Web Radio Petrolândia

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Petrolândia 110 anos: Ex-prefeito Amadeu Souza é entrevistado por Assis Ramalho, em série especial


Seu Amadeu, conhecido na cidade como o prefeito que entrou rico e saiu pobre (Fotos e vídeo: Goret e Paula Francinete)

Nesta segunda-feira (24/06), feriado de São João em Petrolândia, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia deu início a uma série especial de entrevistas em alusão aos 110 anos de emancipação política do município, data a ser comemorada no dia 1º de julho de 2019. O primeiro entrevistado é Amadeu Souza Lima, prefeito de Petrolândia de 1993 a 1996. 

Mais conhecido como seu Amadeu, o ex-prefeito nasceu em Varzinha, no município de Serra Talhada, cidade de onde saiu há 57 anos e, segundo ele, conhece poucas pessoas na terra natal. 

Na política de Petrolândia há cerca de 40 décadas, na entrevista concedida a Assis Ramalho, gravada na Orla Fluvial, Amadeu comenta sua passagem pela Prefeitura de Petrolândia e relembra outras passagens de sua história política na cidade aniversariante. Com descontração e bom humor, o entrevistado ainda comenta o fato de ser citado como o único prefeito que entrou rico e saiu pobre do cargo.

A entrevista está disponível no vídeo abaixo:


Amadeu foi candidato a prefeito de Petrolândia, pela primeira vez, em 1988, derrotado por José Dantas de Lima (Zé Dantas). Em 1992, elegeu-se prefeito na disputa contra o candidato apoiado  pela situação, Marcos Montila. O vice-prefeito na chapa vitoriosa de Amadeu foi o médico Dr. Francisco Simões de Lima. Em 1996, Amadeu apoiou a candidatura de Dr. Simões, eleito prefeito, com Cícero Moura como vice-prefeito. As relações políticas com o sucessor desandaram e Amadeu passou à oposição, tendo sido candidato a prefeito novamente em 2000. Naquele ano, Dr. Simões foi reeleito, com o também médico Dr. Marcos Antonio de Souza (Marquinhos), como vice. Em 2004, Amadeu concorreu nas eleições com Dr. Marcos, reeleito para o cargo que assumiu após o falecimento de Dr. Simões. Em 2008, Amadeu foi candidato a vice na chapa que teve Domingos Sávio como candidato a prefeito. O eleito foi o então deputado estadual, por dois mandatos, Lourival Antonio Simões Neto, filho de Dr. Simões, apoiado pelo prefeito Marquinhos. Em 2010, Amadeu concorreu a deputado estadual, cargo a que também se candidatou em 1998, seu sucesso. 

Nas eleições municipais seguintes (2012 e 2016), Amadeu foi candidato a vereador de Petrolândia, não eleito. Atualmente sem mandato eletivo, o ex-prefeito é um dos vice-presidentes do diretório municipal do PSB e mantém na cidade o estabelecimento comercial da família, um posto de combustíveis.

Próximo entrevistado: Nesta terça-feira, 25 de junho, o entrevistado é o advogado e ex-prefeito de Petrolândia José Dantas de Lima, hoje vereador na vizinha cidade de Jatobá. 

Agradecimentos: O Blog de Assis Ramalho agradece o apoio das irmãs deste blogueiro, Goret e Paula Francinete, na fotografia e vídeo desta reportagem. Agradecimentos também ao entrevistado, sr. Amadeu. 


Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Familiares e amigos se despedem de Lindemar, morto em acidente de moto; cortejo foi acompanhado por uma multidão de pessoas

Colegas da loja Eletroléo acompanharam o cortejo vestidos de camisas estampadas com o rosto de Lindemar

O último adeus a Lindemar José da Silva Júnior, foi marcado por forte comoção de familiares e amigos no Cemitério São Francisco, em Petrolândia, na tarde desta segunda-feira (24/06/2019).

Após o velório realizado na residência da família, na Avenida Auspício Valgueiro de Barros, o cortejo fúnebre dirigiu-se ao Cemitério de Petrolândia por volta das 16 horas.

O adeus Lindemar, que era funcionário da Loja Eletroléo, foi acompanhado por dezenas de carros e motos, além uma multidão de pessoas. 

Lindemar faleceu na madrugada de domingo (23), durante um acidente de trânsito na Avenida dos Três Poderes. A vítima e a esposa trafegavam em uma motocicleta quando colidiu contra um poste de iluminação pública. A esposa passa por tratamento em hospital do Recife.

Sob forte comoção, os colegas da loja Eletroléo acompanharam o cortejo vestidos de camisas estampadas com o rosto de Lindemar, que tinha apenas 28 anos. O corpo foi sepultado sob aplausos, em um momento de muita emoção.

À família enlutada, nossos pêsames.

Ver abaixo, vídeo e fotos

Mulher morre após ser jogada pelo marido de 1º andar durante comemoração do São João, em PE


Uma mulher morreu após ser empurrada pelo marido do primeiro andar da residência deles, na Avenida Anibal Benevolo, 545, em Água Fria, na Zona Norte do Recife. Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, a vítima, identificada como Márcia de Araújo da Silva, 44 anos, estava comemorando o São João com o companheiro, Fábio Lourenço da Silva, 35. Após uma discussão, ele teria empurrado a mulher.

Márcia bateu a cabeça no chão e foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Nova Descoberta, mas acabou não resistindo aos ferimentos. O crime ocorreu por volta das 4h desta segunda-feira (24).

De acordo com a Polícia, antes de morrer a vítima confirmou que seu companheiro era o autor do crime. Foram realizadas diligências, por meio da Segunda Delegacia de Homicídios, em serviço na Força-Tarefa de Homicídios, coordenados pelo Delegado Roberto Lobo, em conjunto com o DEAH-CAPITAL e realizaram a prisão em flagrante delito pela prática de feminicídio.

Fábio Lourenço da Silva será apresentado em audiência de custódia. O sepultamento de Márcia acontece na tarde desta segunda, no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife.

Por Diário de Pernambuco

Petrolândia: Arraiá Cultural terá início nesta terça-feira; confira programação completa


O Arraiá Cultural de Petrolândia  terá início nesta terça-feira (25), com apresentações culturais e Luciano e Balanço do Papai! Serão três dias de muita animação e forró na Praça da Matriz!

Vem se alegrar com a gente!

Prefeitura de Petrolândia

Petrolândia: Kinho dos Teclados (13h) e Jhenifer Mello (17h) animam o feriado de São João desta segunda-feira (24) no Maria Fumaça; vai ser arretado de bom!


Excelente cardápio e boa música na Orla de Petrolândia, você desfruta no cada vez melhor Maria Fumaça, organização de Pedrinho e família.

Maria Fumaça é localizado na Orla Fluvial de Petrolândia. Contato: 87 3851-0376 Acompanhe no Instagram @mariafumaca.oficial

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Maria Fumaça

Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta segunda-feira, 24 de junho; veja lista


Mudam de idade hoje (Segunda-feira 24 de junho de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a  Luana Santos,  Audiclerio Silva,  Thays Giziane Silva,  Lucyanna Alves ,  Luciene Marques,  João Batista Batista,  Yura Sunoshi ,  Jozilda Souza ,  Maciel Silvah ,  Edna Silva,  Joelyton Syllva,  Mönny Säntös,  Francisca Ferreira ,  Joao Vitor Martins e  Ellen Eduarda .

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Confraternização junina das Lojas Eletroléo é realizada em clima de muita descontração



Funcionários e diretores das Lojas Eletroléo/Lar & Cia - Grupo Louana - participaram de confraternização junina, durante a noite do último sábado (22/06/2019), realizada na sede do Lions Clube de Petrolândia, localizada na Orla Fluvial da cidade.

Os elogios à organização da festa estavam estampados na fisionomia dos presentes, desde a ornamentação, às comidas típicas da época junina, a exemplo da canjica, pamonha, etc. Os bons serviços realizados pelos garçons e a equipe da cozinha, também foram elogiados.

Empresários de Petrolândia -  e de cidades vizinhas - marcaram presença no evento, que contou com vários outros convidados em meio a sociedade petrolandense..

Durante a descontraída confraternização junina, animada pelo cantor Keven Vip, uma pequena pausa para pronunciamentos dos empresários Lourival Leal Rodolfo (Lourinho) e Luciano Cavalcante Leal. Ambos agradeceram a presença dos funcionários, e enfatizaram a união do grupo (o vídeo de pronunciamentos está disponível abaixo desta matéria).

Em seguida, o cantor Keven Vip deu sequência a festa que adentrou na madrugada de domingo, em clima de muita confraternização e alegria.

Ver todas as fotos >> Arraiá de confraternização das Lojas Eletroléo

Ver abaixo, vídeo e fotos

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta segunda-feira, 24 de junho de 2019












Nesta segunda-feira 24 de junho de 2019, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país; confira abaixo

Paulo Câmara se opõe à instalação de usina nuclear em Itacuruba


Pernambuco, em nenhuma hipótese, terá usinas nucleares enquanto Paulo Câmara (PSB) for governador. O Diario de Pernambuco teve acesso a fontes do governo do estado de que esta é a posição definitiva do atual ocupante do Campo das Princesas.

Para que possa existir um projeto de geração nuclear o governo do estado tem o poder de autorizar ou não a implantação de qualquer unidade de produção. E no caso o atual governador de Pernambuco decidiu que não vai dar esta autorização. Assim, a tentativa do deputado federal Daniel Coelho (PPS) de alimentar uma polêmica está inteiramente esvaziada. Esse é um tema agora fora de discussão no território pernambucano. Existiram estudos para implantar um centro de energia nuclear no município de Itacuruba, Sertão de Itaparica. Mas, segundo apurou o Diario, esses estudos não têm mais utilidade, diante da decisão do governo de rejeitar qualquer produto para implantação de uma usina com essas características no estado.

A principal vantagem da energia nuclear é a não utilização de combustíveis fósseis. Considerada como vilã no passado, a energia nuclear passou gradativamente a ser defendida por ecologistas de nome por não gerarem gases de efeito estufa. Houve inclusive um movimento mundial chamado Ambientalistas pela Energia Nuclear (EFN- Environmentalists for Nuclear Energy), que criou uma organização sem fins lucrativos pró-energia nuclear que visa fornecer informações completas e diretas ao público sobre energia e meio ambiente. Também promove os benefícios da energia nuclear para um mundo mais limpo e visa unir as pessoas em favor da energia nuclear limpa. O site da organização afirma que a oposição ambiental à energia nuclear é o “maior equívoco do século”. O EFN é financiado pelos membros e doações de seus membros.

O EFN foi iniciado por Bruno Comby em 1996 após a publicação de seu livro Environmentalists For Nuclear Energy. A EFN reúne mais de 10.000 membros e apoiadores, com correspondentes em diversas partes do mundo e uma rede de organizações afiliadas em mais de 60 países. Ele objetiva informar o público sobre energia e meio ambiente. Patrick Moore, co-fundador do Greenpeace em 1971, e James Lovelock, autor da teoria de Gaia e considerado o fundador histórico do pensamento ambiental, são apoiantes do grupo. Estes ecologistas defendem uma virada radical em direção à energia nuclear como forma de combater o aquecimento global. Argumentam que particularmente áreas contaminadas por acidentes nucleares como a região de Chernobyl se tornem parques ecológicos perfeitos com natureza plena e selvagem.

SAIBA MAIS

Debate aponta riscos de usina nuclear no Sertão de Pernambuco

Em comparação com a geração hidrelétrica, a geração a partir da energia nuclear apresenta a vantagem de não necessitar de gerar o alagamento de grandes áreas para a formação dos lagos de reservatórios, evitando assim a perda de áreas de reservas naturais ou de terras agriculturáveis, bem como a remoção de comunidades inteiras das áreas que são alagadas. Outra vantagem da energia nuclear em relação à geração hidrelétrica é o fato de que ela é imune às alterações climáticas futuras que porventura possam trazer alterações ao regime de chuvas.

Ranking
A França é o país com a maior relevância da energia nuclear, que é responsável por mais de 70% de toda a energia elétrica produzida no território francês. Há 58 reatores nucleares em funcionamento naquele país. Vale citar alguns exemplos da participação da energia nuclear na geração de eletricidade: Estados Unidos 20%, Suíça 33,4%, Suécia 39,6%, Bélgica 49,9%, enquanto no Brasil é um pouco mais de 2%.

A energia elétrica gerada por uma fonte nuclear é obtida a partir do calor da reação do urânio. A queima do combustível produz calor que ferve a água de uma caldeira transformando-a em vapor. O vapor movimenta uma turbina que dá partida a um gerador elétrico que produz a eletricidade. A fissão nuclear do urânio é a principal aplicação civil da energia nuclear. É usada em 451 reatores distribuídos em centenas de centrais nucleares em todo o mundo.

O número de usinas nucleares cresce em todo o mundo, principalmente em países como a China que está neste momento construindo 19 delas. Mas até os Emirados Árabes, um dos países mais ricos em reservas de petróleo no mundo, está construindo 4 reatores nucleares. Atualmente, a maior usina nuclear em funcionamento no mundo é a Central Nuclear de Bruce no Canadá, com potência de 6.383 MW e produção anual de energia elétrica de 47,63 GWh, equivalente a duas vezes a Usina Hidroelétrica de Xingó.

Acidentes
O primeiro acidente nuclear foi em 1979 na usina Three Mile Island perto de Harrisburg, Pensilvânia, Estados Unidos. Ele levou à destruição completa do reator e ao vazamento de substâncias radioativas no dia 28 de março de 1979 (nível 5 na escala Ines). Sem mortos ou feridos. O segundo acidente ocorreu em 1986 no reator da Usina Nuclear de Chernobyl na Ucrânia e contaminou radioativamente uma área de aproximadamente 150.000 km2 (correspondente a uma vez e meia o território de Pernambuco. Desses 4.300 km2 possuem acesso interditado indefinidamente. Houve entre 31 e 54 mortos. O último acidente aconteceu em 2011 na Central Nuclear de Fukushima I, no Japão, e foi causado pelo derretimento de três dos seis reatores nucleares da usina. A falha ocorreu porque a usina foi atingida por um tsunami provocado por um maremoto de magnitude 8,7 na escala Richter. Houve 1.368 mortos relacionados ao desastre.

Por Diário de Pernambuco

Jatobá/Itaparica: Pelada da Associação Pó de Serra deste domingo de São João


Neste domingo, 23 de junho de 2019, a Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, município de Jatobá. realizou a sua tradicional pelada, seguida de confraternização em sua sede, em clima de São João.

Confira resultados

1ª Pelada (das 7 às 8hs da manhã):

Camisa amarela 3 x 2 Camisa verde
Gols do camisa amarela: Samuel (2) e Jadir
Gols do camisa verde: Ademar e Arnaldo Junior

Segunda pelada (8h00 às 9h00)

Placar: camisa amarela 2 x 0 camisa verde
Gols do Camisa amarela: Samuel e Jadir

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza

Petrolândia: Corpo de Lindemar já está sendo velado em sua residência; sepultamento será hoje às 16h no Cemitério São Francisco


O corpo de Lindemar José da Silva Júnior, de 28 anos, já chegou em Petrolândia e está sendo velado na residência da família, na Avenida Auspício Valgueiro de Barros - nas proximidades do Almeida Supermercado, no centro da cidade.

O sepultamento acontecerá às 16h00 desta segunda-feira (24/06/2019) no cemitério São Francisco, em Petrolândia.

A família agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e solidariedade cristã.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Família

Petrolândia: Arraiá da Minas é realizado com show de preços, alegria e muito forró ''pé de serra''


Na sexta-feira (21/06/2019), em clima junino, a loja Minas de Petrolândia festejou o São João no melhor estilo, ao som do autêntico forró pé-de-serra, ao vivo, comandado pela banda Dido do Acordeon e Bagaceira na Roça.

Alem da oportunidade de aproveitar o show de preços baixos que a Minas proporciona, o cliente ainda pode desfrutar de deliciosas comidas típicas da festa mais tradicional do sertanejo.

Parabéns a Eduardo Cardoso, gerente da Minas Calçados em Petrolândia, e à sua esposa Rejane Cardoso pelo grande sucesso do evento e pela parceria com o Blog de Assis Ramalho

Na Minas você encontra calçados, confecções masculinas e femininas, relógios, óculos, roupa íntima, malas e bolsas, carteiras e cintos, bijuterias e semijóias, tudo com bom atendimento e ambiente climatizado, para seu conforto.

A loja Minas é completamente reformada e ampliada, com ambiente climatizado, está à sua espera para escolher os sapatos, roupas e acessórios para renovar o seu guarda-roupa neste final de ano.

Ver fotos > Arraiá da Minas de 2019 foi só alegria

Ver abaixo, vídeo e fotos

Petrolândia: Aliança entre líderes da Oposição para eleições 2020 já está em construção



Após alguns meses de declarações do grupo de Oposição liderado pelo PTB e PSD sobre a intenção de negociar aliança para as eleições de 2020, tudo indica que o projeto passou do discurso à prática. Na noite deste sábado (22), na comemoração do aniversário de Dr. João Lopes, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia constatou que o clima é favorável à união dos políticos na disputa pela prefeitura local.

O amistoso encontro reuniu entre os convidados os ex-vereadores Fabiano Jaques Marques e Rogério Novaes, respectivamente candidatos a prefeito e vice-prefeito em 2016, os vereadores Jorge Viana e Louro do Vidro, além do presidente da Câmara de Vereadores, Joilton Pereira. Na ocasião festiva começaram a ser ensaiadas as articulações que vão se estender pelos próximos meses, com a finalidade de buscar uma chapa única, de consenso entre as lideranças de oposição ao governo da prefeita Jane Souza, que poderá candidatar-se a reeleição no próximo ano.

A nossa reportagem segue atenta as articulações políticas do município de Petrolândia.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR