sábado, 3 de fevereiro de 2018

Estudo sobre zika revela que genética é que torna bebê suscetível à microcefalia


Segundo os autores da pesquisa, de 6% a 12% das gestantes infectadas pelo vírus da zika terão bebês com problemas neurológicos

Desde o início da epidemia de zika que assolou o Brasil em 2016, cientistas tentam encontrar uma explicação para o fato de que nem todas as gestantes infectadas pelo vírus têm bebês com microcefalia e outros problemas neurológicos. Agora, um novo estudo feito com bebês gêmeos finalmente trouxe uma resposta: um conjunto de alterações genéticas é responsável por aumentar a suscetibilidade de alguns bebês às consequências neurológicas da infecção.

Segundo os autores da pesquisa, de 6% a 12% das gestantes infectadas pelo vírus da zika terão bebês com problemas neurológicos. O estudo, liderado pela geneticista Mayana Zatz, do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco da Universidade de São Paulo (USP), foi publicado ontem na revista Nature Communications.

Embora o estudo tenha confirmado a existência de um componente genético, a suscetibilidade aos impactos neurológicos do vírus não é explicada pela ação de um único gene, mas por diferenças que envolvem a expressão de 64 genes diferentes. A pesquisa também concluiu que a maior parte desses genes com expressão modificada tem envolvimento no crescimento e na morte celular e na diferenciação das células cerebrais durante o desenvolvimento do feto.


Carnaval em PE: Dicas de segurança para curtir a folia sem preocupações

Foto: Paulo Pampolin

O estado de Pernambuco já se prepara para o carnaval. Neste ano, as ruas contarão com um esquema de segurança com 27 mil profissionais, incluindo policiais civis, militares e científicos, além de bombeiros.

Para aproveitar o feriado com mais segurança e sem preocupações, os especialistas da Gocil Segurança e Serviços também separaram dicas para turista e foliões. Veja:

Leve apenas o essencial

Um documento de identificação e dinheiro trocado no bolso da frente é suficiente. Se puder, use um aparelho de celular antigo só para se comunicar. Evite o uso de joias, máquina fotográfica ou qualquer outro pertence que possa chamar muita atenção.

Fique atento a esbarrões e empurrões

Prefira acompanhar os blocos de rua mais afastados, evitando o empurra-empurra que facilita os furtos. Além disso, ande sempre em grupo, independente se irá participar do carnaval de rua ou sambódromo. Pessoas isoladas dão margem a assaltos pela falta de testemunhas.


Polícia monta serviço em prévias para cadastramento em programa que bloqueia celular roubado em PE


Foto: Bhaz

A Secretaria de Defesa Social (SDS) promove, neste sábado (3) e no domingo (4), uma iniciativa para ajudar quem perder ou tiver o telefone roubado em prévias carnavalescas. Estandes da polícia serão montados no Recife e em Olinda para facilitar o cadastramento no Sistema Alerta Celular. O programa permite o bloqueio do aparelho, por meio de uma ferramenta na internet.

Neste sábado, haverá pontos de cadastramento do Alerta Celular nos seguintes eventos: Chocalho do Neno, no Parador, a partir das 15h, e Baile Municipal, no Classic Hall, a partir das 21h.

No domingo, o estande será montado na entrada da área externa do Centro de Convenções, que recebe o Olinda Beer, a partir das 9h.

O gerente de Análise Criminal e Estatística da SDS, major Jonas Moreno, explicou que a ideia é cadastrar o maior número de celulares e inibir a prática de roubos e furtos.


Apoiadores de Lula fazem churrasco em Guarujá para celebrar 'Se o triplex é do Lula, o triplex é do povo',

 
Militantes fazem churrasco em frente ao triplex, no Guarujá, atribuído ao ex-presidente Lula. 

Com o tema 'Se o triplex é do Lula, o triplex é do povo', dezenas de militantes se reuniram na tarde deste sábado (3) em frente ao triplex, em Guarujá, no litoral de São Paulo, atribuído ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em primeira e segunda instâncias por corrupção passiva. Os manifestantes fizeram um churrasco para protestar a condenação do ex-presidente.

Lula foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a nove anos e seis meses de prisão. O magistrado entendeu que a construtora OAS pagou R$ 2,2 milhões em propina a Lula por meio da entrega do triplex e reformas no imóvel. O recurso foi analisado por três desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, nesta quarta-feira, e Lula acabou condenado em segunda instância por três votos a zero. Os desembargadores ainda aumentaram a pena para 12 anos e um mês de prisão.

O evento, organizado a partir da condenação unânime em segunda instância de Lula no último dia 24, tem como objetivo defender o ex-presidente. "Estamos indignados. Não existem provas para condenação, nenhum documento, nenhuma escritura. Isso é fruto de perseguição pois ele é um candidato popular e está em primeiro nas pesquisas para a eleição", alega Mariana Dias, uma das organizadoras do churrasco no triplex.


Febre Amarela: Informações e orientações da Secretaria Estadual de Saúde de PE

Macacos também são vítimas da febre amarela e aliados na detecção de surtos da doença.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa que Pernambuco não é área de transmissão da febre amarela, ou seja, não tem a circulação do vírus. O Estado também não registra casos confirmados da doença há cerca de 90 anos.

AÇÕES DE PREVENÇÃO -Mesmo assim, desde fevereiro de 2017, a SES reforçou a vigilância para investigar, de imediato, qualquer suspeita de casos humanos ou da circulação viral da doença. Caso haja alguma suspeita ou confirmação, o Estado está preparado para realizar todas as medidas de bloqueio para prevenir outros casos e de assistência ao paciente.

Outras ações realizadas em Pernambuco (SES, SMS e parceiros) no âmbito da Saúde foram:parceria com órgãos ambientais e universidades para notificação e apoio na vigilância sentinela de Epizootias; Capacitação de infectologistas e outros profissionais de atenção no manejo clínico da doença, em parceria com a Sociedade de Infectologia; Elaboração de nota técnicas e execução de treinamentos (2 trimestre 2017) sobre as diretrizes de vigilância, vacinação e manejo dos pacientes; Capacitação dos profissionais das Geres e municípios quanto à prevenção, notificação/detecção e resposta (bloqueio e atenção) aos casos suspeitos.


TCE-PE: Alerta às prefeituras sobre gastos com carnaval recebe apoio do FOCCO-PE

Após se reunirem com o presidente do TCE, Marcos Loreto, nesta quinta-feira (01), representantes do Fórum de Combate à Corrupção em Pernambuco - FOCCO-PE divulgaram uma nota oficial apoiando a recomendação do Tribunal de Contas e Ministério Público de Contas às prefeituras do Estado para que evitem despesas com festas de carnaval, caso estejam com a folha de pagamento de pessoal em atraso. Alerta neste sentido foi enviado aos 184 municípios de Pernambuco, pelo TCE, no último dia 22 de janeiro.

Para os representantes do FOCCO-PE, realizar gastos com festas, estando com a folha de pagamento de salários atrasada, não deixa de ser uma forma de corrupção por parte dos prefeitos.

Leia abaixo a nota na íntegra:

O Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (FOCCO-PE), coletivo que reúne instituições e órgãos públicos que desempenham atividades ligadas ao repasse, controle e fiscalização dos recursos públicos em Pernambuco, vem a público manifestar apoio à recomendação promovida por dois órgãos componentes, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e o Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), alertando aos prefeitos do Estado de Pernambuco para não realizarem gastos com carnaval, caso estejam com a remuneração dos servidores em atraso.

Considerando as recorrentes notícias de atrasos na folha de pagamento de prefeituras em Pernambuco, inclusive do décimo terceiro salário, o FOCCO-PE lembra que os servidores públicos devem ter garantido o seu direito social à uma remuneração tempestiva.


Pernambuco registra recorde de transplantes em 2017




O Governo de Pernambuco, por meio da Central de Transplantes (CT-PE), tem se empenhado para conscientizar a população sobre a importância do ato de doar órgãos e tecidos, além de focar na capacitação dos profissionais de saúde para sensibilização nos serviços e para o diagnóstico correto da morte encefálica. O esforço tem refletido na diminuição da fila de espera e consequentemente no aumento do número de transplantes no Estado. Em 2017, foram realizados 1.790 procedimentos, um recorde desde a criação da CT-PE, em 1995. Antes, o ano com mais transplantes realizados era o de 2012, com 1.690.

“A Central de Transplantes, juntamente com os serviços de saúde e os profissionais envolvidos nesse processo, tem trabalhado permanentemente para diminuir o tempo de espera de um paciente em fila de espera, seja por meio de capacitações das equipes hospitalares ou pela conscientização do público. Em 2017, conseguimos retomar o status de córnea zero, quando o paciente, depois de realizar os exames necessários para ser inscrito na fila de espera, faz o transplante em até 30 dias. Além do recorde no número total de transplantes, também batemos o recorde de transplantes de coração e de rim. Isso significa mais esperança para a população e vida para quem consegue um órgão ou tecido”, afirma a coordenadora da CT-PE, Noemy Gomes.



Justiça acolhe ação do MPPE e obriga gratuidade em ônibus intermunicipais para pessoas com deficiência

“Desde a publicação da lei, é dever das empresas de transporte intermunicipal conceder os benefícios da gratuidade, bem como cabe ao Estado, através do órgão competente, que no caso é a EPTI, fiscalizar o fiel cumprimento da norma, aplicando as sanções legais ou contratuais”, aponta juiz que concedeu liminar.

A 1ª Vara Cível de Belo Jardim proferiu decisão liminar parcialmente favorável ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) determinando à Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) que fiscalize e cobre das empresas de transporte público, no prazo de 15 dias, a garantia do direito à gratuidade nos ônibus intermunicipais para pessoas com deficiência.

Além de exercer seu papel de agente regulador, a EPTI deve comunicar a todas as empresas que prestam o serviço sobre as sanções legais ou contratuais decorrentes do descumprimento da Lei Estadual nº 12.045/2001, que estabelece a reserva de três assentos por viagem a pessoas com deficiências física, visual, auditiva ou mental.


Petrolândia é município do Sertão com maior número de casos de microcefalia por zika vírus, revela encontro de profissionais da saúde

Encontro aconteceu em Arcoverde nesta sexta (Foto: Fundação Terra)

Nessa sexta-feira (02), em Arcoverde, o Centro Especializado em Reabilitação Mens Sana sediou o I Encontro da Rede de Atenção à Saúde da Criança com a Síndrome Congênita do Zika Vírus da III Microrregião de Saúde de Pernambuco, na qual está incluído o município de Petrolândia. O principal objetivo do evento, idealizado e promovido pela instituição, foi proporcionar a troca de informações e experiências sobre a síndrome entre a Rede de Atenção Primária e a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência. Profissionais de 22 cidades pernambucanas participaram da programação, que faz parte da Semana de Ações da Terra, um mutirão de consultas e exames realizado duas vezes ao ano pela Fundação Terra.

Na mesma data, reportagem exibida no ABTV desta sexta revelou que o município de Petrolândia tem o maior número de casos de microcefalia por síndrome congênita do zika vírus na III Microrregião. O vídeo está disponível no catálogo do G1>Petrolândia tem maior número de casos de microcefalia em PE

ATENÇÃO PRIMÁRIA 

Formada por serviços como a Unidade Básica de Saúde e o Núcleo de Atenção à Saúde da Família, a Rede de Atenção Primária é responsável pelos primeiros atendimentos do paciente, acompanhando seu desenvolvimento. A Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência oferece o tratamento voltado mais especialmente para os aspectos neuropsicomotores das crianças acometidas pela síndrome. 



MEC prorroga adesão de estados e municípios ao Mais Alfabetização

O prazo para estados e municípios aderirem ao Programa Mais Alfabetização foi prorrogado para 15 de fevereiro (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O prazo para estados e municípios aderirem ao Programa Mais Alfabetização foi prorrogado para 15 de fevereiro. A data anterior para o fim do período de adesão era ontem (2).

A adesão deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação, As escolas terão prazo até 16 de fevereiro para fazer sua inscrição no programa.

O programa foi criado para apoiar escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do primeiro e do segundo anos do ensino fundamental. A proposta consiste em reforçar o trabalho do professor com a participação de um assistente, a fim de aprimorar a experiência dos alunos nas áreas de leitura, redação e matemática. Os assistentes serão estudantes de pedagogia e licenciatura. A previsão é que o programa esteja funcionando em março. Serão investidos R$ 200 milhões para o pagamento dos assistentes pedagógicos.



Deputado Federal Gonzaga Patriota lamenta derrubada de Liminar que proíbe a privatização da Eletrobras


Após o anúncio de Alexandre de Moraes, Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (2) sobre a derrubada da Liminar da Justiça Federal em Pernambuco que suspendeu o trecho de uma Medida Provisória (MP) que autorizou a União a privatizar a Eletrobras, o deputado federal Gonzaga Patriota reiterou a sua preocupação sobre o tema, o qual acredita, é de extrema importância para o país. "Com todo o respeito ao Poder Judiciário, eu lamento que essa Corte Superior tenha derrubado uma Liminar que proíbe a privatização da Eletrobras. Os cidadãos, que não aguentam mais arcar com os valores exorbitantes do gás de cozinha e da gasolina, verão a situação ficar ainda pior com a privatização", enfatizou Patriota.

O deputado falou ainda sobre outra grande preocupação, que é a situação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF). "Trata-se de uma grande Companhia, que sempre lutou pelo desenvolvimento do nordeste e padecerá com este processo."

Gonzaga Patriota defende um esforço conjunto da sociedade, para que não se permita a privatização da Eletrobrás. "Esta é uma decisão que afetará a vida do povo brasileiro e que não pode acontecer. Estou na luta, junto com a população, para evitar que a privatização ocorra", concluiu.

Deputado Federal Gonzaga Patriota
Assessoria de imprensa


Petrolândia: Criança morre afogada em caixa d'água na Agrovila 01 do Bloco, no Projeto Barreiras


Consternados com a tragédia ocorrida na tarde desta sexta-feira (02) quando o pequeno David Ryan de apenas 1 ano e seis meses se afogou em uma caixa d'água enterrada ao chão, os pais da criança comunicam que o sepultamento será realizado neste domingo (04), às 08h00 da manhã, no Cemitério São Francisco. 

O corpo da criança foi encaminhado no final da tarde de ontem para o IML de Petrolina. O velório será realizado na residência da família, na Agrovila 01 do Bloco 01.

A família agradece a todos que comparecerem a esse ato de fé e solidariedade.

Nossos pêsames à família.

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Blog Petrolândia em Foco


Governo Federal fará estudo para integrar bacias dos rios São Francisco e Tocantins

Anúncio foi feito pelo presidente Michel Temer e pelo ministro da Integração, Helder Barbalho, durante inauguração da segunda estação de bombeamento do Eixo Norte do Projeto São Francisco (Fotos: Adalberto Marques/MI)

Durante a inauguração da segunda Estação de Bombeamento (EBI-2) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Cabrobó (PE), o Governo Federal anunciou mais um passo para aumentar a segurança hídrica de milhões de brasileiros da região Nordeste. O presidente Michel Temer afirmou, atendendo a uma solicitação do ministro Helder Barbalho, que vai autorizar estudos para avaliar a viabilidade da integração das bacias dos rios São Francisco e Tocantins. “Com esta obra, cerca de 220 quilômetros de canais garantirão a chegada da água das bacias à Bahia. Será a redenção do Rio São Francisco e do Nordeste”, afirmou Helder Barbalho.

A partir do sinal verde do presidente, uma equipe técnica do Ministério da Integração Nacional iniciará a elaboração do Termo de Referência, que dará início ao processo de seleção da empresa qualificada para elaborar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) que definirá estratégias, possibilidades técnicas e os locais adequados para a interligação das duas bacias hidrográficas.


Baile Municipal abre Carnaval de Petrolina com resgate da tradição das fantasias e folia solidária

Fotos: Jonas Santos

Após quase uma década de esquecimento, o Baile Municipal e o Concurso de Fantasias renasceram às margens do Rio São Francisco. Na noite desta sexta-feira (02), a festa levou mais de dois mil foliões fantasiados ao Coliseu Hall para reviver um espetáculo de criatividade, alegria, encanto e glamour. O 20° Baile Municipal foi também o marco oficial da abertura do maior carnaval do Sertão de Pernambuco, que segue com uma farta programação até a Quarta-Feira de Cinzas, 14 de fevereiro.

A noite de folia sertaneja foi embalada primeiramente por um grande repertório de frevo, axé e canções do imaginário carnavalesco. A Philarmonica 21 de Setembro e diversos convidados animaram o público fantasiado no Coliseu Hall por quase três horas sem descanso.


CNMP e TSE firmam parceria para ampliação do Sistema Nacional de Desaparecidos


Foto: Sérgio Almeida/Ascom CNMP

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmaram, nessa quinta-feira, 1º de fevereiro, acordo para a ampliação do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid). O documento foi assinado pelos presidentes das duas instituições, respectivamente, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e o ministro Gilmar Mendes, em solenidade ocorrida na sede do TSE.

"Os registros oficiais indicam que nos últimos dez anos 700 mil pessoas foram registradas como desaparecidas no país. O Sinalid busca justamente proporcionar uma melhor política pública das instituições brasileiras para localização de pessoas", afirmou Raquel Dodge. A presidente do CNMP explicou, ainda, a especial importância da parceria com o Tribunal Superior Eleitoral nesse projeto."O TSE tem provavelmente a mais valiosa fonte de dados de pessoas do Brasil porque têm informações completas, extensas, e com dados biométricos," ressaltou.


Tadeu: “Pernambuco tem contas organizadas porque se preparou para enfrentar a crise”

Fotos: Assessoria de imprensa/Divulgação

O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) lembra que Pernambuco mantém o equilíbrio das contas estaduais, honrando compromissos, ao mesmo tempo em que investe em todas as regiões do Estado. O deputado destaca que as contas organizadas são fruto da capacidade de gestão do governador Paulo Câmara, que preparou o Estado para enfrentar a crise econômica nacional.

“Nesse debate sobre as contas públicas, é muito importante observar que Pernambuco honra seus compromissos, principalmente com o servidor. Enquanto estados ricos não conseguem sequer pagar o salário do mês, Pernambuco promoveu melhorias salariais para várias categorias, ao longo de 2017, a exemplo de policiais, servidores da saúde e educação. Também tivemos novas contratações, a exemplo do aumento dos efetivos das policias civil e militar”, lembra Tadeu.


Escolas do Sesi/PE lideram o ranking do MEC no Sertão

Araripina e Petrolina ficaram em 1º lugar em suas categorias (Foto: Ascom SESI-PE)

As escolas do Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) em Araripina e Petrolina ocupam o primeiro lugar no ranking dos melhores colégios do Sertão do Ministério da Educação, divulgado na última quarta-feira (31). Nas suas categorias e portes, ambas as escolas ficaram em primeiro lugar no município, onde atuam. Na colocação geral, a unidade de Araripina ficou em terceiro lugar e Petrolina em oitavo. Posições reafirmadas pelos prêmios obtidos em torneios e concursos científicos no país. Interessados têm até a próxima segunda-feira (05) para garantir uma vaga nas escolas da entidade.

Para se ter uma ideia, os alunos Jales Rodrigues e Amanda Andrade, do Ensino Médio, conquistaram a medalha de bronze na 15ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela USP, no ano passado, com uma pesquisa sobre o uso da macaúba, uma planta da região, como alternativa para resolver o problema da fome dos animais no período de estiagem. Como reconhecimento pela importância do projeto, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) contemplou os estudantes com bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ), um feito raro para alunos do Ensino Médio. Além disso, a escola é a única da cidade que oferece robótica aos estudantes.


Homem é preso com 65 quilos de maconha na BR 232, em São Caetano-PE

Suspeito informou que droga havia saído de Pesqueira e seria entregue em Campina Grande (Foto: Divulgação/PRF)

Um homem, de 30 anos, foi detido com 65 quilos de maconha na madrugada de hoje, na BR 232, em São Caetano, no Agreste de Pernambuco. A droga estava em um veículo roubado e foi apreendida em uma ação conjunta das polícias Federal e Rodoviária Federal.

Os agentes realizavam abordagens a diversos veículos no quilômetro 145 da rodovia, quando deram ordem de parada a uma picape com placas de Campina Grande, na Paraíba. O motorista informou que transportava silagem, um produto utilizado na alimentação de animais, mas foram encontrados três sacos com a droga na caçamba do veículo.


Valorização de profissionais qualificados estimula candidatos ao Curso Técnico em Agronegócio do SENAR e gera alta concorrência

Inscrições até 9 de fevereiro

Se há alguns anos, os brasileiros viam o ensino técnico apenas como opção para quem não podia cursar a universidade, hoje a concorrência para as vagas oferecidas no Curso Técnico em Agronegócio do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) indica uma nova realidade. Faltam vários dias para o encerramento das inscrições no processo seletivo do curso e já são mais de 12 mil candidatos disputando as 3.020 vagas oferecidas no país. Dependendo da localidade onde o candidato se inscreveu, a disputa chega a 19 candidatos por vaga, como é o caso de Salvador (BA).

A valorização do ensino técnico há muito é uma tendência em países desenvolvidos, como a Alemanha, o Japão e a Áustria. No Brasil começa a se impor até pela crescente necessidade de profissionais qualificados pelo mercado de trabalho. Ederson Nunes, de Terra Nova do Norte, no Mato Grosso, percebeu que o diploma de nível técnico aumenta as chances de um bom emprego e de salários mais altos, por isso, concorre pela segunda vez a uma vaga no Curso Técnico em Agronegócio do SENAR. “Atualmente trabalho em uma empresa que comercializa grãos e tenho a expectativa de completar meu currículo acadêmico para melhorar minha posição no mercado”.


Armando se engaja no movimento para retomar construção da Barragem Engenho Pereira, em Moreno

Foto: Leo Caldas/Divulgação

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) esteve com o prefeito de Moreno, Vavá Rufino (PTB), nesta sexta-feira (2), e reafirmou seu engajamento na mobilização pela retomada da construção da Barragem Engenho Pereira. A obra – executada pelo governo do Estado – teve início em 2013, mas foi paralisada no ano seguinte. Ao gestor, Armando prometeu articular-se com a bancada federal de Pernambuco, de modo a garantir mais recursos ao empreendimento, através de uma nova emenda de bancada. Além disso, o petebista vai viabilizar audiências com o Ministério da Integração Nacional e a Presidência para tratar do projeto.

“Vim reafirmar o meu compromisso de, junto à bancada federal, garantir recursos para a retomada da obra e uma articulação com o governo federal. Moreno luta por esse projeto há muito tempo. É um velho sonho do povo dessa terra. O prefeito Vavá Rufino está liderando um amplo processo de mobilização, que reúne os prefeitos da região, deputados, senadores e toda a sociedade, incluindo o governo do Estado, para que se garanta a retomada dessa obra”, afirmou Armando.


Tacaratu: Multidão de fiéis acompanham procissão de encerramento da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Saúde



No final da tarde desta sexta (02/02/2018), foi realizada em Tacaratu, no Sertão de Itaparica, interior de Pernambuco, a procissão de encerramento da festa em louvor de Nossa Senhora da Saúde, padroeira do município.

Saindo da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, entre fogos de artifício e cânticos, o cortejo com a imagem da Padroeira de Tacaratu percorreu ruas e avenidas da cidade, retornando ao pátio do Santuário, ao lado da Igreja, onde os fiéis receberam a bênção do Santíssimo Sacramento e cantaram o tradicional hino de despedida.

Na página do site Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Saúde, fiéis deixaram mensagens de fé e adoração. Veja abaixo algumas delas.

 ''Num momento em que o povo brasileiro busca a saúde e não tem atendimento nos órgãos públicos (hospitais, clinicas, etc), somente resta ao povo rezar à Nossa Senhora da Saúde pela saúde do povo brasileiro, especialmente, pelo povo tacaratuense. Oh Senhora da Saúde, escutai nossos louvores.!!! Disse Alipio Carvalho Filho

'' Linda festa! Parabéns a todos que organizaram, participaram, doaram seu tempo ,trabalho, esforço. Emocionante a chegada do povo de Alagoas, com muita fé e humildade. Bela recepção do Romeirão. Linda procissão da missa do vaqueiro. Bom rever Pe . Henrique e o carinho como foi recebido pelas pessoas. E tudo o mais. Que o Senhor abençoe e ilumine os padres e todos os participantes'', frisou Maria Lima.

''Santuário de Nossa Senhora da Saúde...É a nossa casa...É o mais belo do mundo. É onde encontramos paz..amor..caridade...e muita fé em Deus...em Nossa Senhora da Saúde'' disse Regina Cruz

''Santuário de Nossa Senhora da Saúde, uns dos mas belos monumentos e simbolo de fé e paz de todos nós Tacaratuense, um ponto turístico De fé, onde todos deveriam conhecer e orar" frisou Paulo Nunes.

''Um dos santuários mais bonito que já conheci muito milagrosa nossa senhora da saúde'' a frase é de Saúde Carvalho.

''Pra mim, um dos mais belos santuários do mundo. Aí fui batizado, fiz a primeira comunhão e a crisma. E sempre estou aí nas novenas em janeiro. Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós'' Heron Neto.


''Lugar lindo, onde me casei e onde recebi uma grande graça na minha vida, agradeço a N. S. da Saúde"  disse Wanessa Kétima Sobreira

''A mais bonita que conheço, e bem organizada e limpa. Posso ter certeza que os romeiros já mas teriam do que reclamar pois, são bem recebidos e não há nada melhor que chegar a uma paroquia tao linda e ter uma boa recepção'' frisou Cleina Silva

''Estou Realizado por mais uma conquista em minha vida...Graças ao nosso Pai do céu...E a imensa fé de devoçao a nossa senhora da saúde...Obg a todos que rezaram por mim, especialmente ao Grande Pe. Domingos...Amém!''  
frisou Noé Araújo.

''Linda a Igreja de N. S.da Saúde a Padroeira de minha cidade Natal Tacaratú!! Cidade onde nasci e me criei junto com os meus pais q também são filhos de Tacaratú!!!! Hoje moro em Petrolândia meus 3 filhos são natural de Petrolândia,mas eu ñ me esqueço do meu Tacaratú...'' disse Mazé Souza.

Encerramento
O evento foi encerrado com muita fé e emoção da multidão de romeiros que encheu as ruas da cidade.

Salve a Festa de Nossa Senhora da Saúde!
Salve o povo de Tacaratu!

A Festa da Padroeira de Tacaratu é realizada de 23 de janeiro a 2 de fevereiro, período em que a cidade recebe turistas e romeiros de todo o Nordeste e de outras regiões do país - e até do Exterior -, que vêm prestar homenagens à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Saúde.

Ver fotos >> Procissão de encerramento da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Saúde


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Saúde


Petrolândia: Aniversariante do dia, Fabiano Cavalcante recebe felicitações da família e de amigos

 

sábado, 03 de fevereiro/2018, familiares e amigos de Fabiano Cavalcante (Supermercado Rodolfo) felicitam pela passagem do seu aniversário.

Parabéns!

Blog de Assis Ramalho
Foto: Divulgação


Jatobá: Prefeita Goreti Varjão entrega fardamento para Conselheiros Tutelares e funcionários da Assistência Social

 
 

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Prefeitura de Jatobá, realizou na manhã desta sexta-feira (2), a entrega de fardamentos aos Conselheiros Tutelares e Funcionários da SAS.

O novo fardamento melhorará a identificação dos funcionários, além da segurança dentro dos órgãos da Assistência Social e Comunidade em Geral.

A secretaria de Assistência Social Wellya Kelyny aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho da Prefeita Goreti Varjão em sempre procurar o melhor para todos e falou que continuará trabalhando com muito esforço e compromisso para a população jatobaense.

Portal Jatobá/ASCOM PMJ


Belém do São Francisco: FACESF forma 12ª turma de Bacharéis em Direito


A Facesf, com sede na cidade de Belém do São Francisco, realizou na última sexta-feira, 26 de janeiro, a formatura da 12ª turma de Bacharéis em Direito, formada por 65 alunos.

Foram dez períodos até o recebimento do diploma, entregue após juramento durante a solenidade que aconteceu no auditório da faculdade.

A mesa das autoridades foi composta pelo diretor pedagógico da Facesf, Luís Geraldo Soares Lustosa , coordenadora pedagógica, Geyza Kelly Alves Vieira, vice-coordenador do Curso de Direito, William Carvalho, coordenador do NPJ, Ítalo Lustosa, patrono da turma, deputado estadual, Augusto César de Carvalho, professor homenageado com o nome da turma, Ricardo Kalil Lage, e professora homenageada, Daniela Novacosque .

“Para nós que fazemos a Facesf é uma honra podermos formar mais uma turma. É sempre um grande desafio que conseguimos transformar em sucesso, tanto para a faculdade que trabalha para manter o ótimo conceito no MEC, como para esses novos Bacharéis que agora abraçarão o sucesso. A sensação é de dever cumprido”, enfatizou o Diretor Pedagógico, Geraldo Lustosa.


Preço da gasolina nas bombas sobe pela 14ª semana seguida


O preço médio da gasolina para o consumidor final subiu pela 14ª semana seguida, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (2) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O valor médio por litro passou de R$ 4,198 para R$ 4,221, uma elevação de 0,54%. Na mesma semana, a Petrobras baixou o preço do combustível nas refinarias em 3,68% seguindo sua política de preços de reajustes quase diários com o objetivo de acompanhar as cotações internacionais. O repasse ou não para o consumidor final depende dos postos.

Essa política foi adotada pela Petrobras em julho de 2017, mesmo mês em que o governo elevou os impostos sobre os combustíveis. Desde então, o preço médio da gasolina para o consumidor final calculado pela ANP já acumula alta de 20,25%.

Já considerando o acumulado de 2018, o preço médio da gasolina nas bombas já subiu 2,97%.


Mega-Sena pode pagar R$ 48 milhões neste sábado; Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira


O concurso 2.010 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 48 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) deste sábado (3) em Macapá (AP).

A aposta mínima custa R$ 3,50.

Mais Loterias


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira
, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.


Confira manchetes dos principais jornais do país neste sábado, 03 de fevereiro de 2018

 
Neste sábado 03 de fevereiro de 2018, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país. Para ler, clique na manchete

A Tarde
Barco que levava oferenda para Iemanjá vira e idosa morre afogada
Correio da Bahia
Hemoba abre inscrições para 66 vagas em 18 cidades da Bahia
Tribuna da Bahia
Decisão do TSE gera impasse no PHS da Bahia
O Globo
Defesa de Lula entra com habeas corpus no Supremo; juiz do DF manda devolver passaporte
O Dia
Ônibus são incendiados por criminosos na Zona Norte e via é interditada
Extra
Justiça manda soltar filho do pedreiro Amarildo
Folha de São Paulo
MPF pede condenação de executivos do Bradesco em processo da Zelotes
O Estado de São Paulo
Boeing propõe criação de empresa para unir operação comercial com Embraer
Correio Braziliense
Temer nega ter 'jogado a toalha' pela reforma da Previdência
Valor Econômico
Ministro Alexandre de Moraes libera MP da privatização da Eletrobras
Estado de Minas
Moro diz que recebe auxílio-moradia para compensar falta de reajuste
Jornal do Commercio
Engenheiro da PF que periciou avião de Teori será responsável pelo Globocop
Diário do Nordeste
Adolescente foi responsável por entregar armas usadas na Chacina de Itapajé que deixou 10 mortos
Zero Hora
INSS vai liberar salário-maternidade automaticamente após registro do bebê em cartório
Brasil Econômico
Carteiro será indenizado em R$ 30 mil após sofrer três assaltos no trabalho

Fonte: Rede Brasil de Notícias - RBN

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.