quinta-feira, março 17, 2016

Secretaria de Saúde de Petrolândia convidamulheres para realizar exames de Mamografia no Hospital Dr. Francisco Simões de Lima, nesta sexta-feira (18)



As mulheres do município de Petrolândia terão o acesso facilitado à realização do exame de mamografia no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima. Os exames serão realizados em mulheres que têm entre 50 a 69 anos de idade.

As mesmas ações de saúde serão realizadas no sábado (19) no Distrito do Icó-Mandantes, zona rural de Petrolândia a partir das 08h30min.

A iniciativa é da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde. Os exames serão realizados nesta sexta-feira (18), a partir das 08h30min.

Indicações da mamografia
A principal indicação da mamografia é para o rastreamento do câncer de mama. Nesse caso, deve começar a ser feita a partir dos 40 anos, anualmente, para mulheres da população geral. Porém, para aquelas que possuem casos de câncer de mama na família, em parentes de primeiro grau (mãe, irmã e/ou filha), o risco de câncer de mama pode ser maior que o da população geral. Nestes casos, a mamografia pode começar a ser feita 10 anos antes do caso mais precoce entre as parentes que tiveram a doença.

Por exemplo: se uma mulher descobriu um câncer de mama aos 40 anos, sua filha deve começar a fazer mamografias anualmente aos 30 anos. A mamografia, porém, não é recomendada antes dos 25 anos porque a mama é mais susceptível à radiação nessa faixa etária. Mesmo mulheres que tiveram casos familiares muito cedo (aos 30 anos, por exemplo), devem esperar até os 25 para fazer a primeira mamografia. Antes disso, a indicação nesses casos são ultrassonografias.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações da Secrataria de Saúde de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário