sexta-feira, março 06, 2020

Petrolândia: Maria fumaça tem 3 atrações musicais no feriado desta sexta-feira; programação começa às 17 horas - confira!


Aproveite o feriado desta sexta-feira (6) e o seu final de semana no cada vez melhor Bar e Restaurante Maria Fumaça, a melhor música, a melhor culinária na Orla Fluvial de Petrolândia.

Contato: 87 3851-0376.

Sobre o feriado desta sexta-feira em Petrolândia

O dia 6 de março é uma data marcante na história de PETROLÂNDIA

Em 1988, Petrolândia foi desapropriada pela Chesf para construção da usina hidrelétrica Luiz Gonzaga. Tal obra resultou na inundação da cidade. Hoje, as ruínas da cidade antiga podem ser apreciadas através de mergulhos. Logo, houve a transferência do município para uma área, rumo a construção de uma nova história.

Essa transferência de Petrolândia para a Nova Petrolândia, ficou marcada pela data de 06 de março, que até anos atrás, estava apenas na história, mas que hoje é considerada data inesquecível, e com direito a feriado para os Petrolandenses, que mostram brilho nos olhos ao explicar aos colegas de cidades vizinhas o porque do feriado, trata-se da data de transferência da antiga Petrolândia para a Nova.

DIA 6 DE MARÇO TAMBÉM É FERIADO EM PERNAMBUCO DA DATA MAGNA.

SAIBA O POR QUE.

Os pernambucanos ganharam mais um feriado, desta vez no dia 6 de março, quando se comemora a Data Magna. Mas qual é o motivo? A data faz referência ao dia da Revolução Pernambucana de 1817, que, em 2020, chegou aos 203 anos.

A Revolução Pernambucana foi um movimento social que tinha o objetivo de conquistar a independência do Brasil em relação a Portugal. Por aqui, queriam implantar um regime republicano, elaborando uma constituição própria. Havia uma insatisfação popular muito grande com os privilégios da corte portuguesa, que havia chegado ao País em 1808.

Mas, ao descobrir a revolta, o governador da província de Pernambuco, Caetano Pinto de Miranda Montenegro, ordenou a prisão dos envolvidos. Mas os revolucionários resistiram, dominaram o Recife e implantaram um governo provisório. O então governador fugiu.

A data 6 de março marca o dia em que o capitão José de Barros Lima, conhecido como “Leão Coroado”, matou o comandante português que lhe havia dado voz de prisão e tomou com seus aliados o quartel do Regimento de Artilharia, no bairro de Santo Antônio. O episódio é considerado o estopim da Revolução de 1817.

Porém, Dom João VI, rei de Portugal, não ficou parado. Organizou uma repressão contra os rebeldes. Os embates duraram 75 dias, sob o comando de Luís do Rego Barreto, culminando com a derrota dos envolvidos na Revolução. Luis Barreto virou governador-geral de Pernambuco.

A Revolução Pernambucana é considerada o primeiro movimento libertário do Brasil com relação a Portugal, por isso a sua importância.

Por Redação do Blog de Assis Ramalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário