domingo, 13 de abril de 2014

Resumo da semana 06 a 12/04/2014: Notícias de Petrolândia e região


Neste domingo (13), o Blog de Assis Ramalho divulga o resumo das notícias de Petrolândia e região em destaque na semana anterior, período entre 06 e 12 de abril de 2014. Para ler, clique na manchete.

Domingo (06)

Tecnologias estão dando mais chances para novos escritores


Em um domingo de sol intenso em Brasília, quatro escritores brasileiros conversaram sobre suas carreiras e o cenário literário atual do país. Esse foi o clima da mesa A Nova Geração de Ficcionistas Brasileiros da 2ª Bienal do Livro e da Literatura, que contou com Michel Laub, Luisa Geisler, Verônica Stigger e José Rezende. Para eles, as novas tecnologias proporcionaram mais oportunidades para novos escritores virem à tona. Isso não significa, entretanto, que está mais fácil consolidar uma carreira como escritor.

“Ao mesmo tempo em que a internet oferece mais visibilidade, muita gente acaba publicando e, portanto, existe muita coisa disponível. Assim, é mais difícil um leitor ser atraído por um texto que possa, a princípio, parecer estranho”, explicou Laub. “Se a pessoa tem talento ela rapidamente é reconhecida, mas a tecnologia não faz com que os escritores de hoje sejam melhores do que os de 50 anos atrás. A história muda e o leitor muda, mas sempre haverá uma seleção do que é bom ou ruim por parte do público”, completou o escritor e jornalista.

Verônica, por sua vez, entende que há, atualmente, um maior interesse do mercado editorial por novos escritores. Já Luisa acredita que uma maior abertura das editoras para novos nomes não muda a recepção do público. “Por mais que se publique, a recepção não é diferente. Mas isso já é bom, porque motiva o novo escritor, mesmo que seja um livro com baixa receptividade. A publicação não garante nada, mas já é um bom começo”, disse a jovem escritora, ganhadora de dois prêmios Sesc de Literatura, em 2010 e 2011.

Petrolândia/Belém S. Francisco: Codevasf faz novos investimentos em perímetros irrigados para uso eficiente da água


Os perímetros irrigados Icó-Mandantes, em Petrolândia, e Manga de Baixo, em Belém do São Francisco, localizados no sertão de Pernambuco, receberão melhorias em suas estruturas. As obras – um investimento de aproximadamente R$ 356 mil da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) – visam a melhorar a eficiência no uso da água para a irrigação nos perímetros, e têm prazo de execução previsto para 90 dias a partir da assinatura da ordem de serviço.

Serão substituídos equipamentos como tubos de aço galvanizados e anéis de borracha sintética, em diversos diâmetros, instalados nesses dois perímetros que integram o Sistema Itaparica. Os recursos que serão aplicados estão associados ao convênio da Codevasf com a Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco). O acordo entre os dois órgãos federais foi constituído no final dos anos 1980 para a implantação de dez perímetros irrigados, visando a reassentar a população rural deslocada pela construção da usina hidrelétrica de Itaparica, hoje conhecida como Usina Luiz Gonzaga.

Segundo o chefe da Unidade Regional de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf em Pernambuco, Osnan Ferreira, as intervenções atendem a uma demanda dos produtores dos perímetros. Tanto no Icó-Mandantes quanto no Manga de Baixo a produção irrigada é feita pelos métodos da aspersão ou microaspersão.

“Os sistemas receberão novos equipamentos para melhorar sua eficiência na utilização da água para a produção irrigada. É uma ação reivindicada pelos produtores e que a Codevasf atenderá com o início da troca desses equipamentos”, ressalta Ferreira.

Os dez perímetros irrigados do Sistema Itaparica ficam localizados na região do submédio São Francisco, e em Pernambuco estão entre os municípios de Petrolina e Jatobá.

Sistema Itaparica

A melhoria no uso eficiente da água é também o objetivo de outros investimentos que estão sendo feitos neste ano pela Codevasf nos perímetros irrigados Fulgêncio, Brígida e Icó-Mandantes, localizados em Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Petrolândia, no sertão de Pernambuco. O trabalho consiste na instalação de 1,9 mil cavaletes hidráulicos, compostos por válvulas controladoras, hidrômetros, conexões, entre outros itens, que farão com que a água seja utilizada com maior controle e de forma eficiente.

Insa recebe exemplares de cactáceas do entorno das obras de integração do Rio São Francisco


Foram recebidas espécies nativas do Semiárido que irão ampliar a coleção do projeto do Insa voltada à conservação e uso sustentável de cactáceas da região Representantes do Núcleo de Biodiversidade do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) articularam com o professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Renato Garcia Rodrigues, uma visita nos dias 31/03 e 01/04 para conhecer os Viveiros de Espera, localizados na cidade de Salgueiro (PE). Naqueles locais são guardadas e catalogadas todas as plantas resgatadas das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). Os ambientes foram criados para manterem os espécimes recolhidas em bom estado de conservação até que sejam replantados.

Rodrigues é coordenador técnico do Programa de Conservação de Fauna e Flora (PCFF) do PISF, subprograma FLORA, e do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) da Univasf.

O Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Univasf é responsável pelo monitoramento das alterações da cobertura e diversidade vegetal ocasionadas pelo PISF, gerido pelo Ministério da Integração Nacional. O programa realiza o resgate de plantas vivas nas áreas que serão desmatadas, priorizando espécies ameaçadas ou endêmicas da Caatinga. As plantas são resgatadas e reproduzidas em viveiros e depois usadas na recuperação de áreas degradadas em processos de reflorestamento.

Brasil perdeu 112 pesquisas de remédios por lentidão de órgãos federais


A demora para aprovação da pesquisa clínica no país fez com que o Brasil deixasse de participar do desenvolvimento de 112 remédios. É o que apontam dados da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa, divulgados essa semana no lançamento da Aliança Pesquisa Clínica Brasil, que pretende sensibilizar as agências reguladoras para a mudança da regulação do setor.

“Não estamos querendo facilidade, queremos agilidade neste processo”, disse Florentino Cardoso, presidente da Associação Médica Brasileira, entidade participante do movimento.

Necessária para o desenvolvimento de novos medicamentos, a pesquisa clínica é a fase em que os desenvolvedores testam o novo remédio em voluntários e compara o resultado com os efeitos das drogas mais modernas do mercado usado por outro grupo de pacientes.

Laboratórios e universidades de todo o mundo buscam ao mesmo tempo diversos países para executarem suas pesquisas, e junto delas também vão investimentos nas entidades que a recebem, inclusive em universidades. Para isso são elaborados protocolos que explicam, entre outras coisas, no que consiste a pesquisa, a que tipo de procedimento o paciente será submetido, os possíveis sintomas. Estes protocolos são avaliados pelos países, que autorizam ou não a pesquisa.

Segundo a Aliança, o processo para a aprovação desta fase no Brasil, que é o sexto maior mercado farmacêutica do mundo e 15º em participação em pesquisas clínicas, demora entre 12 e 15 meses, enquanto que nos Estados Unidos, maior mercado mundial de medicamentos e maior centro de pesquisa, dura cerca de dois meses e na maioria dos países europeus dura pouco mais de dois meses e meio. Nos vizinhos Peru e Argentina, esse processo demora cerca de quatro meses.

Reivindicações de Marcha das Margaridas podem se tornar Projeto de Lei em Itacuruba


O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Itacuruba participará, nesta segunda-feira (14/04), às 10h, de uma reunião convocada pela Câmara de Vereadores do Município, com o objetivo de aprofundar o debate sobre o documento apresentado por trabalhadoras e trabalhadores rurais, durante a 1ª Marcha das Margaridas Itacurubenses, no mês de março. O encontro deve apontar quais das 63 reivindicações expostas durante a mobilização têm condições de ser apresentadas como Projeto de Lei.

A Marcha, que reuniu mais de 150 pessoas, teve como tema “Margaridas Itacurubenses em Defesa do Acesso às Politicas e Públicas e à Cidadania”. Na ocasião, o documento com as reivindicações foi entregue à Prefeitura, Câmara, Secretaria de Ação Social, por meio da Coordenadoria Municipal de Política para a Mulher, e no IPA.

Notícia relacionada (clique para ler)

Tenente da Polícia Militar mata promotor de eventos no interior da Bahia; confusão começou por um pedaço de carne

Herbert deixou dois filhos -foto: reprodução/facebook
Confusão começou quando o tenente pegou um pedaço de carne de um prato na mesa da vítima e ele levantou para tirar satisfação. Em seguida, o policial atirou seis vezes no industriário com uma pistola 380. Hebert(foto) não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Um tenente da Polícia Militar foi preso em flagrante acusado de matar um homem e balear outras três pessoas na madrugada deste sábado, 12, em Alagoinhas, no interior da Bahia. De acordo com testemunhas, o policial Marcelo Andrade de Souza, de 29, e a vítima, o industriário Hebert Menezes de Amorim Neto, 33, estavam em uma festa no Shopping Laguna, quando o crime aconteceu.
O tenente pegou um pedaço de carne de um prato na mesa da vítima e ele levantou para tirar satisfação. Em seguida, o policial atirou seis vezes no industriário com uma pistola 380, que está registrada em seu nome. Hebert não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Ao ver o fato, amigos e familiares de Hebert tentaram agredir o tenente, que atirou aleatoriamente, atingindo mais três pessoas. Os feridos estão internados no Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas. O policial foi detido por populares e seguranças do evento e entregue a polícia.

De acordo com o delegado Glauco Vasconcelos, que responde interinamento pela 2ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), o tenente alegou legítima defesa. Ele disse que puxou a arma após perceber que três colegas da vítima estavam armados. O delegado disse que as testemunhas negam a versão do policial.

Palanque cheio para Dilma Rousseff em Pernambuco nesta segunda-feira(14)

Será a primeira aparição de Armando Monteiro no estado ao lado da presidente, como pré-candidato ao governo pela aliança PTB/PT.

A visita-relâmpago da presidente Dilma Rousseff a Pernambuco, nesta segunda-feira (14), vem cercada de muitas expectativas políticas. Para Armando Monteiro (PTB), pré-candidato ao governo, pode ser o momento de aparecer como único candidato da petista no estado. O deputado federal João Paulo Lima também deve aproveitar o ensejo para divulgar sua pré-candidatura ao Senado, na chapa majoritária. Já os socialistas vão ficar "de orelha em pé" durante a passagem da presidente-candidata, que escolheu a mesma data do anúncio da pré-candidatura à Presidência de Eduardo Campos (PSB), em Brasília (DF), para vir à terra-natal do ex-aliado e agora rival nas urnas. Uma queda-de-braço que já está dando o que falar nos bastidores.

Dilma chega no estado pela manhã e segue, de helicóptero, para o Complexo de Suape, no município de Ipojuca. Ela vai participar da solenidade de lançamento do navio petroleiro Dragão do Mar, o terceiro produzido pela Transpetro/Petrobras construído em Pernambuco. É durante o evento que as lideranças do PT local, entre elas o senador Humberto Costa, esperam discursar e enaltecer a tripla pré-candidatura: Dilma para a Presidência, Armando para o governo e João Paulo para o Senado. Em seguida, a presidente parte para Serra Talhada, no Sertão, onde assina a ordem de serviço para o começo da segunda etapa da Adutora do Pajeú.

Armando vai acompanhar Dilma nos dois eventos. A região do Sertão, onde fica Serra Talhada, inclusive, é uma forte base eleitoral do petebista. Será a primeira aparição de Armando no estado ao lado da presidente, como pré-candidato ao governo pela aliança PTB/PT. Apesar da boa oportunidade em aliar seu nome ao da presidente, ele desconversou e disse que a presidente "virá a Pernambuco cumprir uma agenda administrativa, assim como cumprirá em outras partes do país até junho". Após as solenidades pernambucanas, Armando deve voltar para Brasília com Dilma, a bordo do avião presidencial. Será um momento para conversar, com mais tranquilidade, sobre o cenário político em Pernambuco.

Salgueiro-PE: Confusão por causa de futebol termina com um morto e um ferido; policial embriagado teria sacado uma arma e executado um homem com tiros na cabeça

Cidade de Salgueiro, Sertão de Pernambuco
Confusão começou logo após o final do jogo entre 
Salgueiro e Náutico
Um homem acabou morto e outro ferido após uma discussão no bar Dom Cabrito, na comunidade da Bomba, em Salgueiro, Sertão do Estado, no último sábado (12). A confusão começou após o termino da partida entre Náutico e Salgueiro, que aconteceu na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, e que classificou o time de Recife para as finais do campeonato estadual. O policial militar Soriano da Silva Carvalho, de 48 anos, foi o autor dos disparos que feriu Baltazar Henrique de Sá Júnior, que não teve a idade revelada, e matou Antônio Luiz da Cunha, de 51 anos.

Por conta do resultado do jogo e após ingerirem bebida álcoolica, o policial e Baltazar começaram a discutir no bar, quando o PM Soriano sacou a arma e disparou contra ele. Tentando amenizar a confusão e chamar ajuda para o amigo, Antônio Luiz foi alvejado com tiros na cabeça e morreu no local. O militar já se apresentou na Delegacia de Salgueiro, onde foi autuado em flagrante por homicído. Já Baltazar, que foi socorrido para o Hospital Regional Inácio de Sá, também no município, passou por cirurgia ainda na noite do sábado e seu estado de saúde é considerado estável.

 Fonte: Folha de Pernambuco

Fazenda Fieza: Uma fazenda como escola base de educação ambiental em Santa Cruz do Capibaribe



"Administro a Fazenda Fieza, de minha propriedade, que desde 1995 serve de escola e base de pesquisas para universidades e escolas da rede escolar da cidade de Santa Cruz do Capibaribe (PE). A Associação Fazenda Fieza de Educação Ambiental é um ambiente pedagógico voltado ao bioma caatinga e em especial ao rio Capibaribe. São ministradas aulas interativas, utilizando trilhas e palestras com monitores, professores, moradores locais ou até nós mesmos. Sempre há escolas participando, com o olhar voltado para o bem estar ambiental. Além das caminhadas nas trilhas, mestres, doutores, professores e artistas moradores da comunidade dão oficinas e promovem debates e projetos. O rio Capibaribe, alma dos poetas pernambucanos, orgulho do Recifense e fonte de vida para pernambucanos do litoral ao sertão. Atualmente, com muito orgulho, presido o comitê da bacia do rio Capibaribe. Com muito orgulho, busco aprender como fazer isto da melhor forma. Conto com vocês neste aprendizado e juntos com vocês poder melhor contemplar a beleza das pontes sobre o Capibaribe"

Paulo André Dias da Silva Neto - Agricultor
Fez o curso "Comitês de bacia: prática e procedimentos"
Cidade: Santa Cruz do Capibaribe (PE)

Notícias relacionadas(clique para ler)
>Proprietário da Fazenda Fieza envia mensagem ao Blog de Assis Ramalho parabenizando Eduardo Campos pela normatização da exploração mineral em leito de rios  
Proprietário da Fazenda Fieza, Paulo André e família, em reunião do Consema em Petrolândia no mês de outubro de 2012.
(Foto: Assis Ramalho/arquivo)
 
Clique> Petrolândia: CONSEMA-PE realiza XXL Reunião Ordinária no Centro Cultural
Durante a Reunião ordinária do CONSEMA-PE, o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier, foi entrevistado pelo Blog de Assis Ramalho

Se você também adota atitudes para preservação da água, conte sua história: duvidas.agua@aguaegestao.com.br

Fonte: Água Conhecimento para Gestão (www.aguaegestao.com.br)

Força Sindical oficializa apoio a Armando Monteiro nesta segunda-feira


A Força Sindical de Pernambuco oficializa nesta segunda-feira (14), o apoio à pré-candidatura do senador Armando Monteiro Neto (PTB) ao Governo do Estado. O ato político terá início às 8h, no Auditório do Recife Monte Hotel. O presidente da Força, Aldo Amaral, conduzirá a confirmação da aliança, que também contará com a participação de representantes dos sindicatos filiados à Central.

Participam do ato, além do senador Armando Monteiro, o deputado federal e pré-candidato ao Senado pelo PT, João Paulo, o presidente do PRB, Carlos Geraldo, contando ainda com a presença de toda diretoria da Força Sindical Estadual.

Assessoria de Imprensa de Armando Monteiro

Frases do dia 12/04/2014: Coletânea IHU On-Line

Destino selado

“O alto escalão do governo Dilma dá como certa a cassação do mandato do deputado André Vargas (PT-PR). Avalia que a questão é política e não jurídica. Um ministro diz que ele não deve ser preso por pegar carona no avião de um doleiro, mas que em votação aberta será condenado pelos seus pares. E pergunta: Quantos deputados estarão dispostos a sacrificar suas reeleições por ele?” - Ilimar Franco, jornalista – O Globo, 12-04-2014.

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa


Neste domingão, 13 de abril de 2014, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra cinco fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersa as águas do Rio São Francisco.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Petrolândia ontem, hoje e sempre

Notícias relacionadas: (Clique para ver e relembrar dos velhos e bons tempos, que jamais serão esquecidos por nós petrolandenses, que amamos essa doce terra abençoada po Deus.
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velhos carnavais da velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia; uma saudade que não passa
>Velha Petrolândia, uma saudade que não passa

Mega-Sena acumula e sorteará R$ 38 milhões na quarta-feira; confira demais loterias da Caixa sorteada neste sábado(12)


Confira resultados deste sábado,12/04. Em Petrolândia, as apostas são realizadas na Loteria Styllus, no centro da cidade.

O concurso 1.590 da Mega-Sena, realizado neste sábado (12) em Cachoeirinha (RS), acumulou. As dezenas sorteadas foram: 07 - 20 - 34 - 40 - 44 - 55. No próximo concurso, realizado na quarta-feira (16), serão sorteados R$ 38 milhões.

Ao todo 89 apostadores acertaram a Quina e levam R$ 37.931,98 cada. Outros 8.050 jogadores acertaram quatro números e faturam R$ 599,10. O total acumulado neste sorteio foi R$ 57.663.666,00, segundo a Caixa.