quarta-feira, 5 de abril de 2017

Doença renal também afeta crianças

Médico da Fundação Pró-Rim alerta para os perigos da doença que pode acometer crianças de todas as idades

Crianças podem sofrer de insuficiência renal crônica. Algumas doenças ocasionadas principalmente por rins policísticos apresentam em média risco de 25% de transmissão genética. Neste caso, o tecido normal do rim que faz a filtração é substituído por vários cistos, que são bolinhas com conteúdo líquido. Isso pode representar ao longo dos anos a perda da função renal. O alerta é do médico nefrologista pediátrico da Fundação Pró-Rim, Dr. Artur Ricardo Wendhausen.

Se houver histórico de doenças renais familiares ou anormalidades detectadas na gestação, a avaliação deve ser mais rigorosa e em intervalos menores. Fora isso, o acompanhamento periódico dos rins deve ocorrer geralmente a partir do terceiro ano de vida. Segundo o médico, os pais também devem solicitar em cada consulta a medição da pressão arterial da criança, que pode indicar um fator de desenvolvimento da doença.


Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena, nova parceria do Blog, atende em Petrolândia, Jatobá, Tacaratu, Floresta e Paulo Afonso


Nova parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, Dr. Paulo Lucena, Mastologista, inicia nesta quinta-feira (06), seu trabalho em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, em consultório da CLIMAGEM (Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem), situada na Avenida Marquês de Olinda, nº 32, no centro de Petrolândia, próximo à Pousada e Empório Atenize.

A mastologia é a especialidade médica responsável por prevenir, diagnosticar e tratar as doenças benignas e malignas da mama. O mastologista é o médico habilitado e com treinamento adequado para decidir qual a melhor conduta a seguir, desde os casos mais simples até os mais complexos, onde haverá a necessidade de planejar e realizar o tratamento cirúrgico, como no caso do câncer de mama. O diagnóstico precoce e o acompanhamento com profissional especializado são essenciais para o sucesso do tratamento das patologias mamárias. O mastologista é o especialista que previne, diagnostica e trata as doenças da mama. No Brasil, para especializar-se em mastologia o médico deve ser especialista em cirurgia geral ou toco-ginecologia. A residência médica em Mastologia tem duração mínima de dois anos.

Em Pernambuco, além de Petrolândia, Dr. Paulo Lucena atende também em Jatobá, Floresta e Tacaratu. Atende também em Paulo Afonso, na Bahia.

Confira os dias do atendimento de Dr. Paulo Lucena em cada cidade e os telefones para agendamento de consultas:

Petrolândia-PE
Segundas-feiras às 14h00, na Climagem (87 3851-1195)
Jatobá-PE
Segundas-feiras às 8h00, no Laboratório Bioanálise (87 3851 3541)
Tacaratu-PE
Terças-feiras às 8h00, na Climagem
Floresta-PE
Terças-feiras às 14h, na Maissaúde
Paulo Afonso-BA
Quintas-feiras às 8h00, no Instituto Médico São Francisco (75 3281-5248)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Dr. Paulo Lucena
Foto: Tonho Moura


Petrolândia: Climagem, nova parceria do Blog, inicia atividades com benção do Padre Luiz Augusto




Na tarde desta quarta-feira (05), Petrolândia recebeu um novo empreendimento na área de Saúde, com o início dos trabalhos da CLIMAGEM (Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem), sob responsabilidade técnica de Dr. Antonio Marcos de Souza. O Pároco de Petrolândia, Padre Luiz Augusto concedeu a benção sacerdotal ao novo empreendimento.

Apesar de Dr. Marcos ser ex-prefeito de Petrolândia e sua esposa, Janielma Rodrigues, ocupar o cargo de vice-prefeita do município desde 2013, a breve cerimônia que marcou a abertura da CLIMAGEM foi - como eles mesmos - bastante simples, sem detalhes pomposos nem ilustres convidados do meio político ou empresarial. O ato foi praticamente reservado aos médicos, familiares e colaboradores.

A CLIMAGEM, nova parceria do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia, tem como objetivo prestar atendimento especializado e diferenciado. Inicialmente, a CLIMAGEM oferecerá aos petrolandenses e moradores da região os serviços de Ginecologia e Obstetrícia, Mastologia, prevenção do câncer do colo de útero (preventivo e colposcopia), Ultrassonografia Geral, inclusive com Doppler venoso e arterial, carótidas, musculoesquelético, gestacional 4D, com Doppler e morfológica, entre outros exames de imagem.

A CLIMAGEM está situada na Avenida Marquês de Olinda, Nº 32, no centro de Petrolândia - em frente a MouraLab - próximo à Pousada e Empório Atenize. As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

O atendimento na CLIMAGEM será realizado por Dr. Marcos e Dr. Paulo Lucena.

Dr. Antonio Marcos de Souza (CRM 11688): Ginecologia e Obstetrícia. Residência Médica em GO pelo IMIP, Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia - FEBRASGO/AMB e Pós-graduação em USG geral pela EURP - Ribeirão Preto (SP).

Paulo Lucena de Araújo Júnior (CRM 20246): Mastologia. Residência Médica em Cirurgia Geral e Residência Médica em Mastologia pelo Hospital Barão de Lucena.

Ver fotos>Climagem é aberta com benção do Padre Luiz

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da CLIMAGEM


Petrolândia: EREM Mª Cavalcanti Nunes tem 240 vagas do Prevupe. Inscrições abertas!


Estão abertas até a próxima segunda-feira (10) as inscrições para o curso pré-vestibular PREVUPE da Universidade de Pernambuco (UPE). Em Petrolândia, o polo funcionará na EREM Maria Cavalcanti Nunes, no centro da cidade, com 240 vagas. 

O curso é gratuito e tem o objetivo de reforçar e ampliar os conhecimentos dos alunos das escolas da rede pública de ensino e egressos que pretendam concorrer às vagas dos programas de graduação, cursos técnicos e tecnológicos, através do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, vestibulares ou de outros processos seletivos. 

Inscrições


Jatobá: Itaparica é campeão da 1ª Copa União de Futsal


Chegou ao final no último sábado (1º), em Jatobá, a 1ª Copa União de Futsal, promovida por Ivaldo Júnior e amigos. O Itaparica foi o campeão da competição. No tempo normal, o placar Itaparica e Intermovistar. O terceiro lugar ficou com o Real Jatobá.  

Destaques da competição, Weliton (Itaparica) foi o artilheiro e melhor jogador da competição, enquanto Rodrigo (Intermovistar) foi o melhor goleiro. O Santa Luzia, do Brejo dos Padres, foi eleito a equipe mais disciplinada da competição e recebeu, como premiação, todo o valor arrecadado com a aplicação de cartões. 

A final foi acompanhada por grande público e teve cobertura por drone, com apoio de Japão. A boate do Dj Júnior Music no espetinho do Enzo fez a festa para o público e as crianças se divertiram em pula-pula da JT Brinquedos. 


Ivaldo Júnior divulgou mensagem de agradecimento pela realização do evento. Veja abaixo, na íntegra.


No Senado, ministro Helder Barbalho confirma chegada da água do Velho Chico em Campina Grande (PB) para abril

Titular da Integração Nacional detalhou ações para o desenvolvimento regional e a garantia de segurança hídrica (Ed Ferreira/MI)

A água do Rio São Francisco chegará à região metropolitana de Campina Grande, segunda maior cidade do estado da Paraíba, no final deste mês de abril. A afirmação foi feita pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, nesta quarta-feira (5), durante audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal.

Com a inauguração do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco em 10 de março, a água já havia chegado à Paraíba, mais precisamente ao município de Monteiro, e também ao estado de Pernambuco. Hoje, a água está seguindo pela calha do rio Paraíba até o açude Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão, para abastecer o município de Campina Grande.


CBHSF participa de Conferência Mundial sobre Meio Ambiente na Índia

O Comitê foi representado pelo diretor técnico da Agência Peixe Vivo, Alberto Simon Schvartzman, que apresentou uma palestra na seção VI – Poluição das Águas (Foto: CBHSF)

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) participou da Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, nos dias 25 e 26 de março, em Nova Deli, na Índia. O objetivo do evento foi de discutir os temas relacionados às mudanças climáticas, à poluição das águas e do meio ambiente e suas consequências para as populações e o nosso futuro comum.

O Comitê da Bacia do Rio São Francisco (CBHSF), por meio do seu presidente Anivaldo de Miranda, foi convidado a participar da Conferência pelo presidente do Tribunal Nacional Verde da Índia, o juiz Swatanter Kumar, para mostrar a experiência brasileira da gestão descentralizada e participativa aplicada aos recursos hídricos e ambientais em uma grande área de drenagem do São Francisco, que envolve áreas de cinco estados e a população de, aproximadamente, 15 milhões de habitantes.


Zeca Cavalcanti é eleito vice-presidente da Comissão de Fiscalização Financeira da Câmara


O deputado federal Zeca Cavalcanti foi eleito na manhã desta quarta-feira (05) para assumir a 1ª Vice-Presidência da Comissão de Fiscalização e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados, que possui competência fiscalizatória ampla, abrangendo toda a gestão orçamentária, financeira, contábil e patrimonial dos órgãos da administração direta e indireta do Governo Federal.

A atuação da comissão não está restrita a apenas uma área específica da Administração. Também são atribuições da CFFC, o acompanhamento de planos e programas de desenvolvimento nacional ou regional; a tomada de contas do Presidente da República e, a apreciação de representações do Tribunal de Contas da União (TCU) que objetivem a sustação de contratos irregulares.


Petrolândia: Prefeitura publica errata do Edital para contratação temporária de professores


A Prefeitura de Petrolândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, divulgou Errata do Edital N.02/ 2017 do Processo Seletivo para contratação de professores temporários. 

A nova seleção destina-se ao preenchimento de vagas remanescentes do Edital Nº 01/2017, tendo em vista que o número de candidatos classificados/disponíveis não foi suficiente para atender algumas das vagas ofertadas.

VEJA O EDITAL AQUI.

VEJA A ERRATA N° 01 EDITAL N° 02/2017

Prefeitura Municipal de Petrolândia


Pai é preso por estuprar a filha por 22 anos em PE

Foto ilustrativa

Um homem acusado de estuprar a filha por 22 anos foi preso nesta quarta-feira (5), em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. Segundo a polícia, o criminoso de 58 anos, que trabalhava como agricultor, foi detido em um posto de gasolina próximo ao sítio onde morava, quando tentava fugir para São Paulo e confessou os abusos e ameaças.

A vítima, que atualmente possui 31 anos, tem três filhos que, segundo a mulher, foram resultado dos estupros a que era constantemente vítima desde os 9 anos. Segundo o delegado Vítor Leite, a vítima contou antes do crime porque o pai a ameaçava de morte.


Petrolândia: Festa de Santo Expedito, padroeiro do Bairro Nova Esperança, acontece de 19 a 22 deste mês


Entre os dias 19 e 22 de abril/2017, membros da Comunidade do Bairro Nova Esperança, na cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, promoverão sua tradicional festa em homenagem ao padroeiro do bairro, Santo Expedito.

Todas as comunidades católicas de Petrolândia e todos os devotos de Santo Expedito do município e da região estão sendo convidados a prestigiar este grandioso evento.

As doações de prendas poderão ser feitas nas residências de Maria Maga ou Chumbinho.  Confira a programação

Quarta-feira (19) - Noite das Crianças
Local; Capela de Santo Expedito
Tema: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do seu ventre!
Celebração: 19 horas
Animação: Comunidade São Marcos

Quinta-feira (20) - Noite dos Jovens
Local; Capela de Santo Expedito
Tema: Estrada de Jericó - Missão de Encanto
Animação: Comunidade São João Paulo II

Sexta-feira (21) - Noite dos Jovens
Local; Capela de Santo Expedito
Tema: Estrada de José - Missão de Acompanhamento
Celebração: 19 horas
Animação: Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Sábado (22) - Noite das Famílias
Local: Capela de Santo Expedito
Tema: Estrada de Pedro e Cornélio
Celebração; 19 horas
Animação; Comunidade São Pedro

Blog de Assis Ramalho
Informações:  Janeide e Maria Genilda (Maria Maga)


Vizinho suspeito de matar fisioterapeuta é levado para o DHPP no bairro do Cordeiro


Foi preso no início da tarde desta quarta-feira (5) o vizinho da fisioterapeuta de 28 anos que foi assassinada em um flat no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Ele, que morava no apartamento 1208, foi levado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro. A identificação do homem não foi informada, mas uma delegada responsável pelo caso afirmou que ele seria comerciante. Por volta das 16h45 o suspeito foi levado para realizar o exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), com o rosto totalmente coberto por uma touca.

Peritos do Instituto de Criminalística informaram que o apartamento do suspeito estava trancado e com manchas de sangue na porta. A polícia, com a ajuda de um chaveiro, conseguiu abrir a porta e deteve o homem, que apresentava arranhões pelo corpo. As imagens das câmeras de segurança do prédio estão sendo analisadas.


Juazeiro realiza no dia 28 de abril o 13º Baile das Personalidades


Uma noite de glamour e frisson para premiar o talento, beleza, elegância e o empreendedorismo regional. Será no próximo dia 28, na Chácara Bougainville, em Juazeiro – BA, a 13ª edição do Baile das Personalidades. O evento, que começa às 22h, será animado pela orquestra Fernando Junior e as presenças dos destaques 2017 do mundo social, cultural, político e econômico do Vale do São Francisco.

Segundo o realizador do baile, Gileno Dias, a 13ª edição do evento marca os 38 anos de colunismo social e uma vida dedicada ao belo e o admirável. “Estaremos destacando nomes significativos do Jet Set sanfranciscano, entre personalidades de praticamente todos os segmentos produtivos. Num clima agradável e de integração social vamos homenagear gente que faz a diferença e é referência, por exemplo, nas áreas humanas e sociais”, adiantou Gileno.


Peixe-boi é devolvido à natureza em Alagoas

Reintrodução do animal aconteceu no interior da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (Foto: ICMBio/Divulgação)

Após um período de adaptação de aproximadamente cinco meses na base do Instituto Chico Mendes em Porto de Pedras (AL), Diogo foi finalmente devolvido à natureza. O peixe-boi marinho de seis anos de idade, 314 kg e 2,5 metros deixou seus companheiros de cativeiro, Ive e Raimundo, e ganhou as águas do rio Tatuamunha, localizado no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais – unidade de conservação administrada pelo ICMBio entre os litorais de Pernambuco e Alagoas.

A reintrodução de Diogo aconteceu na última quarta-feira (29) e contou com a presença de 12 jornalistas de diversas partes do país (clique aqui e saiba mais sobre a visita dos profissionais de comunicação à APA Costa dos Corais). Essa atividade faz parte das ações do Programa Peixe-Boi, coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene/ICMBio), com apoio da Fundação Toyota do Brasil e da organização não-governamental SOS Mata Atlântica.

Do resgate à reintrodução


Funcionários da Junta Comercial de PE voltam às atividades normais


A operação padrão que estava sendo realizada pelos funcionários da Junta Comercial de Pernambuco foi encerrada. Com isso, o andamento dos processos de abertura, fechamento e alteração de empresas, entre outros serviços, passam a ter ritmo normal nesta quarta-feira (5).

Devido ao período no qual o processamento das demandas ficou limitado, acumularam-se cerca de 8 mil processos. Para agilizar a liberação desses documentos, a direção da Jucepe vai reforçar o número de comissionados junto aos servidores. “Vamos trabalhar para que, no menor espaço de tempo possível, a Jucepe volte a deferir processos de abertura de empresas em até três dias úteis”, afirmou a presidente da Junta, Taciana Bravo.


Danilo Cabral destaca Pernambuco em Ação na Câmara dos Deputados

Foto: Sergio Francês

Em discurso na Câmara dos Deputados, Danilo Cabral (PSB-PE) destacou a realização de mais uma etapa do Pernambuco em Ação, seminário de prestação de contas do Governo do Estado, amanhã (6). O governador Paulo Câmara e equipe vão estar em Garanhuns, no Agreste Meridional, onde apresentam os resultados da gestão, fazem entregas e ouvem as demandas da população da região. A fala ocorreu durante visita do governador ao Congresso Nacional na tarde desta quarta-feira (5).

“Nosso partido faz política e governo escutando o povo e é isso que vamos fazer amanhã em Garanhuns e, no sábado (8), em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional, minha região”, discursou Danilo Cabral. O deputado ressaltou que, na primeira rodada do Pernambuco em Ação, no Sertão, o governador Paulo Câmara fez entregas na ordem de R$ 130 milhões. Segundo Danilo, esses investimentos ajudam Pernambuco a atravessar esse duro momento que vive o Brasil.


Dois gaviões feridos a tiros são tratados no Cetas Tangara, da CPRH

Importantes para o controle biológico, aves foram atingidas por disparo, provavelmente de espingarda soca-soca. Um na UR-7 e o outro em Sucupira (Fotos: Daniele Souza/CPRH)

Em um mesmo dia, duas situações semelhantes envolvendo gaviões da espécie carijó (Rupornis magnirostris) mobilizaram equipes do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), num atendimento rápido para salvá-los da morte por tiro, provavelmente de espingarda soca-soca. Feridas, as aves foram encontradas em locais distantes um do outro, no Grande Recife: uma em Sucupira, bairro de Jaboatão dos Guararapes, e outra na UR-7, Várzea, Zona Oeste do Recife.

Pesando 210 gramas, o gavião alvejado em Sucupira foi levado ao Cetas, no bairro da Guabiraba, Recife, na manhã da terça-feira (4), por uma equipe da GAMA – Brigada Ambiental de Jaboatão dos Guararapes, que foi acionada por moradores. Na clínica, passou pela triagem, avaliação em que foi constatada fratura na asa esquerda, provocada pelo disparo. Foi extraído o projétil (bala de chumbo), feita a imobilização da área atingida e iniciado imediatamente o tratamento, com anti-inflamatório e analgésico.


Ministério da Integração confirma R$ 241 milhões para Adutora do Agreste

Foto: Ana Luisa Souza/Divulgação

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, anunciou, nesta quarta-feira (5), ao senador Armando Monteiro (PTB) estar aprovada a transferência, por solicitação da bancada federal de Pernambuco, da aplicação do Ramal do Agreste para a Adutora do Agreste de R$ 160 milhões da emenda de bancada ao Orçamento da União. O anúncio foi feito em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR).

“Não cabe ao Executivo qualquer interferência nas emendas do Legislativo, mas como a própria bancada solicitou a mudança na destinação da emenda orçamentária, temos agora a segurança de que as obras da Adutora do Agreste vão avançar. Os R$ 160 milhões da emenda se somarão a R$ 81 milhões que já haviam sido alocados para o empreendimento”, declarou Barbalho, em resposta a indagação de Armando Monteiro sobre os efeitos do contingenciamento do Orçamento Fiscal nas obras complementares da Transposição do São Francisco em Pernambuco.


Sebrae diz que 47% dos empreendedores não pensam em se aposentar


Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostrou que 47% dos donos de pequenos negócios estão mais preocupados em tocar a empresa do que em se aposentar. Para a instituição, a crise pode ser um dos fatores que influenciaram o resultado.

“Eles estão se preparando para continuar trabalhando. Mesmo se tiver aposentadoria, eles vão continuar empreendendo. Quantas pessoas mais velhas não vemos atrás de um balcão ou de um caixa?”, disse o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. Segundo Afif, há empreendedores com 80 anos que continuam trabalhando, dependendo do estado de saúde. Já 45% dos empreendedores pensam em se aposentar algum dia e 8% já são aposentados.


Carga de produtos automotivos é recuperada no Sertão de Pernambuco

Carreta que transportava a mercadoria foi encontrada às margens da Transnordestina (Foto: Divulgação/PRF)

Um caminhão carregado com produtos de limpeza automotiva foi recuperado pelas polícias Rodoviária Federal e Militar, na última quarta-feira (05), próximo ao município de Cedro, no Sertão de Pernambuco. O veículo havia saído de Belém, no Pará, e a carga seria entregue em Ipojuca, no Grande Recife.

Agentes do Grupo de Patrulhamento Tático da PRF em Salgueiro receberam informações da Polícia Militar, de que a carreta havia sido avistada próximo ao trevo que dá acesso a Juazeiro do Norte, no sentido Ceará. Ao chegar no local mencionado, encontraram o veículo às margens da linha férrea Transnordestina. A equipe realizou diversas buscas na região, mas não localizou nenhum suspeito.


Petrolândia sedia Encontro de Som Automotivo no dia 7 de maio

No dia 07 de maio/2017, o Parque João Pernambuco, em Petrolândia, sedia mais uma edição do Encontro de Sons Automotivos. O evento tem a realização de Mário Táxi Eventos e Master Competições.

Em rede social o organizador do evento deixou a seguinte mensagem

Olá galera bonita! Eu disse que vinha novidades por aí...
O Encontro de Som Automotivo em Petrolândia vai lançar pela segunda vez o Lava Car com a presença de #LuaCarvalho. Em breve mais detalhes.


Notícias relacionadas (Clique para ler)
>Petrolândia: Mônica Ellen, da Quadra 09, é a grande vencedora do Desfile Garota 'Paredão' 2016


Vereador mais votado de Cabrobó renuncia ao mandato."Era muito mais feliz quando eu ganhava R$ 600,00 do que eu sou agora com R$ 6 mil'

'Não consigo dormir, fico deprimido, não saio mais de casa. Eu era muito mais feliz, quando eu ganhava R$ 600,00 do que eu sou agora com R$ 6 mil. Eu não nasci para isso” explicou. 

Noventa dias após ser eleito o vereador mais votado do município de Cabrobó, com 1.513 votos, Paulo Cezar Dos Santos, conhecido como Sininho (PSB), anunciou oficialmente, na noite de ontem, sua renuncia ao mandato.

Alegando decepção com o modelo da política atual, Sininho usou a Tribuna da Câmara para confirmar os rumores que já circulavam nos bastidores.

Ao justificar o porquê de estar abrindo mão do cargo eletivo, Sininho citou que os dias em que passou como vereador serviram para que ele reconhecesse que não havia nascido para a política. “Quero pedir perdão a todos que estão aqui e a todos que, agora, sentem que jogaram seus votos no lixo. Quero pedir perdão a Deus, a minha família e a todos os 1.513 votos que recebi, mas não se pode fazer uma coisa quando não se está bem. Eu não nasci para política! Entrei nela num momento de empolgação. Aqui, cada uma sabe o peso que carrega todos os dias e eu não entendo porque alguns colegas ficam tanto tempo nisso, deve haver uma grande necessidade”, ressaltou.


Policiais não podem fazer greve, decide Supremo Tribunal Federal

A maioria da Corte suprema decretou que é vedado aos policiais civis e demais servidores da segurança pública o exercício do direito de greve

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (5), por 7 votos a 3, que todos os servidores que atuam diretamente na área de segurança pública não podem exercer o direito de greve, sob qualquer forma ou modalidade, por desempenharem atividade essencial à manutenção da ordem pública.

Pela tese aprovada, fica vetado o direito de greve de policiais civis, federais, rodoviários federais e integrantes do Corpo de Bombeiros, entre outras carreiras ligadas diretamente à segurança pública. Essas carreiras, no entanto, mantêm o direito de se associar a sindicatos.

A decisão, que teve repercussão geral reconhecida e serve para balizar julgamentos em todas as instâncias, foi tomada no julgamento de um recurso extraordinário do estado de Goiás, que questionou a legalidade de uma greve de policiais civis.


União pode racionar água da bacia do Rio São Francisco

Lago de Itaparica em Petrolândia-PE (Foto: Assis Ramalho)

Se as chuvas continuarem rarefeitas na bacia do rio São Francisco, é possível que haja racionamento hídrico na região. A Casa Civil está conduzindo a elaboração de um decreto que estabelece as condições para que a Agência Nacional de Águas (ANA) declare racionamento no Rio, caso seja necessário. Na análise de especialistas, o passo dado pelo órgão federal acontece diante da pouca perspectiva de recuperação dos reservatórios do Nordeste e do alongamento da estiagem pelo sexto ano consecutivo.

Apesar de o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informar que a publicação do documento não significa restrição imediata para o uso dessa água, o decreto abre caminho, cria condições e requisitos para a distribuição controlada de recursos.

“O decreto poderá levar a ANA a estabelecer uma vazão máxima para assegurar as condições do fluxo do rio, visto que as condições hídricas na região não têm sido boas.


Criança de 6 anos morre ao ser atropelada por caminhão no Sertão de PE

Foto ilustrativa

Uma criança de 6 anos de idade foi atropelada por volta das 8h desta quarta-feira (5) no município de Serrita, no Sertão de Pernambuco. Segundo a Polícia Militar, o motorista do caminhão fazia uma manobra com o veículo na hora do acidente.

O motorista afirmou à PM que não tinha visto a criança embaixo do caminhão e que teria ouvido apenas um barulho no momento da manobra. O garoto morreu na hora. O corpo foi levado para o hospital local.


Serra Talhada: Enfurecido, homem invade consultório médico com uma foice e é dominado por policiais militares

Fotos: Farol de Notícias/Alejandro Garcia
 

Um homem enfurecido invadiu o consultório do urologista Luiz Pinto, por volta das 10 horas desta quarta-feira (5), no centro de Serra Talhada, armado com uma foice. Segundo testemunhas, o homem identificado como Antonio Erme Amarante, 46 anos, ameaçava matar o médico que fazia atendimento na hora da ocorrência.

De imediato, policiais militares do 14º BPM e do Gati entraram em ação e evitaram o pior. Após uma tensa negociação que durou cerca de uma hora, o homem foi dominado pelos policiais e levado para Delegacia de Polícia.


Petrolândia: União Futsal bate o MV em jogo beneficente no Ginásio de Esportes Dr. Francisco Simões de Lima


Em clássico local, o União Futsal (foto) venceu o MV com dois gols de Doca.
A forte equipe do MV abriu o placar no primeiro tempo mas sofreu a virada no tempo complementar

Foi realizada grande partida de futsal na noite desta terça-feira (04) no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Francisco Simões de Lima, em Petrolândia.

Em confronto beneficente o União Futsal venceu, de virada, a tradicional equipe do MV pelo placar de 2x1.

Destaque para o atleta Doca que marcou os dois gols da jovem equipe do União Futsal, e tornou-se o grande destaque na noite de esportes no Ginásio Municipal, que recebeu um animado público.

Parabéns aos organizadores do evento!

Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Pedro 'Pé de Prancha'