quarta-feira, novembro 13, 2019

Banco do Nordeste debate ações do Programa Rota do Cordeiro no município de Inajá - PE.









Foi realizado na última sexta-feira, 08 de novembro/19, no auditório da Escola Antonio Guilherme, município de Inajá - PE, um debate sobre a implantação do abatedouro frigorífico com certificação federal no município de Floresta - PE. O empreendimento será implantado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) a partir de recursos de cerca de R$ 3 milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Na abertura do evento, o Prefeito, Adilson Cavalcante, parabenizou a iniciativa do Banco do Nordeste e Rota do Cordeiro, colocando sua equipe de técnicos da secretaria de agricultura à disposição para atuar no apoio às ações do Comitê Gestor Territorial, no sentido de colaborar na organização dos criadores de caprinos e ovinos. Destacou que o município tem um grande potencial para desenvolver a criação de caprinos e ovinos e que tem disponibilidade de recursos hídricos, através de poços artesianos para produção de pastagens irrigadas. Concluiu, que o município está aberto para realizar parcerias e contribuir no planejamento para o desenvolvimento sustentável da ovinocaprinocultura, inclusive, na aquisição da carne para inclusão no programa PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar.

A reunião e discussão dos assuntos foi conduzida pelo coordenadora geral da Associação PROVIDA, Claudia Rejane de Sá Leal, com apoio dos membros do Comitê Gestor Territorial, Adelmo Azevedo do BNB, Niedja Batista do PRORURAL e Leonardo Gomes Pereira da CODEVASF-3ª SR.

O Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Adelmo Azevedo, fez uma apresentação do programa ROTA DO CORDEIRO, iniciativa prevista no Plano Nacional de Desenvolvimento do MDR - Ministério do Desenvolvimento Regional, que integra a Rotas da Integração Nacional, que consiste a inclusão produtiva através de ações para estruturação da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura nos 8 (oito) municípios no Estado de Pernambuco, que compõe o APL - Arranjo Produtivo Local do Polo Itaparica, quais sejam: Floresta, Petrolândia, Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Itacuruba, Tacaratu, Jatobá e Inajá.

O agente do Banco, informou que o BNB e MDR firmaram acordo de cooperação para realização de ações conjuntas visando à integração do Programa Rotas da Integração (MDR) com o Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER - BNB). Destacou que o Fórum da ROTA DO CORDEIRO e PRODETER-BNB, foram criados para discutir e apontar soluções e melhorias para estruturação da Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura, no território do Polo Itaparica, com a participação de diversos atores de instituições públicas e privadas envolvidas com a referida atividade econômica.

O representante da CODEVASF, Leonardo Pereira, contextualizou sobre as ações e atuação da companhia na região, enfatizando que a previsão é que o abatedouro frigorifico inicie seu funcionamento em 2020. Ressaltou que parte dos recursos foram disponibilizados, cerca de R$ 1,5 milhão, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional - (MDR), transferidos para Codevasf, que contratou a empresa Administra Consultoria Empresarial, com sede em Bajé - RS, que tem expertises na elaboração de projeto arquitetônico na área de abatedouro frigorifico certificado de caprinos e ovinos.

Na ocasião, teve inicio as discussões no tocante à gestão do abatedouro, como seria o funcionamento e logística para atender os criadores dos municípios que compõe a Rota do Cordeiro. A representante do PRORURAL, Niedja Batista, ressaltou que o tema gestão é sensível, que será feito um Plano de Negócios, o tema será aprofundado após análise dos seus aspectos legais e por se tratar de recursos públicos, serão tomadas as decisões nesse aspecto. O Agente de Desenvolvimento, Adelmo Azevedo, informou que já está definido, que para fazer a gestão do empreendimento será realizada uma chamada pública com regras específicas, que serão sugeridas pelo Comitê Gestor Territorial, de forma a contemplar os pequenos criadores de caprinos e ovinos.

No encerramento do debate, o Prefeito Adilson Cavalcante destacou que o município de Inajá, aprovou a Lei Municipal para liquidação e renegociação de dívidas rurais do PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura, concedendo os benefícios com base na Lei Federal, nº 13.340/2016, em parceria com o BNB agência de Mata Grande - AL.

O evento reuniu um público de 36 pessoas, lideranças de associações rurais; criadores de caprinos e ovinos; representantes do poder público; Prefeitura Municipal de Inajá - PE; Câmara Municipal de Vereadores; parceiros institucionais do território Itaparica; Banco do Nordeste; CODEVASF; PRORURAL; IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco; e Associação PROVIDA. Dentre as autoridades destacamos, a presença do Prefeito de Inajá -PE, Adilson Timóteo Cavalcante, e do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores local, Glenio Paulo da Silva.

Fonte: AD-Adelmo Azevedo-BNB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário