quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Cruzeiro vira sobre o Grêmio e fica a uma vitória do tetra; Flu é goleado no Maracanã

Comemoração do Cruzeiro contra o Grêmio na Arena 

O Cruzeiro está ainda mais perto do título. Viu o Grêmio começar melhor o jogo da noite desta quinta-feira e abrir o placar com Riveros na Arena lotada, mas cresceu no decorrer da partida e virou o placar para 2 a 1 no segundo tempo, com Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro. Mesmo passando por percalços ainda na etapa inicial com dois jogadores tendo de ser substituídos com dores, fez valer a superioridade de líder e emplacou mais uma vitória. Faltam três confrontos para o fim do campeonato.

Com o resultado, o Cruzeiro soma 73 pontos. O Grêmio tem 60, em sexto lugar. Na 36ª rodada, o Tricolor enfrenta o Corinthians fora de casa, enquanto a Raposa recebe o Goiás. Se vencer, comemora o bicampeonato do Brasileirão junto de sua torcida, no Mineirão. Os gremistas ainda lutam para confirmar uma vaga à Libertadores do ano que vem.

Diante de um Maracanã cheio, Flu sofre uma vergonhosa goleada para a Chapecoense

Dentro de casa, no Maracanã, o Fluminense foi derrotado na noite desta quinta-feira por um placar pesado: 4 a 1 para a Chapecoense, em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Bruno Silva (duas vezes), Camilo e Leandro marcaram os gols dos visitantes. Rafael Lima, contra, descontou.

Com esse resultado, o Tricolor ficou ainda mais distante da sonhada classificação para a Libertadores e se manteve com os mesmos 57 pontos, na 7ª posição. Já a equipe catarinense deixou a zona de rebaixamento. A Chape chegou aos 39 pontos e foi à 15ª posição na tabela.

Clique
>Brasileirão Série A
>Futebol
>Globo Esporte
>Futebol Internacional

Blog de Assis Ramalho
Por Globoesporte.comJornal Extra-RJ

Petrolândia: Em entrevista a Assis Ramalho, Padre Fernando comenta sua transferência para nova paróquia, diz não levar mágoas e aqui ter amigos para a vida toda

Padre Fernando em entrevista a Assis Ramalho

Conforme matéria postada ontem neste Blog, o pároco Fernando Nivaldo Batista será transferido da Paróquia São Francisco de Assis, na cidade de Petrolândia, para Custódia, também no Sertão de Pernambuco. A transferência deve se concretizar no dia 30 deste mês.

A notícia surpreendeu a comunidade católica de Petrolândia, onde Padre Fernando chegou há oito meses, juntamente com o padre Antônio, para substituir o pároco anterior, Giovanni Malacrida, após dez anos de missão na cidade. Segundo depoimentos e comentários ouvidos dos fiéis da cidade, Padre Fernando tem feito um bom trabalho em Petrolândia, inclusive conquistando a juventude para os trabalhos da Igreja. Por isso, a repentina mudança foi recebida com insatisfação por boa parte da comunidade. 

Sobre a polêmica transferência, o Blog de Assis Ramalho entrevistou com exclusividade o Padre Fernando Nivaldo Batista. Ele também se disse surpreso com a mudança de paróquia, porém resignado à decisão tomada pela Assembleia Diocesana. Acompanhe na íntegra a entrevista

Começamos a entrevista perguntando os motivos de sua transferência e se ele não tinha ficado surpreso, já que está há menos de um ano à frente da paróquia de Petrolândia, bem como perguntamos qual sua nova paróquia.

"Evidentemente que a notícia pegou todos de surpresa, inclusive a mim, mas essa é a dinâmica da Igreja, que após um tempo, a cada ano, cada Diocese faz a sua Assembleia Diocesana, um resumo das dioceses e das paróquias, e aí o Bispo, juntamente com o Clero, vê as necessidades de possíveis transferências ou mudanças de padres. E essas mudanças estão acontecendo, e o Bispo Dom Gabriel viu a necessidade de me enviar para Custódia, haja vista que aquela paróquia é maior do que esta, e lá tem um padre trabalhando sozinho e, segundo uma conversa que eu tive com o Bispo, o meu perfil se encaixaria com aquela paróquia, pela minha forma, pelo meu jeito e minha personalidade. Portanto, ele fez o convite e nos dispusemos a ir para aquela paróquia. Inclusive, eu já avisei durante a missa de domingo (passado, dia 16) que já neste próximo dia 30 (de novembro) eu devo estar tomando posse em Custódia.

Perguntamos se já estava desligado da Paróquia São Francisco de Assis e se já tinha data de ir embora

"Ainda estou ligado à Paróquia, mas fico aqui em Petrolândia somente até o dia 23 de novembro. Eu poderia ficar até o final do mês, mas eu preciso de uma semana, de alguns dias para dar uma relaxada, visitar a família, arejar as ideias para começar a minha missão em Custódia com um pique novo."

Perguntamos se esperava ser transferido tão cedo da Paróquia de Petrolândia

"Não, eu não esperava. Mas a transferência de um padre é sempre uma decisão do Bispo, junto com o Conselho. Mas é uma realidade comum entre as Dioceses, porque mais cedo ou mais tarde todos os padres serão transferidos e nós temos consciência disso. Então, é uma dinâmica natural da Igreja, e não há nenhuma questão que possa impedir o Bispo de fazer ou não as transferências. Eu vim de Nazaré da Mata e lá, há quinze dias atrás, houve Assembleia Diocesana e houve transferência. Portanto, a transferência de um padre é algo muito natural." 

Perguntamos se, por ser um padre jovem, moderno e extrovertido, não teria incomodado conceitos de alguns fiéis em Petrolândia.

''Cada um tem a sua personalidade e a minha personalidade é essa que o povo de Petrolândia acabou conhecendo. A princípio muita gente até estranhou, pela minha jovialidade, pelo meu jeito, pela minha personalidade de ser, de falar, dos tratos com as pessoas, e eu estou saindo de Petrolândia sem nenhum peso na consciência porque eu tratei todos por igual. Agora, é evidente que a gente não agrada a todos."

Perguntamos se teria havido insatisfações por parte de católicos de Petrolândia com o seu trabalho

''Certamente que houve algumas insatisfações, mas todos nós temos insatisfações. Todos os padres que passaram por aqui, certamente não atingiram 100% da popularidade. Nenhum padre, nenhum líder, ele atinge a popularidade de 100%. Houve insatisfação comigo? houve. Assim como houve com os padres anteriores que passaram por aqui, assim como haverá com outros padres que passarão. A gente não agrada 100% a todo mundo. Tem uma frase muito comum e muito corriqueira, de que nem Jesus agradou a todo mundo e eu não tenho pretensão nem presunção de sair daqui agradando a todos os petrolandenses. Existem pessoas que me querem bem, mas eu sei que existem pessoas que estranharam o meu jeito de ser, mas é o meu jeito."

Perguntamos se a Igreja católica está preparada para receber padres jovens, irreverentes e com novas ideias, lembrando que há anos atrás o hoje consagrado padre Marcelo Rossi também sofreu preconceitos, inclusive dentro da própria Igreja Católica.

''Eu penso que a Igreja Católica tende a aceitar todos os padres que possam vir, até porque independentemente de ser um padre jovem, ou mais idoso, todos nós estamos aqui para fazer a vontade de Deus, e realizar a missão na paróquia, fazendo com que ela cresça, independentemente de idade. Até porque eu já vi tantas paróquias que tinham padres que já são de idade e nem por isso tinham essa popularidade toda. Então isso é muito relativo.''

Perguntamos se a maneira de se comportar, estando sempre presente em meio à juventude, participando de eventos, enfim sua popularidade na sociedade de Petrolândia,  não teriam incomodado conceitos de alguns fiéis em Petrolândia.

"Bom, se incomodou, eu não procuro saber, mas existem rumores de que eu teria incomodado uma ala da sociedade, algumas pessoas da Igreja, mas eu não me preocupo com isso, porque eu não vivi o meu ministério em Petrolândia preocupado a quem eu ia agradar. Eu vivi o meu ministério em Petrolândia querendo realizar aquilo que eu busquei fazer, e penso que eu fiz bem, que foi pregar a palavra de Deus, assumir os trabalhos da paróquia. Então, o que as pessoas dizem ou deixam de dizer, eu não me preocupo tanto, porque a minha preocupação foi e é a de sair de Petrolândia tranquilo, consciente de que fiz o que deveria ser feito."

Quisemos saber qual a impressão que vai levar do povo de Petrolândia

"Levo de Petrolândia a hospitalidade, porque o povo de Petrolândia é muito hospitaleiro e aqui, pelo pouco tempo que fiquei, eu posso dizer com toda certeza que eu fiz amigos para a vida toda. O povo de Petrolândia é muito caloroso, não somente no seu clima geográfico, mas no clima familiar, de acolhimento, então a hospitalidade do povo dessa terra é uma coisa marcante que eu levo comigo pro resto da minha vida.''

Se pretende um dia voltar a ser pároco de Petrolândia

"Sem dúvidas alguma, eu voltarei a Petrolândia, não para assumir a paróquia, mas para rever as pessoas, os amigos que deixei aqui. Tem um ditado aqui em Petrolândia que diz que 'quem bebe das águas do rio são Francisco, sempre volta'. Então, eu vou abastecido demais das águas do são Francisco, e com certeza voltarei aqui para visitar os amigos que aqui deixei e visitar a paróquia. 

Se leva alguma mágoa de Petrolândia

"Não levo mágoa de ninguém, porque não sinto que ninguém me fez mal, pelo contrário, o que eu levo são coisas boas. Mas, é claro que pelas minhas limitações, certamente eu possa ter magoado alguém, ter falado algo que muita gente não gostou, talvez o meu jeito de ser deve ter incomodado alguém. Então, de qualquer forma a gente pede desculpas pelas coisas que talvez tenham acontecido, através de uma palavra que não tenha sido legal, que não teria sido interessante ter dito, mas eu saio tranquilo sem mágoa de ninguém. Saio muito feliz, não pelo fato da saída, mas por ter deixado plantado uma semente de grandes amigos''. 

Para encerrar, pedimos que o padre deixasse uma mensagem para o povo de Petrolândia

"A minha mensagem é que a gente possa cada vez mais se unir. Está chegando o fim do ano, então vamos fazer uma retrospectiva de como viver melhor a nossa vida, vamos nos amar cada vez mais, porque a gente tem que se amar enquanto a gente está aqui. Lágrimas não serão suficientes  para trazer quem a gente ama de volta. E ao povo de Petrolândia, o meu muito obrigado, o meu agradecimento de coração a todas as ramificações da sociedade de Petrolândia, e quando por aqui voltar, visitarei a todos vocês. Um abraço a todos."

Notícias relacionadas (clique para ler)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Wellington Pereira Campos, Seminarista da Paróquia São Francisco de Assis

Reportagem fotográfica registra população atingida por barragens na Amazônia antes, durante e após a construção de hidrelétricas

Para viabilizar o novo momento do projeto “Águas para a Vida”, o fotógrafo Joka Madruga aderiu ao Crowdfunding, uma ‘vaquinha virtual’ onde as pessoas auxiliam financeiramente a realização de um projeto e recebem em troca uma recompensa (http://www.kickante.com.br/aguasparavida).
Famílias que moram em palafitas, em área que será alagada pela usina de Belo Monte. Foto: Joka Madruga/Terra Livre Press

Joka Madruga, repórter fotográfico paranaense, está se organizando para desbravar os rios Tapajós, Xingu e Madeira com o intuito de fotografar o antes, o durante e o depois da construção de barragens das usinas hidrelétricas de Jirau, Santo Antônio, Complexo Tapajós e Belo Monte. O registro fotográfico atende pelo título de “Águas para a Vida” e pretende trazer à tona os impactos sociais que as obras acarretarão no cotidiano das pessoas atingidas e também ambientais na natureza ao redor destes locais. A distribuição das fotografias será gratuita para Sites de Notícias, ONGs, Sindicatos, Associações e Blogs.

O projeto “Águas para a Vida” teve início em 2013 quando Joka Madruga, a convite do Movimento dos Atingidos por Barragens, registrou a população atingida por barragens em Altamira e Itaituba, no Pará. Uma das imagens foi escolhida para ser exposta no prédio das Organizações das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

“Ao documentar todo o processo que uma usina hidrelétrica causa no meio ambiente, pretendo mostrar quem são os maiores atingidos. Vale ressaltar que o Projeto não é contra o progresso e o desenvolvimento, mas é um meio de expressar a realidade vivida pela população afetada, além de ser também um mecanismo de conscientização sobre o consumo da energia elétrica”, ressalta Joka Madruga.

Trabalho temporário tem novas regras e diretrizes de fiscalização


O Ministério do Trabalho e Emprego divulga, desde o início deste mês, uma série de atos regulamentando o trabalho temporário. O objetivo é aumentar os registros durante as festas de fim de ano. No início de novembro, duas instruções normativas foram publicadas no Diário Oficial da União com critérios e regras de fiscalização para empresas que contratam empregados temporiamente.

De acordo com a instrução 114, de 5 de novembro de 2014, a rescisão do contrato de trabalho deve ser feita após o pagamento de verbas rescisórias, cabendo indenização caso antecipada, conforme aplicado nas legislações para contratos regulares. A norma estabelece, ainda, que somente trabalhadores devidamente qualificados podem ser contratados, ou seja, o trabalhador “tecnicamente apto a realizar as tarefas para as quais é contratado”.

As empresas de trabalho temporário devem estar regularmente registrada no Ministério do Trabalho. Desse modo, a Norma 17, de 7 de novembro de 2014, estabelece procedimentos de registro das empresas e de prorrogação dos contratos de trabalho. Em junho, o ministério já havia ampliado o prazo de prorrogação contratual. Atualmente, os trabalhadores podem ficar até nove meses sob esse regime de contratação .

Agência Brasil

Festival do Minuto: Concursos Mapas Afetivos da Cidade e Matemática recebem inscrições até dia 30


Na cidade tendemos a morar na mesma região da que nascemos. Os anos se passam mas alguns trajetos se repetem. Ali acumulam-se camadas de memórias: o primeiro beijo na porta do cinema que não existe mais, o cheiro do pão quente acompanhando o trajeto do retorno da padaria, a casa que nascemos e virou prédio… ou do prédio que agora é ocupado por habitantes sem casa. A proposta do minuto Mapas Afetivos da Cidade é passear pelas memórias afetivas que permeiam nossos trajetos na cidade.

São Paulo, Rio, BH, Fortaleza, Porto Alegre ou Quixeramobim… não importa a cidade onde você mora, se é grande ou é pequena, envie seu minuto-memória-cidade.

São R$ 3.000 em prêmios: os três melhores vídeos receberão um prêmio de R$ 1.000 cada um. Um júri composto de personalidades proeminentes na área de cultura (júri a ser divulgado) fará a escolha dos ganhadores. Os três premiados também participarão do voto do público no Facebook: o vídeo que receber mais likes nas páginas do Festival do Minuto e do One Minute Festival ganhará o Troféu Minuto.

Anfavea: IPI para automóveis sobe em 1º de janeiro


O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis será elevado a partir de 1º de janeiro, segundo o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan. Ele esteve reunido, em Brasília, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O governo reduziu o IPI em maio de 2012 para a ajudar a manter a economia aquecida.

Após o encontro, Moan indicou que o ministro, em nenhum momento, sinalizou prorrogar a permanência do imposto reduzido para carros. Anteriormente, outros integrantes da equipe econômica já tinham antecipado que o IPI voltaria em 2015 com as alíquotas cheias.

Moan disse que a elevação do IPI a partir de 1º de janeiro é uma decisão do governo e não uma suposta manobra das montadoras para melhorar a venda de automóveis no fim do ano. “É uma decisão que está tomada. Vamos continuar trabalhando [com um cenário de elevação do IPI] na produção, nas promoções e vendas”, disse o executivo.

Com a elevação, segundo Moan, o carro popular irá subir de 3% para 7%; o carro médio de 9% para 11%, quando flex, e para 13% quando só a gasolina. A decisão de repassar ou não as alíquotas integralmente para os preços, segundo ele, dependerá de cada empresa. Moan não quis antecipar o impacto do reajuste nos preços.

Jéssica Almeida, estudante de Surubim, toma posse como jovem senadora

  

Estudante do 1º ano da Escola de Referência em Ensino Médio Severino Farias, em Surubim (PE), a pernambucana Maria Jéssica Silva de Almeida tomou posse como jovem senadora, nessa terça-feira (18), no plenário do Senado. Em solenidade presidida por Renan Calheiros (PMDB-AL), ela e representantes das demais 26 unidades federativas do país foram empossados simbolicamente graças ao Projeto Jovem Senador, concurso feito pela Casa que seleciona as melhores redações de alunos de até 19 anos que estudam em escolas públicas. 

Jéssica, de 16 anos, se classificou na etapa nacional do programa em terceiro lugar, com a redação “Lei boa é lei cumprida”. O tema deste ano para os estudantes interessados era "se eu fosse senador". Ela conta que todos na casa dela ficaram muito surpresos com a ótima colocação alcançada. “Meus pais ficaram tão surpresos quanto eu, pois dentre tantas redações, nunca imaginaríamos que eu ficaria em terceiro lugar”, diz.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que está em missão oficial nos Estados Unidos esta semana, parabenizou a jovem pernambucana. Segundo ele, a rotina desses estudantes em Brasília será muito intensa e enriquecerá o currículo de cada um deles.

“Eles irão experimentar, no Congresso Nacional, esse verdadeiro exercício pela democracia. É algo muito importante, até para que se conscientizem a respeito da atividade política dos parlamentares e se tornem lideranças em suas localidades”, avalia Humberto.

Policial reage a assalto em ônibus, mata um bandido e prende outro no CE


Uma tentativa de assalto a ônibus terminou com um bandido morto, um preso e uma adolescente de 16 anos apreendida na manhã desta quinta-feira (20), em Fortaleza. Dois homens e a adolescente entraram no veículo que fazia a linha 084 – Siqueira/Messejana/Perimetral e anunciaram o assalto, mas foram supreendidos por um policial a paisana dentro do coletivo.

O policial baleou um dos homens que morreu no local. O outro envolvido, identificado como Adriano da Silva Maia, foi preso em flagrantee levado ao 30º Distrito Policial (DP), localizado no bairro São Cristovão.

Já a adolescente foi encaminhada à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde irá prestar esclarecimentos.

Diário do Nordeste

Acidente entre dois carros deixa pelo menos 7 mortos na BR-101, no interior da Bahia

Tragédia aconteceu na manhã desta quinta, próximo a Esplanada, na Bahia. Entre os mortos estão três crianças

Pelo menos sete pessoas morreram em um acidente na BR-101, na altura do Km-45, próximo à cidade de Esplanada, a cerca de 200 km de Salvador, segundo a Polícia Civil da cidade. A batida foi entre dois veículos de passeio. Uma das vítimas chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas.

Quatro pessoas ficaram gravemente feridas e foram encaminhadas para a unidade de saúde.

Conforme a polícia, entre as vítimas estavam três crianças, alunos da Fundação José Carvalho, localizada na cidade de Entre Rios. Também vieram a óbito o motorista e uma passageira, mãe de uma das crianças mortas. Já o outro carro, segundo o órgão, era um táxi que levava três pessoas. Uma idosa e a filha dela, ainda não indentificadas, morreram na hora. O condutor foi do veículo foi levado com gravidade para o Dantas Bião.

Procurado pelo G1, a unidade confirmou a entrada de ao menos quatro vítimas do acidente, mas ressaltou que os dados de todos os pacientes ainda estão ignorados.

Ainda sobre a tragédia, o hospital destacou que as vítimas foram levadas para a unidade por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O Hospital Dantas Bião afirmou que não pode passar informações sobre o estado de saúde das vítimas sem a autorização prévia dos parentes, que ainda não foram localizados.

G1 BA

Papa autoriza padres casados orientais no Ocidente


É uma novidade cuja importância simbólica não é nada insignificante. O Papa Francisco autorizou as comunidades católicas orientais espalhadas em diáspora (isto é, fora do seu berço no Oriente Médio) a poderem dispor de padres casados.

A reportagem é de Jean Mercier, publicada no sítio da revista La Vie, 18-11-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Até agora, Roma obrigava essas comunidades da diáspora (maronitas, caldeus, melquitas etc.) a recorrerem a padres celibatários das suas respectivas Igrejas, já que se encontram em territórios onde só existem padres celibatários na Igreja (Europa, Oceania, América e África).

Assim, o papa acaba com a ideia de que, no Ocidente, não é oportuno que os fiéis das Igrejas católicas de rito latino "vejam" padres casados entre os seus irmãos católicos das Igrejas orientais. A decisão do papa foi tomada no dia 13 de dezembro de 2013, em uma audiência com o cardeal Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, mas foi posta por escrito apenas no dia 14 de junho de 2014.

Deputado Rodrigo Novaes critica construção de nova hidrelétrica no rio São Francisco


O deputado Rodrigo Novaes (PSD) foi ao plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, na manhã de hoje (20), repercutir notícia de que o rio São Francisco irá abrigar mais uma usina hidrelétrica, entre os municípios de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do Estado.

"Como representante da região de Itaparica, sei que o Rio não tem mais condições de sediar mais uma hidrelétrica. É preciso que se invista para irrigar as terras e dar emprego à nossa gente", afirmou o parlamentar.

A construção irá prejudicar ainda mais a vitalidade do Velho Chico, que já possui cinco delas. "Faço um apelo ao Governo Federal para que gaste dinheiro desenvolvendo a produção de energia eólica e solar", ressaltou Novaes.

O deputado também fez um apelo ao Governo Estadual para que sejam construídas mais barragens, poços artesianos e perenização de riachos. "A chuva que cai no sertão já está enchendo os reservatórios. Nossa capacidade de armazenamento é muito pequena. Precisamos investir mais", concluiu Rodrigo.

Assessoria de Imprensa - Deputado Rodrigo Novaes

Governo cria grupo de trabalho para mapear crimes de ódio na internet

As ministras Luiza Bairros e Ideli Salvatti assinam portaria que cria grupo de trabalho para mapear crimes de ódio na internet (Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)

Monitorar e mapear crimes contra os direitos humanos em redes sociais será a tarefa do grupo de trabalho lançado hoje (20) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O objetivo, segundo a pasta, é receber e analisar denúncias sobre páginas da internet que promovem o ódio e fazem apologia à violência e à discriminação.

O grupo também será composto por membros da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Secretaria de Políticas para Mulheres, do Departamento de Polícia Federal, do Ministério Público Federal, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais.

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, avaliou como assustador o crescimento dos crimes de ódio no Brasil. Segundo ela, dados da SaferNet Brasil indicam um aumento entre 300% e 600% no registro desse tipo de violação no país entre 2013 e 2014. Para Ideli, a legislação brasileira precisa ser revista quando se trata de crimes cibernéticos.

“O crime virtual desemboca, infelizmente, no crime real”, disse ela, ao citar o caso da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, atacada por uma multidão e morta em maio, em Guarujá (SP), depois da publicação de um retrato falado em uma rede social de uma mulher que realizava rituais de magia negra com crianças sequestradas. A dona de casa foi confundida com a mulher do retrato falado.

Plenária alerta sobre a necessidade de ações práticas para lidar com a crise hídrica

Foto: Ricardo Coelho ASCOM/CBHSF

A XXVI Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF foi aberta na manhã de hoje, quinta-feira, dia 20 de novembro, em Maceió (AL), com uma fala emblemática do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda: “A grande discussão internacional dá conta que a ação antrópica (provocada pelos seres humanos) conduz e potencializa essa nova era de impactos climáticos que estamos começando a viver. Na nossa bacia, inserida em grande parte no semiárido brasileiro, essa discussão não é diferente. Mas devemos refletir que nem tudo vem das questões climáticas. Há um fator determinante que vem de um problema cultural: o Brasil, incluindo aí governo, a iniciativa privada e a própria sociedade, tem feito muito pouco para garantir o equilíbrio ambiental”.

A reflexão do presidente teve como mote o próprio tema central da plenária – “Agonia do São Francisco: a escassez de governança” – que se propõe, em seus dois dias de atividades, discutir questões que possam contribuir para atenuar as consequências dessa grave crise hídrica na bacia do Velho Chico. “Os recursos naturais são limitados”, alertou Miranda, “e temos que atentar para isso. Tivemos muitos êxitos com a evolução tecnológica. Mas não percebemos que o nosso poder de interferência seria capaz também de colaborar para resultados ambientais que façam a diferença”.

Tacaratu: Secretaria de Saúde promove segundo 'Dia D' da vacinação contra o sarampo no próximo sábado, dia 22


A Secretaria Municipal de Saúde de Tacaratu informa à comunidade do município que no próximo sábado, dia 22, ocorrerá novo Dia D da Campanha Nacional de Vacinação para erradicar e garantir a eliminação do sarampo no no Brasil.

As Unidades Básicas de Saúde do município estarão abertas no sábado para o Dia D da campanha contra o sarampo e a paralisia infantil. A vacinação é indicada para crianças de seis meses até menores de cinco anos de idade. 

De acordo com instruções do Ministério da Saúde, crianças alérgicas a leite de vaca não devem receber a vacina.

Quem ama cuida, leve seu filho para vacinar e leve consigo o Cartão de Vacinação da criança.

Cecília Rafaely - Secretaria Municipal de Tacaratu
Silvânia Silva - Coordenadora Municipal do PNI de Tacaratu

Iphan anuncia tombamento dos Jardins de Burle Marx, no Recife

Praça da República no Recife

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) anunciou, hoje (20), o tombamento dos Jardins de Burle Marx, no Recife (PE). De acordo com o órgão, a medida foi tomada em razão do elevado valor histórico, artístico e paisagístico do local.

O tombamento inclui a Praça de Casa Forte - Praça da Vitória Régia - situada na avenida 17 de Agosto; a Praça Euclides da Cunha - Cactário da Madalena - ou Praça do Internacional; e a Praça da República e o Jardim do Campo das Princesas.

Também foram tombadas pelo Iphan, a Praça do Derby - Parque do Derby -; a Praça Ministro Salgado Filho - Praça do Aeroporto -; e a Praça Faria Neves - Praça de Dois Irmãos. O instituto destacou a necessidade de obtenção de autorização para as intervenções em bens tombados e na sua respectiva área de entorno, a ser requerida na superintendência estadual.

Agência Brasil

20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra: orgulho, avanços e desafios


O Dia Nacional da Consciência Negra surge para lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, a maior comunidade remanescente do período colonial. A data é celebrada há mais de 30 anos por ativistas e, em 2003, foi incorporada ao calendário escolar nacional. O orgulho de ser negro, que nasce na resistência em lutar pelo direito a ter direitos é, sem dúvida, um dos motivos a serem celebrados, neste dia.

As políticas públicas conquistadas pelos afrodescendentes, nos últimos 12 anos, nas áreas de educação, saúde, cultura e agricultura, encabeçadas pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) , são avanços que merecem nosso reconhecimento e que revelam um olhar inédito para uma pauta secular e até então invisível aos olhos do poder público e da sociedade.

Como exemplo, podemos citar a certificação quilombola, um documento, concedido pela Fundação Cultural Palmares, que atua com um passo inicial para que os remanescentes recebam, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a titulação do território e possam acessar um conjunto de políticas públicas, a exemplo dos programas nacionais de Habitação Rural (PNHR), de Acesso ao Ensino Técnico e de Emprego (Pronatec) e a Bolsa Quilombo, entre outros.

Frases do dia 20/11/2014: Coletânea IHU Online


Empreiteirinha

"O empresário, se porventura faz alguma composição ilícita com político para pagar alguma coisa, se ele não fizer isso não tem obra. Pode pegar qualquer empreiteirinha e prefeitura do interior do país. Se não fizer acerto [com políticos], não coloca um paralelepípedo no chão" - Mario de Oliveira Filho, advogado que defende Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, lobista, preso na Operação Lava Jato – Folha de S. Paulo, 20-11-2014.

Petrolândia: Segunda parcela do 13º salário dos servidores da Prefeitura é paga nesta quinta-feira, 20


A Prefeitura Municipal de Petrolândia, através da Secretaria de Finanças, informa que está sendo pago aos seus servidores, nesta quinta-feira, 20 de novembro, a segunda e última parcela do 13º salário do exercício de 2014.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações:  Prefeitura Municipal de Petrolândia
Foto: Assis Ramalho

Petrolândia: No Natal, a Paulinelly capricha no preço para você caprichar no presente


Magazine Paulinelly, a loja que já faz parte de sua família, tem tudo para sua casa e para você. Móveis, eletrônicos, eletrodomésticos, cama, mesa e banho, informática, brinquedos, instrumentos musicais, bicicletas, celulares e telefones, entre muitos outros artigos você encontra no Magazine Paulinelly.

Já virou tradição: no final de ano, Magazine Paulinelly capricha nos preços para você caprichar nos presentes. Não perca tempo nem deixe para a última hora, visite o Magazine Paulinelly e escolha os seus presentes de Natal!

Grupo Paulinelly
Org. Daniel
Magazine Paulinelly - Av. Manoel Borba - Centro - Petrolândia-PE (087) 3851-1194/1700
Paulinelly Construções - Av. Marquês de Olinda, Petrolândia- PE (87) 3851-1157
Paulinelly Celular- Rua Pedro Toscano, Tacaratu-PE (87) 3843-1255
Magazine São Pedro - Rua Amélia de Sá, Caraibeiras -PE (87) 3843-7297


Redação Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Livro infantil é usado para educação ambiental em Afogados da Ingazeira


Vivemos um dos mais graves momentos da história da humanidade em se tratando de degradação do meio-ambiente. Aquecimento global, extinção de inúmeras espécies, morte de rios, crise de abastecimento de água, poluição, desmatamento e tantos outros problemas derivados da ação irresponsável do homem.

Pensando em como levar esses temas para a sala de aula de forma lúdica e divertida, a Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira tem utilizado o livro infantil como ferramenta pedagógica. Dentro das atividades da semana do bebê, que este traz como tema “por uma escola e um mundo melhores”, o livro “O Sapo Rei”, do escritor afogadense Alexandre Morais, foi tema de uma oficina didática.

Em linhas gerais, o livro trata da degradação provocada pelo homem em uma lagoa. Revoltados, os animais se reúnem sob o comando do Sapo para combater a poluição e ensinar aos homens uma forma mais adequada de cuidar do meio-ambiente. A oficina foi coordenada pelo Professor Gilvani Marques para professores da rede municipal. A oficina apresentou propostas de exercícios, atividades lúdicas e formas de abordagem para leituras coletivas e debates em sala de aula.

Petrolândia: Centro de Referência do IF Sertão será inaugurado nesta quinta-feira (20) às 19h30


Notícia relacionada (clique para ler)
>Petrolândia: Prefeito Lourival Simões fala sobre instalação do Instituto Federal no município: ''É a realização de um sonho que foi sonhado por todos''
Em entrevista ao Blog de Assis Ramalho Lourival Simões fala sobre a instalação do I.F
Ivaldo José da Silva, Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia foi entrevistado por Assis Ramalho

Notícia relacionada (clique para ler)

Redação do Blog de Assis Ramalho

Morre o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos

O ex-ministro morreu no Hospital Sírio-Libanês aos 79 anos

O advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, de 79 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (20) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A informação foi confirmada pela equipe médica.

Bastos foi internado na terça-feira (18) para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar, segundo boletim médico divulgado pelo hospital.

Um dos advogados criminalistas mais influentes do país, Bastos foi convidado pelo ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silva para compor a equipe do primeiro mandato. Comandou o Ministério da Justiça entre 2003 e 2007.

Mesmo depois de deixar o ministério, continuou em evidência ao atuar em casos de grande repercussão nacional. Atuou, por exemplo, no julgamento do processo do mensalão, no Supremo Tribunal Federal, em 2012. Na ocasião, dDurante o período do julgamento, entrou com reclamação contra o então presidente do STF, Joaquim Barbosa, questionando o fato de Barbosa não ter levado pedidos da defesa dos réus para análise do plenário do tribunal.

Jatobá: Na reportagem "Itaparica reage ao amianto", revista do TRT-6 alerta sobre riscos à saúde dos moradores do distrito


A maioria dos quatro mil moradores do distrito de Itaparica, que pertence ao município de Jatobá-PE, pode estar sob o risco silencioso e letal do amianto, usado como matéria-prima básica na construção da vila, originalmente erguida pela Chesf para abrigar trabalhadores da barragem de Itaparica no final dos anos setenta.

Esta é a advertência que abre a reportagem "Itaparica reage ao amianto", publicada na edição nº 01 da revista Dialogar do TRT-6ª Região, em referência ao uso de telhas de amianto na cobertura das casas de Itaparica, em Jatobá, no Sertão de Pernambuco.

Para ler a reportagem na íntegra, clique aqui>Itaparica reage ao amianto

Para ler a Revista Dialogar nº 01 na íntegra, clique aqui>revista_Dialogar_TRT6_Issuu

Fonte: Carlos Britto/TRT-6ª Região

Petrolândia: Dia da Consciência Negra é comemorado na noite desta quinta (20), com apresentações na Praça da Matriz


A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia, através da Casa das Juventudes, irá realizar a comemoração do Dia da Consciência Negra nesta quinta-feira, 20 de novembro, a partir das 14h30min, na Praça da Matriz, com apresentação do Grupo de Dança Afro da Casa das Juventudes, do grupo de Capoeira Embondeiro, do Quilombo Borda do Largo e com exposição das pinturas em telhas feitas pelos jovens da Casa das Juventudes.

O que é Dia da Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil no dia 20 de Novembro. Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo um reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.

Banda Ninho de Cobra anima 1º Baile de Debutantes de Petrolândia no dia 29 deste mês

Banda Ninho de Cobra (Foto: Assis Ramalho)

A comissão organizadora do 1º Baile Comunitário de Debutantes de Petrolândia confirma que a tradicional banda Ninho de Cobra vai animar a festa que será realizada a partir das 21h00 na Casa de Shows Velho Chico, no centro de Petrolândia. O grupo de debutantes, garotas que residem no município, com 15 anos de idade completos em 2013/2014, já estão se preparando para brilhar nessa noite de sonhos.

Compre já a sua mesa e participe deste momento. Informações com Sílvia, na Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania, Infância e Juventude (87-9934-5440), com Neide Sandes, na Sandes Modas (87-3851-1107), com Bel na Escola Jatobá (3851-1454) ou nas secretarias das escolas e dos programas sociais. Mesa: R$ 50,00.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Sílvia Barbosa e Neide Sandes

Petrolândia: Opção Distribuidora de Bebidas & Conveniência, nova parceria do Blog de Assis Ramalho, tem Disk Geladas

Opção Distribuidora de Bebidas e Conveniência na Quadra 10
Organização de Damião (Fotos: Assis Ramalho)

A Quadra 10 de Petrolândia tem a seu dispor a Opção Distribuidora de Bebidas & Conveniência, oferecendo a seus clientes grande variedade de bebidas, naturais e geladas, além de gelo em cubos.

Para seu conforto, oferece também o Disk Geladas: faça seu pedido de bebidas geladas pelo celular (87) 9601-3637 ou 9913-4634.

Opção Distribuidora de Bebidas & Conveniência, organização de Damião, está situada na rua Apolônio Sales, na Quadra 10, vizinho à Casa da Carne São Thiago, esquina com Av. Auspício Valgueiro Barros. Contato pelo celular (87) 9667-3502.

Ver mais fotos>Distribuidora de Bebidas & Conveniência Opção

Opção Distribuidora de Bebidas & Conveniência,
Org. Damião
Rua Apolônio Sales, 230-C - Quadra 10
Petrolândia (PE)
Disk Geladas: (87) 9601-3637, 9913-4634 e 9667-3502

Redação Blog de Assis Ramalho
Fotos:  Assis Ramalho

IV Jornada de Direitos Humanos de Pernambuco reúne 295 ações em 81 cidades

Pelo quarto ano consecutivo celebrando o Dia Internacional de Direitos Humanos, a jornada traz palestras, festivais de cinema, exposições, oficinas, feiras da cidadania, balcão de serviços, peças teatrais, cine debates, caminhadas, seminários e rodas de diálogo.

Será aberta oficialmente, nesta quinta-feira, 20, às 19h, no Auditório do Museu do Forte de Cinco Pontas, no Recife, a IV Jornada de Direitos Humanos de Pernambuco. O pontapé inicial para o evento será dado no II Encontro de Empresas Conveniadas ao Patronato Penitenciário, que absorvem a mão-de-obra dos reeducandos do sistema prisional, em regime aberto e liberdade condicional.

O encontro contará com a presença dos secretários de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bernardo D' Almeida; secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes; e dos secretários executivos de Ressocialização, Humberto Inojosa e de Trabalho e Qualificação, Paulo Muniz, além de juízes, promotores e empresários.

Esta é uma das 295 atividades oferecidas pela jornada, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos SEDSDH, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH, para celebrar o Dia internacional dos Direitos Humanos, 10 de Dezembro.

Petrolândia: Grupo Coroinhas comemora 20 anos no Jubileu da Paróquia São Francisco de Assis


No dia 21 de dezembro de 2014, a Diocese de Floresta (PE) comemora seu jubileu, com 50 anos de Igreja em permanente missão. No mesmo mês o grupo de Coroinhas da Paróquia de Petrolândia completa 20 anos de criação.

O grupo de Coroinhas da Paróquia São Francisco de Assis foi criado por iniciativa de Dona Bezinha e Padre Antônio em 1994.

Informações: Paróquia de Petrolândia e Grupo Coroinhas de Petrolândia

Jatobá: Resultados do "baba" da Associação Pó de Serra, de Itaparica, na pelada dominical

Fotos: Jair Souza

Domingo passado (16), a Associação Pó de Serra, situada em Itaparica, município de Jatobá (PE), realizou mais um tradicional "baba". A pelada é registrada pelo nosso amigo Jair Souza, o Jair do Picolé, a quem agradecemos a gentil colaboração. Confira os resultados:

1º tempo: 7 às 8h00
Placar: Camisa Azul 4x1 Camisa Vermelha
Camisa Azul: Miller, Chimba, Bangu, Eraldo, Marcos, Flávio, Nicácio, Nego, Luiz, Cristiano, Tales
Gols: Luiz (3) e Flávio
Escalação: 
Camisa Vermelha
Gol: Sapatão
Escalação: Geraldo, Luciano, Catinha, Valdir, Sílvio, Juvenal, Gegê, Vagner, Sapatão, Sivaldo, Naldo.

2º tempo: 8 às 9h00
Placar: Camisa Azul 1x1 Camisa Vermelha
Camisa Azul:
Gol: Nego Van 
Escalação: Miller, Reinaldo, Givanildo, Mizael, Guel, Gean Ramos, Negovan, Almir, Fran, Nego, Luiz
Camisa Vermelha: 
Gol: Sílvio
Escalação: Geraldo, Ronaldo, João, Miúdo, Sílvio, Clécio, Adriano, Eraldinho, Tema, Naldo, Catinha

Informações e fotos: Jair Souza

Veja resultados desta quarta-feira (19) do Brasileirão, classificação e gols


Atlético-MG goleia o Fla e dorme no G-4; Palmeiras segue ameaçado pelo descenso e Bota se afunda na zona da degola; São Paulo perde na semi no torneio continental.

Confira resultado dos jogos do Brasileirão e Copa Sul-Americana

Botafogo 0 x 1 Figueirense
Atlético-PR 1 x 1 Santos
Goiás 0 x 1 Corinthians
Vitória 1 x 1 Coritiba
Criciúma 0 x 1 Bahia
Palmeiras 0 x 2 Sport
Atlético-MG 4 x 0 Flamengo

Confira resultados, crônicas, gols e classificação
>Brasileirão Série A
>Futebol
>Futebol Internacional
>Globo Esporte

Blog de Assis Ramalho
Por Globoesporte.com

Mega-Sena acumula e pode pagar de R$ 135 milhões no sábado; confira as demais loterias sorteadas nesta quarta (19)


Ninguém acertou o concurso 1.654 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta-feira (19), com prêmio de R$ 81.631.387,14 para quem acertasse as seis dezenas.

Os números sorteados foram: 07 - 16 - 33 - 42 - 50 - 58. Com isso, o prêmio acumulou pela sétima vez consecutiva e deve chegar a R$ 135 milhões no sorteio do próximo sábado (22).

Na quina, 249 apostadores acertaram e levam R$ 34.739,50 cada. Outros 19.592 jogadores acertaram a quadra e faturam R$ 630,73. A arrecadação total foi R$ 147,7 milhões, informa a Caixa.

Mais Loterias

Quina (Concurso 3643):
21 33 53 64 80

Lotomania (Concurso 1505):
01 15 17 22 26
28 29 33 45 46
49 50 51 58 71
73 75 85 92 96

Lotofácil (Concurso 1134):
01 02 04 08 10
11 12 13 14 15
17 18 20 23 25

Loteria Federal (Concurso 04920): confira os resultados

Veja todos os resultados