sexta-feira, 15 de maio de 2020

Auxílio Emergencial em poupança digital: segunda parcela ficará "presa" até data do saque em dinheiro

Dinheiro da segunda parcela poderá ser usado apenas para pagamento de contas, de boletos e para realização de compras por meio de cartão de débito virtual até a data de liberação para saques.

A portaria publicada nesta sexta-feira (15) pelo governo no Diário Oficial da União, que define o calendário de pagamento da segunda parcela do Auxílio Emergencial, também restringe o uso desses recursos depositados na poupança social digital da Caixa, e não permite a transferência para outras contas até a data de liberação dos saques.

Os trabalhadores que recebem Auxílio por meio dessa poupança podem movimentar os recursos pelo aplicativo Caixa TEM.

No pagamento da primeira parcela, a Caixa informou que, por meio desse aplicativo, os trabalhadores poderiam efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias. Além disso, poderiam pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras.

Ministério da Saúde diz que vai orientar uso de cloroquina para pacientes com quadros leves de Covid-19


Droga utilizada contra a malária não teve a eficácia comprovada contra o coronavírus Sars-Cov-2 e possui efeitos colaterais que pode estar associados a aumento de mortes entre os pacientes de Covid-19

Um protocolo atualizado para o uso do medicamento cloroquina no tratamento da Covid-19 está sendo preparado pelo Ministério da Saúde, conforme nota divulgada na noite desta sexta-feira (15). De acordo com a pasta, o uso do medicamento será indicado também em casos leves.

A decisão será tomada mesmo depois de estudos recentes apontarem que a droga utilizada contra a malária não teve a eficácia comprovada contra o coronavírus Sars-Cov-2, que possui efeitos colaterais e pode estar associada a aumento de mortes entre os pacientes de Covid-19 (leia mais abaixo).

A medida vai se aplicar também à hidroxicloroquina, que é um derivado da cloroquina e guarda as mesmas propriedades, mas tem a toxicidade atenuada.

Paulo Afonso (BA): Duas pessoas morrem com suspeita de Covid-19 no município, diz prefeitura


A Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Saúde, comunica o óbito de duas pessoas com suspeita da Covid-19 no município. Os pacientes – uma mulher de 57 anos e um jovem de 21 anos – deram entrada no HMPA e Hospital Covid-19, respectivamente, onde foram acolhidos pela equipe e receberam os procedimentos necessários, seguindo o protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS).

Ao apresentarem os sintomas do novo coronavírus foram coletadas amostras para o exame de microbiologia e enviado para o Lacen de Salvador, cujo resultados devem sair nos próximos dias. O sepultamento dessas duas pessoas seguiram os trâmites direcionados pela OMS e MS.

A Prefeitura de Paulo Afonso solidariza-se com as famílias das vítimas e ressalta o seu compromisso no combate e prevenção contra a Covid-19, reforçando os cuidados para evitar a contaminação.

As informações são da prefeitura de Paulo Afonso.

Via Portal PA4.COM.BR

Ministério Público Federal consegue liminar que garante PM para fiscalização de filas da Caixa no Estado de Pernambuco

Foi determinado que o estado de Pernambuco disponibilize, em colaboração com o poder municipal, destacamentos da Polícia Militar para garantir que as filas formadas foras das agências da Caixa sejam organizadas e fiscalizadas de modo constante e permanente, e não apenas em caráter pontuaFoto: Assis Ramalho/BlogAR

O Ministério Público Federal (MPF) obteve liminar, na Justiça Federal, que atendeu parcialmente pedido feito em ação civil pública ajuizada contra a Caixa Econômica Federal, a União e o estado de Pernambuco, para que fossem tomadas providências que façam cessar as aglomerações nas agências da instituição financeira em todo o estado. O caso é de responsabilidade do procurador da República Alfredo Falcão Jr.

Na decisão, foi determinado que o estado de Pernambuco disponibilize, em colaboração com o poder municipal, destacamentos da Polícia Militar para garantir que as filas formadas foras das agências da Caixa sejam organizadas e fiscalizadas de modo constante e permanente, e não apenas em caráter pontual, sobretudo enquanto durar o atendimento nas unidades bancárias. A Justiça Federal suspendeu a aplicação de multas à Caixa quando forem constatadas aglomerações anormais do lado de fora das agências.

Na ação, o procurador da República destaca que a aglomeração de pessoas tende a se intensificar com o pagamento de auxílio emergencial pelo governo federal, uma vez que parte da população não dispõe dos meios tecnológicos para recebimento dos recursos por meio digital, dependendo, portanto, do comparecimento aos pontos de atendimento presencial. Além disso, há muitas pessoas que comparecem às agências em busca de informações, causando grande desordem pública e risco sanitário de contaminação da covid-19.

O MPF requereu a união de esforços do Exército Brasileiro, no âmbito federal, e da Polícia Militar de Pernambuco, em âmbito estadual, para, em conjunto com a Caixa, fazerem cessar as situações de aglomerações nas agências bancárias e entornos. “Uma instituição federal bancária sozinha não tem como cumprir a obrigação pública que lhe foi atribuída, tendo em vista o caos social decorrente da quarentena”, reforça o procurador da República.

TRF5 - A argumentação na ação civil pública proposta pelo MPF foi considerada pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que determinou ao governo de Pernambuco e à Caixa Econômica Federal, no início de maio, a adoção de medidas para evitar aglomerações e filas nas agências, registradas devido ao saque do auxílio emergencial. A decisão judicial foi dada no âmbito de outra ação civil pública (0804533-89.2020.4.05.0000), que havia sido proposta pelo próprio governo de Pernambuco contra a Caixa. Os pedidos nesse processo foram negados pela 1ª instância da Justiça Federal. Mas o Tribunal, com base nos argumentos desenvolvidos na ação proposta pelo MPF, atendeu os pedidos não somente para adoção de providências pela Caixa, mas também pelo governo estadual.

Processo nº 0808133-50.2020.4.05.8300 – 12ª Vara Federal em Pernambuco


Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco

Petrolândia: Fabiano Marques parabeniza assistentes sociais pelo seu dia


Fabiano Jaques Marques

Petrolândia [Começa segunda-feira]: Prof. Emerson Brito lança perfil no Instagram para aulas de Matemática em lives


Com as escolas fechadas e o Enem confirmado para 2020, o professor Emerson Brito lançou esta semana no Instagram o perfil @professoremersonbrito, com a finalidade de ensinar Matemática aos seus alunos e outras pessoas interessadas em aprimorar os conhecimentos da disciplina.

De acordo com o professor, nesse perfil serão postadas questões e resoluções para preparação às aulas do ano letivo e do Enem, que está mantido para 2020, segundo o MEC.

A live (aula) inaugural será realizada na próxima segunda-feira, dia 18 de maio, às 16h00. Inscreva-se e compartilhe!

https://www.instagram.com/p/CAFtpa6laZ1/?igshid=m1amstkhc2wu



Blog de Assis Ramalho
Com informações Andrea Queiroz/Prof. Emerson Brito

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta sexta-feira, 15 de maio de 2020; veja lista


Mudam de idade hoje (Sexta-feira 15 de maio de 2020) e queremos aqui dedicar este dia especial a Alessandra Jaques Marques, Danyelle Alves , Thalia Alves, Tarcisio Ernandes, Enzo Grandão, Egline Luana , Stephane Silva, Jeane Silva França, Silvio Ferreira , Thaís Maria , Denilson Almeida, Louhran Santos , Higor Kauan, Ailson Silva, Dulcineia Nascimento Nascimento, Francisco Vitor Silva, Josy Ferreira , Prycila Silva e Netinho Lemos

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Município de Paulista, na RMR, solicita entrada na quarentena ao Governo de Pernambuco

Quarta maior cidade da Região Metropolitana, Paulista tem mais de mil casos confirmados e 65 mortes por Covid-19 (Foto: Prefeitura do Paulista/Divulgação)

O prefeito do Paulista, Junior Matuto, enviou um ofício ao Palácio do Campo das Princesas, nesta sexta-feira (14), solicitando a inclusão do município no Decreto nº 49.017, de 11 de maio, que estabelece medidas mais restritivas de circulação de pessoas e veículos nas ruas por conta da pandemia do coronavírus. O ato do executivo estadual prevê que Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata fiquem em quarentena obrigatória durante duas semanas por conta dos números de casos e óbitos da doença.

No documento enviado ao governador Paulo Câmara, o prefeito do Paulista destaca que embora tenha adotado diversas medidas no município, os números de infectados e de óbitos na cidade continuam crescendo. De acordo com o último levantamento realizado, o município alcançou um coeficiente de letalidade em torno de 6.6%, índice praticamente igual ao registrado por municípios como Camaragibe e São Lourenço da Mata - que foram inseridos no Decreto.

Unopar Petrolândia homenageia a tutora petrolandense e assistente social Patrícia Morais


Unopar Petrolândia homenageia a tutora petrolandense e assistente social Patrícia Morais.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Por; Unopar Petrolândia

Governo de Pernambuco prorroga fechamento do comércio até 31 de maio

Centro comercial de Petrolândia - foto: Assis Ramalho/BlogAR

A suspensão do funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviço em Pernambuco foi prorrogada até o dia 31 de maio, por determinação do governador Paulo Câmara. A exceção fica para as atividades consideradas essenciais, previstas no decreto estadual nº 49.024/2020, que estabelece o período de quarentena em cinco municípios da Região Metropolitana do Recife, entre os dias 16 e 31 de maio, como estratégia para ampliar o isolamento social e reduzir a curva de transmissão do novo coronavírus no Estado.

A prorrogação do prazo de fechamento do comércio, indústria e empresas prestadoras de serviços está prevista no artigo 15º do decreto estadual, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (15). O mesmo documento trata da intensificação de medidas restritivas da quarentena determinada pelo Governo do Estado no início da semana, e que entrará em vigor a partir deste sábado (16) no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

Entre as medidas adotadas está o rodízio de veículos em dias alternados, de acordo com o último numeral da placa (par ou ímpar). A restrição à circulação de veículos e o fortalecimento da fiscalização nas ruas e em estabelecimentos comerciais são medidas que visam coibir ao máximo a circulação de pessoas nessas cinco cidades, que concentram mais de 70% das notificações de contaminação pela Covid-19 no Estado. O isolamento social é cientificamente comprovado como a forma mais eficiente de evitar a transmissão do vírus.

Por Assessoria de Comunicação do governo de Pernambuco


Petrolândia: Máscara regularizada e autorizada pelo governo do Estado já chegou na FarmaVida; Adquira a sua


A Farmácia FarmaVida, localizada na Avenida Manoel Borba, centro de Petrolândia, em frente ao Banco do Brasil, informa que já chegou a máscara regularizada e autorizada pelo governo de Pernambuco. Aproveite!


SAIBA MAIS SOBRE OS SERVIÇOS PRESTADOS PELA FARMAVIDA EM PETROLÂNDIA

Localizada no centro comercial da cidade, em frente à agência do Banco do Brasil, na Avenida Manoel Borba, a Farmavida, além de trazer para você uma grande variedade de medicamentos, traz também o programa "Aqui tem Farmácia Popular", do Governo Federal, que disponibiliza alguns medicamentos para diabetes, asma e hipertensão gratuitamente e outros com até 90% de desconto.

Na Farmavida você também vai encontrar produtos de perfumaria em geral, fraldas descartáveis para todas as idades, além de suplementos para atletas e produtos ortopédicos e naturais.

Pensando sempre em oferecer serviços da melhor qualidade, a Farmavida tem uma equipe de profissionais capacitados, prontos para atender você.

Para inovar ainda mais, a Farmavida faz entrega domiciliar na área urbana da cidade, em horário comercial.

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta: de 7:00 as 22:00
Sábados: 8:00 as 20:00
Domingo: 8:00 a 12:00 das 17:00 a 21:00

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert transfere atendimento na Petroclínica de sábado para segunda-feira, às 8h da manhã


A Policlínica de Petrolândia (Clínica de Dr. Amiltom Viana), situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros, informa que [por motivo de força maior] foi transferido de sábado para segunda-feira [18], às 8 horas da manhã, o atendimento do ortopedista Dr. Érico Herbert.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica

Imprensa internacional repercute saída de Nelson Teich


A imprensa internacional repercutiu a saída cargo de ministro da Saúde de Nelson Teich nesta sexta-feira (15), antes de completar um mês à frente da pasta, em plena pandemia de Covid-19. Ele sucedeu Luiz Henrique Mandetta, que foi demitido, após desentendimentos com o presidente Jair Bolsonaro.

O afastamento do ministro acontece na semana em que o Brasil superou França e Alemanha no número de infectados pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, de acordo com balanço da universidade americana Johns Hopkins.

'The New York Times', Estados Unidos


O jornal norte-americano "The New York Times" publicou que a saída de Teich foi marcada pelas divergências com o presidente Jair Bolsonaro em relação à adoção de medidas de distanciamento social e lockdowns. O "NYT" relembrou também que a decisão vem apenas um mês após a saída de Mandetta "pelos mesmos problemas".

'Clarín', Argentina


O jornal argentino "Clarín" destacou que Teich tinha "diferenças com o presidente" Jair Bolsonaro. O "Clarín" reforçou que o então ministro, assim como seu antecessor Luiz Henrique Mandetta, discordaram de Bolsonaro em relação às medidas de isolamento social para o combate ao coronavírus no Brasil.

'Diário de Notícias', Portugal

O jornal português "Diário de Notícias" diz que o ministro Nelson Teich se demitiu após se sentir desautorizado pelo presidente Jair Bolsonaro. O "DN" ressaltou que o Brasil terá um terceiro ministro para a pasta durante a Pandemia e relembrou que Teich foi avisado pelos jornalistas, durante uma entrevista coletiva, sobre a decisão do governo brasileiro de ampliar a lista de profissões essenciais durante a crise da Covid-19, acrescentando academias, cabeleireiros e manicure entre os serviços.


'The Guardian', Reino Unido


O jornal britânico “The Guardian” informou a saída do ministro com o título: “Brasil perde um segundo ministro da Saúde em menos de um mês”. A publicação afirma que Teich discordou do presidente Jair Bolsonaro e lembrou que o Brasil já ultrapassou em número de casos a França e a Alemanha.

'BBC', Reino Unido
A rede BBC anunciou a saída do ministro Teich e lembrou que Brasil é o país da América Latina mais atingido pela pandemia, com mais de 200 mil casos de infectados pelo novo coronavírus.





O jornal "El País" destacou em seu site que a demissão do ministro Teich acontece apenas um mês depois de tomar posse. A reportagem afirma que o ministro ficou em evidência durante esta semana após ter sido avisado do decreto presidencial que autorizava salões de beleza e academias a funcionar durante a pandemia enquanto dava uma entrevista coletiva.


O site do jornal "El Mundo" publicou que a escalada da tensão entre Jair Bolsonaro e o ministro Teich era "cada vez mais evidente". O espanhol destacou que o ministro ficou apenas 28 dias no cargo e que as diferenças entre os dois teve grande peso na sua demissão.



A publicação italiana reforçou a "incompatibilidade" entre o ministro Nelson Teich e o presidente Jair Bolsonaro. O "Corriere" lembrou que Teich é o segundo a deixar a pasta durante a pandemia e que Bolsonaro se isola em uma linha negacionista para não aumentar a crise econômica no país.

Por G1

Reservatório de Itaparica terá aumento de volume útil até outubro, anuncia a Chesf


Com o aumento do volume de águas na barragem de Sobradinho (BA), a Agência Nacional de Águas (ANA) sinalizou para a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), a possibilidade de transferência de uma proporção para o Reservatório de Itaparica (PE), aumentando, assim, o seu volume útil (V.U.). Atualmente Itaparica encontra-se com um armazenamento em torno de 47%. O assunto foi abordado durante a última reunião de Avaliação das Condições de Operação dos Reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, coordenada pela ANA, que ocorreu no dia 5 de maio.


Desta forma, ao longo dos meses de maio e junho, a Chesf, juntamente com o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, realizarão ações para atender a esta demanda em Itaparica, com a expectativa de atingir o nível de armazenamento superior a 75% (V.U.), devendo permanecer nessa faixa durante os meses até outubro.

O Reservatório de Itaparica apresenta capacidade de regularização de vazão e é de fundamental importância para os usos múltiplos ali situados, tais como: abastecimento humano e de agropecuária, geração de energia, controle de cheias, lazer, turismo, irrigação e piscicultura.

Além de equilibrar o volume de Sobradinho, os benefícios do aumento do volume do Reservatório de Itaparica significam maior disponibilidade de água para esses usos múltiplos.

Pré-candidatos já podem arrecadar verba com financiamento coletivo



Os pré-candidatos às eleições municipais de 2020 já podem começar, a partir desta sexta-feira (15), a arrecadação de recursos para a sua pré-campanha por meio de financiamento coletivo pela internet.

De acordo com a Lei das Eleições nº 9.507/1997, interessados em disputar o pleito em 2020 somente podem contratar as empresas de financiamento coletivo que estejam cadastradas na Justiça Eleitoral. A lista de instituições credenciadas pode ser consultada no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com mais 83 mortes e 621 casos de Covid-19, Pernambuco soma 1.381 óbitos


Mais 83 mortes e 621 novos casos de pacientes com Covid-19 foram confirmados em Pernambuco, nesta sexta-feira (15). Com isso, a Secretaria Secretaria Estadual de Saúde (SES) contabilizou, ao todo, 1.381 óbitos e 16.209 confirmações de pessoas com o novo coronavírus desde o começo da pandemia, em março.

Dos 621 novos casos confirmados, 349 se enquadravam como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e os outros 272 eram casos leves da doença. Entre os 16.209 casos já confirmados no estado, 8.554 foram classificados como graves e 7.655 como leves.

Os detalhes epidemiológicos devem ser repassados ao longo do dia pela SES.

Por G1 PE 
Imagem: JC

Teich pede demissão e deixa Saúde antes de completar um mês


O ministro da Saúde, Nelson Teich, deixou o cargo nesta sexta-feira (15), antes de completar um mês à frente da pasta. Em nota, a pasta informou que ele pediu demissão.

Teich tomou posse em 17 de abril. Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde em meio à pandemia do coronavírus. Teich havia substituído Luiz Henrique Mandetta.

Assim como Mandetta, Teich também apresentou discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas para combate ao coronavírus.

Nos últimos dias, o presidente e Teich tiveram desentendimentos sobre:

o uso da cloroquina no tratamento da covid-19 (doença causada pelo vírus). Bolsonaro quer alterar o protocolo do SUS e permitir a aplicação do remédio desde o início do tratamento.
o decreto de Bolsonaro que ampliou as atividades essenciais no período da pandemia e incluiu salões de beleza, barbearia e academias de ginástica
detalhes do plano com diretrizes para a saída do isolamento. O presidente defende uma flexibilização mais imediata e mais ampla.

Teich foi chamado para uma reunião no Palácio do Planalto nesta manhã. Ele esteve com Bolsonaro e depois voltou para o prédio do Ministério da Saúde. A demissão foi anunciada logo depois.

Divergências com Bolsonaro

Cloroquina

Nesta semana, Bolsonaro disse em entrevista na saída da residência oficial do Palácio do Alvorada que seus ministros deveriam estar "afinados com ele". O presidente fazia referência a uma postagem de Teich nas redes sociais, em que o então ministro alertava para riscos da cloroquina no tratamento de covid-19.

Bolsonaro é um defensor da cloroquina, apesar de não haver comprovação científica da eficácia do remédio no tratamento da doença.

"Olha só, todos os ministros, eu já sei qual é a pergunta, têm que estar afinados comigo. Todos os ministros são indicações políticas minhas e quando eu converso com os ministros eu quero eficácia na ponta. Nesse caso, não é gostar ou não do ministro Teich, é o que está acontecendo", afirmou Bolsonaro na ocasião.

Teich havia escrito:

"Um alerta importante: a cloroquina é um medicamento com efeitos colaterais. Então, qualquer prescrição deve ser feita com base em avaliação médica. O paciente deve entender os riscos e assinar o 'Termo de Consentimento' antes de iniciar o uso da cloroquina."

Bolsonaro afirmou ainda que conversaria com o ministro sobre a alteração do protocolo do SUS para uso da cloroquina. Atualmente, o SUS ministra o remédio em casos graves. Bolsonaro quer a aplicação desde o início do tratamento.

O uso da coloroquina segue sendo estudado por vários países, mas pesquisadores ainda não conseguiram encontrar resultados conclusivos. O remédio é comumente usado no tratamento da malária.

A cloroquina foi também um dos motivos de divergência que pesaram na demissão do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, substituído por Teich.

Por Fabiano Andrade, TV Globo — Brasília

Petrolândia [É AMANHÃ]: 1ª live de Dr João acontece neste sábado às 19h; Em seguida atrações musicais ao vivo


Fiquem ligados na nossa LIVE.

Ao término das palestras e das participações dos convidados, teremos um belíssimo show com: Iris de Luxo, Rosy Angel e Vitória Lins.

Data: Sábado (16/05)
Horário: 19:00 horas
Transmissão: FaceBook e Instagram

#DrJoão #Live #IrisDeLuxo #RosyAngel #VitóriaLins #Saúde #Mudança #Petrolândia

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Assessoria de Comunicação de Dr João Lopes

Auxílio Emergencial 2º parcela: Confira o calendário Oficial da Caixa Econômica Federal




Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Caixa Econômica Fedeal 

Petrolândia: Polícia prende elemento com mandado de prisão expedido pela Vara Criminal da Comarca de Arcoverde


De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), nesta quinta-feira (14/05), após receber informações do serviço de inteligência do 3. BPM, Arcoverde - PE, o efetivo do GATI em conjunto com o serviço de inteligência da 4.CIPM, deu cumprimento ao Mandado de Prisão de um homem de 49 anos, expedido pela Vara Criminal da Comarca de Arcoverde.

Diante do exposto, o efetivo conseguiu localizar o indivíduo e o conduziu à DP local para serem tomadas as medidas cabíveis.

INFORMAÇÃO - SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO
4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo

Cotação: Cebola roxa chega a R$ 95 no Ceasa de Cabrobó


A cebola amarela está sendo comercializada no Ceasa de Cabrobó a 75 80 reais o saco de 20Kg, já a cebola roxa está sendo vendida do produtor para o comprador a R$ 95 reais.

Por Didi Galvão

Governo publica calendário da 2ª parcela do auxílio emergencial; confira


O calendário do pagamento da 2ª parcela do auxílio emergencial de R$ 600 foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (15). Também nesta sexta, foi sancionada a lei que amplia o grupo de pessoas aptas a receber o benefício.

Segundo portaria sobre o calendário, assinada pelo ministro Onyx Lorenzoni, quem recebeu a 1ª parcela até 30 de abril receberá o crédito da segunda parcela em poupança social digital a partir de quarta-feira (20), de acordo com a data de nascimento.

Inicialmente, os recursos estarão disponíveis apenas em na poupança social digital para movimentações digitais: pagamento de contas, de boletos e realização de compras por meio de cartão de débito virtual. Os saques em espécie para esse público poderão ser feitos só a partir de 2 de junho, também de acordo com a data de nascimento.

Para quem recebe o Bolsa Família, o calendário é diferente. Os saques em espécie começam na segunda-feira (18) para beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) 1. Os demais serão liberados nos dias seguintes.

Veja o calendário abaixo

Calendário da 2ª parcela (uso digital) - Poupança Social

Data do recebimento: 20 de maio (QUA) 21 de maio (QUI) 22 de maio (SEX) 23 de maio (SÁB) 25 de maio (SEG) 26 de maio (TER)

Nascidos em: Janeiro e fevereiro Março e abril Maio e junho Julho e agosto Setembro e outubro Novembro e dezembro.

Calendário da 2ª parcela (saque) - Bolsa Família

Data do recebimento: 18 de maio (SEG) 19 de maio (TER) 20 de maio (QUA) 21 de maio (QUI) 22 de maio (SEX) 25 de maio (SEG)
Número de Identificação Social: NIS 1 NIS 2 NIS 3 NIS 4 NIS 5 NIS 6

Data do recebimento: 26 de maio (TER) 27 de maio (QUA) 28 de maio (QUI) 29 de maio (SEX)
Número de Identificação Social: NIS 7 NIS 8 NIS 9 NIS 0

Fonte: Diário Oficial da União

Calendário da 2ª parcela (saque) - Poupança Social e demais públicos

Data do recebimento: 30 de maio 1 de junho 2 de junho 3 de junho 4 de junho 5 de junho 6 de junho
Nascidos em: Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho

Data do recebimento: 8 de junho 9 de junho 10 de junho 12 de junho 13 de junho
Nascidos em: Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro.

Por G1

Quatro crianças morreram por Covid-19 nesta semana em Pernambuco


Um bebê do sexo masculino de 7 meses, que tinha leucemia, morreu em Pernambuco infectado pela Covid-19. Este é o quarto óbito de criança por coronavírus apenas nesta semana. A morte da criança foi registrada no boletim epidemiológico desta quinta-feira (14) da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Além dessa, outras 74 novas mortes foram registradas neste boletim. Agora, Pernambuco tem 1.298 mortes pelo novo coronavírus. O estado tem 15.588 casos confirmados da Covid-19, sendo 8.205 graves e 7.383 leves. Dessas, 2.752 pessoas estão recuperadas da doença.

Nesta quinta, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou 687 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 329 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 358 são casos leves. Agora, dos 15.588 casos confirmados no estado, 8.205 são graves e 7.383, leves.

Dos casos graves, 1.462 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 2.693 estão internados, sendo 237 em UTI e 2.456 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada. O boletim de hoje registra mais 152 pacientes recuperados do novo coronavírus, totalizando 2.752 pessoas curadas.

Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 144 municípios , além do arquipélago de Fernando de Noronha e de ocorrências de pacientes de outros estados e países. Dos 74 óbitos registrados hoje, 38 são do sexo masculino e 36 do sexo feminino. As pessoas moravam no Recife (28), Jaboatão dos Guararapes (10), Vitória de Santo Antão (5), Cabo de Santo Agostinho (3), João Alfredo (3), Olinda (2), Ipojuca (2), Moreno (2), Paudalho (2), Ribeirão (2), Paulista (1), Abreu e Lima (1), Água Preta (1), Barreiros (1), Bom Jardim (1), Caruaru (1), Gravatá (1), Itapissuma (1), Itaquitinga (1), Lagoa do Itaenga (1), Petrolina (1), São Bento do Una (1), São Lourenço da Mata (1), Serra Talhada (1) e Vicência (1).

As mortes registradas neste boletim aconteceram entre os dias 15 de abril e 13 de maio, e os pacientes tinham idades entre 40 e 97 anos, além da criança de 7 meses. As faixas etárias eram: 0 a 9 (1), 40 a 49 (10), 50 a 59 (10), 60 a 69 (17), 70 a 79 (13), 80 ou mais (23).

Dos 74 pacientes que vieram a óbito, 33 apresentavam comorbidades confirmadas, como hipertensão (16), diabetes (14), doença cardiovascular (6), tabagismo/histórico de tabagismo (6), histórico/sequela de AVC (2), doença pulmonar obstrutiva crônica (2), doença de Alzheimer (2), histórico/sequela de AVE (1), etilismo/histórico de etilismo (1), HIV/Aids (1), esquizofrenia (1), asma (1), pneumonia (1), infecção do trato respiratório (1), tuberculose (1), insuficiência respiratória (1), infecção do trato urinário (1), demência avançada (1), doença arterial obstrutiva periférica (1), hipotireoidismo (1), obesidade (1), doença renal crônica (1) e leucemia (1). Cinco não tinham comorbidade e os demais casos estão em investigação pelos municípios.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 2.918 casos foram confirmados e 1.874 descartados. Outros 741 casos ainda estão em investigação. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada.

Por Diário de Pernambuco

Petrolândia/Covid-19: Com 4 casos confirmados, moradores pedem transparência na divulgação dos casos no município



Desde que foi iniciada a divulgação do número de pessoas com teste positivo para o novo coronavírus em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, muitos moradores têm entrado em contato com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, em mensagens diretas ou comentários em nossas postagens nas redes sociais, para solicitar a divulgação dos nomes dos pacientes. Nossa reportagem entrou em contato com a secretária de Saúde de Petrolândia, Livia Leite, para obter o posicionamento da instituição sobre o clamor da população pela publicidade dos casos.

"{Os pacientes] estão em isolamento nas suas próprias residências sob monitoramento das equipes de atenção básica e vigilância epidemiologica. Não divulgamos os casos porque o paciente tem o direito do sigilo médico, somente o próprio paciente pode divulgar sobre seu estado de saúde, se ele quiser. Os profissionais de saúde tem o dever de serem éticos", justificou a secretária de Saúde de Petrolândia.

No anúncio do primeiro caso confirmado do novo coronavírus na cidade, em 1º de maio, a Secretaria de Saúde ressaltou que a identidade dos pacientes é protegida por sigilo médico. Isso não impediu que especulações sobre o nome dos pacientes atingisse várias pessoas. Algumas, inclusive, vieram a público desmentir os boatos.

Mas, após cada caso confirmado, os moradores ficam mais insatisfeitos com a superficialidade das informações. A alegação mais comum nos pedidos de divulgação dos nomes ou dos bairros onde eles ocorrem é o suposto direito de saber se teve contato com o coronavírus. Abaixo, alguns comentários à publicação do boletim de hoje, com 4 casos confirmados de Covid-19 na cidade.

"Gente, nós devemos exigir, que divulguem quem são. Compartilhem e mostrem sua indignidade com os políticos de Petrolândia. Nós temos o poder, não podemos ficar aceitando tudo dessa prefeitura, exigimos esclarecimentos", diz Rose, em comentário à nossa postagem no Facebook.

"Acho isso muito errado, porque não diz quem é essas pessoas. De repente, a gente entra em contato com essas pessoas e morre e ninguém sabe de nada, eu fico injuriada com isso", reclama Daiana.

"Se não podem divulgar o nome façam como em outras cidades, coloquem pelo menos a quadra", pede Elizabeth. "Por favor, fale a quadra dessas pessoas infectadas", diz Nina.

"Falem quem é, está errado esconder, e se outras pessoas tiveram contato com o infectado?!", enfatiza Flávia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Pablo Silva

Calendário de pagamento da nova parcela do auxílio emergencial será detalhado nesta sexta às 15 horas no Palácio do Planalto


A Caixa Econômica Federal começará a creditar a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 a partir da próxima segunda-feira (18), informou hoje (14) o presidente do banco estatal, Pedro Guimarães, durante a live semanal do presidente Jair Bolsonaro. O calendário de pagamento será detalhado em coletiva de imprensa amanhã (15), às 15 horas, no Palácio do Planalto.

"Nós começamos na segunda-feira. Amanhã, às 15h da tarde, eu e o ministro Onyx [Lorenzoni, da Cidadania] vamos dar todos os detalhes. Mas nós começamos na segunda e faremos toda a questão via mês de nascimento, exatamente para que nós tenhamos uma tranquilidade maior no pagamento. Amanhã a gente detalha", antecipou Guimarães.

Ao todo, cerca de 50 milhões de pessoas estão inscritas no programa, criado para garantir uma renda básica emergencial durante três meses, para o enfrentamento dos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. O benefício é pago para trabalhadores informais e pessoas de baixa renda, inscritos do cadastro social do governo e no Bolsa Família.
Contas digitais

Ainda segundo o presidente da Caixa, o banco vai oferecer, de graça, uma conta digital para todos os beneficiários do auxílio emergencial. Até então, o banco só havia aberto contas digitais para pessoas cadastradas que não tinham conta bancária informada. "É o maior programa de inclusão digital do Brasil, que tem notícia, de todos os tempos, e numa velocidade muito grande", enfatizou Guimarães.
Auxílio irregular

Durante a live, o presidente Jair Bolsonaro comentou sobre o pagamento irregular do auxílio emergencial a militares. As irregularidades foram detectadas após o ministérios da Defesa e da Cidadania realizarem um cruzamento de dados e identificarem que 73,2 mil militares ativos, inativos, temporários, pensionistas e anistiados receberam a ajuda do governo.

"O que aconteceu com muitos recrutas, não sei precisar o número aqui. Como ano passado eles não declararam renda, e ficava difícil passar no filtro, eles se inscreveram como beneficiários e receberam os R$ 600, só que foram plotados, foram descobertos e, no nosso meio, quando alguém faz algo errado, o bicho pega. Então, vão devolver essa grana e vão sofrer, com toda certeza, uma punição disciplinar", afirmou.

Uma decisão do Tribunal de Contas de União (TCU) também obrigou os militares acusados de receber irregularmente o auxílio emergencial a devolverem os valores aos cofres públicos.

Por Agência Brasil

Jatobá: Prefeitura dá início à Obra de revitalização dos canteiros da entrada do município


A Prefeitura Municipal de Jatobá, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, iniciou as obras de revitalização de canteiros de acesso à entrada do município. A obra está orçada em R$ 234.510,3, está sendo executada com recursos próprios e tem prazo de 90 dias para ser concluída.

A revitalização dos canteiros de acesso terão melhorias consideráveis na estrutura e no mobiliário urbano, transformando o local num ponto de encontro e passagem, melhorando o visual da entrada da cidade e a qualidade de vida de seus transeuntes.

Serão instalados bancos em madeira cumaru, lixeiras ecológicas, pavimentação, canteiros com blocos de concreto, ponto de ônibus novo, postes de iluminação, além de demais elementos e serviços necessários ao uso do ambiente.

A área de todos os canteiros será pavimentada e se tornará espaços para passeios onde os munícipes poderão realizar suas atividades físicas como caminhadas. Nos canteiros vão ser instalados gradis e portas em aço galvanizado com pintura eletrostática preta.

O ponto de ônibus será revitalizado, retirando o existente e substituindo-o pelo que foi projetado, o mesmo receberá toda a estrutura em madeira Cumaru.

O espaço será todo arborizado com gramas, Jatobás, Ipês Roxo e Cascudo, Cássia do Nordeste, Escova de Garrafa, Pau Branco do Sertão e Caraibeira.

Como não poderia faltar em uma obra desta magnitude, será instalado um letreiro 3D com a frase “EU AMO JATOBÁ”, onde a palavra ”AMO” será simbolizada por 02 corações.

A iluminação do letreiro será feita com cinco refletores holofote microLED com a possibilidade de câmbio de cores RGB com controle.

“O município terá uma entrada sinalizada e totalmente modernizada, e que com certeza será motivo de orgulho e de belas lembranças naquele local que está sendo totalmente construído com responsabilidade e amor pelo município e seus munícipes.” Disse a Prefeita Goreti Varjão.

Redação Portal Jatobá
ASCOM PMJ

Belém do São Francisco tem 1º caso confirmado de Coronavírus; Secretaria de Saúde emite nota à população



A Secretaria Municipal de Saúde de Belém do São Francisco vem a público comunicar o primeiro caso POSITIVO para COVID-19 no município, tal resultado se deu através da realização do teste rápido, na tarde desta Quinta-feira (14/05/2020).

O paciente encontra-se em isolamento domiciliar, apresenta sintomas leves, monitorado por equipe da Vigilância por ter apresentado quadro de Síndrome Gripal. Realizou-se o teste, pois o caso evoluiu com alguns sintomas característicos (tosse, perda de olfato e paladar).

Vale ressaltar que o contato foi realizado através da Central de atendimento da vigilância, onde o referido paciente relatou os sintomas e de imediato foi orientado a continuar em isolamento, assim como seus familiares


Por Didi Galvão

Via Emenda Parlamentar de Humberto Costa (PT], Petrolândia receberá uma viatura para a Guarda Municipal

Foto: Assis Ramalho/BlogAR

O senador Humberto Costa (PT), junto à bancada de Pernambuco e Ministério da Justiça e Segurança Pública, no Orçamento Geral da União de 2019, aquisição de uma viatura para a guarda municipal.
O município deverá escolher um motorista e nomear um responsável (com procuração) para retirada do veículo no próximo dia 19.

O senador esse ano também encaminhou verbas, através de emenda, destinadas à saúde.

Por Daniel Filho
Blog GOTA D'água