quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Banco do Nordeste debate ações do Programa Rota do Cordeiro no município de Inajá - PE.









Foi realizado na última sexta-feira, 08 de novembro/19, no auditório da Escola Antonio Guilherme, município de Inajá - PE, um debate sobre a implantação do abatedouro frigorífico com certificação federal no município de Floresta - PE. O empreendimento será implantado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) a partir de recursos de cerca de R$ 3 milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Na abertura do evento, o Prefeito, Adilson Cavalcante, parabenizou a iniciativa do Banco do Nordeste e Rota do Cordeiro, colocando sua equipe de técnicos da secretaria de agricultura à disposição para atuar no apoio às ações do Comitê Gestor Territorial, no sentido de colaborar na organização dos criadores de caprinos e ovinos. Destacou que o município tem um grande potencial para desenvolver a criação de caprinos e ovinos e que tem disponibilidade de recursos hídricos, através de poços artesianos para produção de pastagens irrigadas. Concluiu, que o município está aberto para realizar parcerias e contribuir no planejamento para o desenvolvimento sustentável da ovinocaprinocultura, inclusive, na aquisição da carne para inclusão no programa PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar.

A reunião e discussão dos assuntos foi conduzida pelo coordenadora geral da Associação PROVIDA, Claudia Rejane de Sá Leal, com apoio dos membros do Comitê Gestor Territorial, Adelmo Azevedo do BNB, Niedja Batista do PRORURAL e Leonardo Gomes Pereira da CODEVASF-3ª SR.

O Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Adelmo Azevedo, fez uma apresentação do programa ROTA DO CORDEIRO, iniciativa prevista no Plano Nacional de Desenvolvimento do MDR - Ministério do Desenvolvimento Regional, que integra a Rotas da Integração Nacional, que consiste a inclusão produtiva através de ações para estruturação da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura nos 8 (oito) municípios no Estado de Pernambuco, que compõe o APL - Arranjo Produtivo Local do Polo Itaparica, quais sejam: Floresta, Petrolândia, Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Itacuruba, Tacaratu, Jatobá e Inajá.

O agente do Banco, informou que o BNB e MDR firmaram acordo de cooperação para realização de ações conjuntas visando à integração do Programa Rotas da Integração (MDR) com o Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER - BNB). Destacou que o Fórum da ROTA DO CORDEIRO e PRODETER-BNB, foram criados para discutir e apontar soluções e melhorias para estruturação da Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura, no território do Polo Itaparica, com a participação de diversos atores de instituições públicas e privadas envolvidas com a referida atividade econômica.

O representante da CODEVASF, Leonardo Pereira, contextualizou sobre as ações e atuação da companhia na região, enfatizando que a previsão é que o abatedouro frigorifico inicie seu funcionamento em 2020. Ressaltou que parte dos recursos foram disponibilizados, cerca de R$ 1,5 milhão, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional - (MDR), transferidos para Codevasf, que contratou a empresa Administra Consultoria Empresarial, com sede em Bajé - RS, que tem expertises na elaboração de projeto arquitetônico na área de abatedouro frigorifico certificado de caprinos e ovinos.

Na ocasião, teve inicio as discussões no tocante à gestão do abatedouro, como seria o funcionamento e logística para atender os criadores dos municípios que compõe a Rota do Cordeiro. A representante do PRORURAL, Niedja Batista, ressaltou que o tema gestão é sensível, que será feito um Plano de Negócios, o tema será aprofundado após análise dos seus aspectos legais e por se tratar de recursos públicos, serão tomadas as decisões nesse aspecto. O Agente de Desenvolvimento, Adelmo Azevedo, informou que já está definido, que para fazer a gestão do empreendimento será realizada uma chamada pública com regras específicas, que serão sugeridas pelo Comitê Gestor Territorial, de forma a contemplar os pequenos criadores de caprinos e ovinos.

No encerramento do debate, o Prefeito Adilson Cavalcante destacou que o município de Inajá, aprovou a Lei Municipal para liquidação e renegociação de dívidas rurais do PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura, concedendo os benefícios com base na Lei Federal, nº 13.340/2016, em parceria com o BNB agência de Mata Grande - AL.

O evento reuniu um público de 36 pessoas, lideranças de associações rurais; criadores de caprinos e ovinos; representantes do poder público; Prefeitura Municipal de Inajá - PE; Câmara Municipal de Vereadores; parceiros institucionais do território Itaparica; Banco do Nordeste; CODEVASF; PRORURAL; IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco; e Associação PROVIDA. Dentre as autoridades destacamos, a presença do Prefeito de Inajá -PE, Adilson Timóteo Cavalcante, e do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores local, Glenio Paulo da Silva.

Fonte: AD-Adelmo Azevedo-BNB.

Petrolândia: Psicanalista Dra Vera Carvalho é a mais nova conveniada ao ALFA SAÚDE; adquira seu cartão de desconto



Apresentamos a nossa mais nova conveniada ao cartão de desconto ALFA SAÚDE: Dra. VERA CARVALHO, PSICANALISTA, uma profissional muito experiente e competente, ela agora faz parte da nossa família ALFA SAÚDE! Adquira já o seu cartão de desconto e aproveite.

#DraVeraMariaÉAlfa#
#VemSerAlfaVcTb#

VEM SER ALFA SAÚDE VOCÊ TAMBÉM!!

Saiba mais sobre o ALFA SAÚDE

Petrolândia: Dr. Cleobenysson Cruz atende na MedClinic nesta quinta (14/11); confira a agenda de atendimento da semana


Nesta quinta-feira-feira (14/11/2019) o Cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz atenderá na Medclinic Clínica Especializada. 

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic

Mutirão de retificação atende público LGBT para mudança de nome em Paulo Afonso, BA

Cerca de 20 jovens foram em busca de orientação para adequação do nome e/ou gênero. 

A população LGBT do município de Paulo Afonso também foi beneficiada com mutirão de adequação de nome e gênero promovido pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA). A ação, realizada em parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus Paulo Afonso), atendeu a cerca de 20 jovens.

O mutirão, realizado na última sexta-feira, na UNEB, atendeu a seis jovens que portavam os documentos necessários para retificação; 13 foram encaminhados para a sede da Defensoria para finalização do procedimento diretamente no cartório, pois não estavam com os documentos em mãos.

“O evento é necessário para que haja acolhimento da população vulnerável, que precisa do Estado para garantir sua dignidade e direito à felicidade”, comentou a defensora pública e coordenadora da 10º Defensoria Pública Regional – Paulo Afonso, Bruna Peixoto.

Parceria

Na quinta-feira, 7, os organizadores do evento e servidores públicos estiveram presentes no centro de Paulo Afonso para divulgar o evento. Na ocasião, foi possível auxiliar pessoas LGBT sobre o direito do uso de nome social, à alteração do registro e acesso a banheiros públicos de acordo com a identidade de gênero.

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA foi procurada pela coordenação do Núcleo de Prática Jurídica da UNEB e, assim, a instituição pôde auxiliar o grupo LGBT para acesso à direitos. “Esse grupo ainda não conhecia a DPE/BA, mas agora entendem que nossas portas sempre estarão abertas a eles”, explicou a coordenadora Bruna Peixoto.

Por PA4.COM.BR

Serra Talhada (PE) Grupo Literato ganha nova sede e sistema de ensino GGE

As crianças e adolescentes de Serra Talhada ou qualquer cidade da região que desejam ingressar no GEL e não têm condições podem concorrer a bolsas sociais de 30%, 50% e 100% de desconto nas mensalidades. 

Em apenas quatro anos de inauguração, o Grupo Educacional Literato (GEL) se tornou um dos maiores referenciais em ensino básico do Sertão do Pajeú. Idealizado através de uma sociedade composta por nove professores, a Escola Literato hoje conta com 16 professores em sala de aula e mais de 300 estudantes matriculados do 6º Ano do Ensino Fundamental II e Médio, além dos cursos técnicos e de graduação e pós-graduação do polo representante da Uninassau EAD em Serra Talhada.

O Farol visitou a Literato nessa terça-feira (12) para conhecer algumas das novidades que serão implantadas na escola a partir de 2020. O Professor de História, Gestor Pedagógico e integrante do corpo administrativo GEL, Eduardo Bruno Martins dos Santos, 30 anos, relembrou o início da escola onde professores reuniram seus saberes, economias e esperança na educação para criar uma instituição modelo no polo educacional serra-talhadense.

“A Literato surgiu a partir do momento que nós tínhamos um grupo de professores que trabalhavam em uma determinada escola e ela decidiu fechar o seguimento do Ensino Médio, fomos pegos de surpresa. Então, resolvemos comprar a ideia, sabíamos que a cidade necessitava de um Ensino Médio forte. Começamos em 2015com 36 alunos, sublocamos salas e

começou o projeto da Literato. Em 2016, iniciamos com o Fundamental II e fomos percebendo o crescimento instantâneo, mas não assustador, da Literato. Já acreditávamos no potencial da equipe e no mercado que Serra Talhada nos oferece”, relembrou Bruno Martins, complementando:

“Hoje temos uma média de 16 professores que atuam em sala de aula e 339 alunos. Nossa perspectiva de crescimento de um ano para outro é sempre na média de 80 a 90 alunos. Com um crescimento de 300% ao longo desses anos. A filosofia da gestão, da coordenação pedagógica e dos demais que são sócios sempre foi aliar o tradicional, a busca pelo resultado, mas voltado para projetos humanizados. Somos tidos como uma escola construtivista, nosso calendário anual é composto por diversos projetos. A nossa Feira de Ciências é uma das maiores da região, com 2 mil visitações, competindo diretamente com a Feira da Uast. Temos desde bases eólicas construídas pelo nosso alunado do 6º ao 3º ano, a plástico e papel biodegradável”.

O próximo ano letivo será premiado com a sede própria do grupo educacional, que inicia com 15 salas, biblioteca, laboratório integrado de ciências, salas administrativas, e uma série de ferramentas didático-pedagógicas para continuar investindo na qualidade de ensino Literato. Em visita a escola, as consultoras pedagógicas e comerciais do GGE, de Recife, anunciaram que o mais reconhecido sistema de ensino de Pernambuco formará os estudantes serra-talhadenses.

“O Sistema GGE de Ensino é um sistema reconhecido a nível Nordeste e está atrelado a nossa política. Escolhemos o sistema por tudo aquilo que ele oferece: a tecnologia, o resultado, o sistema que mais aprova em Pernambuco. Está voltado para o SSA-UPE, que é também uma pretensão nossa investir na formação dos nossos estudantes para o vestibular próprio do estado, sem deixar o Enem de lado. E o GGE nos oferece esse suporte, essa parceria única e exclusiva da Literato, que entra para a história de Serra Talhada e da região. Estamos trazendo um sistema da capital, os pais não precisarão mandar seus filhos para estudar em Recife, pois teremos aqui mesmo a qualidade de ensino oferecida lá”.

MATRÍCULAS ABERTAS 2020

A Escola Literato está com matrículas abertas desde o início de novembro e está ofertando até o dia 11 de dezembro descontos especiais para as matrículas no horário matutino (15%) e para o horário vespertino (10%). Os alunos que levarem um amigo para estudar com ele na Literato ainda ganharão o bônus de 100% de desconto em uma de suas mensalidades.

As crianças e adolescentes de Serra Talhada ou qualquer cidade da região que desejam ingressar no GEL e não têm condições podem concorrer a bolsas sociais de 30%, 50% e 100% de desconto nas mensalidades. Outra grande novidade é o Pré-vestibular GEL, que priorizará a preparação para o SSA e o Enem. Estudantes da escola terão isenção de mensalidades no cursinho.

Até o final do ano letivo 2019 a Escola Literato estará instalada no prédio da Escola Nova Geração, Rua Tabelião Tiburtino Nogueira, no Centro. A partir de 2020, o educandário funcionará em sede própria na Praça Antonio de Godoy Peixoto, no bairro AABB.

Os pais interessados em conhecer mais sobre a escola e seus projetos pedagógicos podem entrar em contato pelos telefones (87) 3831 4345 (87) 99993-6855, ou ainda nos perfis do Facebook (acesse aqui) e Instagram (siga-nos).

Veja mais fotos abaixo






Por Farol de Notícias

34 municípios do Interior de Pernambuco estão sem delegados


O déficit de delegados para comandar as investigações dos crimes em Pernambuco parece um desafio difícil de vencer. Apesar da promessa do Governo do Estado, atualmente 34 municípios do Interior não contam com titulares para presidir as investigações. E a única solução encontrada pela Polícia Civil, até hoje, é criar portarias exigindo que delegados de outras cidades acumulem os inquéritos dos locais onde não há titulares.

Na prática, cerca de 30 delegados vivem a rotina de viajar para outras cidades na tentativa de minimizar a falta que faz um delegado titular.

Confira a lista dos municípios que não contam com delegados titulares:

Arcoverde, Itaíba, Tupanatinga, São Vicente Férrer, Rio Formoso, Jaqueira, Belém de Maria, São Benedito do Sul, Lagoa dos Gatos, Barra de Guabiraba, Tacaimbó, Poção, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Brejão, Terezinha, Manari, Iguaraci, Santa Terezinha, Solidão, Ingazeira, Quixaba, Triunfo, Calumbi, Jataúba, Carnaubeira da Penha, Salgueiro, Serrita, Ouricuri, Santa Cruz da Mata, Granito, Orocó, Dormentes, Serra Talhada. |Ronda JC|

Caminhoneiro de Petrolina é assassinado a facadas por colega de profissão morador de Juazeiro (BA)


O caminhoneiro Laerte Santana Aires, 39 anos, morador do bairro Jardim Amazonas, em Petrolina (PE), foi assassinado a facadas na noite de ontem (12), por volta das 23h30 no povoado de Barracas em Ponto Novo (BA), por um outro caminhoneiro de 46 anos, morador de Juazeiro (BA).

De acordo com os policiais militares, Paulo Vitório estava no local do ocorrido e foi detido. Ele contou aos PMs que Laerte desceu do caminhão com uma faca em punho e entrou em luta corporal com ele que conseguiu tomar a faca. Em seguida o autor do crime desferiu dois golpes nas costas e um na altura do ombro esquerdo da vítima.

A vítima foi encaminhada para o Hospital de Ponto Novo e depois para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Senhor do Bonfim, mas não resistiu aos ferimentos e veio óbito. O acusado foi conduzido para a Delegacia de Senhor do Bonfim. (Fonte: Portal Jaguarari)

Governo federal investe R$ 1,4 bilhão na transposição do São Francisco


O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informou, em nota divulgada nesta terça-feira (12), que o governo federal está destinando R$ 144 milhões para assegurar a execução de serviços do Projeto de Integração do Rio São Francisco e outras obras que garantirão o abastecimento da população nos estados de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e de Alagoas. Com esses recursos, os investimentos em projetos para reforçar o abastecimento de água no Nordeste somam R$ 1,4 bilhão em 2019.

O montante contabiliza investimentos para operação e manutenção da transposição do Rio São Francisco nos dois eixos do projeto (Norte e Leste), a recuperação de reservatórios considerados estratégicos e outras obras para ampliar a oferta de água na região. As primeiras obras da transposição foram iniciadas em 2007 pelo Exército.

O Eixo Norte é um canal de 400 quilômetros que faz a captação de águas próximo à cidade de Cabrobó (oeste de Pernambuco) para alimentação dos rios Salgado e Jaguaribe, com a finalidade de levar água a reservatórios no Ceará, no Rio Grande do Norte e na Paraíba. No Eixo Leste, o canal, que tem mais de 200 quilômetros, leva água ao Rio Paraíba para abastecer reservatórios em Pernambuco e na Paraíba.

Além de viabilizar o fornecimento de água, a execução das obras gera emprego na região. Em Pernambuco, foram aplicados R$ 24,2 milhões no Ramal do Agreste (Eixo Leste), que emprega 2,6 mil trabalhadores. Só no estado, a obra leva águas do São Francisco “a mais 2,2 milhões de pessoas em 68 municípios”, informa o MDR.

Também este ano, os investimentos somam cerca de R$ 77 milhões no Cinturão das Águas do Ceará (CAC). “A expectativa é que, no primeiro trimestre do próximo ano, a água esteja disponível no Reservatório Jati (...) beneficiando os municípios abastecidos pelo Rio Jaguaribe e a Região Metropolitana de Fortaleza - cerca de 4,5 milhões de pessoas”, diz a pasta.

Já o Canal do Sertão Alagoano totaliza R$ 84,1 milhões de investimentos em 2019. Os recursos visam ao funcionamento de um sistema adutor (transporte da água) com captação no reservatório da Usina Hidrelétrica de Moxotó. De acordo com descrição da pasta do Desenvolvimento Regional, essa estrutura parte do município de Delmiro Gouveia e segue até a cidade de Arapiraca “e atenderá mais de 1 milhão de moradores em 42 municípios alagoanos”.

Na Paraíba, o projeto Vertente Litorânea totalizará R$ 36,3 milhões do ministério em 2019. Esse sistema adutor vai integrar bacias litorâneas com as águas do Eixo Leste do Projeto São Francisco disponibilizadas no Rio Paraíba, após abastecer o Reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão, na Paraíba. “Quando concluídas, as obras irão beneficiar uma população de 630 mil habitantes, com abastecimento humano e água para irrigação e indústria”, prevê o MDR.

Por Agência Brasil


Por Redação do Blog de Assis Ramalho

Tacaratu: Por motivo superior, Festa de aniversário da Rádio Perfil FM é adiada


O empresário Ésio Torres, diretor da Rádio Perfil FM 104,9, sediada em Tacaratu, vem por meio desta avisar que por motivo superior a festa de comemoração dos 19 anos da emissora (que estava marcada para amanhã) foi cancelada.

Èsio Torres pede desculpas
aos seus fiéis ouvintes e agradece pela compreensão.

Ésio Torres - Diretor da Rádio Perfil FM 104,9, sediada em Tacaratu - PE

O Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia parabeniza a Rádio Perfil FM 104,9 de Tacaratu pelos 19 anos de sucesso. Veja abaixo um pouco da sua história.

A Rádio Perfil FM 104,9 MHz é uma emissora de rádio comunitária localizada em Tacaratu (PE), no Sertão de Itaparica, pertencente ao Instituto Cultural Carlos Alberto Lisboa Torres de Promoção Social. 

Com uma programação diversificada tocando todos os estilos musicais em seus diversos programas a Rádio Perfil FM se consolida em Tacaratu como a maior audiência em todos os horários, são 24 horas no ar levando musica, entretenimento e informação aos seus ouvintes. 

Totalmente legalizada e com equipamentos de alta tecnologia a Perfil FM leva o melhor do rádio aos seus ouvintes em Tacaratu e região, além de levar sua programação para o Brasil e o mundo através do site oficial www.radioperfilfm.com.br

A programação está voltada além da diversão e entretenimento a prestação de serviços a todos os moradores de Tacaratu com ações públicas que visam a melhoria e bem estar da cidade. Sempre a Rádio Perfil vem trazendo novidades a todos os seus ouvintes que dão esta grande audiência. Inovação, qualidade e transparência é a marca da Rádio Perfil FM 104,9 em seus 19 anos de História.

Levando uma programação variada, tocando todos os estilos musicais, a rádio busca sempre agradar os ouvintes selecionando as melhores musicas de todos os ritmos. A emissora apesar de todas as dificuldades sempre está no ar com musica e informação, além de diversão, procurando se diferenciar das outras emissoras comunitárias da região, a perfil fm está presente aonde o povo da cidade Tacaratu estiver, defendendo a apoiando a todos sem deixar levar por partido político ou classe social, pois busca sempre o melhor para a cidade.

A Rádio Perfil FM 104,9 agradece aos apoios culturais que ajudam a manter a emissora no ar.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Endocrinologista Dr. Emanuel Barros atende nesta quinta (14/11) na CLIMAGEM; Agende sua consulta


A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem - informa que o endocrinologista Dr. Emanuel Barros atenderá nesta quinta-feira, 14 de novembro/2019 , a partir das 08 horas da manhã..

A CLIMAGEM - Clínica Médica e Diagnóstico por Imagem, com responsabilidade técnica de Dr. Antonio Marcos de Souza, está situada na Av. Marquês de Olinda, 32, centro de Petrolândia, próximo à Pousada e Empório Atenize. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.



Blog de Assis Ramalho
Informação: Climagem

Petrolândia: Minas celebra 13 anos de aniversário e faz agradecimento pela credibilidade ''Saber que temos a sua confiança e preferência nos incentiva para continuarmos nosso trabalho''


São 13 anos de muita gratidão por vocês clientes Minas, nosso trabalho ganha um significado maior quando é reconhecido por cliente como vocês, por isso nós agradecemos muito. Saber que temos a sua confiança e preferência nos incentiva para continuarmos nosso trabalho, e buscar novas formas de satisfazer suas necessidades, mais uma vez obrigado por nos impulsionar a sempre desempenhar nosso melhor trabalho.

Felicitações do Blog de Assis Ramalho, em nome da população de Petrolândia e região, pelos 13 anos de aniversário da Minas em Petrolândia

Parabéns a Eduardo Cardoso, gerente da Minas Calçados em Petrolândia, e à sua esposa Rejane Cardoso pelo grande sucesso da empresa onde o cliente  encontra calçados, confecções masculinas e femininas, relógios, óculos, roupa íntima, malas e bolsas, carteiras e cintos, bijuterias e semijóias, tudo com bom atendimento e ambiente climatizado, para seu conforto.

A loja Minas é completamente reformada e ampliada, com ambiente climatizado, está à sua espera para escolher os sapatos, roupas e acessórios para renovar o seu guarda-roupa neste final de ano.

A Loja Minas fica Localizada em Petrolândia  na rua Cecília Delgado, em frente a Secretaria de Saúde.
  

Gerente da Minas em Petrolândia, Eduardo Cardoso, e sua esposa Rejane: Trabalho e sucesso compartilhado

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Governo de Pernambuco divulga selecionados na análise de mérito-artístico do Prêmio Pernambuco de Fotografia 2019


Ao todo, a premiação que está na sua segunda edição recebeu um total de 117 inscrições e mais de 426 fotos
O Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, divulgou, nesta terça-feira (12), o resultado das análise de mérito-artístico selecionadas Prêmio Pernambuco de Fotografia 2019. Ao todo, a premiação que está na sua segunda edição recebeu um total de 117 inscrições e mais de 426 fotos. Confira abaixo a lista dos selecionados.



O resultado final será divulgado no dia 29 de novembro. Foram selecionadas 15 fotografias para uma exposição coletiva e a edição de um catálogo. Os autores também receberão um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 6 mil por fotografia. Os selecionados na análise de mérito-artístico terão até o dia 22 de novembro para entregar a documentação completa, como previsto no edital.

O secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, destaca que a premiação, além de notabilizar a produção dos fotógrafos pernambucanos, busca evidenciar a riqueza e diversidade cultural do Estado. “Do Litoral ao Sertão, Pernambuco é um celeiro de grandes artistas. A ideia do prêmio é mostrar/revelar esses talentos e, principalmente, reverenciar nossas tradições culturais”, diz o gestor.

Neste ano, o prêmio homenageia dois fotógrafos que fizeram história no Sertão do Pajeú: José Pedro da Silva e José de Morais Veras. Outras informações sobre o Prêmio Pernambuco de Fotografia 2018 e a lista dos selecionados podem ser conferidas no Portal Cultura.PE (www.cultura.pe.gov/editais).

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe

Petrolândia: Véspera de Feriado tem Keven VIP no Maria Fumaça - veja programação completa do final de semana


Nesta quinta-feira (14), véspera do feriado da Proclamação da República, o Maria Fumaça apresenta música ao vivo com Keven VIP, a partir das 21h00.

Veja abaixo programação completa do final de semana de 15 a 17 de novembro de 2019


Excelente cardápio e boa música na Orla de Petrolândia, você desfruta no cada vez melhor Maria Fumaça, organização de Pedrinho e família.

Contato: 87 3851-0376

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Maria Fumaça
Divulgação/Maria Fumaça

Estudante de Petrolina é prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica


Os alunos da rede municipal de Petrolina não cansam de conquistar bons resultados em 2019. O triunfo mais recente foi divulgado pela organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), nesta segunda-feira (11), quando foram apresentados os nomes dos medalhistas da 22ª edição do concurso. A estudante Raylla Teles Santos, 14 anos, da Escola Municipal José Cícero de Amorim, do distrito de Rajada, zona rural de Petrolina, superou milhares de alunos e conquistou a medalha de prata.

Cerca de 18 mil escolas foram cadastradas este ano na OBA e cerca de 800 mil estudantes brasileiros do ensino fundamental e médio participaram da competição. Todos os alunos recebem um certificado de participação impresso e para os premiados também será enviada uma medalha referente ao seu resultado. Os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados.

Petrolândia/Tacaratu: 5º Festival da Consciência Negra acontece neste sábado (16) na Agrovila 4 da Reta

Divulgação/Prefeitura Municipal de Petrolândia

Secretaria da Fazenda de Pernambuco promove visitação de Leilão de Bens Móveis



Vai até esta quinta-feira (14.11) a visitação aos lotes Leilão da Secretaria de Fazenda de Pernambuco. Os interessados devem se dirigir ao Depósito Central de Mercadorias Apreendidas da Sefaz nos dias 12, 13 e 14 de novembro, no horário das 9h às 12h e das 14h às 16h. O espaço está situado na Rua da Fundição, nº 510, bairro de Santo Amaro, Recife.

O Governo do Estado, por meio das secretarias da Fazenda (Sefaz) e da SAD, realiza no próximo dia 18 de novembro o 6º leilão deste ano. Desta vez, serão leiloados bens móveis pertencentes ao Patrimônio do Estado. Aos interessados estarão disponíveis 65 lotes de mercadorias apreendidas pela Sefaz. Com o evento, o Estado espera arrecadar inicialmente, cerca de R$ 42.380,00.

Para este leilão, serão disponibilizados os itens como batedeira planetária deluxe, balança eletrônica, aparelho de jantar completo, antena externa, canaleta de passagem de cabo de aço, cadeira de secretária, óculos de sol, máquina de cortar tecidos, toalhas de banho, bijuterias, utensílios de cozinha, bebidas alcoólicas e outras mercadorias que constam no edital.

Iniciativa de Alberto Feitosa, PEC das emendas é aprovada por unanimidade na Alepe



A Proposta de Emenda a Constituição nº 04/2019 de autoria do Deputado Alberto Feitosa (SD), que prevê a regulamentação do percentual da Receita Corrente Líquida do Estado às emendas parlamentares de 0,4% para o exercício de 2020, de 0,43% para 2021 e de 0,5% para 2022 e a reafirmação da imposição, foi aprovada por unanimidade dos 40 deputados presentes durante a reunião plenária, na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (12).

As emendas parlamentares são os instrumentos pelo qual os deputados podem atender as demandas das regiões que representam, podendo assim, influenciar no recurso público que será investido em educação, segurança, infraestrutura e saúde.

Negros são maioria entre desocupados e trabalhadores informais no país

Levantamento do IBGE reúne dados de diversas pesquisas. Formação superior influencia desigualdade de renda entre negros e brancos (Arquivo Agência Brasil/Marcello Casal Jr)

Pretos e pardos que compõem a população negra do país são maioria entre trabalhadores desocupados (64,2%) ou subutilizados (66,1%), segundo informativo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, divulgado hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento apresentado no mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20/11) reúne dados de diversas pesquisas, como a Síntese dos Indicadores Sociais, o Censo e, principalmente, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - Contínua (Pnad Contínua) de 2018.

Atualmente, os negros representam 55,8% da população brasileira e 54,9% da força de trabalho.

A informalidade também atinge mais esse contingente. Enquanto 34,6% de pessoas brancas se encontram em condições informais de trabalho, a informalidade atinge 47,3% de pretos e pardos.

Rendimento

No que diz respeito a ocupação de cargos gerenciais, os negros são a minoria (29,9%). Pela divisão de trabalhadores por por níveis de rendimento, apenas 11,9% dos maiores salários gerenciais são pagos a trabalhadores pretos e pardos, enquanto essa população ocupa 45,3% dos postos com menor remuneração.

Governo de Pernambuco, UFRPE e PUC vão avaliar qualidade dos pescados no Estado

Foto: Divulgação/SDA

O Governo do Estado, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), vai avaliar a qualidade dos pescados no litoral do Estado. Ao todo, serão coletadas 150 amostras de pescados em 12 localidades pesqueiras atingidas pelo derramamento de óleo no litoral. Nesse primeiro lote, as análises ficarão sob a responsabilidade da PUC/RJ, laboratório certificado que presta serviços à própria Petrobras em questões relacionadas à contaminação por petróleo.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Dilson Peixoto, o objetivo da análise é dar segurança aos pescadores e à população de Pernambuco quanto à segurança dos pescados no litoral. “Esta análise vai nos dar condições de afirmar se houve contaminação dos pescados e, em caso positivo, em que intensidade. Só a partir dessa avaliação será possível afirmar se os pescados estão livres de contaminação e liberados para o consumo da população”, explicou o secretário, acrescentando que o foco das análises é a pesca artesanal, não contemplada pelas fiscalizações já realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) com a indústria e os entrepostos com cadastro federal e estadual.

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta quarta-feira, 13 de novembro; veja lista


Mudam de idade hoje (Quarta-feira 13 de novembro de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a Jonita Ana Helo Arthur, Anselmo Gomes dRobinho Nunes Arakuan , Elizabeth Guimaraes, Zélia Nascimento, Geroncio Da Silva Junior , os Santos, Rafhaell Cruz, Zelia Nascimento, Dárcio Lima, Silvia Nunes Silva e Valdecy Brasil

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Porta de caminhão em movimento abre, criança cai e morre atropelada pelo veículo em Custódia, PE

Foto ilustrativa

Uma criança de cerca de cinco anos morreu após ter sido atropelada por um caminhão na terça-feira (12), no loteamento Guarani, em Custódia, Sertão de Pernambuco.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima trafegava pelo local na garupa de uma moto quando o motociclista pediu para um homem de 31 anos levar a criança no caminhão.

Após o motorista do caminhão realizar uma manobra, a porta do veículo se abriu e a criança caiu. Em seguida, a vítima foi atropelada pelo próprio caminhão, conforme informou a polícia.

O condutor parou e pediu ajuda ao motociclista. A criança chegou a ser levada para o hospital local, mas não resistiu aos ferimentos. O motorista fugiu do local e, até a publicação desta matéria, não foi encontrado.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Por G1 Caruaru 

Aluna de 18 anos morre após passar mal durante prova do Enem em Olinda

Foto: Beatriz Borges/Facebook / Estadão

Uma estudante de 18 anos morreu depois de passar mal durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em uma escola no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda. O caso ocorreu no domingo (10), último dia do exame, e foi divulgado nesta terça-feira (12) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o Inep, Beatriz Gomes Borges realizava as provas no Colégio Santa Emília quando sentiu-se mal. Ela foi retirada do local pelos pais. O instituto informou, ainda, que a equipe aplicadora de provas prestou o suporte necessário para o pronto atendimento da jovem.

O instituto não informou, no entanto, se a jovem chegou a ser socorrida. Beatriz era estudante do terceiro ano da Escola de Referência Santa Ana, também localizada em Jardim Atlântico.

Por meio de nota, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco informou que lamenta o caso e se solidariza com os amigos e familiares da estudante.

O Inep também informou que "lamenta profundamente o falecimento" da jovem e que, "neste momento de imensa dor", se solidariza com os familiares e amigos da vítima "e expressa as mais sinceras condolências pela perda".

A Secretaria de Educação e o Inep não informaram qual seria a causa da morte da estudante.

Por G1 PE

Servidores do Detran-AL paralisam as atividades nesta quarta-feira


Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) decidiram paralisar as atividades nesta quarta-feira (13). Eles protestam contra a falta de reajuste salarial da categoria e concurso público.

Em nota, o Detran informou que a decisão em paralisar o serviço público é de inteira responsabilidade do sindicato da categoria e dos servidores, portanto, a autarquia não tem qualquer vínculo com a decisão e trabalhará para que os cidadãos não sejam prejudicados. (Confira a nota na íntegra abaixo).

De acordo com o sindicato, a paralisação deve ocorrer uma vez por semana e afeta todos os serviços no estado de Alagoas, como as três sedes do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), que funcionam na capital estarão fechadas.

O prédio sede, localizado no bairro Cidade Universitária, parte alta da capital, os serviços no Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRANS), a Central de Atendimento ao Cidadão (JÁS), as Bancas e as vistorias também não funcionarão.

Confira a nota na íntegra do Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) informa à população que foi comunicado, através de representantes do Sindicato dos Servidores do Detran de Alagoas (Sinsdal), acerca de uma paralisação a ser realizada durante esta quarta-feira (13).

A decisão em paralisar o serviço público é de inteira responsabilidade do sindicato da categoria e dos servidores, portanto, a autarquia não tem qualquer vínculo com a decisão e trabalhará para que os cidadãos não sejam prejudicados.

Dessa forma, caso os serviços agendados para esta quarta-feira (13) não possam ser prestados, o Detran de Alagoas ressalta que os usuários não irão precisar arcar com uma nova taxa para concluir o serviço desejado. Além disso, o atendimento será realizado posteriormente, em caráter de urgência, numa nova data que será divulgada.

A direção do departamento ainda reforça que as negociações e tratativas técnicas sobre as demandas do sindicato continuarão sendo discutidas.

Por  G1 Alagoas

MP assinada por Bolsonaro aumenta jornada de bancários e bancos devem abrir aos sábados

Agência do Banco do Brasil de Petrolândia - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

O presidente Jair Bolsonaro assinou, nesta segunda-feira (11/11), a Medida Provisória 905/19, que institui o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo, um programa que incentiva a contratação de jovens, mas que também promove uma série de mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Entre as mais polêmicas, está a possibilidade de abertura dos bancos aos sábados e o consequente aumento da jornada dos bancários.

Segundo a MP, a duração normal do trabalho dos empregados em bancos, em casas bancárias e na Caixa Econômica Federal, para aqueles que operam exclusivamente no caixa, será de até seis horas diárias, o equivalente a trinta horas de trabalho por semana (como era para todos os bancários até a semana passada). Agora, pode ser pactuada jornada superior, a qualquer tempo, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.

Para os demais empregados em bancos, casas bancárias e na Caixa Econômica Federal, a jornada somente será considerada extraordinária após a oitava hora trabalhada.

A MP ainda diz que, para atender a motivos de força maior, poderá o empregado prestar serviços por mais tempo do que o permitido no texto.

Bancários preocupados

De acordo com Fabiana Uehara, secretária-geral do Sindicato dos Bancários de Brasília, a MP é vista com preocupação. “Nós não apoiamos o trabalho dos bancários no fim de semana, nem a extensão da jornada. Nossa assessoria jurídica está neste momento esmiuçando a medida para que possamos fazer algo com relação a isso.” Segundo Uehara, os bancários estão resguardados pela convenção coletiva e pelo acordo coletivo, que tem respaldado na reforma trabalhista aprovada em 2017; além do artigo 224 da CLT prever que o trabalho dos bancários é de seis horas diárias.

Todavia, a MP já está valendo, ou seja, tudo bem se os bancos decidirem que haverá trabalho já neste sábado. Porém, para que vire lei, o Congresso Nacional precisa referendar o texto.

Segundo a Casa legislativa, será criada uma comissão mista para analisar a medida. A comissão será presidida por um senador e o relator principal será um deputado, ainda a serem indicados. O relatório aprovado na comissão será votado posteriormente pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

A MP ainda regulamenta outros itens, como gorjetas, participação em lucros, trabalho aos domingos, descanso semanal, entre outros. Confira a íntegra aqui.



Por Correio Braziliense 

Ladrão de calcinhas ataca varais em MG e é preso com mais de mil peças; ele usava um dos modelos

Peças íntimas apreendidas pela PM em Turmalina — Foto: Polícia Militar / Divulgação

Cercas, varais e lojas. Esses eram alguns dos locais escolhidos por um ladrão de calcinhas e sutiãs preso com 1.045 peças íntimas escondidas no quarto de sua casa, em Turmalina, cidade no interior de Minas Gerais. Durante a abordagem, os policiais militares foram surpreendidos ao perceberem que o homem, de 41 anos, estava usando uma das calcinhas.

Com base no número de peças apreendidas, é possível dizer que muitas das 8.880 mulheres que fazem parte da população do município, no Vale do Jequitinhonha, já foram vítimas dele, preso, de acordo com a Polícia Militar, pela segunda vez pelo mesmo crime.

Ainda segundo as informações da PM, as mil calcinhas e os 45 sutiãs foram encontrados em vários locais do quarto dele: debaixo da cama, dentro do colchão e no guarda-roupas. Em 2015, os furtos de 301 peças íntimas ocorreu em Capelinha, cidade vizinha a Turmalina.

“A Polícia Militar foi até a residência dele, no Bairro São João Batista, para darmos cumprimento a um mandado de prisão por furto. Durante as buscas, encontramos as peças íntimas”, fala o tenente André Dale. Havia roupas íntimas novas e usadas, de várias cores e modelos.

O tenente explica que a PM já recebeu diversas reclamações de mulheres relatando furtos de suas peças íntimas. Porém, muitas vítimas não registram boletim de ocorrência por medo, receio ou vergonha.

Ao ser questionado pela PM, o homem não deu detalhes sobre os furtos, apenas disse que cometia os crimes em vários locais. Ele foi levado para a delegacia da cidade. O G1 tenta mais informações com o delegado responsável pelo caso.

Por Michelly Oda, Grande Minas

Petrolândia: MP Guincho - Loja Marcos Pneus - oferece assistência 24 horas a Petrolândia e região

Precisa de guincho 24 horas? A loja MARCOS PNEUS AUTO CENTER, localizada na Rodovia BR-316, em Petrolândia, oferece a MP GUINCHO, serviço de qualidade, com rapidez e segurança no reboque de veículos. 

Imprevistos não escolhem hora nem lugar para acontecer. Com atendimento 24 horas, a MP GUINCHO realiza o transporte de automóveis leves em toda a região.

MP GUINCHO atende pelos números 87 3851-1645 / 87 3851-2668 / 87 99937-5826.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Por Marcos Pneus