25 junho 2025

Cultura Popular de Petrolândia: ‘Junina Brilho Matuto’ é campeã no 1º Concurso de Quadrilha da Terra do Coco, em Rodelas (BA)

Grupo não se deixou abater pela falta de apoio, lutou para juntar recursos e brilhou em emocionante apresentação (Fotos: JMB/Divulgação)

As quadrilhas juninas são consideradas patrimônio imaterial do Brasil desde 24/06/2024, data de publicação da Lei Nº 14.901/2024, em reconhecimento à importância da manifestação cultural para a identidade, cultura e memória do Brasil. A tradição, passada de geração em geração, reúne elementos que preservam costumes, histórias e valores, sendo símbolo da identidade cultural brasileira. Em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, a Junina Brilho Matuto (JBM), em atuação há mais de 12 anos na cidade, cresceu em destaque no cenário da cultura local e avança para conquistas em novos territórios. A mais recente delas é o título de campeã no 1º Concurso de Quadrilha Junina da Terra do Coco, realizado em Rodelas, na Bahia.

A Junina Brilho Matuto foi a última concorrente a se apresentar no concurso promovido pela Prefeitura de Rodelas, através da Secretaria de Esporte e Cultura. Com grandes talentos e alegria, o grupo petrolandense encantou o público e os jurados. Além do primeiro lugar, conquistou ainda o troféu de Melhor Marcatriz (mulher marcadora de quadrilha), com a marcação conduzida por Nayara Basílio.

Em 2025, a Junina Brilho Matuto apresentou uma história emocionante e profunda, criada e projetada pelos produtores culturais Edinilson Barbosa e Pedro Araújo, com o tema “Do passado ao presente: Petrolândia entre o Sol, a Chuva e a enchente”, que retrata as transformações da cidade, marcadas pela construção da barragem de Itaparica. Essa narrativa, que também ecoa em outras cidades atingidas na região, como Rodelas, emocionou a todos, conectando o público com a identidade e a memória de Petrolândia.

Petrolândia: Em entrevista a Assis Ramalho, Diretor e Secretário de Esportes do município falam da implantação de grama no Campo Visgolândia, na Orla Fluvial


A Prefeitura de Petrolândia iniciou a implantação do gramado no campo Visgolândia, localizado na orla fluvial da cidade. A grama implantada está sendo retirada do Estadio Municial Manoel Anísio da Mota (O Galegão), que vai ganhar um novo tapete.

Na manhã desta quarta-feira (25/06/2025), em entrevista a reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia, o Diretor de Esportes, Naldo, e o Secretário de Esportes, Joilton Pereira, falaram sobre o projeto. Entre outros assuntos, os mandatários também adiantaram que o Campeonato Municipal deste ano será realizado no Campo da Vila dos Percadores (O Ferreirão).  VEJA NO VÍDEO.

Petrolândia inaugura neste domingo (29) a maior obra da sua história: o Cinturão Verde

 



Neste domingo, 29 de junho, a Prefeitura de Petrolândia realiza a entrega oficial do Cinturão Verde, considerada a maior obra de infraestrutura já executada no município. O evento será realizado a partir das 9h, no Umbuzeirão, e contará com a presença de autoridades políticas, representantes da sociedade civil e lideranças da região.

 Cinturão Verde representa um divisor de águas para o desenvolvimento local. Com investimento robusto e visão estratégica, a obra interliga áreas produtivas, facilita o escoamento da produção agrícola e fortalece a economia do campo — pilares que impulsionam a geração de emprego e renda no município.

Durante a solenidade, será também realizada a inauguração oficial da Rodovia Deputado Vital Cavalcanti Novaes, em homenagem ao parlamentar, e a entrega do Título de Cidadão Honorário Petrolandense, concedido pela Câmara Municipal, ao prefeito do Recife, João Campos, e o Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

A iniciativa integra a programação comemorativa dos 116 anos de Petrolândia, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o crescimento estruturado, sustentável e inclusivo da cidade

Assessoria da Prefeitura Municipal de Petrolândia

Fabiano Marques aciona Justiça e cobra da Compesa medidas urgentes contra crise hídrica em Petrolândia

 

A crise no abastecimento de água em Petrolândia chegou a um ponto crítico, com falhas sistemáticas por parte da COMPESA na prestação do serviço essencial à população. Diante da situação, o prefeito Fabiano Marques intensificou a mobilização política e jurídica para exigir providências imediatas.

Segundo a Prefeitura, a COMPESA tem demonstrado negligência na gestão e manutenção do sistema de abastecimento, resultando em interrupções frequentes e prolongadas no fornecimento de água potável. A situação, além de causar prejuízos e desconforto aos moradores, representa uma violação direta aos direitos básicos da população, como saúde, higiene e qualidade de vida.

Como medidas emergenciais, o prefeito cobra da COMPESA:

Regularização do fornecimento de água, inclusive com uso de carros-pipa.

Suspensão da cobrança das contas dos consumidores afetados até que o serviço seja normalizado.

Desconto proporcional nas próximas faturas pelos dias em que não houve abastecimento.

Além disso, foram acionados o Ministério Público, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) e o Governo do Estado para intervir junto à estatal e pressionar pela elaboração e apresentação de um plano de ação detalhado que evite novas crises hídricas no município.

A Prefeitura também informou que acionou seu setor jurídico para protocolar uma Ação Civil Pública contra a COMPESA, exigindo a isenção no pagamento das contas durante o período sem fornecimento de água.

“Estamos lutando com todas as forças e por todos os meios legais para garantir o que é de direito do povo de Petrolândia: água potável em suas torneiras”, afirmou o prefeito.

. As informações são da Folha das Cidades.