quinta-feira, maio 22, 2014

Vital Novaes, ex-deputado estadual por seis mandatos, é entrevistado por Assis Ramalho

Vital Novaes é entrevistado por Assis Ramalho (Fotos: Lúcia Xavier)

Na noite do sábado passado (17), o deputado estadual Rodrigo Novaes(PSD) realizou em Floresta, sua cidade natal, no Sertão do Estado, grandioso evento para prestar contas de suas ações durante os três anos e meio de mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Novaes reuniu lideranças políticas de várias cidades do Sertão e recebeu declarações e testemunhos de apoio à sua reeleição.

Presente no evento, o ex-deputado estadual Vital Novaes, pai de Rodrigo Novaes, foi entrevistado pela reportagem do Blog de Assis Ramalho.

Na entrevista, o ex-deputado estadual, com seis mandatos na Alepe, avalia o mandato do seu filho e lembra ações realizadas por ele durante a sua longa trajetória política.

Um dos seus orgulhos, segundo ele, foi conseguir a implantação do asfalto da estrada que liga Petrolândia a Floresta, que antes era intransitável.

''Teve uma coisa que me marcou fortemente durante a minha trajetória política, onde eu consegui vencer um grande desafio. Floresta e Petrolândia, que sempre foram duas cidades irmãs, separadas por apenas de 60 Km, mas que tinha uma estrada intransitável. E eu consegui a implantação do asfalto, e pra mim foi um orgulho''

Vital Novaes diz que sempre teve um carinho especial por Petrolândia e lembra de episódios da política deste município.

''Lá em Petrolândia eu tenho Lourinho (empresário Lourival Leal Rodolfo) como um irmão, tem Zé Dantas (ex-prefeito), todos foram companheiros de longas jornadas. E sobre Lourinho, eu tenho uma história pra lhe contar. Lourinho era para ser o prefeito de Petrolândia nas eleições de 1982. Naquela época, eu, junto com Zé Dantas, fomos na casa dele e fizemos o convite para ele ser o nosso candidato a prefeito naquela eleição. Mas, só que ele não aceitou. E ai, já que Lourinho não aceitou, foi a vez de buscar Simões (Dr. Francisco Simões) em Paulo Afonso, para ser o candidato''.

Acompanhe a entrevista na íntegra.

Iniciamos a entrevista pedindo ao ex-deputado uma avaliação do encontro de lideranças políticas de cidades sertanejas com o seu filho Rodrigo Novaes, candidato à reeleição nas eleições deste ano.

Vital Novaes: Olha, nós somos muito cobrados e sempre exigidos pela população. Mas, Rodrigo tem feito um trabalho muito bom na Assembleia Legislativa, sempre representando o povo com muita sensibilidade, com competência, e sempre com compromisso com as camadas mais desfavorecidas, e ele tem dado continuidade àquele trabalho que nós realizamos há muito tempo. E, já que você é de Petrolândia, eu quero dizer que eu lembro muito bem da velha Petrolândia, da velha Barreiras, do Icó... Eu sempre ia a Petrolândia, e participava dos eventos mais importantes, levando benefícios para o município, principalmente em eletrificação. Também lutei muito pela área de educaçã, e teve uma coisa que me marcou fortemente durante a minha trajetória política, onde eu consegui vencer um grande desafio. Floresta e Petrolândia, que sempre foram duas cidades irmãs, separadas por apenas de 60 Km, mas que tinha uma estrada intransitável. E eu consegui a implantação do asfalto, as construções das barragens, das pontes e, como eu disse, o asfaltamento. E hoje, eu posso dizer que Floresta e Petrolândia ficaram mais próximas.

Isso mostra a ligação que o senhor sempre teve com Petrolândia, Barreiras e região?

Vital Novaes: É verdade. Eu tenho uma admiração muito grande por Petrolândia. Lá, eu fui o mais votado deputado por duas eleições, onde eu tive o apoio das lideranças políticas mais expressivas do município. E eu só tenho a agradecer a Petrolândia, porque eu não tive só o apoio das lideranças, mas também o apoio do povo, que sempre me apoiou. Ainda hoje, quando eu passo nas ruas de Petrolândia, eu ainda sinto que o povo tem um carinho muito grande comigo. Isso porque eu nunca decepcionei, e nunca encontrei alguém que dissesse que tinha votado em mim e estava arrependido. E é por isso que eu digo que Petrolândia e Floresta são duas cidades que sempre tiveram uma ligação muito estreita, que sempre comungaram com o mesmo sentimento. Nós somos da Bacia de Itaparica e, na verdade, nós estamos aqui preocupados com o desenvolvimento integrado de toda a região. O que Rodrigo vem realizando ainda vai dar muitos frutos, porque ele é um deputado jovem, vai ainda completar 34 anos. E eu não, eu já estou um pouquinho amadurecido, mas dizem que não é velhice e sim o acúmulo da juventude (risos). E voltando ao assunto de Petrolândia, em breve eu vou voltar lá, agora não mais para minha campanha e sim para a do meu filho Rodrigo, assim como eu já fiz na outra eleição. Só que agora ele tem em Petrolândia expressivas lideranças políticas e eu tenho certeza que Petrolândia vai sentir que Floresta é a cidade que tem um representante mais próximo, porque Petrolândia, naturalmente, não vai ter um candidato do município, e Rodrigo vai encarnar exatamente este espírito de ser um filho de Floresta, mas também ser um representante deste município tão valoroso, que é Petrolândia, que tem tantas riquezas naturais.

Quais as lideranças políticas de Petrolândia, que na sua época de deputado, lhe davam sustentação?

Vital Novaes: Lá em Petrolândia eu tenho Lourinho (empresário Lourival Leal Rodolfo) como um irmão, tem Zé Dantas (ex-prefeito), todos foram companheiros de longas jornadas. E é por isso que eu digo que eu sempre convivi muito bem com Petrolândia. Até mesmo os adversários me cumprimentavam com o maior respeito e eu tenho por Petrolândia um carinho especial, porque Petrolândia nunca saiu do meu coração. E sobre Lourinho, eu tenho uma história pra lhe contar. Lourinho era para ser o prefeito de Petrolândia nas eleições de 1982. Naquela época, eu, junto com Zé Dantas, fomos na casa dele e fizemos o convite para ele ser o nosso candidato a prefeito naquela eleição. Mas, só que ele não aceitou. Não houve jeito para que ele aceitasse o nosso convite. Talvez ele tenha ficado com medo de gastar o dinheiro do seu comércio (risos). E ai, já que Lourinho não aceitou, foi a vez de buscar Simões (Dr. Francisco Simões) em Paulo Afonso, para ser o candidato. (Naquele ano Dr. Simões venceu as eleições, derrotando nas urnas, o candidato José Araújo da Silva, conhecido como Zé de Caboclo, em uma disputa muito acirrada).

Durante os seus longos seis mandatos de deputado Estadual, o senhor somou mais alegrias ou mais tristezas?

Vital Novaes: Independente de política, a vida é assim. Tem alegrias, tem tristezas, tem momentos de dor, tem momentos de gargalhadas... Mas a política foi muito gratificante para mim. Na política eu conheci muitos amigos, realizei muitas obras em benefício das comunidades, principalmente do Sertão, e até mesmo municípios fora da área sertaneja. E eu tenho certeza que eu fui útil. Também eu posso dizer que servir bem a Assembleia, onde eu participei das decisões mais importantes em favor de Pernambuco. E o que Rodrigo está fazendo agora, é dando continuidade àquele trabalho.

Há pouco, durante o seu discurso, a voz do senhor, por algumas vezes, ficou um pouco embargada. É a emoção, que foi grande, em ver tanta gente prestigiando o evento do seu filho?

Vital Novaes: É porque é muita emoção para um pai, ver um filho sendo tão bem sucedido, e aí é difícil conter as lágrimas. Quando as lágrimas não caem (no rosto), caem no coração. Às vezes, a gente se segura um pouquinho, a voz fica embargada, a gente se recupera um pouquinho e diz aquilo que a mente manda. Então, eu estou muito feliz hoje, por ver tantos amigos aqui, de tantos municípios, dando apoio a Rodrigo. Até mesmo municípios que ele nem foi votado na outra eleição, mas que agora estão dando apoio a ele, porque acreditaram na palavra e no compromisso de Rodrigo. O povo parece que acordou e entendeu que temos que valorizar o que é nosso.

Também durante o seu discurso o senhor lembrou da frase marcante do jogador Cristiano Ronaldo, quando ele, ao marcar um gol,  disse "Eu estou aqui". Como é que foi isso?

Vital Novaes: (Risos) Ronaldo é que diz "eu estou aqui", quando marca os gols e eu aproveitei pra dizer no meu discurso que "eu também estou aqui". Felipão (técnico da Seleção Brasileira) há poucos dias disse, na televisão, que hoje a gente vê jogadores consagrados, mas não sabe das dificuldades que estes jogadores já passaram. Aí, eu também procurei criar esta imagem, e transmitir para as pessoas o quanto nós lutamos com tantas dificuldades, para que Rodrigo fosse um deputado. Ser um deputado não é coisa do outro mundo não, mas para uma região pobre como a nossa, lutando contra tantas adversidades, onde muitas vezes os eleitores imaginam que é melhor votar em um candidato de fora, daqueles que vem aqui de quatro em quatro anos, e depois não aparecem mais, não fazem nada, ninguém sabe onde ele está e ninguém conhece o trabalho dele. Então, é como uma loteria, que você sempre joga e sempre erra.

Agradecemos a atenção com a nossa reportagem, e pedimos uma mensagem para Petrolândia, Floresta e região.

Vital Novaes: Eu quero dizer que eu quero tanto bem a Petrolândia como quero a Floresta. Eu nasci na zona rural de Floresta, em uma fazenda, em uma usina de caruá. Estudei na zona rural, depois fui morar no Recife, passei pela Casa do Estudante de Pernambuco... Então a minha vida foi uma vida de muitos desafios. E eu peço ao povo de Petrolândia, que sempre tenha uma palavra para estimular Rodrigo, para que ele faça o melhor para Petrolândia, porque Petrolândia merece. E muito obrigado a você, por ter me procurado para eu dar esta entrevista. É sinal de que o povo ainda não me esqueceu. Um grande abraço e muito obrigado pela oportunidade.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Notícia relacionada(clique para ler)
>Floresta: Deputado Rodrigo Novaes faz prestação de contas de seu mandato em grande evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário