04 agosto 2023

Vereadores de Petrolândia solicitam ao prefeito Fabiano Marques reajuste de gratificação dos secretários escolares

 

Atual quadro de vereadores de Petrolândia (legislatura 2021/2024) - Imagem/Câmara de vereadores

Por unanimidade, em sessão ordinária realizada na segunda-feira, 31 de julho de 2023, os vereadores de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, apresentaram Indicação solicitando ao prefeito Fabiano Marques reajuste de gratificação dos secretários escolares do município.

Justificativa

O pleito fudamenta-se pelas constantes reinvidicações do quadro de servidores, que não tem sido reajustado em suas gratificações, nos últimos quatorze anos.

Importante ressaltar, que durante esse período ouve um almente das responssabilidades e demandas. associadas à função de secretário (a) escolar, uma vez que, com a evolução das tecnologias, o crescimento da burocracia e a nescessidade com diversos aspectos administrativos, tornou-se inprescidível investir em treinamentos contínuos e atualização constante para realizar as tarefas de maneira eficiênte. Entende que o papel de secretário escolar é fundamental para o bom funcionamento da instituição de ensino, posto que, estes desempenham uma série de funções importantes, como gerenciamento de documentos, matriculas de alunos, organização de horários, controle de frequência, entre outras responssabilidades essenciais para a operação eficiente da escola.

No entanto, apesar da crescente complexidades dessas tarefas, as gratificações permanencem inalteradas já há um significado período de tempo, razãopela qual faz-se necessária uma revisão justa para esta classe de servidores, e que seja verificada a possibilidade de torna-la reajustável anualmente, par assim, acompanhar o atual cenário econômico e desta forma valorizar o trabalho por eles desempenhados.

Sala das Sessões, em 31 de julho de 2023.

Câmara Municipal de Petrolândia - Foto: Assis Ramalho

Corpo Deliberativo    

1 - Adelina Maria Martins Pereira Viana Souto

2 - Ednaldo Cruz Oliveira

3 - Erinaldo Alencar Fernandes

4 - Esdras Cordeiro de Almeida

5 - Evaldo José de Sá

6 - Fabricio André Cavalcante Rodolfo

7 - Gilberlânio Felizardo de Souza

8 - Joilton Pereira da Silva

9 - Jefferson Técio de Souza Silva

10 - Said Oliveira de Sousa

11 - Sílvio Rogério da Silva

Blog de Assis Ramalho

Chuva de Dinheiro no Maranhão: Vereador joga 300 mil reais pela janela da Câmara e afirma que recebeu do prefeito para renunciar, veja vídeo

 

Vereador Sababá Filho apresenta dinheiro dentro de uma mochila e diz que recebeu do prefeito Facinho pra renunciar ao cargo — Foto: g1

Vereador joga dinheiro pela janela da Câmara e diz que recebeu do prefeito para renunciar

Na manhã desta sexta-feira (4), um vereador do município de Cândido Mendes, no Maranhão, provocou um alvoroço na cidade ao jogar dinheiro pela janela da Câmara.

Em um vídeo (veja abaixo), o vereador Sababá Filho (PCdoB) aparece fazendo um longo discurso na Câmara de Vereadores, que se preparava para a sua renúncia. No entanto, ele rasga a carta de renúncia e afirma que recebeu R$ 300 mil do prefeito Facinho (PL) para desistir do mandato.

 

Nas imagens, o vereador apresenta uma mochila cheia de dinheiro, diz que teme pela própria vida, mas que não iria renunciar. Em seguida, ele pega as notas na mochila e joga pela janela da Câmara dos Vereadores.

O valor seria de R$ 250 mil e, na rua, a atitude do vereador chamou a atenção da população, que se amontoou e disputou as várias notas que foram jogadas.

Conflito entre prefeito e oposição

Cândido Mendes vive uma crise política por causa de diversos conflitos envolvendo o prefeito Facinho , seu grupo político na Câmara e vereadores de oposição.

Em sessão extraordinária da Câmara , no dia 26 de junho, quatro vereadores da base do prefeito foram cassados por suposta quebra de decoro parlamentar, após uma sessão secreta aberta pelo presidente da Câmara, Josenilton Santos, que faz parte do grupo da oposição.

Segundo os vereadores, a suposta manobra foi feita para que a oposição tivesse maioria na Câmara para cassar o prefeito. No entanto, os vereadores cassados conseguiram um Mandado de Segurança na Justiça que anulou a cassação e os reconduziu aos cargos.

Após o caso, a crise na Câmara de Vereadores se acentuou e, nesta sexta-feira (4), um dos vereadores de oposição, Sababá Filho, afirmou que recebeu dinheiro do prefeito para renunciar.

O que diz o prefeito

Em nota, o prefeito Facinho (PL) afirmou que não manteve contato com o vereador Sababá e que irá processá-lo por calúnia e difamação.

"O Prefeito JOSE BONIFACIO ROCHA DE JESUS vem a público, acerca dos fatos envolvendo o vereador SABABA FILHO, esclarecer: primeiro, não manteve nenhum tipo de contato ou teve qualquer tratativa com esse vereador, seu notório inimigo político e conhecido por armações e criar espetáculos, para se promover; segundo, o que o prefeito soube foi que o referido vereador preparou carta de renúncia, tendo comparecido pessoalmente a um Cartório, em São Luís-MA, reconheceu sua assinatura no referido documento e o protocolou na Câmara Municipal, na tarde de ontem (03/08/2023); e por fim, o que se sabe é o que referido vereador estava desesperado, por ter tentado me cassar e não ter conseguido, por não ter fundamentos legais, tampouco quórum necessário para cassação, não tendo para este prefeito nenhuma utilidade em sua renúncia ou não, sendo insignificante a sua saída da Câmara. Tudo não passou de uma simulação para criar tumulto e aparecer", diz a defesa do prefeito.

Por g1 MA — São Luís
Vídeo UOL


Petrolândia: Prefeito Fabiano Marques pode lançar candidatura de seu filho, Dr. Bruno Marques, para deputado estadual nas eleições de 2026.


Com a saída de Rodrigo Novaes para ocupar uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas de Pernambuco, o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, tem sido incentivado a lançar seu filho para deputado estadual nas eleições de 2026.

O filho de Fabiano Marques é o jovem médico Bruno Marques, que pode ser um dos herdeiros do espólio político de Rodrigo Novaes na região do Sertão.

Somente em Petrolândia, Rodrigo obteve quase oito mil votos na eleição passada, o que representou 44% dos votos válidos, deixando um espaço excelente para ser preenchido pelo grupo do prefeito Fabiano, uma vez que o gestor apoiou Rodrigo Novaes para estadual em 2022.

Nos bastidores é dado como certa a futura candidatura de Bruno Marques para deputado estadual, tendo como base a forte aprovação que o pai, Fabiano, tem em Petrolândia, a maior cidade do Sertão de Itaparica.

Considerando que é quase certa a reeleição de Fabiano, Bruno já sairia de Petrolândia com uma grande votação e poderia conquistar o apoio de outras bases de Rodrigo no Sertão, a exemplo das cidades de Floresta, Jatobá, Tacaratu e Belém do São Francisco.

Por: Fala PE

Petrolândia/PE: Morre Severino Rodrigues filho, o popular Sibiu da caçamba

 

Petrolândia perde um de seus filhos ilústres, o popular Sibiu

Faleceu na manhã desta sexta-feira (04/08/2023), vítima de infarto, Severino Rodrigues filho, popularmente conhecido como Sibiu da caçamba.

De acordo com informações da família, Sibiu faleceu em sua residência após sofrer um mal súbito, enquanto preparava-se para sair para o trabalho.

O corpo está sendo velado na residência da família na rua Vicente José da Silva Quadra 07 de Petrolândia, próximo a casa de Antônio Pariconha.

O sepultamento vai ser amanhã às 08:00 da manhã deste sábado (05).

Seus filhos: Alex, Marcio, Charles e Lena agradece a todos que comparecer a esse ato de fé e solidariedade cristã.

Nossas condolências à família enlutada.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e foto da família

Fabrizio Ferraz fecha parceria com Delegado Rossine

Foto: Divulgação

O deputado estadual Fabrizio Ferraz (Solidariedade) fechou parceria política com o Delegado Rossine, importante liderança política do Agreste pernambucano. Em reunião realizada nesta quinta-feira, o parlamentar e Rossine discutiram ações e melhorias para a população de Pesqueira, além de conversarem sobre o cenário político estadual.

“Rossine é um nome promissor da política pernambucana, que vem consolidando o seu trabalho em nosso estado. Através dessa aliança trabalharemos juntos em busca de investimentos e melhorias para a população de Pesqueira”, afirmou Fabrizio Ferraz.

Petrobras deve gerar 35 mil empregos na indústria naval brasileira


A Petrobras prepara um plano ambicioso de renovação de sua frota de barcos de apoio a plataformas de petróleo. Com essa medida, a estatal poderá gerar cerca de 35 mil empregos diretos e indiretos nos estaleiros nacionais.

O objetivo da renovação principal é substituir unidades que estão chegando ao fim de sua vida útil nos próximos anos. O diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da estatal, Carlos Travassos, revelou que até 36 embarcações serão afretadas, impulsionando os negócios no setor de indústria naval do Brasil.

Por Metrópoles


Serra Talhada/PE: Policial é preso suspeito de roubar drogas de delegacia e entregar a traficantes em troca de sexo


Operação Pérfido cumpriu oito mandados de busca e apreensão e um de prisão — Foto: Polícia Civil/Divulgação


Um policial civil foi preso na segunda-feira (2), por suspeita de roubar e desviar drogas mantidas na delegacia de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, e entregar a traficantes em troca de sexo. O caso foi investigado pela Operação Pérfido, deflagrada pela Polícia Civil. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, além do mandado de prisão contra o servidor.

Segundo a Polícia Civil, os desvios foram confirmados pela diretoria de inteligência, com a ajuda de imagens de câmeras da delegacia. Além de entregar as drogas desviadas, o comissário também é suspeito de atrapalhar investigações, fornecendo informações estratégicas a criminosos.

Não podemos afirmar quem são os envolvidos, para não atrapalhar as investigações. O que a gente pode dizer, por ora, é que há a possibilidade de vínculo entre esse comissário e alguns traficantes da região. Há informação, também, de que ele poderia estar trocando drogas por relações sexuais com alguns dos indivíduos”, declarou o delegado adjunto do Grupo de Operações Especiais Jorge Pinto.

Embora não tenha sido divulgado quanto tempo de carreira o servidor tinha, o delegado confirmou que o suspeito ocupava o cargo de comissário, que é o nível mais alto que um agente da Polícia Civil pode alcançar. As investigações, segundo o delegado, começaram em junho, após uma denúncia anônima.

“A gente iniciou as investigações em junho a partir de denúncia anônima. Um comissário, durante a realização de plantões, estaria se aproveitando da baixa circulação no interior da delegacia para desviar não só drogas, mas também [divulgar] procedimentos sigilosos em benefício de terceiros”, afirmou o delegado Jorge Pinto.

O suspeito foi levado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel) e aguarda decisão da Justiça sobre a manutenção da prisão.

O delegado Jorge Pinto também lamentou que um membro da corporação estivesse envolvido com um crime.

"Esperamos sempre que sirva de exemplo. Nunca é fácil esse tipo de trabalho por parte do Grupo de Operações Especiais, porque envolve uma pessoa que a população espera acreditar, mas é necessária a nossa função", disse.

Por g1 PE