quinta-feira, março 17, 2016

CPRH comemora Dia Mundial da Água e Dia da Árvore no Nordeste

No dia 22 de março comemora-se o dia Mundial da Água. Para este ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou o tema Água e Emprego. A data serve para lembrar a importância do uso racional dos recursos hídricos, bem como chamar a atenção para a qualidade das águas e a sua fundamental importância para a economia do País. 

O Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental da CPRH realizará, por meio da Unidade de Educação Ambiental, o circuito de perguntas e respostas sobre recursos hídricos, na programação que será realizada dias 21,22 e 23 de março, no Espaço Ciência. A atividade envolve crianças e adolescentes que brincam, enquanto aprendem. Estão agendadas visitas de 2.700 alunos de escolas de Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e Paulista, para participarem dessa e de outras atividades lúdicas e interativas, com conteúdos sobre uso adequado e práticas de preservação dos recursos hídricos, promovidas por outras instituições, como o Museu Espaço Ciência.

A programação comemorativa é ação conjunta da Agência Pernambucana de Águas (Apac), da Secretaria de Ciência e Tecnologia/ Museu Espaço Ciência, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), CPRH, Compesa e Suape. A programação completa pode ser consultada no www.apac.pe.gov.br .

Dia da Árvore no Nordeste

Os estados das regiões Norte e Nordeste comemoram, dia 21 de março, o Dia da Árvore - data instituída pelo decreto 55.795/65, pelo então Presidente Castelo Branco. A justificativa para essa diferença de datas, já que no dia 21 de setembro é comemorado, nacionalmente, o dia da árvore, é de ordem climática, pois o período coincide com o inicio das chuvas nessas duas regiões.

“As ações relacionadas ao plantio de árvores, atividade muito comum na comemoração do dia da árvore, são favorecidas pelo clima propício ao plantio e sobrevivência das mesmas”, explica a gestora da Unidade Integrada de Gestão Ambiental (Uiga) de Nazaré da Mata da CPRH, Aurenita Vasconcelos.

E é nesse contexto de celebrar o Dia da Árvore (21) e o Dia da Água (22) que a CPRH, através da Uiga Nazaré da Mata, realizará, dia 21 de março, palestras, vídeos debate para cerca de 300 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Aluísio Germano, localizada no município de Carpina (Mata Norte). “Lembrando o dia da árvore na nossa região, vamos realizar essas atividades com os estudantes, mostrando que a preservação de árvores é de suma importância para os recursos hídricos”, explicou a técnica ambiental da CPRH, Jennifer Belarmino.

Na programação também serão plantadas 10 mudas de ipê roxo (Handroanthus avellanedae), espécie encontrada na Mata Atlântica. “Depois de ouvirem informações sobre a importância dos ipês, nós faremos o plantio. E estimularemos os alunos a voltarem ao local, para acompanharem o crescimento das mudas”, complementou. 


CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário