Bairro Centro, mas não resistiu e morreu após dar entrada na unidade.

“Infelizmente aconteceu essa fatalidade. Eu cheguei aqui no momento em que a nossa atleta profissional recebeu a descarga elétrica em cima dela”, disse Gerardo Júnior.

Por G1 CE

Índios interditam BR-428 em protesto contra a política de municipalização da saúde indígena do Governo Federal




Nesse momento índios de várias tribos e de diferentes regiões em todo o país, realizam atos em protesto contra a política de municipalização da saúde indígena do Governo Federal. Centenas de índios da tribo Truká de Cabrobó e de Orocó, municípios do sertão do São Francisco pernambucano interditaram a BR-428 na altura do Km 12, já na entrada da área urbana da cidade de Cabrobó, sentido Petrolina a Recife.

A pista já se encontra com vários veículos e caminhões estacionados, todos foram pegos de surpresa e alguns até apoiam o movimento dos índios. A manifestação em Cabrobó está sendo liderada pelo Cacique Neguinho Truká e pela vereadora Pretinha Truká. O prefeito do município de Cabrobó, Marcílio Cavalcanti (MDB), esteve no local em apoio aos índios Trukás. A reivindicação da comunidade indígena Truká em Cabrobó, conta com apoio de vários profissionais da área de saúde.

Além do manifesto na BR-428, na cidade de Cabrobó, há informações de outros protestos, de diversas etnias, sendo realizados em São José do Belmonte, Ibimirim, Salgueiro e Pesqueira com as mesmas reivindicações.

Via Blog do Didi Galvão

Tacaratu: Polícia prende estelionatários suspeitos de falsificar documentos para fraudar INSS


De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), nessa terça-feira (26), em cumprimento a ordem de serviço, A GTI 4031, em rondas na cidade de Tacaratu, foi acionada pela delegacia local onde a investigadora Jucélia relatou que havia uma ocorrência no INSS com falsificação de documentos. De imediato o policiamento se dirigiu ao local e encontrou a pessoa de Otacílio, servidor do INSS, que relatou que um senhor estaria com a documentação falsa com o nome de Antônio Lopes constatado mediante pesquisa do instituto de identificação do Estado do Piauí. A guarnição foi ao encontro do imputado e indagou sobre tal ilícito, e de imediato foi dado voz de prisão. Ele se encontrava com uma outra pessoa, que foi inquirido como testemunha. Diante dos fatos, os envolvidos foram conduzidos a DP local onde, por meio de Despacho do Bel. Titular da cidade, foram encaminhados a Delegacia da Polícia Federal na cidade de Salgueiro onde foi lavrado o Flagrante Delito. Ocorrência registrada em Boletim de Ocorrência.

Efetivo Empenhado:
GTI 4031(Tacaratu-PE)
Seção de Comunicação 

PROVIDA, em parceria com a EMBRAPA Semiárido, dão início a implantação do Sisteminha Embrapa nas comunidades de Inajá - PE e Petrolina - PE

 

No dia 23 do mês de março, iniciou-se a implantação do Sisteminha Embrapa na cidade de Inajá - PE, beneficiando as comunidade de Caraibeirinhas, Boa Esperança e o Assentamento Maria Otília, também está sendo implantada na Embrapa Semiárido e na Semiárido Show. As palestras iniciais tem como oradores Karla Dias Lopes Caetano e Flávio Caetano Gonçalves, casal da cidade de Flores - GO, que criou o próprio sisteminha de forma adaptada e são os melhores para compartilhar a experiência de vida e ajudar as pessoas a saber cuidar e tratar seu meio de produção e alimentação que o Sisteminha dispõe.

O idealizador do Sisteminha, Luiz Carlos Guilherme, nomeia esse projeto como “Desagravo a fome” por ser algo de tamanha inteligência, facilidade de realização e eficácia nos resultados. O Sisteminha Embrapa nada mais é que uma forma mais prática, econômica, segura e nutritiva de se conseguir e próprio alimento e ainda poder lucrar em cima da sua própria produção.

O Sisteminha Embrapa é uma Tecnologia de produção integrada de alimentos que consiste num rodízio de produção integrada de frutas, hortaliças, aves, pequenos animais e peixes, com a recirculação de nutrientes a partir da criação de peixes. São construídos galinheiros, apriscos, tanque de peixes, compostagem para tratar o dejeto dos animais e hortas em torno do tanque.

O trabalho com as hortas é diferenciado por ser orgânico usando a compostagem dos resíduos dos peixes, galinhas e aprisco mais a compostagem laminar (cobertura de solo) no lugar de adubos industrializados, gerando assim um benefício de proteção do solo contra raios solares, economia de água e impactos da chuva, dando também, boas condições de vida para as bactérias edáficas, bactérias estas que disponibilizam minerais para as plantas.

Mais informações Cláudia Leal  87 9974-6737










Informações e fotos: Cláudia - Provida