terça-feira, 15 de março de 2016

Regulamento da Previdência Social terá novas regras para o auxílio-doença


O Regulamento da Previdência Social terá agora novas regras para o auxílio-doença. O governo federal publicou um texto no Diário Oficial da União (DOU) que diz que quando a incapacidade ultrapassar quinze dias consecutivos, o segurado será encaminhado à perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para avaliação médica por profissional de seus quadros ou do Sistema Único de Saúde (SUS).

A norma estabelece ainda que a impossibilidade de atendimento pela Previdência Social ao segurado antes do término do período de recuperação indicado pelo médico assistente na documentação autoriza o retorno do empregado ao trabalho no dia seguinte à data indicada pelo médico assistente.

Petrolândia: Associação dos Moradores do Icó-Mandantes agradece atuação da prefeitura com obras na Agrovila 02




A Associação dos Moradores do Icó-Mandantes (AMIM) vem a público parabenizar a Prefeitura de Petrolândia e o prefeito Lourival Simões pelas obras que estão sendo feitas na Agrovila 2 dos Mandantes, consertando os calçamentos - que com a chuva se formaram alguns buracos -, piçarrando as vias e os becos, fazendo limpezas de entulhos e lixos.

Quero parabenizar também o nosso amigo Fernando, responsável pela Sub-Prefeitura aqui, no Icó-Mandantes, por se empenhar em fazer parte do desenvolvimento do nosso projeto de trabalho realizado.

Os moradores agradecem por mais esta obra feita com responsabilidade e compromisso com o povo. 

Atenciosamente,

Cristiano Nunes 
Presidente da Associação dos Moradores do Icó-Mandantes (AMIM)

Informações e fotos: Cristiano Nunes/AMIM

Assembleia Legislativa promove audiência pública sobre bicicletários

Projeto de Lei do deputado estadual Lucas Ramos (PSB) que prevê regulamentação de espaços destinados a bicicletas foi discutido com empresários e ciclistas (Foto: Divulgação)

O Projeto de Lei que propõe a regulamentação dos bicicletários em Pernambuco esteve na pauta da audiência pública promovida nesta terça-feira (15) pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O PL, de autoria do deputado estadual Lucas Ramos (PSB), altera uma lei de 2012 que dispõe sobre a criação destes espaços. Para debater sobre o projeto, foram convidados representantes da Associação Pernambucana de Shoppings Centers (Aspesce), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio) e a Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo).

De acordo com a proposta, os estabelecimentos comerciais com circulação acima de 100 pessoas e prédios públicos da administração direta e indireta devem oferecer ao menos 5% da área de estacionamento destinada à instalação dos bicicletários. “É um projeto importante, construído a várias mãos, sincronizado com o crescimento urbano e alinhado com os novos hábitos de mobilidade urbana”, afirmou o Lucas Ramos. No caso da iniciativa privada, as empresas só teriam o alvará de funcionamento concedido após adequação do local.

Homem é suspeito de matar ex-mulher devido a ciúme de fotos em rede social, no Sertão de PE


Uma jovem de 19 anos foi morta a tiros nesta terça-feira (15) em Solidão, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, o principal suspeito do crime é o ex-companheiro dela, um autônomo de 26 anos, que foi encontrado morto em uma estrada horas após o assassinato da mulher. A polícia informou que o homicídio pode ter sido motivado por ciúme. O homem estava na Paraíba, viu fotos da ex-mulher em uma rede social e viajou até Pernambuco.

Ao G1, a Polícia Civil disse que ela estava em casa com uma amiga quando o suspeito chegou. O homem atirou pelo menos duas vezes na mulher e fugiu. Horas depois, o corpo dele foi encontrado pelo irmão no Sítio Santo Antônio.

Homem é assassinado com vários tiros em Inajá, no Sertão de Pernambuco

O crime aconteceu por volta das 16:00h no bairro Vila Malta. A PM foi acionada para isolar o local. O IML de Caruaru foi acionado para fazer a remoção do corpo.
O município de Inajá, no sertão de Pernambuco, registrou o primeiro homicídio do ano nesta terça-feira (16). Rosivaldo Cordeiro da Silva, conhecido como “Nego Rosir”, de idade não confirmada, foi morto com vários tiros em frente a casa da própria irmã. Segundo populares, ele estava sentado na calçada, quando dois homens em uma moto chegaram e efetuaram vários tiros contra a vitima que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Os tiros acertaram o rosto, peito e pernas da vitima. O crime aconteceu por volta das 16h, na BR 316, no bairro Vila Malta. A PM foi acionada para isolar o local. O IML de Caruaru foi acionado para fazer a remoção do corpo.

Fonte: Blog do Robson Cordeiro

Rodrigo Novaes defende fim da cobrança de tarifa mínima de água e energia elétrica

Medida já foi adotada em Estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás (Foto: Roberto Soares)

O pagamento de uma tarifa mínima pelos consumidores de água e energia elétrica pode estar com os dias contados. Está tramitando na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 712/2016, que prevê o fim da cobrança por esses serviços essenciais quando eles não forem efetivamente usufruídos pelos pernambucanos. Autor da iniciativa, o deputado Rodrigo Novaes (PSD) foi à tribuna nesta terça (15), quando se comemora o Dia do Consumidor, para defender a proposta.

“Hoje, mesmo que o morador não consuma água ou energia, no final do mês é obrigado a pagar uma taxa. Assim, o cidadão deixa sua casa durante um tempo, por qualquer motivo e, quando retorna, toma conhecimento de um passivo de dívida grande perante essas empresas”, relatou o parlamentar. Atualmente, os valores mínimos cobrados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) são de R$ 7,96 (tarifa social) e R$ 37,24 (residência normal). Já a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) cobra pelo “custo de disponibilidade do sistema elétrico”, conforme resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Reunião da ANA traça cenários para os reservatórios no São Francisco

Hidrelétrica de Paulo Afonso-BA (Foto: Portal Brasil)

A vazão no reservatório de Três Marias, em Minas Gerais, deverá ser reduzida dos atuais 150 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 100 m³/s até o final de abril. Já a de Sobradinho, na Bahia, será mantido nos 800 m³/s. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Águas (ANA), após consulta aos participantes de mais uma reunião de avaliação dos efeitos da vazão reduzida, realizada nesta segunda-feira (14.03) pelo órgão federal, em Brasília (DF), e transmitida por videoconferência.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, participou das discussões do escritório do colegiado, em Maceió (AL), e anunciou que o CBHSF continuará acompanhando todos os estudos referentes às condições hidrológicas na bacia do São Francisco até o final do atual período úmido, em abril. “Nossa preocupação, atualmente, é com a quantidade e com a qualidade da água da bacia. O Comitê, que desde o ano passado insiste na necessidade de realizar um amplo estudo ambiental para avaliar os impactos da redução das vazões, saudou a iniciativa do Ibama, que requisitou dos diversos interessados os subsídios necessários para elaboração do termo de referência do referido estudo”, afirmou.

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém começa do próximo sábado (19)

Encenação da Santa Ceia no teatro de Nova Jerusalém (Foto: Fábio Jordão)

A cidade-teatro de Nova Jerusalém, localizada no município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, começa a receber, a partir do sábado, dia 19, milhares de turistas que, durante a Semana Santa, irão assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo no maior teatro ao ar livre do mundo. A encenação, que vai até o dia 26, conta a vida de Jesus enfocando alguns dos principais fatos relatados na Bíblia, começando com o Sermão da Montanha e terminando com a espetacular ascensão de Cristo aos céus. São nove palcos-plateia com uma arrojada cenografia que reproduz lugarejos, ambientes e prédios da Jerusalém dos tempos de Jesus, como o Templo, Fórum Romano, o Palácio de Herodes e o Monte do Calvário. Além disso, um rico figurino e efeitos especiais de última geração completam a grandiosidade do espetáculo.

Outro ponto alto da Paixão de Cristo é o elenco de artistas formado por destacados atores e atrizes que conferem à encenação uma carga dramática intensa por meio de interpretações magistrais que emocionam e dão força ao realismo das cenas. Como acontece todos os anos, a encenação contará também com a participação de artistas conhecidos da teledramaturgia nacional como Bianca Rinaldi (Maria), Antonio Calloni (Herodes), Fiuk (Apóstolo João), Odilon Wagner (Pilatos), além da atriz e modelo, Caroline Correa (Madalena). Eles vão estrear ao lado do ator Igor Rickli, que fez sucesso no papel de Jesus em 2015 e retorna este ano.

Em comunicado à imprensa, Sílvio Costa Filho informa filiação ao PRB

Líder da Oposição na Alepe, Sílvio Costa Filho troca PTB pelo PRB

Comunico que fui convidado pelo Presidente Nacional do Partido Republicano Brasileiro (PRB), Marcos Pereira, e pelo atual presidente da Executiva Estadual de Pernambuco, Carlos Geraldo, para assumir a presidência estadual deste partido.

O atual presidente assumirá a Vice-Presidência Estadual do PRB e o deputado Ossésio Silva continuará exercendo a liderança do PRB na Assembleia Legislativa. Em função disso, estou me desfiliando do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

O Partido Republicano Brasileiro foi criado por um dos maiores homens públicos da historia do Brasil, o ex-vice-presidente da República José Alencar.

Ao lado do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, senador Armando Monteiro, continuarei trabalhando pelo fortalecimento da oposição em nosso Estado.

Informo ainda que o Partido Republicano Brasileiro terá 34 candidatos a prefeito nas próximas eleições e só fará coligação com candidaturas majoritárias que estejam colocadas em nosso campo.

Silvio Costa Filho
Deputado Estadual

Assessoria de Sílvio Costa Filho

Santa Cruz do Capibaribe: A 15 dias do fim do prazo, apenas 70% fez recadastramento biométrico


Em 31 de março termina o prazo para que os eleitores de Santa Cruz do Capibaribe realizem o recadastramento biométrico e fiquem assim em dias com a Justiça Eleitoral.

O alerta é do vereador Ronaldo Pacas (PSDC) que lembra aos santa-cruzenses os impedimentos que são direcionados a quem não realiza o procedimento "quem não realizar o recadastramento fica impedido de ingressar em faculdade e universidade, o CPF é cancelado, solicitar empréstimos, renovar passaporte e até mesmo assumir emprego através de concursos públicos", disse Ronaldo.

O vereador esteve no Cartório Eleitoral da cidade e foi informado que até o momento apenas 70,99% do eleitorado compareceu para fazer o recadastramento, o que corresponde a exatos 42.898 eleitores.

CFM recomenda que médicos peçam exames para detecção de HIV, sífilis e hepatites


Médicos em todo o país devem orientar seus pacientes a fazer exames para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. É o que prevê a Recomendação nº 2/2016, aprovada pelo plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM). O objetivo é ampliar o diagnóstico em tempo oportuno de doenças infectocontagiosas.

De acordo com o conselho, a orientação visa a facilitar a abordagem de infecções sexualmente transmissíveis feita pelo médico durante a consulta. Caso os testes ou a vacinação não tenham sido feitos previamente, o profissional de saúde deve orientar o paciente, conforme o caso, sobre a necessidade da execução.

"A recomendação é um instrumento normativo. Está entre a resolução, que tem força compulsória, e o parecer, que é uma norma reguladora. É como se fosse um parecer de maior relevância, ao qual os médicos devem prestar especial atenção e de grande Importância social", explicou o presidente do CFM, Carlos Vital.

Humberto Costa divulga nota de esclarecimento sobre delação premiada de Delcídio do Amaral

Senador Humberto Costa (Foto: Divulgação)

Com relação a fatos aduzidos pelo senador Delcídio do Amaral (MS), em delação premiada, o senador Humberto Costa (PT-PE) tem a esclarecer o seguinte:

1 – As informações prestadas são um apanhado de notícias sobejamente já veiculadas, a partir da colaboração de outro réu confesso, o Sr. Paulo Roberto Costa, que, até o momento, já alterou seis vezes o teor das inverídicas acusações que fez ao senador Humberto;

2 – A White Martins, empresa citada pelo senador Delcídio, jamais contribuiu com qualquer campanha eleitoral disputada por Humberto. Ela, aliás, sequer está entre as investigadas pela Operação Lava Jato;

Petrolândia e região: O futebol como redenção para sertanejos de várias gerações


Com o apoio do Lions Clube de Petrolândia, a ONG Lovefutbol identificou, no início deste mês, as comunidades mais carentes do município de Petrolândia e região para a construção de quadras poli esportivas. Também na oportunidade foram feitas doações de bolas indestrutíveis na Agrovila Irmã Dorothy, Aldeia Pankararu do Saco dos Barros, Assentamento da Agrovila 4 da reta (quilombolas) e a Escolinha de Cristo, na Vila Dr. Francisco Simões de Lima (Vila dos Pescadores.

A partir de agora o projeto de construção das quadras depende de aprovação no Ministério dos Esportes, da libertação do espaço pelas Prefeituras e da captação de recursos com empresas que poderão deduzir as despesas do IR.

Em três dias de viagem, o Diario de Pernambuco acompanhou a caravana da ONG LoveFútbol por seis comunidades no Sertão de Pernambuco que a organização monitora. Integrantes de movimentos sociais, descendentes de quilombolas, índios. Minorias. Apesar das diferentes origens, todos compartilham um mesmo sonho: um futuro melhor. O projeto consiste da construção de quadras poliesportivas em lugares que, por vezes, não oferecem quaisquer alternativas de lazer para adultos e crianças.

Acompanhe abaixo a reportagem completa




Bairo Nova Esperança, localizada na periferia de Petrolândia, às margens da rodovia PE 316. A comunidade Nova Esperança abriga cerca de 2.000 pessoas que não têm acesso nem a água encanada. Sem qualquer espaço destinado ao lazer daquela população, o assentamento dificulta até a reunião dos que lá moram, já que a maioria não se conhecia antes de ir parar ali. Não por acaso, o chafariz que abastece o lugar acaba servindo de ponto de encontro entre os vizinhos. Crescendo num ambiente assim, as crianças acabam por transformar qualquer coisa em brinquedo - até um pneu velho meio enterrado no chão.


Agrovila Irmã Dorothy - Boa parte das 50 famílias da agrovila Irmã Dorothy, também nas cercanias de Petrolândia, é composta por pessoas que ficaram sem suas casas após o inundamento parte do município para a construção da Barragem de Itaparica, há 23 anos. Sem escola perto, muitas crianças acabam desistindo de estudar - algumas relatam ter sofrido preconceito por fazerem parte de um assentamento do MST. Com o objetivo de oferecer uma alternativa além do ócio para as crianças, um morador resolveu fazer a diferença. Mesmo sem um emprego fixo, Geninho entendeu que poderia ser útil de outra forma e passou a coordenar uma escolinha de futebol que hoje conta com o apoio de toda a comunidade.

Comunidade Quilombola Negros de Betinho - A poeira avermelhada pode ser vista de longe. Ela sobe das dezenas de pares de pés descalços que fazem da bola um instrumento de comunhão. Todos os dias, até 100 peladeiros comparecem ao campo de barro batido da comunidade Negros de Betinho. A atividade é tão relevante para os moradores, que até a líder da agrovila e uma das principais referências da luta quilombola em Pernambuco, dona Cássia, se envolve. Sua tarefa é preparar e distribuir garapa para todos os “atletas”. E não é só de futebol que vivem os moradores dali. Uma das atividades preferidas dos mais novos é jogar vôlei numa rede feita por eles mesmos e pendurada em dois postes de iluminação. A paixão pelos esportes já rende bons frutos. Num cenário de tanta miséria e baixa autoestima - como reflexo de décadas sofrendo com o preconceito, muitos nem se consideram quilombolas - o desporto é motivo de orgulho. O time que representa a comunidade nos torneios municipais conquistou nada menos que cinco títulos nos últimos torneios disputados na região.


Assentamento Espinheiro  - A menor das comunidades visitada durante a viagem tem uma matriarca. Dona Aldenora viveu a vida inteira ali e agora compartilha o lugar com as famílias de seus quatro filhos. Com exceção do mais novo, todos nasceram em casa. Com uma complicação na reta final da gestação, dona Aldenora precisou ser socorrida para um hospital no parto do caçula. Desde então, ela se divide entre a horta que cultiva para seguir a rígida dieta que sua saúde fragilizada exige e o cuidado com os dez netos.


Saco dos Barros - Pankararus: Paramentados dos pés à cabeça com seus encantados, sua indumentária ritualística, os praiás exibiam suas coreografias exaustivamente. Uma das cerimônias mais importantes da etnia pankararu, a Corrida do Umbu, que segundo a crença indica o sucesso das safras, coroou a viagem. Nela, o primeiro umbu da estação é levado para o pajé, que será colocado num pequeno saco antes de ser flechado pelos praiás. Para os pankararus, o esporte desempenha um papel fundamental na comunidade. A preocupação dos mais velhos é com o crescimento do número de jovens envolvidos no consumo de drogas e do aumento da taxa de adolescentes grávidas. Além do futebol, os pankararus praticam handebol e modalidades de atletismo como arremesso de peso e salto à distância.

Rodrigo Novaes parabeniza prefeito Geraldo Júlio pela inauguração do primeiro COMPAZ

Rodrigo Novaes (Foto: Roberto Soares/Alepe)

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) usou a tribuna na tarde dessa segunda-feira, (14), para parabenizar o prefeito da cidade do Recife, Geraldo Júlio, pela inauguração do COMPAZ no bairro do Alto Santa Terezinha, no último sábado (12).

O Compaz - Centros Comunitários da Paz Eduardo Campos é um projeto que oferece vários serviços para a população, em especial alternativas para prevenir a criminalidade e o uso de drogas entre os jovens.

Rodrigo frisou a importância do projeto que oferece diversos serviços para atender mais de 220 mil pessoas que moram na zona norte da cidade, oferecendo 4 mil vagas para atividades esportivas e de cidadania, podendo chegar a 40 mil atendimentos por mês. “Com o investimento de 14 milhões de reais, o COMPAZ foi concedido com a ideia de oferecer o melhor para a população mais carente”.

Inscrições abertas para o Pré-vestibular da UPE para alunos da Rede Pública

As aulas acontecerão de abril a novembro, aos sábados e domingos.

Alunos da rede pública de ensino que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) neste ano têm até o dia 20 de março para realizar a inscrição no Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), o Prevupe. O projeto é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Pernambuco e a UPE, e funciona como um apoio pedagógico aos alunos que realizarão o Exame a fim de ingressar em cursos superiores ou técnicos em todo o país. Estão sendo ofertadas 11.040 vagas em todo o Estado. A prova será aplicada no dia 10 de abril.

As aulas ocorrerão de abril a novembro, aos sábados e domingos, variando em turnos integrais e semi-integrais. Podem participar do Prevupe os candidatos que concluíram ou estão cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 50% para os alunos do 3º ano do ensino médio regular em escola (ensino médio regular, EJA médio, normal médio, TRAVESSIA ou egressos) e 50% para os alunos do 3º ano do ensino médio das Escolas Públicas de Referência – EREM (escolas integrais, semi-integrais, técnicas ou egressos).

Aécio Neves recebeu propina de empresa de energia, diz Delcídio em delação


De acordo com a delação de Delcídio Amaral, na Operação Lava Jato, Aécio Neves recebeu valores ilícitos da empresa de energia Furnas, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, em um esquema operado pelo então diretor de energia Dimas Toledo. O ex-governador de Minas Gerais também foi citado no depoimento a respeito da CPMI dos Correios, na qual, segundo Delcídio, houve maquiagem de dados fiscais do Banco Rural.

Além de homologar a delação premiada Delcídio Amaral na Operação Lava-Jato, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki retirou o sigilo do processo na manhã desta terça-feira. As informações são do documento que transcreve o depoimento do senador prestado à Procuradoria.

Veja a íntegra da delação premiada de Delcídio


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, relator do processo da Operação Lava Jato, homologou o acordo de delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) firmado com a Procuradoria-Geral da República (PGR) para colaborar com as investigações da operação.

Segundo a assessoria de comunicação do STF, o ministro determinou ainda a retirada do sigilo do processo.

Leia aqui a íntegra da delação premiada de Delcídio do Amaral.

Agência Brasil

Mercadante tentou barrar delação e prometeu ajuda, diz Delcídio


O senador Delcídio Amaral (PT-MS) afirmou em sua delação premiada que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, tentou barrar a colaboração do parlamentar junto à Procuradoria Geral da República (PGR), inclusive com uma suposta ajuda financeira e com gestões junto aos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. As acusações fazem parte do termo de colaboração número cinco da delação, homologada nesta terça-feira pelo ministro do STF Teori Zavascki e tornada pública a partir dessa homologação. (CONFIRA A ÍNTEGRA DA DELAÇÃO)

O assessor mais próximo de Delcídio, Eduardo Marzagão, gravou conversas com Mercadante mantidas em duas reuniões em dezembro, depois da prisão do senador. Houve ainda uma terceira conversa, com uma assessora do ministro chamada "Cacá". Os diálogos foram fornecidos à PGR. O site da revista "Veja" publicou nesta terça-feira trechos das conversas gravadas.

MEC quer reduzir repasses e reformular programa de formação de professores


O Ministério da Educação (MEC) quer reduzir de R$ 750 para R$ 250 o valor por bolsista repassado às instituições de ensino para o custeio das atividades desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Além disso, a intenção é reduzir as áreas de atuação, focando na alfabetização e excluindo do programa áreas como educação física, artes, música e teatro, previstas no edital em vigência. Os futuros professores atuarão em escolas com baixo desempenho nas avaliações do MEC.

As mudanças fazem parte da proposta de reformulação do programa, apresentada na semana passada a reitores, secretários estaduais e municipais e coordenadores institucionais do programa nas universidades. A proposta ainda está em discussão e deverá resultar em um novo edital.

Segundo o MEC, o objetivo é integrar o Pibid a outros programas da pasta como o Mais Educação, voltado para promover o ensino integral, e o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, ação para alfabetizar as crianças até os 8 anos de idade. O Pibid deverá apoiar a realização das metas de alfabetização e letramento no ensino fundamental e de qualidade do ensino médio. Das 30 mil bolsas a serem ofertadas aos estudantes de licenciatura, 12 mil (40%) deverão ser para pedagogia. Esses estudantes atuarão do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

PF faz operação contra desvio de recursos públicos em Pernambuco


O ex-deputado federal Charles Lucena (foto) foi preso nesta terça-feira (15) suspeito da de integrar quadrilha especializada em em desviar recursos públicos dos Ministérios da Agricultura e Turismo por intermédio de uma Organização Não Governamental (ONG) de fachada. A prisão temporária faz parte da Operação Remenda realizada pela Polícia Federal com apoio da Controladoria Geral da União (CGU).

Os policiais federais cumprem 13 mandados de busca e apreensão, sete de prisão temporária e um de prisão preventiva em Pernambuco, no Ceará, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Também estão sendo cumpridos mandados de intimação imediata dos investigados. Participam da investigação cerca de 90 pessoas, entre policiais e auditores da CGU.

Petrolândia: Dr. Cleobenisson Cruz e Drª Lígia Carvalho atendem na MedClinic nesta quarta (16)

A Medclinic/Endocardio fica localizada na Avenida Dep. Milvernes Cruz Lima, 292 na orla de Petrolandia. (Foto: Assis Ramalho)

A MedClinic Clínica Especializada informa que o Cardiologista e Clinico Geral Dr. Cleobenisson Cruz e a pediatra Dra. Lígia Carvalho atendem nesta quarta-feira (16), a partir das 13h30.

Para marcações, o telefone é (87) 3851 1879. Celular (87) 9-96662380
A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Com informações de MedClinic

Lula aceita ser ministro de Dilma, segundo BBC

Como ministro de Dilma, Lula tentará reaproximar o governo do PMDB (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou o convite da presidente Dilma Rousseff para se tornar ministro de seu governo, informa a BBC. Membros do Partido dos Trabalhadores (PT) afirmam que a indicação de Lula irá reforçar a administração fragilizada da presidente.

A volta de Lula para o cenário político ocorre em meio ao processo de impeachment de Dilma – fortalecido pelas manifestações recentes – e sua entrada no governo como ministro pode significar uma guinada à esquerda e uma tentativa de retomar a aliança entre PT e PMDB, que vem gradativamente se alinhando com a oposição. De acordo com membros do PT, Lula é cotado para assumir a Casa Civil, atualmente ocupada por Jacques Wagner, ou a Secretaria de Governo, no lugar de Ricardo Berzoini, que ficaria como secretário executivo da pasta.

Concursos públicos oferecem mais de 2.300 vagas de emprego em Pernambuco; confira


Em Pernambuco, são oferecidas mais de 2.300 vagas em concursos públicos, distribuídos em diversas regiões do estado. Há oportunidades tanto para quem concluiu o ensino médio quanto para os graduados no ensino superior, com salários que vão de R$ 880 a R$ 8.894,95.

A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) oferece 1.500 vagas para quem concluiu o ensino médio. O salário é de R$ 2.319,88 e as inscrições seguem até o dia 10 de abril. A taxa de inscrição custa R$ 100 e é necessário possuir Certeira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”. Confira mais informações.

Em São José do Belmonte, no Sertão pernambucano, são oferecidas 219 vagas, sendo 60 para cargos de nível escolar fundamental, 57 para quem consluiu o ensino médio e 102 para o nível superior. As remunerações variam de R$ 880 a R$ 2.800 e as inscrições seguem até o próximo dia 25. Para mais informações, clique aqui.

'Velho Chico' Afrânio é surpreendido pela morte do pai e chora sua grande perda

Afrânio volta para Grotas e chora a morte de seu pai (Foto: Caiuá Franco/ Globo)

Desde que recebeu uma ligação da mãe exigindo que voltasse para casa, Afrânio (Rodrigo Santoro) não consegue se livrar de seus maus pressentimentos. Seus temores se confirmam quando chega à fazenda dos de Ribeiro e encara sua mãe, Encarnação (Selma Egrei), em traje de luto e com o terço de prata nas mãos. “O que é que tá acontecendo aqui?”, ele pergunta, aflito.

Romão(Umberto Magnani) se adianta e responde: “Seu pai, meu filho... Ele... Ele não está mais entre nós!”. Devastado pela notícia, Afrânio começa a chorar compulsivamente, mas é repreendido pela viúva. Ele, então, segura as lágrimas e, momentos mais tarde, se despede deJacinto (Tarcísio Meira). “Que peça o senhor foi me pregar, meu pai, ir embora assim... Sem um abraço...”, lamenta.

Pobre Afrânio! Não perca a cena, que está prevista para ir ao ar nesta terça-feira, dia 15/3. Saiba mais sobre o capítulo!

Área de Proteção Ambiental da Marituba do Peixe (AL) deve receber plano de desenvolvimento turístico

Codevasf, Sebrae/AL, Governo de Alagoas e associação de moradoras integram grupo que elabora documento (Foto: Divulgação/Codevasf)

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe, também conhecida como “Pantanal Alagoano”, deve ser contemplada com um plano de desenvolvimento turístico. O documento está sendo elaborado por instituições que compõem o Conselho Gestor da APA, como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Sebrae/AL e o Governo de Alagoas. A previsão é de que o plano seja executado por dez meses e contribua para tornar a região da várzea – situada entre os municípios de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto, todos em Alagoas – um importante polo de turismo gastronômico, científico e ecológico.

A proposta que está em discussão pelos conselheiros prevê a implantação e a melhoria de serviços e equipamentos turísticos, como restaurantes, bares e roteiros de atividades. Também está sendo discutida a criação de indicadores de resultados para monitoramento das ações.

Vaticano canonizará Madre Teresa de Calcutá em setembro


O papa Francisco assinou hoje (15) o decreto de canonização de Madre Teresa de Calcutá, conhecida em todo o mundo pelas obras de caridade na Índia, anunciou o Vaticano.

A cerimônia de canonização será em 4 de setembro. A decisão foi tomada numa reunião de cardeais encarregados de examinar a causa da religiosa, que morreu em 1997 e foi beatificada em 2003.

Agência Lusa/Agência Brasil

MPPE recomenda à Câmara Municipal de Caruaru disponibilizar e gerenciar Portal da Transparência de acordo com a Lei de Acesso à Informação

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru a atualização das informações contidas no link Portal da Transparência, disponível no site da Prefeitura do município, em observância à Lei de Acesso à Informação (LAI – Lei nº12.527/2011). As medidas recomendadas pelo MPPE incluem inserir a página do Portal da Transparência em site próprio da Casa Legislativa, através de atalho, em destaque e de fácil acesso, e apresentar informações de forma simples e em linguagem acessível ao cidadão.

Segundo o promotor de Justiça Marcus Alexandre Tieppo Rodrigues, já existe um link remetendo ao Portal da Transparência no site da prefeitura de Caruaru, porém não constam nele algumas informações determinadas pela LAI, como dados sobre licitações e contratos em andamento, informações sobre servidores comissionados, temporários, cedidos, salários, receita, despesa, planejamento orçamentário, programas, prestação de contas e lei de responsabilidade fiscal.

IFPE divulga concorrência do concurso público

Mais de 15 mil inscrições foram efetivadas. Certame oferece 53 vagas em diversos cargos

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulga, nesta terça-feira (15), os números da concorrência do Concurso Público para servidores técnico-administrativos da instituição. O certame oferece 53 vagas em diversos cargos nos níveis fundamental, médio e superior.

No total geral, foram efetivadas 15.078 inscrições. O cargo que obteve maior número de inscritos foi o de Auxiliar Administrativo, com 5.464 candidatos. Para este cargo, a concorrência geral é de 1821,33 para cada vaga. Para a vaga reservada aos negros, a concorrência é de 801.

O segundo com maior número de inscritos foi Assistente de Alunos, com 2.132 inscritos e concorrência geral de 533 por vaga, 18 para 1 nas vagas destinadas a pessoas com deficiência, e 369 para 1 nas vagas reservadas às pessoas negras; seguido de Tecnólogo em Recursos Humanos, com 1.079 inscritos concorrendo a uma vaga.

Escolas pernambucanas realizam ações no Dia da Escola comemorado em 15 de março

Foto: Divulgação

Uma instituição tão importante não poderia deixar de ser homenageada. No dia 15 de março é comemorado no Brasil o Dia da Escola. Mas por que comemorar esse dia? Comemoramos o Dia da Escola, principalmente, por sua representação na sociedade e pela importância da função educativa que ela desempenha. É nela que desempenhamos os papéis mais importantes das nossas vidas, seja ela na fase infantil ou adulta. Pensando na importância desta data, apresentaremos neste espaço algumas experiências realizadas por estudantes da Rede Estadual para tornar o ambiente escolar um local melhor de se aprender.

Exemplo disso é a Escola Professora Maria Eugênia Lopes Gomes, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho. Dentro do Projeto Escola Limpa é Privilégio para Todos, aos alunos da instituição desenvolverem atividades que desperta a afetividade pela instituição como espaço de convivência social e de aprendizagem, oportunizando os estudantes a superarem desafios, tais como vandalismos e a depredação do patrimônio público.

Petrolândia: Dra. Patrícia Lima Carvalho, Pediatra, atende hoje no Laboratório Ideal Diagnostico, a partir das 14 horas


A administração do Laboratório Ideal Diagnóstico, localizado na Av. Prefeito José Gomes Avelar, 404, na Quadra 06 de Petrolândia, informa que a médica pediatra Dra. Patrícia Lima Carvalho atenderá nesta terça-feira (15), a partir das 14 horas.

Marcação de consultas pelo telefone (87) 3851-2844.

Patrícia Lima Carvalho

Pediatra/Neonatologista
Hospital Nair Alves de Souza
Clinica Santa Mônica
Uniclinicas
UNIMED
Ideal Diagnóstico

Informações/fotos: Laboratório Ideal Diagnóstico

O direito ao habeas corpus em estado de sítio – Por Marcos Clebson Pereira Diniz



A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 no titulo V que trata do estado de defesa e do estado de sítio, sendo nesse período de exceção que algumas garantias constitucionais poderão ser suspensas, pois os dispositivos 136 a 139 da CF 88 trata de norma constitucional, amparada por medidas coercitivas e tem como um dos seus objetivos afastar a apreciação de garantias constitucionais.
Desta forma merece análise se a suspensão dessas garantias constitucionais mesmo em estado de sítio seria de caráter absoluto, pois existe a possibilidade do Estado através do seu poder coercitivo veda habeas corpus em estado de sitio bem como impor prisões ilegais e ameaça liberdade do cidadão já que no artigo 139 da CF/88 diz: 
Art. 139. Na vigência do estado de sítio decretado com fundamento no art. 137, I, só poderão ser tomadas contra as pessoas as seguintes medidas:

Petrolândia: Fisioterapeuta Dr. Jefferson Técio atende no Laboratório Ideal Diagnóstico de segunda a sexta-feira


Petrolândia: Bar e Restaurante Donna Júlia anuncia promoção de 10% de desconto nessa terça e quarta-feira


O Bar & Restaurante Donna Júlia, na Orla de Petrolândia, anuncia promoção de 10% de desconto no consumo acima de R$ 50,00. A promoção é válida somente para essa terça e quarta-feira.

Em um ambiente extremamente familiar e aconchegante, o estabelecimento comercial fica localizado na Avenida Dep. Milvernes Cruz Lima, na orla da cidade. O Bar & Restaurante Donna Júlia tem a organização dos jovens empresários Leonardo e CallynnyRedação do Blog de Assis Ramalho

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações do Bar e Restaurante Donna Júlia

Aqui Tem Farmácia Popular atende 38 milhões de brasileiros em 10 anos


O programa oferece 25 produtos, sendo 14 deles gratuitos e o restante com descontos que chegam a 90%  (Foto: Assis Ramalho)

O programa "Aqui Tem Farmácia Popular" completa dez anos em 2016 com a marca de 38 milhões de brasileiros beneficiados. Isso representa cerca de 20% da população do País.

A iniciativa, criada pelo Ministério da Saúde para ampliar o acesso a medicamentos no Brasil, já está presente em 80% dos municípios. É uma rede de 34.682 de farmácias conveniadas, ou seja, cerca de 50% das existentes em todo o País.

O programa oferece 25 produtos, sendo 14 deles gratuitos e o restante com descontos que chegam a 90%. O governo federal já investiu R$ 10,4 bilhões para ampliação do programa e na oferta dos medicamentos.

SecMulher-PE realiza formação para lideranças negras


Nos próximos dias 16 e 17, será realizado o Projeto Mulheres Negras Construindo a Igualdade Étnico-Racial. O evento realizado pela Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) com o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, acontece, das 8h às 17h, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem.

O curso de formação para lideranças negras também segue para o interior do Estado nos dias 22 e 23. As pessoas interessadas têm até quinta-feira (17) para se inscrever pelo site:goo.gl/forms/kjCkBeZNgC. A formação acontece das 8h às 17h, no Hotel Olho D’Água, em Arcoverde, no Agreste Pernambucano. A iniciativa visa fortalecer o protagonismo das mulheres negras e de suas organizações, no debate público com a sociedade brasileira e nos processos de participação social das políticas governamentais.

Afogados da Ingazeira: Empresários vão receber orientações sobre uso de enegia solar


A visita do Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PE) a Afogados da Ingazeira e a assinatura de um termo de cooperação com a Prefeitura, já estão começando a render os primeiros frutos.

Um dos pontos pactuados no termo é o estímulo e apoio a projetos de aproveitamento da energia solar, fonte inesgotável de energia, sobretudo no semiárido nordestino. Através da empresa INSOLE, o CREA está ajudando a Prefeitura, com o apoio de uma empresa local, a instalar a primeira usina de produção de energia solar de Afogados, no Centro de Logística que a Prefeitura irá inaugurar em breve.

Transposição do São Francisco está 85% concluída na Paraíba

Água deve chegar entre as cidades de Monteiro e Monte Horebe, na Paraíba (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

As obras de transposição das águas do Rio São Francisco na Paraíba estão 85% concluídas e devem ser entregues até o início do próximo ano, segundo o Ministério da Integração Nacional. Para o estado, estão sendo construídos dois trechos com acesso pelas cidades de Monte Horebe, no Sertão, e Monteiro, no Cariri paraibano.

A obra é considerada uma das maiores do mundo e tem um investimento de R$ 8 bilhões. “A nossa expectativa é de que entre o final deste ano e início de 2017 a obra completa seja entregue”, disse o ministro interino da integração nacional, Carlos Vieira.

No eixo Leste, são 34 quilômetros de transposição da cidade de Custódia, em Pernambuco, até a cidade Monteiro. Já no eixo Norte, o canal que liga as cidades de Cabrobó, no Sertão pernambucano, e Monte Horebe, São José de Piranhas e Cajazeiras tem 81 quilômetros.

Concurso cultural “Nossa Escola contra do Aedes” continua com inscrições abertas

Inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de março através do site da SEE-PE

As inscrições para o concurso cultural “Nossa Escola contra o Aedes”, realizado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, foram estendidas até o dia 21 de março. Com o objetivo de combater o Aedes aegypti, os estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, além da modalidade EJA e do programa Travessia, têm a missão de criar ações de mobilização de combate ao mosquito, promovendo a prevenção da dengue, chikungunya e zika, por meio de cartazes e campanhas publicitárias.

A SEE espera contar com o engajamento de todos os estudantes da Rede distribuídos nas 1.049 unidades de ensino localizadas nos 184 municípios do Estado de Pernambuco e o distrito de Fernando de Noronha. O concurso será dividido em três etapas: a primeira será realizada pela própria escola, que selecionará os melhores trabalhos nas categorias dispostas no regulamento. A segunda etapa, realizada por uma comissão técnica da Gerência Regional de Educação, vai escolher os três melhores trabalhos de cada categoria. A terceira e última etapa ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Educação do Estado.