quinta-feira, 23 de abril de 2020

Boletim desta quinta [23/04]: Em um dia, Pernambuco confirma 30 óbitos e 306 casos de Covid-19; estado tem 312 mortes e 3.604 pacientes



Pernambuco confirmou, nesta quinta-feira (23), 30 mortes de pacientes com a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Com isso, o estado chega a 312 óbitos. Esse é o maior aumento diário de pessoas mortas no estado desde o início da divulgação de boletins da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em 12 de março.

Ainda de acordo com o governo estadual, também foram contabilizados 306 casos de pacientes com a Covid-19 em Pernambuco. Com isso, o estado passa a ter 3.604 pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Do total de casos, 2.591 pessoas estão em isolamento domiciliar e 578 pacientes estão internados, sendo 134 em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 444 em leitos de enfermaria. Também há registro de 123 pessoas recuperadas da Covid-19 no estado.

Em relação aos 30 óbitos registrados nesta quinta (23), 14 eram mulheres e 16 eram homens. Eles tinham entre 32 e 89 anos e faleceram entre os dias 15 e 23 de abril. Do total de pessoas que faleceram, 18 apresentavam comorbidades e três não tinham relatos de doenças anteriores à Covid-19. Ainda há 9 casos em investigação.

As mortes ocorreram nos municípios do Recife (14) e de Jaboatão dos Guararapes (4), São Lourenço da Mata (2), Camaragibe (3), Vitória de Santo Antão (1), Ipojuca (1), Glória do Goitá (1), Custódia (1), Arcoverde (1), Paudalho (1) e Itapetim (1).

Nesta quinta (23), Recife ultrapassou os 2 mil casos confirmados de Covid-19, chegando a 2.062 registros de pacientes. "É uma marca importante e preocupante", disse o secretário municipal de Saúde, Jailson Correia. Houve, também, 137 óbitos de moradores da capital pernambucana.

Também segundo o secretário, o pico da pandemia ainda não foi atingido. "Não adianta a gente plantar otimismo. Ainda não vivemos nos piores dias. É por isso que a gente precisa reiterar a importância de que a gente mantenha fortemente o afastamento social", afirmou.

Por G1 PE

Tacaratu: Clínica Mais Saúde informa que Dra Tallita Novaes (Clínica Geral) e Dr Amilton Viana (Cardiologista) atendem nesta sexta (24/04)


A Clínica Mais Saúde, localizada na Avenida Cônego Frederico, em Tacaratu, informa que
Dra Tallita Novaes (Clínica Geral) e Dr Amilton Viana (Cardiologista), atendem nesta sexta-feira 24 de abril de 2020.

Marque sua consulta pelo contato (87) 9.9938-9602.

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais de segunda a sexta-feira.

Petrolândia: Máscaras em promoção no Ateliê da Márcia; aproveite!

Divulgação

Brasil registra 407 mortes em 24 horas e número de casos confirmados chega a 49.492


O número de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus no Brasil subiu para 49.492 e o total de mortes chega a 3.313. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na tarde desta quinta-feira. No último balanço do governo, na quarta-feira, o total de infectados chegava a 45.757 e 2.906 mortes confirmadas.

O balanço mostra um aumento de 407 mortes e 3.735 casos em relação ao boletim anterior, de quarta-feira, superando o recorde anterior, de 217 novas mortes e 3.257 novos casos em 17 de abril. Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, o ministro da Saúde, Nelson Teich, comentou o recorde de mortes em um dia:

— A gente não sabe se isso aí representa um esforço de fechar os diagnósticos ou uma linha de tendência de aumento.

O Ministério da Saúde já informou, em outras ocasiões, que os dados costumam ser maiores após fins de semana ou feriados porque nesse período as equipes locais nos estados trabalham em número reduzido e há um represamento do repasse das informações. Os registros, portanto, ficam acumulados e costumam aparecer nos boletins divulgados nos dias úteis subsequentes.

Questionado sobre quando será possível interpretar o incremento de hoje, Teich informou que será necessário acompanhar os próximos dias.

— Se for uma linha de tendência de aumento, os números dos próximos dias vão aumentar cada vez mais. E saberemos que não é um esforço pontual, mas sim uma tendência — disse o ministro.

Os estados com mais mortes foram São Paulo (1.345), Rio de Janeiro (530), Pernambuco (312), Ceará (266) e Amazonas (234).

Os estados com mais casos confirmados foram os mesmos, mas invertendo duas posições: São Paulo (16.740), Rio de Janeiro (6.172), Ceará (4.598), Pernambuco (3.519) e Amazonas (2.888).

Sozinho, o estado de São Paulo representou mais da metade das novas mortes: 211. Quantos aos novos casos, são 826 de São Paulo, 688 do Ceará, 620 do Rio de Janeiro e 409 do Amazonas.

De acordo com o Ministério da Saúde, dos 49.492 pacientes com Covid-19, 26.573 (54%) se recuperaram. Outros 19.606 (40%) estão em acompanhamento. O restante se refere às 3.313 mortes.

Depois da divulgação do balanço e da coletiva no Planalto, o Ministério da saúde informou que, das 407 novas mortes, 112 ocorreram nos últimos três dias e 295 antes disso. Em outras palavras, a maioria são óbitos antigos cuja causa da morte foi confirmada apenas agora. A pasta disse que, "com a chegada de mais testes aos estados e melhoria de fluxo dos laboratórios, essa espera pelo resultado tem sido reduzida".
Mais leitos

O ministro Teich anunciou a habilitação de 1.134 leitos de UTI voltados para atendimento aos pacientes graves ou críticos do novo coronavírus. Segundo ele, o investimento é de R$ 163 milhões ao longo dos próximos 90 dias.

A pasta informou que os estados contemplados são Acre, Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo. Ainda conforme o ministério, neste mês, já haviam sido credenciados outros 322 leitos.

O Globo

Petrolândia: Clínica Mais Saúde informa que Dra Tallita Novaes e Dr Alexandre Torres atendem nesta sexta (24/04)


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa que Dra Tallita Novaes (Clínica Geral) e Dr Alexandre Torres (Endocrinologia), atendem nesta sexta-feira, 24 de abril de 2020.

Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9659-3298 - tel. 87 - .3851-0533

Ministério da Justiça "não confirma" pedido de demissão de Moro


Apesar de interlocutores do Ministério da Justiça relatarem ao UOL que o chefe da pasta, Sergio Moro, pediu para deixar o governo Bolsonaro (sem partido), oficialmente, às 15h10 de hoje, a assessoria do ministério afirmava que o pedido de demissão “não está confirmado”.

A requisição de Moro para deixar o cargo, relatada também pela Folha após Bolsonaro anunciar que trocaria o comando da PF (Polícia Federal), também foi negada à reportagem do UOL pelo deputado federal capitão Augusto (PL-SP), integrante da chamada “bancada da bala” e próximo do ex-juiz.

Luís Adorno, Guilherme Mazieiro e Eduardo Militão
Do UOL, em São Paulo e em Brasília

Petrolândia: Dra Kesia Catão, Pediatria, atende na Petroclínica neste sábado (25)


A Petroclínica, situada na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), informa que Dra Kesia Catão (Pediatria) atenderá neste sábado, 25 de abril de 2020.

A Petroclínica respeita você e sua saúde!! Consultas com horário marcado para sua segurança e conforto ! Agende já a sua!

Fones : 87 3851-2333 / 87 998050774

 E não esqueça: trazendo 2 kls de alimentos ou 2 itens de higiene pessoal, você  ganha 5% de desconto.

Petrolândia: No dia de seu aniversário, empresário Gustavo Teles recebe bonita mensagem da esposa Myria

Nesta quinta-feira, 23 de abril de 2020, o empresário Gustavo Teles completa mais um ano de vida. Na oportunidade, a esposa Myria parabeniza o marido com bonita mensagem;

23 de abril de 2020, data essa tão festiva, pois Gustavo Teles está completando 30 anos e junto com ele vem o amadurecimento. Gustavo é um super marido, um super pai, um super filho. Ele exerce várias funções e consegui dar contar de tudo direitinho. Ele é empresário, administra a fábrica de Doces Itaparica. Ele tem representações. Ele é vaqueiro e entre um intervalo e outro, corre para cuidar de seus três cavalos. Gustavo cumpre perfeitamente com seu papel de pai. Nos feriados é o anfitrião. Adora fazer um churrasquinho, se reunir com os amigos e familiares.

Além de tudo, Gustavo se tornou pré-candidato a Prefeito de Petrolândia. Corre para um lado, corre para o outro. Ele é responsável pelas planilhas; é presidente do partido Democratas. Ele comparece às reuniões e quando as coisas parecem difíceis, aí é que ele arruma forças e diz: “Preta” eu vou conseguir.

O seu otimismo é invejável, mas, Gustavo não fica só no plano das ideias, ele realmente corre atrás para fazer valer seu otimismo e encher o peito e dizer: viu que eu consigo? Nada é impossível para quem acredita em Deus primeiramente e em si mesmo.

Eu faço questão de acompanhá-lo e me emociono junto com ele.

Meu marido é F#da! A gente divide segredos sem medo de julgamento e compartilhamos aprendizados todos os dias.

Há 06 anos comemoramos juntos e eu só peço a Deus e nossa senhora da Saúde que nos conceda muitos e muitos anos juntos, firmes nessa união e que Deus seja o protagonista e o centro de nossas vidas, porque sem ele nós não somos nada.

Parabéns!!

Petrolândia/Ag. 04 do Limão: Aniversariante de hoje, Fernanda completa 9 anos e recebe mensagem de parabéns da mãe Lucielma Alves


Nesta quinta-feira, 23 de abril de 2020, a garotinha Fernanda completa 9 aninhos de vida. Na oportunidade, a mãe Lucielma Alves felicita a filha com bonita mensagem.

Minha querida filha, hoje é um dia muito especial. Que alegria poder dividir com você momentos de tanto amor e felicidade. Que hoje e em todos os outros dias do ano você seja uma pessoa feliz, cheia de saúde e vontade de evoluir. Agradeço a Deus pela oportunidade de te ver crescer.

Lucielma Alves
Adrovila 04 do Limão Bravo - Petrolândia

Petrolândia: Secretaria Social, Cadastro Único e GM tiram dúvidas e orientam beneficiários do Auxílio Emergencial

Uma tenda foi montada próximo à lotérica com orientações de como o beneficiário pode diminuir o risco de se aglomerar.


Além das medidas de organização em frente à lotérica para evitar a aglomeração de pessoas, a Secretaria de Desenvolvimento Social, o Cadastro Único e a Guarda Municipal estão atuando desde o começo da semana com informações para tirar as dúvidas de beneficiários em relação ao Auxílio Emergencial do Governo Federal.

Uma tenda foi montada próximo à lotérica para esse fim e um carro de som também está disponível no local com orientações de como o beneficiário pode diminuir o risco de se aglomerar, evitando, por exemplo, levar membros da família junto a ele para receber o auxílio, o que deve ser evitado, já que tem aumentado significativamente a quantidade de pessoas nas filas que não estão necessariamente à espera do seu auxílio.

Assessoria de Comunicação
 Prefeitura de Petrolândia

Polícia Militar registra ocorrência de violação de domicílio em Jatobá-PE


De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), nessa quinta-feira (23/04) a GTI de Jatobá foi informada pela vítima ( mulher, idade não informada) que sua casa havia sido violada pelos imputados (3 mulheres e um homem).

De imediato a guarnição seguiu ao local, constatando o fato. Sem o consentimento da vítima, os familiares do seu falecido companheiro forçaram o portão de entrada da sua residência, adentrando no seu imóvel, alegando que seriam os donos, permanecendo dentro da residência até a chegada do policiamento. As partem foram conduzidas à DP local para as providências legais cabíveis.

INFORMAÇÃO - SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO
4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo - 15 Anos

Petrolândia: Lotérica Nogueira esclarece que todos os beneficiários vão receber o Auxílio Emergencial e pede organização e respeito ao distanciamento social



"Todos vão receber o seu benefício", avisa Jaqueline, gerente da Lotérica Nogueira, única em funcionamento em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, para o pagamento dos benefícios sociais do Bolsa Família e Auxílio Emergencial. No vídeo, ela afirma que a lotérica presta os serviços em parceria com Ministério Público de Pernambuco, Prefeitura de Petrolândia, Guarda Municipal e Polícias.

Segundo Jaqueline, que também é profissional da Saúde, a Lotérica Nogueira - situada na Avenida Auspício Valgueiro Barros, próximo à agência do INSS - vai continuar a fazer os pagamentos. No vídeo, ela orienta os beneficiários que o benefício pode ser recebido em até 90 dias. Ela pede a colaboração dos beneficiários com as medidas de isolamento e distanciamento social em vigor no município. Os lugares na fila são marcados na distância recomendada.

"Tem gente que vai passear", afirma Jaqueline. Ela orienta que somente o beneficiário compareça à lotérica, para evitar aglomerações, e recomenda que idosos e crianças fiquem em casa. Confira o vídeo abaixo.


Quem ainda tem dúvidas sobre o Auxílio Emergencial pode esclarecer na tenda instalada pelo Cadastro Único próximo à Lotérica, por telefone 3851-1951 (Cadastro Único de Petrolândia), Dique 111 ou no site da Caixa Econômica Federal www.caixa.gov.br.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Endocrinologista Dr. Alexandre Torres, Dermatologista Paulo Elísio e Cardiologista Dr. Cleobenisson Cruz atendem na MedClinic nesta sexta (24/04); agende sua consulta


A MedClinic Clínica Especializada informa que Dr. Alexandre Torres Candeia (Endocrinologista e Ultrassonografia), Dr Paulo Elísio (Dermatologista) e Dr. Cleobenysson Cruz (Cardiologista e Clínico Geral) vão atender nesta sexta-feira, 24 de abril de 2020.

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.
Orla da cidade.
Cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz

Dr. Paulo Elísio Lustosa

Dr. Alexandre Torres Candeia (Endocrinologista)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: MedClinic

Tacaratu: Polícia Militar registra ocorrência de Lei Maria da Penha em Caraibeiras


De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), nessa quarta-feira (22/04), a GTI de Tacaratu quando realizava rondas, foi informada por populares que em Caraibeiras (Tacaratu) estava ocorrendo uma briga. Chegando ao local, encontrou um casal discutindo e, segundo a vítima, tinha sido ameaçada e empurrada pelo seu marido.

Diante dos fatos, as partes foram conduzidos à DP da cidade para serem tomadas as medidas legais cabíveis.

INFORMAÇÃO - SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO
4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo - 15 Anos

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta quinta-feira 23 de abril de 2020; veja lista


Mudam de idade hoje (Quinta-feira 23 de abril de 2020) e queremos aqui dedicar este dia especial a Janayna Souza , Ruty Cardoso, Edna Leal , Janaina Soares Bertoleza, Ronaldo Hipolito, Joseane Virgulino, Saudinha Sol , Viivii Siilva, Lucy Oliveira , Maciel Santos, Kétily Duarte. Andres Lucas, Gislene Kayk , Fabricio Vasques e Gustavo Teles

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Paulo Afonso registra primeiro caso de transmissão comunitária de COVID-19, diz secretário

Vista aérea da cidade de Paulo Afonso - Foto divulgação/internet

O Secretário Municipal de Saúde de Paulo Afonso - BA, Guiarone Garibalde confirmou no início da tarde desta quinta-feira, 23/04, o segundo caso positivo para o novo coronavírus (COVID-19) no município.

O Paciente é um homem de 46 anos e trata-se da primeira transmissão comunitária, ou seja, o paciente contraiu o vírus dentro da cidade de Paulo Afonso.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o secretário pede para que as pessoas fiquem em casa e só saiam em casos de urgência. Confira:

"Estou vindo até vocês para comunicar o segundo caso de coronavírus positivo, trata-se de uma pessoa do sexo masculino de 46 anos e que nada tem a ver com o primeiro caso, portanto, para a SESAB nós entramos em transmissão comunitária. Se estamos em transmissão comunitária, a única forma que temos para combater é o isolamento social e o uso de máscara, e mais a higienização com álcool em gel ou lavar as mãos. Peço a todos, fiquem em casa, não saiam no dia de hoje e nem amanhã, só saiam para fazer o necessário. Muito obrigado a todos!".

Via Blog do Chico Sabe Tudo

Prefeitura de Petrolândia realiza intervenção de rua e fiscaliza aglomeração em frente a casa lotérica




Na manhã desta quinta-feira [23/04] a Prefeitura de Petrolândia realizou mais uma intervenção em frente à lotérica para combater a aglomeração de beneficiários que estão indo sacar seu Auxílio Emergencial do Governo Federal.

Foram usados nessa ação, disciplinadores para criar barreiras na avenida e assim garantir a proteção das pessoas que ali estão, cadeiras para não precisarem esperar em pé e tendas para não ficarem expostas ao sol enquanto esperam. A distribuição também foi realizada para organizar melhor a “fila” por ordem de chegada.

Embora a responsabilidade seja do estabelecimento, a grande demanda tem inviabilizado a ação solitária da lotérica e por isso a Prefeitura, o Ministério Público e a Polícia Militar têm atuado constantemente para evitar que as aglomerações aconteçam, tendo em vista o avanço da pandemia do coronavírus em nossa região.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Petrolândia

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta sexta (24/04) a partir das 8 horas; agende sua consulta


A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta sexta-feira (24/04/2020) a partir das 8h00 da manhã. Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica

Moro pede demissão depois de Bolsonaro anunciar troca na direção da PF


O ministro Sérgio Moro, da Justiça, chegou ao seu limite e pediu demissão ao presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (23/4). O motivo foi o anúncio feito pelo presidente de que deve trocar o comando da Polícia Federal. Bolsonaro tenta, agora, reverter o pedido de Moro.
Continua depois da publicidade

O atual diretor-geral, Maurício Valeixo, que tem o apoio do ministro, deve ser demitido para dar lugar a um nome que tenha maior proximidade com Bolsonaro. Moro, porém, vê na troca um ato extremo de desautorização, que ocorreria para proteger aliados atualmente na mira da corporação.

A intenção de fazer a troca ocorre em meio ao andamento de um inquérito, aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido do Procurador-geral da República, Augusto Aras, que mira deputados bolsonaristas. Eles são suspeitos de atuar para financiar e incentivar manifestações contra o Supremo e o Congresso.

Resistência da corporação
As tentativas de trocar o diretor-geral da PF encontram resistência não só de Moro, mas também de delegados e agentes. É consenso que, se concretizadas, enfraquecerão o ministro da Justiça.

Dentro da corporação, a notícia da troca foi recebida como uma bomba por agentes e delegados. Nem a Presidência nem o Ministério da Justiça se manifestaram oficialmente sobre o caso, até o momento.

Por Correio Braziliense

CFM diz a Bolsonaro que não recomenda hidroxicloroquina, mas libera receita em 3 casos

Conselho Federal de Medicina apresentou posição da entidade ao presidente Jair Bolsonaro. CFM disse não haver 'evidência científica forte' da eficácia da cloroquina no tratamento de covid-19 (Foto: Guilherme Mazui/G1)

O Conselho Federal de Medicina (CFM) teve uma reunião nesta quinta-feira (23) no Palácio do Planalto com o presidente Jair Bolsonaro e disse que não recomenda o uso da hidroxicloroquina para pacientes em tratamento de covid-19. O órgão afirmou, no entanto, que decidiu liberar os médicos a receitarem o remédio em três casos específicos:
  • Quando o paciente está em estado crítico, internado em terapia intensiva, com lesão pulmonar estabelecida. A hidroxicloroquina pode ser usada pelos médicos "por compaixão". Isso ocorre quando o paciente já está fora de possibilidade terapêutica e o médico, com autorização da família, utiliza a substância;
  • Quando o paciente, com sintomas da covid-19, chega ao hospital. Existe um momento de replicação viral em que a droga pode ser usada pelo médico com autorização do paciente e familiares;
  • Quando o paciente tem sintomas leves, parecidos com o da gripe comum. Nesse caso, o médico pode usar a hidroxicloroquina, descartando a possibilidade de que o paciente tenha: influenza A ou B, dengue, ou H1N1. Também nesse caso, a decisão deve ser compartilhada com o paciente.

Petrolândia: Moradias do Programa Minha Casa Minha Vida serão entregues dias 5 e 6 de maio; Beneficiários serão contatados por telefone

As pessoas NÃO DEVEM IR à Secretaria de Desenvolvimento Social, mas esperar a ligação.

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quinta-feira (23), através de vídeo-conferência com a Prefeitura de Petrolândia, que as unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida deverão ser entregues nos dias 05 e 06 de maio. Os representantes da Caixa informaram que a impressão dos contratos que serão assinados atrasou devido a queda no sistema e que, retomado o seu funcionamento, a impressão dos documentos será iniciada hoje. A previsão é de será preciso mais uma semana para se organizar a documentação.

As assinaturas vão acontecer nos dias 05 e 06 de maio e com protocolo rígido de entregas, no qual os beneficiários deverão obedecer aos decretos para evitar aglomerações. O uso de máscaras será obrigatório, conforme decreto municipal que estará em vigor a partir de 29 de abril.

Todos os beneficiários serão contatados pela Secretaria de Desenvolvimento Social que vai orientar  como serão feitas as entregas das casas e fazer a programação dos horários de assinatura dos contratos, de acordo com cronograma, que vai respeitar as determinações para que não haja qualquer tipo de aglomeração. Portanto, os beneficiários NÃO DEVEM IR à Secretaria de Desenvolvimento Social, mas esperar a ligação.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura de Petrolândia

Adagro-PE anuncia adiamento para junho da primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa


Medida foi tomada em virtude da pandemia pelo coronavírus

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) informa que a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa que aconteceria de 01 a 31 de maio foi adiada para o mês de junho em todos os estados do Nordeste, com exceção da Bahia. A medida foi confirmada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e busca preservar a cobertura vacinal em época de pandemia.

Todo o rebanho de bovinos e búfalos deve ser imunizado na etapa que acontecerá de 01 a 30 de junho. O Estado precisa manter o índice de cobertura vacinal acima de 90% para garantir que continue com o status de área livre de febre aftosa com vacinação.

“ A prorrogação foi necessária para alinharmos as medidas de isolamento social recomendado no enfrentamento à pandemia de coronavírus à manutenção dos cuidados com a sanidade de bovinos e bubalinos preservando a cobertura vacinal e a certificação sanitária de animais e seus produtos e subprodutos”, explicou o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

Mais de 120 mil produtores devem vacinar e declarar na Adagro a imunização do seu rebanho. Nesta etapa a Adagro inovou e por meio do novo sistema o produtor pode realizar a declaração de sua casa, mas também poderá ser feita presencialmente nos escritórios da Agência, se necessário.

Adagro-PE

Covid-19: mortes no Brasil dobram a cada 5 dias; ritmo supera EUA e Europa

Epidemiologista afirma que suspender o isolamento social em municípios que não têm nenhum caso da doença registrado é extremamente temerária, sobretudo em um momento de aumento da velocidade da disseminação da doença

O número de mortes provocadas pela covid-19 no Brasil tem dobrado a cada cinco dias. Nos Estados Unidos, essa duplicação ocorre a cada seis dias, e na Itália e na Espanha, a cada oito. O dado consta da última nota técnica do MonitoraCovid-19, um sistema da Fiocruz que agrupa dados sobre a pandemia do novo coronavírus, e revela a velocidade com que a epidemia se dissemina no Brasil.

"A nossa situação hoje é pior do que a de Itália, Espanha e Estados Unidos. Por isso, o número de mortes está dobrando em um espaço de tempo menor", afirmou o epidemiologista Diego Xavier, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz, e um dos responsáveis pelo trabalho. Além de epidemiologistas, geógrafos e estatísticos do Icict/Fiocruz têm trabalhado com a ferramenta para produzir análises sobre o avanço da doença.

"Os dados de óbitos são mais confiáveis do que os dados de casos para medir o avanço da epidemia", justificou Xavier. "Isso porque, no caso do óbito, mesmo o diagnóstico que não foi feito durante a evolução clínica do paciente pode ser investigado. Além disso, a situação clínica do paciente que vem a óbito é mais evidente, quando comparada aos casos que podem ser assintomáticos e leves."
Continua depois da publicidade

Interiorização

A nota técnica também alerta para a interiorização da epidemia, que está chegando de forma acelerada aos municípios de menor porte do País. Dentre os municípios com mais de 500 mil habitantes, todos já apresentam casos da doença. Naqueles com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, 59,6% têm casos. Já 25,8% dos municípios com população entre 20 mil e 50 mil, 11,1% daqueles com população entre 10 mil e 20 mil habitantes e 4,1% dos municípios com população até 10 mil habitantes apresentam doentes de covid-19.

Para o epidemiologista, a decisão de suspender o isolamento social em municípios que não têm nenhum caso da doença registrado é extremamente temerária, sobretudo em um momento de aumento da velocidade da disseminação da doença. "Estão tomando uma decisão muito arriscada", disse. O pesquisador lembrou que, mesmo que não haja registro oficial, a doença já pode estar circulando.

Além disso, ressalta ele, as cidades menores estão ligadas às maiores, e é inevitável que o vírus chegue até elas. "À medida que a doença avança para o interior e atinge cidades menores, a demanda por serviços mais especializados de saúde, como UTIs e respiradores, também cresce", constata. "Só que esses municípios menores, em sua maioria, não detêm esses recursos de saúde, então terão de enviar seus pacientes a centros maiores, que já apresentam leitos, equipamentos e pessoal de saúde em situação difícil", alertou Xavier.


Exemplo

Com 14 mil habitantes, dois casos confirmados e um óbito, Santa Branca, no interior de São Paulo, era até ontem o menor município paulista com mais incidência do coronavírus. Até terça-feira, 239 municípios do interior paulista (de um total de 645) já registravam casos da doença. Grande parte tinha apenas um registro de infecção, segundo dados divulgados pelo governo do Estado de São Paulo.



O prefeito de Santa Branca, Celso Simão Leite (PSDB), diz que o vírus não circula na pequena cidade do Vale do Paraíba. "Esses casos não são nossos, embora sejam moradores daqui." Ele contou que as duas pessoas que contraíram o vírus são um casal que mora há muito tempo em Santa Branca, mas, segundo o prefeito, a infecção aconteceu em um hospital de São Paulo, onde a mulher de 71 anos fazia tratamento de câncer. Ela acabou morrendo. "O marido voltou para Santa Branca e está cumprindo uma quarentena rigorosa."



Segundo o prefeito, o sepultamento ocorreu no cemitério local, com caixão fechado e a presença de poucos familiares, em cerimônia rápida. "Não durou meia hora e foram tomados todos os cuidados, mas numa cidade pequena, acostumada com o velório tradicional, isso chega a ser chocante." Leite conta que há pressão para a reabertura do comércio e a volta dos turistas, mas mantém a quarentena com apoio da maioria da população.


Continua depois da publicidade


"A cidade tem um hospital com quatro leitos equipados com respiradores, mas os casos urgentes vão para o hospital de referência, em Jacareí, a 15 quilômetros", diz Leite. Ontem, todos os leitos estavam desocupados, o que ele atribui ao medo do coronavírus. "Nossa média de atendimento no hospital caiu de 190 para 20 pacientes por dia. Por medo, as pessoas só procuram o hospital em último caso."

Petrolândia: 'Quinta Maluca' na Pizzaria Delivery C&J; R$ 10,00 a unidade [três por apenas R$ 24,99] - agende o seu pedido


Querendo saborear uma pizza para um lanche/jantar ? Procurando uma opção rápida e prática para esta quinta-feira? Experimente uma das deliciosas pizzas da Pizzaria Delivery C&J.

Os preços desta ''Quinta Maluca'' está de dá água na boca - Unidade ao preço de R$ 10,00 e promoção de três por apenas 24,99.

Pedidos a partir das 16h:00 -  taxa de entrega 3 reaisLigue: 9 - 9802-3309 [WhatsApp]
A Pizzaria Delivery C&J está situada em Frente a Escola Jatobá.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Pizzaria Delivery C&J


STF rejeita ação contra contratação de servidores militares inativos


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento (julgou inviável) à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6358, ajuizada pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) contra dispositivo da Lei 13.954/2019 que autoriza a contratação de servidores militares inativos para o desempenho de atividade de natureza civil em órgãos públicos em caráter voluntário e temporário.

O ministro destacou que, de acordo com a jurisprudência do STF, apenas as federações de sindicatos que representem a maioria absoluta de um grupo de atividades ou profissões idênticas, similares ou conexas, são legitimados para ajuizar ADIs e outras ações de controle abstrato de constitucionalidade.

Com base na documentação juntada à ação, o ministro verificou que a CSPB representa servidores públicos civis dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nos âmbitos federal, estadual e municipal, independentemente da atividade profissional desempenhada. Segundo ele, a ausência de homogeneidade de classe ou atividade profissional entre os representados impede o reconhecimento de sua legitimidade para propor ação direta no STF, conforme estabelece a Constituição Federal (artigo 103, inciso IX).

O ministro salientou que, em diversas ocasiões, o STF se manifestou sobre a ilegitimidade da CSPB, entre outros motivos, por não representar a totalidade de uma categoria. Segundo o relator, ainda que fosse superada a heterogeneidade de representação da confederação, não há pertinência temática entre os objetivos da CSPB, que representa os interesses genéricos de servidores públicos civis, e a lei questionada, que trata da contratação temporária de servidores públicos militares inativos.

Fonte: STF


 

Justiça determina que governo de PE garanta EPIs a auxiliares e técnicos de enfermagem


Uma liminar da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), deu dez dias para que o governo de Pernambuco regularize o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os auxiliares e técnicos em enfermagem do estado. A Secretaria de Saúde do estado afirmou que monitora permanentemente o abastecimento e os estoques dos equipamentos e que "tem feito diversas ações para para garantir a compra de itens".

A decisão liminar, divulgada nesta quinta-feira (23), foi concedida na terça-feira (21) pelo juiz Djalma Andrelino Nogueira Júnior, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital. Os EPIs são importantes para que os profissionais de saúde não se contaminem - especialmente na pandemia do novo coronavírus.

O autor da ação, que tem como réu o estado de Pernambuco, foi o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco.

O magistrado, baseado no artigo 300 do Código de Processo Civil, viu elementos para conceder tutela provisória de urgência e determinar que o estado de Pernambuco continue entregando os EPIs de que dispõe no momento aos profissionais de saúde.

O estado também deve, de acordo com a decisão, esforçar-se para adquirir equipamentos em quantidade necessária para atender à demanda de seus profissionais de saúde.

Os equipamentos, segundo o juiz, precisam seguir o padrão de qualidade estabelecido pelos órgãos de controle e pelas autoridades sanitárias: Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Para regularizar a situação, o Estado de Pernambuco terá dez dias, contados a partir da terça-feira (21), ao fim dos quais precisará mostrar os resultados para o juiz: se comprou os EPIs em quantidade suficiente ou, em caso negativo, justificar e comprovar o que tem atrasado o processo, já que há uma busca global pelos produtos.

Resposta

Em nota, o governo de Pernambuco, por meio da secretaria estadual de Saúde (SES-PE), informou que "tem deflagrado diversas ações para garantir a compra de itens, de acordo com as especificações técnicas recomendadas pelos órgãos de controle, visando garantir a segurança do profissional de saúde e dos pacientes."

O governo apontou, ainda, que já foram adquiridos e entregues às unidades da rede hospitalar mais de 9 milhões de unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sendo mais de 1 milhão de máscaras cirúrgicas e quase 200 mil de máscaras N95.

"É importante destacar que alguns desses tipos de EPIs, como a máscara N95, conforme protocolos e orientações técnicas das autoridades sanitárias, só são indicados para profissionais que estão em contato direto com os pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19, em procedimentos com risco de geração de aerossol. Além disso, as unidades da rede estadual têm feito um trabalho permanente de conscientização dos seus profissionais sobre o uso adequado e oportuno destes equipamentos", disse ainda o texto.

Por G1 PE




No Rio, uso de máscaras é obrigatório a partir desta quinta-feira (23)


40 monumentos recebem máscaras e placas com a inscrição “Se tá fora de casa, tem que usar máscara. É obrigatório” (Foto: Marco Antonio Rezende/Prefeitura do Rio)

A partir de hoje (23), as máscaras faciais são obrigatórias para quem sair às ruas e frequentar os estabelecimentos abertos ao público na cidade do Rio de Janeiro. Quem não usar o acessório poderá ser impedido de utilizar o transporte público ou entrar nos estabelecimentos durante a pandemia do novo coronavírus. O uso das máscaras deve ocorrer também em locais como praias, lagoas e praças.

O decreto sobre o uso obrigatório das máscaras foi publicado no sábado (18), em edição especial do Diário Oficial do Município. Quem desobedecer a determinação está sujeito a pagamento de multa por deixar de executar, dificultar ou se opor à execução de medidas sanitárias, que visem à prevenção das doenças transmissíveis e sua disseminação, à preservação e à manutenção de saúde.

Como forma de chamar a atenção da população, a prefeitura do Rio colocou máscaras feitas de TNT (material semelhante a tecido, obtido através de liga de fibras) em mais de 40 estátuas na cidade. A campanha pelo uso de máscaras contempla estátuas que homenageiam personalidades.

Estão na relação o busto de Zumbi dos Palmares, no Centro, as estátuas de Bellini, em frente ao Estádio do Maracanã, Cartola, na Mangueira, na zona norte, e Carlos Drummond de Andrade, na orla da Praia de Copacabana.

Cada um dos mais de 40 monumentos receberá uma plaquinha com a seguinte inscrição: “Se tá fora de casa, tem que usar máscara. É obrigatório”.

O gestor do Gabinete de Crise contra a Covid-19 e secretário municipal de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca, destacou a importância da ação ostensiva na cidade para a proteção de cada pessoa por meio da conscientização.

“É fundamental conscientizar. Se houver necessidade de sair para a rua, pedimos que o cidadão utilize a máscara e evite aglomerações. Esta campanha reforça a exigência da prática, seguindo a determinação do decreto do prefeito Marcelo Crivella”, disse.

Segundo o secretário, a prefeitura vai distribuir em vários pontos da cidade 1 milhão de um novo tipo de máscara, feita de celulose, biodegradável e com design mais eficiente, para evitar a contaminação do lado interno. “É um material reciclado, que você usa um dia e depois joga fora”, disse.
Contratação de pessoal

Diário Oficial extraordinário do Município desta quinta-feira publica edital para a contratação temporária de profissionais para os hospitais de campanha da prefeitura, no Riocentro, Federal de Bonsucesso e Universitário Clementino Fraga Filho (Fundão/UFRJ).

São 3.922 vagas específicas para essas três unidades, para diferentes categorias. Ao todo, a prefeitura está contratando 5.075 profissionais para a linha de frente do combate à pandemia de covid-19, o que inclui, além dessas três unidades, o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, primeira unidade de referência da rede municipal para o tratamento dos casos graves da doença. As inscrições específicas para este edital estarão abertas ainda esta noite, a partir do link.

As vagas deste edital são para médicos intensivistas, infectologistas e clínicos gerais (total de 677), enfermeiros (555), enfermeiros especialistas em Unidade de Terapia Intesiva (UTI) (208), fisioterapeutas (192), fisioterapeutas especialistas em UTI (230), farmacêuticos (20), nutricionistas (18), assistentes sociais (14), psicólogos (6), técnicos de enfermagem (1.806), técnicos de farmácia (20), assistentes administrativos (140) e auxiliares de suprimentos (36). Os médicos que já haviam feito inscrição no processo seletivo Emergencial – Coronavírus, no site da RioSaúde, não precisam se inscrever novamente. Para esta categoria, os vencimentos podem chegar a R$ 15.693,95 (conforme carga horária), mais benefícios.

Para o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, que desde o dia 23 de março está dedicado exclusivamente ao tratamento de casos graves de covid-19, já foram efetivadas 938 contratações, de um total de 1.153 vagas. A unidade tem atualmente 206 leitos abertos (131 de enfermaria e 75 de UTI) e o total de leitos programados é 381, que estão sendo abertos progressivamente, conforme cronograma. O hospital de Acari é também o principal centro de capacitação de profissionais para os cuidados da doença.
Leitos na rede privada

A prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, publicou nesta quinta-feira, em edição extraordinária do Diário Oficial, o edital de licitação para contratar mil leitos de UTI na rede particular para pacientes com covid-19. A medida ajudará no aumento de vagas até a abertura de todos os cerca de mil leitos programados na rede municipal de saúde.

Os interessados em participar do chamamento público, integrantes ou não da rede de serviços complementares do Sistema Único de Saúde (SUS), devem ofertar, no mínimo, cinco leitos de UTI adulto.

Os serviços serão remunerados pela tabela de procedimentos do SUS em vigor na data de realização do contrato. Pelo aluguel dos leitos, a prefeitura pagará diária de R$ 1,6 mil e mais R$ 1,5 mil para tratamento da infecção pela covid.

Todos os prestadores habilitados serão convocados para integrar temporariamente a rede de serviços de saúde da Secretaria Municipal de Saúde pelo prazo que perdurar a necessidade de tratamento de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG/Covid-19.

Em toda a rede SUS do Rio, que inclui as unidades de saúde municipais, estaduais e federais, a taxa de ocupação na UTI chega a 93%.

COVID-19: Uso indiscriminado de medicamentos traz risco à saúde


Farmácias do Recife estão sem estoque de medicamento destinado a tratar vermes e parasitas como piolhos e pulgas 

Após a divulgação de que a ivermectina seria uma nova aposta da ciência ao combate do novo coronavírus, as farmácias registraram um aumento na procura do medicamento destinado a tratar vermes e parasitas como piolhos e pulgas. Esse tipo de uso é chamado de off-label, quando um remédio é utilizado para uma destinação diferente da que consta na bula. Com o desaparecimento da droga das prateleiras, especialistas alertam para os riscos da automedicação.

A equipe do Diario de Pernambuco procurou a ivermectina em farmácias de todas as regiões do Recife, o medicamento estava indisponível, sem previsão de volta. Em uma farmácia do centro da cidade, o estoque que havia sido reabastecido na sexta-feira foi zerado no dia seguinte. O mesmo já ocorreu com a nitazoxanida que desde o dia 16 passou a ser comercializada apenas com receita médica especial, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após a alta na procura do remédio como método de tratamento do coronavírus, sem comprovação científica.

CPRH prorroga por mais 15 dias os prazos processuais administrativos e de licenciamento ambiental


A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) prorrogou por mais 15 dias corridos os prazos no âmbito dos procedimentos de renovação de licença, licenciamento e auto de infração. A Portaria suspende os prazos, a contar do último dia 16 de abril, que terão validade automaticamente prorrogada para 04/05/2020.

A Portaria nº 048/2020, que estabelece medidas temporárias para o enfrentamento da pandemia internacional causada pelo novo coronavírus (COVID-19), foi publicada no Diário Oficial de Pernambuco (DOE) da última terça-feira (21) e faz parte das ações de enfrentamento adotadas pelo Governo do Estado, a fim de minimizar a propagação e disseminação da doença. 

CPRH

Governo de Pernambuco conclui licitação para implantação de 170 sistemas de dessalinização no Semiárido do estado



O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, concluiu o processo de licitação do Programa Água Doce (PAD), ação executada pelo Estado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional. O resultado da concorrência foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (15).

Com investimento total de R$ 33,4 milhões, o Programa Água Doce prevê a instalação de 170 sistemas de dessalinização em poços de água salobra, beneficiando cerca de 60 mil pessoas em 21 municípios do Semiárido pernambucano, que após a conclusão das obras passarão a contar com água de qualidade para o consumo.

Prefeitos de Pernambuco podem ser punidos caso descumpram medidas sanitárias federais e estaduais


O procurador-geral de Justiça de Pernambuco (PGJ-PE) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Francisco Dirceu Barros, por meio do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus, publicou nesta segunda-feira (20), a Recomendação PGJ n.º 023/2020, que versa sobre a competência legislativa suplementar municipal em matéria sanitária, possibilitando a adoção de medidas restritivas mais amplas, não conflitantes com as estabelecidas pela União e Estado de Pernambuco, e, desde que amparadas por embasamento técnico sanitário.

O PGJ-PE incentiva que os promotores de Justiça de todas as cidades adotem as medidas necessárias para fazer cumprir as normas sanitárias federais e estaduais, podendo os Municípios, à luz das particularidades locais, suplementá-las apenas para intensificar o nível de proteção à população já conferido, sendo indevida qualquer redução do patamar de cuidado estabelecido em atos normativos nacionais ou estaduais.

Petrolândia: Comitê de Respostas Rápidas delibera sobre novas ações de combate ao coronavírus no município



Na manhã desta quarta-feira (22), a prefeita Jane Souza coordenou a reunião do Comitê de Respostas Rápidas que contou com a participação do Promotor de Justiça Dr. Filipe Coutinho. O intuito da reunião foi deliberar sobre novas medidas de prevenção ao coronavírus em Petrolândia.

Entre os encaminhamentos, estiveram a manutenção do isolamento parcial da Avenida Auspicio Valgueiro Barros, na altura da Lotérica, a montagem de tendas e disciplinadores, além da disponibilidade de cadeiras para maior controle, segurança e comodidade dos beneficiários que irão sacar o Auxílio Emergencial do Governo Federal a partir de amanhã (23/04). Tudo isso respeitando o controle da forma de pagamento que é uma responsabilidade da lotérica.

Outra decisão tomada foi a volta da instalação de barreiras sanitárias a partir da próxima sexta-feira (24), em novos pontos que monitorarão as entradas da cidade (trevo ao lado Embratel, reta de Ibimirim e lanchonete dos mandantes). Lembrando que as barreiras sanitárias não consistem em fechamento do acessos e sim controle de entrada e saída, orientações e identificação de eventuais infratores dos decretos municipais e estaduais.

Também ficou acordado que todos os empreendedores do Mercado Público Municipal receberão kits com álcool gel e máscaras com o intuito de tornar o ambiente ainda mais seguro para vendedores e clientes.

Em outra frente, o município estabelecerá também um decreto para que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico emita certificado com o título EMPRESA EM FAVOR DA VIDA para todos os empresários que não tiveram seus estabelecimentos fechados e que, além de estarem seguindo os decretos, têm aplicado ideias inovadoras que ajudam no enfrentamento à pandemia.

“Ações inovadoras e em obediência aos decretos não só promovem ambientes mais protegidos e consequentemente atraem mais clientes, como também atuam como um passo a mais em favor da vida. E é isso que devemos estimular sempre. Não só agora, em tempos de pandemia”, disse a prefeita Jane Souza após a reunião.

Por Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Petrolândia

Petrolândia [Covid-19]: Uso de máscaras passa a ser obrigatório no município a partir da próxima quarta-feira (29/04)



O decreto municipal que obriga a população de Petrolândia a fazer uso de máscara de proteção, passa a valer a partir da próxima quarta-feira, 29 de abril. A medida anunciada pela prefeitura, nesta quarta-feira (22), tem o objetivo de garantir a proteção individual e coletiva contra a Covid-19.

De acordo o decreto, fica estabelecida a obrigação do uso massivo de máscaras pelos munícipes, por tempo indeterminado: veja abaixo as determinações para o uso da máscara

I - Para o uso de táxi ou transporte compartilhado de passageiros, permitido estritamente nos limites municipais, sendo vedado, consoante Decreto Estadual, o transporte intermunicipal de passageiros.

II - Para o acesso do cliente ao estabelecimento comercial, de serviço e industrial considerado essencial e cujo funcionamento encontra-se permitido, a exemplo dos supermercados, mercados, mercadinhos, farmácias, oficinas, funerárias, etc;

III - Para o acesso do cliente à instituição bancária e/ou financeira, inclusive lotérica e correspondente bancário, bem como ao estabelecimento prestador de serviços que tiver as atividades liberadas e/ou retomadas;

IV - Para todo servidor e para o funcionário no desempenho das atividades em repartições publicas e privadas, cujo funcionamento esteja mantido;

* Poderão ser usadas máscaras industrializadas e/ou confeccionadas artesanalmente, que cubram, no mínimo, o nariz e a boca do usuário.

* O estabelecimento público, industrial, comercial, de serviço, bancário e afim (lotérica e correspondente bancário) fica obrigado a fornecer, gratuitamente, para os seus funcionários, servidores e colaboradores máscaras de proteção.

* Compete ao estabelecimento público, industrial, comercial, bancário e afim (lotérica e correspondente bancário) a exigência, a fiscalização e o incentivo ao cumprimento das disposições contidas neste artigo;

* O estabelecimento industrial, comercial, bancário e a fim (lotérica e correspondente bancário) tem a obrigação de impedir a entrada do cliente, que não esteja usando máscara, sob pena de, em caso contrário, ter as portas fechadas e de ser o proprietário e/ou gerente conduzido à presença da Autoridade Policial, que analisará a autuação em flagrante delito por crime contra a saúde pública.

Veja abaixo a íntegra de todas as recomendações do Decreto Municipal n° 1077/2020 [publicado nesta quarta-feira] que define no âmbito socioeconômico medidas restritivas temporárias adicionais para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus.

Confira aqui.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Pernambuco anuncia convocação de 1.092 médicos diaristas e 702 outros profissionais de saúde

Secretários de Saúde do Recife e de Pernambuco, Jailson Correia e André Longo, durante coletiva de imprensa nesta quarta (22) — Foto: Reprodução/YouTube

Pernambuco anunciou a convocação de 1.092 médicos diaristas e 702 outros profissionais de saúde para a substituição daqueles que saíram do trabalho por suspeita ou confirmação do novo coronavírus (veja vídeo acima). A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, nesta quarta (22). Até essa data, 1.193 profissionais de saúde testaram positivo para a Covid-19 no estado.

A convocação deve ser feita através de uma portaria a ser publicada no Diário Oficial do Estado. Segundo Longo, outros 75 médicos com 70 anos ou mais devem ser convocados para atuação no aplicativo Atende em Casa, criado para facilitar o atendimento de pacientes em cidades do Grande Recife antes da ida a unidades de saúde. A convocação é de, ao todo, 1.869 profissionais de saúde.

“Agora estamos falando do recrutamento da segunda linha. De profissionais que estavam atuando em ambulatórios e em situações eletivas. Eles passam a trabalhar na linha de frente. Não são aqueles que têm comorbidades ou que têm maior idade”, afirmou Longo.

De acordo com o secretário, Pernambuco tem mais de 25 mil profissionais ativos na rede estadual. A Secretaria de Saúde deve organizar as escalas dos trabalhadores para que não haja desfalques em outros quadros.

“É preciso que haja solidariedade entre aqueles que estão eventualmente numa condição de atendimento ambulatorial. Diante da necessidade do serviço, poderão ser convocados e já estão sendo, a partir de amanhã [quinta-feira (23)], para que iniciem treinamentos para ocupar, eventualmente, a linha de frente”, disse o secretário.

O estado também realizou, nesta quarta (22), a antecipação da formatura de estudantes de medicina da Universidade de Pernambuco. “Convocamos esses médicos para se somarem aos esforços de enfrentamento da Covid-19. Eles estão confiantes, concentrados”, declarou.

Longo lembrou, ainda, a contratação de mais de 1 mil profissionais por meio de seleções estaduais para reforçar o atendimento aos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 no estado.

“Num primeiro momento, eles podem substituir profissionais que estão se afastando. Ao mesmo tempo, os profissionais [afastados] vão voltar, na maioria das vezes, depois de 14 dias, o que pode possibilitar a ampliação da capacidade de atendimento daquela unidade onde tinha um profissional sendo substituído”, afirmou.

Detentos e agentes de segurança

De acordo com o secretário, 18 agentes de segurança de Pernambuco testaram positivo para o novo coronavírus. Houve também, a confirmação da Covid-19 em duas pessoas privadas de liberdade.

Uma delas, a primeira, é uma mulher que cumpre pena na Colônia Penal Feminina no Recife. O segundo caso, divulgado nesta quarta (22), é de um homem de 31 anos na Penitenciária Agroindustrial São João, em Itamaracá, no Grande Recife.

“Os dois foram hospitalizados e já receberam alta. Eles estão cumprindo prisão domiciliar”, disse Longo. Outros 113 detentos em unidades prisionais de Pernambuco estão sendo monitorados com sintomas de gripe.

Leitos no Grande Recife

Ainda durante a coletiva de imprensa nesta quarta (22), o secretário de Saúde de Pernambuco fez um apelo para prefeituras do Grande Recife que prometeram a criação de leitos para o enfrentamento da Covid-19. “Nós precisamos que esses leitos se transformem em realidade. Não é uma cobrança meramente política, mas é pela necessidade que se faz presente”, disse.

Apesar de Pernambuco ter 98% de taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com suspeita ou confirmação da doença provocada pelo novo coronavírus, o secretário afirmou que não é possível falar em colapso até então. “Nosso poder de reação existe, todos os dias. Falar de colapso agora parece ser precoce”, declarou.

De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a expectativa é de que cerca 1,2 mil leitos estejam prontos em sete hospitais de campanha na cidade, até o fim do mês de maio. “É um limite muito tênue, muito crítico, de ocupação de leitos de UTI”, contou. Na cidade, há 1.904 confirmações da Covid-19 e 123 óbitos.

Segundo André Longo, o estado aguarda também a chegada de equipamentos como respiradores. “Fizemos compras nacionais e internacionais, inclusive por meio do Consórcio Nordeste. Com equipamentos, a gente coloca muito mais leitos no hospital Alfa [no Recife], por exemplo”, disse.

Ainda de acordo com Longo, o estado, através da Procuradoria-Geral, acionou uma empresa responsável pelo fornecimento de equipamentos, devido ao atraso na entrega de respiradores.

Covid-19 no estado

Nesta quarta-feira (22), subiu para 3.298 o número de casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco. Foram 390 novos casos em 24 horas, o maior aumento já registrado desde o dia 12 de março, quando houve as duas primeiras confirmações. Mais 22 óbitos foram registrados, o que fez subir o número de mortes por conta da doença Covid-19 para 282.

Por G1 PE

Senado aprova ampliação de auxílio emergencial e pagamento sem CPF


O Senado aprovou em sessão virtual na tarde desta quarta-feira (22) a ampliação de categorias a serem beneficiadas com o auxílio financeiro de R$ 600 durante o estado de calamidade decretado pela pandemia causada pelo coronavírus.

Entre os beneficiados com a medida estão motoristas de táxi e de aplicativos de transporte, pescadores, esteticistas, caminhoneiros, diaristas, garçons, artistas, associados de cooperativas de catadores de materiais recicláveis e de agricultura familiar, entre outros.

Ao todo, 80 senadores votaram a favor da medida, e não houve votos contrários. A proposta será encaminhada para sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O texto permite ainda que homens chefes de família recebam o dobro do valor (R$ 1.200 mensais).

Antes, apenas mulheres provedoras das famílias podiam acumular os valores. A proposta também permite que mães solteiras menores de 18 anos possam receber o benefício.

O projeto aprovado pelos senadores proíbe o governo federal de recusa do auxílio emergencial a quem declarar não ter CPF.

O governo se comprometeu a regulamentar o tema a fim de evitar fraudes, indicando os documentos que serão aceitos.

Os deputados previram a regularização automática dos CPFs sem cobranças bancárias.

"Não há porque se temer irregularidade para falta do CPF porque o governo tem como fazer esse controle", disse o relator da proposta, senador Esperidião Amin (PP-SC).

Pela proposta, também fica criado o Programa de Auxílio Emprego, que autoriza o Poder Executivo a pagar parte dos salários de trabalhadores (até o limite de três salários mínimos) para que eles não sejam demitidos no período seguinte à pandemia.

A medida, contudo, depende de acordos firmados entre empregadores e empregados.

"Eu espero que o senhor presidente da República não tarde em sancionar esse projeto", disse Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor da proposta que foi votada na Câmara e sofreu modificações.

Por: FolhaPress