sexta-feira, 6 de março de 2020

Governo emite alerta de tempestades no Espírito Santo, Minas e Bahia

Chuvas intensas podem provocar enchentes, alagamentos e deslizamentos

O governo federal emitiu hoje (6) alerta para possibilidade de tempestades nos estados da Bahia, do Espírito Santo e de Minas Gerais neste final de semana. De acordo com os órgãos envolvidos no monitoramento do tempo, as chuvas intensas podem provocar enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra nos dois estados do Sudeste e no sul e litoral baianos.

As informações do alerta foram remetidas para as Defesas Civis dos estados, que deverão tomar as providências preventivas cabíveis, como alertar pessoas que vivem em áreas de risco de desabamento sobre rotas de fuga e como buscar pontos seguros no caso de confirmação de desastres.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Defesa Civil tem um serviço de alerta de desastres naturais que funciona por meio de mensagens SMS no celular e mensagens nos canais de TV por assinatura.

SUS oferecerá a recém-nascidos exame para toxoplasmose



O Sistema Único de Saúde (SUS) vai realizar testes para avaliar a existência de toxoplasmose em bebês recém-nascidos. A análise será feita na ocasião do chamado teste do pezinho, que é feito em crianças após o parto. As unidades de saúde públicas terão até seis meses para se adequar à determinação e passar a oferecer o teste.

Conhecida como doença do gato, a toxoplasmose é causada por um protozoário e pode apresentar quadro clínico variado – desde infecção assintomática a manifestações sistêmicas extremamente graves. De acordo com o Ministério da Saúde, as vítimas da enfermidade podem sofrer diferentes sintomas. Nos estágios mais leves, os sintomas podem ser gripe e dores musculares.

Nos estágios mais avançados, a doença pode gerar problemas de visão e cerebrais, como de coordenação motora. A cura é possível na fase aguda da infecção, mas o parasita permanece no corpo do infectado durante o restante da vida e pode se manifestar novamente.

Rodrigo Novaes comemora início de obras complementares à Transposição do São Francisco


Ao lado do governador Paulo Câmara, o deputado estadual e secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, participou, na manhã dessa quinta-feira, dia 5, em Salgueiro, da assinatura da ordem de serviço que irá beneficiar 12 mil pessoas por meio das obras de complementares à transposição do Rio São Francisco no estado. A liberação da verba em benefício às populações que vivem às margens do Rio, uma demanda defendida por Rodrigo no parlamento, foi feita em 2015.

"Levar água a quem precisa é um das maiores preocupações de quem é sertanejo de verdade. Pensando nisso, tenho atuado junto ao governador Paulo Câmara para atender as demandas das populações ribeirinhas e a todos que serão tão ajudados com as obras complementares à transposição do Rio São Francisco", destaca Rodrigo Novaes.

Com um investimento total de cerca de R$ 45 milhões, provenientes de parcerias com a União, o programa viabilizará a construção de 42 sistemas de abastecimento que beneficiarão 108 localidades – entre assentamentos, comunidades rurais e quilombolas –, que vivem hoje em situação de extrema precariedade hídrica nos municípios de Floresta, Cabrobó, Parnamirim, Verdejante, Betânia, Custódia, Salgueiro, Terra Nova, Mirandiba e Sertânia.

Por Arthur Cunha
Foto: Heudes Regis

Petrolândia: Compesa volta atrás e avisa que abastecimento de água não será mais interrompido neste domingo (8)


Devido sistema de abastecimento ter parado para manutenção emergencial nesta semana, associado ao vazamento de grande proporção e retorno da população quanto a quedas de pressão na rede de água neste feriado, informamos que vamos reagendar manutenção preventiva nas unidades de tratamento previamente agendado para dia 8.

NESSE FIM DE SEMANA, VAMOS BUSCAR REGULARIZAR O ABASTECIMENTO e melhorar as pressões de água na rede para melhor atender a população.

COMPESA agradece a compreensão de todos.

''Quando as águas começarem a alcançar a minha querida Petrolândia eu vou me embora, mesmo que seja com o coração partido, por que para mim nunca vai existir a velha e a nova Petrolândia, Petrolândia será única e eterna '' disse Rui Sá - há 32 anos atrás



Ruy Sá é nome e voz indissociável da história de Petrolândia. Muitas músicas cantaram Petrolândia, mas nenhuma delas comparável ao eterno hit "Recordações", canção que Ruy imortalizou porque a cantou de alma e coração. Com sua sensibilidade de poeta e filho desta terra, Ruy provavelmente não sabia que esta música se tornaria um hino à saudade que acompanha os petrolandenses, estejam onde estiverem.

Esse blogueiro e radialista, Assis Ramalho, jamais esquecerá de uma frase dita pelo amigo Ruy Sá, poucos meses antes da incômoda mudança da velha para a nova Petrolândia. Era início do ano de 1988. Com lágrimas nos olhos ele disse:  ''Painho (ele sempre se expressava desta maneira com os seus amigos), preste atenção no que eu vou dizer; quando as águas começarem a alcançar a minha querida Petrolândia - eu vou me embora, mesmo que seja com o coração partido, por que para mim nunca vai existir a velha e a nova Petrolândia. Petrolândia será única e eterna'' disse sentado na cadeira de uma mesa de bar, e abraçado ao seu violão. Naquele momento, claro, as lágrimas roladas não foram somente as de Ruy.

Com o coração magoado - Rui cumpriu sua árdua promessa, vindo a falecer 16 anos depois, em São Paulo, lugar onde escolheu para morar. 

Desde o dia 15 de junho de 2014, data de sua partida para a eternidade, Ruy Sá reside nas nossas recordações, assim como a velha Petrolândia, submersa pelo progresso. Aquele torrão não era desenvolvido e atraente como a nova cidade, mas - por razões que talvez só Deus pode explicar - deixamos nossos umbigos e uma parte imensa de nossos corações na amada terra natal.

Enquanto houver um filho ou amigo da Velha Petrolândia, ou um jovem orgulhoso de suas raízes, residente na nova cidade ou não, "Recordações" será inesquecível e insubstituível em nossos corações.

Parabéns, Petrolândia! Que o seu nome seja engrandecido por muitas vozes com o mesmo amor que Ruy Sá a cantou.

Homenagem do Blog de Assis Ramalho ao amigo Ruy Sá e a cidade de Petrolândia, Princesa do Sertão de Itaparica, pelo seu passado, pelo seu presente, pelo seu futuro.

Hoje, 06 de março de 2020, comemoramos 32 anos da nova cidade de Petrolândia. 

Os filhos de Petrolândia precisam amar sua cidade, assim como Rui amou a sua (a nossa) velha e eterna Petrolândia. Assista ao vídeo abaixo.


Recordações (cantor e compositor: Ruy Sá)

Temos às margens de um rio Petrolândia
Cidade que um dia esse nome bonito se deu
Famílias que tiveram seus filhos assim como eu
Petrolândia
Um dia chegou bem mais forte a força do progresso
Falando primeiro e mais alto do que a própria razão
Sangrando e desmarcando o compasso do coração
Petrolândia
Em cada manhã de setembro quando eu acordar
Lembrarei de uma banda tocando alvoradas no ar
O céu todo azul tão bonito
Gente querendo olhar
Bandeiras, crianças, desfiles
E um hino pra se cantar
Petrolândia
Levo guardado na mente
Lembranças que serão permanentes
Recordações
Quantas emoções
Petrolândia
Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotomontagem: Lúcia Xavier
Vídeo: Lúcia Xavier
Música: 'Recordações' (Cantor e compositor: Ruy Sá)

Veja abaixo a música Brincos e Mochilas -  gravado em São Paulo, quando  Ruy já morava na capital Bandeirantes - a terra da garôa.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Prefeitura entrega mais duas escolas reformadas a comunidade da zona rural









Nesta quinta-feira, 05 de maio de 2020, a prefeitura de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, fez entrega de duas escolas reformadas na zona rural do município; foram elas:

Escola Municipal Caruá, situada na Agrovila 06 do Bloco 03 do Limão Bravo. 

Escola Municipal Pau Ferro, situada na Agrovila 08 do Bloco 03 do Limão Bravo.

As inaugurações foram feita pela prefeita Jane Souza e secretários, com a participação de educadores e alunos das respectivas escolas.

Também participou das solenidades, o vereador Sílvio Rogério - líder do governo municipal.

As cerimônias foram em atos simples, mas que deixou a prefeita feliz com a receptividade de toda comunidade, que a todo tempo demonstrava contentamento pela obra recebida.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Petrolândia


Petrolândia: Grupo 'Pedala Petrolândia' abrilhanta comemoração dos 32 anos da nova cidade





Mais uma edição do Pedala Petrolândia aconteceu na manhã desta sexta-feira (6), quando vários ciclistas se reuniram em frente à prefeitura às 6h da manhã para percorrerem as ruas e avenidas da cidade.

Saúde e bem-estar também fazem parte da programação do 06 Março, uma data cada vez mais marcante para o nosso povo. Veja abaixo, um pouco da história desta data.

Há 32 anos atrás, Petrolândia foi completamente desapropriada pela Chesf para construção da usina hidrelétrica Luiz Gonzaga. Logo, houve a transferência do município para uma área, rumo a construção de uma nova história.

Essa transferência de Petrolândia para a Nova Petrolândia, ficou marcada pela data de 06 de março de 1988. Hoje, a atual cidade é dotada de excelente infraestrutura urbana com elevados percentuais de ruas pavimentadas.  A cidade vem nos últimos anos, se tornando uma das mais importantes da região do Sertão do São Francisco, e aliás, se destacando no Estado de Pernambuco.

Parabéns ao Grupo 'PEDALA PETROLÂNDIA' por abrilhantar os festejos dos 32 anos da nova Petrolândia, cidade que amamos!

''Petrolândia -  nosso orgulho, nossa paixão, o nosso amor'!

O nosso eterno amigo Rui Sá (In Memorian) contou um pouco desta história por meio de uma música...

RECORDAÇÃO ... velha Petrolândia, quem viveu jamais esquecerá -  veja vídeo abaixo

Prefeitura de Petrolândia realiza solenidade de abertura das comemorações dos 32 anos da nova cidade na manhã deste sexta (06/03)


O aniversário de 32 anos de mudança da velha para a nova Petrolândia, no Sertão do Estado, comemorado nesta sexta-feira 06 de Março, teve a programação iniciada às 5 horas da manhã com alvorada de bandas marciais, seguida de pedalada com a equipe ''PEDALA PETROLÂNDIA''.

Às oito horas, a prefeita do município de Petrolândia, Jane Souza, esteve ladeado de secretários, equipe de governo, presidente da Câmara (Joilton Pereira), autoridades (4ª CIPM - GUARDA MUNICIPAL) e alunos da Escola 6 de Março para realizar o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e do município, no pátio em frente à sede da Prefeitura, na Praça dos Três Poderes.

O evento foi abrilhantado por alunos da Escola 06 de Março, que fizeram uma bonita apresentação ao som da música do inesquecível cantor petrolandense, Rui Sá. A imortalizada música RECORDAÇÕES. Veja vídeo abaixo. Veja também mais fotos.







06 de março de 1988/06 de março/ 2020 - um dia marcante na história de PETROLÂNDIA

Em 1988, Petrolândia foi desapropriada pela Chesf para construção da usina hidrelétrica Luiz Gonzaga. Tal obra resultou na inundação da cidade. Hoje, as ruínas da cidade antiga podem ser apreciadas através de mergulhos. Logo, houve a transferência do município para uma área, rumo a construção de uma nova história.

Essa transferência de Petrolândia para a Nova Petrolândia, ficou marcada pela data de 06 de março, que até poucos anos atrás, estava apenas na história, mas que hoje é considerada data inesquecível, e com direito a feriado para os Petrolandenses, que mostram brilho nos olhos ao explicar aos colegas de cidades vizinhas o porque do feriado, trata-se da data de transferência da antiga Petrolândia para a Nova. Hoje, podemos inclusive acompanhar em redes sociais, páginas e grupos que lembram e relembram fotos, cenários e momentos da antiga cidade e das pessoas que marcaram essa mudança.

A Nova Petrolândia (nome apenas de batismo, já que os moradores insistem em chamá-la apenas por Petrolândia) é dotada de excelente infraestrutura urbana com elevados percentuais de ruas pavimentadas, abastecimento de água e tratamento de esgoto. A cidade vem nos últimos anos, se tornando uma das mais importantes da região do Sertão do São Francisco, e aliás, se destacando no Estado de Pernambuco.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Assis Ramalho/BlogAR