quinta-feira, novembro 20, 2014

Plenária alerta sobre a necessidade de ações práticas para lidar com a crise hídrica

Foto: Ricardo Coelho ASCOM/CBHSF

A XXVI Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF foi aberta na manhã de hoje, quinta-feira, dia 20 de novembro, em Maceió (AL), com uma fala emblemática do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda: “A grande discussão internacional dá conta que a ação antrópica (provocada pelos seres humanos) conduz e potencializa essa nova era de impactos climáticos que estamos começando a viver. Na nossa bacia, inserida em grande parte no semiárido brasileiro, essa discussão não é diferente. Mas devemos refletir que nem tudo vem das questões climáticas. Há um fator determinante que vem de um problema cultural: o Brasil, incluindo aí governo, a iniciativa privada e a própria sociedade, tem feito muito pouco para garantir o equilíbrio ambiental”.

A reflexão do presidente teve como mote o próprio tema central da plenária – “Agonia do São Francisco: a escassez de governança” – que se propõe, em seus dois dias de atividades, discutir questões que possam contribuir para atenuar as consequências dessa grave crise hídrica na bacia do Velho Chico. “Os recursos naturais são limitados”, alertou Miranda, “e temos que atentar para isso. Tivemos muitos êxitos com a evolução tecnológica. Mas não percebemos que o nosso poder de interferência seria capaz também de colaborar para resultados ambientais que façam a diferença”.

Anivaldo Miranda observou ainda que “o nosso Comitê não pode ficar só na discussão da crise que vivemos hoje. Precisamos ter um protocolo que oriente os usuários sobre como agir em momentos como esse. Não podemos conviver mais com improvisações, empurrando com a barriga. E isso não é só uma questão com o governo federal, envolve também os estados e municípios. Os instrumentos que poderíamos ter não estão saindo do papel e isso é muito grave”.

Na programação da Plenária estão debates com especialistas e a presença dos 60 membros titulares que representam a diversidade de usuários da bacia do Velho Chico. Entre os palestrantes estão o consultor em recursos hídricos Rodolpho Ramina, a professora doutora Yvonilde Medeiros, do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Bahia – Ufba e as promotoras de defesa do Meio Ambiente Lavínia Fragoso (Ministério Público de Alagoas) e Luciana Khoury (Ministério Público da Bahia).

O encontro colocará em pauta assuntos como: a crise hídrica, os efeitos climáticos; a atualização do plano de recursos hídricos da bacia do Velho Chico e a ação de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), desenvolvida pelo Ministério Público (MP) nos estados da Bahia e Alagoas, entre outros assuntos.

O Comitê do São Francisco - A Bacia do Rio São Francisco abrange 504 municípios em seis estados (Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas) e mais o Distrito Federal. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. Para tanto, o governo federal lhe conferiu atribuições normativas, deliberativas e consultivas. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil. Saiba mais em: www.cbhsaofrancisco.org.br

A XXVI Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco-CBHSF, acontece hoje e amanhã (dias 20 e 21 de novembro), no Hotel Meridiano, na praia de Pajuçara, em Maceió-AL.

Assessoria de Comunicação CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário