Web Radio Petrolândia

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Acompanhamento dos reservatórios do Rio São Francisco

Lago de Itaparica, em Petrolândia-PE (Foto: Lúcia Xavier)

Boletim de acompanhamento da Bacia do rio São Francisco, disponibilizado nesta sexta-feira (23) no site da ANA, informa situação dos reservatórios até ontem, dia 22. 

Sobradinho apresentava volume útil de 20,18%, enquanto a represa de Itaparica (Usina Luiz Gonzaga) teve medição de 19,02% na mesma data. Já a represa de Três Marias estava com 10,23%. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da ANA

Município de Jatobá discute questões salariais dos professores com representantes da categoria


Controle Interno, Secretaria de Educação e assessores jurídicos da Prefeitura Municipal de Jatobá, no Sertão de Pernambuco, realizaram esta semana reunião com professores do município e representantes sindicais para discutir questões relacionadas a reajuste salarial, novo piso da categoria e PCC (Plano de Cargos e Carreiras).

Ascom Prefeitura Municipal de Jatobá

Petrolândia: INFOMODA continua com a promoção de roteador Link One 150 Mbps

A INFOMODA de Petrolândia, organização de Ivo Viana e Joseane Oliveira, continua com a promoção do roteador Wireless Link One 150 Mbps. O equipamento é seu por apenas R$ 59,90 (à vista). 

Características:
Wireless N 150 Mbps: Alta velocidade de transmissão de dados através da rede sem fio;
Antena de 5 dBi: Antena de alto ganho que cria uma área ótima de cobertura;
WDS - Wireless Bridge: Amplie a área de cobertura de sinal utilizando dois ou mais roteadores (compatíveis com WDS);
Instalação: Rápida, fácil e intuitiva, por PC, tablet ou smartphone, dispensando CD;
Segurança: Padrões de segurança 64/128 bit WEP, WPA e WPA2. Configuração WPS por um botão;
Controle dos Pais: Restrição do acesso a páginas na internet e/ou configuração de horários de utilização.

Promoção válida até o final do estoque.
Quantidade de produtos: 30 (trinta) unidades.


Informações: Infomoda

Prefeito de Jatobá, Robson Leandro, assume compromisso de custear 50% do transporte de universitários do município


Robson Leandro, prefeito de Jatobá, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Eduardo Gomes, vereadores Mardônio, Eraldo do PT e Moisés, além de secretários municipais, participaram de reunião com universitários e estudantes de cursos técnicos residentes em Jatobá e estudam em outra cidade.

Na ocasião, o prefeito assumiu o compromisso de, apesar da crise que todo o Brasil enfrenta, manter a ajuda de custo de 50% para a contratação de transporte para os universitários no percurso Jatobá/Paulo Afonso.

Informações e foto: Ascom Prefeitura Municipal de Jatobá

Afogados da Ingazeira tem novos Rei e Rainha do Carnaval


A população que compareceu ontem à noite para prestigiar a Quinta Cultural, edição especial de Carnaval, pôde apreciar a escolha dos novos monarcas da folia de momo. A Rainha, pela segunda vez consecutiva, será a jovem Juliana Ramos, de apenas 17 anos, moradora do Bairro São Brás.

O novo Rei será o jovem de 21 anos, Charles Silva, morador do bairro Cohab. Ambos são integrantes do Balé Popular de Afogados da Ingazeira. A Prefeitura premiou os três melhores colocados no concurso para Rei e Rainha, sendo trezentos Reais para cada um dos dois vencedores. As premiações foram entregues pela primeira-dama de Afogados, Madalena Leite.

A disputa foi em alto nível, com os concorrentes desfilando em traje de banho e, em seguida, mostrando se são bons de frevo, se sabem acertar o passo. Entre uma apresentação e outra, o bailarino e coreógrafo Tiago Késsio, Rei do Carnaval 2013, apresentou as diversas possibilidades de passo que o frevo traz. A música ficou por conta da Orquestra Show de Frevo.

Petrolândia: Concluintes de Ensino Médio da Escola de Jatobá têm festa de formatura na Casa de Shows Velho Chico




Foi realizada na Casa de Shows Velho Chico , em Petrolândia, a formatura dos concluintes 2014 do Ensino Médio da Escola Estadual de Jatobá. A festa aconteceu no dia 28 de dezembro de 2014

No evento, organizado por Wanderson Felipe, Sam Wendel e Cristino Alexandre, houve a cerimônia de formatura seguida por baile, com boate e apresentação da dupla Thamyres e Filipy e banda.

Na ocasião foram homenageados os professores Gilvan Rodrigues e Samuel Salles, na formatura mais perfeita de todos os tempos", segundo os organizadores. Parabéns à Escola de Jatobá pela conclusão de mais uma turma de alunos.

Clique>Formatura Escola de Jatobá no Velho Chico

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Felype Souza

Petrolândia: Marcação de exames e consultas de 26 a 30 de janeiro de 2015 na Secretaria de Saúde


O Blog de Assis Ramalho divulga as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação no período de 26 a 30 de janeiro de 2015, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, no centro da cidade. Confira:

Segunda-feira (26): Nutricionista, Exames Laboratoriais; Raio X e Dentista
Terça-feira (27): Psicologo, Nutricionista, Exames Laboratoriais, Raio X e Ginecologista (Solange)
Quarta-feira (28): Nutricionista, Exames Laboratoriais e Raio X
Quinta-feira(29): Nutricionista, Exames Laboratoriais, Raio X e Mastologista
Sexta-feira (30): Nutricionista, Exames Laboratoriais. Raio X e Preventivo

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Secretaria de Saúde de Petrolândia

ONS sinaliza déficit no custo da operação elétrica em janeiro


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o custo de operação elétrica estimado para a semana de 24 a 31 deste mês será mais alto do que o da semana anterior, encerrada hoje (23). Em todas as regiões, o custo médio do megawatt-hora (MWh) estará acima de R$ 1.420,34, que corresponde ao primeiro patamar de déficit operacional do sistema.

Chegar a esse nível pode implicar a necessidade de nova revisão tarifária pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), explicou à Agência Brasil o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcos Freitas, coordenador do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig).

A assessoria do ONS ressalta, entretanto, que como as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte estão no período das chuvas, os níveis de água dos reservatórios podem melhorar e reduzir os custos de geração de energia. Independentemente disso, o boletim do ONS diz que, no caso de ocorrência de chuvas, os níveis de armazenamento ao final de janeiro consideram o "pleno atendimento aos requisitos de carga”.

Agência Brasil

Prefeitura de Afogados da Ingazeira inaugura calçamento de ruas neste sábado (24)


O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, tem utilizado os finais de semana para a inauguração de obras e ações, na zona rural e na cidade. Neste sábado (24) serão inauguradas as Ruas José Barbosa e Ana Queiroz Viana, no bairro do São Cristóvão.

As ruas foram calçadas por intermédio de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Afogados e a Secretaria das Cidades do Governo de Pernambuco. Foram investidos mais de duzentos mil reais nas obras de pavimentação em paralelo. A inauguração terá início às 19 horas, com concentração programada para a Rua José Barbosa.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira/Núcleo de Comunicação Social

Prefeitura de Jatobá assume compromissos com os marchantes do município


Esta semana o prefeito de Jatobá, Robson Leandro (PT), e os vereadores Eraldo do PT, Mardônio e Moisés, juntamente com secretários municipais, participaram de reunião com os marchantes do município.

Na ocasião o prefeito assumiu os compromissos de contratar veterinário, construir frigorífico, providenciar um carro boiadeiro e negociar o abate dos animais no Matadouro Público de Petrolândia, enquanto é resolvida a abertura do Matadouro e realizada a reforma do Açougue de Jatobá.

Informações e fotos: Ascom Prefeitura Municipal de Jatobá

Anvisa suspende venda de remédio para tratar trombose venosa profunda


Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada hoje (23) no Diário Oficial da União, suspende a distribuição, comercialização e uso do lote JB 412X do medicamento Cutenox 40 mg/ml (enoxaparina sódica), solução injetável, caixa com 10 seringas, fabricado por Instituto Biochimico Indústria Farmacêutica Ltda., com validade até maio de 2016.

De acordo com o texto, a própria empresa encaminhou comunicado de recolhimento voluntário, depois de ter recebido relatos de pacientes que tiveram reações adversas após a administração de medicamentos deste lote.

A agência determinou que o fabricante recolha o estoque existente no mercado. A resolução entra em vigor hoje.

Agência Brasil

DER alerta para cuidados com o uso do celular no trânsito


O uso de telefones celulares está cada vez maior entre os motoristas, o que está ocasionando um aumento nas infrações e acidentes de trânsito. Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, 84% dos motoristas dirigem falando ao celular.

Além de ser um ato de extrema irresponsabilidade, o uso de celular ao volante representa infração de trânsito média, conforme o artigo 252 inciso VI do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Pois, ao atender o celular o motorista redireciona a sua atenção para o aparelho, deixando o trânsito e o meio em segundo plano. O maior perigo está na autoconfiança do motorista, ao achar que é capaz de executar perfeitamente essas duas tarefas, e no menor descuido o acidente acontece.

Pesquisa realizada nos EUA afirma que o uso do celular enquanto dirige aumenta a chance de acidente em 400%.

A melhor maneira de se evitar esse tipo de acidente é ter o uso consciente e saber os momentos corretos de usufruir de seu aparelho. Ao volante, desligar o celular ou deixar que o carona atenda a ligação é a melhor escolha a se tomar.

Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco (DER)

Diretores da AblogPE, são entrevistados por Assis Ramalho; ''os blogues incomodam os grandes meios de comunicação''

Lissandro Nascimento e Lúcio Cabral, diretores da AblogPE durante reunião com blogueiros do Sertão de Itaparica.


Ablog-PE e blogueiros do Sertão de Itaparica

Lissandro Nascimento. Presidente da Ablog-PE em entrevista ao Blog de Assis Ramalho (Foto: Lúcia Xavier)

Na tarde do último domingo (18) a cidade de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, recebeu a visita de Lissandro Nascimento, presidente da Associação de Blogueiros de Pernambuco (AblogPE) e Lúcio Cabral, diretor daquela instituição, em almoço adesão realizado no Ket's Buffet e Restaurante, no centro da cidade. O evento marcou o primeiro encontro da AblogPE com representantes da mídia alternativa de Petrolândia, bem como participantes de Floresta e Inajá.

O principal objetivo da AblogPE é defender os interesses jurídicos e políticos do blogueiros pernambucanos, além de agregar valores comuns entre os profissionais associados. A associação é também uma forma de intensificar o intercâmbio entre profissionais que trabalham com esse formato de comunicação, integrando blogueiros das várias regiões do Estado de Pernambuco. Dentre as bandeiras defendidas pela AblogPE estão a democratização dos meios de comunicação e o Marco Civil da Internet. Hoje, a AblogPE conta com cerca de 500 blogs associados, de todas as regiões do Estado, e foi a primeira entidade voltada para a reunião de blogueiros no país.

Ao final do encontro em Petrolândia, Assis Ramalho entrevistou Lúcio Cabral e Lissandro Nascimento.

Lúcio Cabral (de blog homônimo) falou sobre a importância do encontro da AblogPE com blogueiros do Sertão de Itaparica.

Eu classifico este encontro, aqui em Petrolândia, como um verdadeiro sucesso. A gente fez encontros em Afogados da Ingazeira, em Serra Talhada, em Araripina, e hoje estamos aqui, encerrando a nossa viagem pelo Sertão. Todos os encontros que tivemos foram excelentes, mas o que reuniu mais blogueiros em um só lugar foi este aqui em Petrolândia. Vocês estão de parabéns, porque pudemos conversar com todos sobre um assunto que é muito importante que é a regulamentação da mídia alternativa. Aqui vocês puderam entender a importância de todos (os blogueiros) marcharem unidos, porque os blogues têm muita força, têm o que mostrar, e essa força que os blogues têm é uma força que ainda não se sabe calcular que força é essa, mas é muito grande.

Lúcio falou também sobre o destaque dos blogues na difusão das informações e da grande audiência dessa mídia.

Quando surgiu o jornal, o rádio, a TV, em cada época eles tiveram que brigar por um espaço. Como hoje surge a Internet, e dentro da Internet, os produtores de conteúdo digital, isso vai ser uma briga com esses meios de comunicação mais antigos, para tomar também o seu espaço na questão de conteúdo. A grande questão é essa, porque nós produzimos um conteúdo que tem audiencia. Hoje, eu digo a você sem medo de errar, que a nossa audiência (dividida entre jornal, rádio e TV) é mais de 30%. A gente tem uma fatia de mais de 30% da comunicação e, em alguns lugares, a gente chega à frente da TV.

De acordo com Lúcio Cabral, os blogues incomodam os grandes meios de comunicação, a exemplo das TVs e jornais impressos.

A queda de audiência na TV é nítida. A gente percebe que as pessoas já não estão preocupadas em assistir determinados programas de notícias na TV (Jornal Nacional, etc), porque sabem que aquelas matérias já foram vistas nos blogs, isso sem contar que os jornais impressos só vão estar nas bancas no outro dia. Então, os blogs possuem uma ferramenta fantástica e estão (as grandes mídias) querendo controlar essa nossa força, e a gente não pode deixar isso acontecer.

Lúcio Cabral falou também sobre as conquistas do ano de 2014 e as principais metas da AblogPE para 2015.

Quando começou o ano de 2014 a gente se reuniu com os diretores e traçamos algumas metas. e todas elas, sem exceção, foram cumpridas. Temos hoje uma sede própria, emissão de nota fiscal, todas as certidões negativas em dia, temos um funcionário que abre a sede da AblogPE de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Outro fato muito importante foi que conseguimos, no final do ano passado, tratar da lei de mídias alternativas (na Alepe), que apesar de não ter sido aprovada, a gente mostrou força ao conseguir colocar em pauta uma lei que ainda não existe aqui em Pernambuco, que é uma lei nova, que vai destinar, pelo menos, 5% das verbas publicitárias governamentais para as mídias alternativas (rádio web, TV web, sites, blogues, rádios comunitárias e jornais impressos de pequena circulação). Então, o principal objetivo deste ano vai ser a aprovação deste projeto que vai ser representado depois do dia 12 de fevereiro, quando a Assembleia (Legislativa de Pernambuco) volta a funcionar.

Lúcio Cabral diz que a união dos blogueiros em apoio à aprovação da lei será de fundamental importância.

A aprovação dessa lei será o grande 'pulo do gato', se a gente pensar que, no futuro, com essas verbas publicitárias do governo sendo destinadas institucionalmente aos blogues, a gente não vai pedir favor a ninguém para botar propaganda do governo em nossos blogs. A gente vai exigir do governo, assim como a Globo exige, o SBT exige, a Rádio Jornal, o Diário de Pernambuco etc. Eles exigem porque está na lei que o governo tem que dar publicidade às suas obras e aos seus eventos. Então, a gente está querendo dessas verbas apenas 5%. Só isso.

Lúcio Cabral convida os blogueiros a conhecerem a sede da AblogPE no Recife.

Eu convido todos os blogueiros, e quem não é blogueiro também, que ao visitarem a capital pernambucana, conheçam a  sede da nossa associação (na Rua da Aurora, 295 – Ed. São Cristóvão, Sala 917, no bairro da Boa Vista), que não é uma coisa monstruosa, mas que não faz vergonha a ninguém. Lá, nós temos sala para reunião, TVs, acesso a Internet, computadores à disposição dos blogueiros, ar condicionado, enfim, é uma sede completa. É importante a gente dizer que conseguimos isso em pouco tempo, apenas dizendo que a associação tem 500 blogues associados, o que é verdade. Com isso, a gente já conseguiu abrir várias portas e conseguimos patrocínios para poder bancar a sede da AblogPE.

Em seguida, Assis Ramalho conversou com o presidente da AblogPE, Lissandro Nascimento (do blog A Voz da Vitória), que falou do encontro em Petrolândia com os blogueiros do Sertão de Itaparica.

A gente veio com o intuito de conversar com vocês, blogueiros do Sertão de Itaparica, porque a gente sabe que a blogosfera é muito forte aqui na região, e a entidade veio com a intenção de fortalecer esse intercâmbio, e começar a amadurecer a formação de um grupo regional, que possa fortalecer esse intercâmbio entre os blogueiros de Itaparica com os demais associados do Estado de Pernambuco. Precisamos capilarizar nossa organização e estar mais unidos daqui por diante. A luta é árdua. O confronto já está estabelecido. Precisamos nos politizar neste debate e entender que somos uma nova mídia, forte, soberana, independente e compromissada com as boas causas do povo de Pernambuco. Diante desse contexto, reforço a necessidade de todos os nossos associados priorizarem a publicação das matérias específicas da AblogPE e acompanharem mais de perto a vida da nossa entidade. Esta construção é conjunta e unidos somos mais fortes.

Lissandro agradeceu aos blogueiros do Sertão de Itaparica que compareceram ao encontro e elogiou a organização do evento.

Eu quero agradecer ao Blog de Assis Ramalho pela receptividade, pela organização e pela dedicação em realizar esse encontro que foi um sucesso, no qual tivemos uma quantidade de blogueiros muito boa, com todos interessados e empenhados neste debate da blogosfera brasileira. Obrigado a todos os blogueiros que compareceram a esse importantíssimo debate hoje, aqui em Petrolândia. Até a próxima.

Notícia relacionada (clique)
>Petrolândia sedia almoço adesão da AblogPE com representantes da mídia alternativa do Sertão de Itaparica

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Após ter carro arrombado, Felipão faz apelo a ladrão: "Devolva documentos"


O técnico Felipão aproveitou o treino desta sexta-feira, em Porto Alegre, para fazer um apelo aos jornalistas e ao ladrão que arrombou o seu carro na tarde da última quinta-feira, em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O treinador foi até a sala de imprensa do CT Luiz Carvalho e pediu que os jornalistas divulgassem o ocorrido para que o criminoso devolva seus documentos. De acordo com Scolari, a polícia local teria, inclusive, identificado um suspeito do crime.

- Espero que os gremistas me ajudem, e os colorados também. Só quero recuperar meus documentos. Podem entregar na delegacia, no Grêmio, nas emissoras, onde quiserem – disse o treinador, que ainda explicou como ocorreu o furto e se disse “burro” por deixar à vista os documentos.
O técnico gremista ainda lamentou o fato de ter deixado os documentos em um local que possibilitou o roubo do criminoso.

- Burro fui eu que deixei os documentos em cima do banco - resumiu.

Vídeo mostra briga e morte de homem que invadiu prefeitura no ES

PM disse que técnico de informática queria matar Rodney Miranda. Prefeito afirmou que atitude de vigilante aconteceu em legítima defesa.

Diego Biasutti foi morto dentro da Prefeitura de Vila Velha (Foto: Reprodução/ Facebook)

Imagens de videomonitoramento mostram o momento em que um jovem de 28 anos invadiu a Prefeitura de Vila Velha, nesta sexta-feira (23) e foi morto com um tiro na cabeça. Diego Biasutti passou pela catraca de entrada com chutes, entrou em luta corporal com um vigilante, que tentou impedir sua entrada. Em seguida, o segurança disparou um tiro para cima, mas, como não conseguiu conter o jovem, atirou no rapaz, que não resistiu. O prefeito Rodney Miranda não estava no local no momento da invasão e defendeu a atitude do vigilante.

Secretaria de Saúde de Pernambuco está mobilizada contra acidentes de moto

Governador Paulo Câmara deve anunciar, em breve, um plano de ação para combater este tipo de acidente no Estado.

Uma das principais razões para a superlotação das grandes emergências do Estado, os acidentes de moto estão entre as principais preocupações do atual secretário de Saúde, José Iran Costa Junior. Tanto que na última quarta-feira (21), ele convocou todos os órgãos componentes do Comitê Estadual de Prevenção dos Acidentes de Moto (Cepam) para definir prioridades da gestão no setor.

A reunião aconteceu na sede da SES, no Bongi, e contou com a presença de representantes da Operação Lei Seca (OLS), Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Transportes, DETRAN e CTTU. "Esta foi o primeiro de uma série de encontros preparatórios, convocados pelo secretário, com o objetivo de estipular metas que venham a fortalecer as ações do Cepam", explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Luciana Caroline. Segundo ela, o governador Paulo Câmara deve anunciar, em breve, um plano de ação para combater este tipo de acidente no Estado.

Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Prefeitura de Jaboatão abre inscrições para concurso público com mais de mil vagas


A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes divulgou nesta quinta-feira (22) o edital para o concurso que oferece 1399 vagas para todos os níveis de formação para atuar em diferentes áreas da administração municipal.

Do total de vagas ofertadas, 108 são direcionadas para nível fundamento com salários que podem chegar a R$: 1.014,00, 358 vagas para nível médio com salários de até R$ 1.235,53, 220 vagas para nível técnico com salários de até R$ 1.325,64 e 713 vagas para nível superior, com os salários de até R$ 9.210,08.

A prova será realizada no dia 12 de abril. As demais informações sobre o certame podem ser obtidas no site da AOCP Concursos Públicos. As inscrições serão realizadas no mesmo site, de 26 de janeiro até 4 de março.

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Diário de Pernambuco

Petrolândia: Salão e Loja Fashion anuncia novidades para você curtir os festejos da padroeira da cidade de Tacatu

 

Pra você que vai curtir os festejos de homenagem a Nossa Senhora da Saúde, padroeira da vizinha cidade de Tacaratu, o Salão e Loja Fashion anuncia a chegada de várias novidades. Vá até lá e confira!

Parceria do Blog de Assis Ramalho, o Salão e Loja Fashion, que tem a organização de Rita de Cássia Gomes Fonsêca, está localizado na Quadra 04, pertinho do centro da cidade, e oferece aos clientes variadas opções em confecções masculinas e femininas, bolsas e carteiras, cosméticos e bijuterias de bom gosto e qualidade, como as marcas Zigurat e Niran jeans.

No salão, que funciona no mesmo ambiente, o cliente tem à disposição, entre outros procedimentos: cortes, inclusive com navalha, escova, hidratação, progressiva, cauterização, balaiagem, design da sobrancelha, chapinha, luzes. Além disso, Rita de Cássia também faz penteados e maquiagens para as as mais diversas ocasiões. Rita de Cássia está sempre atualizada com as tendências para oferecer o melhor à sua clientela.

Beleza e moda têm nome: Salão e Loja Fashion. Pagamentos também nos cartões de crédito Diners, American Express, Visa, MasterCard e Elo.

O Salão e Loja Fashion, funciona na Rua Pedrina Gomes Barbosa, 48 - Quadra 04 de Petrolândia. Contatos: 87-3851-2362 e 87-9926-5580.

Para ver as fotos do Salão e Loja Fashion, clique abaixo.
>Salão e Loja Fashion anuncia novidades

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Redação do Blog de Assis Ramalho Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Quartas de final da Copa Sub-20 de Futsal acontecem hoje à noite no Ginásio de Esportes

Nesta sexta-feira (23), no Ginásio de Esportes de Petrolândia, serão disputadas as quartas de final da Copa Sub-20 de Futsal, a partir das 19 horas.

19h00 - Grêmio x G. Mota
19h40 - São Paulo x Itaparica
20h20 - Genilson F. C. x Amigos de Genilson

As semifinais acontecem amanhã (24), com as seguintes possibilidades:
19h30 - Grêmio ou G. Mota x Melhor perdedor
20h10 - São Paulo ou Itaparica x Genilson F.C. ou Amigos de Genilson

A final será realizada na segunda-feira (26) às 19h30. 

Patrocinadores: Dr. Érico Herbert (ortopedista), Comercial Rocha, Rocha Moto Peças, Super Mais Conveniência, Salão Ferreira e Prefeitura Municipal de Petrolândia.

Prestigie este evento esportivo de nossa região.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e imagem de Marcelo Epifânio

Governo de Pernambuco inicia cadastros do Chapéu de Palha na próxima semana


Entre os dias 26 e 30 de janeiro, o Governo de Pernambuco iniciará o cadastramento do programa Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada, ação que atenderá agricultores de municípios do Vale do São Francisco. Este ano a coordenação geral espera cadastrar 14 mil trabalhadores. Os polos de cadastros estão em Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Belém de São Francisco e Petrolândia.

Para se cadastrar é preciso ser maior de 18 anos; residir em um dos sete municípios do Vale do São Francisco; ser trabalhador rural da fruticultura irrigada, auxiliar de câmara fria e de casa de embalagem, embalador ou tratorista; e ter trabalhado com registro em carteira pelo período mínimo de 30 dias ininterruptos entre 1º de julho e 31 de dezembro do ano passado.

O interessado deve apresentar os originais e cópias dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, número do PIS ou NIS, rescisão do contrato de trabalho da última safra e comprovante de residência. Caso o trabalhador cadastrado prefira indicar uma pessoa de seu núcleo familiar, para fazer uma das atividades oferecidas pelo Chapéu de Palha, também deve levar, no momento do cadastro, CPF e comprovante de residência.

Secretaria da Casa Civil do Governo de Pernambuco

Sargento da PM morre ao reagir a assalto na Zona Oeste do Recife


Um sargento da Polícia Militar morreu após reagir a um assalto na Zona Oeste do Recife no final da tarde de quinta-feira (22). O oficial foi baleado na cabeça ao tentar impedir que um homem roubasse a arma do vigilante da Ceasa, no bairro do Curado.

De acordo com a polícia, o oficial estava conversando com o vigilante quando um homem armado desceu de um carro na frente do estabelecimento. O suspeito tentou roubar o revólver do segurança, mas o policial interveio para impedir a ação. Ele se envolveu em uma briga corporal com o homem e caiu no chão. Neste momento, o suspeito atirou na sua cabeça.

O sargento chegou a ser levado para o Hospital da Restauração, mas não resistiu ao ferimento. O oficial tinha 51 anos e trabalhava no batalhão de policiamento com cães da Polícia Militar. O suspeito fugiu, mas a Polícia Civil está investigando o caso. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deve pedir as imagens das câmeras de monitoramento da Ceasa nesta sexta (23).

G1 PE

Codevasf amplia produção de alevinos no sertão pernambucano

Foto: Leandro Silva/Codevasf

Dos mais de 11,6 milhões de alevinos produzidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), aproximadamente 4,2 milhões foram resultado da produção do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro (3ª/CIB), em Petrolina, sertão pernambucano. A maior parte desses alevinos atendeu, em 2014, a ação de inclusão produtiva desenvolvida pela Companhia em mais de 33 cidades pernambucanas e de estados vizinhos.

Outra quantidade atendeu às ações de repovoamento do rio São Francisco por meio de peixamentos que foram programados ao longo do ano. Segundo o chefe do 3ª/CIB, o engenheiro de pesca Rozzanno Figueiredo, a iniciativa visa estimular e apoiar a criação de peixes, proporcionando alternativas de trabalho e renda a milhares de piscicultores das áreas de atuação da empresa, além de ajudar na recomposição da ictiofauna do rio.

“Os peixamentos são feitos com espécies nativas como piau, pacamã e curimatã. Para a inclusão produtiva, o objetivo é estimular a produção de peixes garantindo ocupação e renda às famílias beneficiadas”, lembrou Rozzanno.

O hábito faz a crise

“O consumo de água não para de crescer no Brasil. A média em 2013 foi de 166,3 litros por habitante a cada dia. A recomendação da Organização Mundial de Saúde é 110 litros por habitante/dia”. O comentário é de Paula Cesarino Costa, jornalista, em artigo publicado no jornal Folha de S.Paulo, 22-01-2014.

Eis o artigo.

"Cada vez que eu abro a torneira ou uso a descarga, na minha casa ou no trabalho, me vem à mente uma represa com seu nível caindo pouco a pouco."

A crise de consciência acima foi admitida pelo presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, em entrevista ao "Valor".Trabuco rejeitou o convite para ser ministro da Fazenda para não se afogar nos números ruins da economia, mas, vivendo em São Paulo, sofre com o cotidiano da maior crise hídrica de todos os tempos.

O consumo de água não para de crescer no Brasil. A média em 2013 foi de 166,3 litros por habitante a cada dia. A recomendação da Organização Mundial de Saúde é 110 litros por habitante/dia. No Rio, o índice é escandalosamente maior: 253 litros por habitante/dia. Só o calor explica?

Presos foram usados como "massa de manobra" no Recife, diz juiz

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Autoridades pernambucanas não descartam que a insatisfação de presos com as más condições do sistema carcerário do estado pode ter sido manipulada por grupos criminosos para produzir as cenas de violência e descontrole registradas nos últimos três dias, no Complexo Prisional do Curado, no Recife. Um sargento da Polícia Militar e dois detentos foram mortos antes que a rebelião chegasse ao fim, na noite de quarta-feira (21). Dezenas de encarcerados ficaram feridos – parte deles está detida em caráter provisório, à espera de julgamento.

“Os presos foram usados como massa de manobra. Não tenho a menor dúvida. Falta identificarmos a origem disso”, declarou o juiz Luiz Rocha, da 1ª Vara de Execuções Penais, no Recife.

O juiz disse achar estranho que os protestos contra sua atuação no comando da 1ª Vara tenham ultrapassado os muros do Complexo do Curado – que está sob sua jurisdição – e chegado à Penitenciária Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá – sob a responsabilidade da 2ª Vara. Para o magistrado, isso é um sinal de que faltaram aos presos informações e conhecimento sobre o sistema jurídico. A prova, aponta o juiz, é que muitos detentos que aderiram aos violentos protestos ainda não foram julgados. Seus processos, portanto, tramitam em outras varas, de outras comarcas. Além disso, segundo o magistrado, apenas cerca de 200 dos mais de 6 mil presos do Curado tinham pedido a progressão do regime ou o livramento condicional.

Pet shops são proibidas de expor animais em vitrines e gaiolas


Uma resolução do Conselho Nacional de Medicina Veterinária publicada em outubro de 2014, mas que só passou a valer na segunda semana de janeiro, proíbe a exposição de cães e outros animais de estimação em vitrines e gaiolas de pet shops em todo o território nacional.

Os veterinários responsáveis por esses animais que descumprirem a regra responderão a processo ético do Conselho Nacional de Medicina Veterinária.

Segundo a entidade, as regras servem para garantir o bem-estar do animal "em relação as suas tentativas de se adaptar ao meio ambiente, considerando liberdade para expressar seu comportamento natural e ausência de fome, sede, desnutrição, doenças, ferimentos, dor ou desconforto, medo e estresse".

Governo não decretou luto oficial pela morte de brasileiro na Indonésia

Informação tem circulado nas redes sociais. Também não é verdadeira a foto que circula na internet com a bandeira a meio mastro

Ao contrário do vem sendo divulgado nas redes sociais, a presidenta Dilma Rousseff não decretou luto de três dias pelo falecimento do brasileiro Marco Archer, condenado à pena de morte na Indonésia.

Também não é verdadeira foto que circula na internet com a bandeira do Brasil no Palácio do Planalto a meio mastro.

No dia da execução do brasileiro, Dilma lamentou a morte de Marco Archer e se manifestou indignada com a pena imposta pela justiça da Indonésia.

Quatro viaturas da PM são incendiadas em Palmeira dos Índios, no Agreste de AL

Viaturas da PM ficaram destruídas após incêndio. (Foto: Reprodução/PM)


Quatro viaturas da Polícia Militar foram incendiadas, na noite de quinta-feira (22), no pátio externo do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas. Segundo a polícia, dois suspeitos, Luiz dos Santos e outro de nome não revelado, foram presos nas proximidades do batalhão e autuados em flagrante por dano qualificado.

De acordo com a polícia, por volta das 21h30, os militares sentiram um forte cheiro de fumaça vindo do pátio. Logo, constataram que quatro veículos, dois Chevrolet Meriva e dois Volkswagem Parati, estacionados para reparos há alguns meses, estavam pegando fogo.

Segundo o sargento Araújo, os policiais chamaram o Corpo de Bombeiros, que foi até o local para apagar as chamas, mas os veículos já haviam sido destruídos.

“Chamamos o Corpo de Bombeiros assim que identificamos o fogo nas viaturas. Após o controle do incêndio, vimos que as quatro viaturas estavam destruídas. Não podíamos fazer mais nada. Outros veículos estavam no pátio, mas não foram atingidos pelas chamas”, contou.

Tacaratu: Forró do Muído é atração na abertura da Festa de Nossa Senhora da Saúde nesta sexta-feira (23); confira programação

Igreja de N. Sra. da Saúde - Tacaratu-PE (Fotos: Blog de Assis Ramalho)
Centro da cidade de Tacaratu

Tem início nesta sexta-feira (23) na cidade de Tacaratu, no Sertão de Itaparica, a tradicional festa de Nossa Senhora da Saúde, uma das mais tradicionais festa de padroeira do sertão pernambucano.

Sua festa tradicional acontece anualmente de 23 de janeiro a 2 de fevereiro. Durante esse período a cidade recebe diversos turistas e romeiros de todo o Nordeste e, também de outras regiões do país e até do exterior, que vão prestar homenagens a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Saúde.

Turismo
Tacaratu tem como atrações turísticas, entre outras, a Serra do Cruzeiro, a Fonte Grande, e a Igreja de Nossa Senhora da Saúde.

Apesar de estar situada no Sertão nordestino, possui um clima diferenciado, onde, devido a altitude o clima é frio em boa parte do ano.

Tacaratu é um município localizado na região do Médio São Francisco. O nome Tacaratu é de origem indígena e quer dizer "serra de muitas pontas ou cabeças"

Notícias relacionadas (clique para ler)


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier