terça-feira, 30 de outubro de 2018

Segundo CPRH, pacotes misteriosos encontrados no litoral podem ser materiais utilizados em navios

Algumas amostras destes materiais foram coletadas para análise preliminar. A agência acredita que os pacotes podem ser um objeto utilizado para minimizar o impacto dos navios ao cais do Porto. Cada pacote pesa cerca de cem quilos. Foto: SEMAB/AMAIG/Divulgação

A Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH emitiu nota, nesta terça-feira (30), sobre a análise dos pacotes misteriosos encontrados em, pelo menos, seis municípios do Litoral pernambucano, entre a última sexta-feira (26) e a tarde de ontem. 

Segundo a CPRH, algumas amostras destes materiais foram coletadas para análise preliminar, sendo constatado que o resíduo se parece com polímero, um tipo de pládtico ou borracha. A agência acredita, ainda, que os pacotes podem ser um objeto chamado "defensa de portos ou barcos", utilizado para minimizar o impacto dos navios ao cais do Porto. 

Ainda de acordo com a CPRH, Provavelmente este material se encontrava em algum navio em alto mar, podendo ser de um naufrágio ou uma carga de defensas que não tinha mais condição de uso. Após as análise completas, a agência afirma que informará aos municípios o procedimento correto para a destinação desses resíduos.


Reeducandos intensificam limpeza para o Dia de Finados nos cemitérios de Recife e Olinda


Os trabalhadores são responsáveis pela varrição, limpeza, conservação e recolhimento de entulhos (Fotos: Andréa Batista /SJDH)

A limpeza dos cemitérios das cidades de Recife e Olinda está sendo intensificada nesta semana para receber a população no Dia de Finados (02 de novembro). O trabalho está sendo desenvolvido pelos reeducandos que cumprem pena no regime aberto e livramento condicional. A iniciativa tem o objetivo de reinserir os apenados ao mercado de trabalho e é uma parceria entre o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), e as prefeituras dos municípios de Recife e Olinda.

São 88 reeducandos, sendo 73 em Recife, nos cemitérios de Santo Amaro, Parque das Flores, Várzea, Casa Amarela e Tejipió, e 15 ex-detentos que atuam nos cemitérios de Águas Compridas e do Guadalupe, em Olinda. Os trabalhadores são responsáveis pela varrição, limpeza, conservação e recolhimento de entulhos. Eles são acompanhados pelo Patronato Penitenciário, órgão ligado à SJDH que realiza cursos de qualificação profissional e avalia a aptidão dos reeducandos para o trabalho.


Bolsonaro recua e decide manter fusão dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente


O futuro ministro da Casa Civil, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), informou nesta terça-feira (30) que o presidente eleito Jair Bolsonaro decidiu manter a fusão dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente.

Esta era a primeira ideia de Bolsonaro, mas, durante a campanha, ele disse que iria recuar em nome do diálogo e em razão das críticas que havia recebido.

Agora, voltou atrás e unificará os dois ministérios.

Também nesta terça-feira, o economista Paulo Guedes informou que Bolsonaro decidiu unificar os ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Indústria, formando o Ministério da Economia.

No plano de governo, Bolsonaro havia proposto unificar as três pastas, mas, depois, disse que deixaria a pasta da Indústria de fora, atendendo a pedido de empresários. O presidente eleito voltou atrás.

Estratégia


Petrolândia: Bruninho Voz & Violão é atração do Clone de Caipirinha no Maria Fumaça nesta quarta (31)


Venha aproveitar essa Promoçãoe curtir uma boa música no Maria Fumaça.

Bar e Restaurante Maria Fumaça, a melhor música, a melhor culinária na Orla Fluvial de Petrolândia.
Contato: 87 3851-0376. Acompanhe o Maria Fumaça no Instagram @mariafumaca.oficial.

Divulgação/Maria Fumaça


Moro diz que convite de Bolsonaro passará por discussão e reflexão

Em nota, juíz diz que ficou honrado pela lembrança de seu nome por parte do presidente eleito

Um dia depois de o presidente eleito Jair Bolsonaro(PSL) ter dito que pretendeconvidar o juiz Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) ou para o Ministério da Justiça , o magistrado declarou que, se chamado, refletirá sobre o assunto. Moro disse que se o convite for feito "será objeto de ponderada discussão e reflexão".

"Sobre a menção pública pelo Sr. Presidente eleito ao meu nome para compor o Supremo Tribunal Federal quando houver vaga ou para ser indicado para Ministro da Justiça em sua gestão, apenas tenho a dizer publicamente que fico honrado com a lembrança. Caso efetivado oportunamente o convite, sera objeto de ponderada discussão e reflexão", diz o juiz, em nota.

Em entrevistas que concedeu nesta segunda-feira às emissoras de TV, Bolsonaro repetiu que pretendia fazer o convite.

"Pretendo (contar com) o Moro não só pro Supremo, como para ministro da Justiça. Se houver interesse da parte dele, será uma pessoa de extrema importância no nosso governo", disse Bolsonaro



Petrolândia: Saúde & Sorriso Consultórios Especializados informa calendário de atendimento para quarta e quinta-feira


Saúde & Sorriso Consultórios Especializados, localizado em Petrolândia, divulga o calendário de atendimento para os dias de quarta e quinta-feira.

Agende seu atendimento pelos números (87) 3851-2596 ou 99669-7052.

Quarta dia 31
Dra Daniela (Cirurgiã dentista)
Dra Roberta (Cirurgiã dentista/Oro facial/odontopediatria)
Dra Érica Mércia (Cirurgiã dentista)

Quinta dia 1º
Dra Marília (Cirurgiã dentista/endodontia)
Dra Roberta (Cirurgiã dentista/Orofacial/Atendimento Odontopediatra)

Sexta-feira dia 02 Feriado
Sábado dia 03 - Fechado

Divulgação/Saúde & Sorriso Consultórios Especializados


MPF em Serra Talhada determina abertura de inquérito policial para investigar incêndio na aldeia Bem Querer de Baixo, no município de Jatobá (PE)

Escola e posto de saúde usados pela comunidade indígena foram incendiados na madrugada da última segunda-feira (29).


O Ministério Público Federal (MPF) em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, determinou à Polícia Federal (PF) a abertura de inquérito para investigar o incêndio ocorrido em um posto de saúde e uma escola situados na aldeia Bem Querer de Baixo, no município de Jatobá, no Sertão. A procuradora da República Maria Beatriz Ribeiro Gonçalves requereu também que sejam implementadas rondas policiais diárias no local.

O MPF vai promover no dia 22 de novembro uma audiência pública para tratar da desintrusão da Terra Indígena Pankararu, que fica entre os municípios pernambucanos de Jatobá, Petrolândia e Tacaratu. O evento vai ocorrer na Câmara Municipal de Vereadores de Jatobá, a partir das 9h30.

Foram convidados a participar lideranças indígenas e de outros grupos sociais envolvidos, bem como representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Nacional do Índio (Funai), Defensoria Pública da União, Secretaria de Articulação da Presidência da República, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de PE, Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos de PE, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar de PE, Justiça Federal de Serra Talhada, Conselho Indigenista Missionário e Prefeitura Municipal de Jatobá.

Entenda o caso


Petrolândia/Floresta/Caraibeiras: Agenda de atendimento de Dra. Edilene Oliveira (Nutricionista) para o mês de novembro; marque sua consulta!

Dra. Edilene Oliveira - Nutricionista especialista em Nefrologia pelo programa de residência HC- UFPE Clínica e Esportiva IPGS Aconselhamento dietético, Coaching e dietas personalizadas- Escon

Dra. Edilene Oliveira atua em Recife, Olinda, Floresta, Petrolândia e Caraibeiras: Confira abaixo agenda de atendimento para o mês de novembro/2018.
Agende Sua Consulta:
Petrolândia Climagem (87) 99818-5164
Bella Forma: (87) 9124-2136
Floresta: Academia Performance (87) 9914-2225
Caraibeiras: Espaço Unik ( 87) 9678- 9357



Uma Alimentação Saudável, equilibrada, irá contribuir para uma melhor qualidade de vida, prevenção de várias doenças crônicas. Manutenção da composição corporal, ganho de massa magra, melhor performance. Quer iniciar mudanças no seu estilo de vida, de vida hoje, de forma saudável, através da reeducação alimentar Ɂ Venha Fazer sua avaliação nutricional completa

Dra. Edilene Oliveira atua como nutricionista esportiva.
Desordens estéticas:
Cirurgias
Emagrecimento
Doenças renais, transplante
Doenças crônicas
Dietas Low Carb, Fit
Jejum intermitente
Dieta cetogênicas
Longevidade
Dietas personalizas, respeitando a individualidade de cada paciente.
Agende Sua Consulta:
Petrolândia Climagem (87) 99818-5164
Bella Forma: (87) 9124-2136
Floresta: Academia Performance (87) 9914-2225
Caraibeiras: Espaço Unik ( 87) 9678- 9357

Da Redação do Blog de Assis Ramalho


MEC muda regras para expedição de diplomas de graduação



O Ministério da Educação (MEC), estabeleceu novas regras para expedição e registro de diplomas de graduação. Agora, as faculdades e universidades do sistema federal de ensino terão que publicar no Diário Oficial da União informações sobre os diplomas registrados e manter informações detalhadas para consulta pública nos próprios sites. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União.

De acordo com o MEC, o objetivo é reduzir o risco de fraudes e conferir maior segurança nos procedimentos internos das instituições de educação superior. As instituições terão um prazo de 180 dias para se adequar às novas regras.


Exposertão 2018: 4ª edição da Feira de Empreendedorismo e Negócios de Petrolândia acontece de 8 a 11 de novembro

Evento acontecerá no Parque João Pernambuco (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)

Situada a 430 km da capital pernambucana, às margens do rio São Francisco, a cidade de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, vai sediar um dos maiores eventos de negócios do interior de Pernambuco, de 8 a 11 de novembro de 2018. Com foco na cultura empreendedora e geração de oportunidades de negócios, a Prefeitura Municipal, em parceria com Sebrae, Sesc, Senac, Fecomércio e ADDiper, vão realizar a 4ª edição da Feira de Empreendedorismo e Negócios de Petrolândia (Exposertão), com programação diversificada sobre agropecuária, turismo, comércio e  serviços, e palestrantes de renome nacional e internacional, além de atrações culturais e musicais. 

Com quatro dias de atividades, destinados à troca de conhecimentos e à promoção do desenvolvimento regional, a Exposertão tem como objetivo principal divulgar os potenciais do Sertão e incentivar o desenvolvimento sustentável na região. O evento será dividido em Pavilhão Comércio, Pavilhão Agropecuária, Pavilhão Institucional e Pavilhão Serviços, com mais de 100 estandes (ver mapa do evento), com destaques na produção de tilápia, coco verde, artesanato, tecelagem, indústrias, comércio, do turismo, da cultura, da moda, caprinos, ovinos, mel, entre outros.

programação completa da Exposertão vai acontecer nos auditórios Nova Petrolândia e Petrolândia Submersa, no espaço do teatro SESC, na Unidade Móvel de Turismo e Hospitalidade do SENAC, na passarela e no coreto. Palestras, seminários, encontros, mesas redondas, desfiles de moda, concurso da ovinocaprinocultura, festival gastronômico, feira de artesanato, feira do peixe vivo, apresentações musicais e culturais, parque de diversões, premiações e escolha dos empreendedores de destaque da região.

A Exposertão é grande oportunidade para empresários, agropecuaristas, pesquisadores, investidores, alunos e público em geral conhecerem e/ou divulgarem seus produtos, serviços ou apresentarem suas inovações, além de permitir a ampliação e fortalecimento de redes de contatos com clientes, parceiros e fornecedores. A entrada é franca.

Serviço
4ª edição da Feira de Empreendedorismo e Negócios de Petrolândia (Exposertão)
Parque João Pernambuco - O Xodó do Vaqueiro
BR-316 - Petrolândia-PE
Entrada gratuita
e-mail: exposertao2018@gmail.com
Contato: (87) 3851-1608 (87) 99946-3912 (WhatsApp)
Saiba mais em Facebook/Exposertão

Assessoria da Prefeitura Municipal de Petrolândia


Comunidades indígenas denunciam ao menos quatro ataques em MS e PE


Posto de saúde que atendia a comunidade indígena Povo Pankararu, localizado no sertão de Pernambuco, foi incendiado no domingo (28). Foto: Reprodução/Facebook

Após o resultado das eleições, foram registrados ao menos dois ataques intimidatórios a comunidades indígenas em Mato Grosso do Sul e em Pernambuco. Autoridades e a Fundação Nacional do Índio (Funai) confirmam o registro. O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) informa ter recebido relatos de outras duas ações violentas em Mato Grosso do Sul. Os atos envolveram uso de armas de fogo, balas de borracha, além de atearem fogo a uma escola e um posto de saúde. Não há registros de mortes, mas de feridos.

De acordo com os relatos, os ataques ocorreram entre a madrugada do último domingo (28) e esta segunda-feira (29). O caso mais violento, confirmado pela Funai, foi contra moradores da aldeia Bororó, uma das várias existentes no interior da Reserva Indígena Dourados. Localizada no perímetro urbano, a Reserva de Dourados é a área indígena de maior concentração populacional étnica do país, com cerca de 13 mil habitantes distribuídos por uma área de cerca de 3 mil hectares (cada hectare corresponde às medidas aproximadas de um campo de futebol oficial).


Guedes desautoriza Onyx Lorenzoni: é um político falando de economia

Recentemente, Lorenzoni fez comentários sobre política cambial e reforma da Previdência

O economista Paulo Guedes, principal assessor econômico do presidente eleito Jair Bolsonaro, desautorizou o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), principal articulador político da campanha e indicado para chefiar a Casa Civil do futuro governo, sobre assuntos da área econômica. Recentemente, Lorenzoni fez comentários sobre política cambial e reforma da Previdência.

Guedes, Lorenzoni e Gustavo Bebianno, ex-presidente do PSL e um dos coordenadores da campanha eleitoral, estão se reúnem com Bolsonaro na casa do empresário Paulo Marinho, na zona sul do Rio.

"Houve gente do próprio futuro governo falando que não tem pressa de fazer reforma da Previdência. Ele jornalista que fez a pergunta está dizendo que o Onyx, que é coordenador político, falou de banda cambial. Ao mesmo tempo, está dizendo que o Onyx falou que não tem pressa na Previdência. Aí o mercado cai. Estão assustados por quê? É um político falando de economia. É a mesma coisa do que eu sair falando de política. Não dá certo, né?", afirmou Guedes.

AE


Petrolina: índice de pacientes que faltam a exames e consultas do SUS chega a 40%



Faltar às consultas com especialistas e aos exames médicos marcados através do Sistema Único de Saúde (SUS) traz sérios problemas para o funcionamento do serviço. Em Petrolina, cerca de 40% dos pacientes que realizam marcações, não comparecem aos procedimentos e o alto número de faltosos vem preocupando a gestão municipal, que, desde o ano passado, intensificou o combate à prática.

“Realizamos uma pesquisa para identificar os motivos das ausências e, após o resultado, mudamos a estratégia e começamos a ligar antecipadamente confirmando a presença dos pacientes aos procedimentos, ainda assim, não houve alteração no índice. Além disso, estamos levando os serviços para dentro das comunidades”, explicou a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.


MPRN instaura procedimento para acompanhar caso de menino fantasiado de escravo pela mãe

Nas imagens divulgadas pela mãe da criança em rede social, o menino usa imitações de correntes e grilhões, instrumentos usados na tortura e aprisionamento de escravos (Reprodução Instagram)

A Promotoria de Defesa da Criança e do Adolescente de Natal instaurou um procedimento para acompanhar o caso da criança "fantasiada" de escravo pela própria mãe para uma festa de Halloween de uma escola particular em Natal. Segundo o Ministério Público do Rio Grande do Norte, o procedimento vai transcorrer em segredo de Justiça, como estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

As imagens foram publicadas pela mãe da criança, que é simpatizante do presidente eleito Jair Bolsonaro, com várias postagens favoráveis ao deputado do PSL. Ela exaltou a "fantasia" do filho.

Nas imagens divulgadas em rede social, a criança usa maquiagem para simular as escaras de cicatrizes e ferimentos no corpo. Vestido apenas com algumas túnicas brancas, simulando um calção e uma faixa na cabeça, o menino também usa imitações de correntes e grilhões, instrumentos usados na tortura e aprisionamento de escravos.

"Quando seu filho absorve o personagem! Vamos abrasileirar esse negócio! #Escravo", publicou a mãe em sua conta no Instagram. Pouco depois da postagem, usuários comentaram a foto parabenizando a mãe pela criatividade e realismo da fantasia.


Alckmin sai em defesa da liberdade de imprensa após entrevista de Bolsonaro ao JN


Concluído o processo eleitoral, o presidente da Executiva Nacional do PSDB, Geraldo Alckmin, sinalizou que estará vigilante em relação ao futuro governo e ao cumprimento da Constituição. Por meio de seu perfil no twitter, Alckmin condenou na noite de segunda-feira (29), os ataques feitos pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ao jornal Folha de S. Paulo em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo. Para o tucano, as declarações do deputado são um "acinte a toda a imprensa".

"Começou mal. A defesa da liberdade ficou no discurso de ontem [domingo]. Os ataques feitos pelo futuro presidente à Folha de São Paulo representam um acinte a toda a Imprensa e a ameaça de cooptar veículos de comunicação pela oferta de dinheiro público é uma ofensa à moralidade e ao jornalismo nacional", escreveu.

O ex-governador de São Paulo ainda ressaltou que "alguns fazem críticas aos seus críticos porque não conhecem seus próprios limites".


Reabertas inscrições do concurso para servidores do MPPE


Os interessados em disputar as vagas do concurso público para técnicos e analistas do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) têm mais dois dias para se inscrever. Foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (30) o edital de reabertura das inscrições, no período de 10h do dia 31 de outubro às 14h do dia 1º de novembro, exclusivamente pelo site da Fundação Carlos Chagas, que está organizando o certame.

Ao todo, estão sendo oferecidas 23 vagas imediatas, sendo 13 vagas para técnico ministerial e outras dez para analista ministerial, além de cadastro reserva para diversos cargos. Segundo o cronograma publicado no edital, as provas devem ser aplicadas no dia 2 de dezembro, no turno da manhã para o cargo de técnico ministerial e no turno da tarde para os cargos de analista. A previsão é que os resultados finais das provas objetivas, discursivas e de títulos sejam publicados em 1º de fevereiro de 2019.

MPPE


Prefeitos já cobram R$ 28 bilhões do presidente eleito

Pedidos convergem com ideias em discussão na equipe de Bolsonaro, que visa fortalecer as prefeituras na busca pela retomada da economia. Segundo Mailson da Nóbrega, a Constituição de 1988 elevou a transferência de recursos para prefeituras e governos estaduais, com a promessa de acabar com a política do "pires na mão". Mas, diz ele, não foi o que se viu.

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) mal acabou de comemorar a vitória e já recebeu um pedido de R$ 28 bilhões dos prefeitos. Esse dinheiro deveria ter sido transferido pelo governo federal aos municípios para a conclusão de milhares de obras paradas, mas a União costuma postergar o repasse desses recursos para o ano seguinte.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, já se reuniu cinco vezes com a equipe de Bolsonaro e vai retomar o diálogo nos próximos dias. "São restos a pagar da União, que nós chamamos de restos a receber", diz Aroldi, que vê no novo governo uma preocupação em resolver o problema.

Em seu discurso após a divulgação do resultado das urnas, Bolsonaro disse que as pessoas vivem nos municípios e que "os recursos federais irão diretamente do governo central para os estados e municípios."

Além dos recursos para concluir obras paradas, a CNM negocia outras mudanças como por exemplo a chamada "transferência fundo a fundo", no qual o recurso federal é depositado diretamente em uma conta bancária da prefeitura. Com isso, seriam eliminados os trâmites burocráticos hoje existentes nos ministérios responsáveis pela obra e na Caixa, que atua como agente financeiro.


Ministério do Trabalho institucionaliza a Escola do Trabalhador

A portaria divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (29) possibilitará o desenvolvimento de ações presenciais

O Ministério do Trabalho divulgou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (29) portaria que institucionaliza a Escola do Trabalhador e que possibilitará a ampliação das ações de qualificação profissional para além da plataforma digital. A portaria estabelece que a gestão da Escola do Trabalhador deve ocorrer de forma articulada com entes públicos e privados que fazem a qualificação e requalificação profissional. Essa articulação possibilitará, no futuro, o desenvolvimento de ações presenciais.

Segundo o diretor de Políticas de Empregabilidade do Ministério do Trabalho, Higino Brito Vieira, a Escola do Trabalhador é uma política pública testada, aprovada e reconhecida. “Com a portaria, o Ministério do Trabalho consolida uma ação de baixo custo e de desenvolvimento no tripé de qualificação, intermediação e benefícios. Trata-se de um incremento na empregabilidade por meio de ofertas de qualificação que se comunicam com o mercado de trabalho e traz autonomia para o trabalhador”, ressalta.


Nazaré da Mata recebe oficinas de dança do Projeto Acorda em novembro

A capacitação já passou pelos municípios de Água Preta e do Recife. As aulas têm início no dia 10, no Colégio Santa Cristina (Foto: Divulgação)

Depois de formar turmas em Água Preta e no Recife, o projeto de dança Brasílica Acorda chega a Nazaré da Mata, na Zona da Mata de Pernambuco, em novembro. Idealizado pelos bailarinos e pesquisadores Christianne Galdino, Pedro Pernambuco e Carmem Queiroz, ao lado da produtora cultural Carla Navarro, as Ações Coordenadas em Dança – Acorda, capacitam, fortalecem e preservam a dança Brasílica e a cultura pernambucana por meio de oficinas gratuitas. O projeto conta com o incentivo do Funcultura.

Em Nazaré, as aulas acontecerão de 10 a 25 de novembro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Colégio Santa Cristina. A dança Brasílica, metodologia criada pelo Balé Popular do Recife e usada pelo Acorda, que preserva a formação cultural e a história do Nordeste. A metodologia se baseia nas manifestações populares, a exemplo do caboclinho, maracatu, frevo, reisado, entre outros ritmos. Dividido em quatro ciclos, o formato contempla os ciclos carnavalesco, junino, afro-ameríndio e natalino, a serem trabalhados na formação.


Prefeitura de Petrolina define vagas e assegura novos concursos para primeira quinzena de novembro



Após lançar concurso público com mais de 450 vagas na área da Educação, a Prefeitura de Petrolina está finalizando dois novos editais para seleções nas áreas da Saúde e também da Guarda Civil Municipal. Juntas, as três seleções garantirão mais de 800 novas vagas de trabalho na cidade.

De acordo com o secretário de Gestão Administrativa, Henrique Guerra, o edital da área de Saúde estava previsto para ser lançado ainda neste mês de outubro, mas, devido à grande quantidade de vagas, o certame deve ser publicado na primeira quinzena de novembro.


Varejo Vivo aborda tendências e evolução do segmento no dia 8 de novembro, no Recife

O evento, no Hotel Luzeiros, trará cases de sucesso da área e talkshow sobre varejo híbrido com especialista em empreendedorismo

A influência da tecnologia no perfil do consumidor e o novo mercado varejista serão motes para o evento Varejo Vivo, no dia 8 de novembro, das 14h às 17h, no Hotel Luzeiros, no Pina, em Recife. Com 120 vagas, o evento é direcionado a supermercadistas e varejistas de segmentos variados. A realização é da SPV Eventos com patrocínio da São Braz e da Vitarella e apoio do Sebrae e Senac.

Entre os convidados a falar no Varejo Vivo, estão a diretora do Gmais Supermercado, Lili Costa, e o diretor do Supermercado Confiança, Luiz Carlos Lins, que vão apresentar cases de sucesso de suas empresas.

A programação ainda conta com um talkshowsobre varejo híbrido, mediado pelo especialista em empreendedorismo, Adalberto Souza, com a participação dos jornalistas Larissa Pereira e Bruno Grubert.


Procon-PE orienta consumidor sobre mudanças no pagamento de boletos


Boletos bancários atrasados já podem ser pagos em qualquer banco e também pela internet. A mudança começou a valer desde o último sábado. O processo vinha acontecendo de forma gradual, de acordo com valores, mas agora qualquer valor pode ser pago por meio da nova plataforma de cobrança da Federação Brasileira de Bancos.

O Procon-PE orienta que, caso alguma agência recuse o recebimento boleto, o consumidor deve procurar uma das unidades do órgão. Até o dia 10 de novembro, com a conclusão do processo, todos os boletos de cartões de crédito, doações e demais pagamentos de qualquer valor, serão aceitos nos diversos bancos.

Procon-PE



Jatobá: Polícia investiga incêndio que destruiu escola e unidade de saúde indígena no Bem Querer de Baixo


Segundo publicação dos Pankararu, houve perda total da estrutura física, móveis, documentos e equipamentos. A comunidade Bem Querer de Baixo é uma das principais áreas de conflitos entre indígenas e posseiros e onde recentemente tivemos ganho de causa pela reintegração de posse do nosso território", diz a nota. Ainda de acordo com a comunidade, as crianças serão prejudicadas sem escola no fim do ano letivo.


Um incêndio destruiu a Unidade de Saúde da Família e a Escola Municipal de Jatobá, no Sertão de Pernambuco, na madrugada desta segunda (29). Nas redes sociais, o povo indígena Pankararu, residente da aldeia Bem Querer de Baixo, denunciou o fato e alegou que os prédios foram "criminosamente incendiados".

Segundo publicação dos Pankararu, houve perda total da estrutura física, móveis, documentos e equipamentos. "Pouca coisa se salvou. A comunidade Bem Querer de Baixo é uma das principais áreas de conflitos entre indígenas e posseiros e onde recentemente tivemos ganho de causa pela reintegração de posse do nosso território", diz a nota. Ainda de acordo com a comunidade, as crianças serão prejudicadas sem escola no fim do ano letivo e os atendimentos na unidade de saúde, cerca de 500 por mês, serão prejudicados. "Que se faça a devida investigação, que os culpados sejam punidos, que haja justiça!"

Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco afirmou que está investigando a motivação e os suspeitos do incêndio. Ainda segundo a PCPE, uma equipe está realizando perícia nos locais e será aberto um inquérito policial para investigar o caso, que está sobre o comando do delegado Daniel Angeli. (Folha de PE).

Notícias relacionadas

Da Redação do Blog de Assis Ramalho


Cartilha leva informações sobre abuso sexual na primeira infância para professores em PE

A proposta é que o material seja usado nos espaços de educação e salas de aula para que os professores atuem na prevenção do crime

Criado para ser um instrumento de prevenção à violência sexual contra crianças, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) lança a cartilha “Informações sobre o Abuso Sexual na Primeira Infância”, material que busca munir professores que trabalham com alunos de 0 a 6 anos com informações sobre o crime, na intenção de ajudá-los a identificar e enfrentar os casos dentro do contexto escolar. O lançamento acontece nesta terça-feira (30), às 14h, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

O material, que é resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI) em parceria com o Governo de Pernambuco, levanta temáticas que foram identificadas e sugeridas por professores que participaram da pesquisa e que compõem a Rede Pública de Educação Infantil do Recife. A cartilha aborda desde o conceito do que é o abuso sexual, como ocorrem e as implicações do crime no comportamento das crianças, até informações sobre como a rede de proteção se configura, o que são os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), qual o papel da família e, por fim, as dinâmicas e propostas de intervenções lúdicas que podem ser trabalhadas em sala de aula.


Bolsonaro diz que posse de armas será uma das primeiras medidas de seu governo, e que "qualquer invasão, quer seja feita pelo MST ou o MTST, será tipificada como terrorismo"

Porte de armas estaria dentro de um "pacotão de medidas", que visa defender o agronegócio, as forças armadas, os policiais e toda a sociedade brasileira.

Na primeira entrevista após ser eleito presidente do Brasil, Jair Bolsonaro disse que a posse de armas será uma das primeiras medidas de seu governo. O ex-capitão também defendeu a PEC do Teto de Gastos, que congela os investimentos públicos em saúde e educação por 20 anos, sugeriu que a Reforma da Previdência seja votada ainda no governo Temer e disse que pretende convidar Sérgio Moro para o Ministério da Justiça.

Na entrevista, concedida à Record, o presidente eleito prometeu uma "transição tranquila" com o atual governo, e afirmou que adiantar a votação da Reforma da Previdência para o final do governo Temer iria "facilitar o trabalho do novo governo".

Bolsonaro também falou sobre a diminuição do número de cargos comissionados e de Ministérios. Segundo ele, além de nomes já confirmados como Paulo Guedes e Onyx Lorenzoni (DEM), falta pouco para a confirmação de Marcos Pontes para o Ministério da Ciência e Tecnologia. Sérgio Moro está cotado tanto para o Supremo Tribunal Federal (STF) quanto para o Ministério da Justiça. Bolsonaro recuou sobre o aumento do número de ministros do STF, o que considerou um equívoco.

Indagado se vai governar para minorias, rebateu: "O que é minoria? Nós somos iguais". "Não podemos pegar certas minorias e achar que elas têm superpoderes", concluiu.


Bancos poderão acelerar redução do limite do cartão de crédito


As instituições financeiras poderão reduzir mais rapidamente o limite do cartão de crédito de clientes com maior risco de inadimplência, decidiu nessa segunda-feira (29) o Conselho Monetário Nacional (CMN). Segundo o Banco Central (BC), a medida foi necessária para que os bancos gerenciem melhor os riscos e não aumentem o spread bancário (diferença entre os juros captados pela instituição financeira e as taxas cobradas do consumidor).

Em abril, o CMN tinha estabelecido que a instituição financeira precisava esperar 30 dias a partir da comunicação ao cliente de que ele corria risco de não conseguir pagar a fatura para reduzir o limite do cartão. O chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, André Pereira, explicou que, após discussões internas e com o sistema financeiro, a autoridade monetária entendeu que a regra anterior aumentaria o risco dos bancos.

Agora, em casos excepcionais, as instituições financeiras poderão dispensar o prazo de 30 dias e reduzir o limite logo após a comunicação ao cliente. Caberá a cada instituição definir o prazo para a alteração e estabelecer os critérios de excepcionalidade, conforme sua política de crédito e de gerenciamento de riscos.


Delmirense Vítor tem renovação 'apalavrada' com o Santa Cruz e vai para a 5ª temporada com a camisa coral

O Santa Cruz está "apalavrado" com o lateral direito Vítor. natural da cidade de Delmiro Gouveia (AL), Atleta há mais tempo no elenco do Santa Cruz, experiente jogador de 36 anos irá seguir no Arruda por mais uma temporada. Desde 2015 no clube, Vítor recebeu boa parte dos salários atrasados e viu seu agente, Gilson Marcos, e a diretoria coral acertarem a extensão do vínculo por mais uma temporada.

"A renovação está praticamente certa. Eles (a diretoria do Santa Cruz) pagaram dois meses, ele vai receber uma outra parcela do FGTS e quando chegar dezembro está praticamente certo. Ele ainda tem resto das parcelas para receber e achamos por bem que ele permaneça", afirmou Gilson Marcos.

Condição primordial para um acerto, o "pagamento das parcelas" que o agente se refere remete a um acordo feito com o clube no início deste ano voltou. Na negociação, foram parcelados os salários atrasados referente as temporadas 2016 e 2017. Nesse acordo, a dívida foi dividida em 15 parcelas mensais, a começar de janeiro deste ano, com o término em março de 2019.


Evento técnico da Embrapa vai discutir micotoxina em milho, em Palmas-TO

Foto: Rodrigo Véras da Costa

Nas plantas, podem existir fungos que produzem substâncias químicas tóxicas chamadas micotoxinas. Entre os principais tipos de micotoxinas, estão as aflatoxinas, que atacam, por exemplo, a cultura do milho. Para discutir essa questão, acontece na Embrapa na próxima quinta-feira reunião técnica. O pesquisador Rodrigo Véras da Costa, da Embrapa, vai falar sobre identificação e manejo de aflatoxinas em milho.

Sobre os danos a essa cultura agrícola, ele explica que “a aflatoxina é uma toxina produzida, principalmente, pelo fungo Aspergillus flavus, que coloniza e causa o mofamento dos grãos, tornando-os impróprios para o consumo. Esta micotoxina é um metabólito secundário produzido durante o crescimento do fungo nos grãos”. Se para a planta de milho a micotoxina causa impropriedade no consumo, para os animais, entre eles o homem, o dano pode ser ainda maior.

De acordo com Rodrigo, “a aflatoxina é um dos compostos naturais mais tóxicos existentes na Terra. Está relacionada a diversos problemas de saúde em humanos e em outros animais, sendo considerada com elevado potencial carcinogênico (de provocar câncer) e teratogênico (de provocar danos a fetos). O consumo desta micotoxina está altamente relacionado à ocorrência de câncer de fígado em humanos, sendo considerada um problema de saúde pública”. Acesse a publicação “Micotoxinas em Cadeias Produtivas do Milho: Riscos à Saúde Animal e Humana” clicando neste link.


Em entrevista ao Jornal Nacional Bolsonaro diz que convidará Sérgio Moro para ministro da Justiça ou o indicará para o STF


O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou na noite desta segunda-feira (29), em entrevista ao vivo ao Jornal Nacional, que convidará o juiz federal Sérgio Moro para ser o futuro ministro da Justiça ou então o indicará para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal.

"Pretendo convidá-lo para o Ministério da Justiça ou – seria no futuro – abrindo uma vaga no Supremo Tribunal Federal, na qual melhor ele achasse que poderia trabalhar para o Brasil", afirmou Bolsonaro.

Na entrevista, além da questão sobre Sérgio Moro, o presidente eleito respondeu a perguntas sobre outros cinco temas:

classificou a Constituição como uma "bíblia";
afirmou que a acusação de homofobia é um "rótulo";
se declarou "totalmente favorável" à liberdade de imprensa;
disse que a fala sobre "marginais vermelhos" foi um "desabafo";
e pediu "uma oportunidade" aos eleitores que não votaram nele.

Leia abaixo a transcrição da entrevista.

William Bonner - Nesta edição especial do Jornal Nacional, nós temos a presença do 38º presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro. Presidente, muito boa noite.

Jair Bolsonaro - Boa noite, Bonner, boa noite, Renata.

William Bonner - Primeiro, parabéns por essa vitória ampla nas urnas. Muito obrigado desde já por abrir as portas da sua casa para o Jornal Nacional nesta noite tão especial de um dia que certamente foi muito atribulado para o senhor. Nós já sabemos que, em primeiro lugar, o senhor deseja agradecer os eleitores brasileiros. E é muito justo. Por favor.

Jair Bolsonaro - Quero agradecer a todos que votaram em mim pelo apoio confiança, agradecer pelas orações. Afinal de contas, ao longo de quatro anos, não só na pré-campanha, mas na campanha, tivemos uma bandeira baseada na passagem João 8:32 e está na hora de o Brasil conviver com a verdade. Agradeço os que confiaram no meu nome nas urnas.

Constituição

William Bonner - Presidente, nesses poucos minutos, nós queremos aproveitar aqui a sua disposição para acalmar os ânimos que andaram tão acirrados ao longo dessa campanha. No primeiro dia depois do segundo turno, o senhor disse aqui, no Jornal Nacional, que será um escravo da Constituição de 1988. No último sábado, agora, na sua última aparição nas redes sociais antes da eleição, o senhor estava com um exemplar da Constituição nas mãos e reiterou que todas as suas ações seguirão os postulados da Constituição. No seu discurso da vitória de ontem, o senhor disse que vai defender as liberdades e vai defender a democracia. Diante disso tudo, o que é que o senhor diria àqueles que ainda insistem em dizer que a sua eleição é um risco para a democracia?

Jair Bolsonaro - Primeiro, dizer-lhes que as eleições acabaram. Chega de mentira. Chega de fake news. Realmente agora estamos em uma outra época. Eu quero governar para todos, como você bem disse, no Brasil. Não apenas para os que votaram em mim. Temos uma Constituição que tem que ser, realmente, a nossa bíblia aqui na terra. Respeitá-la, porque só dessa maneira podemos conviver em harmonia.

Preconceito e violência


Produtor rural precisa estar formalizado para ter direito à recuperação judicial

Orientações foram passadas pelo Juiz da 2ª Vara de Falências e Recuperação Judicial da Comarca de São Paulo na última sexta (26) durante a Fenalaw.

Há quatro anos acompanhando os processos com pedidos de recuperação judicial na Vara paulista, o juiz Paulo Furtado afirma que a tecnologia vem impactando os negócios, a ponto de grandes empresas, consideradas extremamente sólidas, estarem dando abertura a processos de falência. O juiz Paulo Furtado participou na última sexta-feira (26) da Fenalaw, maior plataforma de conteúdo e de negócios jurídicos da América Latina.

No agronegócio, infelizmente, não tem sido diferente, mas, ao contrário do procedimento adotado em relação a empresários em geral, muitos produtores rurais se deparam com a impossibilidade de ter atendido o pedido de recuperação judicial - e assim poder salvar as contas da empresa - por conta de não atender às formalidades legais necessárias. A principal delas é estar em efetivo exercício e registrado na Junta Comercial há, pelo menos, dois anos.


Confira manchetes dos principais jornais do país nesta terça-feira 30 de outubro de 2018









Nesta terça-feira 30 de outubro de 2018, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país

A Tarde
Policial é preso suspeito de atirar em quatro pessoas na Barra
Correio da Bahia
'Bahia não vai sofrer retaliação em governo Bolsonaro', diz presidente do PSL baiano
Tribuna da Bahia
Hospital de Salvador recebe visita de diagnóstico para melhoria em emergências
O Globo
Bolsonaro quer Sergio Moro no Ministério da Justiça ou no Supremo
O Dia
Bolsonaro diz que posse de armas será uma das primeiras medidas de seu governo
Extra
Eleito com folga, Witzel pretende ter ‘integração muito forte’ com Bolsonaro na segurança
Folha de São Paulo
Esse jornal se acabou, diz Bolsonaro ao Jornal Nacional sobre a Folha
O Estado de São Paulo
Bolsonaro diz que se referia à cúpula do PT quando falou em 'banir os vermelhos'
Correio Braziliense
Homem invade Hospital de Ceilândia e atira duas vezes contra ex-namorada
Valor Econômico
Bolsonaro defende que Congresso vote reforma da Previdência ainda este ano
Estado de Minas
'Não tem conversa com o MST', diz Jair Bolsonaro
Jornal do Commercio
Em entrevista, esposa de Bolsonaro diz que quer 'fazer a diferença'
Diário do Nordeste
PF reforça segurança de Bolsonaro com 55 homens
Valor Econômico
Itaú tem alta de 3,2% no lucro recorrente, para R$ 6,4 bilhões
Zero Hora
Filho de comerciante espancado vai atrás do agressor e acaba morto no Vale do Sinos
Brasil Econômico
Em crise, livraria Saraiva fecha 20 lojas

Por: Rede Brasil de Notícias

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras