quinta-feira, 12 de julho de 2018

Petrolândia: Reportagem da PetroWebTV mostra chegada de água encanada no Bairro Nova Esperança


A PetroWebTV lançou vídeo mostrando a chegada de água encanada no Bairro Nova Esperança.
Divulgação/PetroWebTV


Cabeça e tórax de médico achado morto e esquartejado em poço no Grande Recife são encontrados

Chefe da Polícia Civil, Joselito Amaral apresentou detalhes da investigação em coletiva nesta quinta (12) no Recife.

Poço em que cadáver de médico esquartejado foi encontrado, no Grande Recife, tem 25 metros de profundidade (Foto: Polícia Civil/Divulgação)


A cabeça e o tórax do médico Denirson Paes da Silva, cujo corpo foi encontrado esquartejado em um poço na casa onde morava, em Aldeia, em Camaragibe, no Grande Recife, foram achados nesta quinta (12). Segundo a Polícia Civil, com essas novas partes, chegou-se à localização de cerca de 90% do cadáver da vítima e as buscas na área foram encerradas.

“Encontramos partes significativas e, a partir do trabalho da perícia necroscópica, há uma grande possibilidade de determinar a causa da morte. A natureza jurídica é homicídio, porque ele foi esquartejado. Acreditamos que, por ter encontrado o tronco e a cabeça, completamos praticamente todo o corpo”, disse o chefe da Polícia Civil, Joselito Amaral.

Ainda de acordo com ele, apesar de ter encontrado quase todo o corpo da vítima, o avançado estado de decomposição do corpo pode dificultar a definição da causa da morte. “A primeira massa encontrada auxiliou muito, porque embora estivesse em decomposição, foi possível descobrir o DNA. Não tem como dizer se foi queimado, como as partes anteriores, pelo avançado estado de putrefação”, disse Joselito.

Segundo a Polícia Civil, a primeira massa orgânica da vítima foi achada em uma superfície de 25 metros de profundidade. As duas novas partes encontradas na tarde desta quinta (12) estavam abaixo de areia e metralha e, por isso, as buscas passaram a ser feitas com o auxílio de uma máquina escavadora de uma empresa de perfuração de poços.


Acidente deixa adolescente ferido em Belém do São Francisco, PE

O acidente aconteceu na BR-316, em Belém do São Francisco. (Foto: Polícia Rodoviária Federal)

O tombamento de um caminhão deixou um adolescente ferido nesta quinta-feira (12), em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco. O acidente aconteceu no km 245 da BR-316.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista da carreta que transportava cavalos vivos, perdeu o controle do veículo e tombou na pista. O passageiro de 15 anos ficou preso nas ferragens. Ele foi socorrido e levado para o hospital de Salgueiro-PE e o estado de saúde é estável. O motoristanão ficou ferido.

Por G1 Petrolina


Incêndio destrói casa em Floresta; dona da casa pede ajuda


Um incêndio destruiu uma casa na noite desta quarta-feira (11) no bairro Santa Rosa em Floresta, no Sertão de Pernambuco. O fogo começou por volta das 23h na Rua Aldenir Firmo Ferraz, nº 3, e foi contido por vizinhos que ao perceberem fumaça no local quebraram o cadeado da residência e apagaram as chamas.

No incêndio parte da casa foi destruída, juntamente com a mobília e os bens materiais da proprietária (documentos, roupas, calçados, etc), que não estava em casa na hora do ocorrido. A causa do incêndio é desconhecida.

Joseanny, a dona da casa, encontra-se desempregada no momento e diz ter perdido tudo o que tinha no incêndio. Ela pede ajuda para se reerguer, seja através de materiais de construção, serviços voluntários (pedreiros e ajudantes) e até mesmo em dinheiro.


Petrolândia: Familiares, amigos e vaqueiros se despedem de Rarrá


Pessoa com muitas amizades em Petrolândia e região, o corpo de Rarrá foi sepultado sob aplausos à sua memória.

Familiares e amigos participaram nesta quinta-feira (12) do cortejo fúnebre de Israel Gomes de Souza, popularmente conhecido como Rarrá, O sepultamento aconteceu hoje no Cemitério São Francisco, em Petrolândia.

Amante da vaquejada, Rarrá morreu aos 70 anos, nessa quarta-feira (11), em hospital do Recife, onde estava internado há alguns dias.

O adeus ao proprietário da Ilha de Rarrá, um dos pontos turísticos mais frequentado do Sertão do São Francisco, foi acompanhado por centenas de pessoas.

Seguido por vaqueiros e ao som de aboios, o cortejo chegou ao cemitério, onde foi prestada a última homenagem àquele que passou a vida defendendo as causas do homem sertanejo. Ver vídeo abaixo.

Pessoa com muitas amizades em Petrolândia e região, o corpo de Rarrá foi sepultado sob aplausos à sua memória.

À família enlutada, nossos pêsames.

Ver fotos>O Adeus a Rarrá




Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos/vídeo: Assis Ramalho


Petrolândia: Loja Minas anuncia que chegaram novos modelos das sandálias Coca-Cola


As queridinhas voltaram! Chegaram à loja Minas, em Petrolândia, novos modelos das sandálias Coca-Cola. E elas não vieram sozinhas: na compra de um par, você ganha um chaveiro.

A loja Minas faz a sua elegância e conforto o ano inteiro, com promoções, descontos e facilidades de pagamento.

Visite a Minas e conheça também as novas coleções em confecções, calçados e acessórios.

A Minas está localizada na rua Cecília Delgado, centro de Petrolândia, em frente à Secretaria de Saúde.

Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Jilvânia Kally/Minas


Petrolândia: Chocoart's é sua loja de variedades e presentes no centro da cidade


A Chocoart's, localizada no centro de Petrolândia, dispõe dos mais variados artigos para presente, entre eles o chocolate mais famoso da cidade. Agora, conta com novidades em relógios e carteiras. Possui também variedade em modelos de capinhas para celular, carregadores, cabos USB, brinquedos e muito mais. 

A Chocoart's, situada na rua ao lado do Banco do Brasil, tem sorvete expresso e tira xerox.  

Visite a Chocoart's na rua Cecília Delgado, 240 - Centro - Petrolândia/PE. Contatos: (87) 9.9927-7258 (87) 9.9670-1521.

Chocoart's


Petrolândia: Inscrições abertas para novos membros do Conselho Municipal de Saúde


O Conselho Municipal de Saúde de Petrolândia-PE comunica às Entidades e Organizações da Sociedade Civil que estão abertas as inscrições para novos membros do Conselho Municipal de Saúde.

Período das inscrições: dia 09/07 e término no dia 20/07/2018.

Os interessados podem se inscrever na Sala do Conselho Municipal de Saúde, localizada na Praça dos Três Poderes (Parte superior do Mercado Público), no Centro de Petrolândia-PE, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 13h00h.

O edital está disponível no local das inscrições.

Conselho Municipal de Saúde de Petrolândia/PE


Petrolândia: O final de semana começa com happy hour e promoções no Ket's


O fim de semana em Petrolândia começa na quinta-feira, com happy hour e promoções no Ket's Restaurante. Hoje é dia de promoções da torre de chopp, cardápio oriental e petiscos para a hora mais esperada da semana. 

Só hoje tem ainda a famosa batata recheada, a R$ 9,99. Ligue e peça a sua: 87 9988-5564 ou 3851-2243.


Ket's Buffet e Restaurante/Divulgação


Celpe: SJDH e Procon/PE reúnem-se com representantes de lotéricas

 Fotos: Ray Evllyn/SJDH

Buscando solucionar o impasse travado entre a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e a Caixa Econômica Federal (CEF), que romperam o convênio para recebimento das faturas de energia elétrica no último mês de abril, gestores da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e do Procon/PE receberam, nesta quinta-feira (12/07), representantes do Sindicato dos Lotéricos de Pernambuco. Em pauta, a apresentação de alternativas viáveis para minimizar os efeitos do término do convênio na população.

Durante a reunião, os gestores frisaram que a negociação entre as partes envolvem diretamente as Casas Lotéricas, visto que os custos dos estabelecimentos, segundo a CEF, integram o reajuste de mais de 70% aplicado pelo órgão à Celpe. Entretanto, o presidente a Sindicato, Telma Cristina, declarou que, embora haja um interesse conjunto dos lotéricos em continuarem a receber as contas, nada poderão fazer para intervir nas negociações.

A Celpe recebeu do Procon/PE um prazo de 48h para apresentar uma alternativa para os postos que estão inativos. Caso não cumpra a determinação, um procedimento administrativo deverá ser aberto e a Companhia poderá ser multada em até R$ 9 milhões. “Não há qualquer interesse do Governo de Pernambuco em multar nenhuma entidade. O que queremos é uma solução para que a população pare de ser penalizada” destaca a secretária-executiva de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Mariana Pontual.


Petrolândia: Maria Fumaça divulga agenda musical para esse final de semana; confira!


Venha curtir MPB, Forró, Arrocha e outros Ritmos num só lugar: Maria Fumaça. Com as melhores atrações musicais! Vai ser muito bom!

O Maria Fumaça, cada vez melhor e valorizando os artistas da região, está localizado na Orla Fluvial de Petrolândia. Contato: 87 3851-0376.

Divulgação/Maria Fumaça


Distrito em Vitória de Santo Antão passa a ser atendido com água da Compesa



O distrito de Pirituba, distante seis quilômetros da sede municipal de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata Sul, recebe do Governo do Estado uma importante obra para ampliação do abastecimento de água. Hoje (12) de manhã, o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, acompanhado do prefeito Aglaílson Júnior, esteve em Pirituba e assinou a ordem de serviço para o início da obra que vai levar água de qualidade para as torneiras de seis mil moradores da localidade. Pirituba será o primeiro distrito da zona rural de Vitória de Santo Antão a contar com o serviço de abastecimento de água operado pela Compesa.

A iniciativa é mais uma ação do governador Paulo Câmara para universalizar os serviços de abastecimento de água no Estado, levando água tratada para os pernambucanos. “Estamos aqui hoje para cumprir uma agenda que seria feita pelo governador Paulo Câmara, que tem mantido os investimentos tão importantes para a população mais carente do nosso Estado”, afirmou o presidente da Compesa. Serão investidos R$ 800 mil para executar a obra, que deve ser finalizada dentro de seis meses.


Prefeitura de Itaíba capacita microempresários em novas tecnologias



Numa parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a prefeitura de Itaíba, através da Secretaria de Desenvolvimento, promoveu mais uma rodada de capacitação para os micros e pequenos empresários do município. Desta vez o tema foi as novas tecnologias de comunicação nas vendas.

Por meio do Programa do Comércio foi realizada a capacitação “WhatsApp como ferramenta de vendas”, que aconteceu na noite desta quarta-feira (11) na escola Presidente Garrastazu Médici. Os pequenos empreendedores puderam ver toda a funcionalidade e aplicação dos recursos do aplicativo de mensagem para melhorar e ampliar seus negócios e suas vendas.

Segundo a prefeita Regina Cunha (PTB), desde maio a prefeitura e o Sebrae vem promovendo palestras e oficinas que atenderam a mais de 150 artesãos e comerciantes com capacitações na cidade e distritos de Itaíba.


Avião da Azul pousa em Serra Talhada e é recebido com aplausos por populares

 
O povo serra-talhadense também se enfileirou nas grades de isolamento para ver a chegada da aeronave

O voo da Azul Linhas Aéreas previsto para pousar às 13h35 no Aeroporto Santa Magalhães, tocou o solo serra-talhadense às exatas 13h50. Quando a aeronave começou a ser avistada pelo público todos se voltaram e seguiram atentos o sobrevoo. Com uma emocionante salva de palmas, todos vibraram, filmaram e vislumbraram a bela nave até a descida dos passageiros na pista de pouso.

O voo trouxe a capital do xaxado o ministro dos Transportes, Valter Casimiro; o secretário de Transportes, Antônio Júnior; o deputado federal, Sebastião Oliveira; o deputado estadual Rogério Leão, e diversas lideranças políticas de Serra Talhada. Uma hora antes do primeiro voo comercial da Azul pousar em Serra Talhada, o terminal provisório estava repleto de populares,

POPULAÇÃO NA EXPECTATIVA


Juiz absolve Lula e outros acusados em caso de obstrução de Justiça


A Justiça Federal absolveu hoje (12) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio Amaral, o banqueiro André Esteves e outros acusados no processo que apura a suposta tentativa do ex-presidente de obstruir o andamento da Operação Lava Jato.

Ao julgar o caso, o juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília, entendeu que não há provas suficientes para condenar os acusados. Em setembro do ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) também havia pedido a absolvição de Lula e de outros acusados.

De acordo com a acusação, Lula teria feito esforços no sentido de impedir que o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró firmasse acordo de delação premiada com a força-tarefa da Operação Lava Jato. A suposta tentativa teria contado com ajuda do pecuarista José Carlos Bumlai, o banqueiro André Esteves, o ex-senador Delcídio do Amaral e mais três pessoas, todos acusados pelo Ministério Público Federal (MPF), que depois retificou a denúncia, de oferecer dinheiro em troca do silêncio de Cerveró.


Paulo e Gleisi reafirmam desejo de se aliarem

O governador Paulo Câmara (PSB) e a senadora Gleisi Hoffmann (PT) após encontro no Palácio do Campo das Princesas Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Percebendo a perda de terreno para o PDT nas últimas semanas, a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, se reuniu, nesta quinta-feira (12), com o governador Paulo Câmara, vice-presidente nacional do PSB, no Palácio do Campo das Princesas. Após o encontro, eles fizeram gestos em prol da aliança que seria benéfica para o PT nacional e para o PSB estadual.

Gleisi destacou que Câmara fez importantes gestos em prol da aliança com o PT e da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao ser questionada sobre a candidatura da vereadora Marília Arraes (PT), a dirigente petista ressaltou a importância da correligionária, mas disse que ela estava ciente de que a estratégia do partido é a aliança com o PSB. “Vim reafirmar a disposição do PT de termos uma aliança nacional com o PSB”, declarou a petista.


Petrolândia: Homenagem ao Vaqueiro "Rarrá" por Tony Xavier, o poeta do povo

Israel Gomes de Souza "Rarrá"
Homenagem ao Vaqueiro "Rarrá"
Autor: Tony Xavier, o poeta do povo

Perdemos um grande amigo
Deus ganhou um cidadão
Nosso povo entristecido
Chora a morte de um irmão.
Hoje estamos machucados,
Sem palavras, arrasados,
Tá de luto o Sertão!

Nos deixou nosso Israel,
Nem dá para acreditar,
Partiu ontem, lá pro Céu
Pra eternamente morar!
Junto á nós foi só bondade,
Mas hoje é a saudade,
Que faz á todos chorar!

Tenho na mente lembranças
De muitos anos passado
Nas margens do Velho Chico
Nosso rio abençoado
Esse homem popular,
Conhecido por "Rarrá"
Deixou um grande legado!

Ser humano destemido,
Mas amigo o tempo inteiro
Excelente cidadão,
Um gênio como vaqueiro;
Na disputa com o gado,
Era sempre aclamado,
Pois era sempre o primeiro!

Quantas vezes sempre vi
Atravessando o rio
Tangendo boiada á nado,
Com coragem e com brio;
Eu digo e posso provar,
Vaqueiro igual Rarrá,
No sertão não existiu!

E com tantas qualidades
esse amigo verdadeiro
Foi chamado para o Céu
Deus precisou do vaqueiro;
Pra viver na eternidade,
E com a gente essa saudade,
Ficará o tempo inteiro!

Redação do Blog Petrolândia em Foco
Foto: Whatsapp


Petrolândia: Prefeita Janielma responde sobre as denúncias de possíveis apadrinhamentos políticos em obras públicas

Por: Daniel Filho

Após publicação sobre denúncia de profissionais da área de construção de haver beneficiamento político na escolha dos trabalhadores e de pronunciamentos de secretário e vereador acerca do caso, a prefeita Janielma Sousa (PSB) também entrou em contato com o Blog Gota D’Água:

“O parecer dado pelo nosso secretário é real, a empresa quem determina os critérios de escolha das pessoas que irão trabalhar na obra. Achamos muito importante essa discussão para, inclusive, termos um pouco de sossego. Nos últimos dias não apenas eu, mas os vereadores também, estamos sendo procurados por muita gente que vem entregar o currículo achando que é a gente que vai empregar. Na porta de casa, pela manhã, encontrei um monte de gente com envelopes na mão para me entregar. Já saiu história de vereador estar indicando nomes de pessoas que supostamente podem garantir uma vaga de trabalho, alguns se apresentando como donos da empresa... muita conversa... O que posso dizer é que o único pedido feito à empresa na época do fechamento do contrato foi que eles pudessem absorver o maior número possível da mão de obra de Petrolândia. Eles têm os funcionários da própria empresa que já começaram a chegar, mas a maior parte da mão de obra deverá ser aqui da cidade.

Estive no canteiro de obras e conversei com o engenheiro já para saber sobre os critérios e ele me colocou que analisa o perfil pelo currículo, faz entrevista e, se estiver dentro do que esperam, contratam. Um dos critérios adotados, inclusive, é a faixa etária. O engenheiro me disse que está empregando pessoas com idade entre 20 e 40 anos.


Petrolândia: Corpo de Rarrá já está sendo velado na Câmara de Vereadores; sepultamento será hoje às 16 hs

Vaqueiros com gibão de couro prestarão na tarde desta quinta(12) a última homenagem a Rarrá - eterno amante da vaqueirama


O corpo de Israel Gomes de Souza, mais conhecido por Rarrá, já chegou em Petrolândia e está sendo velado na Câmara de Vereadores, na Avenida dos Três Poderes, no centro da cidade, e o sepultamento será realizado nesta quinta (12), às 16h00, no Cemitério São Francisco.

A família agradece a todos que compareceram a este ato de fé e solidariedade humana.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR


Aeroporto de Serra Talhada recebe primeiro voo da Azul para teste na tarde desta quinta (12)


O Aeroporto Santa Magalhães em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, recebe nesta tarde de quinta-feira (12), sua primeira aeronave. O avião da linhas aéreas Azul parte do Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, no Recife, às 12h25, e aterriza na capital do Xaxado às 13h50. O voo é experimental e segue com 65 passageiros convidados. O retorno está programado para as 15h20. A viagem é para avaliar a operação do aeroporto, que passou por reformas recentemente para receber as aeronaves. O início dos voos regulares depende ainda da conclusão das obras, procedimentos e manuais, além da certificação do aeroporto pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

Para receber aeronaves de maior porte, o aeroporto de Serra Talhada precisou passa por uma requalificação. Estão sendo investidos cerca de R$ 7,5 milhões na pista de pouso e decolagem, no balizamento noturno e na construção do Turn Around, além da instalação do terminal provisório de passageiros.

Para a construção do novo terminal, a Secretaria Estadual de Transportes já assinou um Termo de Compromisso com a Secretaria Aviação Civil, órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, para garantir o repasse de R$ 20 milhões.


Carga de 3,6 mil litros de bebidas alcoólicas sem registro é apreendida em Sertânia


Número de registro informado no rótulo era falso; multa pode chegar a R$117 mil (Foto: PRF/Divulgação)

Uma carga de 3,6 mil litros de bebida alcoólica de Jurubeba sem registro foi apreendida nesta quarta-feira (11), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 232, em Sertânia, no Sertão de Pernambuco. A mercadoria era transportada por dois homens, de 43 e 18 anos, em um caminhão que havia saído de Garanhuns, no Agreste, em direção a Cabrobó, no Sertão.

Durante a abordagem no quilômetro 279 da rodovia, os policiais constataram que o número de registro informado no rótulo das bebidas era falso e apenas uma pequena parte da mercadoria possuía nota fiscal. Além disso, a bebida não possuía registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


Petrolândia: Vai abastecer seu veículo? Confira os preços promocionais da gasolina no Posto Rodrigás


Vai abastecer seu veículo? Confira agora os preços do Posto Rodrigás, situado na Av. Djalma Wanderley, nº 397, às margens da BR 316, em Petrolândia. Tem promoção no pagamento à vista (em dinheiro ou cartão de débito).

Produto - Preço/litro
Gasolina aditivada: R$ 4,79
Gasolina comum: R$ 4,69 Promoção R$ 4,59 em dinheiro ou cartão de débito.

O Posto Rodrigás funciona 24 horas para melhor servir você! Contato: (87) 3851.0103

Posto Rodrigás/Divulgação


Petrolândia: Nota de pesar da Associação Café com Arte pelo falecimento de Rarrá

Rarrá e associadas da Café com Arte (Fotos: Lúcia Xavier/Associação Café com Arte e BlogAR)


A Associação dos Artesãos e Agropecuaristas de Petrolândia - Café com Arte manifesta seu pesar pelo falecimento, no dia 11 de julho de 2018, do senhor Israel Gomes de Souza, o conhecido Rarrá, personalidade de forte representação histórica e cultural da nossa região. 

Nossos pêsames aos familiares, aos amigos, a todos que lamentam a perda de um símbolo da tradição dos vaqueiros de Pernambuco e Bahia, que viveu e trabalhou intensamente às margens do "rio dos currais", o abençoado Rio São Francisco. 

Petrolândia-PE, 12 de julho de 2018

Fátima Belém
Presidente da Associação dos Artesãos e Agropecuaristas de Petrolândia - Café com Arte




Blog de Assis Ramalho
Assessoria de Imprensa da Associação Café com Arte