terça-feira, 31 de maio de 2016

Governador Paulo Câmara busca benefícios para Pernambuco em Brasília

Com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, Câmara solicitou repasse de recursos para obras hídricas na região do Semiárido, como a Adutora do Agreste (Foto: Ed Ferreira/MI)

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, passou o dia em reuniões com representantes do governo interino, em Brasília, para pedir agilidade em projetos de interesse do estado. Câmara quer conceder à iniciativa privada duas rodovias federais que cruzam o território pernambucano – a BR-232 e a BR-101 –, além de buscar a ampliação do Aeroporto dos Guararapes e pedir a liberação de recursos para obras que estão paradas ou seguem em ritmo lento, por falta de repasse federal.

O primeiro a recebê-lo foi o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella. De acordo com a assessoria de Comunicação do governo estadual, a concessão das rodovias, que fazem parte do Programa de Investimentos em Logística (PIL), terá avanço no dia 13 de junho, quando deve ser apresentado o procedimento de manifestação de interesse (PMI), que vai definir como será o modelo de concessão, estabelecendo regras para que a empresa interessada recupere, amplie e explore comercialmente as vias.

No caso do Aeroporto dos Guararapes, para conseguir sua ampliação o governo tenta a cessão, por parte da Aeronáutica, da área onde funciona atualmente a Base Aérea do Recife. Também foi pedida, por Paulo Câmara, a reforma de dois aeródromos do interior de Pernambuco: em Serra Talhada e Araripina.


Petrolândia: SCFV realiza encontro do grupo e comemoração do dia das mães



Nesta terça-feira (31), último dia do mês das mães, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em Petrolândia, realizou encontro do grupo e comemoração ao dia das mães, com deliciosa feijoada.

Estiveram presentes os funcionários do SCFV, oficineiros Kaline (informática), Deison (flauta e orquestra), Edvan (violão), Janaína (esporte), Alba (dança) e Preta (arte), além dos orientadores Lúcia, Suely, Kátia Cione, Gilvânia, servidores da cozinha e limpeza, Neide, Lívia e Gilda, Secretária Adalgisa, Coordenação Kátia Valéria, Assistente Social Josilda Marques e Patrícia (AEPETI).

Na ocasião, foi exibido vídeo com o desenvolvimento da criança, desde a concepção e formação no útero até o nascimento. 

"Quero agradecer principalmente à minha secretaria Anna Tereza (Assistência Social, Desenvolvimento e Juventude) e ao nosso prefeito Lourival Simões, por acreditarem e apostarem muito no nosso trabalho e nessas crianças e adolescentes que tentamos dar uma nova oportunidade a eles, através desses programas sociais", afirma Kátia Valéria sobre o evento.

Ver todas as fotos>Encontro e comemoração dia das mães no SCFV

Informações/fotos: SCFV/Petrolândia


Jessier Quirino é o mais novo cidadão pernambucano


Homenagem foi proposta pelo deputado Pedro Serafim Neto (Foto: Giovanni Costa)

Nascido em Campina Grande, na Paraíba, o poeta popular Jessier Quirino recebeu, nesta terça (31), o Título de Cidadão de Pernambuco, em Reunião Solene na Assembleia Legislativa. A iniciativa da homenagem partiu do deputado Pedro Serafim Neto (PDT).

Jessier é arquiteto por formação, mas foi como contador de histórias e “causos” que conquistou plateias. É um ícone de múltiplas habilidades e já publicou vários livros, que variam da temática infantil à poesia. Também lançou CDs e escreveu cordéis.


Senado aprova entrada forçada de agentes em imóveis para combate ao Aedes


O plenário do Senado aprovou hoje (31) medida provisória (MP) que permite a entrada forçada de agentes de combate a endemias a imóveis abandonados para combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, febre chikungunya e Zika. Já aprovada pela Câmara, a matéria segue, agora, para sanção presidencial.

Pela proposta, fica autorizada a entrada de autoridades em imóveis públicos e privados considerados foco de mosquitos transmissores das doenças. Quando for necessário, o agente público poderá requerer auxílio à autoridade policial.

A medida será aplicada nos casos de imóveis em situação de abandono, na ausência de pessoa que possa permitir o acesso após duas visitas comunicadas dentro do intervalo de dez dias e nos casos de recusa, negativa ou impedimento de acesso do profissional do imóvel.


CPI das Faculdades Irregulares aprova relatório final

Relatório final, aprovado hoje, será apresentado ao público nessa quarta, às 10h, por meio de uma coletiva de imprensa (Foto: Roberto Soares)

A CPI das Faculdades Irregulares, instituída na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), aprovou por unanimidade, nesta terça (31), o relatório final das investigações do colegiado. Os detalhes do documento serão apresentados ao público nessa quarta (1º), segundo anunciou, durante a Reunião Plenária de hoje, o presidente da Comissão, deputado Rodrigo Novaes (PSD). A divulgação dos trabalhos do grupo parlamentar ocorrerá por meio de uma coletiva de imprensa na Casa Joaquim Nabuco, às 10h.

Segundo Rodrigo Novaes, a CPI foi instalada em outubro do ano passado, e ouviu 151 pessoas em 21 reuniões. “Estamos surpresos em ver como o Ensino Superior foi desvirtuado por alguns indivíduos. Eles usaram uma brecha na legislação educacional para enganar alunos e ganhar muito dinheiro”, declarou Novaes. O parlamentar ressaltou que o problema vai além do nosso Estado e sugeriu a criação de uma CPI nacional e a continuidade das investigações pelos Ministérios Públicos de Pernambuco e Federal.


Conselho Curador reitera caráter público da EBC e pede manutenção da legislação

“Quem é presidente desse país deve ser o primeiro a defender as leis que o regem. É muito triste termos de recorrer ao STF”, diz nota do Conselho sobre exoneração de Ricardo Melo (foto) da presidência da empresa (Foto: Juca Varella/Agência Brasil)

Em reunião ocorrida na tarde de hoje (31) em Brasília, o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) aprovou uma nota pública na qual defende a legislação que criou a EBC. O texto dá ênfase à independência editorial da empresa, reforçando seu caráter público – e não estatal –, na manutenção das atribuições do próprio conselho e na permanência do diretor-presidente escolhido pela presidente da República afastada, Dilma Rousseff, no dia 8 de maio, três dias antes do impeachment.

“O Conselho Curador estará em vigília permanente e não abdicará de seus deveres e prerrogativas legais na defesa do caráter público da Comunicação da EBC, complementar aos sistemas privado e estatal, nos termos da Constituição Federal”, diz um trecho da nota. O documento, além de criticar a troca na diretoria, o que já havia feito semanas atrás, também defendeu o caráter público da comunicação praticada pelos veículos da empresa.


Ministério da Integração reforça decisão de ampliar repasse de recursos para obras hídricas em PE

Integração Nacional quer garantir que o cronograma de trabalhos, sobretudo no semiárido, ganhe mais celeridade (Fotos: Ed Ferreira/MI)

O compromisso do governo federal de ampliar o repasse de recursos para obras que vão garantir abastecimento de água permanente a populações no semiárido foi reforçado pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em audiência ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, nesta terça-feira (31). Durante o encontro, os gestores discutiram o cronograma de empreendimentos em execução no estado. A disponibilidade de apoio federal para ações de socorro e assistência à população afetada por fortes chuvas em Pernambuco, nas últimas horas, também foi destacada por Helder Barbalho.

“O olhar atento de priorizar investimentos para obras essenciais à região Nordeste é uma determinação do presidente Michel Temer. A Adutora do Agreste, por exemplo, é fundamental para que as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco possam chegar até a casa de moradores da região”, pontuou o ministro, ao destacar a Medida Provisória que permitirá o descontingenciamento de recursos para ampliar o repasse aos governos estaduais.


Pesquisa: acesso a diagnóstico de câncer de mama pelo SUS ainda é tardio


Embora a qualificação dos exames laboratoriais feitos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) tenha recebido avaliação positiva por parte das usuárias do serviço, com 90% de aprovação, o prazo para acesso ao diagnóstico de câncer de mama ainda é tardio. É o que revela pesquisa inédita feita pelo Instituto Datafolha para a Fundação Laço Rosa, divulgada hoje (31), no Rio de Janeiro, durante o Fórum de Políticas para o Câncer de Mama.

A pesquisa buscou investigar os problemas registrados no estado do Rio de Janeiro para o tratamento do câncer de mama. “Ainda tem grandes barreiras”, disse a presidente voluntária da Fundação Laço Rosa, Marcelle Medeiros. O Instituto Datafolha entrevistou 240 mulheres, pacientes em tratamento de câncer de mama ou em fase diagnóstica, atendidas pelo SUS no estado do Rio de Janeiro, entre os dias 2 e 10 deste mês, e verificou que o atendimento está concentrado na região metropolitana do Rio, em especial na capital.


Chuva causa mortes e Olinda cancela passagem da Tocha Olímpica

A cidade decretou luto oficial pelas perdas e afirma que está mobilizada para fazer os reparos emergenciais nos bairros afetados pela chuva.

A Prefeitura de Olinda suspendeu a passagem da Tocha Olímpica pelo município, prevista para o próximo sábado (4), por causa das mortes e transtornos provocados pelo temporal que atingiu a cidade na madrugada de ontem (30) . A Tocha está percorrendo diversas cidades brasileiras a caminho do Rio de Janeiro, que sediará os Jogos Olímpicos de 2016 entre os dias 5 e 21 de agosto.

No caso mais grave provocado pelas chuvas, três pessoas da mesma família foram soterradas por um deslizamento de terra no bairro de Águas Compridas, na manhã desta segunda-feira, e não resistiram.


Lucas Ramos comemora inauguração de parque eólico no Agreste

Parque Ventos de São Clemente pode fornecer energia para até 550 mil residências (Foto: Bosco Lacerda)

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta terça-feira (31) para comentar a inauguração do maior parque eólico em atividade no estado, o “Ventos de São Clemente”. O empreendimento do grupo cearense Casa dos Ventos é composto por 126 aerogeradores espalhados pelos municípios de Caetés, Venturosa, Pedra e Capoeiras, no Agreste, e recebeu um investimento de R$ 1,2 bilhão para gerar 216 megawatts (MW), o suficiente para fornecer energia para 550 mil casas populares.

Lucas Ramos salientou que a inauguração do parque (acionado remotamente pelo governador Paulo Câmara direto do Palácio do Campo das Princesas) reforça o compromisso do Estado em investir em tecnologias limpas e de baixo impacto ambiental para geração de energia. “Este incremento da planta energética pernambucana reafirma que estamos alinhados às políticas ambientais do século XXI, utilizando com responsabilidade os recursos naturais”, discursou o parlamentar.


OEA aciona pela primeira vez na história Carta Democrática contra Venezuela

Maduro considerou a medida da OEA como “intervencionista” e chamou o povo venezuelano à rebelião nacional em defesa da pátria

A Organização dos Estados Americanos (OEA) acionou a chamada Carta Democrática Interamericana contra a Venezuela. Essa é a primeira vez na história que o instrumento é solicitado, o que implica na abertura de um processo que pode levar à suspensão do país daquele organismo regional.

O secretário-geral da OEA, Luis Almagro, anunciou hoje (31) o pedido de convocação de um conselho permanente dos Estados-membros, entre 10 e 20 de junho, para discutir a “alteração da ordem constitucional” naquele país e “como a mesma afeta gravemente a ordem democrática”.


MPPE disputa Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça com a campanha Humanização do Parto


A campanha institucional Humanização do parto. Nasce o respeito, produzida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), está entre os três finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2016, na categoria Campanha de Comunicação de Interesse Público. O resultado final do certame será conhecido no XII Congresso Brasileiro de Comunicação e Justiça, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de junho na cidade de Belém (PA). Também concorrem na mesma categoria as campanhas João Cidadão: seja grande como os seus direitos, desenvolvida pelo Conselho Nacional do Ministério Público, e a Campanha de combate ao trabalho infantil, de autoria do Tribunal Superior do Trabalho.

Pensada como um dos pilares que sustentam o projeto institucional Humanização do Parto, aliada à realização de encontros regionais e à disponibilização de apoio técnico aos promotores de Justiça com atuação na Defesa da Saúde, a campanha promove ações de comunicação voltadas para sensibilizar a sociedade, especialmente as mulheres gestantes e seus familiares, os profissionais da saúde, gestores públicos e os integrantes do Ministério Público sobre os direitos de todas as pessoas envolvidas em um momento afetivo único, que é o nascimento de uma criança.


Paulista, na Região Metropolitana de Recife, decreta estado de emergência por causa da chuva

Olinda, Recife e Paulista foram os municípios mais prejudicados pelo temporal (Foto: Sumaia Villela/Agência Brasil)

A chuva da madrugada desta segunda-feira (30) atingiu com maior intensidade os municípios de Olinda, Recife e Paulista, obrigando este último a decretar estado de emergência pelos próximos 180 dias. Balanço feito pela Agência Pernambucana de Águas (Apac) mostrou que até as 17hs de ontem foram registrados 138 chamados, sendo, na maior parte deles, 79 ocorrências de alagamentos, além de 24 deslizamentos e nove quedas de árvores.

O tempo continua nublado no Recife, mas sem chuva. Muitos desalojados já voltaram para suas casas, em áreas de risco. O comércio e órgãos públicos reabriram as portas. Algumas áreas continuam alagadas e os estragos são visíveis na região.

A Apac registrou, em 24 horas, mais de 70% do volume de chuva correspondente à média histórica de todo o mês de maio nos três municípios. O maior volume ficou concentrado entre a madrugada e a manhã de segunda-feira (30). No Recife, de acordo com a prefeitura, foram 80 milímetros em apenas uma hora, entre 5h e 6h da manhã de ontem.


OMS recomenda sexo seguro por oito semanas após visita a área com Zika


A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que casais que vivem em regiões onde há transmissão do Zika evitem a gravidez em momentos de alta circulação do vírus. Em atualização de documento sobre prevenção sexual da doença, a organização aconselha ainda a quem visitou áreas onde o vírus é endêmico, que fique por oito semanas sem fazer sexo ou que use preservativos pelo mesmo período, depois que voltar de viagem.

De acordo com a entidade internacional, o principal vetor da doença é o mosquito Aedes aegypti, porém, estudos identificaram a presença do vírus em fluidos corporais de pessoas infectadas. Segundo a entidade, a transmissão sexual é mais comum do que se imaginava a princípio.

O documento também sugere que homens que tiveram os sintomas do vírus, como manchas vermelhas, febre leve e conjuntivite, devem usar preservativos ou evitar relações sexuais por pelo menos seis meses. Este tempo deve ser estendido até o fim da gravidez, em caso de parceira gestante.


Senado e população já observam que Temer é inviável, diz Humberto

"Se Temer tem 24 ministros e dois já se foram em apenas 19 dias, é um governo provisório que não dura quatro meses porque está caindo de podre”, diz Humberto. 

A queda de dois ministros de Estado do primeiro escalão da “junta golpista comandada” em apenas 19 dias e o desmantelamento de importantes programas sociais em tão pouco tempo tornaram o presidente interino Michel Temer (PMDB), de acordo com o líder do Governo Dilma no Senado, Humberto Costa (PT-PE), completamente inviável.

O parlamentar subiu à tribuna da Casa nesta terça-feira (31) e afirmou que a população brasileira e parte dos senadores que votou a favor do impeachment da presidenta já começaram a perceber que Temer é o acelerador do atraso, o comandante do retrocesso e o capitão de uma nau errática e desgovernada, que sangra uma média de dois ministros por dia.


Petrolândia: Morte de bebê durante parto gera comoção em redes sociais


Desde ontem (30), é debatida nas ruas e redes sociais, em Petrolândia, a morte de um bebê, durante parto realizado no Hospital Municipal. Entre manifestações de apoio e indignação, a divulgação do fato na mídia é cobrada pelos internautas, inclusive em nossa página na rede social Facebook, com mensagens de leitoras.

As gestantes foram as mais afetadas pela notícia. Em mensagens, elas se dizem apreensivas e inconformadas com a perda da vida da criança durante o parto normal e alegam que o fato seria decorrente de violência obstétrica. As grávidas pedem o direito de escolher o tipo de parto a que serão submetidas.

Em mensagem ao blog, aos sete meses de grávidez, Milly Souza define o sentimento compartilhado pelas gestantes. "Estou muito ansiosa, pois ele [o bebê] é muito desejado por mim e minha família, e já passei por um sofrimento quando eu ia ter a minha menina mais velha. O médico não me disse que eu tinha passagem e fui até outro médico. Ele me examinou e disse que não tinha passagem para [parto] normal e eu estava correndo risco de vida, junto com a minha filha. Não quero passar por isso novamente, quero ter o meu bebê em paz, sem me preocupar tanto. Quero o meu direito de escolher o meu parto, não esperar decisão do médico. Quero a presença do meu esposo junto comigo, ou minha mãe, porque temos nosso direito, mas o hospital não dá".

Procuramos a família que perdeu o bebê e nos colocamos à disposição. Eles não querem se pronunciar sobre o caso. "Vamos entregar a Deus", declarou o pai.

Nossa reportagem também entrou em contato com a direção do Hospital, que recusou pedido de entrevista, mas se prontificou a emitir nota sobre o ocorrido, possivelmente ainda nesta terça (31).

Redação do Blog de Assis Ramalho


Governo anuncia criação de núcleo de combate à violência contra mulher

O ministro Alexandre de Moraes, anunciou hoje (31) a criação de um núcleo federal de enfrentamento à violência de gênero, diretamente ligado ao Ministério da Justiça.

A medida foi anunciada após o encontro do ministro da Justiça com secretários estaduais de Segurança Pública. A reunião, convocada para discutir o Plano Nacional de Segurança Pública, tratou das propostas de combate à violência doméstica e contra a mulher no país, tema em destaque na mídia após o recente caso do estupro coletivo de uma adolescente no Rio de Janeiro.

“Tenho convicção de que não é possível fazer um bom trabalho se não fizermos juntos, secretarias de Segurança e ministério, em coordenação. Deve haver parceria, e não hierarquia. E esse auxílio se dará com medidas concretas que estávamos planejando em São Paulo e que quero ampliar nacionalmente”, disse Moraes, que antes de assumir a pasta da Justiça era secretário de Segurança Pública de São Paulo.

O núcleo será composto pelos secretários nacionais de Segurança Pública, de Direitos Humanos e das Mulheres, além de três secretários estaduais de Segurança Pública. Esse núcleo deverá, então, discutir a criação de um departamento de investigação de violência contra a mulher dentro da Polícia Federal. “São coisas complementares. Mas o núcleo é maior”, disse Moraes.


Delegados querem coordenadora da Lava Jato no comando da Polícia Federal


A delegada Erika Mialik Marena (foto), responsável por coordenar as investigações da Operação Lava Jato na Polícia Federal (PF) de Curitiba, foi a mais votada pelos delegados da PF para assumir a direção da entidade.

Ela é um dos nomes que compõe a lista tríplice que será encaminhada ao presidente da República interino, Michel Temer, pela Associação Nacional de Delegados da Polícia Federal (ADPF), que organizou a votação.

Atualmente, a nomeação para o cargo é uma atribuição do ministro da Justiça, mas a ADPF argumenta que a escolha por meio da lista tríplice, mesma prática adotada na seleção do procurador-geral da República, é o modo mais seguro de garantir gestão técnica e autonomia à Polícia Federal.


Petrolândia: Sócios da Avepe passarão a utilizar o campo society da AABB nas terças-feiras

Atualizado as 04:h30

Os sócios da Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia (AVEPE), passarão a bater ''baba'' durante todas as terças-feiras no campo society da AABB das 19h as 21h. De acordo com o Fabiano Carvalho, presidente da Associação Atlética  Banco do Brasil (AABB-Petrolândia), a parceria foi firmada com a diretoria da Avepe, presidida por ''Vavá do Ouro'', e o acordo já vale a partir da próxima terça-feira (07).

Ficou firmado no acerto que os sócios da AABB também poderão participar da ''pelada'', desde que estejam em dia com as mensalidades e tenham, no mínimo, 30 anos.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Fabiano Carvalho - Presidente da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB- Petrolândia)


Petrolândia: Badulake tem todos os artigos para seu arraiá de festas juninas


Junho é mês das mais tradicionais festas da cultura nordestina, com forró, quadrilha, fogueiras, comidas típicas. A Badulake, loja de artigos para festas, anuncia que já dispõe de produtos para ambientar os arraiás mais animados da cidade.

Visite a Badulake e escolha a decoração de sua casa, escritório, vitrine ou festa, e entre no clima para pular as fogueiras de Santo Antonio, São João e São Pedro.

A loja Badulake está localizada na Rua São Francisco, ao lado da Sonho de Criançae Manoel Ouricuri, na saída para a BR-316.

Ver fotos, clique>Badulake: artigos para festas juninas

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Badulake/Divulgação


Bahia produz primeiro teste rápido nacional para zika; resultado sai em 20 minutos


A Secretaria de Saúde da Bahia obteve o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e apresentou hoje (31) em Salvador, o primeiro teste sorológico rápido nacional para detecção do vírus Zika. Assim, o exame que costumava levar semanas terá resultado em até 20 minutos.

O Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, destaca que o teste rápido facilitará a vida da população, ao permitir às mulheres, por exemplo, saberem se já foram ou estão infectadas pelo vírus.

“Hoje existe uma quantidade de pessoas com sintomas que não têm o diagnóstico definitivo, ou seja, você acha que a pessoa tem a zika, mas pode ser uma outra virose. A partir de agora, principalmente para as mulheres em idade gestacional, ter a informação se ela teve ou ainda não zika é extremamente relevante para a decisão dela, em iniciar uma gestação”, ressalta Fábio Villas-Boas.


Petrolândia: Aniversariante do dia, Eliêda Leal recebe os parabéns


Nesta terça-feira, 31 de maio/2016, é o aniversário da empresária Eliêda Leal. Sua família, amigos e clientes felicitam a aniversariante por mais um ano de vida, desejando-lhe que as bençãos divinas estejam sempre presentes em seu viver e que sua vida seja um longo caminho trilhado com sabedoria e sucesso.

Feliz aniversário!

Da Redação do Blog de Assis Ramalho


A Justiça no Brasil não é divina, é feminina


Sai um delegado que desacredita uma vítima de 16 anos, violentada por no mínimo seis homens numa favela no Rio, mas que podem chegar a mais de 30. Entra uma delegada que se debruçou sobre o caso neste domingo, esticando o estudo de evidências recolhidas até então: o estupro coletivo está comprovado, afirmou Cristiana Bento. Pelo vídeo e pelo depoimento da adolescente. O seu antecessor no caso, Alessandro Thiers, saiu porque lhe faltou trato com a vítima, segundo o chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Fernando Veloso. Durante coletiva de imprensa sobre o caso, Veloso foi questionado se o afastamento havia ocorrido por erros que o delegado pudesse ter cometido. “Nós não fazemos pré-julgamento”, respondeu o chefe da polícia.

A reportagem é de Carla Jiménez, publicada por El País, 30-05-2016.

Mas Thiers, qualificado como muito “competente” por Veloso, não deu à jovem o mesmo benefício que está sendo concedido a ele. Thiers ajudou a pré-julgar a adolescente estuprada e colaborou para um espetáculo grotesco que expôs a adolescente ao ridículo, e deixou os estupradores fugirem. Diante da gravidade do caso mostrou-se hesitante e solidário à primeira versão de criminosos e desacreditou a vítima ao ponderar “se houve consentimento dela, se ela estava dopada e se realmente os fatos aconteceram”. Em uma suposta troca de mensagens por Whatsapp, divulgada pelo jornal Extra, Thiers teria dito que não havia estupro, e que a adolescente teria inventado a história dos 33. Veloso não atestou se essa troca é verdadeira.


Petrolândia: Leitora denuncia morte de bebê durante parto


"Assis, gostaria que você postasse no seu blog uma denúncia de um médico que até o momento não tenho os nomes, mas ele forçou uma amiga minha a ganhar bebê normal e a bebê não passava e chegou a falecer. Ainda quebraram a clavícula dela".

Milly Souza


11ª edição da Revista Gestão Pública PE estreia formato eletrônico


O lançamento da 11ª edição da Revista Gestão Pública PE traz novidades. Além de estar disponível no Flip e em arquivo PDF, a publicação editada pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) pode ser lida em formato eletrônico, no endereço http://www.seplag.pe.gov.br/web/rev11/revista-11. A nova versão traz todo o conteúdo da atual edição, dos números antigos e duas novas sessões, uma de artigos e outra para o acervo técnico. A primeira terá textos inéditos produzidos especificamente para a Revista. Já o acervo técnico reproduzirá conteúdos ligados à gestão pública.

O secretário executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão, Maurício Cruz, responsável pela coordenação da Revista, afirma que a iniciativa visa dar um passo à frente na veiculação da revista. “A ideia de torná-la eletrônica sempre esteve presente desde o início da publicação, em março de 2013. A crise econômica resultou na descontinuidade da impressão, mas não na realização do produto, que continuou com a mesma periodicidade. Esta mudança fez com que focássemos nesta nova opção de formato”, explica.


Existe violência permanente contra a mulher no Brasil, diz Temer

Segundo o presidente interino, o ministro da Justiça vai apontar medidas efetivas para o combate à violência contra a mulher.

Ao abrir a reunião de secretários de segurança pública dos estados, na manhã de hoje (31), o presidente interino da República, Michel Temer, disse que “o país todo está preocupado com o fenômeno da violência contra a mulher”. Segundo Temer, há violência permanente contra a mulher no país e a sociedade brasileira “se acanha, se constrange diante de fatos dessa natureza”. O presidente interino disse que o governo federal vai criar um órgão que atuará na formulação de políticas concretas para combater o problema.

"Há uma violência permanente contra a mulher em todos os estados. A violência é algo que deve ser banida e, para ser banida, num sistema federativo, importará certa e seguramente, em uma atuação conjunta da União Federal com os estados brasileiros e até mesmo no caso dos municípios que têm a chamada guarda municipal", disse Temer na abertura da reunião.


Em Curitiba, Silvio conhece projetos e ações da Prefeitura

Gustavo Fruet e Sílvio Costa Filho (Foto: Divulgação)

O deputado Silvio Costa Filho se reuniu com o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, nesta segunda-feira (30). A capital paranaense foi a terceira cidade visitada pelo pré-candidato à Prefeitura do Recife na sua agenda de vistas a capitais do País para conhecer experiências exitosas que servirão de subsídios para o futuro plano de governo. Já foram visitadas as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e ainda estão no roteiro as cidades de Salvador e Petrolina.

Em Curitiba, um dos focos da visita foram os programas sociais da gestão Fruet. Chamou a atenção de Silvio o projeto Condomínio Social, uma espécie de abrigo para a população que dorme nas ruas. Além de proporcionar um espaço para quem mora nas ruas, a inciativa, que é pioneira no País, tem foco na requalificação profissional e inserção no mercado de trabalho. “O diferencial dessa experiência, uma das muitas carências do Recife na área social, é a proposta de reintegração à sociedade. O Condomínio não é apenas um lugar para os moradores de rua dormirem à noite e fazerem suas refeições”, comparou.


Operação da PF investiga fraudes no transporte escolar em municípios baianos


Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos hoje (31) na Bahia, durante a Operação Transfolia da Polícia Federal (PF), que investiga crimes de fraude em licitações e desvios de verba pública, relacionados à contratação de empresas de transporte escolar na cidade de Itaberaba, no centro norte da Bahia, região da Chapada Diamantina.

Segundo a Polícia Federal, as investigações começaram há um ano e meio e constataram que os integrantes do esquema forjavam as licitações públicas para beneficiar empresas ligadas a eles mesmos, além de gerarem despesas irregulares por meio de contratos emergenciais.


PE sedia encontro de combate à corrupção



Com realização entre 2 e 3 de junho, Encontro nacional para prevenção e combate à corrupção envolve as principais instituições públicas e privadas

O Fórum Permanente de Combate à Corrupção de Pernambuco (Focco-PE) realiza entre os dias 2 e 3 de junho, a segunda edição do Encontro Nacional para a Prevenção e Combate à Corrupção. O evento, que será realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), tem o objetivo de promover a troca de experiências entre as diversas instituições e entidades, públicas e privadas, envolvidas com o tema, debatendo soluções para a prevenção e o combate à corrupção no Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas mediante inscrição em formulário disponibilizado no site da Controladoria-Geral do Estado (CGE-PE).

Os dois dias do evento contam com oficinas e palestras que discutem as principais ações de combate à improbidade administrativa e ações correlatas, com temáticas como: “O controle em redes”, “Gênese e evolução das redes de controle”, “Controle social no combate à corrupção”, “Fiscalização preditiva com uso de inteligência”, “Lei Anticorrupção e acordo de leniência”, “Integração das estratégias de combate à corrupção – movimentos estaduais e Enccla”, entre outros.


Bandeira tarifária das contas de luz será verde pelo terceiro mês


A bandeira tarifária aplicada nas contas de energia elétrica em junho será a verde, ou seja, não haverá acréscimo de valor para os consumidores. Este é o terceiro mês seguido em que a bandeira definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é verde. A decisão foi tomada hoje (31), em reunião extraordinária da diretoria da agência.

Segundo a Aneel, a manutenção da bandeira verde foi possível por causa do resultado positivo do período úmido, que recompôs os reservatórios das hidrelétricas. Além disso, houve o aumento de energia disponível com redução de demanda e a adição de novas usinas ao sistema elétrico do país.

Desde que foi implementado o sistema de bandeiras tarifárias, em janeiro de 2015, até fevereiro de 2016, a bandeira se manteve vermelha (com cobrança de R$ 4,50 a cada 100 quilowatts-hora consumidos). Em março, passou para amarela (com taxa de R$ 1,50 a cada 100 kWh) e, em abril e maio, a bandeira foi verde.


Estrela ensina como fazer sopas gostosas para a família

Simples de fazer, as sopas possuem um alto valor nutricional e são ideais para preparar em dias corridos ou servir nos dias de frio

A sopa é considerada uma das primeiras refeições preparadas pelos humanos. Ela entrou em nosso cardápio assim que o homem aprendeu a esquentar a água para cozinhar os alimentos. Servidas como entrada ou prato principal, as sopas podem ser preparadas com legumes, carnes e temperos variados.

A Estrela, marca da M.Dias Branco, ensina como fazer duas sopas para ajudar as donas de casa na hora de montar uma refeição prática. Mesmo com a correria do dia a dia é sempre uma satisfação preparar pratos gostosos para a família. A primeira sugestão é um clássico: Sopa de Feijão com Argolinha, Calabresa e Couve. Já a segunda opção é para quem gosta de inovar: Sopa Oriental.


Candidatos denunciam falta de fiscalização e fraudes em concurso da Polícia Militar de PE


Candidatos do concurso para soldado da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) organizam um protesto na tarde desta terça-feira. Com concentração prevista para as 14h, na Praça do Derby, os manifestantes pedem a anulação da prova, alegando uma série de fraudes.

Pelas redes sociais, candidatos denunciam atrasos para o íncio da prova, questões com erros de ortografia e com conteúdos não especificados no edital, além do esquema de uso de pontos eletrônicos. A fraude foi desarticulada pelo Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil, quando 13 pessoas, incluindo professores concursandos, foram presas.


Ao lado de Humberto, Dilma é recebida por multidão na UnB


A noite dessa segunda-feira (30) na Universidade de Brasília (UnB) foi marcada por uma multidão presente no Memorial Darcy Ribeiro para encontrar a presidenta da República afastada Dilma Rousseff (PT). Ladeada por senadores, deputados federais e ex-ministros do seu governo, Dilma fez um dos discursos mais duros desde que o Senado autorizou o seguimento do processo de impeachment contra ela.

No evento organizado para o lançamento do livro "A resistência ao golpe de 2016", a presidenta criticou a administração "interina e ilegítima de Michel Temer", classificando-a como um "governo de homens brancos, velhos, ricos e machistas". Líder de Dilma no Senado, Humberto Costa (PT-PE) participou do encontro, que deve se repetir em vários pontos do Brasil com a finalidade de criar uma reação popular contra o afastamento de Dilma.


Criminosos arrombam agência do Banco do Brasil em Itaíba, no Agreste de PE


A agência do Banco do Brasil do município de Itaíba, no Agreste de Pernambuco foi arrombada na manhã desta terça-feira. De acordo com a polícia, cerca de 10 homens invadiram o local quebrando duas portas de vidro do imóvel: a de entrada, que leva à área dos terminais de auto-atendimento e a que dá acesso ao interior da agência.

Os criminosos explodiram um cofre, que estava vazio e abriram outro, com ajuda de um maçarico, mas não conseguiram levar nenhuma quantia em dinheiro. A polícia realiza rondas na área para tentar prender os suspeitos.

Diário de Pernambuco


Prefeitura de Afogados da Ingazeira promove 4º Concurso Regional de Quadrilhas Juninas; Inscrições abertas até 13 de junho


A Secretaria de Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira vai promover no próximo dia 19 de Junho, no Centro Desportivo Municipal, a partir das 18h, o 4º Concurso Regional de Quadrilhas Juninas.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 13 de junho, presencialmente ou solicitando o formulário de inscrição através do e-mail da secretaria: culturaeesportes.afogados@gmail.com


Mulher morre e seis pessoas ficam feridas após carro capotar na BR-423, em Águas Belas


Uma mulher de 54 anos morreu e outras seis pessoas - que não tiveram as idades divulgadas - ficaram feridas nesta segunda-feira (30) em Águas Belas, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o carro capotou na altura do km 173, na BR-423. O carro seguia para o município de Iati.

A PRF informou que o motorista perdeu o controle do veículo por conta da pista molhada. Segundo a polícia, a mulher não resistiu aos ferimentos e morreu na hora; os feridos foram levados para o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, no Agreste.

G1 Caruaru


Publicada exoneração de Fabiano Silveira do Ministério da Transparência

Sob pressão, Fabiano Silveira pediu para sair (Foto: Geraldo Magela/Agência Câmara)

A exoneração a pedido de Fabiano Silveira do cargo de Ministro de Estado da Transparência, Fiscalização e Controle está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (31). Fabiano telefonou no início da noite de ontem (30) para o presidente interino Michel Temer e pediu demissão do cargo, segundo informação do Palácio do Planalto.

A situação de Fabiano Silveira na pasta ficou fragilizada após serem divulgadas conversas gravadas em que ele aparece criticando a Operação Lava Jato e dando orientações para a defesa de investigados em esquema de desvios de recursos na Petrobras, como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Desde o início dessa segunda-feira, protestos organizados pelos servidores da antiga Controladoria-Geral da União (CGU) foram feitos em Brasília, incluindo um ato em frente ao Planalto e entrega de cargos por parte dos funcionários.

Agência Brasil


Corpo é encontrado com marcas de tiros e pauladas em Serra Talhada, PE


O corpo de um homem de 24 anos foi encontrado com marcas de tiros e pauladas na segunda-feira (30) em Serra Talhada, Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi localizada às margens de uma estrada na zona rural do município.

Ainda segundo a PM, um pedaço de madeira e três cápsulas de munição calibre 38 foram encontradas próximo ao corpo. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada.

G1 Caruaru


Zika pode provocar distúrbio no fundo do olho das crianças, mostra pesquisa


Um estudo feito com 40 crianças nascidas em Pernambuco, cujas mães foram infectadas pelo zika, comprovou que há relação entre a infecção pelo vírus e distúrbios graves nos olhos do bebê. A pesquisa, coordenada pelos médicos Rubens Belfort Júnior e Maurício Maia, com a participação de cientistas da Fundação Altino Ventura, do Recife, mostrou que das 40 crianças analisadas e que tinham microcefalia, quase metade (46% do total) apresentou distúrbio ou lesão no fundo do olho. Desse total, 68% apresentavam distúrbio nos dois olhos.

Em entrevista à Agência Brasil, o oftalmologista Maurício Maia, professor do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), disse que quanto maior o quadro de microcefalia, maior a probabilidade de a criança desenvolver um problema no fundo do olho. “Quanto mais precoce é a infecção [pelo vírus Zika] da mãe, no primeiro trimestre principalmente, e quanto mais microcefálico é o bebê, ou seja, menor é a cabeça, maiores são as chances dessas crianças de ter o fundo do olho também com a doença”, disse Maia.

“É preocupante quando a mãe adquire a infecção em qualquer nível da gestação, mas é muito mais preocupante quando ela ocorre no primeiro trimestre”, ressaltou.


Dois senadores já admitem rever voto pelo impeachment

Senador Romário durante votação do impeachment (Foto: Jorge William/Agência O Globo)

Em meio à crise política que atinge o governo interino de Michel Temer, que, em 19 dias desde a posse, já teve que afastar dois ministros flagrados em grampos telefônicos tentando barrar a operação Lava-Jato, os senadores Romário (PSB-RJ) e Acir Gurgacz (PDT-RO), que votaram pela abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, admitem agora a possibilidade de rever seus votos no julgamento final, que deve ocorrer até setembro. A virada desses dois votos, caso se concretize e os demais votos se mantivessem, seria suficiente para evitar a cassação definitiva da petista. O Senado abriu o processo de impeachment com o apoio de 55 senadores e, para confirmar essa decisão no julgamento de mérito, são necessários 54 votos.

Romário não descarta que os novos acontecimentos políticos provocados pelos grampos do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, mudem seu voto. O senador do PSB votou pelo afastamento de Dilma, mas diz que “novos fatos” podem influenciar seu voto no julgamento definitivo.

— Meu voto foi pela admissibilidade do impeachment, ou seja, pela continuidade da investigação para que pudéssemos saber se a presidente cometeu ou não crime de responsabilidade. Porém, assim como questões políticas influenciaram muitos votos na primeira votação, todos esses novos fatos políticos irão influenciar também. Meu voto final estará amparado em questões técnicas e no que for melhor para o país — disse Romário ao GLOBO ontem.


Dia Mundial sem Tabaco: OMS defende embalagens padronizadas de cigarro


No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado hoje (31), a Organização Mundial da Saúde (OMS) defendeu a adoção por países-membros de embalagens padronizadas de cigarro e correlatos. A ideia é que todas as embalagens desse tipo de produto passem a ser iguais, seguindo um padrão definido e que determine forma, tamanho, modo de abertura, cor e fonte, mantendo-se apenas o nome da marca.

Ainda de acordo com a proposta, as embalagens padronizadas de cigarro e derivados do tabaco não devem conter logotipos, cores e imagens específicas, design característico ou textos promocionais. Seriam mantidas, no país, apenas as advertências sanitárias que tratam dos malefícios provocados pelo tabagismo – atualmente exigidas no Brasil pelo Ministério da Saúde – e o selo da Receita Federal.