terça-feira, maio 31, 2016

Jessier Quirino é o mais novo cidadão pernambucano


Homenagem foi proposta pelo deputado Pedro Serafim Neto (Foto: Giovanni Costa)

Nascido em Campina Grande, na Paraíba, o poeta popular Jessier Quirino recebeu, nesta terça (31), o Título de Cidadão de Pernambuco, em Reunião Solene na Assembleia Legislativa. A iniciativa da homenagem partiu do deputado Pedro Serafim Neto (PDT).

Jessier é arquiteto por formação, mas foi como contador de histórias e “causos” que conquistou plateias. É um ícone de múltiplas habilidades e já publicou vários livros, que variam da temática infantil à poesia. Também lançou CDs e escreveu cordéis.

O poeta estudou no Recife e, aos 19 anos, foi admitido como desenhista no Serviço Social contra o Mocambo, criado pelo então governador Agamenon Magalhães para construção de casas populares. Seu primeiro livro, “Paisagem de Interior”, foi lançado pela pernambucana Edições Bagaço, em 1996.

O deputado Antônio Moraes (PSDB), que presidiu a cerimônia, destacou que a Casa externa sua admiração ao valor do campinense. “Essa é uma forma de homenagear um poeta que, como ninguém, sabe expressar em versos a alma nordestina”, frisou. “Esse reconhecimento nada mais justo enaltece o trabalho de uma das figuras que mais divulga a cultura da nossa região para o mundo”, complementou Serafim Neto.

Na tribuna, Jessier Quirino lembrou a trajetória do pai, que é natural do município pernambucano de Brejo da Madre de Deus, e agradeceu a distinção à Alepe. “Fico feliz com a honraria. Meu agradecimento é extensivo à minha família, e, em especial, à memória do meu pai.” A cerimônia ainda contou com a participação do cantor Santanna.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário