Postagens

Mostrando postagens de Março 17, 2016
Publicidade

CPRH comemora Dia Mundial da Água e Dia da Árvore no Nordeste

Imagem
No dia 22 de março comemora-se o dia Mundial da Água. Para este ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou o tema Água e Emprego. A data serve para lembrar a importância do uso racional dos recursos hídricos, bem como chamar a atenção para a qualidade das águas e a sua fundamental importância para a economia do País. 
O Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental da CPRH realizará, por meio da Unidade de Educação Ambiental, o circuito de perguntas e respostas sobre recursos hídricos, na programação que será realizada dias 21,22 e 23 de março, no Espaço Ciência. A atividade envolve crianças e adolescentes que brincam, enquanto aprendem. Estão agendadas visitas de 2.700 alunos de escolas de Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e Paulista, para participarem dessa e de outras atividades lúdicas e interativas, com conteúdos sobre uso adequado e práticas de preservação dos recursos hídricos, promovidas por outras instituições, como o Museu Espaço Ciência.

Campanha combate ao Aedes Aegypti será realizada em Jatobá nesta sexta (18)

Imagem
Ascom Prefeitura Municipal de Jatobá

Comissão do Senado aprova liberação da pílula do câncer sem registro na Anvisa

Imagem
A liberação do uso da fosfoetanolamina sintética, que ficou conhecida como pílula contra o câncer, antes mesmo do registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi aprovada hoje (17) em reunião extraordinária da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. Como já foi aprovada no plenário da Câmara dos Deputados, no último dia 8, a proposta (PLC 3/16) segue agora com pedido de urgência, para a última votação no plenário do Senado.

Para o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), relator do texto na CAS, os relatos de regressão e cura do câncer pelo uso da fosfoetanolamina justificam a aprovação do projeto. “Trata-se de resposta terapêutica espetacular, quando comparada a qualquer medicamento antineoplásico disponível no mercado brasileiro e mundial. A fosfoetanolamina será um alento para milhares de famílias”, afirmou Gurgacz.

Nível do São Francisco no Baixo volta para 800 m³/s

Imagem
Hidrelétrica de Xingó (Foto: Constran)
A vazão no reservatório de Xingó, entre os estados de Alagoas e Sergipe, voltou ao nível de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s), desde 0h desta quarta-feira (17.03). A Justiça do estado de Sergipe havia expedido liminar em favor de diversas representações de pescadores, através da qual a defluência mínima praticada seria de 900 m³/s. Na semana passada, contudo, a liminar foi cassada.

Este foi um dos temas de discussões durante a videoconferência promovida na segunda-feira passada (14.03) pela Agência Nacional de Águas (ANA), da qual participou o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda.

Deputado Fernando Filho é indicado para comissão que discutirá impeachment de Dilma

Imagem
O deputado federal Fernando Filho (PSB-PE) foi indicado para compor a comissão especial que irá discutir o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Do Partido Socialista Brasileiro ainda analisarão o pedido os deputados Bebeto (BA), Tadeu Alencar (CE) e Danilo Fortes (CE).

Segundo a Folha de S. Paulo, ao todo, 24 partidos têm o direito de indicar deputados para a comissão, na proporção do tamanho de suas bancadas na Câmara. O colegiado terá 65 vagas. Na Câmara, há 513 deputados. Após ser instalada, o que deve ocorrer nesta quinta, a comissão terá um prazo de funcionamento de até 15 sessões do plenário da Câmara – são dez sessões para a apresentação da defesa de Dilma e mais cinco para a votação do relatório.

A palavra final será dada pelo plenário da Câmara, em votação aberta e com chamada no microfone. O Senado é autorizado a abrir o processo de impeachment caso pelo menos 342 dos 512 deputados votem nesse sentido – Cunha não participa dessa votação. Ainda de acordo …

Justiça condena grupo suspeito de fraude de R$ 11 milhões ao INSS em Garanhuns

Imagem
A Justiça Federal condenou 12 pessoas envolvidas em fraudes de R$ 11 milhões contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público Federal (MPF), a maior pena foi aplicada ao suspeito de liderar a organização criminosa, condenado 96 anos de reclusão.

A ação do MPF ocorreu após investigações realizadas na Operação Omni, deflagrada pela Polícia Federal em 2014. Entre 1998 e 2014, os réus teriam utilizado documentos falsificados para inserir dados falsos nos sistemas de informação do INSS.

Segundo o Ministério Público, o objetivo era induzir a Previdência Social ao erro e obter benefícios indevidos, com o auxílio de servidores das agências previdenciárias de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e Canhotinho, no Agreste.

Suspeito de matar PM durante assalto a carro-forte em Cabrobó é morto

Imagem
Assalto a carro-forte no Sertão de Pernambuco (Foto: Divulgação / Polícia Militar)

Um homem de 37 anos, suspeito de matar um Policial Militar (PM) em novembro de 2015, durante um assalto a um carro-forte entre os municípios de Cabrobó e Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, foi morto, nesta quarta-feira (16). O falecimento do criminoso aconteu durante um confronto com policiais, em um distrito de Belmonte.

Segundo a PM, o suspeito não obedeceu a uma ordem de parada em uma barreira policial e foi perseguido e atingido por disparos de arma de fogo. Ele é suspeito de praticar assaltos a bancos, carros-fortes em vários estados.

Ainda segundo a polícia, o homem tem envolvimento com a morte de um policial militar da Bahia, que seguia para o trabalho quando foi abordado pelos criminosos que tentavam roubar um carro durante a fuga. Ele também é acusado de assassinar uma mulher em Conceição das Crioulas em Salgueiro.

Assalto

Deputados pernambucanos se posicionam sobre divulgação de escutas telefônicas do ex-presidente Lula

Imagem
Em apartes, os deputados Clodoaldo Magalhães e Rodrigo Novaes (foto) parabenizaram o trabalho do juiz Moro (Foto: Rinaldo Marques)
A liberação de áudios e transcrições de diversas interceptações telefônicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, na tarde dessa quarta (16), concentrou as atenções dos parlamentares na Reunião Plenária desta quinta (17). Os deputados pernambucanos usaram a tribuna para se manifestar sobre a legalidade do procedimento e o conteúdo das escutas.

O primeiro a comentar a temática foi o deputado Antônio Moraes (PSDB), no Pequeno Expediente. Ele leu trechos das conversas grampeadas, que chamou de “pouco republicanas”, e destacou o que seriam contradições do atual Governo. “Tem conversa mandando ex-ministro cobrar gratidão do procurador-geral da República, o prefeito do Rio de Janeiro fazendo deboche do sítio em Atibaia e do triplex, Lula chamando os ministros do Supremo (Tribunal Federal) d…

Jatobá: Secretaria de Saúde realiza exames de mamografia

Imagem
A atual administração municipal está trabalhando incansavelmente para oferecer ao cidadão jatobaense uma saúde de qualidade, que atenda os desejos e anseios da população. A Prefeitura de Jatobá através da Secretaria de Saúde realizou nos dias 14 e 15 de março de 2016, na Academia das Cidades, exames de mamografia, através da Unidade Móvel de Mamografia Digital Amigo do Peito, onde foram atendidas 170 mulheres da faixa etária entre 50 a 69 anos de idade, das localidades: Jatobá, Itaparica, Zona Rural, Ribeirinhas e Área Indígena. 
Os resultados dos exames serão entregues na Secretaria de Saúde dentro de 30 dias. O Prefeito Robson Leandro esteve no local e foi recebido pelas mulheres jatobaenses com carinho e agradecimentos.

Ascom/Prefeitura Municipal de Jatobá

Prefeitura de Afogados da Ingazeira divulga calendário de vacinação contra a raiva animal

Imagem
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o calendário da vacinação antirrábica. Cães e gatos devem ser vacinados em todo o município. Para evitar o deslocamento até o centro da cidade, a Prefeitura descentralizou a vacinação seguindo um calendário de atividades nos bairros. O objetivo é levar a vacina para mais perto da população.

Além das datas definidas nos bairros, a Prefeitura irá realizar no próximo dia 2 de abril, o grande dia D de vacinação contra a raiva animal. Neste dia, cães e gatos poderão ser vacinados em qualquer unidade básica de saúde ou na Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Rio Branco. Essa data também servirá para atender à população do centro de Afogados.

Aluno do SESI/PE é selecionado para estudar na Stanford, nos Estados Unidos

Imagem
Foto: Divulgação
Boas notas no boletim, trabalhos extraclasse, voluntariado. Com esse currículo, o aluno Cleyson Duarte, 16 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio do programa Educação Básica articulada com Educação Profissional (Ebep), no SESI Paulista, garantiu a aprovação na segunda melhor universidade do mundo, a Stanford, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Em julho, o jovem viaja para estudar em um curso de verão na área de ciências. Apaixonado pelo universo e a natureza ao nosso redor, Cleyson tem o grande sonho de se tornar um cientista e trabalhar em pesquisas para ajudar as pessoas. “Sou grato pelo cuidado e proximidade que os professores do Ebep têm comigo, sempre me apoiando e envolvendo em projetos. Noto a diferença e evolução que tive após estudar ao longo desses anos no SESI e SENAI”, afirma o aluno.

14ª Medalha Lucila Angelim Gomes abre inscrições em Salgueiro, PE

Imagem
Honraria é concedida a defesas dos direitos e promoção das mulheres. Serão premiados mulheres, estudantes, projetos e instituições.
Estão abertas as inscrições para a 14ª Medalha Lucila Angelim Gomes, em Salgueiro no Sertão de Pernambuco, uma premiação que é concedida a uma mulher e a uma instituição que tenham se destacado na defesa e promoção dos direitos da mulher no estado. A honraria também é entregue a quem desenvolve projetos voltados para a emancipação feminina e para estudantes que produzam textos sobre o tema.

As inscrições da medalha estão abertas até o dia 11 de abril e são realizadas na Coordenadoria da Mulher, Anexo da Prefeitura, no horário de 8h às 12h. Também é possível fazer a solicitação de participação por correspondência. O endereço da Coordenadoria é Rua Maria Nogueira Sampaio, s/n, Nossa Sra. das Graças, Salgueiro, e o CEP é 56.000-000.

Decisão de Sérgio Moro de divulgar áudios divide opiniões

Imagem
O presidente da OAB-PE, Ronnie Duarte, acredita que houve excessos do juiz Sérgio Moro na divulgação do áudio.
A divulgação do audio de um telefonema da presidente Dilma Rousseff (PT) para o ex-presidente Lula e agora ministro da Casa Civil, dividiu opiniões no mundo jurídico. Para o advogado José Paulo Cavalcanti, tudo se trata de uma "bobagem" e não houve nada errado por parte do juiz. Já para o presidente da OAB-PE, Ronnie Duarte, a diculgação pode influenciar na tomada de decisões futuras.

"Não há nada de errado, isso é uma bobagem", disse José Paulo Cavalcanti. "Também é uma bogame da oposição, que busca tirar dividendos políticos", acrescentou. Cavalcanti cita um levantamento feito pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que mostra que 96% das atitudes tomadas por Sérgio Moro estão corretas. "Não tem nenhum juiz que tenha isso", comentou.

Instalada comissão que analisará rito de impeachment; Confira a lista dos indicados pelos partidos

Imagem
A Câmara dos Deputados elegeu, na tarde de hoje, em votação aberta, os 65 integrantes da comissão especial que primeiro analisará o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O prazo inicial para apresentar os nomes era até 12h, mas foi prorrogado até 13h.

A comissão foi eleita por 433 votos a favor e apenas 1 contrário. "Está eleita a comissão especial destinada a dar parecer quanto à denúncia contra a senhora presidente da República", anunciou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), às 15h48.

Pela proporcionalidade das bancadas, PT e PMDB serão os dois partidos com mais integrantes na comissão, 8 cada. O PSDB terá 6 representantes.

PM prende homem que roubou e estuprou garoto de 11 anos em Paulo Afonso (BA)

Imagem
Câmera flagrou o estuprador com a criança durante o percurso para o crime
Uma ação da Polícia Militar resultou na prisão do homem que estuprou uma criança de 11 anos em Paulo Afonso, ele foi identificado como Jeneildo da Conceição Alves, 18 anos. A prisão aconteceu na Praça Abdon Sena, próximo ao Banco do Brasil. Na delegacia o jovem confessou o crime.

O fato que revoltou a sociedade pauloafonsina aconteceu na tarde da última terça-feira (15), na Avenida Rua Marcondes Ferraz, antigo Acampamento da Chesf, próximo ao ‘Clube dos Velhinhos’. Relembre o caso clicando AQUI.

De acordo com as informações divulgadas pela Polícia Militar, um policial à paisana estava trafegando pelo centro da cidade, quando reconheceu as características do criminoso. Uma vez que a vítima teria dito em depoimento aos policiais, que o estuprador possuia um caroço e uma mancha vermelha no rosto.

Juiz que suspendeu nomeação de Lula como ministro admite postagens anti-PT em redes sociais

Imagem
O juiz Itagiba Catta Preta Neto, da quarta vara do Distrito Federal, que suspendeu a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil, teria publicado, em sua página no Facebook, várias fotos que mostram o apoio dele à oposição ao governo federal. Em uma foto que teria sido publicada nesta quarta-feira (16), o juiz aparece ao lado da família em uma manifestação contra a presidente Dilma Rousseff com a legenda "fora Dilma". Em uma foto de outubro de 2014, o juiz teria mostrado apoio ao então candidato do PSDB, Aécio Neves. O juiz deletou a própria página do Facebook minutos depois da divulgação da liminar que suspendeu a posse de Lula. Todas as imagens são reproduções do Facebook.

Itagiba foi o juiz que determinou indenização ao caseiro de Antonio Palocci. Em 2010, a sentença condenou a Caixa Econômica Federal a indenizar o caseiro Francenildo dos Santos Costa em R$ 500 mil por danos morais por quebra do sigilo bancário em 2006.

G1

Petrolândia: MedClinic divulga calendário de atendimentos desta sexta e sábado

Imagem
A Medclinic/Endocardio fica localizada na Avenida Dep. Milvernes Cruz Lima, 292 na orla de Petrolandia. (Foto: Assis Ramalho)

A MedClinic, situada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima nº 292, na Orla de Petrolândia, informa os dias e horários de atendimento do seu quadro de especialistas médicos nesta sexta e sábado, 18 e 19.
Sexta-feira(18)
Dr. Alexandre Candeia - Endocrinologista
A partir das 7:30 da manhã
Sexta-feira (18) Dr. Vitor Shirata - Neurologista A partir das 15:30
Sábado (19) Dr. Alexandre Candeia - Realização de Ultrassonografia A partir das 7;30 da manhã
Para marcações, o telefone é (87) 3851 1879. Celular (87) 9-96662380.

Blog de Assis Ramalho
Inormação: MedClinic

Petrolândia: Eleição da ABAMA será realizada nesta sexta na sede do STR a partir das 9h00

Imagem
Juracy da Cruz, presidente da Associação dos Beneficiários do Projeto de Assentamento Dr. Miguel Arraes de Alencar (ABAMA)
Eleição será realizada ne sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia (Fotos: Assis Ramalho)

Jurací da Cruz, presidente da Associação dos Beneficiários do Projeto de Assentamento Dr. Miguel Arraes de Alencar (ABAMA), convida todos os associados a participarem da eleiçao da nova diretoria que será realizada na amanhã desta sexta-feira (18) na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia (STR), a partir das 9 horas.

Desde já, agradece o comparecimento e colaboração de todos em prol do desenvolvimento da ABAMA.
Redação do Blog de Assis Ramalho Informações da ABAMA

"Você é um moleque. Vamos resolver isso lá fora" diz tucano a petista em briga no Senado

Imagem
"Como é? Como é? Você é um moleque. Vamos resolver isso lá fora", falou indo na direção de Lindbergh, que retrucou: "Eu não te respeito."
Com os ânimos acirrados, senadores do PT e do PSDB se revezam no plenário do Senado nesta quinta-feira (17) em defesas e acusações contra o governo da presidente Dilma Rousseff e a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil.

O líder do PT, Paulo Rocha (PA), defendeu a indicação de Lula para o cargo e acusou o PSDB de estar acirrando os ânimos no país. Com o dedo em riste, apontado para o senador Aécio Neves (PSDB-MG), Rocha afirmou que "Lula não é bandido e não é salafrário". "Agora, o senhor vem aqui e fala que é para acalmar, fazer um debate, mas depois de acirrar?", questionou o petista em referência às manifestações realizadas nesta semana contra o governo federal.

Como Rocha se virou de costas para a Mesa Diretora do Senado ao discursar, o senador Ataídes de Oliveira (…

Secretaria de Saúde de Petrolândia convidamulheres para realizar exames de Mamografia no Hospital Dr. Francisco Simões de Lima, nesta sexta-feira (18)

Imagem
As mulheres do município de Petrolândia terão o acesso facilitado à realização do exame de mamografia no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima. Os exames serão realizados em mulheres que têm entre 50 a 69 anos de idade.

As mesmas ações de saúde serão realizadas no sábado (19) no Distrito do Icó-Mandantes, zona rural de Petrolândia a partir das 08h30min.

A iniciativa é da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde. Os exames serão realizados nesta sexta-feira (18), a partir das 08h30min.

Indicações da mamografia

Conferência Estadual LGBT reuniu público de todo o Estado

Imagem
Representantes do RMR, Agreste, Zona da Mata e Sertão compareceram à III Conferência Estadual LGBT
Mais de 300 pessoas participaram, durante dois dias (11 e 12 de março), no Centro de Formação e Lazer – CFL, da III Conferência Estadual de dos Direitos da População LGBT de Pernambuco. O encontro que foi coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, por meio de sua executiva de Segmentos Sociais/Coordenadoria LGBT e pelo Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT, teve como tema “Por um Pernambuco livre da violência à população LGBT”. O evento, que contou com a presença do secretário Isaltino Nascimento, foi destinado à sociedade civil organizada e gestores públicos com o objetivo de construir políticas públicas para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Reviravolta; Juiz federal do DF suspende posse de Lula na Casa Civil

Imagem
Lula foi empossado na pasta em uma cerimônia realizada na manhã desta quinta no Palácio do Planalto

O juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, suspendeu nesta quinta-feira (17), por meio de uma decisão liminar (provisória), a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na chefia da Casa Civil (leia a íntegra da

A decisão foi tomada em ação popular movida por um advogado, mas ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

A Advocacia Geral da União (AGU), que defende o governo na Justiça, já informou que vai recorrer ainda nesta quinta para tentar derrubar a liminar.

Na mesma decisão liminar, o juiz determinou que a presidente Dilma Rousseff seja intimada para imediato cumprimento da decisão. Segundo Catta Preta, a posse de Lula pode representar uma intervenção indevida na atividade policial, no Ministério Público e no Judiciário.

Assentadas assinam 59 créditos do Fomento Mulher em Petrolina

Imagem
Foto: Incra/Divulgação
A Superintendência Regional do Incra no Médio São Francisco, com sede em Petrolina (PE), participou, na tarde desta terça-feira (15), de solenidade organizada pela Associação do Assentamento Água Viva em parceria com o Movimento Social e a prestadora de Serviço de Assistência Técnica, na qual, foram assinados 59 contratos de crédito Fomento Mulher. O evento aconteceu na Sede da Associação da Agrovila II.

O crédito Fomento Mulher é aplicado pelo Incra para mulheres assentadas que são atendidas pela Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). É necessário ter o cadastro atualizado no Incra, estar inscrita no CadÚnico e não ter recebido crédito Apoio Mulher anteriormente. O valor do crédito é de até R$ 3 mil por mulher assentada.

Curso da CPRH, em parceria com UFPE e Cipoma, destaca manejo de animais silvestres

Imagem
Fotos: Divulgação
Foi realizado na última segunda-feira (14/03), na sede do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Sistema Gurjaú (RVS-Gurjaú), o primeiro módulo do curso de Manejo de Animais Silvestres. Em uma realização da CPRH, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Companhia Independente de Policiamento de Meio Ambiente (Cipoma), o objetivo das ações é capacitar agentes ambientais dos órgãos estaduais (CPRH e CIPOMA) e municipais relacionados com a gestão de Unidades de Conservação Estaduais para o manejo adequado de espécimes da fauna silvestre.

PSB ganha representação na Câmara Municipal de Ipojuca

Imagem
Foto: Roberto Pereira
O PSB de Ipojuca ganhou uma nova representante na Câmara de Vereadores do município. A vereadora Eliete Lins assinou ficha de filiação na noite desta quarta-feira (16), na sede estadual do PSB, se tornando a única socialista no Legislativo municipal. O ato contou com a presença do presidente estadual do partido, Sileno Guedes, e da deputada estadual Simone Santana (PSB).

Eleita com quase dois mil votos, Eliete é a única mulher na Câmara de Ipojuca. Professora universitária, a vereadora já foi secretária adjunta e titular de Educação no município. A vereadora falou sobre sua decisão em migrar para o PSB. “O partido tem uma história bonita na política, principalmente em Pernambuco. Faço parte do governo e continuamos todos do mesmo lado”, afirmou a nova socialista. As suas principais bandeiras são a defesa do direito da mulher, educação e saúde.

Sob protestos, Lula toma posse como ministro-chefe da Casa Civil em cerimônia no Planalto

Imagem
Sob protestos, a presidente Dilma Rousseff deu posse ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como novo ministro-chefe da Casa Civil. Também assinaram os termos Eugênio José Guilherme de Aragão, como ministro da Justiça e Mauro Ribeiro Lopes, ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC). 
Praticamente todos os ministros do governo estão presentes à cerimônia, à exceção de Jaques Wagner, novo ministro-chefe do gabinete pessoal da presidente, que teve problemas com voo que saia de Salvador e chegará mais tarde.

Lula substitui Wagner na Casa Civil. Aragão assume o cargo em substituição a Wellington César Lima e Silva, que pediu exoneração na última terça-feira (15). Aragão é subprocurador-geral da República desde 2004.

Da ABr e Estadão Conteúdo

Moro jogou o país à beira de uma "convulsão social", avalia líder do PT

Imagem
O líder do PT na Câmara, Afonso Florence (BA), declarou, em nota, que o juiz Sergio Moro "errou feio juridicamente" ao revelar gravações telefônicas entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff. Em nome da bancada do partido, Florence disse que Moro "se meteu na disputa política e jogou o País à beira de uma convulsão social". Petistas alegam que a divulgação dos áudios é ilegal.

"A divulgação das gravações, além de jogar para o confronto social, possui duas flagrantes ilegalidades: primeiro, a gravação de conversas telefônicas do Presidente da República, com qualquer pessoa, possui sigilo de Estado e deve ser submetida a investigação do Supremo Tribunal Federal; depois, o ex-presidente Lula já tinha sido nomeado ministro; portanto, suas gravações deveriam ser também remetidas ao STF", diz o texto.

Grampo pode ter sido no telefone de Dilma

Imagem
Juiz federal Sérgio Moro
O grampo da presidente “é o ápice da escalada da Lava Jato, que começou há cerca de um mês. Agora é o divisor de águas definitivo. A Lava Jato se despe de vez da estratégia de aparentar legalidade e exigirá uma tomada de decisão drástica não apenas do governo, mas dos órgãos superiores da magistratura e do Ministério Público”, afirma Luís Nassif, jornalista, em comentário publicado por Jornal GGN, 17-03-2016.

Eis o comentário.

As últimas jogadas indicam o seguinte:

Fator 1 – O grampo da presidente.

É o ápice da escalada da Lava Jato, que começou há cerca de um mês. Agora é o divisor de águas definitivo. A Lava Jato se despe de vez da estratégia de aparentar legalidade e exigirá uma tomada de decisão drástica não apenas do governo, mas dos órgãos superiores da magistratura e do Ministério Público.

No final do dia, o juiz Sérgio Moro tentou se isentar, informando que foi realizado duas horas após ele ter determinado a suspensão dos grampos. Por outro lado, as informaç…

Plano Pernambuco Quilombola será lançado em cerimônia no Centro de Convenções

Imagem
Foto: Costa Neto/Secult-PE
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, juntamente com a Secretaria Executiva de Segmentos Sociais e a Coordenadoria de Igualdade Social, promoverá no dia 21 de março, das 15h00 às 19h00, a Cerimônia de Lançamento do Plano Pernambuco Quilombola (PPQ) e do Projeto de Empreendedorismo Quilombola, Adesão ao Sistema Nacional de Política de Igualdade Racial (SINAPIR), e a assinatura do Decreto que institui o Fórum de Gestores da Política Pública Quilombola.

No evento, que acontecerá no Auditório Tabocas, no Centro de Convenções em Olinda, será comemorado o “Dia Internacional” contra a Discriminação Racial”, data de grande importância para a população Quilombola, por representar um expressivo enfrentamento ao racismo.

Cientistas conseguem recuperar memória de ratos com Alzheimer

Imagem
Os doentes de Alzheimer podem não ter perdido suas memórias, mas apenas ter dificuldade em acessá-las, o que abre a porta a possíveis tratamentos para recupera-las. É o que revela um estudo publicado na revista científica Nature.

O estudo, realizado em ratos pelo cientista japonês Susumu Tonegawa, Nobel da Medicina em 1987, mostrou que ao estimular áreas específicas do cérebro com luz azul os cientistas conseguiam que os ratos recuperassem memórias que antes eram inacessíveis.

Os resultados, publicados na quarta-feira (16), dão a primeira prova de que a doença de Alzheimer não destrói as memórias, apenas as torna inacessíveis. "Como os humanos e os ratos tendem a ter um princípio comum em termos de memória, as nossas conclusões sugerem que os pacientes com doença de Alzheimer podem, pelo menos nos primeiros tempos, manter as memórias no cérebro, o que significa que existe uma possibilidade de cura", disse Tonegawa.

Dia Mundial da Água: concurso da Compesa premia estudantes

Imagem
Estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas da rede estadual têm até o dia 22 para participar do concurso que vai premiar as melhores ideias sobre o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Com o tema “Água: Juntos Vamos Preservar”, o concurso, que é promovido pela Secretaria Estadual de Educação (SEE), está em sua segunda edição e conta com o apoio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e do Shopping RioMar. Entre os prêmios, estão computadores, câmeras, tablets, kits educativos e vouchers em livrarias.

CPRH torna licenciamento mais ágil com certificado digital

Imagem
A Unidade de Licenciamento (ULI), da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) tem como principais atribuições as confecções e emissões das licenças ambientais, além de suas alterações e correções. "Também é papel da ULI orientar o público sobre os processos para o licenciamento", explica o supervisor de licenciamento da CPRH, Fábio Torres.

Um dos grandes ganhos da CPRH foi a implantação, a partir de 2015, da certificação digital. Na prática, a ferramenta simplifica algumas partes do processo e agiliza a liberação das licenças. "Isso ajudou muito tanto a ULI, quanto aos empreendedores. Com a implantação da novidade, o tempo médio da emissão das licenças reduziu de 30 para cerca de 10 dias", comemora Fábio.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA/CPRH

Pesquisadores norte-americanos desenvolvem vacina experimental contra dengue

Imagem
Pesquisadores norte-americanos desenvolveram a primeira vacina experimental que poderá proteger a população contra a dengue, uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Os resultados do ensaio clínico, feito com 41 voluntários com saúde, dos quais 21 receberam uma única dose da vacina e os demais um placebo, são muito promissores para prevenir a infecção com o vírus da dengue, da mesma família do Zika, também transmitido por picada de mosquito.

Prorrogadas as inscrições para o encontro de Governança e Gestão em Saúde do TCE-PE

Imagem
Inscrições são gratuitas
As inscrições para o evento "Governança e Gestão em Saúde: Encontro com o Controle Externo – Edição PE”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado, que se encerravam nesta quarta-feira, 16, foram prorrogadas para a próxima segunda-feira (21), dia da realização do encontro. O encontro é aberto apenas aos secretários de Saúde do Estado e Municípios, presidentes dos Conselhos de Saúde estaduais e municipais e representantes da Comissão Intergestores Bipartite e gestores responsáveis pelo envio das respostas à pesquisa sobre Governança e Gestão em Saúde nas Organizações da Administração Pública Estadual e Municipal, coordenada pelo Tribunal de Contas da União.

Feito em parceria com o TCU, com a colaboração do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz, a ação visa sensibilizar os gestores para a importância da participação nessa pesquisa, que tem como objetivo a melhoria dos serviços prestados à população e a correta aplicação dos recursos públicos na área de saúde…

Presidente do CBHSF fará palestras na Semana da Água em Sergipe

Imagem
Anivaldo Miranda (Foto: Hugo Cordeiro/Ascom CBHSF)
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, é um dos palestrantes do Simpósio Regional em Reflexão ao Dia Mundial da Água. O evento é uma promoção do Ministério Público do Estado de Sergipe (MP/SE) e acontece na próxima segunda-feira (21.03), na sede do órgão estadual.

Miranda abordará o tema “Conflitos de usos múltiplos na bacia do São Francisco”. Isso porque, diante da quantidade de água cada vez menor e o aumento da demanda, tende a ser mais comuns os conflitos no âmbito da bacia. Na semana que passou, o Comitê realizou um curso de capacitação sobre o tema, para atender membros do colegiado, especialmente os integrantes da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL), responsável por analisar os casos de conflito de uso.

Alepe festeja 40 anos da União dos Vereadores de Pernambuco

Imagem
Foto: Giovanni Costa/Alepe
Os 40 anos da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) mereceram comemoração da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Nesta quarta (16), foi realizada uma Reunião Solene em homenagem à instituição, por proposição do deputado Aluísio Lessa (PSB).

A cerimônia foi presidida pelo primeiro vice-presidente da Alepe, deputado Augusto César (PTB), que destacou o papel do representante político mais próximo da população. “Por sua atuação concentrada no município, o vereador tem a oportunidade de conhecer mais de perto a realidade social e econômica local, bem como as reivindicações das comunidades que representa”, lembrou.

Fundada em 20 de outubro de 1975, a UVP é o órgão máximo de representação das câmaras e dos vereadores em Pernambuco, que conta, atualmente, com 2.062 representantes nos parlamentos municipais. A entidade, integrante da União dos Vereadores do Brasil (UVB), reúne 144 câmaras afiliadas e atua para integrar, capacitar e fortalecer os direitos e…

Prefeitura de Afogados da Ingazeira promove oficina de teatro com tema "Arte do Ator"

Imagem
Albemar Araújo encena Medeia (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira promove, de 18 à 20 de Março, uma oficina direcionada a quem deseja aprender um pouco mais sobre a arte de representar. É a oficina “Arte do ator”, conduzida pelo professor de teatro e ator Albemar Araújo, proveniente do Recife.

Albemar Araújo tem pós-graduação em políticas culturais e cultura popular, formação de ator, direção teatral e dramaturgia. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Secretaria de Cultura e Esportes, no centro desportivo, no horário comercial.

Confira as manchetes dos principais jornais do país nesta quinta-feira, 17 de março de 2016

Imagem
Diário do Nordeste-CE: Gravação indica que Dilma Rousseff agiu para evitar prisão de Lula Gazeta de Alagoas: Lava Jato grava telefonema entre Dilma Rousseff e Lula Portal G1 -PI; Grave acidente deixa quatro irmãos mortos e outro ferido no Sul do Piauí
A Tarde; Acidente entre dois ônibus e um carro deixa 12 feridos na Capital
Correio da Bahia; Homem é agredido a pauladas por traficantes em Salvador
Tribuna da Bahia; Xingamento de Jaques Wagner ao presidente da OAB é gravado
O Globo; Grampo sugere que Dilma tentou evitar prisão de Lula; Planalto diz que vai à Justiça
O Dia-RJ; PM e manifestantes entram em choque na Praça dos Três Poderes
Extra-RJ: Câmara elege nesta quinta-feira a comissão do impeachment
Folha de São Paulo; Investigadores dizem que gravação aumenta a chance de Dilma ser investigada no STF
O Estado de São Paulo; Multidão vai às ruas após grampo indicar que Dilma tentou evitar prisão de Lula
Correio Braziliense; Planalto deve ser palco de novas manifestações nesta quinta-feira
Valor …

Josemario Lucena da Silva assume presidência do Partido Verde no Recife

Imagem
Anna Paula Monteiro e Josemario Lucena (Foto: Acervo Pessoal)
O Partido Verde do Recife ganha novo presidente: Josemario Lucena da Silva assume a executiva municipal da legenda a partir de abril. A mudança honra acordo previamente realizado com o vereador Eurico Freire, que foi conduzido ao cargo de gestão do PV pelo período de 12 meses. Cumprido este prazo, o PVPE aproveita para agradecer o empenho de Freire no comando do partido na capital pernambucana ao longo do último ano.

Josemario Lucena – o novo presidente tem formação em Engenharia Florestal e licenciatura em Ciências Agrícolas Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Também possui titulação de mestre em Ciências Florestais e atualmente exerce o cargo de Conselheiro e Coordenador Adjunto do Colégio de Entidades Regionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA. Até então vinha exercendo a função de Presidente da Associação Pernambucana de Engenheiros Florestal - APEEF e de Diretor Financeiro do Clube…

Aposta única da Mega-Sena leva prêmio de R$ 21 milhões

Imagem
Uma aposta vencedora de Teresópolis (RJ) acertou as seis dezenas do concurso 1.800 da Mega-Sena e levou o prêmio de R$ 21 milhões sorteados nesta quarta-feira (16). O sorteio ocorreu às 20h (horário de Brasília) no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP).

Veja as dezenas sorteadas: 06 - 11 - 16 - 19 - 31 - 56.

A quina teve 96 apostas ganhadoras, e cada uma vai levar R$ 24.829,38. A quadra teve 5.710 apostas ganhadoras, e cada uma vai levar R$ 596,35.

Mais Loterias Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na quarta-feira (16), e os últimos resultados
Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.

Juntos, Lula e Dilma vão unir o Brasil e recuperar a economia, diz Humberto

Imagem
Foto: Alessandro Dantas/Liderança do PT no Senado
Entusiasmado com a indicação do ex-presidente Lula para o cargo de ministro-chefe da Casa Civil da presidenta Dilma Rousseff, o líder do Governo no Senado, Humberto Costa (PE), aplaudiu a iniciativa acertada entre os dois e declarou nesta quarta-feira (16) que, juntos, num grande esforço nacional, eles poderão tirar o Brasil da crise, recuperar a economia e retomar as discussões sobre crescimento e futuro.

“Lula jamais faltou ao Brasil e, agora, num momento em que o nosso Governo precisa recompor a sua base parlamentar e social para tirar o país da crise em que esse impasse político nos meteu, ele atende mais uma vez ao chamamento e assume o desafio de somar esforços para contribuir num momento de extrema dificuldade nacional”, afirmou.

Publicidade