quarta-feira, março 27, 2019

Publicação educativa da CPRH será usada em escolas de Itamaracá, Itapissuma e Goiana


Livro aborda questões ambientais e todo o histórico da Área de Proteção Ambiental. Distribuição nas escolas começa em abril (Foto: CPRH/Divulgação)

A publicação educativa “Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Cruz: (re) conhecendo o valor ecológico, histórico-cultural e econômico”, lançada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) em dezembro, começa a ser distribuída em abril em escolas municipais de Itamaracá, Itapissuma e Goiana, municípios que compõem a Unidade de Conservação estadual. Professores das unidades escolares receberão exemplares e terão reuniões com gestores da APA, com foco nas atividades que serão desenvolvidas com os alunos. Distribuição e atividades em comunidades dos três municípios também serão agendadas.

O processo de distribuição do livro foi definido na última terça-feira (26), durante reunião ordinária do Conselho Gestor da APA de Santa Cruz. Editada com recursos da compensação ambiental (edital público CPRH 2016), sob a coordenação do Instituto Siades – Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável, vencedor do edital –, e da Agência, a publicação teve um processo de construção colaborativo, com oficinas que tiveram a participação da própria comunidade inserida no território da APA. Trata do histórico e das características ecológicas, culturais e econômicas da Área de Proteção Ambiental.

Com 48 páginas, o livro é mais uma peça que reforça as ações de Educação Ambiental do Governo de Pernambuco, assim como as demais publicações e os vídeos que contam a histórias de seis UCs estaduais – o da APA de Santa Cruz tem o título “Navegando no Canal de Santa Cruz” – , também frutos do edital de 2016. Entidades parceiras, como o Cepene, do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Biodiversidade –, entidade responsável pelas ações de preservação do peixe-boi marinho, a reserva extrativista federal Acaú-Goiana, além das prefeituras, ajudarão na distribuição e também realizarão atividades de EA com a publicação.

AGENTES E ARRANJOS PRODUTIVOS - A reunião do Conselho Gestor foi ampliada, com a participação de representantes das prefeituras (secretarias de Meio Ambiente e Educação) e de mais de 15 entidades públicas e da sociedade civil, como a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o Condepe-Fidem, Fundarpe, Associação de Comerciantes do Forte Orange e colônias de pescadores de Itapissuma e Goiana. O encontro marcou a etapa final do curso de formação dos Agentes Populares em Educação Ambiental da APA, com os concluintes recebendo os certificados e debatendo as ações realizadas, todas focadas na sensibilização ambiental.

Outro ponto da pauta foi o processo de desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APL), com abordagens dos grupos de trabalhos (GTs) que tratam da pesca artesanal e do turismo na região da APA. Foi definida, nos dois casos, uma agenda trimestral de reuniões e novas ações para que os planos de negócios planejados sejam implementados. A criação de uma cooperativa de beneficiamento de pescados e outra para o turismo, com implementação de um receptivo turístico local, na Ilha de Itamaracá, são alguns dos objetivos traçados.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário