domingo, 4 de outubro de 2020

Greve de professores estaduais de Pernambuco é considerada ilegal pela Justiça


A greve decretada na última quinta-feira pelos professores da rede estadual foi considerada ilegal e abusiva pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco. O desembargador Fábio Eugênio Dantas de Oliveira Lima determinou o encerramento imediato do movimento e fixou pagamento de multa diária de R$ 50 mil para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), em caso de descumprimento.

Os professores são contrários ao retorno das atividades presenciais do ensino médio, marcado para amanhã, por acreditarem não haver condições sanitárias nas escolas para prevenir a Covid-19. A categoria já havia marcado para esta segunda-feira uma nova assembleia visando decidir a deflagração ou não do movimento.

Desmatamento provoca migração de abelhas para áreas urbanas

Polinizadoras, as abelhas contribuem para o equilíbrio da natureza, portanto, matar qualquer das espécies é crime ambiental. A Caatinga está seca (sem recursos florais disponíveis), e elas estão migrando em busca de alimentos nas áreas urbanas.

Muito se sabe e se fala sobre os efeitos que o desmatamento tem ocasionado ao longo dos anos. Provocado pelo próprio ser humano, as consequências são cada vez mais devastadoras. Nas últimas semanas a ocorrência de enxames de abelhas nas áreas urbanas das cidades de Petrolina e Juazeiro, na região do Vale do São Francisco, tem colocado em foco mais uma vez o problema do desmatamento.

De acordo com a professora doutora em zootecnia da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Eva Mônica Sarmento da Silva, o desmatamento provoca a perda da diversidade de plantas fazendo com que as abelhas procurem outros ambientes, que não o seu habitat, para se alimentar. “Devido ao desmatamento espécies de plantas deixam de florescer o ano inteiro, tornando indisponíveis os alimentos para que as colônias permaneçam em seu habitat natural. Como as abelhas Apismellifera são extremamente adaptadas, quando falta recursos em determinados ambientes elas abandonam as colmeias em busca de recursos alimentares para garantir a sua sobrevivência e perpetuação da espécie”, explicou.

As abelhas do gênero Apismellifera, espécie encontrada na área urbana de Petrolina, ainda segundo a especialista, são extremamente defensivas e, caso se sintam ameaçadas, vão fazer de tudo para defender a colônia. “Quando as colônias já estão nidificadas em um determinado local, elas precisam da ação humana (proposital ou acidental) para acontecer os ataques. Quando está acontecendo uma migração podemos ser surpreendidos pelo enxame (caso esteja na rota delas) e pode acontecer um ataque acidental. É muito comum acontecer com motoqueiros”, disse Eva.

Petrolândia: Luxus Empório da Beleza e parcerias trazem Hair Stylist Gleidson Simplício para curso no dia 28 de outubro; Inscreva-se!


A Luxus Empório da Beleza e a Distribuidora 3Gs, em parceria com a Plakton Cosméticos, sensibilizados com o terrível momento que atravessamos, principalmente os profissionais da área de saúde e beleza capilar, cabeleireira(o)s, trazem a Petrolândia o que há de mais atual na linha de colorimetria de cabelos, com o internacionalmente conhecido Hair Stylist Gleidson Simplício, de Belo Horizonte, trazendo técnicas inovadoras das melhores escolas europeias, tudo em correção, mechas e cores fashion. 

Nós, os organizadores, também não esquecemos que a Covid-19 ainda se encontra no nosso meio, por isso usaremos todos os protocolos estipulados pelas autoridades sanitárias de todas as esferas administrativas, como distanciamento de um aluno para o outro, evitando aglomerações, uso obrigatório de máscaras no recinto, aferidor de temperatura na entrada e, principalmente, com consciência social e respeito ao próximo, não teremos o conhecido modelo "MÃO NA MASSA", pois temos a consciência dos riscos e não pretendemos corre-los. 

O curso será realizado no dia 28 de outubro, das 8:00 às 18:00, com certificado. As 20 primeiras inscrições ganharão, sem sorteio, 01 (um) kit de manutenção da marca Plakton. Não percam este é o melhor momento para se reciclar e capacitar para poder prestar um serviço de qualidade e valorizado.

Inscreva-se presencialmente com Magna Acyara, na loja Luxus Empório da Beleza, situada na rua Cecília Delgado (rua da Secretaria de Saúde), no centro de Petrolândia, ou por WhatsApp, pelos números 87 99910-6830 (Magna) ou 87 99917-4885 (José Luiz). 

Texto/foto: José Luiz Santana/Luxus Empório da Beleza

Petrolândia: Central de Adubos celebra o Dia do Rio São Francisco, comemorado neste domingo (04/10)

 

Divugação/Central de Adubos

Fundação Palmares não dará suporte ao Dia da Consciência Negra


A Fundação Cultural Palmares, responsável pelo fomento da cultura afro-brasileira no país, não dará suporte ao Dia da Consciência Negra em 2020. A informação foi dada pelo presidente da entidade, Sérgio Camargo, neste domingo (4/10). "O suporte da Fundação Cultural Palmares ao Dia da Consciência Negra será ZERO", postou Camargo em seu Twitter.

O presidente da fundação afirmou que anunciou esta decisão quando foi nomeado para o cargo. "Há um vídeo, de dezembro, onde afirmo que, sob a minha gestão, não haveria suporte algum à data - evento político, não cultural! Isso chama-se coerência e honestidade, algo que a mídia corrupta e a esquerda jamais entenderão", publicou na rede social.

Críticos do governo Jair Bolsonaro acusam o Executivo de promover o desmonte da Fundação Palmares. A sede do órgão está de mudança para um antigo prédio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que funciona como uma espécie de almoxarifado, com infiltrações e avarias. Camargo também comentou pelo Twitter a mudança. 

Fundaj abre seleção pública de instrutores para ministrar cursos online de curta duração

Inscrições já podem ser realizadas por email e ficam disponíveis até o dia 13 de outubro

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor), abre uma seleção pública de instrutores para ministrar cursos online de curta duração ofertados pela Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP), no período de novembro de 2020 a janeiro de 2021. As inscrições já podem ser realizadas a partir desta quinta-feira, 1º de outubro, e seguem até o dia 13 deste mês, exclusivamente via email – cursos.difor@fundaj.gov.br.

Podem se inscrever e participar deste processo de seleção pessoas físicas, com vínculo com a União ou sem vínculo público, desde que estejam aptas a serem contratadas pela Administração Pública Federal. O resultado será divulgado oficialmente no site da Fundaj: www.fundaj.gov.br.

Os cursos acontecerão remotamente, na plataforma Google Meets da EIPP, e terão duração de até 30 horas, sendo quatro horas a título de remuneração pela elaboração e cessão de direitos autorais do material de apoio a ser utilizado.

Direitos dos Animais - Artigo de Wagner Siqueira


Adm. Wagner Siqueira* 

Não há dúvida de que cresce hoje em todo o Brasil uma mobilização em defesa dos direitos dos animais. E mais ainda em grande parte do mundo. Alguns países avançados já dispõem de leis e de práticas bastante protetivas. Deveríamos, certamente, adaptá-las a nossa realidade e adotá-las incontinenti.

Neste primeiro quarto do Século XXI, a Terra não pode continuar a ser o “Inferno dos Animais”, já que são detentores de direitos, porque, como seres vivos, sofrem e sentem dor como os humanos.

É preciso dar um basta à espécie humana de tanto se favorecer e de tanto se beneficiar das demais espécies, com tamanha desumanidade, de forma tão indiscriminada e com poucas limitações à dignidade dos demais seres vivos.

Outubro Rosa, o diagnóstico precoce salva vidas

HCP alerta para a realização da mamografia ainda em 2020 

Se detectado no início, o câncer de mama, principal tipo de câncer que acomete as mulheres em todo o mundo, tem 95% de chances de cura, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). Para que isso aconteça, é importante que seja feito o acompanhamento médico periódico e a realização dos exames de rastreio, em especial, a mamografia - a maneira mais eficiente de identificar a doença antes dos nódulos nos seios serem palpáveis. Referência no tratamento da doença, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) lança, neste mês da ação mundial Outubro Rosa, a campanha “Já fez sua mamografia este ano?”. Todo o conteúdo pode ser conferido no site hcp.org.br e nas redes sociais @sigahcp, disponibilizado desde o dia 1º de outubro.

Dentro da missão de trabalhar apoiando programas de prevenção de câncer, o HCP faz mamografia durante todo o ano. “O Outubro Rosa serve como alerta para que a mulher se conscientize da importância da mamografia. Mesmo neste momento de pandemia da Covid-19, o exame deve ser feito. Quanto mais cedo a doença for detectada, maior a possibilidade de um tratamento menos invasivo e maior a chance de cura. Sabendo dessa importância, nos preparamos para atender às pacientes seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde municipais e estaduais”, ressalta o superintendente técnico do HCP, dr. Fábio Malta.

Petrolândia: Domingão é dia de saborear uma boa pizza em família: Faça seu pedido sem sair de casa, com entrega grátis

 

Hoje é o primeiro domingo do mês, 04 de outubro/2020 e é dia de saborear uma boa Pizza em família!

Fique em casa e faça seu pedido pelo telefone (87) 9 9802-3309 (Zap) - preço R$ 10,00, Delivery Gratis!

A Pizzaria Delivery C&J avisa que aceita cartão de credito, debito e refeição.

Organização: Carlos.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

APIB recebe prêmio internacional de Direitos Humanos

Jornada Indígena realizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil na Europa, em 2019, é reconhecida pelo Prêmio Internacional Letelier-Moffitt de Direitos Humanos 2020 (Foto: Divulgação) 

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil - APIB recebeu o Prêmio Internacional Letelier-Moffitt de Direitos Humanos, do Instituto de Estudos Políticos de Washington (EUA), pelo trabalho em defesa dos direitos dos povos indígenas do Brasil. A organização da primeira delegação de lideranças indígenas à Europa para a jornada Sangue Indígena: Nenhuma Gota a Mais em 2019 foi o destaque para o reconhecimento da entidade.

O Prêmio Internacional Letelier-Moffitt de Direitos Humanos foi criado em 1978 para homenagear atuações de destaque no campo dos direitos humanos em memória de dois antigos membros do Instituto de Estudos Políticos, Orlando Letelier e Ronni Karpen Moffitt, mortos pela ditadura chilena em 1976. A cada ano, um comitê composto por líderes de prestígio da comunidade de direitos humanos elege os laureados. Lisa Haugaard, do Grupo de Trabalho para a América Latina, indicou a APIB por seu trabalho notável em defesa dos direitos dos povos indígenas do Brasil.

Fiscalização preventiva integrada da Bacia do São Francisco é finalista do prêmio CNMP 2020

O projeto Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) da Bacia Hidrográfica do São Francisco é um dos finalistas do Prêmio CNMP 2020, na categoria indução de políticas públicas. A FPI é um programa que envolve Ministérios Públicos dos estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais e Sergipe, o Ministério Público Federal, além do Comitê da Bacia do São Francisco e da Agência Peixe Vivo. O resultado será conhecido na solenidade de premiação, que será integralmente virtual, transmitida pelo canal oficial do CNMP no YouTube, no dia 12 de novembro, no encerramento do I Congresso do Ministério Público brasileiro.

Conforme explica o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente), promotor de Justiça André Felipe Menezes, “a inscrição foi como um projeto idealizado pelo Ministério Público Estadual da Bahia, por ter sido o primeiro a dar início à FPI, com a cogestão do projeto pelos cincos MPs estaduais, entre eles o de Pernambuco, e o MPF, Comitê da Bacia do São Francisco e Agência Peixe Vivo”. Destacou ainda que é a “primeira vez que isso acontece no Prêmio do CNMP, por causa da atuação interestadual em virtude da abrangência da Bacia Hidrográfica”. A coordenação geral da FPI em Pernambuco é do Caop Meio Ambiente. No Estado, a FPI já abrangeu partes do Sertão do Pajeú e de Itaparica.

Prazo para impugnação de candidaturas requeridas por partidos ou coligações termina neste domingo (4)


Termina hoje (4/10) o prazo para qualquer candidato, partido político, coligação ou o Ministério Público Eleitoral impugnar os pedidos de registro de candidatos que foram apresentados pelas agremiações partidárias ou coligações. A data está prevista no artigo 3º da Lei Complementar nº 64/1990, a Lei de Inelegibilidades.

A Justiça Eleitoral abre este prazo para que sejam feitos os devidos questionamentos às candidaturas requeridas. As impugnações são ações judiciais que solicitam, à Justiça Eleitoral, o indeferimento do pedido de registro de um determinado candidato.

Também neste domingo (4) finaliza o prazo para o cidadão, no gozo de seus direitos políticos, dar ao juiz eleitoral notícia de inelegibilidade de candidato, conforme estabelecido no Código Eleitoral, artigo 97, parágrafo 3º.

Pernambuco terá patronas da Pessoa Idosa e dos Maracatus de Baque Virado e Patrono da Agroecologia

Deputada Teresa Leitão (Foto: Arquivo/Alepe)

Durante a reunião da Comissão de Constituição, Legislativa e Justiça (CCLJ) na última segunda-feira (28), a deputada estadual Teresa Leitão (PT) relatou e deu parecer favorável a três projetos de autoria do deputado Isaltino Nascimento (PSB) referentes à adoção de título de patronos para os Direitos da Pessoa Idosa, dos Maracatus de Baque Virado e da Agroecologia em Pernambuco.

Teresa relatou e deu parecer de aprovação para os projetos de lei que instituem Edusa Pereira como patrona dos Direitos da Pessoa Idosa em Pernambuco; Dona Santa como patrona dos Maracatus de Baque Virado e Pedro Aguiar como patrono da agroecologia de Pernambuco.

“Dona Edusa é uma referência. Quando ainda nem se falava em Estatuto da Pessoa Idosa, em Conselho da Pessoa Idosa, ela já era uma grande militante dessas causas. Esteve na Alepe algumas vezes em audiência, de uma lucidez e vivacidade impressionantes”, disse a deputada.

Petrolândia: Veja as 20 notícias mais acessadas da semana do Blog de Assis Ramalho



Neste domingo - 04 de outubro de 2020, o Blog de Assis Ramalho agradece aos cerca de 100 mil acessos da semana, e publica a relação das 20 notícias regionais mais lidas no período de 26 de setembro a 03 de outubro de 2020 [de segunda a sábado]. veja abaixo


Petrolândia Eleições 2020: Em evento de apoio à chapa do 14, senador Fernando Bezerra Coelho afirma em entrevista a Assis Ramalho que governo atual do município é desaprovado pela população e anuncia 54% de popularidade de Bolsonaro no Nordeste

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) esteve na tarde desta sexta-feira (02/10) em Petrolândia, no cumprimento da agenda de encontros políticos com candidatos no Sertão. Antes de Petrolândia, o senador visitou Inajá e Tacaratu, onde parou também no distrito de Caraibeiras. O senador estava acompanhado pelos filhos Antonio Coelho, deputado estadual, e Fernando Filho, deputado estadual, ambos filiados ao DEM. Em Petrolândia, o encontro político aconteceu no Projeto Apolônio Sales, na residência da sra. Amélia Jaques Marques, onde se reuniram apoiadores e candidatos da coligação Petrolândia pode mais (PTB/PSD/Republicanos/MDB), em prol da chapa majoritária Fabiano Jaques e Rogério Novaes, encabeçada pelo PTB.

No evento selou, oficialmente, a adesão do MDB à candidatura de Fabiano Marques (PTB) à Prefeitura de Petrolândia, o senador gentilmente concedeu entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia. Na entrevista, o senador afirmou que este ano só vão conseguir reeleição os gestores que fizeram gestões que agradaram à população. Ele citou e repetiu que Petrolândia tem uma administração ruim, por isso apoia a candidatura de Fabiano. Segundo o senador, líder do governo no Senado, a eventual vitória de seu candidato facilitará as articulações do município nas demandas com o governo federal.

Clique abaixo e veja matéria completa
>> Petrolândia Eleições 2020: Em evento de apoio à chapa do 14, senador Fernando Bezerra Coelho afirma em entrevista a Assis Ramalho que governo atual do município é desaprovado pela população e anuncia 54% de popularidade de Bolsonaro no Nordeste


Petrolândia: Morre no Hospital Municipal aos 54 anos o sargento da PM Adeildo Alves de Brito (Didi)

Faleceu no início da noite desta quinta-feira (1º/10) no Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima, em Petrolândia, o Sargento da Polícia Militar Adeildo Alves de Brito, popularmente conhecido por Didi.

De acordo com informações da família, a causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória.

Clique abaixo e veja matéria completa



Jatobá e a sua participação feminina no legislativo municipal - Lugar de mulher é na politíca!

A participação e a presença da mulher na vida política do nosso país ainda são muito pequenas, quando por outro lado o voto feminino representa um percentual de 51%. Entretanto, as eleições de 2020 nos trazem uma nova percepção batendo pela primeira vez um recorde em candidaturas de mulheres no Brasil, e Jatobá também acompanhou essa mudança sendo registradas 29 candidaturas femininas, o que equivale a 36% num total de 5.488 (53%) de eleitoras.

No histórico eleitoral de Jatobá, considerando a proporcionalidade de habitantes, que lhe garante o número máximo de 9 (nove) vereadores, somam-se ao longo dos seus seis pleitos: 54 vereadores, sendo deste total somente 02 vereadoras, o que equivale ao inexpressivo 3,7% de mulheres a ocupar o cargo na Câmara de Vereadores Irani Félix da Silva.

Clique abaixo e veja matéria completa
>> Jatobá e a sua participação feminina no legislativo municipal - Lugar de mulher é na politíca!




Petrolândia: Boletim da Secretaria de Saúde aponta que município zerou os casos de coronavírus

Clique abaixo e veja matéria completa
>> Petrolândia: Boletim da Secretaria de Saúde aponta que município zerou os casos de coronavírus



Em Petrolândia, deputado federal Fernando Filho participa de evento em apoio à candidatura de Fabiano e Rogério Novaes e concede entrevista ao Blog de Assis Ramalho

No início da tarde deste sábado (02/10), em evento realizado na residência da família Jaques Marques, no Projeto Apolônio Sales, zona rural de Petrolândia, Sertão de Pernambuco, estiveram presentes o deputado estadual Antonio Coelho (DEM), o deputado federal Fernando Filho (DEM) e o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). O evento contou com a participação dos candidatos da chapa majoritária Fabiano Marques e Rogério Novaes, em coligação encabeçada pelo PTB, da qual o MDB faz parte, junto com o PSD e Republicanos.

Os candidatos a vereadores dos partidos da coligação também compareceram, inclusive todos do MDB, legenda que está dividida entre o palanque do 14 e o da prefeita Jane (40), que tenta a reeleição.

Presente ao evento, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia entrevistou o deputado federal Fernando Filho. Na conversa com o parlamentar que gentilmente nos atendeu, Fernando Filho explicou a opção pelo apoio à candidatura de Fabiano Marques em Petrolândia.

Clique abaixo e veja matéria completa
>> Em Petrolândia, deputado federal Fernando Filho participa de evento em apoio à candidatura de Fabiano e Rogério Novaes e concede entrevista ao Blog de Assis Ramalho



Jatobá: seu novo e velho dilema dos nomes de patrimônios públicos

De tempos em tempos retorna o mesmo dilema: podem os administradores públicos municipais se servir de patrimônios públicos para homenagear seus entes queridos?

E Jatobá nessas últimas semanas entrou novamente nesse conflito. Desta vez provocado pela nomeação de uma Escola Municipal recém inaugurada com o nome de Eunápio Gomes Varjão (in memorian), pai do ex-prefeito da cidade Itomar Tolentino Varjão e sogro da atual prefeita Goreti Cavalcanti Varjão. E a comunidade ao tomar conhecimento do nome da escola, grande parcela ainda surpreendida com a referida denominação, começou a questionar sobre a legalidade de tal ato.

Em análise jurídica, um dos primeiros pontos a entender é que bem público é um bem da coletividade, e são os seus representantes legais dos poderes executivo e legislativo que detém o poder para a tomada de decisões, certamente que com base na Lei Orgânica Municipal - LOM e também em outras a que se submetem o presente conteúdo.

Clique abaixo e veja matéria completa




Petrolândia/Paróquia de São Francisco: Em quarentena, padre Luiz Augusto emite nota ao povo de Petrolândia

Clique abaixo e veja matéria completa
>> Petrolândia/Paróquia de São Francisco: Em quarentena, padre Luiz Augusto emite nota ao povo de Petrolândia


A estudante Roberta Jamylle, natural de Petrolândia, Sertão de Pernambuco, aluna do Colégio da Polícia Militar de Alagoas, está representando a instituição militar e o Brasil em prêmio internacional de literatura. O Concurso Literário Biblioteca Popular Del Paraná é realizado em Buenos Aires, capital da Argentina.

Clique abaixo e veja matéria completa




Petrolândia: Atleta de fisiculturismo Marcos Caleman precisa de patrocínio para disputar o Campeonato Brasileiro no Rio Grande do Norte

Em contato com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, o atleta de fisiculturismo Marcos Caleman informou que disputou, no último sábado (26) - em Pão de Açúcar (distrito do município de Taquaritinga do Norte no agreste do estado de Pernambuco), o Campeonato de Fisiculturismo Pernambucano.

Mais uma vez o atleta petrolândense elevou o nome de Petrolândia conseguindo classificação para disputar o Campeonato Brasileiro que acontecerá no Rio Grande do Norte, no próximo dia 10 de outubro.

Clique abaixo e veja matéria completa


Eleições 2020: Em Petrolândia, Fabiano Oliveira, candidato a prefeito, lança o tema de sua campanha nas redes sociais


O candidato a prefeito de Petrolândia pelo Partido Republicano da Ordem Social - PROS, Fabiano Oliveira, lançou nesta quarta-feira (30) o tema de sua campanha.

>> Eleições 2020: Em Petrolândia, Fabiano Oliveira, candidato a prefeito, lança o tema de sua campanha nas redes sociais



Petrolândia Eleições 2020: Puff do Povão, Adelmo do Espetinho, Gil da Cesta Básica, Thina Tanner, Patrão, Erison do Ferrolho, Missias da Macaxeira; Candidatos a vereador apostam em nomes criativos e inusitados para conquistar o eleitor; confira lista!

A campanha eleitoral começou oficialmente no último domingo (27/09). O município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, tem 160 postulantes a uma das 11 vagas na Câmara Municipal. Em 2016, foram registradas 126 candidaturas. Os números deste ano apontam para um record de candidaturas na história dos 111 anos de emancipação política do município.

Se o número de candidatos aumentou, uma tendência continua a mesma: para chamar a atenção dos eleitores e atrair votos, alguns candidatos se apresentam com nomes de urna que são, no mínimo, inusitados.

Uma olhada rápida na lista de candidaturas petrolandenses divulgada pelo TSE revela uma extensa relação de nomes "criativos". A estratégia de alguns concorrentes, por exemplo, é buscar colar sua imagem a empresa, profissão, religião, família e o tradicional apelido. Por sua vez, outros tentam atrelar sua imagem à lutas passadas e presentes.

Levantamento feito pela reportagem do Blog de Assis Ramalho com os nomes de urna dos candidatos a vereador aponta que cerca de 69 candidatos e candidatas se apresentam com seu nome de urna, ligada a essas referências citadas.

Clique abaixo e veja matéria completa


Tacaratu Eleições 2020: Por meio do Blog de Assis Ramalho, Candidata a vereadora 'Lourdinha do Jornal' divulga 21 propostas e projetos caso seja eleita; confira!

Maria de Lourdes da Silva (PMDB), mais conhecida como Lurdinha do Jornal, pré-candidata a vereadora por Tacaratu, volta a participar do quadro do Blog de Assis Ramalho ''Por que quero ser vereador(a) da minha cidade''. Ela é do grupo de apoio ao pré-candidato a prefeito Washington.

Clique abaixo e veja matéria completa

Petrolândia: Com mais espaço e conforto, Pisebem inaugura nova loja às margens da BR-316

Com espaço para estacionamento amplo e confortável, a nova loja foi inaugurada na manhã desta segunda-feira e passa funcionar às margens da BR-316 nº 320 - vizinho a loja Marcos Pneus.

Clique abaixo e veja matéria completa


Petrolândia: Candidata a vereadora Maria Helena e co-vereadora Fabiane Kelly lutam pelo direito e igualdade social

Maria Helena e Fabiane Kelly, de forma inovadora laçam o Mandato Coletivo, onde buscam disputar uma das 11 vagas do poder legislativo. Ativistas dos movimentos sociais, durante muitos anos lutando pelo direito do cidadão, em que de forma concreta demonstraram seu trabalho pela sociedade, pois foram uma das pioneiras na criação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal, com ampla atuação pelos direitos dos trabalhadores, como também contribuindo na organização de cooperativas, lutas pela previdência social, habitação, trabalho, saúde, e participam ativamente dos movimentos contra a violência da mulher, crianças e pessoas idosas, além da participação ativa como membros dos conselhos municipais como: Conselho Municipal da Saúde, Cacs-Fundeb, Assistência Social, Direitos da Mulher, Direito do Idoso, sempre defendendo o direito das pessoas da comunidade, e buscando melhorias de vida dos Petrolandenses.

Clique abaixo e veja matéria completa


Petrolândia/Eleições 2020: Dr. João e Lulão França (PT 13); Conheça os candidatos da coligação 'Petrolândia vai sorrir de novo'

A campanha eleitoral começou e os petrolandenses já podem conferir os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores. Nesta postagem, o Blog de Assis Ramalho apresenta a chapa majoritária do Partido dos Trabalhadores (PT), que tem o médico Dr. João e o empresário Lulão França.

Eleição Majoritária
Nome Completo / Nome / Urna / Cargo / Número / Partido / Coligação
JOAO LOPES GONÇALVES / DR JOAO / Prefeito / 13 / PT / Petrolândia vai sorrir de novo
LUIZ CARLOS PEREIRA DE FRANÇA / LULAO FRANÇA / Vice-prefeito / 13 / AVANTE

Clique abaixo e veja matéria completa


A campanha eleitoral começou e os petrolandenses já podem conferir os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores. Nesta postagem, o Blog de Assis Ramalho apresenta a chapa majoritária do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que tem o empresário Fabiano Marques e o produtor rural Rogério Novaes, como candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

Eleição Majoritária
Nome Completo / Nome / Urna / Cargo / Número / Partido / Coligação
FABIANO JAQUES MARQUES / FABIANO MARQUES / Prefeito / 14 / PTB / Petrolândia Pode Mais
ROGÉRIO GOMES DE SÁ / ROGÉRIO NOVAES / Vice-prefeito / 14 / PSD

Clique abaixo e veja matéria completa


 

Petrolândia/Eleições 2020: Fabiano Oliveira e Cleusa Chagas (PROS 90); Conheça os candidatos do partido, sem coligações

A campanha eleitoral começou e os petrolandenses já podem conferir os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores. Nesta postagem, o Blog de Assis Ramalho apresenta a chapa majoritária do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), que tem o advogado Fabiano Oliveira e a pedagoga Cleusa Chagas.

Eleição Majoritária
Nome Completo / Nome / Urna / Cargo / Número / Partido / Coligação
JOSÉ FABIANO LOPES LINO DE OLIVEIRA / FABIANO OLIVEIRA / Prefeito / 90 / PROS / Sem coligação-partido isolado
CLEUSA CHAGAS SILVA / CLEUSA CHAGAS / Vice-prefeito / 90 / PROS

Clique abaixo e veja matéria completa



Petrolândia/Eleições 2020: João Batista Jota e Assis Cavalcanti (CIDADANIA 23); Conheça os candidatos do partido, sem coligações

A campanha eleitoral começou e os petrolandenses já podem conferir os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores. Nesta postagem, o Blog de Assis Ramalho apresenta a chapa majoritária do CIDADANIA, que tem o administrador João Batista Jota e o servidor público municipal Assis Cavalcanti.

Eleição Majoritária
Nome Completo / Nome / Urna / Cargo / Número / Partido / Coligação
JOÃO BATISTA LEAL / JOÃO BATISTA JOTA / Prefeito / 23 / CIDADANIA / Sem coligação-partido isolado
FRANCISCO DE ASSIS CAVALCANTI / ASSIS CAVALCANTI / Vice-prefeito / 23 / CIDADANIA

Clique abaixo e veja matéria completa


A campanha eleitoral começou e os petrolandenses já podem conferir os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores. Nesta postagem, o Blog de Assis Ramalho apresenta a chapa majoritária do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que tem a enfermeira Jane e o empresário Anselmo da Farmácia.

Eleição Majoritária
Nome Completo / Nome / Urna / Cargo / Número / Partido / Coligação
JANIELMA MARIA FERREIRA RODRIGUES SOUZA / JANE / Prefeito / 40 / PSB / POR AMOR A PETROLANDIA
ANSELMO GOMES DOS SANTOS / ANSELMO DA FARMACIA / Vice-prefeito / 40 / SOLIDARIEDADE

Clique abaixo e veja matéria completa

Petrolândia/Eleições 2020: LUTAS, Carlina da Avon e Chico Neguinho; Conheça os candidatos do PSOL 50, legenda sem chapa majoritária nem coligação

A campanha eleitoral começou e os petrolandenses já podem conferir os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores. Nesta postagem, o Blog de Assis Ramalho apresenta os candidatos da chapa proporcional do Partido Socialismo e Liberdade - PSOL. A sigla não tem candidato a prefeito nem ingressou em coligação.

Primeira mulher a concorrer ao cargo de prefeita, em 2016, pelo PT, a professora de Ensino Médio Adriana vai disputar uma vaga na Câmara Municipal sob o nome de urna LUTAS, designação de provável mandato coletivo, marca do PSOL que elegeu o coletivo JUNTAS à Assembleia Legislativa de Pernambuco, em 2018. O partido conta ainda com o agricultor Chico Neguinho e a autônoma Carlina da Avon. 

Clique abaixo e veja matéria completa
>> Petrolândia/Eleições 2020: LUTAS, Carlina da Avon e Chico Neguinho; Conheça os candidatos do PSOL 50, legenda sem chapa majoritária nem coligação


Petrolândia Eleições 2020: Em entrevista na Web Rádio Petrolândia, candidato a vereador 'Miltão do Banco' fala do cenário político das eleições deste ano e relata sua história e seu amor por Petrolândia

O empresário e aposentado bancário José Emilton Couto, popularmente conhecido por Miltão do Banco, candidato a vereador pelo município de Petrolândia nas eleições deste ano, foi entrevistado ao vivo nesta terça-feira, 29 de setembro de 2020,, pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Na entrevista bate-papo, entre vários temas, o candidato a uma das 11 vagas no legislativo do município e que apoia o grupo de Fabiano Marques e Rogério Novaes, falou sobre assuntos pertinentes ao município, fez avaliação do que se espera para as eleições de 2020, analisou o atual cenário político da cidade, e falou de seus propósitos de trabalho - caso consiga alcançar o objetivo desejado.

Clique abaixo e veja matéria completa


Petrolândia: Acompanhado dos deputados Fernando Filho e Antonio Coelho, Senador Fernando Bezerra Coelho confirma adesão do MDB à candidatura de Fabiano Marques (PTB); veja fotos do evento e entrevistas

Clique abaixo e veja matéria completa

>> Petrolândia: Acompanhado dos deputados Fernando Filho e Antonio Coelho, Senador Fernando Bezerra Coelho confirma adesão do MDB à candidatura de Fabiano Marques (PTB); veja fotos do evento e entrevistas



Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Maioria das universidades federais retoma aulas remotas após suspensão


Após um período com a maior parte das aulas suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus, a maioria das universidades federais chega a outubro oferecendo aulas remotas na graduação. De acordo com o portal Coronavírus - Monitoramento das Instituições de Ensino, criado pelo Ministério da Educação (MEC), 66 das 69 universidades federais brasileiras estão oferecendo aulas a distância para os estudantes. Outras duas estão funcionando parcialmente.

“Temos universidades que estão com calendários absolutamente distintos umas das outras. Temos unidades que conseguiram superar seus problemas de calendário e vão conseguir iniciar 2021 naquilo que seria o período normal, no início do próximo ano. Temos universidades que vão precisar de um período maior para regularizar a situação”, disse o vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Marcus Vinicius David, reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, em seminário online para discutir os desafios da educação pública na pandemia.

As universidades federais são vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), mas têm autonomia para avaliar, entre outras questões, as melhores decisões de acordo com o local onde estão inseridas.

A Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, retomou as atividades de ensino do primeiro semestre de 2020 apenas no segundo semestre deste ano, no dia 17 de agosto, de forma não presencial. O semestre deve seguir até o dia 18 de dezembro. Não há, na instituição, previsão de retomada das atividades presenciais.

“A decisão, quando houver, vai considerar o cenário da pandemia no Distrito Federal e no Brasil. No momento, a prioridade é manter o isolamento social e, assim, salvar vidas. O semestre 1/2020 [primeiro semestre de 2021] é atípico, com as adaptações exigidas pelo momento, mas igualmente válido”, informou a universidade, em nota.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também optou pelas aulas remotas. Antes de iniciá-las, anunciou, em junho, o programa Auxílio Inclusão Digital. A intenção era ofertar até 13 mil kits de internet, que incluíam chip ou chip mais modem, em ambos os casos com franquia de internet móvel a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As aulas remotas deverão seguir até o final do ano. De acordo com a instituição, as aulas presenciais serão retomadas apenas quando houver vacina para o novo coronavírus (covid-19).

De acordo com a plataforma do MEC, há previsões para o encerramento do ano letivo de 2020 nas instituições até maio de 2021. A plataforma, que pode ser acessada pela internet, é atualizada, segundo o MEC, pelas próprias instituições.

Impactos no Enem

Segundo David, esse descompasso pode significar “um problema real pela frente''. O calendário impactará o ingresso de novos estudantes, principalmente, pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, cuja versão impressa será aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, e a versão digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

O exame é hoje uma das principais formas de ingresso nas instituições federais de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 5,8 milhões de estudantes estão inscritos para fazer o Enem 2020.

Também no seminário online, veiculado na última quinta-feira (1º), o presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que o MEC está atento a essas questões e que uma solução poderá ser um terceiro Sisu. O processo seletivo é feito duas vezes por ano, no entanto, por conta da pandemia, poderá ser feita uma terceira edição entre o primeiro e o segundo semestre de 2021. Com isso, as instituições que não conseguirem concluir o semestre letivo a tempo da primeira edição do Sisu, poderão participar da edição seguinte. “Aquele aluno que fez a prova, então teria três oportunidades de Sisu para o ano que vem”, disse.

A questão ainda está sendo discutida.

O ensino remoto foi uma alternativa encontrada tanto na educação básica, que vai do ensino infantil até o ensino médio, quanto no ensino superior para que as aulas seguissem de alguma forma ainda em 2020. Um dos desafios encontrados foi o acesso à internet. Um a cada quatro brasileiros não têm acesso à internet, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mesmo entre aqueles que acessam a rede, há desigualdades, nem todos os estudantes possuem um computador ou um local adequado aos estudos.
Combate à pandemia

Apesar de estarem com a maior parte das atividades presenciais suspensas, as universidades federais têm, desde o início do ano, um importante papel no combate à pandemia no Brasil. Também de acordo com o portal de monitoramento do MEC, são cerca de 1,7 mil ações realizadas, que beneficiam quase 25 milhões de pessoas em todo o país. As ações vão desde a produção de álcool em gel e equipamentos de proteção até o desenvolvimento de vacinas.

Por Agência Brasil

Petrolândia Eleições 2020: Hislaine Menezes volta a participar do quadro do Blog de Assis Ramalho ''Por que quero ser vereadora da minha cidade''


Faltando 42 dias para o processo eleitoral de escolha para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores, o Blog de Assis Ramalho segue promovendo divulgação gratuita dos candidatos e candidatas de Petrolândia interessados em participar do quadro ''Por que quero ser vereador da minha cidade''. Neste domingo (04/10/2020), a candidata a vereadora Hislaine Menezes participa pela segunda vez.

Ela é do grupo de apoio a chapa majoritária do PT encabeçada por Dr João e Lulão

Veja abaixo a sua mensagem e conheça um pouco de seu histórico

Meu nome é Hislaine Menezes, filha de Edite Marques (in memoriam) merendeira da Aliança (hoje EREM) e Ageu (in memoriam) funcionário da COMPESA onde eu também estava trabalhando.

Sou filha única, mãe de duas filhas Hinelly e Kiara e avó de Jasmim. Locutora, Empresária do Telemensagens e Cestas Florinda Flores, Diretora do grupo de teatro ao qual vivenciamos A paixão de Cristo e participei do Curta Metragem O Menino Que Tinha Medo do Rio, filme reconhecido e premiado em Pernambuco e fora do país. Uma apaixonada pela cultura e pela juventude. Católica, Renovada e Carismática.

❤️ Meu lema é: Quem não vive para servir não serve para viver.

❤️Estou candidata a Vereadora e trabalhar pelo social é sempre uma alegria, quero dar minha contribuição enquanto cidadã servindo ao nosso povo com humildade e determinação, garra e coragem. Nossa Cultura precisa ser valorizada, em especial nossos artistas. Vou trazer políticas públicas e criar espaços para desenvolver a capacidade dos nossos jovens e descobrir novos talentos.

❤️Precisamos dar uma olhada ao nosso redor e fazer mudanças necessárias.

❤️Venha lutar comigo e me permita lhe representar. Defendendo sempre a força da mulher, a cultura, a juventude e o social.

Meu número❤️13131❤️

Faça sua escolha em benefício de nosso povo.

Estou com Dr. João e Lulão ❤️ 13 ❤️

Petrolândia Vai Sorrir de Novo.❤️

Hislaine Menezes

ATENÇÃO
Interessados em participar do quadro GRATUITO ''Por que quero ser vereador(a) da minha cidade'' entre em contato com a Redação do Blog de Assis Ramalho.

Celular (87) 99955-1186 (WhatsApp)
E-mail: contato@assisramalho.com.brRedação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Promotoria de Justiça Eleitoral divulga orientações para evento de campanha com medidas de prevenção ao novo coronavírus


O Promotor de Justiça Eleitoral da 70ª Zona Eleitoral, sediada em Petrolândia, divulgou PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS E TUTELA INIBITÓRIA PREVENTIVA encaminhado ao Juiz Eleitoral da mesma ZE, com a finalidade de orientar os eventos da campanha eleitoral para as eleições municipais, em andamento.

Entre as normas sanitárias constantes no documentos estão o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento mínimo de 1 metro e 50 centímetros entre os participantes, a preferência por eventos on-line, drive-tru ou drive-in aos presenciais, a proibição da presença nos atos de campanha de menores de 16 anos e integrantes dos grupos de risco (portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e cardiovasculares, imunossuprimidos, obesos, idosos e grávidas, entre outros).

Passeatas, caminhadas e bandeiraços são desaconselhados pelo MPE e, se realizados, devem seguir os protocolos de distanciamento social, uso de máscara. Nos comitês, é proibido servir alimentos e a água deve estar disponível em garrafas ou copos individuais. É obrigatório, ainda, disponibilizar água e sabão, álcool gel para evitar a transmissão do novo coronavírus.

O prazo para atendimento das recomendações das medidas de higiene e adequação dos comitês eleitorais é de 3 dias.

Confira os documentos na íntegra, nos links abaixo:

Pedido Providência Inibitória:
https://drive.google.com/file/d/1U9xKSJTQj9bR1zwYMgsRiMjnub2miK20/view?usp=sharing
Parecer Técnico da Secretaria Estadual de Saúde de PE
https://drive.google.com/file/d/1J6aE2Gpc0vZU7Ep3AydTRBsEuM-2YkDW/view?usp=sharing

Blog de Assis Ramalho
Com informações do MPPE Procuradoria de Justiça da Comarca de Petrolândia

Petrolândia COVID-19: Seria hoje a missa (presencial) e procissão de encerramento dos festejos do Padroeiro São Francisco de Assis 2020; Blog de Assis Ramalho homenageia o DIA com recordações da edição do ano passado (reveja)

 



Ao longo dos seus 111 anos de emancipação política de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, os festejos de São Francisco de Assis, padroeiro do município, se tornaram uma tradição na cidade entre os dias 24 de setembro a 04 de outubro, e pela primeira vez não foi realizada devido os efeitos da maldita pandemia do Covid-19.

Excepcionalmente, neste domingo (04/10/2020), DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, a tradicional Missa (presencial) e Procissão de encerramento dos festejos do Padroeiro São Francisco de Assis, infelizmente, não vai acontecer.

Para matar a saudade, reveja Missa e Procissão de encerramento dos festejos do Padroeiro São Francisco de Assis do ano passado, em reportagem do Blog de Assis Ramalho. Confira abaixo!


Petrolândia: Procissão de encerramento dos festejos do Padroeiro São Francisco de Assis/2019 tem participação de centenas de fiéis

No final da tarde desta sexta-feira, 04 de outubro/2019, foi realizada a tradicional procissão de encerramento da Festa do Padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis. Dom Gabriel, bispo da Diocese de Floresta compareceu à cerimônia.

Saindo da Igreja da Matriz, após a Missa de Encerramento das festividades, entre fogos de artifício e cânticos, animado pelo Coral Vozes e Pastoral Família o cortejo com a imagem do Padroeiro de Petrolândia percorreu ruas e avenidas da cidade, retornando à Praça de Matriz, onde o pároco local, Luiz Augusto dos Santos deu as bênção final aos fiéis, agradecendo a participação de todos nas noites de novenas da Festa de São Francisco de Assis 2019.

No final, centenas de rosas foram distribuída aos fiéis. As flores são abençoadas e a maioria dos devotos guarda-as até a próxima procissão.

Ver abaixo vídeo e fotos

















































Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Assis Ramalho/BlogAR