quarta-feira, 26 de abril de 2017

Jatobá: Motorista morre em acidente fatal na BR-110, próximo à Malhada Grande

Fotos: Jatobá Notícias/Portal Jatobá

Um acidente fatal foi registrado no início da noite desta quarta (26), na BR 110, nas proximidades do Sítio Malhada Grande, no município de Jatobá, no Sertão de Pernambuco. O motorista de uma van, conhecido como Genivaldo de Zé da Macaxeira, faleceu no local do acidente.

De acordo com informações, um cavalo solto na pista provocou o acidente que envolveu uma caminhonete Hilux e uma van que conduzia alunos e catequistas da cidade de Jatobá.

O motorista da van faleceu ainda no local e os passageiros do veículo coletivo tiveram ferimentos leves.

Ver todas as fotos>Acidente na BR-110 em Jatobá

Portal Jatobá e Jatobá Notícias


Petrolândia: Batida de carro com cavalo mata animal e deixa uma pessoa ferida na BR-110 entre as Agrovilas 01 e 02 do Bloco 01

Fotos: Assis Ramalho
Cavalo atingido por veículo morreu no local

Uma mulher ficou ferida no início da noite desta quarta-feira (26) após batida entre um Fiat Uno e um cavalo na BR-110, entre as Agrovilas 01 e 02 do Bloco 01, em Petrolândia. O choque matou o animal.

O automóvel estava sendo conduzido por Mauro, mais conhecido como Mauro de João Lucena, esposo da mulher que foi socorrida para o Hospital Municipal Dr. Francisco de Lima. O casal reside em Tacaratu.

De acordo com o motorista, com quem nossa reportagem conversou, ele seguia no sentido Petrolândia/Tacaratu quando bateu com o animal, que atravessava a pista. ''Foi muito rápido, quando percebi o animal já estava na frente e não deu tempo pra nada'', disse.

Até o fechamento desta reportagem, por volta das 19:50, a mulher ainda se encontrava no Pronto Socorro da unidade hospitalar. De acordo com informações, o ferimento não teria sido grave.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Uso sustentável do bioma é tema de debate do Dia Nacional da Caatinga

Único bioma exclusivamente brasileiro, Caatinga é rica em espécies de plantas com potencial econômico (Foto: Zinclar/CBHSF)

Um debate sobre o “Uso Sustentável da Caatinga no Contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” vai celebrar o Dia Nacional da Caatinga nesta quinta-feira (27), em Recife, às 14h30, no auditório do Ibama, na Avenida Dezessete de Agosto, no bairro Casa Forte. O evento é organizado por meio de uma parceria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), do Ibama, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco (Semas) e do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga de Pernambuco.

A programação será aberta ao público, especialmente para engenheiros florestais e ambientais, biólogos, geógrafos e outros profissionais ligados à Caatinga, sem necessidade de inscrição prévia. Além do debate, estão previstas a apresentação sobre o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Socioambiental do Estado de Pernambuco e a exibição de dois filmes em curta-metragem: “Árvore Sagrada”, que trata da produção de umbus na região do São Francisco Baiano, e “As Fulô da Caatinga”, sobre mulheres empreendedoras e seus econegócios.


Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, antecipa participação no I Forúm de Energias do Sertão


O ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, antecipou para às 11h30 desta quinta-feira (27) a palestra "Cenário Energético do Brasil”, que estava programada para encerrar o I Fórum de Energias do Sertão, no auditório do Senai, em Petrolina.

A alteração de horário, segundo a coordenação do evento, foi solicitada pelo Ministério de Minas e Energias devido a mudanças na agenda do ministro.

Os organizadores do Fórum, FIEPE e Sebrae, informam que a programação será mantida, observando-se apenas a mudança do horário da participação do ministro Fernando Filho.

Clas Comunicação e Marketing


Saiba mais sobre hipertensão arterial e previna-se

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, Nemer Luis Pichara, cardiologista da rede dr.consulta, explica um pouco mais sobre a doença e como tratá-la

A hipertensão arterial sistêmica é uma doença caracterizada por altos e constantes sustentados níveis de pressão arterial. Está diretamente ligada a alterações de outros órgãos, como coração, cérebro, rins e vasos sanguíneos, que causam aumento do risco de complicações cardiovasculares.

Apesar de ser uma doença comum, possui baixas taxas de controle adequado na população brasileira e é considerada o principal fator de risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). A chamada “pressão alta”, como é conhecida popularmente, está relacionada, dentre outros fatores, a idade, sexo, etnia e modo de vida.

Condições que aumentam o risco de hipertensão arterial
1. Excesso de peso.
2. Obesidade.
3. Consumo excessivo de sal e álcool.
4. Tabagismo.
5. Sedentarismo.
6. Abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas e açúcares. Essa condição pode ser um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer.


Deputado alagoano relata que sobrinha cometeu suicídio por causa do 'Baleia Azul'


Os vários suicídios associados ao jogo “Baleia Azul” foram o tema do pronunciamento do deputado estadual Pastor João Luiz (PSC), durante a plenária desta terça-feira, 25, na Assembleia Legislativa de Alagoas. O parlamentar contou que uma sobrinha sua, que morava em Santa Catarina, teria praticado suicídio sob influência do jogo. “É um assunto preocupante e que pensamos que jamais vai chegar as nossas famílias”, disse João Luiz, relatando que a polícia catarinense, ao analisar o celular da jovem, descobriu que a mesma participava do desafio da “Baleia Azul”.

“Caroline era uma menina estudiosa, cursava jornalismo e, no último sábado, às 4h20 da manhã, foi à praia, deu um mergulho, voltou para casa e, usando uma coleira de cachorro, se enforcou”, relatou João Luiz. “Mas o que mais me chamou a atenção é que quando fui pra lá confortar a família, li na imprensa de Santa Catarina que, lamentavelmente, a Caroline foi mais uma vítima do famigerado jogo da ‘Baleia Azul’”, disse o parlamentar, acrescentando que em um encontro com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, foi informado de que outros sete adolescentes, que também participavam do jogo, teriam tentado o suicídio.


Trabalhadores dos Correios entram em greve por tempo indeterminado a partir das 22h desta quarta-feira


Os trabalhadores dos Correios entram hoje (26), às 22h, em greve por tempo indeterminado. A possibilidade de privatização e demissões, o fechamento de agências e o "desmonte fiscal" da empresa, com diminuição do lucro devido a repasses ao governo e patrocínios, são os principais motivos para a mobilização, diz a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect).

A estatal afirma que teve prejuízos de R$ 2,1 bilhões em 2015 e de R$ 2 bilhões no ano passado. Em dezembro do ano passado, foi anunciado um plano de demissão voluntária e o fechamento de agências para reduzir os gastos. Já a Federação alega que a receita tem crescido.

“O que tem acontecido é um plano de desmonte próprio da empresa, atacando a própria qualidade e universalização do serviço. Faz parte de um projeto privado com interesse de entrar no mercado”, disse a secretária de Imprensa da Fentect, Suzy Cristiny.


Chegou em Petrolândia Kitanda da Florinda; frutas e verduras com entrega a domicílio


Kitanda da Florinda! Sua melhor opção para frutas e verduras! Venha conferir! Qualidade, preço e excelente atendimento. Orla de Petrolândia em frente ao Bar Maria Fumaça. N° 226. Org. Hislaine e Alex. Entrega a domicílio Tel. 87 996375852

Blog de Assis Ramalho
Informação: Hislaine Menezes


ANA autoriza nova redução da vazão do Rio São Francisco em Xingó e Sobradinho

Vista da Hidrelétrica de Xingó na estrada que leva ao Porto Karrancas (Foto: Reprodução/TV Sergipe)
Cidades ribeirinhas sofrem com consequências da baixa vazão do rio São Francisco (Foto: Jonathan Lins/G1)

A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) pratique a redução da vazão mínima dos reservatórios de Xingó, entre Alagoas e Sergipe, e de Sobradinho, na Bahia. A resolução foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (26).

A redução nos reservatórios de Sobradinho e Xingó será a uma média diária de 600 m³/s e instantânea de até 570 m³/s. A autorização passa a valer a partir da data de publicação até o dia 30 de novembro deste ano.

Devido à falta de chuvas na região, a medida evita que os reservatórios se esvaziem, no caso de uma vazão maior. Embora necessária, essa retenção se reflete em impactos ambientais negativos em diversas comunidades ribeirinhas, onde o rio perde força e fica cada vez mais raso.


Petrolândia: Vereador Joilton reafirma seu apoio à reabertura da Agência do INSS no município



Na sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Petrolândia na última quarta-feira (19), o vereador Joilton (PTB) usou a tribuna para denunciar o fechamento da Agência de Previdência Social em Petrolândia, cujo atendimento ao público está suspenso desde o dia 17 deste mês. Segundo o vereador, suas palavras podem ter sido mal interpretadas, como se ele apoiasse o fechamento da Agência do INSS neste município. 

Para esclarecer seu posicionamento, em favor da permanência da APS do INSS em Petrolândia e da retomada do atendimento ao público, o vereador enviou a este Blog a nota abaixo reproduzida.

"Assis, na última sessão que teve na Câmara dos Vereadores, no dia 19 deste mês, informei para os colegas vereadores, na tribuna, que tinha sido informado que a nossa agência do INSS iria ser fechada por falta de condições de trabalho, referentes à estrutura do prédio, que está em péssimas condições. Nesse mesmo momento, solicitei ao nosso gestor, digo, nosso prefeito uma reunião, com o máximo de urgência, com os onze vereadores, para resolver essa situação do INSS. 

"Assim foi feito o prefeito Ricardo Rodolfo, solicitou a presença dos vereadores, junto com a presença também dos funcionários do INSS. Lá, falamos sobre o assunto e decidimos ir ao superintendente do INSS, Recife. Agendemos a reunião para o dia 25 desta semana, que foi ontem. Tratamos o assunto com ele e conseguimos adiar o fechamento da agência, com a condição do nosso prefeito fazer umas reformas básicas. 

Também nessa segunda, dia 24, enviei e-mail ao presidente do INSS, solicitando providências referentes à nossa Agência de Previdência Social."

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Assessoria do vereador Joilton Pereira
Foto: Assessoria da Prefeitura Municipal de Petrolândia


AABB de Petrolândia promove Torneio Dia do Trabalhador neste domingo (30)


A Associação Atlética Banco do Brasil (AABB- Petrolândia) realiza o Torneio Dia do Trabalhador no próximo domingo, 30 de abril, antecipando o feriado do dia 1º de Maio. A competição será disputada em três modalidades esportivas; Sinuca, Futebol Society, Vôley de Arêia e a previsão é que o evento tenha início às 08 horas. Terá premiação em troféus para os primeiros colocados de cada modalidade.

O Torneio Dia do Trabalhador da AABB - Petrolândia faz parte das   Competições Citadinas, promovida pela AABB em todo o país.

A AABB-Petrolândia, presidida por Fabiano Carvalho, conta com toda uma infraestrutura, oferecendo piscinas, bar/restaurante, sala de jogos, quadra esportiva, campo de futebol soçaite, área de lazer para crianças e amplo salão para eventos.

AABB Petrolândia (PE)
Av. Milvernes Cruz Lima, s/n - Orla Fluvial
Contato: (87) 3851-1146- 3851-1147 - Falar com Fabiano ou Taciane


Prefeitura de Tacaratu divulga resultado da 1ª fase da Seleção Pública Simplificada de Pessoal 001/2017 Classificação Curricular



A prefeitura informa a lista de classificados para a seleção pública simplificada de 2017.

Clique nos links das atividades correspondentes para ver a lista de classificados.
Atividade Profissional: => 004 – PROFESSOR FUNDAMENTAL II MATEMÁTICA
Atividade Profissional: => 003 – PROFESSOR FUNDAMENTAL II LETRAS
Atividade Profissional: => 007 – PROFESSOR FUNDAMENTAL II HISTÓRIA
Atividade Profissional: => 005 – PROFESSOR FUNDAMENTAL II GEOGRAFIA
Atividade Profissional: => 001 – PROFESSOR EDUCAÇÃO INFANTIL
Atividade Profissional: => 008 – PROFESSOR FUNDAMENTAL II EDUCAÇÃO FÍSICA
Atividade Profissional: => 006 – PROFESSOR FUNDAMENTAL II BIOLOGIA
Atividade Profissional: => 015 – MOTORISTA
Atividade Profissional: => 009 – MONITOR ESCOLAR
Atividade Profissional: => 002 – PROFESSOR FUNDAMENTAL I
Atividade Profissional: => 012 – VIGIA
Atividade Profissional: => 011 – AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
Atividade Profissional: => 010 – MERENDEIRA

Prefeitura Municipal de Tacaratu


Prefeitura de Petrolândia divulga resultado final da 1ª etapa de seleção simplificada de professores


A Prefeitura de Petrolândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, divulga nesta quarta-feira (16/04/2017) o Resultado Final da 1ª fase da seleção simplificada Edital N.02/ 2017 para contratação de professores temporários, visto que no Edital N. 01/2017 o número de candidatos classificados/disponíveis em algumas áreas especificas não fora suficiente para o preenchimento das vagas oferecidas.

Ver aqui>Resultado Final da 1ª Fase

Prefeitura Municipal de Petrolândia


Petrolândia: Pisebem lança a promoção 'Estoura Balão' em compras acima de R$ 500,00

A Pisebem Revestimentos não para de pensar em você, e trás mais uma grande novidade. Nesta quinzena, nas compras acima de R$ 500,00 você estoura um balão e ganha prêmios. E você ainda pode economizar aproveitando as nossas ofertas das melhores marcas de pisos e revestimentos que vão lhe surpreender. Aproveite! É por tempo limitado. Pisebem, sempre presente na realização de seus sonhos.

Pisos, revestimentos, porcelanatos, pastilhas, revestimento HD, em vários tipos e padrões, procure na Pisebem Revestimentos, a loja especializada na área, onde você também encontra azulejos decorativos, frisos e outras peças para você embelezar sua obra.

Procure a Pisebem Revestimentos em Petrolândia e Delmiro Gouveia e peça um orçamento sem compromisso.

Pisebem Revestimentos
A loja da sua casa
Em Petrolândia/AL: Av. Manoel Borba, 150-A - Centro (ao lado do Bradesco)
Telefone: (87) 3851-1191
Em Delmiro Gouveia/AL: Rua 13 de Maio, 335 - Centro
Telefone: (82) 3641-2112


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Pisebem Revestimentos


Tacaratu: Missa do Vaqueiro é a grande atração da Festa de Santa Cruz de Caraibeiras no próximo domingo (30)


A festa da Santa Cruz de Caraibeiras, distrito da cidade de Tacaratu no sertão de Pernambuco, realiza no próximo domingo (30) a 28ª Missa do Vaqueiro, às 10 horas da manhã.

As atrações musicais são; Luan Estilizado, Geninho Batalha, Luizinho & Zé Filho, Zé de Almeida, Olavo Silva e Paulo Nunes, Carlos Cavalcante & Manoel Cruz; também tem a participação dos aboiadores da região.

A 28a. Missa do Vaqueiro é uma iniciativa cultural da Associação dos Vaqueiros de Caraibeiras.

As atrações dos dias seguintes são:
Segunda-feira (1º): Ycaro & Vitório / Zezo
Terça-feira (02): Mano Walter / Gabriel Diniz
Quarta-feira (03): Pisada do Negão

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Zé Nelson


Web Rádio Petrolândia transmite Sessão da Câmara Municipal a partir das 19:30 desta quarta-feira (14)


Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolândia, vereadores Joilton Pereira (Secretário), Dedé de França (Vice-presidente) e Delano Santos de Souza (Presidente)

A Câmara de Vereadores de Petrolândia realiza reunião ordinária nesta quarta-feira 14 de junho de 2017, a partir da 19h30. A Sessão será transmitida ao vivo pela Web Rádio Petrolândia.

O ato é um serviço de utilidade pública da Web Rádio Petrolândia em prol da sociedade petrolandense.

A Sessão também será destaque no programa Acordando com as Notícias desta quinta-feira (27) na Web Rádio Petrolândia, apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 06h00 às 08h30.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu celular ou tablet, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho


Deputado Guilherme Coelho promove jantar com diplomatas e adidos agrícolas em Petrolina


A atividade agrícola da região e suas potencialidades estão sendo observadas esta semana por representantes agrícolas (adidos) e diplomadas de mais dez países, como Equador, México, Polônia, Uruguai, Irã e Indonésia. As autoridades e outros membros da comitiva foram recebidos ontem com um jantar oferecido pelo Deputado Federal Guilherme Coelho.

Entre os presentes estavam o presidente da CNA, João Martins, responsável pela entidade realizadora da Visita Técnica ao Vale, o embaixador da Indonésia, Toto Riyanto, e o presidente da FAEPE, Pio Guerra. O vereador de Petrolina, Ronaldo Silva, e alguns produtores da região também recepcionaram a comitiva.


Terezinha defende fim da radicalização nos debates sobre segurança em PE

Foto: Roberto Soares/Alepe

Na reunião plenária desta terça-feira (25), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a deputada Terezinha Nunes (PSDB) defendeu a união entre Governo e Oposição para que os problemas de segurança pública no estado sejam solucionados. A deputada sugeriu também, que a saída para o problema da segurança pública pode começar com o fim da radicalização do tema na Casa.

“O tema precisa sair das disputas políticas e unir Governo e Oposição para que se vença os péssimos números apresentados, sobretudo de homicídios há mais de 20 anos. Período em que todos os grupos políticos passaram pelo poder gerando assim um ‘telhado de vidro’ quando se trata de segurança”, destacou Terezinha.


Cabo da PM é assassinado em Caruaru, no Agreste de PE


Um cabo da Polícia Militar de Pernambuco foi assassinado na manhã desta quarta-feira em Caruaru, Agreste de Pernambuco. O PM José Ailton Pereira de Lima, lotado no 4º Batalhão, pilotava uma moto e levava a esposa da garupa, quando foi abordado por dois homens encapuzados.

Na estrada que dá acesso ao sítio Maniçoba, a dupla anunciou o assalto e, ao perceber que José Ailton estava armado, atiraram contra o policial, que morreu no local. A arma do militar foi levada pelos suspeitos. A esposa da vítima não ficou ferida. O corpo do cabo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Diário de Pernambuco


Temer exonera ministros pernambucanos Fernando Filho, Bruno Araújo e Mendonça Filho para votarem reforma trabalhista


O presidente Michel Temer exonerou nesta quarta-feira (26) três ministros com mandatos de deputado federal para que retornem à Câmara e votem no projeto da reforma trabalhista, considerado crucial pelo governo para a retomada econômica e que irá testar a base aliada antes da votação da reforma da Previdência. A exoneração dos ministros Bruno Araújo (Cidades), Mendonça Filho (Educação) e Fernando Bezerra Coelho Filho (Minas e Energia) foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta.

Inicialmente o governo previa exonerar ministros com mandado de deputado federal apenas para a votação da reforma da Previdência para reforçar o empenho na aprovação da matéria, mas a estratégia também acabou sendo adotada para a reforma trabalhista.

Fernando Filho é do PSB, partido da base do governo que se encontra ‘rachado’ depois que sua Executiva fechou questão contra as reformas trabalhista e da Previdência.


Cerca de 50 categorias em Pernambuco declaram apoio à greve geral desta sexta; confira quais já anunciaram que cruzarão os braços


Cerca de 50 categorias em Pernambuco já declararam apoio à greve geral contra a Reforma da Previdência e Trabalhista marcada para a próxima sexta-feira. Instituições como a Arquidiocese de Olinda também declararam apoio à mobilização e convocaram os católicos a participaram do movimento. Com a aproximação da data, as classes estão realizando suas assembleias e aprovando a adesão ao movimento em defesa dos direitos dos trabalhadores.

Na manhã desta quarta-feira, os cerca de 1.600 trabalhadores do estaleiro Vard Promar em Suape-PE, em assembléia junto com o Sindicato dos Metalúrgicos, aderiram à paralisação. Os 3.600 trabalhadores do estaleiro Atlântico sul também vão cruzar os braços, paralisando o setor naval em Pernambuco.

Os auditores fiscais e julgadores tributários da Secretaria da Fazenda de
Pernambuco (Sefaz-PE) também aprovaram a paralisação das atividades na próxima sexta-feira. A suspensão dos serviços vai afetar todas as 26 Agências da Receita Estadual (ARE’s), a sede da secretaria, no Edifício San Rafael, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), além dos 15 Postos


Moro adia depoimento de Lula para o dia 10 de maio


O juiz Sergio Moro aceitou oficialmente nesta quarta-feira (26) os pedidos da Polícia Federal e da Secretaria de Segurança do Paraná e adiou o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o dia 10 de maio. A decisão do juiz foi tomada após pedido dos órgãos, que precisariam de mais tempo para organizar a segurança no local e informaram que o feriado do dia do Trabalho, 1º de maio, dificultaria ainda mais a operação.

"É possível que, na data do interrogatório, ocorram manifestações favoráveis ou contrárias ao acusado em questão, já que se trata de uma personalidade política, líder de partido e ex-presidente da República", disse Moro em seu despacho.


Reforma trabalhista e cooperação internacional são temas de reuniões do MPT com OIT em Genebra

O procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, apresentou também informações sobre Observatórios que divulgarão dados sobre trabalho escravo e acidentes e doenças laborais

Brasília – O procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, e o assessor internacional do MPT, Thiago Gurjão, participaram de reunião com o diretor-geral da OIT, Guy Rider, e com a diretora do Departamento de Normas, Corinne Vargha, na segunda-feira (24), em Genebra (Suíça). O MPT apresentou informações sobre o desenvolvimento das atividades em cooperação com o Escritório da OIT no Brasil, que vem sendo realizadas desde a assinatura do termo correspondente em agosto de 2016.

Também foram objeto de pauta violações de pontos da reforma trabalhista a Convenções da OIT. O MPT apresentou informações e documentos e expressou algumas preocupações com a reforma, em especial quanto ao negociado sobre o legislado, matéria sobre a qual já se posicionou o Comitê de Peritos da OIT. No seu Relatório de 2017, o Comitê afirma que não é compatível com a Convenção n. 98 a prevalência das convenções e acordos coletivos sobre a lei para reduzir o patamar legal mínimo de proteção dos trabalhadores. O procurador-geral do Trabalho apresentou na oportunidade consulta técnica sobre esse tema à Diretora do Departamento de Normas da OIT, Corinne Vargha.


André Zangerolamo, sommelier da World Wine, ensina a harmonizar Gorgonzola Tirolez com vinhos

Queijos fortes e picantes, como o Gorgonzola, ficam ótimos com vinhos doces, mas também podem combinar com tintos secos bem frutados

Os queijos azuis, como o Gorgonzola, têm sabor forte e característico. Por isso há alguns segredos ao harmonizá-los com vinhos. Uma das combinações clássicas, conforme explica André Zangerolamo, sommelier da World Wine, uma das maiores importadoras do país, é com o doce Vinho do Porto. “Mas existem possibilidades de harmonização com vinhos secos e potentes que ficam deliciosas”, ele explica.

O queijo Gorgonzola nasceu na cidade de Gorgonzola, na Itália. Sua aparência é marmorizada, com veios esverdeados, devido à adição do fungo Penicilium roqueforti, o que dá a ele um sabor bem característico, levemente salgado, frutado e picante. É muito apreciado por sua consistência úmida e quebradiça, que derrete rapidamente na boca. Nas tábuas de queijos combina com sabores adocicados, como uva, pera e damascos, acompanhando muito bem vinhos doces.



Araripina: Deputada Roberta Arraes homenageia 40 anos da EREM Luiz Gonzaga Duarte

Foto: Divulgação

A deputada Roberta Arraes (PSB), homenageou na noite de ontem (24), em solenidade, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o CERu - Escola Luiz Gonzaga Duarte, do município de Araripina. A homenagem é pela passagem dos 40 anos de atividades da instituição, que vem educando adolescentes e formando cidadãos da região. 

A escola foi criada no dia 04 de abril de 1977, sendo denominada como Centro de Educação Rural (CERu) Luiz Gonzaga Duarte, com a proposta de trazer esperança para os filhos dos agricultores de toda a Região do Araripe, atendendo também as cidades vizinhas dos estados do Ceará e do Piauí. Em outubro de 1997, o CERu muda a denominação para EREM - Escola de Referência em Ensino Médio Luiz Gonzaga Duarte, mantendo-se em destaque em seu ensino e qualidade no Sertão do Araripe. 


Com água do rio São Francisco, Campina Grande (PB) tem racionamento reduzido

Moradores da cidade ganham mais qualidade de vida a partir da chegada do ‘Velho Chico’ (Foto: Divulgação)

A população de Campina Grande, na Paraíba, já começa a sentir os efeitos da chegada da água do Projeto de Integração do Rio São Francisco ao reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão (PB). Neste final de semana (22), o regime de racionamento na segunda maior cidade do estado paraibano foi reduzido de quatro dias para três dias por semana. A expectativa é de que nos próximos meses, as famílias paraibanas voltem a ter o abastecimento diário e regular em suas residências, com o reforço das águas do ‘Velho Chico’.

Nos últimos dias, o volume armazenado no Epitácio Pessoa aumentou de 0,3% para 3,2% da sua capacidade, depois que a água do projeto chegou à área do reservatório, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Leia mais. Quando o açude atingir o percentual mínimo de 8,2%, o manancial sairá do chamado “volume morto” e o governo estadual irá analisar a possibilidade de acabar com o racionamento.


Tacaratu Social Clube promove feijoada com som ao vivo no dia 7 de maio; também haverá bingo


Por: Serviço de Comunicação do Tacaratu Social Clube
Tacaratu Social Clube “o novo de novo”

Nenhuma empreitada seria possível de realização se não houvesse positividade e engajamento. O resultado está ai, o Tacaratu Social Clube, “O Novo de Novo”, está prontinho para promover entretenimentos e lazer as famílias tacaratuenses, bem como a todas aquelas das circunvizinhanças que o prestigiaram tanto com as suas presenças desde a sua inauguração nos anos de 1950.

A imponência continua a mesma de sempre! Porém, com roupagens impecavelmente novas, e com algumas reformulações implementadas na sua estrutura, objetivando oferecer melhor comodidade para o entretenimento e o lazer de todos, a partir das 23 horas de hoje, dia 15 de abril de 2017, quando o Tacaratu Social Clube, “O Novo de Novo”, estará reabrindo suas portas para reinauguração, tendo como atrações principais a Solenidade de Reinauguração, seguida de Licinho & Bruno e Banda.

Bem, a prioridade a partir de agora é você e a sua família, uma vez que, conforme dito está tudo pronto, a festa vai “bombar” como nunca. E o Tacaratu Social Clube, “O Novo de Novo”, continuará fazendo história na sociedade tacaratuense, vem!

Do Serviço de Comunicação TST para o Blog de Assis Ramalho


Governo de Pernambuco convoca profissionais aprovados em seleção simplificada realizada em 2014 e 2016

O Governo Paulo Câmara, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Roberto Franca, convocou 105 candidatos aprovados nas seleções públicas simplificadas do anos de 2014 (Portaria conjunta nº 09/2014 SAD/SCJ) e 2016 (Portaria conjunta nº 049/2016 SAD/SDSCJ). 

Considerando a ampliação de vagas destas seletivas nos termos do Ad Referendum CPP nº 037/2017, serão convocados profissionais das áreas de técnico em gestão social, assistente social, psicólogos, advogados, pedagogos, técnico de enfermagem e educador social /cuidador. Estes profissionais atuarão nos Serviços de Acolhimento Institucional de Garanhuns e da Região Metropolitana do Recife, acompanhados pela Gerência de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Executiva de Assistência Social.


IBGE abre seleção simplificada para 24,9 mil vagas temporárias em todo o Brasil


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu as inscrições  para 24.984 vagas temporárias dos níveis fundamental e médio. Os salários vão de R$ 1,6 mil a R$ 1,9 mil. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a banca responsável pelo exame. As oportunidades são para atuar no Censo Agropecuário 2017. As inscrições podem ser realizadas das 14h desta segunda até o dia 23 de maio, através do site do instituto. A prova será aplicada no dia 16 de julho, das 13h às 17h.

As vagas de nível médio são para agente censitário municipal (1.272) e agente censitário supervisor (4.867). As funções de nível fundamental são para recenseador (18. 845). O salário será de R$ 1,9 mil para agente censitário municipal e R$ 1,6 mil para agente censitário supervisor. Para recenseador, a remuneração será por produção, calculada por setor censitário, de acordo com taxa fixada e de conhecimento prévio do recenseador, com base na quantidade de unidades de estabelecimento recenseados. Do total das vagas 20% são reservadas para negros e 5% para pessoas com deficiência.


IV Mostra de Caprinos e Ovinos da Faciagra será realizada dias 25 a 27 de maio


A Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina – Faciagra, realiza entre os dias 25 a 27 de maio, a IV Mostra de Caprinos e Ovinos no campus da Faciagra com oficinas, cursos, debates, palestras e exposição de animais.

Os temas abordados serão ministrados por profissionais considerados como referências em suas áreas e darão aos participantes, especialmente os universitários do curso de Ciências Agrárias, conhecimentos atualizados sobre inseminação artificial em caprinos e ovinos, alternativas forrageiras para o semiárido, ensilagem de palma, técnicas de castração em pequenos ruminantes.

Haverá também uma mesa redonda para debater sobre Cães Errantes x Caprinos/Ovinos com a participação de diversas autoridades no assunto, além de cursos sobre uso e manuseio adequado de defensivos agrícolas e palestras que tratarão sobre “Alternativas forrageiras e manejo alimentar do rebanho no Semiárido” e “Ensilagem de Palma Forrageira”.


Veículo de vereador de Glória (BA) capota várias vezes e diz que Deus lhe deu uma nova chance


O vereador Carlos Koca Nascimento, ‘Koca’ (PP), sofreu um grave acidente na noite do último domingo (22), na área rural de Glória-BA, quando retornava para sua casa, na Baixa das Pedras. O veículo que vinha guiando, segundo informou, ‘apressadamente’ capotou e ficou todo amassado, felizmente, ele e o sobrinho Kelvis saíram ilesos.

″Eu queria participar dos festejos de São Jorge na comunidade vizinha e por motivo de descuido, eu bati com o carro num paralelepípedo, o pneu estourou e capotou por diversas vezes numa ribanceira muito grande, graças a Deus nem eu nem meu sobrinho sofremos nada″, explicou o vereador, ainda atordoado com o fato.

Koca disse ainda que ele teve sorte ‘um verdadeiro milagre’, pois outros amigos e parentes ao passar por acidentes como esse, infelizmente morreram.

″Eu agradeço a meu grande Deus que sempre me acompanhou e naquele momento estava comigo, eu só posso agradecer, e não tenho nem palavra por hoje está aqui, por Ele ter me dado mais essa oportunidade de defender o meu povo de Glória que eu tanto amo″, continuou emocionado: ‘Obrigado Pai! Estou de pé, estou vivo!’

Blog de Ozildo Alves


28 de Abril: Fetape e Fetaepe fortalecem mobilização nacional


A Greve Geral da próxima sexta-feira (28) é um momento fundamental para que a sociedade brasileira possa demonstrar o seu repúdio às propostas arbitrárias que o (des)governo Temer vem apresentando e também às últimas votações na Câmara, que sinalizam para um verdadeiro pacto em prol da retirada de direitos da classe trabalhadora. Diante desse cenário inaceitável, de ameaças constantes, a Fetape (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco) e a Fetaepe (Federação dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais de Pernambuco) se unem à CUT e às demais centrais sindicais do país, fazendo ecoar esse grito contra as reformas da Previdência e Trabalhista e a Lei de Terceirização sancionada pelo presidente.

A orientação é que os Sindicatos filiados às duas Federações engrossem a paralisação, em todos os municípios do estado, indo para as ruas junto com outros movimentos e organizações do campo e da cidade. O diálogo com os trabalhadores e trabalhadoras, demonstrando as perdas que acontecerão, caso alguma dessas reformas seja aprovada no Congresso, é visto como estratégia fundamental neste momento decisivo para a sociedade brasileira. “Mais uma vez, temos que demonstrar nossa força e capacidade de mobilização. Desde o início do ano, estamos fazendo um trabalho de base, para que os homens e mulheres do campo estejam cada vez mais informados e possam lutar, de forma consciente, por seus direitos. No dia 28, vamos arregaçar as mangas e mostrar o poder da nossa união”, destaca o presidente da Fetape, Doriel Barros.


Palmeiras joga com a liderança garantida e pode eliminar Peñarol; confira jogos desta quarta pela Libertadores

Palmeiras fez treino no estádio Luis Franzini, do Defensor, no Uruguai (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

O Palmeiras visita o Peñarol nesta quarta-feira, no estádio Campeón Del Siglo, em Montevidéu, de olho na calculadora. A vaga antecipada não poderá ser confirmada imediatamente, por conta da vitória do Atlético Tucumán por 2 a 1 sobre o Jorge Wilstermann, na terça-feira. Por outro lado, a liderança na rodada está garantida.

Neste momento, o Verdão lidera o Grupo 5, com sete pontos, seguido por Jorge Wilstermann (seis pontos), Atlético Tucumán (quatro) e o próprio Peñarol (três pontos, na lanterna).

Confira
Em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, localizado na orla fluvial da cidade.

Por Globoesporte.com


Paulo Câmara vai contra o PSB e dá apoio à reforma da Previdência “Momento de discutir o Brasil”

Paulo Câmara conversa com o presidente da República durante o almoço

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, defendeu nesta terça-feira (25) a importância das reformas, em especial da Previdência e trabalhista, para a retomada econômica do País. “O momento é esse. É momento de discutir o Brasil, de discutir as reformas chegou e precisa ser enfrentado com diálogo, com transparência e, acima de tudo, com vontade de acertar”, disse.

Junto com outros 21 governadores e vices estaduais, ministros, parlamentares e os presidentes da República, Michel Temer; da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), ele participou de um almoço para discutir as mudanças no sistema previdenciário e na legislação trabalhista.

Em entrevista ao Portal Planalto, o governador disse que o encontro foi uma oportunidade de esclarecer a importância das duas reformas. “É (...) ver a melhor forma de aprovarmos as reformas que olham o futuro, que olham um Brasil diferente que dê oportunidade do Brasil voltar a crescer, voltar a gerar emprego, voltar a gerar renda para nosso povo”, afirmou.

Apoio


Itaíba reajusta piso de professores e paga a servidores antes do aniversário da cidade

Prefeita de Itaíba, Regina Cunha (Foto: Divulgação)

A Câmara de Vereadores de Itaíba aprovou na manhã desta terça-feira (25) o Projeto de Lei enviado pela Prefeita Regina da Cunha (PTB) que reajustou o Piso Nacional do Magistério em 7,64% elevando o salário dos professores para R$ 2.298,80. A grande novidade é que o reajuste foi linear e beneficiou todas as faixas de professores, revela a prefeita. São mais de 300 professores beneficiados, sendo que cerca de 50% deles recebem acima do piso e tiveram o mesmo reajuste.

De acordo com a Secretaria de Finanças, com a aprovação da lei, ficou definido que já a partir dos salários de abril que serão pagos na próxima quinta-feira (27), os professores vão receber o salário do mês já com o novo piso e o retroativo do mês de janeiro. Em maio, a prefeitura paga os retroativos de fevereiro e março. A categoria apesar de representar pouco mais de 30% do quadro de pessoal, consome cerca de 70% do valor da folha. Com o novo piso e os retroativos, a folha foi acrescida em cerca de 15%.


Tacaratu: Festa de Santa Cruz de Caraibeiras tem sequência nesta quarta e vai até o dia 03 de maio; confira programação


A Festa de Santa Cruz, padroeira do distrito de Caraibeiras, em Tacaratu, que teve início no domingo (23) - com Licinho e Bruno -, teve sequência na segunda-feira com a banda Calor do Forró, e ontem foi a vez de Artesãos do Forró alegrar o público, que tem comparecido em bom número.

A Festa de Santa Cruz de Caraibeiras, que é uma das mais tradicionais de padroeira (o) do interior pernambucano, acontece anualmente de 23 de abril a 03 de maio.

Programação
Quarta-feira (26): Zé de Moura
Quinta-feira (27): Os Ciganos
Sexta-feira (28): Paulinho & Nininho / Vicente Néry
Sábado (29): Matheus Moraes / Limão com Mel
Domingo (30): Luan Estilizado / Geninho Batalha
Segunda-feira (1º): Ycaro & Vitório / Zezo
Terça-feira (02): Mano Walter / Gabriel Diniz
Quarta-feira (03): Pisada do Negão

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Assessoria da Prefeitura de Tacaratu
Fotos/arquivo da Festa de Santa Cruz de Caraibeiras