terça-feira, 19 de novembro de 2013

Petrolândia: Beneficiários do Bolsa Família devem fazer recadastramento até 13 de dezembro no Cadastro Único


O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, convoca as famílias petrolandenses incluídas no processo de Revisão Cadastral que não atualizaram seus dados no cadastro há mais de 2 (dois) anos (2011/2013), a comparecerem no Cadastro Único de Petrolândia, para atualizarem o cadastro até o dia 13 de dezembro de 2013.

O Cadastro Único funciona na Avenida Sabino Costa, na Quadra 08 de Petrolândia, no horário de 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira.

O processo de recadastramento é obrigatório e as famílias que não atualizarem o cadastro poderão ter o benefício Bolsa Família bloqueado a partir de janeiro de 2014.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Cadastro Único/Bolsa Família

Petrolândia: Casa das Juventudes lança campanha "Faça uma Criança Feliz" para arrecadar presentes para a Noite de Natal


A Casa das Juventudes de Petrolândia está realizando a campanha solidária “Faça uma Criança Feliz” para arrecadas presentes para crianças do município.

Ao doar um presente você estará proporcionando um Natal mais alegre a uma criança carente. os presentes serão entregues no dia 25 de dezembro. 

Faça a sua doação na Casa das Juventudes, localizada Rua da Matriz, n° 300, próximo ao Procon.

Contamos com a sua participação!

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Cleidinha da Casa das Juventudes de Petrolândia

Petrolândia: Artesãs empreendedoras visitam a FEINCARTES em Fortaleza na Caravana do Sebrae

Artesãs empreendedoras de Petrolândia em Fortaleza-CE
Luiz Carlos Feijó, consultor do Sebrae em Design, acompanhou o grupo

Na segunda semana de novembro, um grupo de artesãs petrolandenses visitou Fortaleza para conhecer a FEINCARTES-Feira Internacional de Artesanato e Decoração, realizada no Centro do Sebrae da capital cearense. O evento, realizado de 1° a 10 de novembro, com a participação de representantes de 20 países e 13 estados brasileiros, mostrou o melhor do artesanato mundial, com ênfase no artesanato local.

As artesãs conduzidas pela Caravana do Sebrae foram acompanhadas por Luiz Carlos Feijó, consultor do Sebrae, facilitador do segundo módulo do curso de aperfeiçoamento promovido em Petrolândia, o Projeto Artesãs Empreendedoras. A vereadora de Petrolândia Maria do Socorro Santos de Souza, Dona Santa, e a assistente social da Prefeitura de Petrolândia, Jacirlene Fernandes, também participaram da Caravana.

O Projeto Artesãs Empreendedoras é promovido pela Secretaria Estadual da Mulher, com apoio da Coordenadoria da Mulher de Petrolândia, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude.

Ao todo, o curso tem módulos, divididos em 400 horas-aula. O primeiro módulo, com 100 horas-aula, iniciado em 23 de abril de 2013, foi ministrado pela Prof. Teca Carlos e, no dia 24 de julho, o designer Luiz Carlos Feijó deu início ao segundo módulo, de 300 horas-aula.
Fotos da viagem a Fortaleza>Caravana Sebrae/Petrolândia

Fotos aulas do projeto Artesãs Empreendedoras>Aulas de Design - 14/08/13

Notícia relacionada (clique para ler):
>Petrolândia: Associação Café com Arte participa de curso para mulheres artesãs


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Associação Café com Arte e reprodução Facebook Sandra Belém

Petrolândia: Executivos da PepsiCo visitam projetos de produção de coco e tilápia no município

Visita à Fazenda Santa Rita de Bruno Capelli

A cidade de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, recebeu a visita de executivos da multinacional PepsiCo, provenientes dos Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Egito e Índia à Petrolândia nos dias 8 e 10 deste mês. Diretores de Marketing e Financeiros de várias Unidades da empresa no Mundo, além da equipe da Unidade de Petrolina, vieram conhecer projetos de produção de coco verde e tilápia, conhecer a cidade e suas potencialidades,

Com o intuito de atender o crescente mercado nacional e internacional de água de coco, a PepsiCo adquiriu, em 2009, a marca Kero Coco®, primeira água de coco em caixinha do mercado brasileiro. A embalagem Tetra Pak mantém toda a qualidade e propriedades da água de coco natural.

O empreendimento de coconicultura visitado foi a Fazenda Santa Rita do produtor rural Bruno Capelli.

Redação do Blog de assis Ramalho
Informações: Lourival Simões e Marcos Rogério Viana
Fotos: Reprodução Facebook Bruno Capelli

Faixas do Flamengo campeão da Copa do Brasil já estão à venda no Rio


A final da Copa do Brasil ainda não começou, mas os ambulantes do Rio já começam a faturar em cima da expectativa dos torcedores do Flamengo. 

Na véspera da decisão, faixas de campeão da Copa do Brasil estão à venda pela cidade. 

Na Linha Amarela, uma das principais vias da cidade, elas se misturam entre os produtos oferecidos pelos camelôs no engarrafamento, como biscoitos, refrigerantes e garrafas de água mineral.

Fonte: Globoesporte.com

Armando Monteiro destaca avanços obtidos na área tributária


O senador Armando Monteiro (PTB-PE) fez um relato sobre os temas que interferem no bom funcionamento das empresas brasileiras, de seus negócios, de sua capacidade competitiva e que estão em tramitação no Senado. Foi nesta terça-feira, 19, durante a reunião do Conselho de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Na oportunidade, Armando falou também sobre as perspectivas para o ano eleitoral.

Na explanação aos integrantes do Conselho, Armando fez um balanço das conquistas obtidas no Senado, com ênfase principalmente nos avanços na área tributária, sobretudo com a aprovação da Resolução 13, que tem o objetivo de acabar com a guerra fiscal dos portos. Também destacou o esforço que a Casa promove para implementar a reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Neste caso, há o trabalho desenvolvido para a aprovação do projeto que cria os fundos de Compensação e de Desenvolvimento Regional para repor aos Estados as perdas com a reforma do ICMS, projeto sob sua relatoria na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Inscrições abertas para II Petrolândia Open de Tênis que acontece de 30 de novembro a 1° de dezembro


A ATAP-Associação dos Tenistas Amadores de Petrolândia promove o II Petrolândia Open de Tênis da cidade no período de 30 de novembro a 1° de dezembro de 2013. 

O evento acontece na Quadra da Orla Fluvial de Petrolândia e as inscrições já estão abertas.

Mais informações e inscrições com Agnaldo da Artnossa: (87) 9927-4329.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Reprodução Facebook Agnaldo Gomes de Araújo

Petrolândia: Entrega do V Prêmio Integrando a Sétima Arte acontece no dia 22 deste mês

 Os curtas foram apresentados na Praça da Matriz em Petrolândia 
nos dias 12 e 13 de setembro(Foto: Assis Ramalho)

 A premiação dos curtas metragens produzidos para o projeto Integrando a Sétima Arte será realizada no dia 22 de novembro, sexta-feira, na quadra de esportes da Erem Maria Cavalcanti Nunes, em Petrolândia.

Esta é a quinta edição do projeto Integrando a Sétima Arte, idealizado pelo prof. Daniel Filho com o objetivo principal de estimular a leitura e analisar a organização em grupo aliado ao processo criativo dos jovens a partir da adaptação de obras literárias brasileiras para o cinema no formato curta-metragem.

Os filmes serão avaliados, concorrendo a premiação em 16 categorias, inclusive Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Diretor e Melhor Filme.

Notícias relacionadas (clique para ler):
>Petrolândia: Última sessão de curtas do projeto 'Integrando a Sétima Arte' atrai grande público à Praça da Matriz
>Petrolândia: Filmes participantes da 5ª edição do "Integrando a Sétima Arte" serão apresentados nesta quinta e sexta-feira na Praça da Matriz

Conselheiro do TCE-PE propõe conciliar "tempo da gestão" com o "tempo do controle"

Debate apresentado por Geraldo Freire na Rádio Jornal do Recife

Ao participar, ontem (18), na Rádio Jornal do Recife, de um debate sobre paralisação de obras públicas com o deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) e o engenheiro Teógenes Leitão, o conselheiro e vice-presidente do TCE, Valdecir Pascoal, defendeu a conciliação entre o "tempo da gestão" e o "tempo do controle" para evitar prejuízo aos cofres públicos.

Os três têm a mesma opinião sobre os motivos pelos quais há um grande número de obras públicas, hoje, no Brasil, inacabadas: a falta de planejamento adequado por parte dos gestores responsáveis.

Para o conselheiro, embora os Tribunais de Contas tenham competência legal para exigir a paralisação de obras em que forem detectados indícios de irregularidades, os órgãos de controle só deveriam lançar mão desse expediente em casos extremos. O recomendável, disse ele, é o chamado "controle preventivo" mediante o qual a fiscalização ocorre antes da consumação do prejuízo aos cofres públicos.

MPPE recomenda a criação de Conselho Antidrogas em quatro municípios do Sertão


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendações aos municípios de Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Afrânio (Sertão do São Francisco) a fim de que constituam o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas. Entre os objetivos da ação, estão a discussão de políticas para prevenir e combater o consumo de drogas, e a implementação de políticas de saúde pública para o tratamento de usuários e dependentes químicos.

Floresta e Petrolândia disputam jogo das semifinais da Taça TV Asa Branca nesta terça-feira em Arcoverde

Time de futsal da cidade de Floresta-PE

Enchendo a população de orgulho, Floresta está pela primeira vez na semifinal da Copa TV Asa Branca de Futsal. Depois de uma boa campanha repleta de boas atuações e contando com o apoio da torcida, o time está preparado para este novo momento que marca a sua chegada na classe dos grandes times de futsal da região.

O jogo contra a equipe de Petrolândia acontece nesta terça-feira (19), às 20h15min, no Ginásio do SESC de Arcoverde. O vencedor enfrentará Afogados da Ingazeira ou Arcoverde, que disputam a outra semifinal.

As informações foram enviadas para o Blog de Assis Ramalho pelo Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal de Floresta.

Noticias relacionadas(clique para ler)
>Copa TV Asa Branca de Futsal chega às semifinais nesta terça-feira (19)
>Petrolândia goleia o São Caetano e conquista a taça do Campeonato Municipal de 2013
Time do Petrolândia, Campeão Municipal de 2013

Vereador de cidade do RN que estava sumido é encontrado enforcado na Paraíba


Policiais militares encontraram na manhã desta terça-feira (19) em Jacaraú, Litoral Norte da Paraíba, o corpo de um vereador do município de Nova Cruz, no Rio Grande do Norte. De acordo com a polícia, o corpo foi achado em uma mata na zona rural da cidade, que fica a 96 km de João Pessoa. Pela forma como o vereador foi encontrado, enforcado em uma árvore, a polícia suspeita que o político tenha cometido suicídio.


Concurso da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes(PE) tem salários de até R$ 6 mil


A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes anunciou, na manhã desta terça-feira (19), que das cerca de 4 mil vagas destinadas à substituição dos servidores com contrato da prefeitura local, através de novos concursos públicos, 2.487 já estarão disponíveis em um edital a ser lançado no mês de dezembro. Os salários, de acordo com o órgão, serão entre R$ 805 e R$ 3 mil, mas há cargos em que o valor total pode chegar a R$ 6 mil com as gratificações.


Petrolândia: Mais um vereador adere as candidaturas de Armando Monteiro e Zeca Cavalcanti para as eleições de 2014

Vereador Jorge Viana(PSL)
Foto: Assis Ramalho

Mais um vereador de Petrolândia adere a candidatura do Senador Armando Monteiro(PTB)para o governo do estado, e a do ex-prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti(PTB) para deputado federal.

Em contato com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, o presidente da Câmara de Vereadores Fabiano Jaques Marques afirmou que o vereador Jorge Lino(PSL) confirmou o seu apoio ao Senador Armando Monteiro e ao ex-prefeito de Arcoverde Zeca Cavalcanti nas eleições de 2014.

Sendo assim, o Senador juntamente com o ex Prefeito de Arcoverde passa a contar com o apoio de cinco, dos onze vereadores de Petrolândia. São eles:

Carlos Alberto (Carlinhos)(PTB)
Fabiano Jaques Marques(PROS)
Raimundo Paulo Lacerda (Noca)(PROS).
José Luiz (Zé Pezão)(PSC)
Jorge Viana(PSL)

Petrolândia: Leitor reclama de falta de tratores agrícolas para aração de terras nas agrovilas do Bloco 04-Mandantes



Gostaria de informar ao Blog de Assis ramalho a minha indignação com o descaso da gestão municipal para com os colonos das agrovilas do bloco 04 mandantes. há muito tempo que nós colonos imploramos pela volta das atividades dos tratores agrícolas que realizavam as atividades de aração das terras por preços mas acessíveis neste projeto mandantes, mas estamos esquecidos e pagando preços exorbitantes por uma hora de trabalho com particulares. Desde o falecimento do tratorista que nunca mas conseguimos comprar estas horas, e gostaria de falar ao gestor e a sua secretaria de agricultura para soluciona este grave problema e apostar mas no agronegócio, já que este é quem segura o pib nacional. O município sofre com este descaso, e também todos nós que precisamos dos subsídios da prefeitura para fazer o município crescer.

Grato, Genival Ferreira

Chesf ganha leilão e vai investir R$ 1,18 bilhão em parques eólicos

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) foi a grande vencedora do leilão A-3 realizado nesta segunda-feira (18) pelo governo federal. A estatal, em parceria com outras empresas, vai implementar 12 parques eólicos que vão demandar R$ 1,185 bilhão em investimentos até janeiro de 2016, quando devem entrar em operação. Juntos, os parques da Chesf terão capacidade instalada para produzir 338 megawatts (MW), o que corresponde a 38% do que foi comercializado na disputa e o suficiente para abastecer 1 milhão de casas populares. O leilão vendeu energia de 39 empreendimentos a serem implantados na Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Sul, que resultarão num investimento de R$ 3,3 bilhões.

Os 12 parques da estatal estão todos no Nordeste: quatro em Pernambuco, dois na Bahia e seis no Piauí. “A empresa precisa crescer. A energia eólica é uma oportunidade de expansão no Nordeste, região em que há pequenos recursos hidrelétricos ainda disponíveis”, resumiu o assessor da superintendência de Projetos e Construção de Geração da Chesf, Manoel Andrade. O investimento em eólicas é o começo de uma diversificação que vai fazer a estatal ter outra fonte para gerar energia além da água dos reservatórios das hidrelétricas. Há “complementaridade” nessas fontes, porque o Nordeste tem mais vento justamente quando está mais seco (sem chuvas).

A estatal vai implantar os parques pernambucanos em parceria com a companhia PEC Energia Limitada, que tem um escritório em São Paulo. Nas usinas a serem instaladas no Piauí, entraram como sócias o fundo de investimento Salus Fip, a companhia Contour Global e duas Sociedades de Propósito Especifico (SPE) chamadas Ventos de Santa Joana e Ventos de Santo Augusto.

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim, chegou a classificar 2013 como o “ano da energia eólica” no Brasil devido ao sucesso do leilão, que só vendeu esse tipo de energia.

Noticia relacionada(clique para ler)
>Prefeitura de Tacaratu e Enel realizam II Reunião da Comissão de Acompanhamento do Empreendimento Parque Eólico Fontes dos Ventos

Petrolândia: Projeto Preparajá beneficia alunos do município com aulas preparatórias para vestibulares

Professores Osmar Brandão e Roberto Oliveira

A Escola de Jatobá  Ensino de 1º e 2º graus, em Petrolândia, está realizando aulões preparatórios para vestibulares e para que os estudantes se saiam bem nas avaliações externas, proferidas por professores de várias disciplinas para todos os estudantes interessados em participar.

No Projeto Preparajá, as três escolas estaduais de Petrolândia (EREM Maria Cavalcanti Nunes, Escola Delmiro Gouveia e a própria escola de Jatobá) estão sendo beneficiadas com a ação. A Escola de Jatobá investe muito nesses cursinhos gratuitos e os estudantes elevam o nome da escola. O material utilizado pelos professores está disponível no Portal da Secretaria Estadual de Educação, no âmbito do Prêmio Professor Autor. As aulas são realizadas no Centro Cultural de Petrolândia e têm como público alvo todos os estudantes do ensino médio das escolas estaduais do município.

Os professores de Língua Portuguesa e de Física, Osmar Brandão e Roberto Oliveira, respectivamente explicam que os materiais em PPT fornecidos pela secretaria de educação através do prêmio Professor Autor foi fundamental para um bom planejamento destas aulas, além disto a escola forneceu a todos os estudantes miniapostilas impressas. Os estudantes que levam os tablets do programa Aluno Conectado podem acompanhar os slides de forma simultânea ao exposto durantes as aulas e, além disso, agregar mais conteúdos às explicações.

A diretora da escola, Maria Nazareth Valgueiro Carvalho busca sempre apoiar ações inovadoras que levem a um ensino de qualidade. A Escola de Jatobá, jurisdicionada à Gerência Regional de Educação Sertão do Submédio São Francisco (Floresta) foi vencedora da etapa regional do prêmio Gestão Escolar deste ano.


Roberto Oliveira para Blog de Assis Ramalho
Fotos: Roberto Oliveira/divulgação

Frases do dia 19/11/2013: Coletânea IHU On-Line


Parou de melhorar

"Dilma afundou, ela fez um freio de arrumação e melhorou. Só que parou de melhorar. Ela está bem, está ganhando a eleição no primeiro turno, mas parou de melhorar" - um conselheiro de Lula - Valor, 19-11-2013.

Jatobá: Elizabete Albuquerque, aniversariante do dia, é homenageada no Blog de Assis Ramalho

Elisabete Albuquerque, aniversariante do dia 19 de novembro

Nesta terça-feira, dia 19 de novembro, Elisabete Albuquerque, residente em Jatobá-PE, comemora mais um ano de vida e recebe o carinho de sua família e amigos. 

Feliz aniversário, Elisabete! Deus acompanhe seus passos e sua fé ilumine seus caminhos.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Reprodução Facebook Elisabete Albuquerque

Pernambuco tem mais de 2 milhões de processos à espera de julgamento

Presidente do TJPE, Desembargador Jovaldo Nunes em entrevista
ao Blog de Assis Ramalho: Foto: Mario PG

Mais de dois milhões de processos se encontram à espera de julgamento no estado. O número foi divulgado, nesta segunda-feira (18), pela Associação dos Magistrados de Pernambuco. Segundo a entidade, também há uma carência de 180 juízes. Os dados foram apresentados durante mobilização de magistrados, no Centro do Recife. O levantamento, relativo a 2012, consta no relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com o CNJ e a Associação dos Magistrados de Pernambuco, foram distribuídos 557.297 processos ano passado, mas outros 2.090.428 esperam por análise no Poder Judiciário. Atualmente, Pernambuco tem 447 magistrados, sendo 405 juízes e 42 desembargadores. O Tribunal de Justiça ainda dispõe de 9.323 servidores.

Conforme a pesquisa, cada juiz de Pernambuco tem hoje 4.676 processos para julgar, número que coloca o estado em 23º lugar no ranking nacional. Após assistir à apresentação dos dados, as reivindicações da categoria foram encaminhadas ao presidente do TJPE, desembargador Jovaldo Nunes.

Em nota, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) informou que a pauta de reivindicações dos juízes foi recebida e será analisada pela mesa diretora.

Notícias relacionadas(clique para ler)

>Desembargador Jovaldo Nunes, Presidente do TJPE, é entrevistado pelo Blog de Assis Ramalho
>TJPE inaugura 2ª Vara da Comarca de Petrolândia
>Petrolândia: Em audiência pública do MPPE nas Ruas, Juiz de Petrolândia pede apoio para agilizar instalação da 2a. Vara na Comarca
>Petrolândia: Vereador Carlinhos mobiliza esforços pela instalação da 2ª Vara da Comarca local
>Petrolândia: Vereador vai ao encontro de deputado para agilizar instalação da 2ª Vara da Comarca no município
>Petrolândia: Oficial de Justiça José Aniceto é autor da proposição de criação da 2a. Vara na Comarca do município

Fonte: G1 PE

Inocêncio Oliveira volta a dar sinais de que não vai abandonar a vida pública

Deputado Inocêncio Oliveira(PR) - Foto: Assis Ramalho  
O deputado Inocêncio Oliveira (PR) voltou a dar sinais, nesta segunda-feira, de que não vai abandonar a vida pública quando concluir o atual mandato como chegou a anunciar dois meses atrás.

Segundo seu assessor de imprensa no Recife, jornalista José Adalberto Ribeiro, o parlamentar recebeu hoje (18) dezenas de líderes políticos do interior.

Entre outros, passaram pelo escritório político dele a prefeita Soraya Murioca (Flores), o prefeito Aguinaldo Inácio (Jurema), o vice-prefeito José Antonio (Saloá), o ex-prefeito Nivaldo Júnior (Correntes), José Bezerra (diretor do Hospital Regional do Agreste), o vereador Val (Caruaru), os vereadores Ronildo, Buda, Alfredo Junior e Isaac (Serrita), o prefeito pastor Marcos José (Abreu e Lima), e o ex-prefeito Adailton Monteiro (Verdejante).

Com informações do Blog de Inaldo Sampaio
Foto: Assis Ramalho

Capotamento deixa duas pessoas mortas e outras duas feridas na PE-555, em Parnamirim-PE

Um capotamento deixou duas pessoas mortas e outras duas feridas em Parnamirim, no Sertão de Pernambuco, na manhã desse domingo (17). O acidente aconteceu no quilômetro 42 da rodovia PE-555, no povoado de Veneza.

Segundo a polícia, uma Hilux - de cor preta e placa PFW-4764 – em que estavam quatro pessoas. Em uma curva, o motorista perdeu o controle da direção e o veículo capotou diversas vezes.

No acidente, uma adolescente, Layanne Ferreira, 16 anos, e João Paulo Ferreira Lima, 29, não resistiram aos ferimentos e morreram no local. Os outros dois ocupantes do carro, Jandeílson Francisco dos Santos, 29, e Camila Silva, 20, ficaram feridos e foram socorridos ao Hospital Regional de Salgueiro.

Os corpos de Layanne e João Paulo foram levados ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Petrolina, ainda no Sertão.

Fonte: G10


Ex-prefeito de Ibirajuba-PE é condenado por improbidade


A 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) manteve a condenação do ex-prefeito de Ibirajuba, Pedro Evangelista de Arandas, e de um dos membros da Comissão de Licitação na época, José Maria Ricardo da Silva, por improbidade administrativa.

Além disso, o colegiado também deu provimento, por unanimidade, à apelação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), e determinou a inclusão na pena de Pedro Evangelista das penas de perda da função pública, caso esteja ocupando. O relator do caso é o desembargador Erik de Sousa Dantas Simões. Os réus ainda podem recorrer da decisão.

Dilma tem 43%, Aécio, 14%, e Eduardo Campos, 7%, indica pesquisa Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (18) aponta que a presidente Dilma Rousseff tem 43% das intenções de voto e venceria no primeiro turno se a eleição de 2014 fosse hoje e os adversários fossem o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), considerado atualmente o cenário mais provável da disputa.


Nessa hipótese, Aécio soma 14% das intenções de voto e Campos, 7%, segundo oIbope. As opções por voto nulo ou branco acumulam 21%. Outros 15% disseram não saber em quem votar ou não responderam.

Na pesquisa anterior realizada pelo Ibope e divulgada no dia 24 de outubro, Dilma tinha 41%, Aécio, 14%, e Campos, 10%.

Dilma também venceria no primeiro turno nos cenários em que são incluídos pelo PSB Marina Silva e pelo PSDB, José Serra.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores de 7 a 11 de novembro em 142 municípios do país. A margem de
erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: G1 São Paulo