segunda-feira, 29 de junho de 2015

Petrolândia: CFEPP Cursos realiza Arraiá de São João com brincadeiras e muita animação



Fotos: Assis Ramalho


Na noite de sábado passado (27), o CFEPP Petrolândia, sob direção de Alan e Jaqueline, realizou seu Arraiá de São João, na sede da escola, no centro da cidade.

Com muitas brincadeiras e bastante alegria, diretores, professores e alunos participaram de animada confraternização. Em clima de festas juninas, não faltaram as comidas típicas da época, com pratos à base de milho.

Ver mais fotos>São João do CFEPP - 27/06/2015

Preparação, qualificação e aperfeiçoamento - Apenas o CFEPP Cursos tem turmas do Pré-Enem, curso preparatório para o Enem, com as disciplinas português, redação, matemática, física, química, biologia e inglês/espanhol, em aulas ministradas por professores capacitados e qualificados, em ambiente confortável e estrutura moderna.

Cursos rápidos - O CFEPP Cursos oferece também cursos rápidos, como Técnicas de Vendas (3 meses), Assistente Administrativo (3 meses), Recepcionista (3 meses), Operador de Caixa (3 meses) e Informática para Concursos (3 meses). Consulte outras oportunidades de qualificação profissional e turmas com inscrições abertas.

CFEPP Cursos Qualificação Profissional
Seu futuro começa aqui!
Petrolândia: Av. dos Três Poderes, 58 - 1° andar - Centro (87) 3851-1532
Floresta:Av. Gov. Paulo P. Guerra, 50 - 1° andar - Centro (ao lado do Bradesco) (87) 9643-1315
N. Sra. da Glória-SE: Rua Monte Alegre, 19 - 1° andar - Centro (87) 3411-2746


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: CFEPP Cursos
Fotos; Assis Ramalho

Dia 30 de junho terá um segundo a mais para adequar hora à rotação da Terra



O dia 30 de junho terá um segundo a mais que os habituais 86.400 segundos. O motivo é que a rotação da Terra está mais lenta, de acordo com informações da Agência Espacial Americana (Nasa), gerando uma disparidade entre o tempo real de um dia e o contabilizado pelo Tempo Universal Coordenado (UTC), medida padrão usada em todo o mundo.

A base do UTC é o relógio atômico, o mais preciso do mundo. Nesse relógio, a duração do tempo é medida a partir de transições eletromagnéticas em átomos de césio. Essas transições são totalmente confiáveis. O aparelho determina com exatidão a duração dos segundos, minutos, horas e dias. É a medida que define a hora oficial em todo mundo.

Entretanto, o movimento de rotação da Terra não é tão preciso. A duração dos dias reais é influenciada por numerosos fatores. Os movimentos do manto da Terra e dos oceanos, as estações do ano e as variações no clima podem diminuir a velocidade de rotação do planeta, aumentando a duração dos dias em até 1 milésimo de segundo.

Petrolândia: Prefeitura realiza encontro com artistas para esclarecer sobre participação em eventos do município



Fotos: Assis Ramalho

Na noite de quinta-feira passada (25), o prefeito de Petrolândia Lourival Simões participou de reunião com com artistas do município, convidados pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer para o evento. O público alvo do encontro que aconteceu no Centro Cultural seriam os músicos e empresários de grupos musicais da cidade. Além do prefeito, participaram o Secretário Ítalo Leite e o Diretor de Cultura, Alexandre Sertão.

O encontro foi convocado para o repasse de informações sobre as exigências do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) para a contratação de artistas pelas prefeituras. De acordo com o prefeito, agora é exigida a profissionalização, inclusive com registro na Ordem de Músicos.

A reunião serviu como esclarecimento aos artistas, diante da polêmica sobre a ausência de shows patrocinados pela Prefeitura no período junino. Em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia, após o encontro, Lourival Simões deixou claro seu posicionamento de só contratar artistas dentro da legalidade, para evitar transtornos futuros com os órgãos de fiscalização.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Petrolândia colocou-se à disposição dos cantores e músicos com informações sobre os procedimentos necessários à qualificação dos artistas junto à Prefeitura local.

Ver mais fotos>Reunião artistas e Prefeitura no Centro Cultural

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia realiza 1ª Conferência Municipal Direitos da Pessoa Idosa





Na sexta-feira passada (26), foi realizada em Petrolândia a 1ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa. O evento, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, aconteceu no auditório da Escola Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, com o envolvimento das diversas entidades, como CRAS e CREAS.

O prefeito Lourival Simões participou da abertura da Conferência. A apresentação cultural, após a composição da mesa, foi feita por grupo de idosos.

A Palestra Magna, sobre o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as idades”, foi proferida pela advogada Karla Cecília Delgado Nunes e Sousa, Mestra em Direito pela UFPE, autora do livro "Direito do Idoso".

A Conferência contou com a participação de dezenas de pessoas interessadas em debater o direito do idoso em Petrolândia, com discussão de eixos temáticos e apresentação de propostas. no encontro que também serviu para a eleição de conselheiros representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Direitos do Idoso e eleição dos delegados para participar da Conferência Estadual de Direitos do Idoso. 

Ver mais fotos>Abertura Conferência Municipal Direitos da Pessoa Idosa



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e CRAS-Petrolândia

Petrolândia: Pablo e Amigos Sertanejos são atrações da Festa de Emancipação Política no dia 04 de julho


Fonte: Facebook Festas Petrolândia

Garanhuns: I Arraiá dos Advogados reúne profissionais, amigos, familiares e convidados especiais

Fotos: Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Subseccional Garanhuns -, em parceria com a Comissão de Assistência ao Novo Advogado (CNA-OAB), realizaram o I Arraiá do Advogado, na sexta-feira (26), na sede da instituição, e a alegria tomou conta da festa!

Comidas típicas, decoração especial e muito forró com um grupo pé-de-serra, o Arraiá do Advogado foi uma grande confraternização para os advogados filiados, familiares e convidados especiais, como o presidente da CAAPE (Caixa de Assistência do Advogado de Pernambuco), Dr. Ronnie Preuss Duarte, que se deslocou de Recife para prestigiar a festa.

Jatobá: Resultado do 'baba' da Associação Pó de Serra nesse domingo (28)

Fotos: Jair Souza

A Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, Jatobá-PE, disputou nesse domingo (28) o tradicional 'baba'. Confira os resultados da pelada, enviados pelo nosso amigo Jair Souza, o Jair do Picolé.

Primeiro tempo: 7h20 às 8h20
Placar: Camisa azul 3x0 Camisa vermelha
Camisa azul 
Gols: Juvenal (2) e Paquito (contra)
Escalação: Chumbinho, Arnaldo, Bangu, Alexandro, Valdir, Tião, Juvenal, Evandro, Nego, Nicácio e Miguel.
Camisa vermelha
Escalação: Samuel, Henrique, Fernando, Chimba, Lucivan, Osmando, Eraldo, Paquito, Pitomba, Luiz e Sapatão. 
Segundo tempo: 8h30 às 9h30 
Placar: Camisa azul 4x2 Camisa vermelha
Camisa azul
Gols: Almir, Alex, Miúdo e Eronildes
Escalação: Carlinhos, Catinha, Babão, Alex, Ivaldo, Gean, Zinho, Índio, Sílvio, Eronildes, Miúdo e Almir.
Camisa vermelha
Gols: Bolinha e Berg
Escalação: Paulinho, Ban, Tatu, Quel, Sivaldo, Jandair, Marcos, Bolinha, Berg, Tiago e Tema.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza

Fabricante faz recall de berço dobrável que pode provocar asfixia no bebê

Os berços modelo Nanna têm o número de referência IXBE5029, fabricados entre julho de 2008 e abril de 2015.

Depois de ter o registro do produto suspenso pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a empresa Burigotto divulgou hoje (29) o recall de 252 mil berços dobráveis, modelo Nanna, devido ao “risco de provocar asfixia e/ou aprisionamento dos membros” do bebê. A empresa orienta os consumidores a não usarem o berço enquanto o problema não for corrigido.

O recall (do inglês "chamar de volta"), traduzido para o português como chamamento ou recolha de produto, é uma solicitação de devolução de um lote ou de uma linha inteira de produtos, feita pelo fabricante, em decorrência da descoberta de problemas relativos à segurança do produto. No caso do berço em questão, o risco quanto à segurança só foi detectado sete anos depois de iníciada a comercialização.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira inaugura nova sede da Assistência Social


A Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai economizar com aluguéis e poder dar uma melhor qualidade no atendimento à população na área de assistência social. É que nesta segunda (29), o Prefeito José Patriota inaugurou a nova sede da secretaria de assistência social, na Avenida Senador Paulo Guerra, no prédio onde funcionava o antigo fórum.

São dois andares completamente reformados e prontos para o atendimento à população. Neles serão concentrados diversos serviços, como o Programa de Aquisição de Alimentos, o setor de emissão de carteiras de identidade, carteira do idoso, conselho de políticas públicas, conselhos comunitários, habitação popular e sala do empreendedor.

O prédio também sediará a nova coordenadoria municipal da mulher, organismo de políticas públicas para as mulheres afogadenses criado em Março pelo Prefeito José Patriota. Outra novidade é que a Prefeitura cedeu uma das salas para o funcionamento do escritório regional do Prorural. A nova sede foi abençoada pelo Padre Joaci.

Petrolândia: Corrida Ciclística da Emancipação acontece nesta quarta (1º) com distribuição de prêmios


A Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude (SEDES), promove Corrida Ciclística nesta quarta-feira, 1º de julho, na programação em comemoração aos 106 anos de Emancipação Política do Município.

A Corrida Ciclística, cujo circuito não foi divulgado, premiará as categorias Mirim (12 a 14 anos), Infantil (15 á 17 anos) e Aberto (a partir de 18 anos).

As inscrições devem ser realizadas na SEDES, situada na Av. Prefeito José Gomes de Avelar, s/n, na Quadra 01, no horário das 07h30 às 13h30, ou no Ginásio Municipal de Esportes, das 08h00 às 12h00. As inscrições são gratuitas. Para inscrever-se é preciso apresentar cópia xerox dos documentos de identificação.

Premiações
Mirim: 1° Lugar - Troféu/Medalha e uma bicicleta; 2° Lugar- Troféu/Medalha.
Infantil: 1° Lugar -Troféu/Medalha e uma bicicleta; 2° Lugar- Troféu/Medalha
Aberto: 1° Lugar - Troféu/Medalha e uma bicicleta; 2° Lugar- Troféu/Medalha.

Informações: Prefeitura Municipal de Petrolândia

Concurso do INSS é autorizado; são 950 vagas de níveis médio e superior


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi autorizado a realizar um novo concurso para um total de 950 vagas. A autorização foi dada pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) por meio da portaria nº 251 publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (29).

Serão 800 vagas para técnico do seguro social (nível médio) e 150 para analista do seguro social (nível superior).

O último concurso do INSS foi realizado em 2013 e ofereceu 300 vagas para o cargo de analista do seguro social. O salário foi de R$ 7.147,12. A organizadora foi a Funrio. A seleção teve as provas reaplicadas depois que alguns candidatos tiveram problemas de insuficiência de cadernos de provas e confusão em locais de provas. O resultado final foi divulgado em maio de 2014.

Humberto propõe missão do Senado sobre o caso Amy

Humberto Costa durante a audiência pública. (Foto: Alessandro Dantas/ Liderança do PT no Senado)

A manhã desta segunda-feira (29) no Senado Federal foi dedicada à discussão do caso da criança Amy Galvin, filha da pernambucana Karla Janine Albuquerque. Em audiência pública interativa presidida pelo líder do PT na Casa, Humberto Costa, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) debateu por cerca de três horas a situação da menina e dramas similares ao vivido pela família de Amy.

A mesa, composta por representantes dos Ministérios das Relações Exteriores e da Justiça, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Conselho Nacional de Justiça, contou com um lugar especial dedicado à defensora pública aposentada Kátia Albuquerque, avó da garota.

As perspectivas apresentadas não foram animadoras. Todos os órgãos presentes registraram que a margem de manobra do Brasil é muito limitada sobre as decisões soberanas da Justiça americana. Acusado por Karla Janine de abuso sexual contra a filha, o norte-americano Patrick Joseph Galvin ganhou a guarda da criança há um ano meio, após a mãe fugir com ela do Estado da Flórida para o do Texas. Desde então, Karla, que foi presa e hoje responde pelo ato, trava uma batalha jurídica para reaver a guarda da filha.

"Império do Forró" vence o II Concurso Regional de Quadrilha Junina de Belém do São Francisco

Imprério do Forró, melhor quadrilha e melhor marcador (Fotos: Emanuel Bruno)

Com 298 pontos, a quadrilha "Império do Forró", da cidade de Paulo Afonso, no sertão baiano, foi a grande vencedora do II Concurso Regional de Quadrilha Junina de Belém do São Francisco. Com o tema "Água, Luz, o Ouro do Terceiro Milênio", a "Império do Forró" empolgou o público do início ao fim da apresentação. A quadrilha também ficou com o troféu de "Melhor Marcador".

O segunda colocação foi para a quadrilha "Amor Junino", da cidade de Petrolina, que também venceu na categoria "Melhor Casal de Noivos". A quadrilha "G-DECC", representando o município de Curaçá-BA, ficou com a terceira colocação.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, através da Casa das Juventudes, e aconteceu no último sábado (27), na quadra poliesportiva da Escola Tia Zita.

Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Belém do São Francisco/PE

Passe Livre: Silvio Costa Filho (PTB) recebe entidades do Movimento Estudantil que apoiam ampliação do benefício

Fotos: Bancada da Oposição na Alepe/divulgação

O líder da Bancada da Oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), recebeu na manhã desta segunda-feira (29) diversos representantes do Movimento Estudantil que quiseram expressar pessoalmente o apoio à proposta do parlamentar de ampliação do Passe Livre para mais estudantes do Estado. Na reunião, também ficou acertada que na primeira semana de agosto – após a volta do recesso parlamentar – será realizada uma audiência pública para um debate sobre a pauta de reivindicações do movimento estudantil em Pernambuco.

Participaram do encontro representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES).

A proposta de Silvio Costa Filho amplia o Passe Livre para estudantes cotistas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), alunos do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e Programa de Financiamento Estudantil (FIES). Já o projeto original do Governo do Estado (PLO 278/2015) prevê a concessão do benefício apenas para os alunos cotistas da Universidade de Pernambuco (UPE), que estudam e moram na Região Metropolitana, e alunos da rede estadual de ensino.

Senador Fernando Bezerra defende que componentes da Shineray sejam fabricados em Pernambuco


O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) participou nesta segunda-feira (29) da inauguração da fábrica da Shineray Motos, em Pernambuco. As negociações para a chegada da empresa no estado foram iniciadas em 2007, quando Fernando Bezerra era secretário estadual de Desenvolvimento Econômico. O investimento total da fábrica chega a R$ 130 milhões.

Instalada no Complexo Portuário de Suape, a multinacional chinesa terá capacidade de produzir 250 mil motos por ano e irá gerar mais de 350 empregos diretos. “Agora, precisamos iniciar uma nova etapa para que possamos produzir, em Pernambuco, as peças que ainda vêm do Oriente”, afirmou o senador. “Esta é uma questão que vamos discutir com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio”, completou.

Paulo Afonso-BA: Veja a programação completa da 4ª edição da Mostra SESC de Artes Aldeia Mulungu


Por Marcos Pinheiro - Assessoria de Comunicação

O Centro Educacional SESC Ler Paulo Afonso traz novidades: nove bons motivos para você aproveitar melhor suas férias de julho. É que está chegando aí a 4ª edição da Mostra SESC de Artes Aldeia Mulungu.

Serão nove dias para prestigiar espetáculos teatrais, apresentações circenses e de dança, cinema, assistir shows musicais, se surpreender com as intervenções urbanas, contar com momentos para troca de experiências e ainda aprender algo novo. Tudo isso em um único evento.

De 03 a 11 de julho, a terra da energia se tornará ponto de encontro da diversidade artística e intercâmbio cultural, com atrações vindas dos estados da Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Maranhão.

Neste ano, Paulo Afonso estará representada na programação da mostra pela intervenção urbana da JaRô Produções & Entretenimento, pelo encontro de sanfoneiros que será comandado pelo músico Salvio Emanuel, além da performance teatral da Cia. Roda da Baraúna.

Conselho da Fetape define rumos do Movimento Sindical Rural, artigo de Doriel Barros


Por Doriel Barros, presidente da FETAPE

Esta semana (30/06 e 01/07), a FETAPE reunirá seus 179 sindicatos filiados, em Carpina, durante o seu 2º Conselho Deliberativo de 2015, e o primeiro após a morte de uma das maiores lideranças do Movimento Sindical Rural (MSTTR) de Pernambuco, o deputado estadual Manoel Santos. Durante a atividade, que reunirá mais de 400 sindicalistas de todo o estado, os participantes debaterão a atual conjuntura local e nacional, decidirão sobre os passos necessários ao fortalecimento do MSTTR, além de colocarem em pauta as eleições de 2016 e 2018.

O Movimento Sindical passa por enormes transformações em sua representação, e a FETAPE vem incorporando essa discussão em sua base, devendo aprovar também, nesse Conselho, estratégias de fortalecimento da agricultura familiar e do trabalho assalariado, com estruturas específicas, para avançar cada vez mais nas conquistas de politicas públicas para o campo.

A FETAPE, como legítima representante dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais, entende que há uma tentativa clara de desvalorização do papel do Movimento Sindical no estado. Essas iniciativas partem justamente daqueles que se sentem incomodados com as ações de cobrança e denúncia, por parte da Federação, que tem atuado de forma firme e determinada.

Alegria e amizade no São João da UPAE Garanhuns


Em todo o Nordeste as festas juninas são comemoradas como a maior demonstração da cultura regional, além de aproximarem familiares, amigos e colegas, em confraternizações com muita comida de milho e forró pé-de-serra.

Foi com este espírito que os funcionários da UPAE Garanhuns brincaram o São João da unidade, no Restaurante Dona Lu, com canjica, pamonha e bolo de milho, mas também muita alegria, ao lado das suas famílias, que puderam também participar da festa. Não faltou a tradicional fogueira.

"Em momentos como este nós aproximamos ainda mais nossos funcionários, saindo do ambiente de trabalho, mas sabendo que esta alegria reflete no nosso cotidiano. Aqui, brincando e sorrindo, construímos relações de amizades, conhecemos as famílias, e proporcionamos momentos de lazer, além de valorizar nossa cultura regional, tão presente na vida de todos" - Afirma Dr. Gustavo Amorim.

Santa Cruz do Capibaribe: Ronaldo Pacas participa de entrega do título a Santanna


Ronaldo Pacas, vereador do PSDC, participou na noite de domingo (28) da entrega do título de cidadania santacruzense, concedido pela Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe ao cantor Santanna. Ao lado da esposa Jane Pacas, o vereador conversou com o grande artista.

Pacas participou ainda da cobertura dos festejos pelo quarteto Santa Cruz Web TV. Rádio Vale AM, Rádio Farol FM e Rádio Santa Cruz FM.

Sobre o título Ronaldo Pacas disse "serve para valorizar a cultura, é uma pessoa que contribuiu muito com nossa cidade e merece o respeito".

Afonso Florence sai em defesa de Solla: "ACM não tem moral"


O deputado federal Afonso Florence (PT-BA) saiu em defesa do colega de bancada Jorge Solla e afirmou que o prefeito ACM Neto e seu pai, o ex-senador ACM ​J​r, não têm moral para atacar Solla ou qualquer parlamentar petista. O ex-secretário de Saúde sofre agora ameaças de processo por ter questionado a origem do patrimônio da família do prefeito, que em entrevista a uma rádio declarou que "petistas enriqueceram ilicitamente".

"Eles têm herança política famosa, toda Bahia conhece de quem é a fama do "malvadeza". Além disso, a administração do prefeito está se notabilizando pela propaganda enganosa, tomando para si as obras que são feitas pelo governo estadual, pelas denuncias de superfaturamento, e pela perseguição a ambulantes, barraqueiros e servidores municipais", afirmou Florence.

Bolsa Família estende prazo para consulta médica até dia 10

Prazo acaba dia 10 de julho; nas visitas semestrais, todas as crianças menores de sete anos devem ser vacinadas, pesadas e medidas

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Saúde prorrogaram para o próximo dia 10 de julho o prazo para as famílias beneficiárias do Bolsa Família fazerem o acompanhamento de saúde. Esse acompanhamento é uma das condições para participar do programa, que determina que todas as crianças menores de sete anos sejam vacinadas, pesadas e medidas e que as gestantes façam o pré-natal em dia.

A cozinheira Joseane Vieira do Nascimento, de 30 anos, tem quatro filhos e recebe a complementação de renda há cinco. Ela fez as consultas do pré-natal no Centro de Saúde do Varjão, em Brasília (DF), o mesmo lugar onde faz periodicamente o preventivo feminino e a vacinação e pesagem das crianças. “É obrigação dos pais trazerem os filhos. Aqui, eles avaliam e pesam as crianças. E isso faz com que eu me sinta mais segura”, conta.

Eurico Miranda provoca e comemora 'bicampeonato' sobre o Flamengo em 2015


Já esperado, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, voltou a provocar o Flamengo após a vitória cruzmaltina por 1 a 0, neste domingo, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT). Considerado o clássico um "campeonato à parte", ele classificou o resultado como "mais um título". O dirigente também fez pouco caso sobre as críticas em relação ao baixo nível técnico da partida.

"Pouco me importam as declarações desses comentaristas sobre o jogo em que vencemos o Flamengo. Na verdade, para eles, o jogo foi péssimo por causa da vitória do Vasco. Queria conhecer a opinião deles se o nosso adversário tivesse vencido. O que importa e todos sabem é que vencer o Flamengo é ganhar um campeonato. E ganhei mais um. O segundo esse ano", disse ao site oficial.

Em 2015, Vasco e Flamengo duelaram cinco vezes. São duas vitórias para cada lado e um empate, sendo que um resultado positivo do Rubro-Negro foi válido pelo torneio Super Series, ainda na pré-temporada. A outra vez que o Cruzmaltino bateu o rival foi na semifinal do Campeonato Carioca, também por 1 a 0.