22 julho 2025

Famílias que Construíram Petrolândia. Episódio 2/13


As largas ruas da antiga cidade de Petrolândia, uma saudade que não passa. quem viveu jamais esquecerá!

As primeiras medalhas começaram a ser entregues sob o aplauso da cidade inteira.

Na praça, entre fé e despedida, cada nome era celebrado como raiz.

🧡 Você lembra quem recebeu nesse dia?


https://www.facebook.com/share/r/1C7znU6sPi/

Blog de Assis Ramalho
Por: Paula Francinete Rubens de Menezes - Escritora e Presidente do IGH Petrolândia O Instituto que tem como finalidade preservar a memória do município de Petrolândia.

Personal trainer atropelado na PE-149 em Altinho morre após dois dias internado no Recife


Erik Henrique de Melo Ferreira era formado em Educação Física — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O personal trainer Erik Henrique de Melo Ferreira, de 26 anos, morreu na segunda-feira (21) no Hospital da Restauração (HR), no Recife, após não resistir aos ferimentos causados por um atropelamento ocorrido na noite do sábado (19) na PE-149, próximo à entrada de Altinho, no Agreste de Pernambuco.

Erik foi atropelado enquanto fazia caminhada às margens da rodovia estadual. O motorista do veículo foi embora sem prestar socorro e até o momento não foi identificado pela Polícia Civil. Erik, que morava em Altinho, era conhecido na cidade por atuar como professor de educação física.

Populares que passaram pelo local encontraram o personal caído e acionaram o socorro. Erik recebeu os primeiros atendimentos no hospital do município, mas devido à gravidade das lesões, foi transferido para o Hospital da Restauração, na capital pernambucana, onde faleceu dois dias depois. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que a ocorrência foi registrada pela 4ª Delegacia do Espinheiro, no Recife, como acidente de trânsito com vítima fatal. Um inquérito policial foi instaurado e as investigações seguem sob responsabilidade da delegacia da área, que busca imagens e testemunhas que possam ajudar a esclarecer as circunstâncias do atropelamento.

A faculdade Uninassau Caruaru emitiu nota lamentando o falecimento do ex-aluno do curso de Educação Física da instituição, que se formou em dezembro de 2023.

"Erik foi vítima de um trágico acidente e, mesmo após dias de luta e esperança por sua recuperação, infelizmente não resistiu. A Uninassau Caruaru e o curso de Educação Física se solidarizam com os familiares, amigos e toda a comunidade acadêmica neste momento tão difícil, desejando força e serenidade a todos", disse a nota oficial.

Por g1 Caruaru

Após proibição de Motta, oposição protesta com bandeira de Trump na Câmara

Oposição levantou bandeira em homenagem a Trump — Foto: TV Globo

Por Luiz Felipe Barbiéri, Paloma Rodrigues, Nathalia Sarmento, Marina Franceschini, g1, TV Globo e GloboNews — Brasília

Comissões presididas por parlamentares do PL, partido de Jair Bolsonaro, precisaram cancelar reuniões deliberativas com moções de apoio político ao ex-presidente na pauta, marcadas para esta terça-feira (22).

Em protesto, deputados da oposição que estavam no local para as sessões estenderam uma faixa de apoio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (entenda mais abaixo).

O cancelamento ocorreu após uma proibição do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), segundo adiantou o blog do Valdo Cruz, no g1.

A presença de Jair Bolsonaro chegou a ser confirmada por integrantes do partido, mas ele não foi à Câmara.

Motta proibiu, em ato publicado no Diário Oficial da Câmara, a realização de reuniões de comissões na Casa durante o recesso.

Ele já havia avisado que atividades parlamentares no período não estariam permitidas, por conta de reformas. Mas, deputados aliados de Bolsonaro descumpriram a orientação e convocaram sessões das comissões que presidem.

Protestos de deputados

Motta proíbe reuniões de comissões e trava ação bolsonarista na Câmara


Decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta, sobre proibição de comissões. — Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

Por Valdo Cruz, Luiz Felipe Barbiéri, Isabela Camargo, Paloma Rodrigues, Nathalia Sarmento, g1, TV Globo e GloboNews — Brasília

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), proibiu nesta terça-feira (22) a realização de reuniões de comissões na Câmara dos Deputados durante o recesso.

O ato foi publicado no Diário da Câmara pouco antes do meio-dia, mas foi confirmado ao blog pela presidência da Casa no início da manhã.

Antes da publicação no Diário, o blog obteve o documento que ratificou a medida (veja imagem acima). De acordo com o texto, a proibição vai desta terça até 1º de agosto.

🔎Duas comissões presididas por parlamentares do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, convocaram reuniões deliberativas para esta terça com moções de apoio político a Bolsonaro na pauta.

A oposição também confirmou o cancelamento das reuniões e criticou a decisão de Motta.

Famílias que Construíram Petrolândia – Episódio 1/13

Missa na Igreja São Francisco na velha Petrolândia; tentem identificar as pessoas presente

Em 1987, na última festa do padroeiro realizada na cidade antiga, famílias que ajudaram a construir a história de Petrolândia foram homenageadas com medalhas simbólicas de reconhecimento.

Neste primeiro episódio da série, revivemos um desses momentos emocionantes — quando a memória se transforma em gesto, e o afeto vira homenagem.

🧡 Uma cidade só existe onde mora a lembrança.

👉 Você reconhece alguém neste vídeo?

✍️ Marque aqui nos comentários.

📌 Acompanhe os próximos episódios da série: serão 13 vídeos celebrando quem fez Petrolândia existir — e resistir.

Você pode acessar o vídeo completo no nosso anal do YouTube. (Link na Bio)

#FamíliasQueConstruíramPetrolândia #Petrolândia1987 #MedalhasDaMemória #VelhaPetrolândia #MemóriaColetiva #HistóriaViva #NossaGenteNossaCidade


https://www.instagram.com/reel/DMX1XOJpHZA/?igsh=MTcxdTAyazI0MWJxNA==

Blog de Assis Ramalho
Por: Paula Francinete Rubens de Menezes - Escritora e Presidente do IGH Petrolândia O Instituto que tem como finalidade preservar a memória do município de Petrolândia.

Governo de Pernambuco abre quase duas mil vagas para seleção pública simplificada


Estado abre 1.999 vagas na área da Educação (DIVULGAÇÃO/SEE)

Serão 1.027 vagas para professores da educação básica, 836 para analistas de psicologia educacional, além de 107 professores intérpretes de Libras e 29 professores braillistas

O Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do último sábado (19) a abertura de três seleções públicas simplificadas. No total, serão 1.999 vagas para atuação na Secretaria Estadual de Educação (SEE): 1.027 para professores da educação básica, 836 para analistas de psicologia educacional, além de 107 professores intérpretes de Libras e 29 professores braillistas.

Os critérios e cronograma das seleções serão detalhados em Portaria Conjunta da SAD/SEE, a ser publicada nos próximos dias. As contratações terão validade inicial de até 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até seis anos.

A iniciativa integra o programa Juntos pela Educação, que contempla um investimento de mais de R$ 5,5 bilhões no setor e tem como foco a ampliação e qualificação do quadro de profissionais da rede estadual.

“Estamos trabalhando para garantir uma educação pública de qualidade e acessível a todos os pernambucanos. A chegada desses novos profissionais fortalece nossas escolas e oferece mais suporte aos estudantes”, destaca o secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro.

Diario de Pernambuco

Eduardo Bolsonaro diz que governo Trump mostrou a ele sanções antes de anúncio

Eduardo Bolsonaro Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Do Estadão Conteúdo

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o jornalista Paulo Figueiredo reconheceram nesta segunda-feira (21) que a possibilidade dos Estados Unidos impor tarifas comerciais ao Brasil foi discutida em reuniões que eles tiveram com autoridades do governo norte-americano antes do presidente Donald Trump anunciar a medida.

O reconhecimento vai na contramão da fala do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que afirmou mais cedo nesta segunda que não tem qualquer relação com a tarifa.

"Quando essa opção foi discutida com o deputado Eduardo Bolsonaro e nós, nós demos a nossa opinião. Na nossa opinião, esta medida não era a melhor a ser aplicada naquele momento. Nós advogamos na direção de sanções direcionadas aos agentes principais da ditadura", disse Figueiredo no "podcast Inteligência Ltda".

"A gente não imaginou que no início fosse decretada a tarifa. Mas como o Paulo bem falou, nós não somos o presidente dos Estados Unidos. Não temos o poder da caneta", Eduardo completou.

Em seguida, Figueiredo disse que, embora tenha advogado contra as tarifas no primeiro momento, atualmente ele considera que Trump acertou na medida e que está "100% convencido" que as tarifas foram o movimento correto pro Brasil.

"Eu concordo", disse Eduardo ao ser questionado sobre a resposta do influenciador. "Tanto que chamo de Tarifa-Moraes. Foram tarifas de 50%, a maior dessa última leva, devido à crise institucional que o Moraes está fazendo", continuou.

O deputado exemplificou sua posição ao citar o caso hipotético de quem faz entregas por aplicativo e é taxado em 50%.

"Quando ele quiser reclamar, talvez ele vai ser calado. Antes de qualquer tipo de questão comercial, vem a liberdade. Se não puder falar, dar a sua opinião, você vai ser um escravo, um cubano. Queremos preservar as liberdades da nossa democracia", declarou.

Do Estadão Conteúdo

Médico indica alimentos essenciais para quem sofre de pressão alta

A alimentação pode ser uma grande aliada no controle da pressão alta - Foto divulgação/Metrópoles

Por Camila Santos - Metrópoles

“Alimentos ricos em potássio, como bananas, laranjas, espinafre e batatas, são indicados por ajudarem a equilibrar os níveis de sódio no organismo, contribuindo para a regulação da pressão arterial”, explica o médico.

A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é uma condição séria que pode levar a complicações graves como doenças cardíacas, derrames e problemas renais. Segundo o médico nutrólogo Felipe Gazoni, a alimentação pode ser uma grande aliada no controle desse diagnóstico que, embora seja frequentemente associado ao sedentarismo e ao sobrepeso, também pode afetar pessoas ativas e até mesmo crianças.

Frutas e vegetais que fazem a diferença

“Alimentos ricos em potássio, como bananas, laranjas, espinafre e batatas, são indicados por ajudarem a equilibrar os níveis de sódio no organismo, contribuindo para a regulação da pressão arterial”, explica o médico.

Cereais e gorduras boas também ajudam

Segundo o especialista, a aveia, por conter fibras solúveis, é recomendada por seu efeito benéfico na redução da pressão. Já os peixes ricos em ômega 3, como salmão, atum e sardinha, ajudam na saúde do coração e têm efeito anti-inflamatório.
Castanhas, alho e beterraba no prato

“Amêndoas, sementes de girassol e linhaça são opções práticas e ricas em nutrientes que auxiliam no controle da pressão”, afirma Gazoni. O alho, ainda segundo o especialista, tem propriedades que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos. A beterraba, por sua vez, é fonte de nitratos naturais, que melhoram a circulação e promovem a dilatação das artérias.
Tomate: um aliado cardiovascular

Outro alimento citado por Gazoni é o tomate, que contém licopeno e compostos antioxidantes associados à redução da pressão arterial.

Além da alimentação, o especialista reforça que hábitos saudáveis, como a prática regular de atividades físicas e a redução do consumo de sal e álcool, são essenciais no combate à hipertensão.

Metrópoles


Petrolândia: Policlínica informa que o Ortopedista Dr. Érico Herbert atende nesta quarta (23) apartir das 14h:00; agende já


A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, irá atender nesta quarta-feira, 18 de julho de 2025, a partir das 14h:00 .Agende sua consulta pelo número 9.9618-8877

Dr. Érico Herbert atende na Policlínica todas as quartas (a partir das 14h00) e sextas (a partir das 08 h00).

Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica

Náutico vence o líder Caxias nos Aflitos e assume a 6ª posição na Série C


Náutico vence o Caxias pela Série C (Rafael Vieira / DP Foto)

De olho no acesso, o Náutico se mantém no G8 da Série C do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira (21), a equipe alvirrubra venceu o líder Caxias por 2 a 0, nos Aflitos, e assumiu a 6ª posição na tabela da Terceirona. Os gols do Timbu aconteceram já no segundo tempo, com Paulo Sérgio e Vinícius indo as redes.

O resultado fez os pernambucanos chegarem a 20 pontos conquistados na tabela da Terceira Divisão. O Náutico abriu uma vantagem de dois pontos em relação ao primeiro time de fora do G8. O Caxias, por sua vez, mantém a liderança, com 27 pontos somados até aqui.

O próximo compromisso alvirrubro acontece já no próximo sábado (26), quando a equipe visita o Guarani, às 17h, em Campinas. O clube gaúcho receberá a Ponte Preta no próximo domingo (27), no estádio Centenário.

O jogo

Bolsonaro mostra a tornozeleira em ida à Câmara: 'Máxima humilhação'

Bolsonaro mostra tornozeleira após encontro com deputados aliados na Câmara — Foto: Adriano Machado/Reuters

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (21) e mostrou a tornozeleira eletrônica que passou a usar por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Em discurso aos apoiadores, Bolsonaro classificou a medida como uma "humilhação".

"Não roubei os cofres públicos, não desviei recurso público, não matei ninguém, não trafiquei ninguém. Isso aqui é um símbolo da máxima humilhação em nosso país. Uma pessoa inocente. Covardia o que estão fazendo com um ex-presidente da República. Nós vamos enfrentar a tudo e a todos. O que vale para mim é a lei de Deus", declarou.

A tornozeleira foi determinada após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou risco de fuga do país e intimidação a ministros do STF, da PGR e da Polícia Federal.

Bolsonaro é réu por uma tentativa de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O ministro Alexandre de Moraes determinou a aplicação da tornozeleira após pedido da PGR, que entendeu que o ex-presidente age para atrapalhar as investigações.

Bolsonaro tinha a intenção de participar de coletiva de imprensa ao lado dos deputados, mas foi demovido da ideia após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF proibindo que entrevistas com o ex-presidente fossem veiculadas nas redes sociais.

PIB do Brasil pode perder até R$ 175 bilhões com tarifa de 50% de Trump, diz estudo


Trabalhador da indústria — Foto: Reuters/Alexandre Mota

Por André Catto, g1 — São Paulo

A imposição de tarifas de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos pode resultar em perdas de até R$ 175 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil ao longo dos próximos 10 anos, diz um estudo da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) divulgado nesta segunda-feira (21).

Além da retração — que representaria um impacto negativo de 1,49% no PIB no longo prazo —, as taxas anunciadas pelo presidente Donald Trump têm potencial para eliminar mais 1,3 milhão de postos de trabalho no Brasil, estima a entidade.

Em 9 de julho, Trump enviou uma carta ao presidente Lula (PT) e anunciou tarifas de 50% sobre importações brasileiras, com validade a partir de 1º de agosto. Caso os líderes não cheguem a um acordo até a data prevista, setores relevantes da economia brasileira terão de buscar novos mercados para escoar seus produtos.

"O agravamento da crise comercial entre Brasil e EUA representa um risco grave à estabilidade econômica e ao desenvolvimento industrial", afirmou, em nota, a Fiemg.

Fux diverge de Moraes e vota contra tornozeleira eletrônica para Bolsonaro


O ministro Luiz Fux, durante sessão do STF — Foto: Fellipe Sampaio /STF/12-03-2025

Por Rafael Moraes Moura — O Globo/Brasília

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou na noite desta segunda-feira (21) contra as medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes ao ex-presidente Jair Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno e proibição de utilizar redes sociais. Fux considerou essas restrições desproporcionais e concluiu que a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República (PGR) "não apresentaram provas novas e concretas" de qualquer tentativa de fuga planejada por Bolsonaro.

Fux foi o último dos cinco integrantes da Primeira Turma do STF a se manifestar no plenário virtual da Corte sobre o caso – e o único a divergir de Moraes. A plataforma digital permite a análise de processos sem que os ministros precisem se reunir pessoalmente ou por videoconferência, inclusive durante o recesso do tribunal.

O placar final do julgamento, concluído nesta segunda-feira, foi de 4 a 1 pela manutenção das medidas impostas por Alexandre de Moraes na última sexta-feira (18), como o monitoramento de Bolsonaro com tornozeleira eletrônica, proibição de manter contatos com embaixadores, autoridades estrangeiras e com outros réus e investigados, além de recolhimento domiciliar entre 19h e 6h de segunda a sexta-feira e nos finais de semana. Moraes alegou que o ex-presidente tem praticado atos ilícitos que podem configurar obstrução de Justiça e coação no curso do processo.