28 agosto 2023

Câmara Municipal de Petrolândia realiza mais uma desempolgante sessão nesta segunda-feira (28)

Plenário da Casa Aureliano de Menezes (Foto: Lúcia Xavier)

Na manhã desta segunda-feira (28/08), a Câmara Municipal de Petrolândia realizou a segunda sessão ordinária do mês, com o marasmo habitual das reuniões da casa. Na leitura da pauta, apenas o cabeçalho dos documentos é lido, sem justificativas para homenagens e indicações, por exemplo, ao contrário do que ocorria em tempos melhores vividos pela Casa Aureliano de Menezes.

A abertura da sessão é surreal. Todos devem "ficar de pé" para ouvir a reprodução do hino da cidade, num suposto respeito ao símbolo oficial. Na verdade, os vereadores deveriam ouvir o Hino de Petrolândia de joelhos sobre a Lei Orgânica, diante da Bandeira de Petrolândia, chorando lágrimas de sangue sobre o Brasão, também símbolos oficiais, já quase esquecidos. E o hino recebe mais aplausos que alguns vereadores. Hoje, por exemplo, somente o hino foi aplaudido. 

O clima no plenário poderia ser solene, mas é fúnebre. A maioria dos vereadores permanece em silêncio do início ao fim da sessão, na tentativa de "enterrar logo o defunto" e ir fazer outra coisa. Alguns edis tanto se escondem tanto do microfone que, quando não falam, ninguém sente falta. Talvez devido à alegada "harmonia" reinante na Câmara de Vereadores, um pode pensar - e falar - por todos. No entanto, o escritor Nelson Rodrigues alertava, décadas atrás, que "toda unimidade é burra. Quem pensa com a unimidade, não precisa pensar".

Apenas dois ou três "representantes do povo" fazem revezamento na tribuna, quinzenalmente, para renovar as costumeiras críticas e/ou bajulações, e, apesar de muito ser falado sobre o papel "fiscalizador" dos vereadores, tudo parece artificial, bonito no discurso e distante na prática. Por exemplo, um dos projetos aprovados hoje determina a proibição de fogos de artíficio com estampidos de Petrolândia. É irônico saber que esse é o recurso mais usado em festas, arrastões de campanhas e entregas de obras e equipamentos, além de visitas de autoridades dentro do município. Esperamos que a lei "pegue", para o bem de enfermos, autistas e animais.

A recente reforma no prédio da Câmara, com a construção de mais um "puxadinho", também denota a cegueira corporativa dos vereadores. Não se viu em frente ou próximo à obra uma placa, sequer um papel A4 colado na parede com informações sobre valor, origem de recursos, construtora e licitação ou dispensa dela, nem o nome do engenheiro responsável pelo projeto. O que se viu foi uma longa extensão puxando energia de fora da Câmara para os equipamentos cuja fiação ficava suspensa, com pregos batidos em uma Palmeira Imperial. 

É remoto o tempo em que as sessões da Câmara tinham oposição e situação digladiando-se verbalmente, em duelos entuasiasmados e, muitas vezes, bem-humorados e cômicos. Só se conforma com o silêncio sepulcral dos atuais vereadores quem não viu o oposicionista Jorge Viana dizer ao colega Juarez Patriota que o então vereador governista "defendia o indefensável". Mais distante ainda estão as sessões entremeadas por exclamações do finado Joãozinho, dando apoio a seus representantes. 

Fazem falta, ainda, os discursos inflamados, mas respeitosos, do ex-vereador Rogério Novaes (atual vice-prefeito), os discursos ponderados e plenos de propriedade do ex-vereador Carlinhos do Banco do Brasil. Hoje, até quem não discursava tão bem durante seus mandatos, como os ex-vereadores Zé Pezão e Eudes Fonseca, foram grandes oradores se comparados à maioria dos atuais ocupantes das cadeiras do Legislativo. 

Lúcia Xavier, do Blog de Assis Ramalho

Prefeituras de Pernambuco, inclusive a de Petrolândia, colocam faixa preta em suas fachadas em protesto contra queda de receitas

 

Prefeitura de Petrolândia também colocou faixa em protesto contra queda nas receitas municipais, em especial no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e na alíquota do ICMS.
Fotos: Assis Ramalho


Prefeituras pernambucanas, inclusive a de Petrolândia,  colocaram faixas pretas em protesto pela queda nas receitas municipais, em especial no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e na alíquota do ICMS. “Chega de queda de receitas e aumento das despesas” e “Recomposição de perdas do ICMS é urgente” são algumas das frases que estampam os materiais. Flores (Sertão do Pajeú) e Paudalho (Mata Norte) estão entre as prefeituras que estenderam a faixa preta. A campanha é realizada pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

Outra reivindicação expressa nas faixas é a “Aprovação do 1,5% do FPM já”, um dos principais pleitos dos prefeitos e prefeitas do Estado para recompor as receitas perdidas em julho e agosto. Ainda neste mês, a Amupe vai promover uma campanha de rádio e TV para conscientizar a população sobre os riscos que os serviços públicos enfrentam com o atual cenário financeiro das cidades.

Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), 51% dos municípios estão no vermelho neste semestre, devido à diminuição de receitas e aumento das despesas. Além da queda de 23,54% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em agosto, os municípios também amargam represamento das emendas parlamentares e atraso no repasse dos royalties de minerais e petróleo. As informações são da Amupe. 


Petrolândia/PE: Aproveite as promoções da Loja PARÁPISOS: "Sua casa é nossa estrela", localizada no Bairro Nova Esperança, ao lado da BR-316.

 Loja PARÁPISOS, localizada no Bairro Nova Esperança, ao lado da BR-316. - Fotos: Assis Ramalho




Recentemente foi inaugurado o mais novo empreendimento comercial de Petrolândia, a loja PARÁPISOS, localizada no Bairro Nova Esperança, ao lado da BR-316.

Na PARÁPISOS o cliente encontra o melhor em material de acabamento para sua construção ou reforma, trabalha com pisos e revestimentos cerâmicos, porcelanatos, argamassa, rejunte, louças sanitárias, pias em granito, churrasqueiras e muito mais. Além do melhor atendimento consultivo e especializado da cidade.

Faça uma visita e viverá a sua melhor experiência em compra.

Horário de funcionamento é de 8 as 18h de segunda a sexta e aos sábados das 8 as 13h.

Na PARÁPISOS, sua casa é nossa estrela.

PARÁPISOS
Organização: Frankin, e esposa Aline

PRODETER – Banco do Nordeste e Crediamigo participaram do Rolê Empreendedor do Sebrae-PE no município de Jatobá - PE.


O Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Adelmo Azevedo, e equipe do Programa Crediamigo do BNB, participaram na última quarta-feira (23/08), do ciclo de palestras do Rolê Empreendedor, evento patrocinado pelo Sebrae-PE, e apoio da Prefeitura Municipal de Jatobá, através da Secretaria de Planejamento, Secretaria de Educação, Secretaria de Relações Socioculturais, Escola EREMI e Sala do Empreendedor, que foi realizado na Escola de Referência em Ensino Médio - EREMI no município de Jatobá – PE, no Sertão de Itaparica Pernambuco.

No evento o público foi ao delírio com a trupe do rolê que deu um show de muita música, empreendedorismo e muita interação com os jovens estudantes, com uma abordagem lúdica, dinâmica e interativa, onde os palestrantes Roberto Montanha, Dani Amaral e a participação especial do mágico e palhaço Crispim, emocionaram a todos os presentes, com o tema Empreender Vale a Pena.

O Rolê Empreendedor tem uma metodologia e um formato exclusivo, conduzidos pelos palestrantes, que busca promover a interação e participação dos jovens nos temas abordados, como superação, comportamento, antifragilidade, visão de futuro, motivação e inovação. Os jovens são convidados a interagir e participar não só como ouvintes, mas como atores do conteúdo da palestra.

“Foi uma experiencia única, uma nova abordagem na linguagem dos jovens sobre os conceitos de empreendedorismo e a importância de ter atitudes para conquistar seus sonhos e objetivos”. Concluiu, Adelmo Azevedo.