segunda-feira, abril 16, 2012

Exclusivo: Em entrevista ao Blog de Assis Ramalho, o ex prefeito de Jatobá(PE), Itamar, afirma que vai ser candidato, e que o povo o quer de volta a prefeitura.

Assis Ramalho em entrevista com Itamar
No último domingo (15), estivemos no Brejinho, na roça da família Silva, para o aniversário de Chico do Brejinho. Entre os frequentadores, convidados e visitantes do local, compareceram Itomar Tolentino Varjão (DEM), conhecido como Itamar, ex-prefeito do município de Jatobá, entre 2005-2008. Ao seu lado estava Robson Leandro (PT), provável candidato à Prefeitura daquele município, com o apoio de Itamar, caso este seja impedido de concorrer ao pleito. O TCE rejeitou as contas do ex-prefeito. 
Itamar afirma que acredita que até o dia 30 de junho, terá seus problemas resolvidos com a justiça, e que será o candidato para enfrentar o atual prefeito João Gomes. 
O ex-prefeito diz que é um homem que tem uma vida aberta, suas contas abertas, que é limpo, de família limpa, e que pode ter errado, mas se errou foi para ajudar as pessoas que mais precisavam.


Acompanhe detalhes da entrevista abaixo


Assis Ramalho: Itamar, quais as suas expectativas com relação ao seu futuro político em Jatobá, já que você pretende ser o candidato da oposição, mas tem pendências com a justiça (MPPE)?

Itamar: Obrigado, meu amigo Assis. É um grande prazer estar participando do seu programa (de rádio e do Blog), e dizer a você que as expectativas em relação à política de Jatobá é de que vença o melhor. Eu passei quatro anos (administrando Jatobá) e nesses quatro anos eu deixei a minha marca registrada. E eu tenho certeza que o pouco ou muito que eu fiz, o povo não esqueceu. É por isso que hoje nossos eleitores mostram que Itamar vai ser prefeito de novo. Mas diante de grandes coisas que aconteceram na minha vida, dentro do meu governo, com grandes perseguições políticas, existem pessoas dizendo que eu não sou candidato. Eu não tenho ambições, nunca tive. Eu tenho um grande companheiro (Robson) que pode me representar na política como pré-candidato a Prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Mas sempre eu venho dizendo a ele (que) eu estou pronto. Mas eu quero que ele (Robson) lance a candidatura dele, eu quero que ele cresça. E se precisar de mim, eu estarei pronto em qualquer momento para disputar o pleito.Tudo pode acontecer, e eu estou ciente que sou uma pessoa limpa, e (estou) pronto para voltar a dirigir o município. Então, meu amigo Assis, o momento é muito bom, é muito favorável, mas na política a gente só vence depois das eleições. Mas o certo é que eu estou pronto para voltar a dirigir o município.

Assis Ramalho: Itamar, mas o assunto em Jatobá e em toda a região é que você está condenado (pelo TCE), vamos dizer assim, a não ter o direito de se candidatar. Onde é que você vai buscar (resgatar) esses direitos?


Itamar: O meu julgamento de não ser candidato foi um julgamento da Câmara (de Vereadores de Jatobá), que tinha a maioria contra mim, e essa maioria me condenou. Eu tenho certeza que se essa maioria estivesse ao meu lado, o julgamento seria favorável. Então foi um julgamento político. E no dia do julgamento na Câmara eu fiz questão de ir lá, e disse que era um julgamento político. Eu sei que quem foi contra mim, amanhã estaria do meu lado. Mas dentro da legalidade, dentro dos regimentos, eu tenho esperança, e acredito que até essa data (30 de junho), eu vou resolver meu problema, e eu com certeza serei o candidato a prefeito.

Assis Ramalho:  O que se deve essa popularidade? O que você acha que fez durante a sua gestão e o que você acha que ainda pode fazer, se voltar a ser prefeito de Jatobá.

Itamar: Foi minha simplicidade, em primeiro lugar. Um jovem conhecido da história da velha Petrolândia e Jatobá, e com a construção do novo município. Quem me conhece da velha Petrolândia até hoje, sabe que eu sou um jovem, porque com quarenta e poucos anos eu me considero um jovem. Um jovem limpo, de família limpa. E dentro do maior processo, foi a simplicidade, o respeito a toda a população. Eu fiz um grande governo na educação, eu fiz um grande governo na saúde, em primeiro lugar. O homem do campo, a agricultura, e principalmente a simplicidade, a humildade, a seriedade, e um homem honesto. Dizem que eu errei. Mas eu não posso dizer que errei, porque todo mundo erra, todos que fazem parte da política erram. Mas eu digo uma coisa a você, meu amigo Assis, que inclusive tem uma irmã sua (Dulce) que trabalhou comigo no posto de Amadeu, há muitos anos, logo quando eu cheguei, nós fomos juntos trabalhar. Quando eu comecei a trabalhar, em 1987, eu levei Dulce comigo. Então ela me conhece, sua família me conhece, e na Câmara, quando eu estava sendo julgado, eu disse: "Eu tenho minha vida aberta, minhas contas abertas, eu sou um homem honesto, e um homem limpo. Eu posso ter errado, mas se eu errei foi para ajudar as pessoas que mais precisavam".


Assis Ramalho: No caso, você errou pelo lado de administração e não pelo lado de desonestidade.

Itamar: Se eu errei, foi um erro administrativo. Não foi um erro de corrupção, de desonestidade. Eu acredito que toda essa região de Tacaratu, Água Branca, Delmiro (Gouveia), Paulo Afonso e Petrolândia em si (que eu saí da Bahia com 6 anos de idade, cheguei em Petrolândia), tenho uma história ao lado de Amadeu (Souza Lima), ex-prefeito de Petrolândia. E eu acredito que todo mundo me conhece, e eu garanto, eu assino embaixo: eu sou um homem íntegro, eu sou um homem honesto.


Assis Ramalho: Fale do presente e do futuro de Jatobá, cidade que foi recentemente emancipada.

Itamar: Vejo tanto o presente como o futuro de Jatobá. Eu acho que o presente, a população está vendo. Quem já conhece a administração atual, sabe que não é uma administração nem de 4 nem de 8. É uma administração de 12 anos. Eu sempre peço ao pessoal que faça uma comparação entre 12 anos e 4 anos. Eu governei 4 anos e eu sempre peço às pessoas que façam uma comparação entre os meus 4 anos e os 4 anos dele (o prefeito atual) agora. Hoje o povo sofre. O homem do campo não tem uma água, o homem do campo não tem assistência à agricultura, a saúde não tem médico. Eu tenho que falar.

Assis Ramalho: Antes não sofria...

Itamar: Antes não sofria. Isso eu garanto porque a gente chegou a ter uma média de ter médicos 14 horas, a gente ter 5 PSF funcionando com grandes profissionais, enfim. A gente tinha assistência total na saúde, e hoje não está tendo. Então não é o que eu estou dizendo, e sim o povo. Hoje o povo está sofrendo e o futuro de Jatobá, o povo vai agora 07 de outubro escolher o novo (ou o atual).

Assis Ramalho: Você está preparado se por acaso não puder ser candidato?

Itamar:  Estou preparado sim, porque eu tenho um grande nome que é Robson.

Assis Ramalho: E com relação ao Tribunal de Contas..

Itamar: Minha questão não é o tribunal de contas, minha questão foi o julgamento política do município de Jatobá.

Assis Ramalho: Então o seu indicado seria mesmo Robson.

Itamar: É. É uma pessoa que eu tenho uma grande consideração, que eu tenho um grande respeito. Então o meu candidato, se eu não puder ser candidato, vai ser meu companheiro de chapa, Robson Leandro, filho de Napoleão, ex-vereador do município com dois mandatos. Então seria ele.

Petrolândia vai receber retro escavadeira nesta quinta-feira(19) entregue pelo Governador Eduardo Campos e o ministro do Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas

Com a presença do governador Eduardo Campos e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, acontecerá em Bonito na próxima quinta-feira, dia 19, às 9h, no pátio de eventos da cidade, a entrega de retro escavadeiras para 46 municípios de Pernambuco (uma para cada localidade). As máquinas, orçadas em aproximadamente R$ 170 mil cada, estão sendo conseguidas através do Programa de Aceleração de Crescimento 2 (PAC 2). 

Municípios pernambucanos que vão receber o equipamento:
Afrânio, Águas Belas, Amaraji, Belém de São Francisco, Bodocó, Bom Conselho, Bonito, Cabrobó, Calumbi, Capoeiras, Carnaíba, Dormentes, Exú, Floresta, Gameleira, Iati, Ibimirim, Iguaraci, Inajá, Ipubi, Itaíba, Jatobá, Joaquim Nabuco, Lagoa Grande, Manari, Moreilândia, Orocó, Paranatama, Pedra, Petrolândia, Quixaba, Santa Cruz, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São Bento do Una, São Jose do Belmonte, São Jose do Egito, Sertania, Solidão, Tabira, Tamandare, Trindade, Triunfo, Tupanatinga, Venturosa

Célio da Hiran, Pré-candidato a prefeito de Inajá(PE) em busca de informações para investimentos na cidade

Ele anda visitando várias secretarias estaduais e órgãos federais em busca de informações sobre investimentos para a cidade.
Célio conta com o apoio do atual prefeito, Airon Timóteo (PR) e de mais cinco vereadores na Câmara Municipal para disputar as eleições este ano.