terça-feira, 5 de julho de 2016

Rodrigo Novaes fala sobre cenário político de Floresta, Petrolândia e região, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia


O áudio da entrevista vai ao ar, na íntegra, na manhã desta quarta-feira (06) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia, apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 05h30 às 08h30.

Em sessão solene realizada na noite da última quinta-feira (30), na Câmara Municipal de Petrolândia, o deputado estadual Rodrigo Novaes, natural de Floresta-PE, recebeu o título de Cidadão Honorário Petrolandense.

Após a entrega do título honorífico, correligionários participaram de coquetel em homenagem ao novo cidadão de Petrolândia, em recepção realizada na residência do presidente da Câmara, Fabiano Jaques Marques.

Na oportunidade, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia entrevistou o deputado que falou sobre o cenário político de Petrolândia e Floresta e região. Rodrigo reintera seu apoio à pré-candidatura de Fabiano Marques à prefeitura de Petrolândia, e afirma estar confiante na vitória no dia 02 de outubro, data em que, segundo ele, será virada uma página na história daqueles que já tiveram a oportunidade de administrar o município de Petrolândia, porque agora é a vez de um novo grupo assumir o Executivo Municipal.

Na entrevista, o deputado também comenta o convênio firmado entre a Prefeitura de Petrolândia e a Compesa para ampliar o abastecimento de água no Bairro Nova Esperança, anunciado pelo prefeito Lourival Simões. Rodrigo afirma que o gestor se apequenou em não reconhecer o esforço do grupo de Oposição que, junto com o deputado, foram os grandes responsáveis de o projeto sair do papel.

Em relação às articulações políticas em Floresta, sua cidade natal e base política, o deputado disse não abrir mão da candidatura de Gustavo Novaes na cabeça de chapa e fez críticas à gestora Rorró Maniçoba afirmando que a dificuldade de convívio com a prefeita vem de muito tempo. De acordo com Novaes, o seu grupo nunca foi ouvido no sentido de poder ajudar e colaborar com a gestão e que isso teve um peso determinante nas decisões tomadas.

Acompanhe abaixo a entrevista.

Sobre o título de cidadão petrolandense

''É realmente um momento especial, um dia diferente, porque a gente que luta tanto por Petrolândia, pelo Sertão, e hoje a gente está aqui em um momento de reconhecimento dos vereadores e do povo pelo nosso trabalho. Então, passa um filme desde as minhas primeiras impressões aqui em Petrolândia, quando ainda menino eu vinha aqui com o meu pai [ex-deputado estadual Vital Novaes], e depois já como candidato, como deputado, e pelos contatos e as amizades que eu tenho aqui. Então, tudo isso, neste instante, nos vem à cabeça. E a responsabilidade, sobretudo, aumenta nesse momento com o reconhecimento de ser reconhecido cidadão petrolandense. Então, eu só tenho a agradecer a todos os vereadores que aprovaram e fica a minha eterna gratidão aos vereadores e ao povo de Petrolândia, que sempre nos recebeu com tanto carinho''.

Afinidade de Floresta com Petrolândia e vice-versa

''Na verdade, Floresta e Petrolândia são duas cidades irmãs, que sempre se deram muito bem. Tem famílias florestanas que moram em Petrolândia e famílias petrolandenses que vivem em Floresta e essas duas cidades têm, historicamente, essa relação muito próxima. E na política, pelo fato de meu pai ter sido deputado por 24 anos e, em algumas vezes, o mais votado aqui em Petrolândia, e agora a gente está podendo dar sequência, também servindo ao povo de Petrolândia''.

O deputado reintera seu apoio à pré-candidatura de Fabiano Marques à prefeitura de Petrolândia, e afirma acreditar na vitória do grupo


''Petrolândia é um município que é observado por todo o Estado, pela importância que o município tem e pela importância na conjutura regional e estadual. É o município mais habitado de Itaparica e que tem um orçamento importante, por conta do ICMS que recebe dos royalties e todo o Estado está atento ao que acontece em Petrolândia, e com a gente não é diferente. A gente tem um envolvimento pessoal e político com o grupo que é liderado pelo presidente da Câmara, Fabiano Marques, e é um grupo que eu confio muito. É um grupo que tem coragem, que são ousados, que sabem o que quer e onde quer chegar. Então, em razão de eu entender que esse grupo está preparado para administrar Petrolândia, é que a gente vai se envolver diretamente nessa campanha. Estamos sempre juntos, participando dos eventos politicos e, sobretudo, levando a nossa mensagem de esperança ao povo deste município. A gente não vai fazer uma política falando mal de ninguém, com ataques pessoais, porque não faz parte de nosso perfil. Mas, vamos dizer sim dos problemas que tem em Petrolândia, situação difícil que passam grande parte de nossa população, mostrar que o povo precisa ser mais prestigiado, porque Petrolândia é um município que tem dinheiro e que podia ser referência em tudo, no apoio ao agricultor, na saúde, na educação. E essa visão diferente é que a gente tem a certeza de que Fabiano está preparado para cumprir esse papel. Então, a partir do dia 15 de agosto iremos tomar as ruas, iremos levar essa mensagem de esperança ao povo de Petrolândia, para que no dia 02 de outubro a gente possa virar uma página na história daqueles que já tiveram a oportunidade de administrar o município de Petrolândia. E agora é um novo grupo, com novas pessoas, para que a gente possa resgatar a [auto]estima desse povo e poder desenvolver Petrolândia, gerando oportunidades''.

Perguntamos ao deputado sua opinião sobre a assinatura do convênio da Prefeitura com a Compesa para ampliação do abastecimento de água no Bairro Nova Esperança, anunciado pelo prefeito Lourival Simões.

''Eu tenho um compromisso com a verdade e não sou daqueles que querem aparecer à custa dos outros, e nem faço esse tipo de querer me vangloriar da batalha alheia. Esse projeto estava parado em Petrolândia. há mais de ano, com a Compesa sem poder executar porque o município tinha ficado responsável de fazer o projeto e não fez. Fizemos, por reivindicação desse grupo do vereador Fabiano Marques, uma Audiência Pública onde foi realizada no Bairro Nova Esperança, e lá ficou acertado que a Compesa avocaria essa competência e faria o projeto, ela mesmo. E assim se fez: a Compesa fez o projeto executivo, do jeito que deveria ser feito. Depois, em razão da demora, realizamos uma outra Audiência Pública [na Câmara de Vereadores] solicitando que as coisas fossem apressadas e fosse agilizada, de acordo com a necessidade da população daquele Bairro. Depois estivemos em Recife, junto com o presidente da Compesa - Roberto Tavares - onde também estiveram presentes os vereadores Rogério Novaes, Zé Pezão, Carlinhos, Noca. Jorge Viana e Fabiano. Todos fizeram a solicitação que o projeto fosse agilizado. O que o Roberto Tavares nos dizia era que estava em situação econômica difícil e que, portanto, a gente deveria esperar. Esperamos e agora a Compesa decidiu por fazer a obra, assim como saiu um pacote de obras em vários municípios e a de Petrolândia não foi esquecida. Como a Compesa não tinha o recurso total, precisou fazer uma parceria com o município para o município cuidar da escavação. Agora, chegar em um momento desse, em que conseguimos tirar do papel essa obra tão importante e deixar de reconhecer o esforço desse grupo é uma tremenda injustiça. Portanto, eu aproveito a sua grande audiência, Assis, para deixar registrado de que esse projeto estava abandonado, parado e engavetado pelo prefeito do município. Agora, que está tudo pronto, tudo certinho, aí o prefeito aparece como sendo o responsável. Ele passou oito anos prefeito, não fez o projeto que deveria fazer, que era o mínimo, e chega a véspera da eleição e joga uma fotografia nas redes sociais dizendo que foi o responsável pelo projeto. Isso é desonesto, não é justo e portanto eu quero deixar registrado aqui o esforço desse grupo, porque se não fôssemos nós, que estivemos à frente na elaboração desse projeto, reivindicando, lutando no Recife, aqui em Petrolândia, isso ainda estaria em uma gaveta com cheiro de mofo e o povo do Bairro Nova Esperança abandonado''.

Perguntamos sobre o rompimento político com a Rorró Maniçoba, lembrando que o deputado esteve ao lado da prefeita de Floresta nas duas últimas eleições municipais, inclusive eleito como vice-prefeito em 2008.


''Eu fui candidato a vice-prefeito (2008) na chapa com Rorró, onde o grupo histórico, tradicional, nosso, apoiou fechado a candidatura de Rorró. Eu fui vice-prefeito. Saí após dois anos para as eleições de deputado e o grupo indicou Rinaldo Novaes para ser vice. Apoiamos ela [Rorró], mais uma vez, nas eleições de 2012. Embora durante esse processo todo, o convívio não tenha sido dos mais fáceis, a gente participou ao seu lado desse processo todo. Agora, o grupo, de uma maneira majoritária, as lideranças políticas, grande parte do povo, entende que a gente deve ter um candidato a prefeito. E o que a gente quer, de maneira muito simples e objetiva, é que ela retribua o apoio que teve do grupo maior e que ela possa apoiar o candidato nosso, um candidato que tenha sintonia com o povo, que não tem rejeição entre as lideranças políticas, não tenha rejeição perante ao povo, é um jovem determinado e que a gente vem lutando e trabalhando sobre isso. As pessoas já compreenderam isso, ele já caiu nas graças das pessoas, nos bairros, na cidade, na zona rural, a gente tem trabalhado muito forte. Vamos começar agora na zona rural, nessa pré-campanha e as coisas estão caminhando bem. A gente compreende que separados não ganha eleição, é muito difícil, é preciso que a gente esteja unido para que a gente possa vencer essas eleições. Então, a gente já tem o nome que é o de Gustavo [Novaes], que é presidente municipal do PSD em Floresta''.

Rodrigo fala das dificuldades de convivio com a prefeita Rorró Maniçoba

''Na verdade, a dificuldade de convívio não é de hoje não, a dificuldade de convívio é de muito tempo. A gente nunca foi ouvido, nunca foi prestigiado no sentido de poder ajudar e colaborar com a gestão e isso tudo tem um peso determinante nas nossas decisões. O fato é que Gustavo é um bom rapaz, tem um bom coração, é dedicado, determinado, jovem, cheio de vontade, não tem rejeição e que a gente confia, as pessoas têm confiado e as lideranças políticas também. E, sem falar das demais candidaturas, principalmente da candidata da prefeita Rorró, que ela apresenta [Isabela Maniçoba], é uma candidatura que, por exemplo, não esteve conosco na eleição passada. Ela não votou com o grupo. Então, é preciso que a gente junte todo mundo, com quem foi do grupo, com quem está junto, quem foi solidário todo tempo e, sobretudo, que tenha o sentimento do povo. Assis, minha vida gira em cima de Floresta, a gente se dedica muito a Floresta, eu tenho amor enorme por aquele povo e eu sei o que Floresta deseja e merece e eu tenho certeza que Gustavo cumpre bem esse papel. Nosso desejo é que Gustavo encabece a chapa e, se for do desejo da prefeita, que ela coloque um(a) vice''.

Perguntamos se o racha com a gestora está concretizado, se não existe, ainda, uma chance de reconciliação por parte dos dois grupos

''Na verdade, o racha existirá no registro das candidaturas. Existe uma dificuldade de convívio por conta de a gente não ser ouvido, não poder colaborar, por exemplo, com a área da saúde - que é tão ruim, que vive momentos tão difíceis, a população indica isso -, no apoio ao agricultor, e a gente quer marchar unido, porque nossos adversários tradicionais estão do outro lado. Hoje é encabeçado pelo pré-candidato Ricardo Ferraz, e o que a gente deseja é que a gente junte todo mundo do nosso grupo para que a gente possa partir forte, unido, um grupo que elegeu uma prefeita duas vezes, que elegeu o deputado federal Kaio [Maniçoba], que esteve junto [na campanha] comigo e o que a gente espera é que haja realmente a união''.

Voltamos a perguntar se ainda havia esperança em uma reconciliação

''Os sábios dizem que a esperança é a última que morre, e eu vou esperar até o dia do registro das candidaturas''.

O deputado fala sobre o fortalecimento do seu partido (PSD) e de apoio à disputa de prefeituras do Sertão. 

''O nosso partido (PSD) tem 34 prefeitos no Estado, é a segunda força do Estado, já passou o PSDB, o PTB, temos mais de oitenta pré-candidatos a prefeitos e esperamos pelo menos manter os números de prefeitos eleitos. É um partido que, embora muito recente, se consolidou e está forte no Estado de Pernambuco e no Brasil. A gente está muito satisfeito com a forma com que o partido vem crescendo e aqui na nossa região temos vários pré-candidatos a prefeito, como Belém do São Francisco, Mirandiba, Ibimirim, Floresta, Manari. E a gente tem a certeza de que a gente vai sair dessas eleições ainda mais fortes, com maior abrangência em todas as regiões do Estado''.

Perguntamos ao deputado o motivo de ele não se candidatar a prefeito de Floresta, lembrando que, em uma outra entrevista concedida à nossa reportagem, ele teria afirmado ter o sonho de ser prefeito do município.

''Assis, Mendonção [José Mendonça Bezerra, pai de Mendonça Filho] foi deputado federal por dez vezes e ele passou a vida inteira dizendo que o sonho dele era ser prefeito de Belo Jardim. Eu tenho um sonho de ser prefeito de Floresta, porque Floresta é o meu berço, é onde eu tenho um afeto muito especial. Tenho família, amigos que fazem parte do meu conviveo e isso, Assis, acontecerá. Mas, Deus é quem sabe a hora que isso vai acontecer. Eu continuo a minha trajetória, cumprindo o meu papel como deputado, tive 64 mil votos como deputado estadual, fui votado em várias regiões, em 169 municípios, fui o deputado mais votado do Sertão, e eu não posso simplesmente largar isso de mão para poder disputar uma eleição municipal. Portanto, eu acho que o momento não é agora. Agora, eu quero deixar claro o seguinte: em política a gente não faz tudo que a gente deseja. Às vezes, a conjuntura nos leva a determinada situações. Se eu disser a você que é impossível, que isso não vai acontecer, eu não sei te dizer. Quem responde por mim, quem fala, quem conduz é o grupo político que eu represento. Então, é difícil você responder uma coisa assim. Então, eu não posso lhe afirmar muita coisa, o que eu posso dizer é que é um sonho que eu tenho de ser prefeito de Floresta, mas que me sinto bem cumprindo esse papel de deputado estadual, representando o povo sertanejo na Assembleia Legislativa. Inclusive, Assis, em 2018 tem a possibilidade de eu sair como candidato a deputado federal, porque eu acho que cabe uma candidatura nossa para Brasília, para a gente fortalecer ainda mais a nossa região. Mas tudo isso será no momento próprio, onde será discutido, debatido, sentar com todo o grupo de todos os municípios que a gente representa, para decidir se a gente entra como deputado federal ou se permanece como deputado estadual. Tudo vai ser decidido com muito diálogo e serenidade''.

Finalizamos a entrevista felicitando o deputado pelo título de cidadão petrolandense e agradecemos a atenção com a nossa reportagem.

''Assis, muito obrigado. Eu preciso registrar a alegria que tenho de falar contigo, o respeito que tenho pelo trabalho que você desenvolve, como blogueiro, como radialista, levando sempre a verdade com transparência, sem paixões, com o compromisso que você tem com a população de Petrolândia e da região. Quero lhe agradecer pela oportunidade de falar com toda a sua audiência, com os seus ouvintes da rádio, um abraço a todos que estão ouvindo o seu programa, quero também parabenizar o povo de Petrolândia pelos 107 anos de amancipação e a honra que eu tenho de poder ajudar esse povo e mais uma vez o meu muito obrigado pela honra de me conceder o título de cidadão petrolandense que eu vou guardar em um lugar muito especial, lá no meu gabinete. O meu muito obrigado''.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Thiago Rodrigues


Petrolândia recebe Caravana Popular em Defesa da Democracia nesta quinta (07)

Do Sertão ao Litoral, Caravana vai passar por 12 municípios pernambucanos realizando atividades políticas e culturais por democracia e direitos.

Movimentos sociais e sindical, organizações e coletivos de Pernambuco organizados na Frente Brasil Popular (FBP) promovem a Caravana Popular em Defesa da Democracia, que vai passar por 12 municípios pernambucanos até o dia 13 de julho. Com a proposta de articular trabalhadores e trabalhadoras de todos os setores do campo e da cidade, juventude, mulheres, homens, povos e populações tradicionais em defesa da democracia brasileira, por direitos, dizendo não ao Golpe.

A abertura da Caravana aconteceu nesta segunda (04) em Petrolina, e teve continuidade em Ouricuri hoje (05) e Salgueiro nesta quarta. Petrolândia recebe a caravana nesta quinta (07) e outras cidades do Sertão, Agreste e Zona da Mata serão visitadas (ver roteiro abaixo), até chegar em Recife onde acontecerá um grande ato de encerramento. A Caravana faz parte de um processo de mobilização puxado pela Frente Brasil Popular que vem reafirmando que no Brasil não há mais lugar para o retrocesso, para retirada de direitos, para repressão e para o retrocesso nos direitos conquistados.


Temer vai retirar urgência de pacote anticorrupção de Dilma na Câmara


O líder do governo na Câmara, deputado André Moura (PSC-SE), disse hoje (5) que o governo do presidente interino, Michel Temer, vai retirar a urgência constitucional de cinco projetos encaminhados pela presidenta afastada Dilma Rousseff, entre eles três do chamado pacote de combate à corrupção. Propostas com urgência constitucional ganham prioridade de votação, podendo, inclusive, trancar a pauta da Câmara enquanto não forem discutidas.

O anúncio foi feito após reunião de Temer com líderes da base aliada. A urgência deverá ser retirada amanhã (6), a tempo de possibilitar que o governo vote projetos que considera importantes, como o que trata da renegociação das dívidas dos estados. “Se não retirarmos essas urgências amanhã não poderemos avançar em matérias consideradas importantes para o governo como a questão da lei de governança dos fundos [de pensão], no requerimento de urgência [para votação do projeto] de renegociação das dívidas dos estados e por conta disso levamos a sugestão ao presidente”, disse Moura.


Câmara aprova MP que destina recursos para ações de combate à microcefalia

Governo interino quer destrancar pauta para votar projetos de seu interesse, como o que modifica as regras de exploração do pré-sal e elimina a exigência de que a Petrobras seja operadora exclusiva dos blocos contratados sob o regime de partilha de produção

Com a retirada da obstrução do PT, PCdoB e PSOL, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou hoje (5) a Medida Provisória (MP) 716/16, que destina R$ 420 milhões do orçamento federal para ações de combate à microcefalia e ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, zika e febre chikungunya.

Do montante aprovado, R$ 300 milhões foram direcionados para a compra de repelentes para grávidas atendidas pelo programa Bolsa Família. A matéria ainda será votada pelo Senado.

A MP foi editada pela presidenta afastada Dilma Rousseff e era uma das que trancavam a pauta da Câmara. A outa trata da alteração de normas tributárias e de controle de dopagem com foco na realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.


Gravatá e Chã Grande: MP recomenda a partidos cumprir as cotas de candidatas mulheres

Candidaturas fictícias, com gastos de campanha inexistentes ou irrisórios e votação ínfima são indícios de burla à legislação eleitoral, podendo configurar crime de falsidade ideológica, ressalta Ministério Público.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos diretórios municipais dos partidos políticos da 30ª Zona Eleitoral (Gravatá e Chã Grande) que tomem as medidas necessárias para garantir o cumprimento, nas próximas eleições, da cota mínima de candidatas mulheres nos requerimentos de registro de candidaturas para as eleições municipais de 2016.

A Lei nº 9.504/97 e a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.455/2015 asseguram a reserva de um mínimo de 30% e máximo de 70% das candidaturas a que os partidos políticos e coligações têm direito para candidatos homens ou mulheres. A referida proporção deverá ser mantida durante todo o processo eleitoral.


Ciência sem Fronteiras está assegurado, informa ministro da Danilo Cabral

Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

Em resposta ao deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), o ministro da Educação, José Mendonça Filho, garantiu a continuidade do Ciência sem Fronteiras, programa que oferece bolsas de estudos no exterior para alunos brasileiros. O questionamento ocorreu durante reunião da Comissão de Educação, da Câmara Federal, realizada na tarde desta terça-feira (5).

“Desde a mudança no Governo, o Ciência sem Fronteiras tem provocado discussões, inclusive de que o programa não manteria os alunos que estão no exterior. Então, gostaria de saber se há o compromisso de manter as bolsas de estudo?”, perguntou o parlamentar pernambucano. Danilo Cabral vai apresentar um requerimento de informações à Comissão de Educação, endereçado ao Ministério da Educação, sobre o programa.


Kátia Abreu afirma que governo Temer usou R$ 50 bilhões do déficit fiscal para garantir o impeachment

Kátia atacou os parlamentares de modo geral, afirmando que enquanto julgam a presidente, "escondem debaixo do tapete a corrupção dos próprios partidos". "Quero dizer ao povo brasileiro, porque eu sei que aqui todos estão com a sua cabeça formada: a presidente Dilma não é uma corrupta. Ela é uma pessoa correta!", disse a senadora.

A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), que foi ministra da Agricultura da presidente afastada Dilma Rousseff, fez intensa defesa da colega na Comissão Especial do Impeachment nessa terça-feira criticando a atuação política de diversos partidos. Por fim, acusou o governo Temer de fraudar um déficit fiscal alto para usar R$ 50 bilhões para "garantir o impeachment".

"Gostaria muito de ver, na boca de algumas pessoas por aqui, sobre a fraude dos R$ 170 bilhões, para guardar R$ 50 bilhões para garantir o impeachment. Estamos vendo uma fraude de R$ 170 bilhões, que todos os economistas no Brasil já comentam que R$ 50 bilhões foram para garantir a aprovação do impeachment", afirmou Kátia.


Deputado Guilherme Coelho acompanha Fórum Global do Agronegócio

Foto: Assessoria GAF 16

Debater o agronegócio e buscar soluções para desafios enfrentados pela humanidade para se desenvolver socioeconomicamente e preservar o meio ambiente. Este é o desafio da 3ª edição Global Agribusiness Forum, que tem como tema “AGROPECUÁRIA DO AMANHÃ: FAZER MAIS COM MENOS”, que aconteceu nos dias 4 e 5 de julho, em São Paulo.

O Deputado Federal Guilherme Coelho (PSDB/PE) participou do encontro, que reúne os maiores expoentes da agricultura mundial, ao lado do presidente interino da República, Michel Temer, do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, de diversos Ministros de Estado e outras autoridades políticas.


Petrolândia recebe recursos do Qualificar-SUS para aprimorar assistência farmacêutica

O recurso será destinado para contribuir com o processo de aprimoramento, implementação e integração dos serviços (Foto: Assis Ramalho)

O Ministério da Saúde liberou R$ 6,4 milhões para aprimorar a qualidade e estrutura dos serviços farmacêuticos em cerca de mil municípios brasileiros. Entre as cidades beneficiadas no Sertão de Itaparica, Interior de Pernambuco, estão Petrolândia, Jatobá, Tacaratu e Belém do São Francisco. Cada município receberá R$ 6 mil reais. O total de repasses a Pernambuco é de R$ 360 mil. 

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (Qualifar-SUS). O recurso poderá ser destinado para a contratação de novos profissionais, além do aprimoramento dos serviços de conectividade dos locais, para dar maior agilidade no atendimento à população e uma melhor organização dos estoques de medicamentos. A portaria de liberação financeira já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A ampliação no investimento e no aprimoramento da informatização é uma dos principais objetivos do Ministério da Saúde. “Temos que melhorar a qualidade dos serviços ofertados com recursos que temos disponíveis e, sem dúvidas, o investimento na informatização é um dos caminhos. Organizar as farmácias nas unidades públicas de saúde promoverá maior rapidez no atendimento” afirma o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Para ver a lista completa de municípios contemplados clique aqui.

O PROGRAMA


Afogados da Ingazeira participa do Miss Pernambuco 2016


A cidade de Afogados da Ingazeira marca presença da 61° edição do Miss Pernambuco com a jovem Rosana Veras. Eleita com 1,76 de altura e 67 quilos, a estudante do curso de Ciências Econômicas promete não fazer feio. O certame acontece no próximo dia 28 de julho, na Universo, onde serão esperadas cerca de duas mil pessoas. Confira um pouco mais sobre a Miss Afogados da Ingazeira 2016:

1 – Me descreve um pouco sobre tua experiência como modelo. Os trabalhos que você já fez.
Rosana - Minha experiência como modelo se intensificou após ser eleita Miss afogados da Ingazeira 2016. Faço algumas fotos para lojas, recepções de eventos, desfiles, etc..

2 – O que você costuma fazer nas horas vagas?
Rosana
- Como tento conciliar a vida acadêmica com o estágio e as atividades como Miss, não tenho muito tempo vago. Quando arranjo um tempinho livre gosto muito de ler, assistir filmes e sair com meus amigos.

3 – O que foi pra você receber o título de Miss Afogados da Ingazeira 2016?
Rosana
- Foi a realização de um sonho. Sou muito grata à minha família e a todos que me apoiaram e acreditaram no meu potencial, eu realmente não esperava ser a vencedora. Por isso é uma honra possuir esse título e poder representar a beleza da mulher afogadense no Miss Pernambuco. Espero estar satisfazendo as expectativas que foram depositadas no meu reinado e mostrando que ser Miss não é apenas ter beleza, mas também caráter, inteligência, atitude e simplicidade.

4 - O que você faz pra se manter em forma?
Rosana
- Pratico exercício físico regularmente, tento manter uma alimentação equilibrada e cuidados estéticos.

5 – O que você almeja a partir de agora?
Rosana
- Em relação ao concurso Miss Pernambuco 2016, independente do resultado, quero representar da melhor forma possível a minha cidade deixando seu nome marcado na missologia pernambucana. Espero que os afogadenses sintam-se bem representados e tenham orgulho da Miss Afogados da Ingazeira 2016, assim como eu sinto muito orgulho em carregar esse título.
Em relação a minha vida pessoal e profissional quero continuar focada nos estudos, terminar o meu curso e me especializar na área que desejo.

Patrícia França/Ascom Miss Pernambuco 2016


OAB reconhece nome social de advogados travestis e transexuais


Resolução do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), publicada hoje (5) no Diário Oficial da União, reconhece o nome social de advogados travestis e transexuais. A decisão foi tomada pelo Conselho Pleno da OAB em maio deste ano e abre caminho para que advogados travestis e transexuais usem o nome social no registro da Ordem.

A proposta, aprovada por unanimidade, permite a inclusão do nome social nas carteiras de identidade profissional e nas identificações online no âmbito dos sistemas da OAB em todo o país.

Em entrevista à Agência Brasil, a advogada e professora de direito das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha) Giowana Cambrone disse que a resolução possibilita a transexuais e travestis exercer a profissão de forma digna e justa.


Petrolândia: Reunião no Centro Cultural, nesta quarta (06), vai apresentar cursos da FACEN ofertados no município



A Faculdade de Ciências Educacionais e Empresariais de Natal (FACEN), sediada em Natal (RN), vai atender em Petrolândia a demanda por cursos de pós-graduação. A instituição que já possui polos em Cabrobó, Floresta e outras cidades, também oferece cursos livres, no sistema de extensão universitária.

A reunião com o público interessado em conhecer a proposta da FACENe tirar dúvidas será realizada nesta quarta-feira (06), no Centro Cultural Hildebrando Menezes, às 19 hs.

Inscrições e mais informações com Lívia Leite, pessoalmente na Florena, localizada na rua por trás da Eletroléo Petrolândia, ou pelo número (87) 99633-1294.


Informações: Lívia Leite/FACEN


ANA anuncia apoio financeiro aos Comitês durante abertura do Encob

Até sexta-feira (08), Encob vai discutir problemáticas da lei 9.433/1997, conhecida como Lei das Águas (Foto: Ascom CBHSF)

O anúncio de apoio financeiro aos comitês de bacias hidrográficas feito pela Agência Nacional de Águas (ANA) durante a solenidade de abertura do XVIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que teve início na noite de ontem (04.07), no Hotel Othon Palace, em Salvador (BA), foi bem recebido pelos participantes deste que é o maior evento sobre a gestão das águas do país.

Intitulado ‘Procomitê’, a proposta da agência reguladora é que seja repassado anualmente a cada comitê estadual um valor de R$ 50 mil reais, que ajudará no custeio administrativo e em ações de articulações institucionais. Atualmente, a grande dificuldade dos CBHs é manter funcionando as suas estruturas físicas que auxiliam na gestão ambiental das bacias hidrográficas.


TCE-PE divulga nomes de gestores que tiveram contas rejeitadas; confira lista


A lista com os nomes de 1.598 gestores públicos que tiveram contas rejeitadas pelo TCE nos últimos anos, com decisão transitada em julgado (irrecorrível), foi entregue nesta terça-feira (05) à Justiça Eleitoral pelos conselheiros Carlos Porto (presidente) e Dirceu Rodolfo (corregedor) e o procurador geral do Ministério Público de Contas, Cristiano da Paixão Pimentel.

O documento foi recebido pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Antonio Carlos Alves dos Santos, pelo vice Alberto Virgínio, também desembargador, e pelo procurador geral eleitoral Antonio Carlos Barreto Campelo. O envio dessa lista em ano de eleição é uma exigência da legislação eleitoral a fim de que, com base nela, o Ministério Público possa impugnar o registro de candidatos que tiveram contas rejeitadas por improbidade administrativa.

A lista pode ser acessada clicando aqui.

TCE-PE/Gerência de Jornalismo (GEJO)


Inajá: PSDB tenta confirmar alianças antes de convenção

Leonardo Martins (prefeito de Inajá)

O prefeito de Inajá, Leonardo Martins (PSDB), terá uma semana de muitas reuniões para homologar os nomes do partido e formar coligação para disputar as eleições 2016. Eleito em 2012 com 57% dos votos, Martins segue para tentar a reeleição, mas falta confirmar a aliança eleitoral para a majoritária (PSB, PMDB e PP). “Na proporcional será uma renovação significativa com chance de novos candidatos ocuparem pela primeira vez uma cadeira na Câmara Municipal”, disse. A data da convenção será conhecida até a próxima sexta.

Leonardo Martins diz confiar no apoio e na aprovação popular. “Nossa gestão atua com pesquisas quantitativas e qualitativas. São elas que ouvem a comunidade e norteiam o trabalho. Um grande problema do município sempre foi o da pavimentação. Priorizei essa área. Inauguramos ruas, avenidas e acabo de assinar ordens de serviço para calçar mais 10 ruas, construir uma Unidade Básica de Saúde, uma quadra poliesportiva, três escolas e duas creches”, adiantou.

O município de Inajá também tem forte potencial agrícola e por isso a prefeitura abriu vicinais para escoamento dos produtos como melão, melancia, tomate, entre outros. Leonardo acrescenta que pretende firmar uma parceria consistente com o Governo do Estado para perfuração de poços para os produtores.

Blog de Assis Ramalho
Por assessoria da Prefeitura Municipal de Inajá


Caminhão bate em fio de alta tensão e pega fogo em Araripina, no Sertão de PE

Caminhão pegou fogo depois de atingir rede elétrica em Araripina; Toda a carga foi perdida

A carga de um caminhão pegou fogo em Araripina, no Sertão de Pernambuco, após o baú do veículo romper um fio de alta tensão, provocando um curto circuito. O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ao passar próximo a uma fiação baixa, o veículo rompeu os fios e provocou um curto circuito. O fogo se alastrou rapidamente e atingiu toda a carga do caminhão, carregado de sofás e poltronas. Os Bombeiros conseguiram controlar as chamas, mas toda a carga foi perdida. O valor do prejuízo não foi informado.

O Corpo de Bombeiros orientou o condutor do veículo a registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia Civil da cidade.

G1 Petrolina


MPPE ingressa com ações civis públicas contra deputados, ex-gestores da Empetur e empresas que participaram de esquema para fraudar contratações de shows em 2014


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Olinda em parceria com a Comissão de Defesa do Patrimônio Público, ajuizou na Comarca de Olinda duas ações civis públicas por atos de improbidade administrativa contra os deputados estaduais Augusto César de Carvalho, Clodoaldo Magalhães, Diogo Moraes, Henrique José Queiroz Costa, João Fernando Coutinho, Júlio Cavalcanti, Maviael Cavalcanti e Sílvio Costa Filho; o ex-presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), André Samico Correia; as ex-diretoras da Empetur Jane de Mendonça e Simone Vasconcelos; dez membros da Comissão de Licitação da Empetur; e os representantes das empresas HC Produções Artísticas e Eventos, Musix Produções e Eventos, Victoria Music Edições Musicais, Silva & Silva Promoções Artísticas, WM Entretenimentos e Edições Musicais, Branco Promoções e Eventos, JDRW Shows LTDA, Luan Promoções e Eventos, WBM Produtora de Eventos e Maluco Beleza. Os réus são acusados de operar, ao longo do ano de 2014, um esquema de contratação direta de shows por dispensa de licitação, com recursos oriundos de emendas parlamentares e sem a observância da Lei de Licitações e Contratos, gerando prejuízos ao erário e afrontando os princípios da administração pública.


PCdoB cumpre agenda na zona rural de Jatobá


⁠⁠⁠Nesse último sábado (02) o PCdoB iniciou cedo à sua agenda nas áreas periféricas da cidade de Jatobá, no Sertão de Pernambuco, Logo na parte da manhã participou de palestras em alguns povoados, sobre o tema: "QUALIDADE DE VIDA" . Tema muito importante no momento oportuno. onde a troca de idéias foram bastante fomentadas junto ao público presente. E na sequência do dia, no horário da tarde, fomos homenagear e premiar os atletas que participaram de um torneio no campo do Caxiado, zona rural da cidade de Jatobá que com a disciplina e dedicação de todos os jogadores, independente do time vencedor, todos foram vencedores. Estendo as felicitações à equipe e organização deste evento esportivo. Parabéns!!!

Washington Souza

Ver fotos > PCdoB cumpre agenda na zona rural de Jatobá


Ministro da Justiça nega probabilidade de terrorismo nos Jogos Olímpicos


O ministro da justiça, Alexandre de Moraes, afirmou hoje (5) que não há probabilidade de ocorrer um ataque terrorista no Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.

Moraes participou da entrevista coletiva que reuniu organizadores dos Jogos, a um mês da abertura da competição, marcada para o dia 5 de agosto.

"Não temos probabilidade de algum evento terrorista. A possibilidade existe no mundo todo, mas não há a probabilidade. Mas trabalhamos como se houvesse", disse o ministro, que pediu tranquilidade à população e aos turistas: "Podem ficar absolutamente tranquilos".


Petrolândia: Aniversariante do dia, Tony Xavier recebe felicitações de familiares e amigos


Hoje é dia de felicitar o blogueiro, cantor, compositor e poeta Tony Xavier, aniversariante desta terça-feira (05), que comemora a data com felicitações e manifestações de carinho da família, de parentes e amigos.

Parabéns e muitas felicidades!


Indústria nacional desenvolve genérico de medicamento para prevenção do HIV

Novo medicamento não substitui métodos de prevenção já estabelecidos, como as camisinhas masculina e feminina e os testes de DSTs.

O Brasil pode ter o primeiro genérico do medicamento norte-americano Truvada, que previne contaminação pelo vírus HIV, causador da Aids, e que atualmente é importado pelos brasileiros a um custo elevado. O Ministério da Saúde também importa componentes do Truvada para distribuição pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a assessoria de imprensa do órgão.

O genérico foi desenvolvido pela empresa brasileira Blanver, integrante do grupo de indústrias farmacêuticas que firmaram Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) com o Ministério da Saúde. Segundo as PDPs, a indústria desenvolve a tecnologia de medicamentos e tem prazo de cinco anos para transferir essa tecnologia para a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz). No fim desses cinco anos, a Fiocruz domina o processo e passa a fornecer diretamente para o ministério.


Juiz bloqueia R$ 102 mi de Paulo Bernardo, Vaccari e PT


O juiz Paulo Bueno de Azevedo, responsável pela Operação Custo Brasil, decretou o bloqueio de mais de R$ 102 milhões das contas do Partido dos Trabalhadores e do ex-tesoureiro do partido João Vaccari Neto, preso há mais de um ano. Esse valor também foi bloqueado das contas do ex-ministro Paulo Bernardo.

Segundo dois delatores, Vaccari é apontado como uma espécie de mentor do desvio de verbas do caso Consist.

A Operação Custo Brasil é uma ramificação da Lava Jato que investiga irregularidades no Ministério do Planejamento.


Ministro visita unidades de saúde em Pernambuco

Em Recife, Ricardo Barros conheceu o Hospital da Mulher e o Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira. Em Caruaru, foi ao Hospital Mestre Vitalino é à UPAE ministro Fernando Lira (Foto: Ascom IMIP)

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, visitou nesta segunda-feira (4), em Recife (PE), o Hospital da Mulher de Recife e o Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira. Em Caruaru, ele foi ao Hospital Mestre Vitalino e à UPAE ministro Fernando Lira. As agendas fazem parte de uma série de visitas que o ministro está fazendo a unidades de saúde de todo o país para identificar exemplos de gestão a serem seguidos no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Pernambuco tem sido uma referência para entendermos melhor as consequências da microcefalia e do zika vírus no desenvolvimento das crianças. É um aprendizado conjunto, e vamos dar o apoio necessário para que esse aprendizado possa acontecer da forma mais eficiente e produtiva”, disse o ministro durante a visita.


"Cremação verde": Empresa dissolve cadáveres e descarta resíduos em esgotos para ajudar meio ambiente


Uma empresa de Ontário, no Canadá, afirma que o seu método de lidar com cadáveres é revolucionário e será muito utilizado no futuro: os restos humanos são dissolvidos em uma solução alcalina e descartados no esgoto.

Segundo informações do site "CBC", a "Aquagreen Dispositions" atua desde 2015, quando conseguiu licença do governo do país para tal prática - anteriormente, o processo era feito só com animais. O dono da empresa, Dale Hilton, já trabalhava na área e acompanha a mudança em busca de enterros mais sustentáveis, como o surgimento dos caixões biodegradáveis. Com isso, ele começou o negócio de hidrólise alcalina, que em apenas duas horas desintegra um corpo (em um enterro comum, o processo pode levar 20 anos).

Outra vantagem, ainda segundo o "CBC", é a chamada "cremação verde". Ela deixa de liberar cerca de 250 quilos de dióxido de carbono para a atmosfera, como fazem as cremações tradicionais.


Servidores do Incra fazem ato contra a nomeação de filho de Paulinho da Força para superintendência de SP

Servidores reclamam da falta de experiência do deputado estadual na área da reforma agrária e na questão fundiária do estado.

Um grupo de servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na capital paulista faz ato contra a nomeação de Alexandre Pereira da Silva para superintendente regional em São Paulo. Ele é filho do deputado federal Paulinho da Força (SD).

O ato, na sede do Incra, localizada na rua Doutor Brasílio Machado, região de Santa Cecília, não prejudicou o atendimento ao público. Sônia da Silva Rodrigues, diretora do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado de São Paulo (Sindisef), disse que o os trabalhadores votaram em uma lista de funcionários mais capacitados para ocupar o cargo de superintendente.



Petrolândia: Angiologista e Cirurgião Vascular, Dr. Iran Gama atende nesta quarta (06) na Neurocordis


A Neurocordis, em Petrolândia, informa que Dr. Iran Gama, Angiologista e Cirurgião Vascular, vai atender no horário da manhã, nesta quarta-feira (06). 

Mais informações e agendamento de consultas pelo telefone (87) 3851-0503.

Confira as especialidades médicas disponíveis na Neucordis, com dias de atendimento.

Dra. Anne Valéria, Pneumologia e Alergologia: segunda-feira. (atendimento quinzenal)
Dr. Iran Gama, Angiologista e Cirurgião Vascular: quarta-feira (atendimento quinzenal)
Dr. Romero Barbosa, Cardiologia: terça à tarde (atendimento quinzenal)
Dra. Cíntia Campos, Nutricionista: segunda a sexta, à tarde
Dra. Lívia Lima, Psicóloga: segunda a sexta, à tarde
Dr. André de Carvalho, Ortopedista: terça, de manhã
Dr. Robson Oliveira, Otorrinolaringologia: terça, de manhã.
Dra. Tânia Medeiros, Clínica Geral e Ginecologista: quarta, de manhã
Dra. Poliana Simões, Neurologista: quinta-feira
Dra, Fabiana Simões, Fonoaudiologia (Audiometria Fonal e Vocal): quinta e sexta.
Dra. Graziela Anne, Ginecologia: sexta-feira (manhã e tarde)

Neurocordis está localizada na Av. Pref. José Gomes de Avelar, 63 - Centro de Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Neurocordis


Banco do Brasil destinará R$ 101 bilhões para a safra 2016/2017

Não vão faltar recursos para o agronegócio, principalmente para programas de modernização como o Inovagro e o Moderfrota, garante secretário de Política Agrícola.

O Banco do Brasil informou hoje (5) que disponibilizará R$ 101 bilhões em crédito à agropecuária brasileira na safra 2016/2017. Desse total, R$ 91 bilhões serão destinados a produtores rurais e cooperativas, um aumento de 10% em relação ao valor desembolsado na safra anterior. Mais R$ 10 bilhões serão direcionados a empresas da cadeia do agronegócio.

O presidente do Banco do Brasil, Paulo Cafarelli, disse que, do total de recursos para produtores e cooperativas, R$ 71,1 bilhões referem-se a operações de custeio e comercialização e R$ 19,9 bilhões são para créditos de investimento agropecuário. Segundo Cafarelli, o banco é responsável por 61% do crédito agropecuário no país. Ele ressaltou a importância do setor para a retomada do crescimento econômico.

De acordo com o Banco do Brasil, 93% dos recursos apresentam taxas de juros controladas.


Tacaratu: III arraiá do São Pedro de Caraibeiras foi um sucesso


A prefeitura municipal de Tacaratu, através das secretárias municipais, realizou na noite da última quarta-feira (29), no distrito de Caraibeiras, a III edição do “Arraiá do São Pedro ''. O evento contou com a apresentações de quadrilhas e foi animada pela dupla Lissinho, Bruno & Banda.

Durante a animada noite, diversas comidas e bebidas típicas de quermesses foram consumidos a exemplo de quentão, milho verde, pamonha, bolo e muitas delícias foram saboreadas por quem esteve no local. 

Parabéns ao povo de Caraibeiras, a terra da rede, pela bonita e animada festa.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assessoria da prefeitura de Tacaratu


Vírus bovino é encontrado em tecidos de bebês com microcefalia

MS afirma que a presença do vírus nestes tecidos não significa necessariamente que ele está relacionado às malformações.

Pesquisadores brasileiros encontraram partículas do vírus da diarreia viral bovina (VDVB), além do vírus Zika, em tecido cerebral de fetos e recém-nascidos com microcefalia. O Ministério da Saúde emitiu nessa segunda-feira (4) nota na qual diz que está acompanhando a investigação sobre os fatores que podem estar associados ao Zika no desenvolvimento de malformações congênitas.

Os estudos foram feitos em parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (Ipesq), da Paraíba. Os exames foram feitos em amostras obtidas por necropsia de tecidos cerebrais de fetos e de recém-nascidos com microcefalia.


CE: Prefeito e vereador são presos por 'tumultuar provas' de operação do Ministério Público


O prefeito de Itapajé, no interior do Ceará, Ciro Mesquita da Silva Braga e o vereador da cidade Idervaldo Rodrigues Rocha foram presos nesta segunda-feira (4) por "tumultuar as provas" da operação "Frade de Pedra". A operação do Ministério Público Estadual do Ceará (MPCE) investiga fraude de processo legislativo que tramitou em 2013, quando o vereador era presidente da Câmara Municipal de Itapajé.

O procurador de Itapajé, Adriano Rodrigues Fonseca, afirmou que o caso corre em segredo de Justiça e que por isso não pode comentar as prisões e as denúncias.

De acordo com o MPCE, em 2013, foi alterado um projeto de lei para autorizar a locação de um galpão onde foi instalada uma indústria de calçados. Além disso, são averiguadas irregularidades na licitação para reforma do local.


“Temer está promovendo uma verdadeira farsa fiscal", denuncia Humberto

Segundo o senador, medidas vão onerar a União em cerca de R$ 125,4 bilhões e incluem, além dos incrementos, renúncias fiscais (Foto: Alessandro Dantas/Liderança do PT no Senado)

O anúncio feito pelo presidente interino, Michel Temer (PMDB), de uma série de medidas que comprometem o orçamento da União tem gerado preocupação entre economistas e repercutido negativamente no Congresso Nacional. Segundo o senador Humberto Costa (PT-PE), há uma reação de diversos setores, mesmo na atual base governista, com o aumento bilionário dos gastos públicos.

“Temer está promovendo uma verdadeira farsa fiscal. Quando assumiu o seu governo provisório e golpista, falava em ajuste fiscal e redução de gastos para tentar ganhar setores do mercado, que há muito tempo defendiam essa proposta. Mas tudo que fez foi aumentar o déficit e criar um pacote que agrada poucos, mas que vai ter um impacto gigantesco para a União não só este ano, como também em 2017 e até 2018”, avaliou o senador, líder do governo Dilma.


Na mira da Lava-Jato, partidos na Câmara travam pacote anticorrupção


Partidos que abrigam os principais alvos da Operação Lava-Jato, PMDB, PT e PP ainda não indicaram os nomes de parlamentares para compor a comissão especial responsável pela tramitação dos projetos anticorrupção na Câmara. Duas semanas após a autorização para criar o colegiado, PSC e PCdoB também não apresentaram os nomes. A falta das indicações é apontada como o motivo pelo qual o presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), ainda não liberou o início dos trabalhos.

Os projetos das "10 Medidas contra a Corrupção" foram apresentados ao Congresso em março, por iniciativa do Ministério Público Federal e entidades que recolheram mais de 2 milhões de assinaturas.

Até agora, 14 partidos (PTN, SD, PRB, PHS, DEM, PTB, PR, PSD, PROS, PV, PSDB, PSB, PDT e REDE) apresentaram 18 membros titulares. Faltam ainda outros 12 nomes. Segundo a Mesa Diretora da Casa e assessores de Maranhão, ele aguarda todos os líderes indicarem seus representantes. Técnicos das comissões especiais, contudo, dizem que o colegiado não precisaria estar completo para ser instalado, dependeria apenas de "vontade política".