sábado, 18 de junho de 2016

Petrolândia: Magno Martins lança livro 'Perto do Coração' e faz palestra no auditório do Centro Cultural







O jornalista e blogueiro Magno Martins realizou, na noite dessa sexta-feira (17), em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, o lançamento do seu mais novo livro ''Perto do Coração'', no auditório do Centro Cultural.

Magno foi secretário de Imprensa do Governo de Pernambuco, em 1991. Ao longo de seus 35 anos de carreira, Magno participou de grandes coberturas nacionais, entre elas seis eleições presidenciais e a Constituinte. O jornalista é também blogueiro. Pioneiro na blogosfera pernambucana, o Blog do Magno tem 10 anos, comemorados em abril deste ano, durante os quais mantém a liderança e é referência nacional, com destaque no Nordeste.

O prefeito Lourival Simões fez a abertura do evento, com rápido pronunciamento para apresentação do jornalista. Com a palavra, Magno falou sobre a sua carreira e os livros que já escreveu, e apresentou seu quinto livro, publicado pela Carpe Diem Editora, Perto do Coração. A obra é uma coletânea de crônicas que enfocam do cotidiano, inspiradas na paisagem sertaneja, berço do blogueiro, nascido em Afogados da Ingazeira.  As publicações anteriores do autor são O Nordeste que deu certo, O Lixo do Poder, A derrota não anunciada e Reféns da Seca. 

''Esse é um livro que talvez, muitas pessoas aqui irão se identificar bastante, pois fala da vida no interior. São crônicas belíssimas que contam a história do Sertão, das pessoas simples, da conversa na calçada para falar da vida alheia e do povo sofrido'', disse o jornalista.

Em seguida, Magno fez uma palestra sobre a crise econômica e política vivida pelo Brasil. O jornalista não poupou críticas ao governo e à política do PT e da presidenta afastada, Dilma Rousseff. Também fez duras críticas ao ex-presidente Lula, afirmando que o líder petista é o chefe da ''quadrilha'' do Petrolão. Por último, Magno disse que a safra de políticos atuais é a pior da história da República Brasileira. ''Poucos se salvam, todos estão envolvidos em um mar de corrupção''.

Após a palestra, o público fez perguntas ao jornalista, sobre seu trabalho e momento atual do Brasil.

O evento foi encerrado com sessão de autógrafos dos livros.

Entre outros, prestigiaram o evento o prefeito do município, Lourival Simões a Primeira Dama Anna Tereza Simões, Secretário de Cultura, Esporte e Lazer Italo Leite, Secretário de Desenvolvimento, Rogério Viana, Diretora de Turismo Hislaine Menezes, empresários, servidores públicos e os blogueiros Assis Ramalho e Lúcia Xavier (Blog de Assis Ramalho) e Alex Santos (Blog PN Notícias).

Ver fotos, clique>Magno Martins lança livro e faz palestra em Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier


Ampliação do Simples reduz arrecadação de tributos pagos por pequenas empresas


Uma das principais razões para a queda real (descontada a inflação) de 7,36% na arrecadação federal em 2016, a redução no pagamento dos tributos sobre os lucros das empresas ganhou impulso por causa de um incentivo do governo para as micro e pequenas empresas. A ampliação do Simples Nacional – regime simplificado de pagamento de tributos – impactou negativamente o caixa do governo em R$ 2,9 bilhões nos cinco primeiros meses do ano.

No fim de 2014, o Congresso aprovou a inclusão de todo o setor de serviços no Simples Nacional. A mudança permitiu que empresas de 140 atividades pudessem ser enquadradas no programa, que unifica o pagamento de tributos federais, estaduais e municipais em uma única guia para negócios que faturam até R$ 3,6 milhões por ano.


Petrolândia: Artesãs realizam decoração junina do prédio da Prefeitura






A manhã deste sábado (28) foi de muito trabalho em frente à Prefeitura de Petrolândia, com a criação artesanal da decoração junina da fachada do prédio.

Na equipe, a artesã Ilga Carvalho, da Associação Artes do Sertão, e dona Socorro - sempre ela - demonstravam disposição na operação de pendurar bandeirinhas, tecidos com padronagem típica e instalação das esculturas dos tocadores de forró na entrada da sede do Município.

Um destaque da decoração pode ser visto na foto abaixo, reproduzida do WhatsApp.


Ver mais fotos>Decoração junina prédio da Prefeitura de Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier


Remanso: APLB reúne professores e discute a Educação com pré-candidatos a prefeito


Surpreendendo pela presença e participação, em um município sem tradição de discutir políticas públicas com candidatos, o Seminário “Qual Educação queremos para Remanso?” promovido pela APLB Sindicato – Núcleo Remanso reuniu mais de uma centena de professores, autoridades, pessoas da comunidade, candidatos a vereador e alunos da UNIFAN.

Para a Professora Sílvia Castro Silvia, Vice-Diretora da APLB Casa Nova, “o tratamento dado aos professores nas pequenas cidades é humilhante”, lembrando que a maioria trabalha em condições insalubres.

O mesmo tom foi seguido pelos diversos participantes do Seminário, ao falar sobre gestão escolar, merenda, transporte e respeito aos direitos trabalhistas. Uma das exposições mais discutidas foi a questão da atenção à saúde do professor.

A Secretaria de Educação do Município, que não compareceu, mas enviou uma exposição de realizações durante o mandato, defendeu a gestão, reafirmando o compromisso do atual com uma educação inclusiva e participativa. Nenhuma dos professores presentes concordou.


Circulação do vírus entre adultos é uma das causas do aumento de casos de caxumba


O número de surtos de caxumba no Brasil tem aumentado de forma significativa nos últimos anos, batendo recordes anuais em diversos municípios brasileiros, mesmo com a vacina para a doença disponível na rede pública de saúde. Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, há no país uma geração de jovens adultos que não recebeu as duas doses da vacina contra a caxumba e está mais propensa a ter a doença.

“Há vários anos o Brasil acumula uma parte da população não foi vacinada e isso propicia a circulação do vírus. Ainda não passaram por campanhas nacionais de vacinação para adultos da tríplice viral e nasceram antes de a vacina ser incorporada ao calendário nacional de vacinação na primeira infância.”

Além da maior quantidade de casos, o perfil dos contaminados também mudou. Nos últimos anos observou-se deslocamento da faixa etária da caxumba – que era mais comum em crianças pequenas – para crianças acima de dez anos, adolescentes e adultos jovens. Nesses casos, a doença pode ser mais severa e levar à encefalite e meningite. Segundo o especialista, é preciso ter atenção às possíveis complicações da doença, mas não há motivo para alarde.


Chimarrão extremamente quente aumenta risco de câncer de esôfago


Bebidas quentes, acima de 65ºC, devem ser evitadas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade divulgou esta semana um relatório com estudos que comprovaram o perigo de ingerir líquidos extremamente quentes. De acordo com as pesquisas, a temperatura elevada contribui para o surgimento de câncer de esôfago. No Rio Grande do Sul, onde a população tem o hábito de tomar chimarrão, a incidência desse tipo de doença é até 5 vezes maior do que no restante do país.

“A água quente do chimarrão queima a mucosa do esôfago, e isso facilita a entrada de substâncias cancerígenas recebidas pela alimentação”, explicou o pesquisador Ricardo Gurski, chefe de cirurgia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele alerta que o câncer de esôfago é uma doença extremamente letal e difícil de ser diagnosticada precocemente. “Quando os sintomas aparecem, o câncer já está em um estágio avançado. Por isso, é importante que as pessoas realizem ao menos uma endoscopia ao completar 40 anos de idade.”


Banco de Leite: IMIP recebe Prêmio Ser Humano Paulo Freire


A superintendente-geral do IMIP, Tereza Campos, e a pediatra Vilneide Braga, coordenadora do Banco de Leite do IMIP, receberam na tarde de ontem o 1º lugar no Prêmio Ser Humano Paulo Freire, na categoria Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social. A cerimônia de entrega ocorreu no Hotel Mercure Recife. Em seu discurso, a superintendente geral agradeceu pelo reconhecimento do trabalho realizado no Banco de Leite.

O Prêmio Ser Humano Paulo Freire é uma iniciativa da Associação Brasileira de Recursos Humanos Pernambuco (ABRH-PE) em reconhecimento público aos gestores e acadêmicos que tem como foco o incentivo à gestão de pessoas. Desde 2007, são escolhidas as instituições com melhores práticas de gestão de pessoas e responsabilidade social do Estado nas categorias empresa, acadêmico e organização não governamental (ONG).



Fernando Bezerra Coelho explica benefícios da renegociação rural a agricultores em Altinho e Ibirajuba

Aldo Santos, Omena, Fernando e Orlando José (Fotos: Assessoria de Imprensa)

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) esteve neste sábado pela manhã na cidade de Altinho, Agreste do Estado, onde participou de uma reunião com mais de cem trabalhadores rurais. Ele explicou que a nova legislação, sancionada esse mês pelo presidente interino Michel Temer, permite aos agricultores do semiárido renegociar as dívidas bancárias com prazos de até dez anos para quitação.

"Pela primeira vez na história do Brasil os agricultores têm a possibilidade de parcelar seus débitos com descontos, para poder voltar a contratar empréstimos bancários", afirmou o senador, que foi bastante aplaudido pelos trabalhadores. Fernando Bezerra foi o presidente da comissão que discutiu a medida provisória do refinanciamento. Para chegar ao texto final, o senador promoveu audiências públicas ouvindo governos, sindicatos, bancos e economistas. "Mais de um milhão de homens e mulheres que estão endividados terão a oportunidade de produzir, gerando renda e empregos", disse.


Petrolândia: Corpo de Cássio Alves Cavalcante, vítima de acidente de moto, será sepultado na manhã deste domingo (19)

Cássio foi vítima de acidente com moto na última quarta (16)
Lombada da BR-316, nas proximidades da loja Marcos Pneus, local onde Cássio teria perdido o controle da moto (Foto: Assis Ramalho)

Está previsto para as 10 horas da manhã deste domingo (19) o sepultamento do corpo de Cássio Alves Cavalcante, de 33 anos, falecido nessa sexta-feira (17), vítima de acidente de trânsito. Cássio perdeu o controle de sua moto, na noite da última quarta, ao ultrapassar uma lombada na BR-316, na área urbana de Petrolândia.

Socorrido ao Hospital Municipal Dr. Francisco Simões, nesta cidade, onde recebeu os primeiros socorros, Cássio foi transferido para o Hospital da Restauração, no Recife, onde teria chegado em coma. O comerciário faleceu por volta das 14 horas de ontem.

De acordo com informações da família, o corpo deverá chegar em Petrolândia no início da noite deste sábado, para o velório a ser realizado na rua Engenheiro Brandão Cavalcante, na Quadra 02. Posteriormente, ainda hoje, o funeral será transferido para a Igreja Batista Missionária (IBM), presidida pelo Pastor Ricardo Rodolfo, na Avenida Nossa Senhora Aparecida, na Quadra 13. O sepultamento está previsto para as 10h00 da manhã deste domingo.

Cássio deixa esposa e três filhos - duas meninas e um menino.

Nossos pêsames aos familiares, aos parentes e amigos pela trágica e inesperada perda.

Foto: Assis Ramalho


Temer suspende patrocínio de R$ 11 milhões a blogs e sites de política


O governo previa gastar este ano mais de R$ 11 milhões com patrocínios em sites de política. Após a posse do presidente interino, Michel Temer, no dia 13 de maio, essas despesas tiveram seu pagamento suspenso em junho. A justificativa para a suspensão dos contratos, segundo fontes do Palácio do Planalto, é que o dinheiro público estava abastecendo blogs de opinião, o que, na avaliação da nova gestão, contrariava o interesse público.

O campeão de patrocínio federal, sob a gestão da presidente afastada, Dilma Rousseff, era o site Brasil 247, idealizado pelo jornalista Leonardo Attuch, cuja previsão de patrocínio para este ano somava R$ 2,1 milhões. No documento que O Globo teve acesso, 19 sites recebiam patrocínio do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobras, Ministério da Justiça, Ministério da Previdência Social, Ministério da Educação e Ministério da Saúde.


​Celpe alerta para fogos e fogueiras próximos à rede elétrica


Os tradicionais festejos juninos requerem cautela por, geralmente, estarem associadas a fogueiras e fogos de artifício. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) alerta para os riscos de brincadeiras próximas à rede elétrica e orienta cuidados que ajudam a preservar a festa longe de acidentes. Desrespeitar as advertências pode provocar curtos-circuitos e interrupção do fornecimento de energia, além do risco de queimaduras e ocorrências de maior gravidade.

O primeiro cuidado é manter a distância da rede elétrica e não acender fogueiras sob os fios, nem soltar fogos de artifício na direção de postes e condutores. Da mesma forma, não se deve utilizar os postes, nem os cabos elétricos para instalar as tradicionais bandeirinhas e balões ou fixar qualquer outro tipo de enfeite. É importante que o correto entendimento sobre os procedimentos de segurança sejam aplicados para que não ocorram imprevistos.


Delator liga Aécio a esquema na Petrobras


O ex-deputado Pedro Corrêa afirmou em depoimentos de suadelação premiada que o então deputado (hoje senador) Aécio Neves (PSDB-MG), foi um dos responsáveis pela indicação do diretor de Serviços da Petrobras, Irani Varella, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Segundo Corrêa, Varella era responsável por conseguir "propinas com empresários para distribuir com seus padrinhos políticos" por meio de seu genro, identificado apelas como Alexandre. Esta é a primeira vez que o nome do senador tucano é relacionado por um delator da Operação Lava Jato a um suposto esquema de pagamento de propinas na Petrobras.

Em nota divulgada por sua assessoria, Aécio disse que Corrêa é desprovido de qualquer credibilidade e sua afirmação é falsa e absurda. O senador, presidente nacional do PSDB, já foi citado outras vezes no âmbito das investigações da Lava Jato por delatores como o doleiro Alberto Youssef, o senador cassado Delcídio Amaral (sem-partido-MS), o lobista Fernando Moura e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.


Arcoverde ganha plano de arborização e viveiristas formados pela Compesa

"Agora, a cidade já tem um plano de arborização pronto e moradores qualificados para executá-lo. Essa foi a herança que a Compesa quis deixar para Arcoverde”, afirmou Aldo Santos12:.

Uma cidade mais verde e cuidada pelos próprios cidadãos. Foi essa a semente plantada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em Arcoverde, no Sertão do estado. Na última quinta-feira (16), a companhia entregou à Prefeitura de Arcoverde o Plano de Arborização da cidade e iniciou o plantio simbólico de 100 mudas nativas no canteiro da Avenida José Bonifácio, no Centro. O evento marcou, também, a formatura de 100 estudantes de escolas públicas como viveiristas, que, agora, estão habilitados para ajudar o município a executar esse plano. As ações fazem parte do Projeto Florestar – Viveiros Educadores, desenvolvido pela Compesa, e marcaram as atividades do Mês do Meio Ambiente, comemorado em junho.

O plantio das espécies é resultado do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Compesa e a Prefeitura de Arcoverde, em março deste ano, para a produção de mudas nativas, capacitação de jovens viveiristas e arborização urbana. Na ocasião, a Compesa entregou o plano que prevê o plantio de cinco mil árvores na cidade, de forma planejada e sustentável. Para marcar o início da arborização da cidade, os alunos participantes do Projeto Florestar realizaram o plantio das mudas em evento que contou, ainda, com apresentações teatral e musical.


MPPE recomenda ao município de Petrolina e ao Conselho Municipal do Idoso que realizem campanhas para esclarecer os idosos a respeito da contratação de empréstimos


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao Conselho Municipal do Idoso e à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Petrolina que iniciem, mediante ampla divulgação por meio da imprensa, campanha dirigida à terceira idade e destinada a esclarecer aos idosos aposentados e pensionistas acerca dos direitos do consumidor ao contratar um empréstimo. O foco da campanha deve ser o direito dos idosos de receber informações sobre valores, taxas de juros, encargos tributários, taxas administrativas e forma de pagamento pelos empréstimos contratados, além de receber cópia do contrato de empréstimo.

Segundo a 4ª Promotora de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, Ana Cláudia de Sena Carvalho e a 3ª Promotora de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, Ana Rúbia Torres de Carvalho, tem sido noticiado ao Ministério Público o aumento significativo de reclamações, por parte dos idosos, aposentados e pensionistas do INSS, motivadas pela lavratura irregular de empréstimos, cujos pagamentos são descontados diretamente nos benefícios previdenciários dos segurados.

O Conselho Municipal do Idoso e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Petrolina deverão divulgar ainda informações a respeito dos cuidados que se deve ter antes de contrair empréstimos bancários, para que as pessoas não assumam compromissos financeiros que comprometam seu sustento.


Doulas já têm acesso garantido em hospitais e maternidades do Rio de Janeiro

Foto: Agência Brasil

A partir de agora, as doulas, profisssionais que dão suporte físico e emocional à mulher antes, durante e após o nascimento da criança terão acesso garantido nas maternidades, casas de parto e hospitais das redes pública e privada. A casa que negar o acesso está sujeita a multa, assim como a doula que se exceder na função. A profissional não ocupa a vaga de acompanhante, também garantida por lei.

É o que diz a Lei 7.314, sancionada sem vetos pelo governador em exercício Francisco Dornelles, e publicada quinta-feira (16) no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Desde 2012, o acesso das doulas a hospitais e maternidades estava proibido no estado por uma resolução do Conselho Regional de Medicina (Cremerj), mas a mobilização de ativistas em torno do parto humanizado levou à aprovação do projeto de lei pela Assembleia Legislativa no mês passado.


Rede do Planalto alterou perfil de Fátima Pelaes na Wikipedia

Modificação omitiu informação de que ela é investigada na Justiça Federal. 

A rede de internet da Presidência da República foi utilizada nesta quinta-feira (16) para alterar o perfil da secretária de Políticas para as Mulheres, Fátima Peales, na Wikipedia, espécie de enciclopédia virtual e gratuita alimentada por colaborações de usuários da internet.

Qualquer pessoa pode alterar o conteúdo dos artigos do site. O registro de edições é armazenado na Wikipédia a partir do endereço de IP do dispositivo responsável pela mudança, que nada mais é do que um número de identificação atribuído a cada aparelho conectado à internet.

Na edição, foi suprimido o trecho que dizia: “É investigada na Operação Voucher, suspeita de ter destinado R$ 4 milhões de uma emenda parlamentar para uma ONG vinculada à área de turismo, onde trabalhava uma sobrinha.”

O autor da edição trocou esta frase pela informação de que ela nasceu no Amapá, onde se formou em sociologia.


Filho de Machado tem R$ 26 milhões em empresa constituída em paraíso fiscal

O ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado 

Dos R$ 75 milhões de multa que o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e seus filhos terão de pagar como parte do acordo de delação premiada, cerca de R$ 7,9 milhões virão de um trust, empresa constituída em paraíso fiscal. Ele aparece na relação de bens apresentada à Justiça por Expedito Machado, filho de Sérgio Machado. A atitude dele é bem diferente da adotada pelo presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que, para tentar evitar a cassação de seu mandato, insiste em dizer não é dono de trusts na Suíça, mas apenas beneficiário.

Além desse trust, no valor de US$ 2,27 milhões, mantido pelo Banco UBS Deutschland AG, Expedito listou ao menos outros quatro. Eles ficam nas Ilhas Virgens Britânicas e totalizam cerca de 3,8 milhões de libras, ou R$ 18,8 milhões no câmbio de hoje. Somando todos os trusts, Expedito disse ter cerca de R$ 26,7 milhões guardados dessa forma. O trust é um tipo de negócio em que terceiros — instituições financeiras, por exemplo — passam a administrar os bens do contrante.


Petrolândia: Anderson & Banda anima o Arraiá no Bar e Restaurante Donna Júlia neste sábado


Neste sábado (18), já em clima das festas juninas, o Bar & Restaurante Donna Júlia, na Orla de Petrolândia, recebe o pauloafonsino Anderson & Banda para realizar um verdadeiro arraiá, a partir das 23 horas.

Mesas limitadas! corra e reserve a sua. Contato/WhatsApp: (87) 9 9953-0160.

Compareça, prestigie os artistas da região e saboreie o cardápio do Bar e Restaurante Dona Júlia, administrado por Callynny e Leonardo.

Em um ambiente familiar e aconchegante, o estabelecimento comercial fica localizado na Avenida Dep. Milvernes Cruz Lima, na orla da cidade.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Bar e Restaurante Donna Júlia


Confira jogos do Brasileirão da Série A e B deste final de semana


Confira abaixo os jogos da rodada do Campeonato Brasileiro Série A e B neste fim de semana; em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

Jogos deste sábado (18)´Série A
16:00 Palmeiras x Santa Cruz
18:00 Atlético -PR x Santos
21:00 América x Coritiba

Jogos de domingo (19) Série A
11;00 Vitória x Chapecoense
11:00 Atlético-MG x Ponte Preta
16:00 Flamengo x São Paulo
16:00 Corinthiansx Botafogo
16:00 Sport x Fluminense
16;00 Figueirense x Inter
18:30 Grêmio x Cruzeiro

Clique e confira


Governo Temer paga Bolsa Família sem reajuste anunciado por Dilma


O governo interino do presidente e Michel Temer não concedeu o reajuste de 9% previsto para este mês aos beneficiários do Bolsa Família. A informação foi confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, responsável pela gestão do programa, que atende 13,9 milhões de famílias no país --sendo metade delas no Nordeste.

O anúncio do reajuste aos beneficiários foi feito pela presidente Dilma Rousseff durante ato no dia 1º de maio, em São Paulo, poucos dias antes de ser afastada pelo Senado.

"O governo Dilma ficou dois anos sem dar reajuste no Bolsa Família. Estamos fazendo uma avaliação nos cortes promovidos pelo governo anterior, que chegam a R$ 1,6 bilhão, para poder conceder o reajuste", informou o ministério em nota ao UOL. O texto diz ainda que não há data para a conclusão de estudos sobre as possibilidades de reajuste do benefício.



MPPE recomenda ao prefeito de Caruaru e aos artistas contratados para o São João que evitem promoção pessoal de políticos nos shows


Com o objetivo de impedir o uso eleitoreiro das apresentações musicais do São João de Caruaru, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito José Queiroz, à presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Lúcia Lima, e aos artistas contratados pelo poder público uma série de medidas para garantir o respeito ao princípio da impessoalidade, expresso no artigo 37 da Constituição Federal.

José Queiroz e Lúcia Lima devem determinar aos contratados, patrocinados e copatrocinados que não divulguem, durante suas apresentações, nomes, símbolos ou imagens alusivos a agentes públicos ou particulares e seus familiares. Da mesma forma, também não devem ser feitas menções a esses agentes, sob pena de caracterizar promoção pessoal.


Confira as manchetes dos principais jornais do país neste sábado 18 de junho de 2016


Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 05:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.