quinta-feira, abril 23, 2020

Pernambuco anuncia convocação de 1.092 médicos diaristas e 702 outros profissionais de saúde

Secretários de Saúde do Recife e de Pernambuco, Jailson Correia e André Longo, durante coletiva de imprensa nesta quarta (22) — Foto: Reprodução/YouTube

Pernambuco anunciou a convocação de 1.092 médicos diaristas e 702 outros profissionais de saúde para a substituição daqueles que saíram do trabalho por suspeita ou confirmação do novo coronavírus (veja vídeo acima). A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, nesta quarta (22). Até essa data, 1.193 profissionais de saúde testaram positivo para a Covid-19 no estado.

A convocação deve ser feita através de uma portaria a ser publicada no Diário Oficial do Estado. Segundo Longo, outros 75 médicos com 70 anos ou mais devem ser convocados para atuação no aplicativo Atende em Casa, criado para facilitar o atendimento de pacientes em cidades do Grande Recife antes da ida a unidades de saúde. A convocação é de, ao todo, 1.869 profissionais de saúde.

“Agora estamos falando do recrutamento da segunda linha. De profissionais que estavam atuando em ambulatórios e em situações eletivas. Eles passam a trabalhar na linha de frente. Não são aqueles que têm comorbidades ou que têm maior idade”, afirmou Longo.

De acordo com o secretário, Pernambuco tem mais de 25 mil profissionais ativos na rede estadual. A Secretaria de Saúde deve organizar as escalas dos trabalhadores para que não haja desfalques em outros quadros.

“É preciso que haja solidariedade entre aqueles que estão eventualmente numa condição de atendimento ambulatorial. Diante da necessidade do serviço, poderão ser convocados e já estão sendo, a partir de amanhã [quinta-feira (23)], para que iniciem treinamentos para ocupar, eventualmente, a linha de frente”, disse o secretário.

O estado também realizou, nesta quarta (22), a antecipação da formatura de estudantes de medicina da Universidade de Pernambuco. “Convocamos esses médicos para se somarem aos esforços de enfrentamento da Covid-19. Eles estão confiantes, concentrados”, declarou.

Longo lembrou, ainda, a contratação de mais de 1 mil profissionais por meio de seleções estaduais para reforçar o atendimento aos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 no estado.

“Num primeiro momento, eles podem substituir profissionais que estão se afastando. Ao mesmo tempo, os profissionais [afastados] vão voltar, na maioria das vezes, depois de 14 dias, o que pode possibilitar a ampliação da capacidade de atendimento daquela unidade onde tinha um profissional sendo substituído”, afirmou.

Detentos e agentes de segurança

De acordo com o secretário, 18 agentes de segurança de Pernambuco testaram positivo para o novo coronavírus. Houve também, a confirmação da Covid-19 em duas pessoas privadas de liberdade.

Uma delas, a primeira, é uma mulher que cumpre pena na Colônia Penal Feminina no Recife. O segundo caso, divulgado nesta quarta (22), é de um homem de 31 anos na Penitenciária Agroindustrial São João, em Itamaracá, no Grande Recife.

“Os dois foram hospitalizados e já receberam alta. Eles estão cumprindo prisão domiciliar”, disse Longo. Outros 113 detentos em unidades prisionais de Pernambuco estão sendo monitorados com sintomas de gripe.

Leitos no Grande Recife

Ainda durante a coletiva de imprensa nesta quarta (22), o secretário de Saúde de Pernambuco fez um apelo para prefeituras do Grande Recife que prometeram a criação de leitos para o enfrentamento da Covid-19. “Nós precisamos que esses leitos se transformem em realidade. Não é uma cobrança meramente política, mas é pela necessidade que se faz presente”, disse.

Apesar de Pernambuco ter 98% de taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes com suspeita ou confirmação da doença provocada pelo novo coronavírus, o secretário afirmou que não é possível falar em colapso até então. “Nosso poder de reação existe, todos os dias. Falar de colapso agora parece ser precoce”, declarou.

De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a expectativa é de que cerca 1,2 mil leitos estejam prontos em sete hospitais de campanha na cidade, até o fim do mês de maio. “É um limite muito tênue, muito crítico, de ocupação de leitos de UTI”, contou. Na cidade, há 1.904 confirmações da Covid-19 e 123 óbitos.

Segundo André Longo, o estado aguarda também a chegada de equipamentos como respiradores. “Fizemos compras nacionais e internacionais, inclusive por meio do Consórcio Nordeste. Com equipamentos, a gente coloca muito mais leitos no hospital Alfa [no Recife], por exemplo”, disse.

Ainda de acordo com Longo, o estado, através da Procuradoria-Geral, acionou uma empresa responsável pelo fornecimento de equipamentos, devido ao atraso na entrega de respiradores.

Covid-19 no estado

Nesta quarta-feira (22), subiu para 3.298 o número de casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco. Foram 390 novos casos em 24 horas, o maior aumento já registrado desde o dia 12 de março, quando houve as duas primeiras confirmações. Mais 22 óbitos foram registrados, o que fez subir o número de mortes por conta da doença Covid-19 para 282.

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário