quinta-feira, fevereiro 24, 2022

Petróleo e gás devem ficar mais caros no Brasil com invasão da Ucrânia


A invasão da Ucrânia por tropas russas deve mexer com o bolso dos brasileiros por causa dos preços dos combustíveis, afirmam economistas. Segundo especialistas, além das inestimáveis perdas das populações diretamente afetadas pela guerra, o conflito vai prejudicar a oferta de petróleo, uma importante matéria-prima para a economia global.

O receio de que o conflito no leste europeu provoque uma redução da oferta de petróleo já está influenciando o mercado internacional de commodities, onde a cotação do barril opera em alta forte nesta quinta-feira (24). Essa valorização dos contratos futuros influencia os preços dos combustíveis no Brasil por causa da política de preços da Petrobras.

E com os reajustes de preços dos combustíveis, a inflação brasileira pode demorar ainda mais para ceder, mesmo estando nos maiores patamares desde 2016.

Combustíveis e gás de cozinha podem ficar mais caros no Brasil por causa do conflito entre Rússia e Ucrânia e pressionar a inflação aqui no Brasil porque o conflito provoca alta do dólar e do preço do barril. 
Roberto Troster, economista sócio fundador da Troster & Associados.

João José Oliveira
Do UOL, em São Paulo

Petrolândia: EREM Maria Cavalcanti Nunes parabeniza aprovados no Sisu 2022


Por: Diário de Classe da EREM Maria Cavalcanti Nunes - Petrolândia/PE

O SISU trazendo felicidades para essa galera e para nossa escola.
 
Apesar da Pandemia, das dificuldades como estudantes de escola pública, das condições limitadas que nossa escola ofertou como ensino remoto, com aulas virtuais, muitos sem acesso à internet, vocês são vencedores e vencedoras.
 
Para ele que é o primeiro de casa a entrar numa universidade, para ela e ele que vai seguir a profissão que possibilitará trabalhar com o que ama, para quem vai ser o primeiro engenheiro, a primeira enóloga, a primeira professora, a jornalista da família, a EREM Maria Cavalcanti Nunes deseja a cada uma e cada uma muito sucesso de um passo muito importante em seus projetos de vida.
 
Estamos vibrando de felicidade por todos e todas! Que sejam profissionais humanizados e éticos, esse país precisa muito de vocês!

Petrolândia: Drª Edilene Oliveira (Nutricionista) atende na Clínica Jaques; Agende já!

Drª Edilene Oliveira (Nutricionista) é mais uma excelente profissional que passa a atender na Clínica e Laboratório Jaques); Agende já!

Telefone para marcação de consultas:

(87) 3843 - 1106 - Cel. 87 - 9.9931-4556



Blog de Assis Ramalho
Informação: Clínica e Laboratório Jaques

Escritório do IPA de Floresta ganhará reforma completa



Com o objetivo de oferecer mais qualidade aos agricultores familiares que procuram atendimento no município de Floresta, o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Kaio Maniçoba, assinou, juntamente com a prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, uma ordem de serviço que autoriza a reforma do prédio da sede municipal do IPA localizado no município, no Sertão do Itaparica.

“O escritório passará por uma reestruturação completa para atender melhor e com mais eficiência os agricultores familiares florestanos. Em breve, estaremos entregando a população de Floresta essa obra tão esperada,” disse Kaio Maniçoba.

Atualmente, trabalham na unidade 9 funcionários, três deles são extensionistas rurais, que atendem os agricultores e agricultoras nas demandas de vários programas gerenciados pela Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), do IPA, a exemplo do Programa Campo com a distribuição de sementes e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Durante o período das reformas, os atendimentos continuam. Os funcionários vão atender normalmente em uma parte reservada do prédio.

Calendário do 13º do Bolsa Família Pernambuco termina nesta sexta-feira (25)



O calendário do 13º do Bolsa Família será concluído nesta sexta (25), com a liberação do benefício para 119.173 pessoas que têm o Número de Identificação Social (NIS) terminado em zero. O acesso ao recurso ocorre da mesma forma utilizada pelo beneficiário para retirar o valor normal do Auxílio Brasil. Desde 14 de fevereiro, quando começaram os pagamentos, 1.190.567 famílias foram beneficiadas pelo programa do Governo de Pernambuco, que injetou R$ 165,3 milhões na economia em apenas duas semanas.

Cada família pode receber até R$ 150. O valor fica disponível por 120 dias. Desse modo, quem tem NIS com terminação de 1 a 9 e não retirou o recurso nos dias em que os pagamentos foram feitos pode acessar esse montante posteriormente, sem que seja preciso enfrentar filas ou se aglomerar. Foi a primeira vez que os pagamentos do 13º do Bolsa Família ocorreram em uma única etapa, em fevereiro. Nas três edições do programa, o valor total repassado aos beneficiários chega a quase meio bilhão de reais.

Chesf informa que vazão média diária da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança (PI) será elevada de 600 m³/s para 900 m³/s a partir desta quinta-feira (24)

A Companhia Hidro elétrica do São Francisco (Chesf) informa que a vazão média diária da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança (PI) será elevada do patamar de 600 m³/s para 900 m³/s a partir desta quinta-feira (24), e permanecerá neste valor até nova avaliação.

A definição se dá diante do armazenamento do reservatório da referida Usina, que atingiu, na tarde de ontem, dia 23, o volume útil de 78%.

A bacia do Rio Parnaíba se encontra em seu período úmido e a Chesf ressalta a importância de se evitar a ocupação da calha do rio, nas áreas das planícies de inundação, haja vista que as chuvas se estendem até o final de abril.

A situação hidrológica na Bacia do Parnaíba é permanentemente monitorada e avaliada, sendo as vazões alteradas conforme necessidade, obedecendo às regras estabelecidas, em especial as de controle de cheias.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Companhia Hidro elétrica do São Francisco (Chesf)

Petrolândia: Prefeitura entrega novo fardamento para atuação no resgate aquático da Guarda Civil Municipal



O prefeito Fabiano Marques participou da entrega dos uniformes, com os guardas que estão atuando na Orla Fluvial, realizando a segurança e organização dos banhistas e visitantes.

Aqui tem trabalho! 


Divulgação/Secretaria de Saúde de Petrolândia


Folia garantida! Refrigerantes Hiran é uma delícia


Folia garantida! Refrigerantes Hiran

Representando a ABRAFRUTAS, Guilherme Coelho recebe Selo Mais Integridade do Ministério da Agricultura



Na manhã desta quarta-feira (23), aconteceu a premiação do “Selo Mais Integridade” do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Brasília-DF. A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) foi uma das homenageadas e foi representada pelo seu presidente Guilherme Coelho.
 
O selo é concedido às empresas e cooperativas do agronegócio que adotam práticas de integridade, ética, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental. O Mapa é o pioneiro entre os ministérios do governo federal na implementação de um selo setorial alinhado ao Programa de Fomento à Integridade Pública (Profip), da Controladoria-Geral da União (CGU).

A ABRAFRUTAS recebeu o troféu “Associação Parceira do Selo Mais Integridade 2021/2022”, por ser a organização com o maior número de empresas premiadas. Guilherme Coelho parabenizou os associados e a equipe técnica e administrativa da associação pela conquista. "Somos uma organização ética e íntegra, dedicada às boas práticas sociais e
de sustentabilidade ambiental. Agradeço e parabenizo a todos pelo trabalho sério e dedicado que resultou neste importante prêmio", comemorou.

Por: Marcela Cavalcanti - Assessora de Comunicação

Embaixada recomenda que brasileiros deixem a Ucrânia


Bombardeios russos atingem a Ucrânia...

A Embaixada do Brasil na Ucrânia recomendou que os brasileiros deixem o país. A exceção é para quem está na capital, Kiev. Por conta de grandes engarrafamentos na saída da cidade, as autoridades ucranianas pedem que todos fiquem em casa. Quem não puder deixar a Ucrânia deve procurar abrigo em um lugar seguro: “longe de bases militares, instalações responsáveis pelo fornecimento de energia e internet e áreas responsáveis pela produção de energia elétrica”....

A Rússia atacou, nesta 5ª feira (24.fev.2022), ao menos 10 regiões ucranianas. Através das redes sociais, a embaixada do Brasil disse que “após uma série de ataques a alvos militares e estratégicos por todo o país, a situação na maior parte das regiões ucranianas é no momento relativamente estável.

Mas recomendou que “brasileiros que possam deslocar-se por meios próprios para outros países ao oeste da Ucrânia que o façam tão logo possível, após informarem-se sobre a situação de segurança local”. Os brasileiros no leste do país que não puderem sair da Ucrânia devem deslocar-se para Kiev e contatar a embaixada.

Petrolândia: Cada vez melhor, o Bar e Restaurante Maria Fumaça funciona nesta quinta (24) até às 23h00

 

Bar e Restaurante Maria Fumaça, localizado na Orla Fluvial de Petrolândia, funciona até as 24h00 nesta quinta-feira (24/02), para você apreciar as mais saborosas opções da culinária local e regional.

Usufrua das delícias do Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor - APROVEITE!

Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor, tem organização do empresário Pedrinho

Petrolândia: Covid - Secretaria de Saúde anuncia “Dia C” de vacinação para crianças de 6 a 11, nesta sexta (25)


Foto/divulgação

Dia “C” vacinação infantil contra Covid-19. 

Alô galerinha, nesta sexta-feira (25/02) tem vacinação contra Covid-19 para crianças de 6 a 11 anos.

Vamos lá! Proteção é a melhor opção contra o vírus. 


Blog de Assis Ramalho
Divulgação/Secretaria de Saúde de Petrolândia/PE

Petrolândia: Confira calendário para marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde: Obrigatório cartão de vacina contra Covid-19

 

Já está disponível o calendário semanal de marcação de exames e consultas da Secretaria de Saúde de Petrolândia. Confira mais abaixo.

ATENÇÃO!
A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia informa que está proibido a entrada e permanencia de pessoas sem máscaras nas repartições públicas. Também comunica ser obrigatório a apresentação do cartão de vacina contra a Covid-19 no momento da marcação de consulta e exames.

A Secretaria Municipal de Saúde está situada na Rua Cecília Delgado, em frente à loja DLeles (antiga Minas Calçados). CONFIRA ABAIXO O CALENDÁRIO.

Exército da Ucrânia está respondendo a ataques russos, diz presidente Volodymyr Zelensky; pelo menos 50 soldados russos teriam morrido

Membros do exército da Ucrânia após a invasão da Rússia, em 24 de fevereiro de 2022 — Foto: Antonio Bronic/Reuters

Os militares da Ucrânia estão respondendo aos ataques da Rússia no sul e no norte do país, e já há perdas entre os russos, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em um pronunciamento televisionado nesta quinta-feira (24), após a invasão russa.

Mais cedo, os militares da Ucrânia afirmaram que mataram 50 soldados dos inimigos na região de Luhansk, destruíram 4 tanques russos em uma estrada perto da cidade de Kharkiv, no leste do país, e que derrubaram 6 aeronaves russas, também no leste do país, de acordo com a agência Reuters.

Zelensky afirmou que armas já estão sendo distribuídas entre os cidadãos ucranianos, e pediu para que as pessoas que se consideram aptas a “defender a Ucrânia” procurem os centros do exército nas cidades.

O presidente do país também pediu que as pessoas doem sangue.

ONU: 'Por favor, senhor Putin, leve de volta seus militares' ; Veja a repercussão da invasão russa à Ucrânia


Explosão em Kharkiv — Foto: Reprodução/Globonews

Assim que a Rússia iniciou a operação de invasão da Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24), diferentes atores da comunidade internacional reagiram. Veja abaixo o que eles disseram:

Joe Biden, presidente dos EUA

O presidente americano condenou, em comunicado oficial da Casa Branca, a decisão de Putin de invadir a Ucrânia. Biden afirmou que "Putin escolheu uma guerra que trará perdas de vidas e sofrimento. O presidente norte-americano disse também que EUA e seus aliados responderão de forma unida e decisiva. "O mundo responsabilizará a Rússia", disse.

António Guterres, secretário-geral da ONU

"Por favor, senhor Putin, leve seus militares de volta. Não permita uma guerra na Europa. Esse conflito deve parar agora. Essa guerra não faz sentido e causará um nível extremo de sofrimento. Essas atitudes terão consequências", afirmou o secretário-geral da ONU.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia

"Condenamos veementemente o ataque injustificado da Rússia à Ucrânia. Nestas horas sombrias, nossos pensamentos estão com a Ucrânia e as mulheres, homens e crianças inocentes enquanto enfrentam esse ataque não provocado e temem por suas vidas. Vamos responsabilizar o Kremlin", escreveu em rede social.

Olaf Scholz, chanceler da Alemanha


Scholz qualificou a operação militar russa de uma "violação flagrante" do direito internacional, que provocou um "dia sombrio" em toda a Europa.

Petrolândia: Cai de 145 para 140 a quantidade de casos de Covid, e de 4 para 2 o número de internados


Av. Manoel Borba, centro de Petrolândia/PE - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

O novo boletim epidemiológico da covid-19 divulgado com data de ontem (23/02) pela Secretaria Municipal de Petrolândia, mostra que caiu de 145 para 140 a quantridade de casos de Covid-19, em comparação com o último boletim divulgado no dia 22 (terça-feira).

Também teve baixa o número de internados, caindo de quatro para duas pessoas.  Veja mais abaixo o quadro completo

ATENÇÃO
A Secretaria de Saúde de Petrolândia reforça que a pandemia não acabou. É importante manter a utilização da máscara, higienizar as mãos e evitar aglomeração.

CONFIRA ABAIXO OS DADOS OFICIAIS DE PETROLÂNDIA DIVULGADOS COM DATA DE 23/02/2022.

Petrolândia: Confira especialistas que atendem na MAIS SAÚDE nesta quinta (24/02/2022) e agende sua consulta

 


A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa a relação de especialistas que atendem nesta quinta-feira (24/02/2022): VEJA NO QUADRO ACIMA

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

SAIBA QUAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS A CLÍNICA MAIS SAÚDE OFERECE AOS SEUS CLIENTES

A Clínica Mais Saúde realiza Raio-X digital com laudo e Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma, de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

VÍDEO! Rússia inicia invasão da Ucrânia; ataque acontece em diversas regiões do país




Autoridades da Ucrânia confirmaram no início da madrugada desta 5ª feira (24.fev.2022) ataques em ao menos 10 regiões do país. A informação surge momentos depois de o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter anunciado uma “operação militar especial” no país vizinho.

Já há relatos de explosões em Kiev, a capital ucraniana, e também nas cidades de Kharkiv, Dnipro e Odessa. Não havia, até a publicação desta reportagem, informações sobre vítimas dos bombardeios.

Tropas russas estão invadindo o território ucraniano não só na fronteira entre os países, mas também a partir de Belarus e da Crimeia. As autoridades fronteiriças ucranianas relataram que soldados bielorrussos estão integrando as tropas da Rússia.

Imagem de vídeo do NYTimes mostra explosão na cidade de Kharkiv, na Ucrânia...

“Putin iniciou uma invasão em larga escala na Ucrânia. Cidades pacíficas do país estão sob ataque. Isto é uma guerra de agressão. A Ucrânia se defenderá e vencerá. O mundo pode e irá impedir Putin. A hora de agir é agora”, publicou o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, às 0h58 (horário de Brasília)

A informação de que os ataques começaram também foi confirmada pelo vice-ministro do Interior ucraniano, Anton Gerashchenko. O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse que as forças do país estão usando “armas de alta precisão” e que os bombardeios têm como alvos instalações e equipamentos dos militares ucranianos. Não especificou quais são essas armas....

Um dos alvos dos bombardeios, segundo reportou o jornalista do britânico Guardian Luke Harding, foi o aeroporto de Vasilkovsky, que fica perto de Kiev. O terminal abriga aviões de guerra das forças ucranianas. Também houve explosões em área próxima ao aeroporto de Chuguev, cidade que fica a cerca de 100 quilômetros da fronteira com a Rússia.

Assista a vídeos dos ataques compartilhados por ucranianos nas redes sociais:.

Em 4 meses, Calcinha Preta perdeu dois vocalistas; um deles foi assassinado


A morte de Paulinha Abelha nesta quarta-feira (23), revelou um fato triste na história da banda Calcinha Preta. Em quase 27 anos de história, três músicos da banda morreram, dois deles nos últimos quatro meses.

Paulinha estava há mais de dez dias internada por complicações renais. Ela morreu aos 43 anos após não resistir a uma infecção neurológica e ter um quadro de comprometimento multissistêmico. Ela deixa o marido, Clevinho Santos.

Em 4 de novembro de 2021, José Aparecido da Silva, conhecido como Sidney, foi encontrado morto na casa dele, no Bairro Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro. Ele foi o primeiro vocalista da banda de forró, que se formou em 1995, e a causa da morte foi identificada como assassinato.

Além deles, o baixista e diretor artístico Gilson Pereira de Almeida, conhecido como Gilson Batata, morreu em Caicó, em 2009, após sofrer um infarto agudo do miocárdio

O grupo perdeu também um assistente administrativo em um acidente de carro, em 2014. Wesley Cristan da Silva Santos, morreu após sofrer traumatismo craniano e fraturas nas pernas após a batida. Ele ficou internado por dois dias mas não resistiu aos ferimentos.

Por: Correio Braziliense