sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Batida entre dois carros deixa uma pessoa morta em Venturosa, PE

Carros após acidente em Venturosa — Foto: WhatsApp/Reprodução

Uma pessoa morreu em um acidente na PE-424, em Venturosa, no Agreste de Pernambuco, na tarde desta sexta-feira (17). De acordo com a Polícia Militar, dois veículos bateram de frente e pegaram fogo.

O Corpo de Bombeiros esteve no local e controlou o incêndio. A Polícia Militar não informou a identidade da vítima e não confirmou o número de feridos.

Por G1 Caruaru

Petrolândia tem Disk Frete e Táxi Luciano de Bel: Ligou, chegou!


Petrolândia tem Disk Frete e Táxi. Interessados entrar em contato com Luciano de Bel - ligou chegou! Disk Frete e Táxi trabalha com segurança e responsabilidade e aceita todos os tipos de cartão de crédito e débito. Contatos: (87) 99963-8941

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Luciano de Bel

Presidente da Embratur destaca importância da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém para o Turismo


O presidente do Instituto Brasileiro do Turismo - Embratur, Gilson Machado, afirmou que a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, realizada em Pernambuco durante a Semana Santa, é o maior espetáculo de teatro da América Latina. “É preciso mostrar para o mundo o orgulho brasileiro de ter uma atração como essa. Queremos transformar o turismo no propulsor da recuperação da economia do Brasil e do Nordeste e a Paixão de Cristo é uma grande aliada nessa tarefa”, disse o executivo nesta sexta-feira, 17, no Recife, durante evento de lançamento da campanha promocional da temporada 2020 do espetáculo que acontecerá de 4 a 11 de abril.

Ele revelou que acredita que o presidente Jair Bolsonaro virá a Pernambuco assistir ao espetáculo na pré-estreia que acontecerá dia 3 de abril. “No ano passado ele tinha confirmado que viria, mas teve de cancelar devido a problemas de saúde”

Para o secretário estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, o espetáculo de Nova Jerusalém é um instrumento de grande importância para atrair visitantes para o Estado. “A grande maioria dos Estados sofre com o turismo entre o Carnaval e as festas juninas. Pernambuco não passa por isso graças a Paixão de Cristo, que todos os anos atrai milhares de pessoas para Fazenda Nova”, ressaltou.

“A Paixão de Cristo é responsável pelo incremento no turismo pernambucano na Semana Santa, pois atinge Recife, Gravatá, Caruaru, Brejo da Madre de Deus e muitos outros municípios”, destacou Carlos Maurício, diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH- PE). Para ele, o evento é uma atração importante para o fortalecimento da fé numa época pouco atrativa, no que se refere ao turismo, em vários outros estados.

Em janeiro, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova, responsável pela realização do espetáculo, começa a intensificar a divulgação da temporada de 2020 da Paixão de Cristo que será realizada na Semana Santa na cidade-teatro de Nova Jerusalém, localizada no município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, a 180 km do Recife.



Nesta sexta-feira, em evento realizado a sede da TV Globo Nordeste, foram apresentados os primeiros filmes promocionais e as peças gráficas que serão divulgados nos mais diversos veículos de comunicação, incluindo mídias sociais. Os filmes foram criados e dirigidos pelo cineasta Eduardo Morotó e as peças gráficas foram desenvolvidas pela Agência Oficina Comunicação.

Realizada desde 1968, no maior teatro ao ar livre do mundo, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém já foi assistida por cerca de 4 milhões de turistas do Brasil e exterior, consolidando-se como uma das principais atrações turísticas do País durante a Semana Santa.

Entre os artistas convidados para esta temporada estão Caco Ciocler, no papel de Jesus; Christine Fernandes, como Maria; Sérgio Marone, interpretando Pilatos; Edson Celulari, como Herodes; Juliana Knust, no papel de Madalena e a influenciadora digital Thaynara OG, interpretando a Rainha Herodíades

Além dos artistas convidados, o elenco é formado também por mais de 50 atores e atrizes pernambucanos, entre os quais se destacam Ricardo Mourão (Caifás), Júlio Rocha (Pedro), Eduardo Japiassu (Judas) e Paulo de Pontes (Anás).

Ao todo, 450 atores e figurantes atuam no espetáculo sob a direção artística de Carlos Reis e Lúcio Lombardi. A coordenação geral é de Robinson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova. “A Paixão de Cristo vem se atualizando todos os anos e, por isso, se tornou um produto turístico atrativo para Pernambuco. Pensamos na peça como um todo, desde o início. Temos uma equipe que lança não dos seus talentos e se doa por completo. Temos gratidão a todos por tudo que o espetáculo se transformou", afirmou Robinson.

Mauro Gomes
Jornalista

Petrolândia: Dr. Frederico Vasconcelos atende na Clínica de Olhos Santa Luzia neste sábado (18/01 das 08h00 ao meio dia


Você enxerga bem? Você entregaria o exame de seus olhos a alguém que não é médico? A Clínica de Olhos Santa Luzia, pioneira em Petrolândia, sob direção do médico oftalmologista Dr. Frederico Vasconcelos, mudou de endereço. Agora localizada na rua Clodoaldo Bezerra, nº 16 - centro de Petrolândia, próximo ao Supermercado Sanfrancisco, a Clínica de Olhos Santa Luzia tem instalações modernas e climatizadas, com novos equipamentos, e realiza exames computadorizados, microcirurgias, adaptação de lentes de contato, tratamento de glaucoma e outras doenças oculares. Atendimento aos sábados, pela manhã.

A Clínica de Olhos Santa Luzia adverte: seus olhos merecem o melhor, não se deixe enganar por falsos médicos. com exames baratos ou de graça. Sua visão não tem preço. Cuide bem dos seus olhos.

A Clínica Santa Luzia avisa que o médico oftalmologista Dr Frederico Vasconcelos estará atendendo neste sábado, 18 de janeiro de 2020, das 08:00 ao meio dia.

Ver fotos abaixo das novas instalações da Clínica de Olhos Santa Luzia.

Seleção Brasileira fará estreia nas Eliminatórias para a Copa do Catar na Arena Pernambuco no dia 26 de março

Arena Pernambuco - Foto/arquivo Blog de Assis Ramalho

Uma semana depois de o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho desacreditar da realização de algum jogo das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022 em Pernambuco, o estado já está com tudo certo para sediar o jogo de estreia da Seleção Brasileira no torneio qualificatório. Marcado para 26 de março, o confronto contra a Bolívia será realizado na Arena de Pernambuco. A informação foi dada inicialmente pelo colunista Ancelmo Góis e confirmada pelo Superesportes, faltando, apenas, o anúncio oficial.

Segundo Evandro Carvalho, a realização do jogo na Arena ainda não passa de uma possibilidade, com quatro cidades nordestinas (Fortaleza, Natal, Recife e Salvador) na disputa para receber o confronto contra a seleção de Alejandro Chumacero e Marcelo Moreno. O cenário, porém, já está mais garantido para a Arena de Pernambuco, que está sendo vistoriada pla CBF para ter a confirmação oficial de São Lourenço da Mata como sede da partida.

Vale lembrar que, em jogos de seleções, a Arena de Pernambuco já ganhou experiência tendo sido sede da Copa das Confederações de 2013 (3 jogos), da Copa do Mundo de 2014 (5 jogos) e das Eliminatórias da Copa da Rússia (1 jogo). Curiosamente, a seleção com mais partidas na Arena é a do Uruguai, com três partidas. Com o novo jogo, o Brasil igualará Itália, Japão e Costa Rica, com dois jogos cada.

Esta será a segunda vez que Brasil e Bolívia se enfrentam no estado. Antes, em 1993, a Canarinha aplicou uma sonora goleada por 6 a 0 sobre La Verde, com gols de Bebeto (2), Raí, Muller, Branco e Ricardo Gomes. O jogo foi disputado no Estádio do Arruda, lotado por 74 mil torcedores. A partida foi válida pelas Eliminatórias para a Copa dos Estados Unidos, em 1994, na qual o Brasil se sagrou tetracampeão mundial.

Por Diário de Pernambuco

Deyse Leite, de 20 anos, é eleita nova Miss Serra Talhada






Na noite dessa quinta-feira (16) foi eleita a Miss Serra Talhada 2020, Deyse Leite, de 20 anos. Ela é estudante do curso de Farmácia e representou o Farol de Notícias numa disputa com mais seis candidatas.

O evento ocorreu no Ceu das Artes, no bairro Caxixola, que ficou lotado. Carismática, Deyse Leite irá representar Serra Talhada no Miss Pernambuco 2020 que acontece no período de 08 a 13 de março, iniciando no município de Pesqueira e encerrando em Caruaru, no Agreste.

O curioso é que na disputa do ano passado, a candidata do Farol ficou em segundo lugar por apenas um ponto. Neste ano, a segunda colocação ficou para Leydiane Santos, 23 anos, estudante de Segurança de Trabalho, e em terceiro lugar, Mariana Moura, 24 anos, estudante de Administração.

O evento foi realizado pela RD Produções, tendo a frente o competente Romildo Duarte, que vem lutando para manter a viva a chama da capital da beleza feminina.

“Aproveito para agradecer a todas as empresas e segmentos que ainda acreditam e apoiam este árduo trabalho que realizamos desde 2001”, disse Duarte.

O Corpo de Jurados foi formado por cabeleireira e empresária Dinha Ferreira, Rejane Queiroz (personal trainer), a empresária de modas Cláudia Nunes, o professor Dinho Duarte, a empresária Leta Oliveira, o cantor Everton Lima e a Miss Sertão 2019 Samyla Sampaio.

Por Farol de Notícias

Marinha do Brasil abrirá inscrições de concurso público com 900 vagas para nível médio


A Marinha do Brasil abrirá inscrições, a partir da próxima segunda-feira (2) até 3 de fevereiro, para o Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM) 2020. No total são 900 vagas. O candidato, além de outros requisitos, deve ser brasileiro nato ou naturalizado do sexo masculino, ter concluído ou estar em fase de conclusão do Ensino Médio, ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no dia 01/01/21.

Todas as informações necessárias relativas ao concurso estão no edital publicado no site da Marinha (www.ingressonamarinha.mar.mil.br). O valor da taxa de inscrição é de R$ 25,00. O candidato fará uma única prova escrita objetiva de conhecimentos de Português, Matemática, Física, Química e Inglês. Os classificados participarão ainda de etapas, com caráter eliminatório, como inspeção de saúde e teste de aptidão física.

Ao serem aprovados em todas as fases do concurso, os candidatos serão chamados para o período de adaptação em uma das quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros, localizadas em Fortaleza (CE), Recife (PE), Vitória (ES) e Florianópolis (SC).

Após essa etapa, é iniciado o curso de formação de Marinheiros, com a duração de 48 semanas. Nesse período, em regime de internato, os jovens recebem alimentação, alojamento, ajuda para aquisição de uniformes, assistência médico-odontológica e remuneração na forma de bolsa-auxílio, inicialmente de R$ 1.108,53 e depois de R$1.179,72. Depois do curso os rendimentos chegam a R$ 1.950,00.

Petrolândia Classificados: Aluga-se um ponto comercial na avenida Auspício Valgueiro de Barros, em frente ao Atacadão Sanfrancisco



Aluga-se um ponto comercial (fotos acima), localizado na Avenida Valgueiro de Barros, vizinho ao prédio do Blog de Assis Ramalho e em frente ao Atacadão Sanfrancisco do empresário Armando Rodrigues.

Interessados, ligar para (87) 9. 9955-1186

Redação do Blog de Assis Ramalho

Cotação da Cebola nesta sexta (17/01) no Ceasa de Cabrobó (PE); Preços caíram em relação a semana passada


Na feira desta sexta no Ceasa de Cabrobó, os preços praticados caíram em relação a feira da última semana, o movimento no Ceasa de Cabrobó sempre é numeroso, pois a Cebola comercializada em Cabrobó é distribuída para os principais centros de comércio do Nordeste.

O preço da cebola amarela caiu bastante em relação aos praticados na semana passada, o produtor que levou sua cebola ao Ceasa hoje vendeu o saco com 20 Kg do produto a R$ 10 reais Caixa 3 e a R$ 7 reais a Caixa 2. Já a cebola roxa variou negativamente em comparação com a semana passada que chegou a ser comercializada a R$ 30, hoje está sendo comercializada a preço médio de R$ 15 reais a Caixa 2 e R$ 20 Caixa 3.

Por Blog do Didi Galvão

Petrolândia: Aviso de recadastramento de transporte para os estudantes universitários 2020

Prefeitura de Petrolândia

Notas do Enem 2019 são divulgadas pelo Inep


As notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foram divulgadas nesta sexta-feira (17) por volta das 8h30 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O G1 conseguiu acessar as notas por meio de CPF e senha na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/) e pelo aplicativo do Enem.

Quem não lembra da senha para acessar os dados pode recuperá-la ou mesmo resetá-la e fazer uma nova. Confira aqui o passo a passo para recuperar a senha do Enem.

Os participantes poderão consultar a nota da redação (que varia de zero a 1 mil) e o desempenho em cada área de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

De acordo com o Inep, 3.709.809 pessoas fizeram o Enem 2019 em 3 e 10 de novembro – 72,81% dos 5.095.388 inscritos.

Quem fez a prova como “treineiro”, ou seja, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio, terão que esperar até março do ano que vem para acessar o boletim individua

Quando se inscrever no Sisu 2020

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema do MEC que reúne centenas de milhares de vagas de graduação em universidades públicas brasileiras. Para participar do Sisu em 2020, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019, e não ter tirado nota zero na prova de redação.

Com a nota do Enem 2019, os candidatos podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2020. O prazo começa na próxima terça (21) e encerra as 23h59, na sexta-feira (24). A inscrição é feita pelo site do programa: http://sisu.mec.gov.br/.

Neste primeiro semestre, serão ofertadas 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país. No site do Sisu é possível escolher duas opções de curso. Quem teve melhor pontuação no Enem tem mais chances de conquistar a vaga.

Cronograma do Sisu 2020

Abertura das inscrições: 21 de janeiro
Fim das inscrições: 23h59 de 24 de janeiro
Resultado: 28 de janeiro

Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas pelos candidatos no Programa Universidade para Todos (ProUni), Financiamento Estudantil (Fies), e em 37 universidades de Portugal.

Veja abaixo os cronogramas para o Prouni e para o Fies

Quando abre Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais em universidades privadas em cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica.

O programa tem dois critérios de avaliação: desempenho no Enem e a avaliação da renda familiar.

Cronograma do Prouni 2020:

Início das inscrições: 28 de janeiro
Fim das inscrições: 31 de janeiro
Primeira chamada: 4 de fevereiro
Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 4 a 11 de fevereiro
Segunda chamada: 18 de fevereiro
Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 18 a 28 de fevereiro
Adesão à lista de espera: 6 a 9 de março

Quando abre o Fies 2020?

O Programa de financiamento Estudantil (Fies) é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos.

Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

MEC prevê reduzir número de vagas do Fies a partir de 2021
Fies 2020: MEC divulga cronograma de programa de financiamento para estudantes do ensino superior

Cronograma do Fies 2020:

Inscrições: 5 a 12 de fevereiro
Pré-seleção: 26 de fevereiro
Chamada da lista de espera: 26 de fevereiro a 31 de março

Enem 2020

Neste ano, o Inep deverá testar uma versão totalmente digital do Enem.

O projeto é piloto e não será aplicado a todos os participantes. A ideia é testar o modelo para 50 mil candidatos de 15 capitais.

Enem vai ser 100% digital até 2026, diz Inep

Os participantes poderão escolher no momento da inscrição se querem aderir ao modelo digital ou se preferem fazer a prova escrita tradicional. As 50 mil vagas serão preenchidas por ordem de chegada. O valor da taxa será o mesmo.

O Enem digital em formato piloto acontecerá nos dias 11 e 18 de outubro.

Já o Enem regular acontecerá em 1º e 8 de novembro.

Confira abaixo alguns pontos da mudança:

A aplicação em 2020 será em 15 capitais brasileiras: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP);
A adesão dos candidatos será opcional no ato de inscrição, até um total de 50 mil participantes, o equivalente a 1% do total de participantes;
O valor da inscrição será o mesmo para todos os participantes;
O Inep estima investir cerca de R$ 20 milhões no projeto-piloto de 2020, e não pretende comprar novos computadores, mas sim usar equipamentos de instituições de ensino localizadas nas cidades participantes;
Entre 2021 e 2025, o Inep ampliará o número de aplicações do Enem digital, ainda em formato piloto e participação opcional;
A partir de 2026, o Enem será 100% digital;
Tanto as provas objetivas quanto a prova de redação serão feitas em formato digital no piloto;
O Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) só passará ao formato digital a partir de 2026.

G1


Petrolândia: Maria Fumaça divulga calendário musical do final de semana; programação começa hoje com Rahmon Lima


O Bar e Restaurante Maria Fumaça, fazendo cada vez melhor na avenida da Orla Fluvial de Petrolândia, divulgou a agenda de apresentações musicais para esse final de semana, de 17 a 19 de janeiro/2020. Programação começa sexta.

Confira

Sexta-feira (17/01/2020): Rahmon Lima (21h00)

Sábado (18/01/2020): Marcinho Ferreira ( 17h00) e Jhenifer Mello (21h00)

Domingo (19/01/2020): Edy Ferreira (13h00) e Keven Vip (17h00)

Maria Fumaça, o point da culinária regional e programação musical na Orla Fluvial de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Maria Fumaça

Petrolândia Classificados: VENDE-SE uma moto Fan 150 ESDI 2015; interessados devem procurar Euclides Modas





VENDE-SE uma moto Fan 150 ESDI 2015 (fotos acima). Interessados devem procurar Euclides Modas pelos telefones: (87) 3851-1212 ou 3851-2160 Celular: (87) 9.9992-6350.

Euclides compra e vende motos, novas ou usadas, e automóveis, com garantia de procedência.
Ao ser efetuada a compra, Euclides entrega os documentos do veículo, já em nome do cliente, sem nenhuma despesa por parte do comprador.

A loja Euclides Modas, que também negocia com calçados e confecções, está localizada no centro de Petrolândia, na Rua 15 de Novembro, por trás do Supermercado Rodolfo, do empresário Chiquinho.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Euclides Modas/divulgação

Jatobá - PE: Em nota enviada ao Blog, Junior Dantas tece duras críticas a gestão do município ''Jatobá está deixando de ser uma cidade prospera pra voltar a ser vila''

A administração que ai se encontra é caótica, temos um secretariado inoperante e incapaz de gerir suas pastas e buscar desenvolvimento para o município. temos um grupo de vereadores que não sabe o que significa a palavra legislar, quanto mais buscar projetos em prol dos jatobaenses.

Assis Ramalho,

Meu nome é Junior Dantas, sou filho de jatobá jovem de 33 anos com entrada na politica desde de a primeira eleição em 1996, quando já criança andava nos comícios junto ao Meu pai Evangelista presidente do PSL Municipal a mais de 20 anos. nesse ano meu pai foi candidato a Vereador e minha mãe Socorro Dantas a vice prefeita do município. Eu logo ingressei cedo na politica como, Militante, Coordenador de comitê e até chegar em 2008 a candidato a vereador e em 2014 pré candidato a deputado estadual. Não consolidei a campanha para deputado porque tive que trabalhar fora e decidir investir a minha carreira profissional tendo em vista também que o momento politico não era favorável. Esse ano de 2020 a pedidos de muitos amigos gostariam que eu entrasse para prefeito vendo o caos que jatobá vive hoje e vendo a minha experiencia em gestão publica deixa sempre a minha vontade e de muitos cidadães que acompanham meu trabalho pelas redes sociais. Enfim não me articulei politicamente em jatobá ainda, mais tenho o pesamento que da maioria que devemos aproveitar a péssima gestão que se encontra no município jatobaense, digna de vergonha e calamidades publicas e mudar acreditar que como está não pode ficar. Jatobá está deixando de ser uma cidade prospera pra voltar a ser vila. A administração que ai se encontra é caótica, temos um secretariado inoperante e incapaz de gerir suas pastas e buscar desenvolvimento para o município. temos um grupo de vereadores que não sabe o que significa a palavra legislar, quanto mais buscar projetos em prol dos jatobaenses. Então meu povo estou a disposição não para candidato a nenhum cargo mais como cidadão de unirmos força em prol de um Nome novo, que tenha projetos e os coloque em pratica para que jatobá saia desse marasmo que se encontra. Deixo aqui o meu sincero abraço a todos os munícipes e que juntos venceremos essa nova batalha sucesso a cada um de vocês 

Att: Junior Dantas

Paulo Afonso: Retomada das cirurgias ortopédicas do HNAS diminuem demanda reprimida


No dia 4 de janeiro, após a Prefeitura assumir 25% das atividades do Hospital Nair Alves de Souza e cumprindo com o acordo previsto, foram reiniciadas as cirurgias eletivas ortopédicas na unidade.

Com a iniciativa, de acordo com a Secretaria de Saúde, a demanda reprimida já está sendo sanada. No sábado (11), segunda semana do reinício das atividades, das 8h às 19h30, foram realizadas mais cinco cirurgias. A equipe coordenada pela doutora Roseane Araújo da Silva, é formada pelos médicos ortopedistas Raphael Albuquerque e Jaime Neto; os anestesistas Washington Luís Carvalho, José Aparecido e Sandra Cristina, e os instrumentadores, Antônio Freire, Maria do Socorro Silva e Maria Izaete Alves.

“Desde o dia 4 de janeiro, estão sendo feitos todos os procedimentos dentro das nossas condições técnicas, e os que não têm condições de serem feitos no HNAS são reguladas para outros municípios”, explica o secretário de Saúde, Ghiarone Garibaldi.

A Prefeitura de Paulo Afonso assumiu 25% das atividades do HNAS no dia 1º de janeiro, ficando 75% sob a responsabilidade da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Até o final de 2020, o município vai ter 100% da unidade sob administração. A transição faz parte de um acordo firmado por órgãos da esfera municipal, estadual e Federal.

Ghiarone Garibaldi enfatiza que uma das determinações do prefeito Luiz de Deus é que não haja demissão de funcionários. “Desde o início do processo de transição, no dia 12 de dezembro, o prefeito determinou que nenhum funcionário fosse demitido, pois seria uma contradição à meta de seu governo, que é diminuir o índice de desemprego no município”, enfatiza.

Cooperação da Univasf

Recentemente, a gestão reuniu-se com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), para discussão de um termo de Cooperação Técnica, que visa estreitar a relação entre os órgãos e firmar uma parceria nas ações do Nair.

De acordo com o secretário de Saúde, a parceria entre os órgãos é de extrema importância para a qualidade dos serviços ofertados. “Com essa parceria, vamos ter a possibilidade de aprimorar ainda mais os serviços disponibilizados no Hospital Nair Alves de Souza. Existe um grande interesse por parte da Univasf em contribuir com as ações e isso nos traz muito entusiasmo”, elenca.

Ainda de acordo com o secretário, a Universidade fica responsável por elaborar a Minuta, que é um documento onde ficam descritos os objetivos e obrigações de cada órgão. “Com a elaboração da Minuta que é válida para o ano de 2020, vamos concretizar essa parceria com a Univasf, tendo em vista a relevância da instituição para o setor de formação educacional de profissionais na área da saúde”, acrescenta.

Com a parceria, a Univasf vai ser um importante agente na parte médica do hospital “A ideia é fazer com que os alunos da instituição passem todo o período da graduação, sendo preparados para o mercado de trabalho, aqui no município”, finalizou.  

Por PA4



Quarta morte causada por cerveja contaminada é confirmada em Minas Gerais



Na manhã desta quinta-feira, também foi confirmada a morte de um homem de 89 anos em decorrência do consumo da bebida. Até o momento, quatro pessoas morreram. Segundo a SES, até esta quinta-feira foram notificados 18 casos de intoxicação, dos quais quatro foram confirmados e 14 continuam sob investigação

Apenas a morte de Pachoal Dermatini Filho, de 55 anos, está dentre os casos confirmados de intoxicação pelo dietilenoglicol. Os outros três estão entre os casos suspeitos e a confirmação sobre a causa da morte depende do resultado de análises laboratoriais

Na tarde desta quinta-feira, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou uma nota informando que identificou a presença de monoetilenoglicol e dietilenoglicol em oito produtos da Cervejaria Backer. Foram encontradas as substâncias tóxicas nas marcas Capitão Senra, Pele Vermelha, Fargo 46, Backer Pilsen, Brown e Backer D2, além das marcas Belorizontina e Capixaba.

As análises foram realizadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária e constataram 21 lotes contaminados. A cerveja Belorizontina passou a ter 12 lotes contaminados.MP proíbe comercialização de cervejas da Backe

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) proibiu a comercialização e o fornecimento de cervejas produzidas pela Backer. O documento foi emitido após uma reunião que envolveu o Procon-MG, representantes da Cervejaria Backer, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel-MG), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Saúde da capital

Ficou definido também que os "produtos deverão ser separados, devidamente identificados e ficar sob a guarda do responsável pelo estabelecimento até a conclusão das investigações"

Além disso, o MPMG declarou que "em hipótese alguma, esses produtos poderão ser descartados, seja no lixo comum ou em qualquer outro local" e que a "cervejaria Backer emitirá um comunicado, posteriormente, sobre a destinação desses produto".

O Globo