quinta-feira, março 17, 2016

Nível do São Francisco no Baixo volta para 800 m³/s

Hidrelétrica de Xingó (Foto: Constran)

A vazão no reservatório de Xingó, entre os estados de Alagoas e Sergipe, voltou ao nível de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s), desde 0h desta quarta-feira (17.03). A Justiça do estado de Sergipe havia expedido liminar em favor de diversas representações de pescadores, através da qual a defluência mínima praticada seria de 900 m³/s. Na semana passada, contudo, a liminar foi cassada.

Este foi um dos temas de discussões durante a videoconferência promovida na segunda-feira passada (14.03) pela Agência Nacional de Águas (ANA), da qual participou o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda.

A confirmação do novo patamar da defluência mínima no São Francisco, na região do Baixo, foi feita através de ofício encaminhado pelo superintendente de Operação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Ruy Barbosa Pinto Júnior. Desde 2013 a ANA vem reduzindo, paulatinamente, os níveis dos reservatórios que operam no São Francisco, devido às condições hidrológicas desfavoráveis.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário