sexta-feira, maio 15, 2020

Município de Paulista, na RMR, solicita entrada na quarentena ao Governo de Pernambuco

Quarta maior cidade da Região Metropolitana, Paulista tem mais de mil casos confirmados e 65 mortes por Covid-19 (Foto: Prefeitura do Paulista/Divulgação)

O prefeito do Paulista, Junior Matuto, enviou um ofício ao Palácio do Campo das Princesas, nesta sexta-feira (14), solicitando a inclusão do município no Decreto nº 49.017, de 11 de maio, que estabelece medidas mais restritivas de circulação de pessoas e veículos nas ruas por conta da pandemia do coronavírus. O ato do executivo estadual prevê que Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata fiquem em quarentena obrigatória durante duas semanas por conta dos números de casos e óbitos da doença.

No documento enviado ao governador Paulo Câmara, o prefeito do Paulista destaca que embora tenha adotado diversas medidas no município, os números de infectados e de óbitos na cidade continuam crescendo. De acordo com o último levantamento realizado, o município alcançou um coeficiente de letalidade em torno de 6.6%, índice praticamente igual ao registrado por municípios como Camaragibe e São Lourenço da Mata - que foram inseridos no Decreto.

Além dos números citados, Junior Matuto ressaltou que parte da população do Paulista trabalha em serviços considerados essenciais no Recife, sendo diretamente afetada pelo cenário epidemiológico da capital. De acordo com a assessoria de imprensa da cidade, o prefeito ficou surpreso por Paulista não ter sido incluído no decreto estadual desde o início, já que é o quarto município da região metropolitana e já ultrapassou a marca de mil casos confirmados e 65 mortes.

"Estamos desde 17 de abril com ações de restrições para evitar o avanço do Coronavirus no município, inclusive acompanhando todos os decretos estaduais. Estamos com uma fiscalização diária, envolvendo várias secretarias municipais, Policia Militar, Bombeiros, mas como se trata de uma fiscalização itinerante, depois que passa, o povo volta pra rua. Só podemos acompanhar o decreto do estado, se tivermos apoio efetivo do estado”, concluiu Matuto.

Entenda o decreto

O Decreto nº 49.017 começa no próximo sábado (16) e vai até 31 de maio. A iniciativa busca aumentar os índices de isolamento social na RMR. Antes da determinação, as pessoas somente recebiam a recomendação de ficar em casa. Com a decisão, o trânsito de veículos fica restrito e o comércio terá reforço na fiscalização. Entre amanhã (13) e sexta-feira (15), as medidas valem em caráter educativo. O uso de máscara também passa a ser obrigatório por moradores e trabalhadores dessas cidades. Pessoas sem o equipamento em vias públicas serão orientadas a retornar para suas casas. Os estabelecimentos comerciais ou transporte público serão autuados quando for constatada a presença de pessoas sem o uso das máscaras.

A circulação de veículos será determinada por placas ímpares e pares. Também haverá a instalação de pontos de controle móveis e intermunicipais. O decreto determina a realização de ações de fiscalização e a apreensão dos veículos sem autorização para transitar. As exceções serão os profissionais das áreas de saúde, segurança, defesa civil e de uso oficial. Veículos de serviços essenciais, como distribuidoras de água e gás, energia, Correios, imprensa, alimentos, funerárias, coleta de lixo, obras, guinchos e ambulâncias, táxis, ônibus e motocicletas de entrega também estão liberados. Serão ativados 34 pontos de fiscalização, sendo 16 em Recife, 8 em Olinda e 8 em Jaboatão. Outros dois pontos serão instalados, sendo um em Camaragibe e outro em São Lourenço da Mata.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário