terça-feira, março 15, 2016

Escolas pernambucanas realizam ações no Dia da Escola comemorado em 15 de março

Foto: Divulgação

Uma instituição tão importante não poderia deixar de ser homenageada. No dia 15 de março é comemorado no Brasil o Dia da Escola. Mas por que comemorar esse dia? Comemoramos o Dia da Escola, principalmente, por sua representação na sociedade e pela importância da função educativa que ela desempenha. É nela que desempenhamos os papéis mais importantes das nossas vidas, seja ela na fase infantil ou adulta. Pensando na importância desta data, apresentaremos neste espaço algumas experiências realizadas por estudantes da Rede Estadual para tornar o ambiente escolar um local melhor de se aprender.

Exemplo disso é a Escola Professora Maria Eugênia Lopes Gomes, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho. Dentro do Projeto Escola Limpa é Privilégio para Todos, aos alunos da instituição desenvolverem atividades que desperta a afetividade pela instituição como espaço de convivência social e de aprendizagem, oportunizando os estudantes a superarem desafios, tais como vandalismos e a depredação do patrimônio público.

Os cerca de 700 estudantes da escola contam com o apoio de comerciantes locais e arrecadam tintas, pneus de carros, mudas de plantas, adubos orgânicos, garrafas PET, entre outros materiais para a realização das melhorias. Durante todo o processo do projeto, os estudantes já desenvolveram algumas obras, entre elas, revitalização de mobiliário, plantio da horta orgânica, além de paisagismo dos espaços internos da escola.

Já no Sertão do Estado, a Escola de Referência em Ensino Médio Itaparica, localizada na cidade de Jatobá, incentiva os 460 estudantes da escola a trabalharem atividades que envolvam a reciclagem. Durante os jogos estudantis que ocorrem em meados mês de outubro, os jovens do ensino médio recebem kit de pintura para trabalharem artes livres nas paredes da instituição. Os locais abordados pelos alunos são sugeridos em conjunto através de encontros com gestores e coordenadores.

A professora de educação especial Maria Celma dos Santos enfatiza a participação dos alunos e comenta que outros projetos já surgiram para dar mais vida a escola. “Eles desenvolveram uma planta da escola e, a partir daí, vão trabalhar em diversas áreas uma horta suspensa, mesas de madeira, produção de bancos, além do recolhimento dos lixos separadamente”, explica.

A Erem Olinto Victor, localizada na Várzea, Recife, também desenvolve projetos para cuidar da escola. O gestor da instituição, Romero Silva, ressalta a importância de comemorar este dia. “Além de desenvolvermos projetos atrativos para os estudantes, tudo que é feito é visando a melhoria da convivência e do espaço utilizado em comum”, pontua. Dentre as atividades realizadas pelos 20 alunos protagonistas, ele destaca os projetos de paisagismo e pintura de pneus como forma de colorir os espaços, além do jardim suspenso feito com resto de pallets.

Projetos como esses são importantes, a fim de criar o sentimento de pertencimento nos estudantes e comunidade escolar, pois é na escola onde são lançadas as sementes para a construção de um futuro mais pacífico, próspero e melhor.

Camila Labanca/Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário